E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
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Java ::: Reflection (introspecção) e RTI (Runtime Type Information) ::: Passos Iniciais

Como retornar o nome de uma classe Java usando os métodos getClass() e getName()

Quantidade de visualizações: 13591 vezes
Entre os métodos que uma classe herda da classe Object, está o método getClass(). Este método retorna um objeto da classe Class e podemos tirar proveito disso para fazer em encadeamento e chamar também o método getName() para obter o nome de uma determinada classe.

Veja o exemplo no qual obtemos uma String contendo o nome de uma classe (juntamente com o nome do pacote ao qual ela pertence):

import javax.swing.*;
 
public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    JButton btn = new JButton();
    String nomeClasse = btn.getClass().getName();
    System.out.println(nomeClasse);
 
    // exibirá: "javax.swing.JButton"
 
    System.exit(0);
  }
} 

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

javax.swing.JButton


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres

Exercícios Resolvidos de Java - Como retornar o código ASCII associado a um caractere em Java - Ler um caractere e retornar o código ASCII correspondente

Quantidade de visualizações: 601 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que pede para o usuário informar um caractere (letra ou número) e mostre o código ASCII correspondente.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um caractere: A
Você informou o caractere: A
O código ASCII correspondente é: 65
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em Java:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos pedir para o usuário informar uma letra, símbolo ou pontuação
    System.out.print("Informe um caractere: ");
    
    // vamos ler o caractere informado
    char caractere = entrada.nextLine().charAt(0);
    
    // agora vamos obter o código ASCII correspondente
    int codigo = (int)caractere;
    
    // e mostramos o resultado
    System.out.println("Você informou o caractere: " + caractere);
    System.out.println("O código ASCII correspondente é: " + codigo);
  }
}

O Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação (do inglês American Standard Code for Information Interchange - ASCII, pronunciado [áski]) é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação e de controle, através de um sinal codificado em forma de código binário (cadeias de bits formada por vários 0 e 1), desenvolvido a partir de 1960, que representa um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, algarismos arábicos, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos.


Delphi ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Apostila Delphi para iniciantes - Como acessar os caracteres de uma string individualmente

Quantidade de visualizações: 17916 vezes
Em algumas situações pode ser necessário acessar os caracteres de uma palavra, frase ou texto individualmente. Em Delphi isso pode ser feito usando-se a indexação de matrizes. Tenha em mente, porém, que o índice em Delphi começa em 1 e não 0, como na maioria das linguagens.

Veja um trecho de código no qual acessamos o primeiro caractere de uma string:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  nome: string;
  letra: Char;
begin
  nome := 'Osmar J. Silva';

  // vamos obter a primeira letra
  letra := nome[1];

  // vamos exibir o resultado
  ShowMessage('A primeira letra é: ' + letra);
end;

Veja outro exemplo, no qual usamos um laço for para visitar cada um dos caracteres e exibí-lo:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  nome: string;
  letra: Char;
  i: integer;
begin
  nome := 'Osmar';

  for i := 1 to Length(nome) do
    begin
      letra := nome[i];
      ShowMessage('O ' + IntToStr(i) + 'º caractere é: '
        + letra);
    end;
end;

Assim como acessamos os caracteres individuais de uma string para leitura, podemos fazê-lo também para alterações. Veja um trecho de código no qual trocamos o terceiro caractere de uma string:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  nome: string;
begin
  nome := 'Osmar';

  // vamos alterar o terceiro caractere
  nome[3] := 'K';
  
  ShowMessage(nome);
end;

Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


LISP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Como usar o laço loop para contar de 1 até 10 em Lisp

Quantidade de visualizações: 735 vezes
A estrutura de repetição loop da linguagem Common Lisp é o laço mais simples fornecido pela linguagem. Este laço nos permite repetir uma ou mais instruções de código repetidamente, até que o comando return seja encontrado, o que faz com que o laço seja interrompido.

Veja no trecho de código abaixo como podemos usar o laço loop da Common Lisp para contar e exibir os valores de 1 até 10:

(
  ; vamos declarar a variável que vamos usar
  let (numero)	
  ; vamos inicializar a variável com o valor 1
  (setq numero 1)
  ; agora iniciamos o laço
  (loop 
    ; escrevemos o valor da variável
    (write numero)
    ; aumentamos o valor da variável em 1
    (setq numero (+ numero 1))
    ; provocamos uma quebra de linha 
    (terpri)
    ; e fazemos o teste da continuidade
    (when (> numero 10) (return))
  )
)

Ao executarmos este código Common Lisp nós teremos o seguinte resultado:

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Veja que usamos a macro when para testar o ponto de parada do laço. Note ainda o uso da função terpri da Common Lisp para provocar uma quebra de linha na saída do programa.


PHP ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como excluir um arquivo ou imagem em PHP usando a função unlink()

Quantidade de visualizações: 20760 vezes
Esta dica mostra como podemos excluir um arquivo ou uma imagem usando PHP. Para isso vamos usar a função unlink(). Esta função recebe o caminho e nome do arquivo a ser excluído e retorna TRUE se a exclusão foi feita com sucesso e FALSE caso contrário.

Veja o código:

<?php
  // caminho e nome do arquivo (o diretório no qual o arquivo 
  // a ser excluído está deve ter permissão de escrita
  $arquivo = "/home/xxxx/arquivos/dados.txt";
  
  // vamos excluir
  if(unlink($arquivo)){
    echo "Arquivo excluído com sucesso.";
  }
  else{
    echo "Não foi possível excluir o arquivo.";
  }
?>

Se você pretende excluir um diretório e não um arquivo, use a função rmdir().


Dart ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercício Resolvido de Dart - Escreva um programa Dart para mover todos os zeros para o final do vetor, sem alterar a ordem dos elementos já presentes no array

Quantidade de visualizações: 692 vezes
Pergunta/Tarefa:

Dado o seguinte vetor de inteiros:

// vamos declarar e construir um vetor (List) de 8 inteiros
List<int> valores = [0, 3, 0, 5, 7, 4, 0, 9];
Escreva um programa Dart para mover todos os zeros para o final do vetor, ou seja, para a direita, sem alterar a ordem dos elementos diferentes de zero já presentes no array e sem criar um vetor adicional ou temporário.

Sua saída deverá ser parecida com:

Vetor na ordem original:

0   3   0   5   7   4   0   9   

Vetor com os zeros deslocados para o final:

3   5   7   4   9   0   0   0
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Dart:

// Vamos importar a biblioteca dart:io
import "dart:io";

void main(){
  // vamos declarar e construir um vetor (List) de 8 inteiros
  List<int> valores = [0, 3, 0, 5, 7, 4, 0, 9];
    
  // vamos mostrar o vetor na ordem original
  print("Vetor na ordem original:\n");
  for(int i = 0; i < valores.length; i++){
    stdout.write("${valores[i]}   ");
  }
    
  // vamos inicializar j como 0 para que ele aponte para
  // o primeiro elemento do vetor
  int j = 0;
    
  // agora o laço for percorre todos os elementos do vetor,
  // incrementanto a variável i e deixando o j em 0
  for(int i = 0; i < valores.length; i++){
    // encontramos um valor que não é 0
    if(valores[i] != 0){
      // fazemos a troca entre os elementos nos índices
      // i e j
      int temp = valores[i];
      valores[i] = valores[j];
      valores[j] = temp;
      // e avançamos o j para o elemento seguinte
      j++;
    }
  }
    
  // agora mostramos o resultado
  print("\n\nVetor com os zeros deslocados para o final:\n");
  for(int i = 0; i < valores.length; i++){
    stdout.write("${valores[i]}   ");
  }
}

Não se esqueça: A resolução do exercício deve ser feita sem a criação de um vetor, array ou lista adicional, e os elementos diferentes de zero devem permanecer na mesma ordem que eles estavam antes.


Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como retornar o tamanho de uma string em Ruby usando a função size

Quantidade de visualizações: 8442 vezes
Em várias situações nós precisamos obter e retornar a quantidade de caracteres em uma palavra, frase ou texto em Ruby. Para isso nós podemos usar a função size, que retorna um inteiro contendo a quantidade de caracteres na string.

Veja um exemplo de seu uso:

# vamos declarar uma string
frase = "Gosto de PHP"

# vamos mostrar a string
puts "A frase é: " + frase

# vamos obter a quantidade de caracteres 
# na string
tamanho = frase.size

# exibe o resultado
puts "A frase contém " + tamanho.to_s +
  " caracteres"

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

A frase é: Gosto de PHP
A frase contém 12 caracteres


Java ::: Java + MySQL ::: Metadados da Base de Dados (Database Metadata)

Java MySQL - Como obter os tipos de tabelas suportados pelo MySQL usando o método getTableTypes() da classe DatabaseMetaData

Quantidade de visualizações: 5494 vezes
Em algumas situações precisamos obter os tipos de tabelas suportados por uma determinada versão do MySQL. Isso pode ser feito com uma chamada ao método getTableTypes() da classe com.mysql.jdbc.DatabaseMetaData. Um objeto desta classe é obtido a partir do método getMetaData() da interface Connection (para o driver com.mysql.jdbc.Driver, é claro).

A assinatura do método getTableTypes() é:

public ResultSet getTableTypes() throws SQLException 
O retorno do método é um ResultSet contendo os tipos de tabelas, tais como "TABLE", "VIEW", "SYSTEM TABLE", "GLOBAL TEMPORARY", "LOCAL TEMPORARY", "ALIAS" e "SYNONYM".

Vamos ver um exemplo? Veja um trecho de código que usei para listar os tipos de tabelas disponíveis no MySQL 5.0:

package estudosbancodados;

import java.sql.*;

public class EstudosBancoDados{
  public static void main(String[] args) {
    // strings de conexão
    String databaseURL = "jdbc:mysql://localhost/estudos";
    String usuario = "root";
    String senha = "osmar1234";
    String driverName = "com.mysql.jdbc.Driver";

    try {
      Class.forName(driverName).newInstance();
      Connection conn = DriverManager.getConnection(databaseURL, usuario, senha);

      // vamos obter um objeto da classe com.mysql.jdbc.DatabaseMetaData
      DatabaseMetaData dbmd = conn.getMetaData();

      // vamos obter os tipos de tabelas suportadas por esta versão do MySQL
      ResultSet tiposTabelas = dbmd.getTableTypes();
      while(tiposTabelas.next()){
        System.out.println(tiposTabelas.getString("TABLE_TYPE"));
      }
      
      // vamos fechar o ResultSet
      tiposTabelas.close();
    }
    catch (SQLException ex) {
      System.out.println("SQLException: " + ex.getMessage());
      System.out.println("SQLState: " + ex.getSQLState());
      System.out.println("VendorError: " + ex.getErrorCode());
    }
    catch (Exception e) {
      System.out.println("Problemas ao tentar conectar com o banco de dados: " + e);
    }
  }
}

O resultado da execução deste código foi:

TABLE
VIEW
LOCAL TEMPORARY


VB.NET ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: VB.NET Básico

Exercício Resolvido de VB.NET - Um programa VB.NET que receberá a duração de um evento expresso em segundos e exiba-o expresso em horas, minutos e segundos

Quantidade de visualizações: 613 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa VB.NET que receberá a duração de um evento expresso em segundos e exiba-o expresso em horas, minutos e segundos. Seu programa deverá exibir uma saída parecida com:

Informe a duração do evento em segundos: 3712
Duração do evento: 01:01:52
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VB.NET:

Imports System

Module Program
  ' função principal do programa VB.NET
  Sub Main(args As String())
    ' vamos solicitar a duração do evento em segundos
    Console.Write("Informe a duração do evento em segundos: ")
    Dim duracao_segundos As Integer = Int32.Parse(Console.ReadLine())

    ' vamos obter a quantidade de horas do evento
    Dim horas As Integer = duracao_segundos \ 3600
    ' vamos obter os minutos
    Dim minutos As Integer = (duracao_segundos \ 60) Mod 60
    ' vamos obter os segundos restantes
    Dim segundos As Integer = duracao_segundos Mod 60

    ' vamos exibir a duração do evento em horas, minutos e segundos
    Console.Write("Duração do evento: {0}:{1}:{2}", horas.ToString("D2"),
      minutos.ToString("D2"), segundos.ToString("D2"))

    Console.WriteLine(vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...")
    ' pausa o programa
    Console.ReadKey()
  End Sub

End Module



Java ::: Classes e Componentes ::: JTextArea

Java Swing - Como definir a cor de fundo para um JTextArea

Quantidade de visualizações: 108 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos aplicar uma cor de fundo a um controle área de texto, ou seja, um JTextArea do Java Swing. Para isso nós só precisamos fazer uma chamada ao seu método setBackground() e passar a cor desejada.

Veja um exemplo de como isso pode ser feito:

textArea = new JTextArea(10, 20);
// Define a cor de fundo
textArea.setBackground(Color.YELLOW);

Note que aqui nós temos uma variável chamada textArea, do tipo JTextArea.

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