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Como copiar um arquivo em Delphi usando a função CopyFile() da API do WindowsQuantidade de visualizações: 29146 vezes |
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Há situações nas quais gostaríamos de copiar um determinado arquivo. Até a versão 2009 as bibliotecas de tempo de execução do Delphi não nos fornecia uma função ou procedure para realizar tal tarefa. No entanto, é possível chamar a função CopyFile() da WinAPI a partir de nossas aplicações sem quaisquer esforços adicionais. Esta função requer o nome e caminho do arquivo a ser copiado, o nome e caminho do novo arquivo e um valor true ou false indicando se a função deve falhar caso o segundo arquivo já exista. O retorno será true se a operação for realizada com sucesso e false em caso contrário. Veja um trecho de código no qual efetuamos a cópia de um arquivo: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var arquivo_original, novo_arquivo: string; begin // diretorio e nome do arquivo original arquivo_original := 'C:\arquivo de codigos\dados.txt'; // diretorio e nome do novo arquivo novo_arquivo := 'C:\arquivo de codigos\dados2.txt'; // vamos copiar o arquivo if CopyFile(PChar(arquivo_original), PChar(novo_arquivo), true) then ShowMessage('O arquivo foi copiado com sucesso') else ShowMessage('Não foi possível copiar o arquivo'); end; Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
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Lisp ::: LISP para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como converter Coordenadas Polares para Coordenadas Cartesianas em LISP - LISP para EngenhariaQuantidade de visualizações: 362 vezes |
Nesta nossa série de LISP e AutoLISP para Geometria Analítica e Álgebra Linear, mostrarei um código 100% funcional para fazer a conversão entre coordenadas polares e coordenadas cartesianas. Esta operação é muito frequente em computação gráfica e é parte integrante das disciplinas dos cursos de Engenharia (com maior ênfase na Engenharia Civil). Na matemática, principalmente em Geometria e Trigonometria, o Sistema de Coordenadas Polares é um sistema de coordenadas em duas dimensões no qual cada ponto no plano é determinado por sua distância a partir de um ponto de referência conhecido como raio (r) e um ângulo a partir de uma direção de referência. Este ângulo é normalmente chamado de theta (__$\theta__$). Assim, um ponto em Coordenadas Polares é conhecido por sua posição (r, __$\theta__$). Já o sistema de Coordenadas no Plano Cartesiano, ou Espaço Cartesiano, é um sistema que define cada ponto em um plano associando-o, unicamente, a um conjuntos de pontos numéricos. Dessa forma, no plano cartesiano, um ponto é representado pelas coordenadas (x, y), com o x indicando o eixo horizontal (eixo das abscissas) e o y indicando o eixo vertical (eixo das ordenadas). Quando saímos do plano (espaço 2D ou R2) para o espaço (espaço 3D ou R3), temos a inclusão do eixo z (que indica profundidade). Antes de prosseguirmos, veja uma imagem demonstrando os dois sistemas de coordenadas: A fórmula para conversão de Coordenadas Polares para Coordenadas Cartesianas é: x = raio × coseno(__$\theta__$) y = raio × seno(__$\theta__$) E aqui está o código LISP completo que recebe as coordenadas polares (r, __$\theta__$) e retorna as coordenadas cartesianas (x, y): ; programa LISP que converte Coordenadas Polares ; em Coordenadas Cartesianas (let((raio)(theta)(graus)(x)(y)) ; vamos ler o raio e o ângulo (princ "Informe o raio: ") (force-output) (setq raio (read)) (princ "Informe o theta: ") (force-output) (setq theta (read)) (princ "Theta em graus (1) ou radianos (2): ") (force-output) (setq graus (read)) ; o theta está em graus? (if(eq graus 1) (setq theta (* theta (/ pi 180.0))) ) ; fazemos a conversão para coordenadas cartesianas (setq x (* raio (cos theta))) (setq y (* raio (sin theta))) ; exibimos o resultado (format t "As Coordenadas Cartesianas são: (x = ~F, y = ~F)" x y) ) Ao executar este código LISP nós teremos o seguinte resultado: Informe o raio: 1 Informe o theta: 1.57 Theta em graus (1) ou radianos (2): 2 As Coordenadas Cartesianas são: (x = 0,00, y = 1,00) |
Angular ::: Dicas & Truques ::: Diretivas Angular |
Angular para iniciantes: Como usar a diretiva ngFor do Angular para percorrer e exibir os itens de vetores e listasQuantidade de visualizações: 4980 vezes |
A diretiva ngFor do Angular é usada quando precisamos percorrer os elementos de um vetor (ou lista) de tipos primitivos ou objetos de classes. Dessa forma, para cada elemento da lista nós podemos definir o bloco HTML que determinará como o elemento individual será renderizado. Vamos ver um exemplo bem simples? Comece criando uma nova aplicação Angular. Abra uma janela de terminal e dispare um comando Angular CLI parecido com: c:\docs_osmar>cd c:\estudos_angular c:\estudos_angular>ng new escola Aqui nós estamos criando uma aplicação Angular com o nome escola. Nesse momento o CLI já criou para nós os seguintes arquivos: app.component.css, app.component.html, app.component.spec.ts, app.component.ts, app.module.ts. Estou usando Angular 11. Dependendo da sua versão, pode ser que sua lista de arquivos seja um pouco diferente. Antes de continuarmos, vamos deixar a aplicação executando. Então, dispare o comando abaixo para executar a aplicação no navegador: c:\estudos_angular>cd escola c:\estudos_angular\escola>ng serve --open Rodou sem problemas? Agora vamos ao nosso primeiro exemplo da diretiva ngFor. Abra o arquivo app.component.ts no seu editor de código favorito e altere o seu código para a versão abaixo: import { Component } from '@angular/core'; @Component({ selector: 'app-root', templateUrl: './app.component.html', styleUrls: ['./app.component.css'] }) export class AppComponent { linguagens: string[]; constructor() { this.linguagens = ["Java", "C++", "Delphi", "PHP", "Perl"]; } } Veja que temos um vetor de string contendo o nome de cinco linguagens de programação. Agora vamos usar a diretiva ngFor para receber esta lista no template HTML e exibir seus itens individuais. Para isso, abra o arquivo app.component.html e altere o seu código para: <h2>Minhas linguagens favoritas:</h2> <ul *ngFor="let linguagem of linguagens"> <li>{{ linguagem }}</li> </ul> Veja que coloquei a diretiva ngFor como parte de um elemento HTML <ul> e, para cada item do vetor, nós criamos um novo elemento <li>. Aqui nós usamos o elemento <ul>, mas você pode usar uma <div> ou até mesmo <tr> e <td> para exibir o item como linha de uma tabela. Execute a aplicação no navegador e você terá o seguinte resultado: A instrução "let linguagem of linguagens" quer dizer: pegue os elementos individuais do vetor linguagens e associe, durante a iteração, o elemento atual à variável linguagem. Depois disso só precisamos usar as tags de template {{ linguagem }} para exibir o valor de cada elemento de forma individual. Mas a diretiva ngFor oferece alguns recursos extras. Não deixe de acompanhar as outras dicas e truques dessa seção. |
Python ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular a equação reduzida da reta em Python dados dois pontos pertencentes à retaQuantidade de visualizações: 2493 vezes |
Nesta dica de Python veremos como calcular a equação reduzida da reta quando temos dois pontos pertencentes à esta reta. Não, nessa dica não vamos calcular a equação geral da reta, apenas a equação reduzida. Em outras dicas do site você encontra como como isso pode ser feito. Para relembrar: a equação reduzida da reta é y = mx + n, em que x e y são, respectivamente, a variável independente e a variável dependente; m é o coeficiente angular, e n é o coeficiente linear. Além disso, m e n são números reais. Com a equação reduzida da reta, é possível calcular quais são os pontos que pertencem a essa reta e quais não pertencem. Vamos começar então analisando a seguinte figura, na qual temos dois pontos que pertencem à uma reta: Note que a reta da figura passa pelos pontos A(5, 5) e B(9, 2). Então, uma vez que já temos os dois pontos, já podemos calcular a equação reduzida da reta. Veja o código Python completo para esta tarefa: # método principal def main(): # vamos ler as coordenadas do primeiro ponto x1 = float(input("Coordenada x do primeiro ponto: ")) y1 = float(input("Coordenada y do primeiro ponto: ")) # vamos ler as coordenadas do segundo ponto x2 = float(input("Coordenada x do segundo ponto: ")) y2 = float(input("Coordenada y do segundo ponto: ")) sinal = "+" # vamos calcular o coeficiente angular da reta m = (y2 - y1) / (x2 - x1) # vamos calcular o coeficiente linear n = y1 - (m * x1) # coeficiente linear menor que zero? O sinal será negativo if (n < 0): sinal = "-" n = n * -1 # mostra a equação reduzida da reta print("Equação reduzida: y = %.2fx %s %.2f" % (m, sinal, n)) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Coordenada x do primeiro ponto: 5 Coordenada y do primeiro ponto: 5 Coordenada x do segundo ponto: 9 Coordenada y do segundo ponto: 2 Equação reduzida: y = -0,75x + 8,75 Para testarmos se nossa equação reduzida da reta está realmente correta, considere o valor 3 para o eixo x da imagem acima. Ao efetuarmos o cálculo: >> y = (-0.75 * 3) + 8.75 y = 6.5000 temos o valor 6.5 para o eixo y, o que faz com que o novo ponto caia exatamente em cima da reta considerada na imagem. |
Python ::: Tkinter GUI Toolkit ::: Círculos, Ovais e Elípses |
Como desenhar círculos no Tkinter usando a função create_oval() do componente CanvasQuantidade de visualizações: 813 vezes |
Em várias situações nós precisamos desenhar círculos não preenchidos e preenchidos em Tkinter. Para isso nós podemos usar a função create_oval() do componente Canvas. Em sua forma mais simples, a função create_oval() requer as coordenadas x e y a partir das quais o círculo ou elípse será desenhada e a largura e a altura do retângulo dentro do qual o círculo estará contido. Para desenhar uma oval ou elípse, basta manipular a largura ou altura desse retângulo. Veja um trecho de código no qual usamos a função create_oval() para desenhar um círculo com 5 pixels de largura da linha de desenho: # vamos importar o módulo Tkinter from tkinter import * from tkinter.ttk import * # método principal def main(): # cria a janela principal da aplicação janela_principal = Tk() # define as dimensões da janela janela_principal.geometry("400x350") # define o título da janela janela_principal.title("Uso do controle Canvas") # vamos criar o objeto Canvas canvas = Canvas(janela_principal, bg="white", width=400, height=350) # colocamos o Canvas na janela principal canvas.grid(row=0, column=0) # agora vamos desenhar um círculo no Canvas começando nas # coordenadas x=20 e y=30 centro de um retângulo de largura # 150 pixels por uma altura de 150 pixels e largura da linha # de 5 pixels canvas.create_oval(20, 30, 150, 150, width="5") # entramos no loop de eventos janela_principal.mainloop() if __name__== "__main__": main() Note que a largura da linha de desenho foi informada por meio do parâmetro width. Se quisermos definir também a cor da linha do desenho, basta usarmos o parâmetro outline e fornecer a cor desejada. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como transformar em letras maiúsculas as iniciais de cada palavra em uma string JavaQuantidade de visualizações: 11821 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos combinar os métodos da classe String e da classe StringBuffer para converter em letras maiúsculas as iniciais de cada palavra de uma frase ou texto. Para isso nós vamos usar os métodos charAt(), length(), toUpperCase() e setCharAt(). Veja o código completo para o exemplo: package estudos; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // vamos criar uma string contendo a nossa frase String frase = "Programar em java é bom demais"; System.out.println("A frase original é: " + frase); // vamos converter a frase em letras minúsculas frase = frase.toLowerCase(); // agora criamos um StringBuffer contendo a frase anterior StringBuffer frase2 = new StringBuffer(frase); // um laço que percorra todos os caracteres da frase for(int i = 0; i < frase2.length(); i++){ Character letra = frase2.charAt(i); if(i == 0){ letra = Character.toUpperCase(letra); frase2.setCharAt(i, letra); } else if((i > 0) && (frase2.charAt(i - 1) == ' ')){ letra = Character.toUpperCase(letra); frase2.setCharAt(i, letra); } } // retornamos para a string frase = frase2.toString(); // e exibimos o resultado System.out.println("Resultado: " + frase); System.exit(0); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: A frase original é: Programar em java é bom demais Resultado: Programar Em Java É Bom Demais |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java |
Veja mais Dicas e truques de Java |
Dicas e truques de outras linguagens |
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