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E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
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Rust ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercício Resolvido de Rust - Como testar se um ano é bissexto em Rust - Um programa que lê um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não

Quantidade de visualizações: 471 vezes
Pergunta/Tarefa:

Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos (exceto anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400). Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. O último ano bissexto foi 2012 e o próximo será 2016.

Um ano é bissexto se ele for divisível por 4 mas não por 100, ou se for divisível por 400.

Escreva um programa Rust que pede ao usuário um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o ano: 2024
O ano informado é bissexto.
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Rust:

use std::io;
use std::io::Write;

// esta é a função principal do programa Rust
fn main() {
  // variáveis usadas na resolução do problema   
  let ano:i32;
  let mut ano_str = String::new();  
  
  // vamos solicitar que o usuário informe um ano
  print!("Informe o ano: ");
  std::io::stdout().flush().unwrap();
  io::stdin().read_line(&mut ano_str).expect("String inválida");
  ano = ano_str.trim().parse().expect("Valor inválido");

  // vamos verificar se o ano informado é bissexto
  if ((ano % 4 == 0) && (ano % 100 != 0)) || (ano % 400 == 0) {
    println!("O ano informado é bissexto.");  
  }
  else{
    println!("O ano informado não é bissexto.");  
  }	
}



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico

Exercício Resolvido de Java - Um programa Java que calcula qual o menor número possível de notas de 100, 50, 10, 5 e 1 em que o valor a ser sacado pode ser decomposto

Quantidade de visualizações: 15944 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que lê um valor inteiro e simule o comportamento de um caixa eletrônico, ou seja, calcule qual o menor número possível de notas de 100, 50, 10, 5 e 1 em que o valor a ser sacado pode ser decomposto. Seu programa deverá exibir uma saída parecida com:

Informe o valor do saque (valor inteiro): 139
O valor do saque pode ser expresso em:
1 notas de 100
0 notas de 50
3 notas de 10
1 notas de 5
4 notas de 1


Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console (lendo a entrada do usuário por meio do uso da classe Scanner):

public static void main(String[] args){
  // não se esqueça de adicionar um import para a classe Scanner
  // import java.util.Scanner;

  // vamos criar um objeto da classe Scanner
  Scanner entrada = new Scanner(System.in);

  // variáveis que vão guardar a quantidade de notas de 100, 50, 10, 5 e 1;
  int cem = 0, cinquenta = 0, dez = 0, cinco = 0, um = 0;
  int valor; // guarda o valor lido
  int temp; // variável auxiliar

  // vamos solicitar o valor a ser sacado
  System.out.print("Informe o valor do saque (valor inteiro): ");

  // vamos ler o valor do saque
  valor = Integer.parseInt(entrada.nextLine());

  // inicializa a variável temporária
  temp = valor;

  // quantas notas de 100?
  if(temp >= 100){
    cem = valor / 100;
    temp = valor % 100;
  }
  // quantas notas de 50?
  if(temp >= 50){
    cinquenta = temp / 50;
    temp = temp % 50;
  }
  // quantas notas de 10?
  if(temp >= 10){
    dez = temp / 10;
    temp = temp % 10;
  }
  // quantas notas de 5?
  if(temp >= 5){
    cinco = temp / 5;
    temp = temp % 5;
  }
  // quantas notas de 1?
  if(temp >= 1){
    um = temp / 1;
  }

  // vamos exibir o resultado
  System.out.println("O valor do saque pode ser expresso em:");
  System.out.printf("%d notas de 100\n", cem);
  System.out.printf("%d notas de 50\n", cinquenta);
  System.out.printf("%d notas de 10\n", dez);
  System.out.printf("%d notas de 5\n", cinco);
  System.out.printf("%d notas de 1\n", um);
}



Delphi ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como extrair uma substring de uma string usando a função AnsiMidStr() do Delphi

Quantidade de visualizações: 31023 vezes
Em algumas situações precisamos obter uma substring de uma string. Em Delphi isso pode ser feito por meio da função AnsiMidStr(). Esta função requer a string a partir da qual a substring será obtida, a posição inicial da substring (começando em 1) e a quantidade de caracteres que comporâo a substring. O retorno será uma nova string contendo a substring obtida. Veja o exemplo:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  frase, substring: string;
begin
  frase := 'Programar em Delphi é muito bom';

  // vamos obter a substring "Delphi"
  substring := AnsiMidStr(frase, 14, 6);

  // vamos exibir o resultado
  ShowMessage('Resultado: ' + substring);
end;

Não se esqueça de adicionar a unit StrUtils no uses do seu formulário.

Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


C ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como testar se um número é primo em C

Quantidade de visualizações: 2722 vezes
O Número Primo é o número maior que 1 e que só pode ser dividido por 1 e por ele mesmo, ou seja, números primos não podem ser divididos por outros números, a não ser por ele mesmo e pelo número 1. Dessa forma, 2, 3, 5, 7, 11, 13, 17, etc, são todos números primos.

É importante observar que 0 e 1 não são números primos, e que o número 2 é o único número primo par.

Veja agora um código C completo que pede para o usuário informar um número inteiro positivo e mostra uma mensagem indicando se o número informado é primo ou não:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
 
int main(int argc, char *argv[]){
  int numero, i;
  int primo = 1; // verdadeiro, true
	
  // vamos solicitar um número inteiro positivo
  printf("Informe um número inteiro positivo: ");
  scanf("%d", &numero);
    
  // o número é negativo?
  if(numero < 0){
    printf("Número inválido.\n\n");
  }
  // é 0 ou 1?
  else if((numero == 0) || (numero == 1)){
    printf("Número válido, mas não é primo.\n\n");
  }
  // passou até aqui. Vamos testar se o número é primo
  else{
    for (i = 2; i <= (numero / 2); i++){
      // se passar no teste, não é primo
      if (numero % i == 0) {
        primo = 0; // recebe false
        break;
      }
    }
      
    if(primo){
      printf("O número informado é primo\n\n");
    }
    else{
      printf("O número informado não é primo\n\n");
    }
  }
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

Informe um número inteiro positivo: 9
O número informado não é primo


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercício Resolvido de Java - Como percorrer todos os elementos de um vetor de inteiros e exibir a soma de seus valores

Quantidade de visualizações: 13245 vezes
Pergunta/Tarefa:

Considere o seguinte vetor de inteiros:

// um vetor de inteiros contendo sete elementos
int valores[] = {4, 5, 1, 8, 2, 2, 10};
Escreva um programa Java console ou GUI que usa um laço for para percorrer todos os elementos deste vetor e exibir a soma de seus valores. Seu programa deverá exibir uma saída com a mensagem:

A soma dos valores do vetor é: 32

Resposta/Solução:

public static void main(String[] args){
  // um vetor de inteiros contendo sete elementos
  int valores[] = {4, 5, 1, 8, 2, 2, 10};
    
  // o primeiro passo é criar uma variável que vai receber a soma
  // dos valores dos elementos
  int soma = 0;

  // agora vamos usar uma laço for para percorrer todos os elementos
  // do vetor, obter o valor do elemento atual e adicionar ao valor atual
  // da variável soma
  for(int i = 0; i < valores.length; i++){
    soma = soma + valores[i];
    // poderia também ser escrito assim:
    // soma += valores[i];
  }

  // vamos exibir a soma dos valores do vetor
  System.out.println("A soma dos valores do vetor é: " + soma);
}



VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como comparar strings em VB.NET usando o método Compare() da classe String do .NET Framework

Quantidade de visualizações: 12514 vezes
Este exemplo mostra como comparar strings em VB.NET usando
o método Compare() da classe String. Lembre-se de que a versão do método que usamos neste exemplo diferencia maiúsculas de minúsculas.

Veja o código completo:

Imports System

Module Program
  Sub Main(args As String())
    Dim palavra1, palavra2 As String
    palavra1 = "Visual Basic"
    palavra2 = "Visual Basic"

    If String.Compare(palavra1, palavra2) = 0 Then
      Console.WriteLine("As duas strings são iguais")
    Else
      Console.WriteLine("As duas strings são diferentes")
    End If

    Console.WriteLine(vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...")
    ' pausa o programa
    Console.ReadKey()
  End Sub
End Module

Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado:

As duas strings são iguais


Python ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como calcular o arco cosseno de um número em Python usando o método acos() do módulo math

Quantidade de visualizações: 3591 vezes
O arco cosseno, (também chamado de cosseno inverso) pode ser representado por cos-1 x, arccos x ou acos x. Esta função é a inversa do cosseno, ou seja, se o cosseno é a relação entre o cateto adjacente ao ângulo e a hipotenusa, o arco cosseno parte desta relação para encontrar o valor do ângulo.

Em Python, o arco cosseno de um número pode ser obtido por meio do método acos() da classe Math. Este método recebe um valor double e retorna também um double, na faixa 0 <= x <= PI, onde PI vale 3.1416.

Veja um código Python completo no qual informamos um número e em seguida calculamos o seu arco-cosseno:

# vamos importar o módulo Math
import math as math

def main():
  numero = 0.5
  print("O arco cosseno de %f é %f" % (numero, math.acos(numero)))
  
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

O arco cosseno de 0.500000 é 1.047198

Não se esqueça de que as funções trigonométricas são usadas para modelar o movimento das ondas e fenômenos periódicos, como padrões sazonais. Elas formam a base para análises avançadas em engenharia elétrica, processamento digital de imagem, radiografia, termodinâmica, telecomunicações e muitos outros campos da ciência e da tecnologia.


Python ::: Python para Engenharia ::: Engenharia Civil - Cálculo Estrutural

Como calcular o Índice de Esbeltez de um pilar em Python - Python para Engenharia Civil e Cálculo Estrutural

Quantidade de visualizações: 361 vezes


O índice de esbeltez de um pilar, representado pela letra grega &#955; (lambda) é uma relação que mede a altura do pilar em relação à sua largura ou seção transversal. Esse índice é usado para avaliar a suscetibilidade de um pilar à flambagem, que é um tipo de falha estrutural que pode ocorrer em pilares esbeltos sob compressão.

Segundo a NBR 6118, 15.8.2, os pilares devem ter índice de esbeltez menor ou igual a 200 (&#955; &#8804; 200). Apenas no caso de postes com força normal menor que 0,10 fcd x Ac, o índice de esbeltez pode ser maior que 200.

O índice de esbeltez é a razão entre o comprimento de flambagem e o raio de giração, nas direções a serem consideradas. De acordo com o comprimento de flambagem, os pilares classificam-se como: curto, se &#955; < 35; medianamente esbelto, se 35 < &#955; < 90; esbelto, se 90 < &#955; < 140; e muito esbelto, se 140 < &#955; < 200.

A fórmula para o cálculo do índice de esbeltez pode ser definida como:

\[\lambda = 3,46 \cdot \frac{le}{h} \]

Onde:

&#955; = número adimensional representando o índice de esbeltez ao longo da direção escolhida (x ou y);

le = algura do pilar, ou seja, o comprimento do pilar em centímetros.

h = dimensão escolhida (x ou y) em centímetros.

De acordo com a norma NBR 6118 (ABNT, 2014), se o índice de esbeltez na direção escolhida for menor que 35, nós não precisamos considerar os efeitos locais de 2ª ordem.

Vamos agora ao código Python? Pediremos ao usuário para informar o comprimento (altura) do pilar em metros, as dimensões nas direções x e y e mostraremos os índices de esbeltez nas direções x e y do pilar com as respectivas anotações da necessidade ou não da consideração dos efeitos locais de 2ª ordem. Veja:

# método principal
def main():
  # vamos pedir o comprimento do pilar em metros (pé direito)
  le = float(input("Informe o comprimento do pilar (em metros): "))
  # vamos converter o comprimento em metros para centímetros
  le = le * 100.0

  # vamos pedir as dimensões do pilar
  hx = float(input("Informe a dimensão do pilar na direção x (em cm): "))
  hy = float(input("Informe a dimensão do pilar na direção y (em cm): "))

  # agora vamos calcular o índice de esbeltez na direção x
  lambda_x = 3.46 * (le / hx)

  # agora vamos calcular o índice de esbeltez na direção y
  lambda_y = 3.46 * (le / hy)

  # e mostramos os resultados
  print("\nO índice de esbeltez na direção x é: {0}".format(round(lambda_x, 2)))

  # precisamos considerar os efeitos locais de segunda ordem na direção x?
  if lambda_x < 35:
    print("Não considerar os efeitos locais de 2ª ordem na direção x")
  else:
    print("Considerar os efeitos locais de 2º ordem na direção x")

  print("\nO índice de esbeltez na direção y é: {0}".format(round(lambda_y, 2)))

  # precisamos considerar os efeitos locais de segunda ordem na direção y?
  if lambda_y < 35:
    print("Não  considerar os efeitos locais de 2ª ordem na direção y")
  else:
    print("Considerar os efeitos locais de 2ª ordem na direção y")

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

Informe o comprimento do pilar (em metros): 2.88
Informe a dimensão do pilar na direção x (em cm): 40
Informe a dimensão do pilar na direção y (em cm): 19

O índice de esbeltez na direção x é: 24.91
Não considerar os efeitos locais de 2ª ordem na direção x

O índice de esbeltez na direção y é: 52.45
Considerar os efeitos locais de 2ª ordem na direção y


PHP ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Programação orientada a objetos em PHP - Como usar herança em PHP

Quantidade de visualizações: 11843 vezes
Quando estamos projetando as classes que farão parte de um sistema, é aconselhável ter em mente um conceito muito importante da programação orientada a objetos: a herança.

O que um aluno, um professor e um funcionário possuem em comum? Todos eles são pessoas e, portanto, compartilham alguns dados comuns. Todos têm nome, idade, endereço, etc. E, o que diferencia um aluno de uma outra pessoa qualquer? Um aluno possui uma matrícula; Um funcionário possui um código de funcionário, data de admissão, salário, etc; Um professor possui um código de professor e informações relacionadas à sua formação.

É aqui que a herança se torna uma ferramenta de grande utilidade. Podemos criar uma classe Pessoa, que possui todos os atributos e métodos comuns a todas as pessoas e herdar estes atributos e métodos em classes mais específicas, ou seja, a herança parte do geral para o mais específico. Comece criando uma classe Pessoa como mostrado no código a seguir:

<?
  class Pessoa{
    public $nome;    
    public $idade;
  }
?>

Esta classe possui os atributos $nome e $idade. Estes atributos são comuns a todas as pessoas. Veja agora como podemos criar uma classe Aluno que herda estes atributos da classe Pessoa e inclui seu próprio atributo, a saber, seu número de matrícula. Eis o código:

<?
  class Pessoa{
    public $nome;    
    public $idade;
  }

  class Aluno extends Pessoa{
    public $matricula;
  }
?>

Observe que, em PHP, a palavra-chave usada para indicar herança é extends. A classe Aluno agora possui três atributos: $nome, $idade e $matricula. Veja um trecho de código mais completo, no qual este relacionamento é mais fácil de ser percebido:

<?
  class Pessoa{
    public $nome;    
    public $idade;
  }

  class Aluno extends Pessoa{
    public $matricula;
  }

  $aluno = new Aluno;
  $aluno->nome = "Osmar J. Silva";
  $aluno->idade = 36;
  $aluno->matricula = "AC33-65";

  // Exibe o resultado
  echo "Nome: " . $aluno->nome . "<br>" .
    "Idade: " . $aluno->idade . "<br>" .
    "Matrícula: " . $aluno->matricula;
?>

A herança nos fornece um grande benefício. Ao concentrarmos características comuns em uma classe e derivar as classes mais específicas a partir desta, nós estamos preparados para a adição de novas funcionalidades ao sistema. Se mais adiante uma nova propriedade comum tiver que ser adicionada, não precisaremos efetuar alterações em todas as classes. Basta alterar a superclasse e pronto. As classes derivadas serão automaticamente atualizadas.


Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Como criar herança em Java usando extends - Programação orientada a objetos em Java

Quantidade de visualizações: 29325 vezes
Quando estamos projetando as classes que farão parte de um sistema, é aconselhável ter em mente um conceito muito importante da programação orientada a objetos: a herança.

O que um aluno, um professor e um funcionário possuem em comum? Todos eles são pessoas e, portanto, compartilham alguns dados comuns. Todos têm nome, idade, endereço, etc. E, o que diferencia um aluno de uma outra pessoa qualquer? Um aluno possui uma matrícula; Um funcionário possui um código de funcionário, data de admissão, salário, etc; Um professor possui um código de professor e informações relacionadas à sua formação.

É aqui que a herança se torna uma ferramenta de grande utilidade. Podemos criar uma classe Pessoa, que possui todos os atributos e métodos comuns a todas as pessoas e herdar estes atributos e métodos em classes mais específicas, ou seja, a herança parte do geral para o mais específico. Comece criando uma classe Pessoa (Pessoa.java) como mostrado no código a seguir:

public class Pessoa{ 
  public String nome;    
  public int idade;
}

Esta classe possui os atributos nome e idade. Estes atributos são comuns a todas as pessoas. Veja agora como podemos criar uma classe Aluno que herda estes atributos da classe Pessoa e inclui seu próprio atributo, a saber, seu número de matrícula. Eis o código:

public class Aluno extends Pessoa{ 
  public String matricula;
}

Observe que, em Java, a palavra-chave usada para indicar herança é extends. A classe Aluno agora possui três atributos: nome, idade e matricula. Veja um aplicativo demonstrando este relacionamento:

public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    // cria um objeto da classe Aluno
    Aluno aluno = new Aluno();
 
    aluno.nome = "Osmar J. Silva";
    aluno.idade = 36;
    aluno.matricula = "AC33-65";
 
    // Exibe o resultado
    System.out.println("Nome: " + aluno.nome + "\n" +
      "Idade: " + aluno.idade + "\n" +
      "Matrícula: " + aluno.matricula);
  } 
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Nome: Osmar J. Silva
Idade: 36
Matrícula: AC33-65

A herança nos fornece um grande benefício. Ao concentrarmos características comuns em uma classe e derivar as classes mais específicas a partir desta, nós estamos preparados para a adição de novas funcionalidades ao sistema. Se mais adiante uma nova propriedade comum tiver que ser adicionada, não precisaremos efetuar alterações em todas as classes. Basta alterar a superclasse e pronto. As classes derivadas serão automaticamente atualizadas.

Esta dica foi testada no Java 8.

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