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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercício Resolvido de Java - Um programa Java que lê dois números e mostra a soma, subtração, multiplicação e a divisão dos números lidosQuantidade de visualizações: 1803 vezes |
Pergunta/Tarefa: Faça um programa em Java que receba dois números e no final mostre a soma, subtração, multiplicação e a divisão dos números lidos. Os números deverão ser informados pelo usuário. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro número: 9 Informe o segundo numero: 4 A soma é: 13 A subtração é: 5 A multiplicação é: 36 A divisão é: 2.25 Veja a resolução completa para o exercício em Java, comentada linha a linha: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // vamos usar a classe Scanner para efetuar a leitura Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler o primeiro número System.out.print("Informe o primeiro número: "); int n1 = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos ler o segundo número System.out.print("Informe o segundo numero: "); int n2 = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // primeiro vamos somar os dois números int soma = n1 + n2; System.out.println("A soma é: " + soma); // agora vamos subtrair int subtracao = n1 - n2; System.out.println("A subtração é: " + subtracao); // agora a multiplicação int multiplicacao = n1 * n2; System.out.println("A multiplicação é: " + multiplicacao); // e finalmente a divisão. Note o truque para não arredondar // a divisão double divisao = (n1 * 1.0) / n2; System.out.println("A divisão é: " + divisao); } } |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercícios Resolvidos de Java - Escreva um programa Java para ler as notas n1 e n2 de um aluno e calcule a sua média aritméticaQuantidade de visualizações: 476 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java para ler as notas n1 e n2 de um aluno e calcule a sua média aritmética. Se a média for igual ou superior a 7,0 mostre uma mensagem indicando que o aluno foi aprovado. Se a média for igual ou maior que 3,5 e inferior a 7,0 seu programa deverá indicar que o aluno ficou de exame. Uma média menor que 3,5 indica reprovação direta. No caso do exame, leia uma nota entre 0 e 10. Agora a média do aluno deverá ser a média entre a média anterior e a nota do exame. Se a nova média for igual ou superior a 5,0 o aluno estará aprovado. Caso contrário o aluno será reprovado. Use validação para evitar que o usuário informe notas inválidas, ou seja, notas menores que 0 ou maiores que 10. Caso notas inválidas sejam fornecidas seu programa deverá solicitar a nota novamente até que o usuário forneça notas válidas. Sua saída deverá ser parecida com: Informe a nota N1: 9.4 Informe a nota N2: 11 Nota inválida. Informe a nota N2: 8.3 A média do aluno é: 8.85 O aluno foi aprovado Informe a nota N1: 4.2 Informe a nota N2: 1.8 A média do aluno é: 3.0 O aluno reprovou direto. Informe a nota N1: 5.7 Informe a nota N2: 6 A média do aluno é: 5.85 Informe a nota do exame: 7 A média do aluno com o exame é: 6.425 O aluno foi aprovado após o exame. Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // variáveis usadas na resolução do problema double n1, n2, media, exame; // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler a primeira nota System.out.print("Informe a nota N1: "); n1 = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // a nota é válida? while ((n1 < 0) || (n1 > 10)) { System.out.print("Nota inválida. Informe a nota N1: "); n1 = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); } // vamos ler a segunda nota System.out.print("Informe a nota N2: "); n2 = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // a nota é válida? while ((n2 < 0) || (n2 > 10)) { System.out.print("Nota inválida. Informe a nota N2: "); n2 = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); } // vamos calcular a média do aluno media = (n1 + n2) / 2.0; System.out.println("A média do aluno é: " + media); // o aluno foi aprovado? if (media >= 7.0) { System.out.println("O aluno foi aprovado"); } // o aluno ficou de exame? else if ((media >= 3.5) && (media < 7.0)){ // vamos ler a nota do exame System.out.print("Informe a nota do exame: "); exame = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // a nota é válida? while ((exame < 0) || (exame > 10)) { System.out.print("Nota inválida. Informe a nota do exame: "); exame = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); } // calcula a nota média media = (media + exame) / 2.0; System.out.println("A média do aluno com o exame é: " + media); // o aluno foi aprovado após o exame? if (media >= 5.0) { System.out.println("O aluno foi aprovado após o exame."); } else { System.out.println("O aluno foi reprovado após o exame."); } } // reprovou direto else { System.out.println("O aluno reprovou direto."); } } } |
R ::: Fundamentos da Linguagem ::: Variáveis e Constantes |
Quais são as palavras reservadas da linguagem RQuantidade de visualizações: 1613 vezes |
As palavras reservadas, ou palavras-chaves, de uma linguagem de programação são um conjunto de palavras e símbolos que possuem significado especial dentro da linguagem, em seu interpretador ou compilador. Estas palavras não podem ser usadas como identificadores de funções, nomes de variáveis, constantes, nomes de classes, etc. A linguagem R, no momento que escrevo este texto, possui as seguintes palavras reservadas: if else repeat while function for in next break TRUE FALSE NULL Inf NaN NA NA_integer_ NA_real_ NA_complex_ NA_character_ ? A qualquer momento nós podemos listas estas palavras reservadas, seja na janela de comandos ou em um script do R. Basta disparmos os comandos abaixo: > ?reserved [ENTER] > help(reserved) [ENTER] > Entre essas palavras reservadas, if, else, repeat, while, function, for, in, next e break são usadas para os testes condicionais, laços e funções definidas pelo usuário. São estas palavras que formam a estrutura básica da linguagem R. As palavras TRUE e FALSE são as constantes lógicas em R. NULL representa a ausência de um valor, ou um valor indefinido (ainda não houve atribuição). A palavra reservada Inf significa "Infinity". Por exemplo, quando 1 é dividido por 0, enquanto NaN quer dizer "Not a Number" (não é um número). Um exemplo disso é quando dividimos 0 por 0. NA significa "Not Available" e é usada para representar valores não informados. A linguagem R é sensível a maiúsculas e minúsculas. Isso quer dizer que TRUE e True não são a mesma coisa. Enquanto TRUE é uma palavra reservada representando uma constante lógica, True pode ser usada como um nome de variável. |
Revit C# ::: Dicas & Truques ::: Tratamento de Erros |
Como corrigir o erro OperationCanceledException em macros e add-ins do Revit C# APIQuantidade de visualizações: 383 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos tratar a exceção OperationCanceledException em macros e plug-ins feitos para o Revit usando a Revit C# API. Esta exceção está no namespace Autodesk.Revit.Exceptions e deve ser declarada por seu nome completo, para não ser confundida com System.OperationCanceledException. O erro OperationCanceledException ocorre quando uma operação é cancelada de forma inesperada. Por exemplo, no código abaixo nós pedimos para o usuário selecionar um grupo e, em seguida, informar um ponto na área de desenho do Revit para que o grupo seja copiado e colocado no ponto indicado. Se o usuário clicar com o botão direito ou pressionar Esc, a operação é cancelada automaticamente. O tratamento da exceção OperationCanceledException nos permite reagir a isso, indicando ao usuário o melhor caminho a ser seguido. O código apresentado aqui já foi visto em dicas e truques sobre a criação e manipulação de grupos de elementos no Revit usando a Revit C# API. No entanto, no código apresentado eu não fiz o tratamento de exceções. Veja o código Revit C# API completo para o exemplo: using System; using Autodesk.Revit.UI; using Autodesk.Revit.DB; using Autodesk.Revit.DB.Structure; using Autodesk.Revit.UI.Selection; using System.Collections.Generic; using System.Linq; namespace Estudos { [Autodesk.Revit.Attributes.Transaction(Autodesk.Revit.Attributes. TransactionMode.Manual)] [Autodesk.Revit.DB.Macros.AddInId("ED8EC6C4-9489-48F7-B04E-B45B5D1BEB12")] public partial class ThisApplication { private void Module_Startup(object sender, EventArgs e) { // vamos obter uma referência ao Document ativo Document doc = this.ActiveUIDocument.Document; // Vamos definir um objeto Reference para guardar // o elemento selecionado pelo usuário Reference ref_selecionado = null; // pedimos para o usuário selecionar um grupo Selection selecao = this.ActiveUIDocument.Selection; try { ref_selecionado = selecao.PickObject(ObjectType.Element, "Selecione um grupo"); Element elem = doc.GetElement(ref_selecionado); Group group = elem as Group; // vamos pedir para o usuário selecionar um ponto na área de // desenho do Revit XYZ ponto = selecao.PickPoint( "Selecione um ponto para posicionar o grupo"); // criamos uma nova transação e posicionamos a cópia do // grupo nas coordenadas indicadas pelo usuário Transaction transacao = new Transaction(doc); transacao.Start("Copiar Grupo no Revit"); doc.Create.PlaceGroup(ponto, group.GroupType); transacao.Commit(); // mostramos o resultado TaskDialog.Show("Aviso", "O grupo foi copiado com sucesso."); } // Se o usuário clicar com o botão direito ou pressionar Esc catch (Autodesk.Revit.Exceptions.OperationCanceledException ex) { TaskDialog.Show("Aviso", "Erro: Operação cancelada pelo usuário"); } catch (Exception ex) { TaskDialog.Show("Aviso", "Erro: " + ex.Message); } } private void Module_Shutdown(object sender, EventArgs e) { // para fazer alguma limpeza de memória ou algo assim } #region Revit Macros generated code private void InternalStartup() { this.Startup += new System.EventHandler(Module_Startup); this.Shutdown += new System.EventHandler(Module_Shutdown); } #endregion } } Se o usuário cancelar a operação, ou seja, não selecionar nenhum grupo (talvez pressionando a tecla Esc), o código reagirá e mostrará a mensagem: Erro: The user aborted the pick operation. Se, em vez de selecionar um grupo, o usuário selecionar um outro elemento, então a mensagem de erro será: Erro: Referência de objeto não definida para uma instância de um objeto. |
VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Sistema |
Como retornar a versão do .NET a partir de seus códigos VB.NET usando Environment.Version.ToString()Quantidade de visualizações: 7372 vezes |
Em algumas situações nós precisamos saber qual a versão do .NET Framework no qual nosso programa VB.NET está sendo executado. Para isso nós podemos usar o método Environment.Version.ToString(), que retorna a versão do Runtime do .NET Framework como uma string. Veja o código completo para o exemplo: Imports System Module Program Sub Main(args As String()) ' vamos obter a versão do .NET Dim versao As String = Environment.Version.ToString() ' vamos mostrar o resultado Console.WriteLine("A versão do .NET é: " & versao) Console.WriteLine(vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...") ' pausa o programa Console.ReadKey() End Sub End Module Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado: A versão do .NET é: 3.1.23 |
Python ::: Python para Engenharia ::: Física - Hidrodinâmica |
Como representar a Equação da Continuidade em Python - Python para HidrodinâmicaQuantidade de visualizações: 358 vezes |
O que é a Equação da Continuidade? A Hidrodinâmica é a parte da Física que estuda os fluidos em movimento, enquanto a Equação da Continuidade, que é parte da Hidrodinâmica, determina o fluxo de um fluido através de uma área. Esta equação está muito presente quando o assunto é Dinâmica dos Fluidos ou Mecânica dos Fluidos. A Equação da Continuidade é uma consequência direta da Lei da Conservação da Massa. Por meio dessa propriedade, podemos dizer que a quantidade de massa de fluido que atravessa o tubo é a mesma na entrada e na saída. Para melhor entendimento veja a seguinte figura: ![]() Sabendo que a quantidade de água que entra na mangueira deve ser igual à mesma quantidade que sai, ao colocarmos o dedo na saída da mangueira, nós estamos estreitando a área da vazão, o que, consequentemente, aumenta a velocidade da água. Qual é a Fórmula da Equação da Continuidade? Antes de passarmos ao código Python, vamos revisar a Fórmula da Equação da Continuidade. Veja: \[ A_1 \cdot \text{v}_1 = A_2 \cdot \text{v}_2 \] Por meio dessa equação nós entramos com três valores e obtemos um quarto valor. Não se esqueça de que as velocidades são dadas em metros por segundo e as áreas são dadas em metros quadrados (de acordo com o SI - Sistema Internacional de Medidas). Tenha a certeza de efetuar as devidas conversões para não obter resultados incorretos. Vamos escrever código Python agora? A Equação da Continuidade em código Python Para exemplificar como podemos representar a Equação da Continuidade em Python, vamos resolver o seguinte problema? 1) Um fluido escoa a 2 m/s em um tubo de área transversal igual a 200 mm2. Qual é a velocidade desse fluido ao sair pelo outro lado do tubo, cuja área é de 100 mm2? a) 20 m/s b) 4 m/s c) 0,25 m/s d) 1,4 m/s e) 0,2 m/s Note que a velocidade já está em metros por segundo, mas as áreas foram dadas em milímetros quadrados. Por essa razão nós deveremos converter milímetros quadrados em metros quadrados. Veja o código Python completo para a resolução deste exercício de Equação da Continuidade: # função principal do programa def main(): # vamos solicitar os dados de entrada v1 = float(input("Velocidade de entrada (m/s): ")) a1 = float(input("Área de entrada (milímetros quadrados): ")) a2 = float(input("Área de saída (milímetros quadrados): ")) # vamos converter as áreas em milímetros quadrados # para metros quadrados a1 = a1 / 1000000 a2 = a2 / 1000000 # agora calculamos a velocidade de saída v2 = (a1 * v1) / a2 # e mostramos o resultado print("A velocidade de saída é: {0} m/s".format(v2)) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Velocidade de entrada (m/s): 2 Área de entrada (milímetros quadrados): 200 Área de saída (milímetros quadrados): 100 A velocidade de saída é: 4.0 m/s Portanto, a velocidade do fluido na saída do tubo é de 4 m/s. |
Java ::: Pacote java.lang ::: Character |
Como usar a classe Character da linguagem Java para tratar caracteres individuais em seus programasQuantidade de visualizações: 7248 vezes |
A classe Character, uma classe pública e final (ou seja, não é possível fazer subclasse desta classe) e presente no pacote java.lang é uma classe encapsuladora (wrapper class) para o tipo primitivo char. Objetos desta classe contém apenas um campo, cujo tipo é char. Veja a posição desta classe na hierarquia de classes da plataforma Java: java.lang.Object java.lang.Character Esta classe implementa as interfaces Serializable e Comparable<Character>. Uma das vantagens de se usar objetos da classe Character é que podemos chamar seus métodos estáticos para obter informações sobre o tipo char encapsulado. Veja: public class Main { public static void main(String[] args) { // uma variável do tipo char char letra = 'A'; // vamos verificar se o caractere anterior é uma letra maiúscula if(Character.isUpperCase(letra)){ System.out.println("A letra é maiúscula"); } else{ System.out.println("A letra não é maiúscula"); } } } Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado: A letra é maiúscula Veja que neste trecho de código nós usamos o método estático isUpperCase() da classe Character para verificar se um determinado caractere está em letras maiúsculas. |
VB.NET ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade) |
Exercícios Resolvidos de VB.NET - Uma função recursiva que conta quantas vezes um valor inteiro k ocorre em um vetor de inteirosQuantidade de visualizações: 527 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva uma função recursiva em VB.NET que conta quantas vezes um valor inteiro k ocorre em um vetor de 10 inteiros. Sua função deverá ter a seguinte assinatura: // função recursiva que recebe um valor e um vetor e retorna quantas // vezes o valor é encontrado no vetor public static int QuantRepeticoes(int indice, int valor, int[] vetor) { // sua implementação aqui } Informe o 1 valor: 2 Informe o 2 valor: 7 Informe o 3 valor: 4 Informe o 4 valor: 7 Informe o 5 valor: 1 Informe o valor a ser pesquisado no vetor: 7 O valor informado se repete 2 vezes. Veja a resolução comentada deste exercício usando VB.NET: Imports System Module Program ' função principal do programa VB.NET Sub Main(args As String()) ' vamos declarar um vetor de 10 inteiros Dim valores(4) As Integer ' vamos pedir ao usuário que informe os valores do vetor For i As Integer = 0 To valores.Length - 1 Console.Write("Informe o " & (i + 1) & " valor: ") ' efetua a leitura do valor informado para a posição atual do vetor valores(i) = Int32.Parse(Console.ReadLine()) Next ' agora vamos pedir para informar o valor a ser pesquisado Console.Write(vbCrLf & "Informe o valor a ser pesquisado no vetor: ") Dim valor As Integer = Int32.Parse(Console.ReadLine()) ' e vamos ver a quantidade de repetições Dim repeticoes As Integer = QuantRepeticoes(0, valor, valores) Console.WriteLine("O valor informado se repete " & repeticoes & " vezes.") Console.WriteLine(vbCrLf & vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...") ' pausa o programa Console.ReadKey() End Sub ' função recursiva que recebe um valor e um vetor e retorna quantas ' vezes o valor é encontrado no vetor Function QuantRepeticoes(indice As Integer, valor As Integer, vetor() As Integer) As Integer If indice = vetor.Length - 1 Then ' caso base...hora de parar a recursividade If vetor(indice) = valor Then Return 1 ' mais um repetição foi encontrada End If Else ' dispara mais uma chamada recursiva If vetor(indice) = valor Then ' houve mais uma repetição Return 1 + QuantRepeticoes(indice + 1, valor, vetor) Else Return 0 + QuantRepeticoes(indice + 1, valor, vetor) ' não repetiu End If End If Return 0 ' só para deixar o compilador satisfeito...esta linha nunca é ' executada End Function End Module |
HTML5 ::: HTML5 + JavaScript ::: Canvas |
Como carregar uma imagem (ou foto) no objeto Canvas do HTML5Quantidade de visualizações: 2474 vezes |
O objeto Canvas do HTML5 nos permite carregar uma imagem ou foto em tempo de execução e desenhá-la em sua superfície. Para isso, comece criando um objeto Image para guardar a imagem temporariamente na memória:var imagem = new Image(); // vamos carregar a logo do nosso site imagem.src = "https://www.arquivodecodigos.com.br/logo.jpg"; O passo seguinte é adicionar um "ouvidor" de evento neste objeto Image para que ele nos avise quando a imagem estiver 100% carregada. Veja: // vamos adicionar um "ouvidor" de evento no objeto Image imagem.addEventListener('load', desenharImagem); Pronto! Veja que agora, quando o evento load do objeto Image disparar, a função desenharImagem será chamada e a imagem será então desenhada no Canvas. Veja: function desenharImagem(){ // obtemos uma referência ao elemento Canvas var canvas = document.getElementById("canvas1"); // obtemos o contexto de desenho var contexto = canvas.getContext("2d"); // e finalmente desenhamos a imagem contexto.drawImage(imagem, 0, 0); } E aqui está o código completo para o exemplo: <html> <head> <title>O objeto Canvas do HTML5</title> </head> <body> <Canvas id="canvas1" width="500" height="350"></Canvas> <script type="text/javascript"> var imagem = new Image(); // vamos carregar a logo do nosso site imagem.src = "https://www.arquivodecodigos.com.br/logo.jpg"; // vamos adicionar um "ouvidor" de evento no objeto Image imagem.addEventListener('load', desenharImagem); function desenharImagem(){ // obtemos uma referência ao elemento Canvas var canvas = document.getElementById("canvas1"); // obtemos o contexto de desenho var contexto = canvas.getContext("2d"); // e finalmente desenhamos a imagem contexto.drawImage(imagem, 0, 0); } </script> </body> </html> Ao executar a página nós teremos o seguinte resultado: ![]() |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Como usar construtores em Ruby - Programação Orientada a Objetos em RubyQuantidade de visualizações: 10451 vezes |
Os métodos construtores são recursos muito importantes na construção de objetos de um classe, uma vez que estes permitem inicializar as variáveis de instância do objeto sendo construído. Dessa forma, na programação orientada a objetos, o método construtor tem por finalidade instanciar um novo objeto e já fornecer (ou não) os valores iniciais para as suas variáveis de instância. Em Ruby, o construtor de uma classe é definido com o uso da palavra-chave initialize. Veja um exemplo: # Definição da classe Cliente class Cliente # construtor da classe def initialize(nome, idade) @nome = nome @idade = idade end # método que permite retornar o nome do cliente def obter_nome @nome end # método que permite retornar a idade do cliente def obter_idade @idade end end # Cria uma instância da classe Cliente e inicializa as # variáveis de instância @nome e @idade cliente = Cliente.new("Osmar J. Silva", 35) # Efetua uma chamada ao método obter_nome puts "O nome do cliente é: " + cliente.obter_nome Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: O nome do cliente é: Osmar J. Silva |
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