Planilha Web - Planilhas e Calculadoras online para estudantes e profissionais de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.
E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book Apenas R$ 19,90
Python ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como exibir a data atual em Python de acordo com as configurações regionais usando as funções strftime() e setlocale()

Quantidade de visualizações: 7783 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos combinar os objeto datetime e locale e as funções today(), strftime() e setlocale() para retornar e exibir a data atual em Python usando as configurações regionais do computador do usuário.

Veja o código completo para o exemplo:

from datetime import datetime
import locale

# função principal do programa
def main():
  # Configurações do usuário
  locale.setlocale(locale.LC_ALL, "")

  # Obtém um datetime da data e hora atual
  hoje = datetime.today()

  # Exibe a data atual
  print("Hoje é {0}".format(hoje.strftime("%x")))

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

Hoje é 04/02/2023


Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como usar o método startsWith() da classe String do Java para verificar se uma string começa com uma substring - Como testar o conteúdo no início de uma string

Quantidade de visualizações: 351 vezes
Em algumas situações gostaríamos de verificar se uma palavra, frase ou texto começa com uma determinada substring. Para isso podemos usar o método startsWith() da classe String da linguagem Java.

Veja um código completo no qual verificamos se um endereço de um site na internet começa com "https":

package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    String site = "https://www.arquivodecodigos.com.br";
     
    if(site.startsWith("https")){
      System.out.println("Este site parece ser seguro.");
    }
    else{
      System.out.println("Este site não parece ser seguro.");  
    }
     
    System.exit(0);
  }
}  

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

Este site parece ser seguro.


PHP ::: Dicas & Truques ::: Gráficos e Cores

Computação gráfica em PHP - Como obter informações sobre a biblioteca GD instalada

Quantidade de visualizações: 8214 vezes
Nesta dica vou mostrar como é possível efetuar uma chamada ao método gd_info() da linguagem PHP para verificar quais recursos da biblioteca GD estão habilitados em nossa instalação do PHP.

Veja o código abaixo:

<?php
  // vamos efetuar uma chamada à função gd_info()
  $info = gd_info();
  // agora percorremos as entradas
  foreach($info as $chave => $valor){
    if($chave != "GD Version"){
      if($valor == true || $valor == false){
        if($valor == true){
          $valor = "Habilitado";
        }
        elseif($valor == false){
          $valor = "Desabilitado";
        }
      }
    }
     
    echo "$chave: $valor<br>";
  }
?>

Ao executarmos este código nós teremos um resultado parecido com:

GD Version: bundled (2.1.0 compatible)
FreeType Support: Habilitado
FreeType Linkage: Habilitado
GIF Read Support: Habilitado
GIF Create Support: Habilitado
JPEG Support: Habilitado
PNG Support: Habilitado
WBMP Support: Habilitado
XPM Support: Habilitado
XBM Support: Habilitado
WebP Support: Habilitado
BMP Support: Habilitado
TGA Read Support: Habilitado
JIS-mapped Japanese Font Support: Desabilitado

É sempre bom fazer este teste antes de usar as funções gráficas da GD no PHP.


Java ::: Dicas & Truques ::: Formatação de datas, strings e números

Java para iniciantes - Como controlar a quantidade de casas decimais na exibição de um valor double ou float

Quantidade de visualizações: 26928 vezes
Este trecho de código mostra como usar o método printf() do Java 5.0 para definir a quantidade de casas decimais na exibição de um valor double.

Obs: Veja que há arredondamento durante a redução das casas decimais.

Eis o código completo para o exemplo:

package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    double valor = 54.235344213;
    // exibe o valor original
    System.out.println(valor);
    
    // exibe o valor com duas casas decimais
    System.out.printf("%.2f\n", valor);
 
    // exibe o valor com quatro casas decimais
    System.out.printf("%.4f\n", valor);
   
    // exibe o valor com cinco casas decimais
    System.out.printf("%.5f\n", valor);
 
    // exibe o valor com uma casa decimal
    System.out.printf("%.1f", valor);
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

54.235344213
54,24
54,2353
54,23534
54,2


C ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como calcular raiz quadrada em C usando a função sqrt()

Quantidade de visualizações: 6818 vezes
A raiz quadrada de um número pode ser obtida em C por meio da função sqrt(). Esta função recebe um valor double, ou seja, qualquer tipo que possa ser convertido em double e retorna um valor double. Veja o exemplo:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <math.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  int numero = 9;

  printf("A raiz quadrada de %d é %f", numero,
    sqrt(numero));

  printf("\n\n");
  system("pause");
  return 0;
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

A raiz quadrada de 9 é 3.

É importante observar que não é possível obter a raiz quadrada de um número negativo. Caso seu código tente fazer isso, o resultado poderá ser imprevisível.


Java ::: Aplicativos Completos ::: Fontes

Como criar um visualizador de fontes em Java Swing - Código fonte completo

Quantidade de visualizações: 10554 vezes
Código completo Java: Como escrever um visualizador de fontes em Java Swing

Nesta dica eu mostro o código completo para uma aplicação GUI usado Java Swing e que permite visualizar as fontes instaladas no sistema. Ao clicar em uma das fontes exibidas em uma JList, o texto da JLabel é formatado de acordo com a fonte escolhida.

Note que montei toda a GUI em código mesmo, ou seja, sem usar o editor visual do Netbeans ou outra IDE. Esse é um bom exercício para entender os elementos que compõem interfaces gráficas do Java Swing.

Eis o código completo para o exemplo:

package arquivodecodigos;

import java.awt.*;
import javax.swing.*;
import javax.swing.event.*;
import java.util.*;
 
public class Estudos extends JFrame
    implements ListSelectionListener{
  JLabel label = new JLabel("Observe este texto");  
 
  public Estudos(){
    super("Visualizados de Fontes");
     
    String[] fontNames; // nomes das fontes
    Toolkit toolkit = Toolkit.getDefaultToolkit();
    fontNames = 
      GraphicsEnvironment.getLocalGraphicsEnvironment().
      getAvailableFontFamilyNames();
    Vector fonts = new Vector();
 
    for(int i = 0; i < fontNames.length; i++){
      fonts.add(new Font(fontNames[i], Font.PLAIN, 16));
    }    
 
    JList fontList = new JList(fonts);
    fontList.setSelectionMode(ListSelectionModel.SINGLE_SELECTION);
    fontList.setCellRenderer(new FontCellRenderer());
    JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(fontList);
 
    JPanel p = new JPanel();
    p.add(scrollPane);
    fontList.addListSelectionListener(this);
    getContentPane().add(p, "Center");
    getContentPane().add(label, "South");
 
    setSize(500, 250);
    setVisible(true);
  }
 
  @Override
  public void valueChanged(ListSelectionEvent evt){
    JList source = (JList) evt.getSource();
    Font font = (Font) source.getSelectedValue();
    label.setFont(font);
  }
   
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}
 
// Classe personalizada que implementa ListCellRenderer 
class FontCellRenderer implements ListCellRenderer{
  @Override
  public Component getListCellRendererComponent(
    final JList list, final Object value, 
    final int index, final boolean isSelected,
    final boolean cellHasFocus){
     
    return new JPanel(){
      @Override
      public void paintComponent(Graphics g){
        super.paintComponent(g);
        Font font = (Font) value;
        String text = font.getFamily();
        FontMetrics fm = g.getFontMetrics(font);
        g.setColor(isSelected ? list.getSelectionBackground() 
          : list.getBackground());
        g.fillRect(0, 0, getWidth(), getHeight());
        g.setColor(isSelected ? list.getSelectionForeground() 
          : list.getForeground());
        g.setFont(font);
        g.drawString(text, 0, fm.getAscent());
      }
 
      @Override
      public Dimension getPreferredSize() {
        Font font = (Font) value;
        String text = font.getFamily();
        Graphics g = getGraphics();
        FontMetrics fm = g.getFontMetrics(font);
        return new Dimension(fm.stringWidth(text), fm.getHeight());
      }
    };
  }
}

Ao executá-lo você terá um resultado parecido com:




Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercício Resolvido de Java - Como percorrer todos os elementos de um vetor de inteiros e exibir a soma de seus valores

Quantidade de visualizações: 13241 vezes
Pergunta/Tarefa:

Considere o seguinte vetor de inteiros:

// um vetor de inteiros contendo sete elementos
int valores[] = {4, 5, 1, 8, 2, 2, 10};
Escreva um programa Java console ou GUI que usa um laço for para percorrer todos os elementos deste vetor e exibir a soma de seus valores. Seu programa deverá exibir uma saída com a mensagem:

A soma dos valores do vetor é: 32

Resposta/Solução:

public static void main(String[] args){
  // um vetor de inteiros contendo sete elementos
  int valores[] = {4, 5, 1, 8, 2, 2, 10};
    
  // o primeiro passo é criar uma variável que vai receber a soma
  // dos valores dos elementos
  int soma = 0;

  // agora vamos usar uma laço for para percorrer todos os elementos
  // do vetor, obter o valor do elemento atual e adicionar ao valor atual
  // da variável soma
  for(int i = 0; i < valores.length; i++){
    soma = soma + valores[i];
    // poderia também ser escrito assim:
    // soma += valores[i];
  }

  // vamos exibir a soma dos valores do vetor
  System.out.println("A soma dos valores do vetor é: " + soma);
}



Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como usar o método replace() da classe String do Java para substituir palavras em uma frase ou texto - Revisado

Quantidade de visualizações: 482 vezes
Nesta dica mostrarei como substituir substrings em uma string, ou seja, substituir uma palavra (ou parte de uma palavra) em uma frase ou texto. Para isso podemos usar o método replace() da classe String da linguagem Java.

Note que o método replace() da classe String retorna uma nova string com todas as ocorrências substituídas. Veja o exemplo:

 
package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    String frase = "Programar em Java é bom.";
    System.out.println(frase); 
    
    // substitui todas as ocorrências de "Java" por "C#"
    String frase2 = frase.replace("Java", "C#");
     
    System.out.println(frase2);
     
    System.exit(0);
  }
}

Ao executar este exemplo nós teremos o seguinte resultado:

Programar em Java é bom.
Programar em C# é bom.

Esta dica foi revisada e testada no Java 8.


Python ::: Python para Engenharia ::: Física - Hidrodinâmica

Como representar a Equação da Continuidade em Python - Python para Hidrodinâmica

Quantidade de visualizações: 372 vezes
O que é a Equação da Continuidade?

A Hidrodinâmica é a parte da Física que estuda os fluidos em movimento, enquanto a Equação da Continuidade, que é parte da Hidrodinâmica, determina o fluxo de um fluido através de uma área. Esta equação está muito presente quando o assunto é Dinâmica dos Fluidos ou Mecânica dos Fluidos.

A Equação da Continuidade é uma consequência direta da Lei da Conservação da Massa. Por meio dessa propriedade, podemos dizer que a quantidade de massa de fluido que atravessa o tubo é a mesma na entrada e na saída.

Para melhor entendimento veja a seguinte figura:



Sabendo que a quantidade de água que entra na mangueira deve ser igual à mesma quantidade que sai, ao colocarmos o dedo na saída da mangueira, nós estamos estreitando a área da vazão, o que, consequentemente, aumenta a velocidade da água.

Qual é a Fórmula da Equação da Continuidade?

Antes de passarmos ao código Python, vamos revisar a Fórmula da Equação da Continuidade. Veja:

\[ A_1 \cdot \text{v}_1 = A_2 \cdot \text{v}_2 \]

Por meio dessa equação nós entramos com três valores e obtemos um quarto valor. Não se esqueça de que as velocidades são dadas em metros por segundo e as áreas são dadas em metros quadrados (de acordo com o SI - Sistema Internacional de Medidas). Tenha a certeza de efetuar as devidas conversões para não obter resultados incorretos.

Vamos escrever código Python agora?

A Equação da Continuidade em código Python

Para exemplificar como podemos representar a Equação da Continuidade em Python, vamos resolver o seguinte problema?

1) Um fluido escoa a 2 m/s em um tubo de área transversal igual a 200 mm2. Qual é a velocidade desse fluido ao sair pelo outro lado do tubo, cuja área é de 100 mm2?

a) 20 m/s

b) 4 m/s

c) 0,25 m/s

d) 1,4 m/s

e) 0,2 m/s

Note que a velocidade já está em metros por segundo, mas as áreas foram dadas em milímetros quadrados. Por essa razão nós deveremos converter milímetros quadrados em metros quadrados.

Veja o código Python completo para a resolução deste exercício de Equação da Continuidade:

# função principal do programa
def main():
  # vamos solicitar os dados de entrada
  v1 = float(input("Velocidade de entrada (m/s): "))
  a1 = float(input("Área de entrada (milímetros quadrados): "))
  a2 = float(input("Área de saída (milímetros quadrados): "))
    
  # vamos converter as áreas em milímetros quadrados
  # para metros quadrados
  a1 = a1 / 1000000
  a2 = a2 / 1000000
    
  # agora calculamos a velocidade de saída
  v2 = (a1 * v1) / a2
    
  # e mostramos o resultado
  print("A velocidade de saída é: {0} m/s".format(v2))
  
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

Velocidade de entrada (m/s): 2
Área de entrada (milímetros quadrados): 200
Área de saída (milímetros quadrados): 100
A velocidade de saída é: 4.0 m/s

Portanto, a velocidade do fluido na saída do tubo é de 4 m/s.


Java ::: Java para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Java para Geometria Analítica e Álgebra Linear - Como efetuar a soma de matrizes usando Java

Quantidade de visualizações: 1858 vezes
A soma de matrizes (assim como a subtração e multiplicação) é parte integrante da disciplina de Álgebra Linear e seu cálculo é muito simples.

Assumindo duas matrizes A e B, ambas com a mesma quantidade de linhas e colunas, a matriz soma pode ser obtida da seguinte forma:

\[A + B = \left[\begin{matrix} 3 & 4 & -1 \\ 8 & 2 & 1 \\ 7 & 5 & -3 \end{matrix}\right] + \left[\begin{matrix} -2 & 6 & 4 \\ 1 & 8 & 9 \\ -4 & 10 & 3 \end{matrix}\right] = \left[\begin{matrix} 1 & 10 & 3 \\ 9 & 10 & 10 \\ 3 & 15 & 0 \end{matrix}\right] \]

Um elemento da matriz é representando por sua posição linha e coluna. Usamos a letra i para a linha e j para a coluna, ou seja, aij. Dessa forma, o elemento na primeira linha e primeira coluna da matriz é a11, o elemento na primeira linha e segunda coluna é a12 e assim por diante.

Então, a soma das duas matrizes é feita da seguinte forma: Cij = Aij + Bij.

E agora veja o código Java que declara duas matrizes matrizA e matrizB e obtém uma terceira (matrizC) contendo a soma das duas anteriores. Novamente, note o requisito de que as matrizes deverão ter o mesmo número de linhas e colunas:

package arquivodecodigos;
 
public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    // declarar, construir e inicializar as matrizes
    int matrizA[][] = {{3, 4, -1}, {8, 2, 1}, {7, 5, -3}};
    int matrizB[][] = {{-2, 6, 4}, {1, 8, 9}, {-4, 10, 3}};
    
    // esta é a matriz soma
    int matrizSoma[][] = new int[3][3];  
    
    // e agora vamos prosseguir com a soma
    for(int i = 0; i < matrizA.length; i++){
      for(int j = 0; j < matrizA[0].length; j++){
        matrizSoma[i][j] = matrizA[i][j] + matrizB[i][j];     
      } 
    }
    
    // vamos exibir os valores da primeira matriz
    System.out.println("Elementos da matriz A:");
    for(int i = 0; i < matrizA.length; i++){
      for(int j = 0; j < matrizA[0].length; j++){
        System.out.printf("%5d  ", matrizA[i][j]);
      }
      System.out.println();
    }
    
    // vamos exibir os valores da primeira matriz
    System.out.println("\nElementos da matriz B:");
    for(int i = 0; i < matrizB.length; i++){
      for(int j = 0; j < matrizB[0].length; j++){
        System.out.printf("%5d  ", matrizB[i][j]);
      }
      System.out.println();
    }
    
    // vamos exibir os valores da matriz soma
    System.out.println("\nElementos da matriz soma:");
    for(int i = 0; i < matrizSoma.length; i++){
      for(int j = 0; j < matrizSoma[0].length; j++){
        System.out.printf("%5d  ", matrizSoma[i][j]);
      }
      System.out.println();
    }
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Elementos da matriz A:
    3      4     -1  
    8      2      1  
    7      5     -3  

Elementos da matriz B:
   -2      6      4  
    1      8      9  
   -4     10      3  

Elementos da matriz soma:
    1     10      3  
    9     10     10  
    3     15      0


Carregar Publicações Anteriores


Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares

Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo

Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes

Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site

Últimos Exercícios Resolvidos

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 12 usuários muito felizes estudando em nosso site.