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Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TListBox

Como excluir o item ou itens selecionados em uma TListBox do Delphi usando a função DeleteSelected

Quantidade de visualizações: 13473 vezes
Em algumas ocasiões nós precisamos excluir o item ou os itens selecionados em uma TListBox. Isso pode ser feito com o auxílio do método DeleteSelected da classe TListBox. Veja um trecho de código no qual excluímos apenas o item selecionado:

procedure TForm3.FormCreate(Sender: TObject);
begin
  // vamos adicionar alguns itens na ListBox
  ListBox1.Items.Add('Goiânia');
  ListBox1.Items.Add('Curitiba');
  ListBox1.Items.Add('Brasilia');
end;

procedure TForm3.Button1Click(Sender: TObject);
begin
  // vamos excluir o item selecionado
  ListBox1.DeleteSelected;
end;

É possível conseguir o mesmo resultado usando o método Delete() do objeto Items (do tipo TStrings). Veja:

procedure TForm3.Button1Click(Sender: TObject);
begin
  // vamos excluir o item selecionado
  ListBox1.Items.Delete(ListBox1.ItemIndex);
end;

Note que o método Delete() do objeto Items exige o índice do elemento a ser removido. Com o método DeleteSelected da classe TListBox esta exigência não existe. Além disso, o método DeleteSelected permite excluir mais de um elemento selecionado, ou seja, ele excluir todos os elementos selecionados. Veja:

procedure TForm3.FormCreate(Sender: TObject);
begin
  // vamos adicionar alguns itens na ListBox
  ListBox1.Items.Add('Goiânia');
  ListBox1.Items.Add('Curitiba');
  ListBox1.Items.Add('Brasilia');

  // para que este exemplo funcione corretamente, a ListBox
  // deverá permitir seleção múltipla
  ListBox1.MultiSelect := True;
end;

procedure TForm3.Button1Click(Sender: TObject);
begin
  // vamos excluir todos os itens selecionados
  ListBox1.DeleteSelected;
end;

Execute este código, selecione mais de um item e clique no botão para verificar o resultado.

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de Java - Declarar e construir uma matriz de 10 int, pedir ao usuário para informar os valores dos elementos, mostrar a média dos valores informados e a quantidade de valores acima da média

Quantidade de visualizações: 14039 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java console ou GUI que declara e constrói uma matriz de 10 inteiros. Em seguida peça ao usuário para informar os 10 valores e armazene-os na matriz. Finalmente obtenha a média aritmética dos valores informados e mostre quantos valores estão acima da média.

Seu programa deverá exibir a seguinte saída (no caso de uma aplicação Console):

Informe o 1º valor: 4
Informe o 2º valor: 12
Informe o 3º valor: 9
Informe o 4º valor: 6
Informe o 5º valor: 4
Informe o 6º valor: 3
Informe o 7º valor: 7
Informe o 8º valor: 2
Informe o 9º valor: 3
Informe o 10º valor: 1
A média dos valores é: 5.0
Quantidade de valores acima da média: 4 
Dica: Use um objeto da classe Scanner para obter a entrada do usuário.

Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Main {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos declarar e instancia um objeto da classe Scanner
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);

    // vamos declarar e construir uma matriz de 10 ints
    int valores[] = new int[10];

    double media; // média dos valores
    int soma = 0; // soma dos valores lidos
    int quantAcimaMedia = 0; // quantidade de valores acima da média

    // vamos solicitar ao usuário que informe os 10 valores inteiros
    // e vamos armazená-los na matriz
    for(int i = 0; i < valores.length; i++){
      System.out.print("Informe o " + (i + 1) + "º valor: ");
      int valor = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
      valores[i] = valor;

      // vamos adicionar este valor à soma
      soma = soma + valor;
    }

    // vamos obter a média dos valores lidos
    media = (soma / valores.length);

    // agora precisamos obter a quantidade de valores acima da média
    for(int i = 0; i < valores.length; i++){
      if(valores[i] > media){
        quantAcimaMedia++;
      }
    }

    // vamos exibir os resultados
    System.out.println("A média dos valores é: " + media);
    System.out.println("Quantidade de valores acima da média: " + 
      quantAcimaMedia);
  }
}



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico

Exercício Resolvido de Java - Um programa Java que calcula qual o menor número possível de notas de 100, 50, 10, 5 e 1 em que o valor a ser sacado pode ser decomposto

Quantidade de visualizações: 15949 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que lê um valor inteiro e simule o comportamento de um caixa eletrônico, ou seja, calcule qual o menor número possível de notas de 100, 50, 10, 5 e 1 em que o valor a ser sacado pode ser decomposto. Seu programa deverá exibir uma saída parecida com:

Informe o valor do saque (valor inteiro): 139
O valor do saque pode ser expresso em:
1 notas de 100
0 notas de 50
3 notas de 10
1 notas de 5
4 notas de 1


Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console (lendo a entrada do usuário por meio do uso da classe Scanner):

public static void main(String[] args){
  // não se esqueça de adicionar um import para a classe Scanner
  // import java.util.Scanner;

  // vamos criar um objeto da classe Scanner
  Scanner entrada = new Scanner(System.in);

  // variáveis que vão guardar a quantidade de notas de 100, 50, 10, 5 e 1;
  int cem = 0, cinquenta = 0, dez = 0, cinco = 0, um = 0;
  int valor; // guarda o valor lido
  int temp; // variável auxiliar

  // vamos solicitar o valor a ser sacado
  System.out.print("Informe o valor do saque (valor inteiro): ");

  // vamos ler o valor do saque
  valor = Integer.parseInt(entrada.nextLine());

  // inicializa a variável temporária
  temp = valor;

  // quantas notas de 100?
  if(temp >= 100){
    cem = valor / 100;
    temp = valor % 100;
  }
  // quantas notas de 50?
  if(temp >= 50){
    cinquenta = temp / 50;
    temp = temp % 50;
  }
  // quantas notas de 10?
  if(temp >= 10){
    dez = temp / 10;
    temp = temp % 10;
  }
  // quantas notas de 5?
  if(temp >= 5){
    cinco = temp / 5;
    temp = temp % 5;
  }
  // quantas notas de 1?
  if(temp >= 1){
    um = temp / 1;
  }

  // vamos exibir o resultado
  System.out.println("O valor do saque pode ser expresso em:");
  System.out.printf("%d notas de 100\n", cem);
  System.out.printf("%d notas de 50\n", cinquenta);
  System.out.printf("%d notas de 10\n", dez);
  System.out.printf("%d notas de 5\n", cinco);
  System.out.printf("%d notas de 1\n", um);
}



Delphi ::: Data Controls (Controles de Dados) ::: TDBGrid

Como aplicar cores alternadas às linhas de um TDBGrid do Delphi (efeito zebrinha)

Quantidade de visualizações: 9693 vezes
Em algumas situações gostaríamos de aplicar o efeito zebrinha, ou seja, aplicar cores alternadas às linhas de um controle TDBGrid. Esta técnica é muito útil quando temos grids com várias linhas e queremos facilitar a visualização dos dados por parte dos usuários.

A forma mais comum de se aplicar cores alternadas às linhas do DBGrid é por meio do evento OnDrawColumnCell. Veja o trecho de código abaixo:

procedure TForm3.DBGrid1DrawColumnCell(Sender: TObject; const Rect: TRect;
  DataCol: Integer; Column: TColumn; State: TGridDrawState);
var
  grid: TDBGrid;
  linha: Integer;
begin
  // obtém um referência ao DBGrid
  grid := sender as TDBGrid;

  // obtém o número da linha atual usando a propriedade
  // RecNo da classe TDataSet
  linha := grid.DataSource.DataSet.RecNo;

  // o número da linha é par?
  if Odd(linha) then
    grid.Canvas.Brush.Color := clWhite
  else
    grid.Canvas.Brush.Color := clYellow;

  // vamos terminar de desenhar a célula
  grid.DefaultDrawColumnCell(Rect, DataCol, Column, State);
end;

Execute este código e verá que a primeira linha é pintada de branco, a segunda de amarelo, a terceira de branco e assim por diante. Note que neste código eu não tratei a seleção de células, na qual a cor do texto se iguala ao branco do fundo da célula. Veja mais dicas nesta seção para saber como realizar esta tarefa você mesmo.

Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009.


Python ::: Pandas Python Library (Biblioteca Python Pandas) ::: Passos Iniciais

Como usar a biblioteca Pandas do Python em seus projetos de Data Science e Machine Learning

Quantidade de visualizações: 3127 vezes
A biblioteca Pandas foi criada por Wes McKinney em 2008 e, desde então, tem sido adotada em projetos que envolvem Big Data, Data Science, Data Mining, Machine Learning e até mesmo aplicações gerais de Inteligência Artificial (IA).

Esta biblioteca nos oferece funções para o trabalho com datasets (conjunto de dados). Tais funções permitem analisar, limpar, explorar e manipular dados. Isso faz todo sentido, visto que o nome Pandas é uma referência à "Panel Data" e "Python Data Analysis".

Já tenho o Pandas disponível na minha instalação do Python?

Antes de iniciar qualquer projeto que envolva a bilioteca Pandas, é importante verificar se a mesma está disponível em sua instalação do Python. Isso pode ser de várias formas. Mostrarei como obter a lista de módulos usando a opção "list" do pip. Basta abrir uma janela de terminal e disparar o seguinte comando:

C:\Users\Osmar>pip list

Você terá um resultado parecido com:

Package           Version
----------------- -------
astroid           2.4.2
colorama          0.4.4
isort             5.6.4
lazy-object-proxy 1.4.3
mccabe            0.6.1
numpy             1.19.4
pandas            1.1.5
Pillow            8.0.1
pip               20.2.3
pylint            2.6.0
python-dateutil   2.8.1
pytz              2020.4
setuptools        49.2.1
six               1.15.0
toml              0.10.2
wrapt             1.12.1
wxPython          4.1.1

Uma outra forma é tentando importar o módulo pandas. Veja:

# importamos a bibliteca Pandas
import pandas as pd

def main():
  # vamos mostrar a versão da biblioteca Pandas
  versao = pd.__version__

  print("A versão do Pandas é:", versao)

if __name__== "__main__":
  main()

Se você tiver o Pandas instalado, o resultado desse código será algo como:

A versão do Pandas é: 1.1.5

Se você não tiver a biblioteca Pandas instalada, a seguinte mensagem de erro será exibida:

Exception has occurred: ModuleNotFoundError
No module named 'pandas'
  File "C:\estudos_python\estudos.py", line 2, in <module>
    import pandas as pd

Não tenho o Pandas ainda. O que faço?

Abra uma janela de terminal e dispare o comando abaixo:

C:\Users\Osmar>pip install pandas

Depois de alguns segundos você verá o seguinte resultado:

Collecting pandas
  Downloading pandas-1.1.5-cp39-cp39-win_amd64.whl (8.9 MB)
     |-| 8.9 MB 1.7 MB/s
Collecting numpy>=1.15.4
  Downloading numpy-1.19.4-cp39-cp39-win_amd64.whl (13.0 MB)
     |-| 13.0 MB 3.3 MB/s
Collecting pytz>=2017.2
  Downloading pytz-2020.4-py2.py3-none-any.whl (509 kB)
     |-| 509 kB 6.4 MB/s
Collecting python-dateutil>=2.7.3
  Downloading python_dateutil-2.8.1-py2.py3-none-any.whl (227 kB)
     |-| 227 kB 3.2 MB/s
Requirement already satisfied: six>=1.5 in 
c:\users\osmar\appdata\roaming\python\python39\site-packages
 (from python-dateutil>=2.7.3->pandas) (1.15.0)
Installing collected packages: numpy, pytz, 
python-dateutil, pandas
Successfully installed numpy-1.19.4 pandas-1.1.5 
python-dateutil-2.8.1 pytz-2020.4
WARNING: You are using pip version 20.2.3; however, 
version 20.3.1 is available.
You should consider upgrading via the 'c:\python_3_9_1\python.exe -m pip install 
--upgrade pip' command.

Obteve resultado parecido? Pronto! Você já pode começar a usar a biblioteca Pandas em seus aplicações Python.


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Recursão (Recursividade)

JavaScript Avançado - Como remover todas as ocorrências de uma substring em uma string usando uma função recursiva

Quantidade de visualizações: 376 vezes
Esta dica contém um ótimo exercício de recursão. Trata-se de uma função JavaScript recursiva para remover todas as ocorrências de uma substring em uma string. Analise o código cuidadosamente e você conseguirá desenvolver várias funções de recursividade a partir dele.

Veja o código JavaScript completo:

<html>
<head>
<title>Estudando JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  // função recursiva que remove todas as ocorrências
  // de uma substring em uma string
  function remover(string, substring){
    // primeiro obtemos o índice da substring
    // dentro da string
    var indice = string.indexOf(substring);
    var resultado = "";
  
    // interromper a recursividade? 
    if(indice == -1){
      return string;
    }
    else{
      resultado += string.substring(0, indice) + 
        remover(string.substring(indice + substring.length),
        substring);
    }    

    return resultado;
  }

  // hora de testar a função recursiva
  var frase = "Ontem comprei duas camisas e uma calça";
  document.writeln("Original: " + frase);
  frase = remover(frase, "duas");
  document.writeln("<br>Nova frase: " + frase);  
</script>
 
</body>
</html>

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Original: Ontem comprei duas camisas e uma calça
Nova frase: Ontem comprei camisas e uma calça


Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TComboBox

Como retornar o texto do item selecionado em um ComboBox do Delphi

Quantidade de visualizações: 28966 vezes
Uma das tarefas mais frequentes que precisamos realizar quando estamos usando o controle TComboBox em nossas aplicações Delphi é obter o texto do item selecionado. Isso pode ser feito fornecendo-se o índice do item selecionado (itemIndex) como subscrito para a propriedade Items (do tipo TStrings) do ComboBox. Veja o exemplo abaixo:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  item: string;
begin
  // vamos obter o valor do item selecionado no ComboBox
  item := ComboBox1.Items[ComboBox1.ItemIndex];

  // mostra o resultado
  ShowMessage('O item selecionado é: ' + item);
end;

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


C# ::: Dicas & Truques ::: Tipos de Dados

Curso de C# - Como usar os tipos de dados short e ushort da linguagem C#

Quantidade de visualizações: 9325 vezes
O tipo de dados short é um tipo primitivo integral com sinal (signed) que pode armazenar valores inteiros na faixa de -32.768 até 32.767. Este tipo ocupa 16 bits (2 bytes) de memória e é um apelido para o tipo System.Int16 da plataforma .NET.

Podemos obter os valores mínimo e máximo que podem ser armazenados em um short por meio de suas propriedades MinValue e MaxValue. Veja:

static void Main(string[] args){
  // vamos obter o valor mínimo de um short
  short minimo = short.MinValue;

  // vamos obter o valor máximo de um short
  short maximo = short.MaxValue;
  
  // vamos mostrar o resultado
  Console.WriteLine("A faixa de valores de um short é: " + minimo +
    " até " + maximo);

  // vamos pausar a execução
  Console.ReadKey();
}

Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado:

A faixa de valores de um short é: -32768 até 32767.

Ao atribuir valores para um short em tempo de design, ou seja, como um literal, devemos ter o cuidado de não atribuir valores que estejam fora da faixa permitida. Veja:

static void Main(string[] args){
  // a linha abaixo não vai compilar
  short valor = 35767;

  // vamos pausar a execução
  Console.ReadKey();
}

Este código não compila. A mensagem de erro:

Constant value '35767' cannot be converted to a 'short'

nos informa que o valor 35767 (que está acima da faixa permitida) não pode ser convertido para um short. Assim, se você desejar mesmo efetuar tal procedimento, uma conversão forçada (cast) deve ser feita:

static void Main(string[] args){
  int valor = 35767;

  // vamos forçar a conversão para short
  short valor2 = (short)valor;
 
  // vamos mostrar o resultado
  Console.WriteLine("Valor após o cast: " + valor2);

  // vamos pausar a execução
  Console.ReadKey();
}

Aqui nós "esprememos" o valor 35767 para um short e o resultado, -29769, definitivamente não é o que estávamos esperando.

O tipo ushort é um tipo primitivo integral sem sinal (unsigned) que pode armazenar valores inteiros na faixa de 0 até 65.535. Este tipo ocupa 16 bits (2 bytes) de memória e é um apelido para o tipo System.UInt16 da plataforma .NET.

Podemos obter os valores mínimo e máximo que podem ser armazenados em um ushort por meio de suas propriedades MinValue e MaxValue. Veja:

static void Main(string[] args){
  // vamos obter o valor mínimo de um ushort
  ushort minimo = ushort.MinValue;

  // vamos obter o valor máximo de um ushort
  ushort maximo = ushort.MaxValue;
  
  // vamos mostrar o resultado
  Console.WriteLine("A faixa de valores de um ushort é: " + minimo +
    " até " + maximo);

  // vamos pausar a execução
  Console.ReadKey();
}

Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado:

A faixa de valores de um ushort é: 0 até 65535.


Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como comparar duas strings em Java usando o método equals() da classe String

Quantidade de visualizações: 314 vezes
Nesta dica mostrarei como usar o método equals() da classe String da linguagem Java para comparar duas palavras, frases ou texto. Este método retorna um valor true se as duas string forem iguais e false em caso contrário.

Veja o código para o exemplo:

package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    String s1 = "Gosto de Java";
    String s2 = "Gosto de Java";
     
    if(s1.equals(s2)){
      System.out.println("As duas strings sao iguais");
    }
    else{
      System.out.println("As duas strings não sao iguais");  
    }
    
    System.exit(0);
  }
}


Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

As duas strings sao iguais


Python ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como testar se um ponto está dentro de um círculo em Python - Desenvolvimento de Games com Python

Quantidade de visualizações: 1322 vezes
Quando estamos trabalhando com computação gráfica, geometria e trigonometria ou desenvolvimento de jogos em Python, é comum precisarmos verificar se um determinado ponto (uma coordenada x, y) está contido dentro de um círculo.

Para melhor entendimento, veja a imagem a seguir:



Veja que temos um círculo com raio igual a 115 e com centro nas coordenadas (x = 205; y = 166). Temos também dois pontos. O ponto vermelho está nas coordenadas (x = 140; y = 90) e o ponto azul está nas coordenadas (x = 330; y = 500.

Como podemos ver na imagem, o ponto vermelho está dentro do círculo, enquanto o ponto azul está fora. E nosso intenção nesta dica é escrever o código Python que permite fazer essa verificação. Tenha em mente que está técnica é muito útil para o teste de colisões no desenvolvimento de games.

Veja o código completo para o exemplo:

# vamos importar o módulo Math
import math

# vamos declarar a classe Circulo
class Circulo:
  # construtor da classe
  def __init__(self, xc, yc, raio):
    self.xc = xc
    self.yc = yc
    self.raio = raio
  
# agora vamos declarar a classe Ponto
class Ponto:
  def __init__(self, x, y):
    self.x = x # coordenada x
    self.y = y # coordenada y	

# método principal
def main():
  # vamos criar um objeto Circulo
  c = Circulo(205, 166, 115)
  # vamos criar um objeto Ponto
  p = Ponto(140, 90)
  
  # vamos verificar se o ponto está dentro do
  # círculo
  dx = p.x - c.xc;
  dy = p.y - c.yc;
  
  if((math.pow(dx, 2) + math.pow(dy, 2)) < math.pow(c.raio, 2)):
    print("O ponto está dentro do círculo")
  else:
    print("O ponto NÃO está dentro do círculo")

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

O ponto está dentro do círculo.

Experimente com círculos de raios e coordenadas centrais diferentes e também com pontos em várias coordenadas e veja como os resultados são interessantes.

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