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Python ::: NumPy Python Library (Biblioteca Python NumPy) ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como gerar um vetor com valores igualmente espaçados usando a função linspace() da biblioteca NumPy do Python - Python NumPy para EngenhariaQuantidade de visualizações: 2674 vezes |
Em algumas situações nós precisamos de vetores e matrizes com valores igualmente espaçados entre um determinado intervalo. Para isso nós podemos usar a função linspace() da biblioteca NumPy do Python. Esta função exige, entre vários argumentos, o início e o fim do intervalo. Vamos ver um exemplo? Observe o trecho de código a seguir: # vamos importar a biblioteca NumPy import numpy as np def main(): valores = np.linspace(2, 5, num=10) print("O vetor gerado foi: ", valores) if __name__== "__main__": main() Este código Python vai gerar o seguinte resultado: O vetor gerado foi: [2. 2.33333333 2.66666667 3. 3.33333333 3.66666667 4. 4.33333333 4.66666667 5. ] Note que informamos o valor inicial como 2 e o valor final como 5, e definimos a quantidade de elementos gerados como 10 (se omitida, 50 valores serão gerados). Se não quisermos que o valor final do intervalo seja incluído na amostra, basta informamos endpoint=False como argumento para a função linspace(). |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Datas e horas em PHP - Como obter a quantidade de dias entre duas datasQuantidade de visualizações: 1 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos efetuar um cálculo em PHP que retorna o número de dias entre duas datas. Fique atento(a) à ordem que a data inicial e a data final são fornecidos para a função. Veja o código PHP completo: <html> <head> <title>Estudando PHP</title> </head> <body> <?php function quant_dias($data1, $data2){ return round((strtotime($data2) - strtotime($data1)) / (24 * 60 * 60), 0); } $inicio = date("m/d/Y"); // data atual $fim = "04/22/2021"; // data no formato mês/dia/ano echo "Dias entre as duas datas: " . quant_dias($inicio, $fim); ?> Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Dias entre as duas datas: 31 |
Python ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Datas e horas em Python - Como obter o nome do dia da semana no formato longo (segunda-feira, terça-feira, etc) usando a função strftime() do PythonQuantidade de visualizações: 9141 vezes |
Nesta dica eu mostro como podemos usar a função strftime() da linguagem Python para obter e exibir o nome do dia da semana no formato longo e em português, ou seja, segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, etc. Veja o código completo para o exemplo: from datetime import datetime import locale # função principal do programa def main(): # Configurações do usuário locale.setlocale(locale.LC_ALL, '') # Obtém um datatime da data e hora atual hoje = datetime.today() # Exibe o nome do dia da semana no formato # longo print("O dia da semana é:", hoje.strftime("%A")) if __name__== "__main__": main() Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: O dia da semana é: quinta-feira |
Python ::: Python para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como calcular a transposta de uma matriz em Python - Python para Geometria Analítica e Álgebra LinearQuantidade de visualizações: 7060 vezes |
A matriz transposta de uma matriz A é a matriz AT. Tal matriz é obtida quando copiamos os elementos da matriz A para uma outra matriz (ou para ela mesma) e trocamos de posição as linhas e colunas. Dessa forma, a primeira linha da matriz A se transforma na primeira coluna da matriz transposta, a segunda linha da matriz A se transforma na segunda coluna da matriz transposta e assim por diante. Em termos de notação, podemos dizer, de forma algébrica, que: ATji = Aij Onde i representa as linhas e j representa as colunas, tanto na matriz original quanto na matriz transposta. É importante estar atento à quantidade de linhas e colunas na matriz original e na matriz transposta equivalente. Assim, se a matriz original for 3x2, a matriz transposta será 2x3. Antes de vermos o código Python, dê uma olhada na seguinte matriz de duas linhas e três colunas: \[A = \left[\begin{matrix} 3 & 5 & 7 \\ 1 & 2 & 9 \end{matrix}\right] \] Sua matriz transposta correspondente é: \[A^T = \left[\begin{matrix} 3 & 1 \\ 5 & 2 \\ 7 & 9 \end{matrix}\right] \] E agora veja o código Python que declara uma matriz 2x3 e gera a matriz transposta 3x2: # importamos a bibliteca NumPy import numpy as np def main(): # vamos declarar e construir uma matrix # 2x3 (duas linhas e três colunas matriz = np.array([(3, 5, 7), (1, 2, 9)]) # vamos exibir os valores da matriz print("Elementos da matriz:") for i in range(np.shape(matriz)[0]): for j in range(np.shape(matriz)[1]): print("%7.2f" % matriz[i][j], end="") print() # como temos uma matriz 2x3, a transposta deverá ser # 3x2, ou seja, três linhas e duas colunas linhas = np.shape(matriz)[0] # linhas da matriz original colunas = np.shape(matriz)[1] # colunas da matriz original transposta = np.empty((colunas, linhas)) # e agora vamos preencher a matriz transposta for i in range(np.shape(matriz)[0]): for j in range(np.shape(matriz)[1]): transposta[j][i] = matriz[i][j] # vamos exibir os valores da matriz transposta print("\nElementos da matriz transposta:") for i in range(np.shape(transposta)[0]): for j in range(np.shape(transposta)[1]): print("%7.2f" % transposta[i][j], end="") print() if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Elementos da matriz: 3 5 7 1 2 9 Elementos da matriz transposta: 3 1 5 2 7 9 É possível também obter a matriz transposta de um outra matriz usando o método transpose() da biblioteca NumPy da linguagem Python. Veja: # importamos a bibliteca NumPy import numpy as np def main(): # vamos declarar e construir uma matrix # 2x3 (duas linhas e três colunas matriz = np.array([(3, 5, 7), (1, 2, 9)]) # vamos exibir os valores da matriz print("Elementos da matriz:") for i in range(np.shape(matriz)[0]): for j in range(np.shape(matriz)[1]): print("%7.2f" % matriz[i][j], end="") print() # vamos transpor a matriz usando o método transpose() transposta = matriz.transpose() # vamos exibir os valores da matriz transposta print("\nElementos da matriz transposta:") for i in range(np.shape(transposta)[0]): for j in range(np.shape(transposta)[1]): print("%7.2f" % transposta[i][j], end="") print() if __name__== "__main__": main() Ao executar este novo código Python veremos que o resultado é o mesmo. |
Java ::: Classes e Componentes ::: JTable |
Apostila Java Swing - Como alterar o valor de uma célula da JTable em tempo de execuçãoQuantidade de visualizações: 469 vezes |
Em algumas situações nós precisamos alterar ou definir o valor de uma determinada célula de uma tabela JTable em tempo de execução, ou seja, enquanto o programa Java Swing estiver sendo executado. Para isso nós podemos usar o método setValueAt() da classe JTable. Tudo que precisamos fazer é fornecer o novo valor para a célula, assim como os índice da linha e da coluna na qual ela está localizada. Veja o código Java completo: import javax.swing.*; import java.awt.*; import java.awt.event.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos(){ super("Exemplo de uma tabela simples"); // colunas da tabela String[] colunas = {"Cidade", "Estado", "Habitantes"}; // conteúdo da tabela Object[][] conteudo = { {"Goiânia", "GO", "43.023.432"}, {"São Paulo", "SP", "5.343.234"}, {"Rio de Janeiro", "RJ", "6.434.212"}, {"Jussara", "GO", "87.454"}, {"Barra do Garças", "MT", "64.344"} }; // constrói a tabela final JTable tabela = new JTable(conteudo, colunas); tabela.setPreferredScrollableViewportSize(new Dimension(350, 50)); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new FlowLayout()); JButton btn = new JButton("Alterar valor da 2ª célula - 1ª linha"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ public void actionPerformed(ActionEvent e){ tabela.setValueAt("Teste", 0, 1); } } ); JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(tabela); c.add(scrollPane); c.add(btn); setSize(400, 300); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } |
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de Python - Como retornar o primeiro elemento de um vetor em PythonQuantidade de visualizações: 468 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Python que mostra como acessar e retornar o primeiro elemento de um vetor (array) em Python. Sua saída deverá ser parecida com: Os elementos do vetor são: [9, 5, 3, 2, 4, 8] O primeiro elemento do array é: 9 Veja a resolução comentada deste exercício usando Python: # função principal do programa def main(): # vamos criar um array de inteiros valores = [9, 5, 3, 2, 4, 8] print("Os elementos do vetor são: {0}".format(valores)) # agora vamos retornar o primeiro elemento do vetor primeiro = valores[0] # e mostramos o resultado print("O primeiro elemento do array é: {0}".format(primeiro)) if __name__== "__main__": main() |
GNU Octave ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como calcular o cateto oposto dadas as medidas da hipotenusa e do cateto adjascente em GNU OctaveQuantidade de visualizações: 1158 vezes |
Todos estamos acostumados com o Teorema de Pitágoras, que diz que "o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos". Baseado nessa informação, fica fácil retornar a medida do cateto oposto quando temos as medidas da hipotenusa e do cateto adjascente. Isso, claro, via programação em linguagem GNU Octave. Comece observando a imagem a seguir: ![]() Veja que, nessa imagem, eu já coloquei os comprimentos da hipotenusa, do cateto oposto e do cateto adjascente. Para facilitar a conferência dos cálculos, eu coloquei também os ângulos theta (que alguns livros chamam de alfa) e beta já devidamente calculados. A medida da hipotenusa é, sem arredondamentos, 36.056 metros. Então, sabendo que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos (Teorema de Pitógoras): \[c^2 = a^2 + b^2\] Tudo que temos que fazer é mudar a fórmula para: \[a^2 = c^2 - b^2\] Veja que agora o quadrado do cateto oposto é igual ao quadrado da hipotenusa menos o quadrado do cateto adjascente. Não se esqueça de que a hipotenusa é o maior lado do triângulo retângulo. Veja agora como esse cálculo é feito em linguagem GNU Octave (script GNU Octave): c = 36.056 # medida da hipotenusa b = 30 # medida do cateto adjascente # agora vamos calcular o comprimento da cateto oposto a = sqrt(power(c, 2) - power(b, 2)) # e mostramos o resultado fprintf("A medida do cateto oposto é: %f\n", a); Ao executar este código GNU Octave nós teremos o seguinte resultado: A medida do cateto oposto é: 20.000878 Como podemos ver, o resultado retornado com o código GNU Octave confere com os valores da imagem apresentada. |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Imagens e Processamento de Imagens |
Como carregar uma imagem JPG, convertê-la em Bitmap e desenhá-la no formulário usando DelphiQuantidade de visualizações: 18670 vezes |
Em algumas situações nós precisamos carregar uma imagem JPG, convertê-la em Bitmap e desenhá-la em nosso formulário. Nesta dica eu mostro como isso pode ser feito. Vamos começar lendo a imagem JPG a partir do diretório da aplicação:procedure TForm3.Button1Click(Sender: TObject); var bmp: TBitmap; jpg: TJPEGImage; begin // uses Jpeg; // não esqueça // vamos criar o bitmap bmp := TBitmap.Create; // vamos criar o JPG jpg := TJPEGImage.Create; try // vamos carregar a imagem JPG jpg.LoadFromFile('foto.jpg'); // vamos convertê-la para Bitmap bmp.Assign(jpg); // vamos desenhar o bitmap no formulário // começando nas coordenadas x = 0; y = 0 a partir // do canto superior esquerdo da área cliente do formulário Form3.Canvas.Draw(0, 0, bmp); finally Jpg.Free; Bmp.Free; end; end; Veja que a técnica consiste em carregar a imagem JPG e convertê-la em Bitmap usando o método Assign() da classe TBitmap. Em seguida só precisamos usar o método Draw() do Canvas do formulário para desenhar a imagem já convertida. Caso você precise carregar a imagem JPG em tempo de execução, basta colocar um TOpenPictureDialog no formulário e alterar o código do evento Click do botão para: procedure TForm3.Button1Click(Sender: TObject); var bmp: TBitmap; jpg: TJPEGImage; begin // uses Jpeg; // não esqueça if OpenPictureDialog1.Execute then begin // vamos criar o bitmap bmp := TBitmap.Create; // vamos criar o JPG jpg := TJPEGImage.Create; try // vamos carregar a imagem JPG jpg.LoadFromFile(OpenPictureDialog1.FileName); // vamos convertê-la para Bitmap bmp.Assign(jpg); // vamos desenhar o bitmap no formulário // começando nas coordenadas x = 0; y = 0 a partir // do canto superior esquerdo da área cliente do formulário Form3.Canvas.Draw(0, 0, bmp); finally Jpg.Free; Bmp.Free; end; end; end; Vamos complicar um pouco mais? Que tal uma função que carrega a imagem JPG, faz a conversão para Bitmap e retorna o Bitmap para o chamador? Veja: function jpg2bitmap(const imagem: String): TBitmap; var bmp: TBitmap; jpg: TJPEGImage; begin // uses Jpeg; // não esqueça // vamos criar o bitmap bmp := TBitmap.Create; // vamos criar o JPG jpg := TJPEGImage.Create; try // vamos carregar a imagem JPG jpg.LoadFromFile(imagem); // vamos convertê-la para Bitmap bmp.Assign(jpg); except bmp := nil; end; // vamos retornar o bitmap resultante Jpg.Free; Result := bmp; end; procedure TForm3.Button1Click(Sender: TObject); var bmp: TBitmap; begin // vamos obter o Bitmap a partir da função personalizada bmp := jpg2bitmap('foto2.jpg'); // a imagem Bitmap foi obtida com sucesso? if bmp <> nil then begin // vamos desenhar o bitmap no formulário // começando nas coordenadas x = 0; y = 0 a partir // do canto superior esquerdo da área cliente do formulário Form3.Canvas.Draw(0, 0, bmp); bmp.Free; end else ShowMessage('Não foi possível obter o Bitmap'); end; Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Java ::: Estruturas de Dados ::: Lista Ligada Simples |
Estruturas de Dados em Java - Como inserir nós no final de uma lista singularmente ligada em JavaQuantidade de visualizações: 8207 vezes |
Esta dica mostra como inserir nós no final de uma lista singularmente ligada. A classe usada para representar cada nó é a seguinte (No.java):// classe No public class No{ public int valor; public No proximo; } // fim da classe No Note que cada nó contém apenas um valor inteiro e um ponteiro para o próximo nó. Ao analisar o código você perceberá que tanto a inserção no final quanto a exibição dos nós são feitas usando métodos. Isso permitirá o reaproveitamento deste código em suas próprias implementações. Vamos ao código para a lista singularmente ligada (Lista.java): public class Lista { No inicio, fim; // início e fim da lista // método que permite exibir os valores de // todos os nós da lista public void exibir() { // vamos obter uma referência ao início da lista No no = inicio; if (no != null) { // a lista não está vazia while (no != null) { // enquanto a lista não estiver vazia System.out.println(no.valor); no = no.proximo; // pula para o nó seguinte } } else { System.out.println("A lista está vazia\n\n"); } } // método que permite inserir nós no // final da lista. // veja que o método recebe o valor a ser // armazenado em cada nó public void inserirFinal(int v) { No novo = new No(); // cria um novo nó novo.valor = v; // é o nó no final, portanto não deverá apontar para nenhum // outro nó novo.proximo = null; // verifica se a lista está vazia if (inicio == null) { // novo aponta para o novo nó inicio = novo; // final deve apontar para o novo nó também fim = novo; } else { // não está vazia....vamos inserir o nó no final da lista // o campo próximo do último nó aponta para o nó recém-criado fim.proximo = novo; // o campo fim aponta para o novo nó...o campo inicio permanece igual fim = novo; } } } Compile as classes No.java e Lista.java e vamos escrever um aplicativo de teste (Main.java): public class Main { public static void main(String[] args) { // vamos criar uma nova lista Lista lista = new Lista(); // vamos inserir quatro valores no // finalo da lista lista.inserirFinal(45); lista.inserirFinal(3); lista.inserirFinal(98); lista.inserirFinal(17); // exibe os valores na lista lista.exibir(); } } Ao executar o aplicativo teremos o seguinte resultado: 45 3 98 17 |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Programação Orientada a Objetos em PHP - Como usar o modificador de acesso private em suas classes PHPQuantidade de visualizações: 8842 vezes |
O modificador private serve para indicar que as propriedades ou métodos (funções) de uma classe podem ser acessados somente por código residente na mesma classe. Veja um exemplo:<? class Pessoa{ private $nome; } $pessoa = new Pessoa; $pessoa->nome = "Osmar J. Silva"; ?> Ao executarmos este código teremos a seguinte mensagem de erro: Fatal error: Cannot access private property Pessoa::$nome in C:\Apache_Web_Server\htdocs\testes.php on line 7 Esse erro ocorre porque a variável $nome, por estar marcada com o modificador private, não pode ser acessada por código fora da classe. Veja agora um exemplo envolvendo um método privado: <? class Pessoa{ private function somar($a, $b){ return $a + $b; } } $pessoa = new Pessoa; echo $pessoa->somar(4, 2); ?> Ao executarmos este código, a seguinte mensagem de erro será exibida: Fatal error: Call to private method Pessoa::somar() from context '' in C:\Apache_Web_Server\htdocs\testes.php on line 9 Novamente, este erro é causado porque o método somar() não pode ser acessado por código fora da classe Pessoa. É importante notar, contudo, que as propriedades e métodos privados de uma classe não podem ser acessados nem mesmo por suas classes derivadas (sub-classes). |
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