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C# ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres |
Exercícios Resolvidos de C# - Como retornar o código ASCII associado a um caractere em C# - Ler um caractere e retornar o código ASCII correspondenteQuantidade de visualizações: 658 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C# que pede para o usuário informar um caractere (letra ou número) e mostre o código ASCII correspondente. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um caractere: A Você informou o caractere: A O código ASCII correspondente é: 65 Veja a resolução comentada deste exercício em C#: using System; namespace Estudos { class Principal { // função principal do programa C# static void Main(string[] args) { // vamos pedir para o usuário informar uma letra, símbolo ou pontuação Console.Write("Informe um caractere: "); // vamos ler o caractere informado char caractere = Console.ReadLine()[0]; // agora vamos obter o código ASCII correspondente int codigo = (int)caractere; // e mostramos o resultado Console.WriteLine("Você informou o caractere: " + caractere); Console.WriteLine("O código ASCII correspondente é: " + codigo); Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } O Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação (do inglês American Standard Code for Information Interchange - ASCII, pronunciado [áski]) é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação e de controle, através de um sinal codificado em forma de código binário (cadeias de bits formada por vários 0 e 1), desenvolvido a partir de 1960, que representa um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, algarismos arábicos, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercício Resolvido de Java - Como testar se um ano é bissexto em Java - Um programa que lê um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou nãoQuantidade de visualizações: 2682 vezes |
Pergunta/Tarefa: Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos (exceto anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400). Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. O último ano bissexto foi 2012 e o próximo será 2016. Um ano é bissexto se ele for divisível por 4 mas não por 100, ou se for divisível por 400. Escreva um programa Java que pede ao usuário um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o ano: 2024 O ano informado é bissexto. Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos solicitar que o usuário informe um ano System.out.print("Informe o ano: "); int ano = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos verificar se o ano informado é bissexto if(((ano % 4 == 0) && (ano % 100 != 0)) || (ano % 400 == 0)){ System.out.println("O ano informado é bissexto."); } else{ System.out.println("O ano informado não é bissexto."); } System.out.println("\n"); } } |
Java ::: Classes e Componentes ::: JTable |
Java Swing - Como colorir o fundo das células de uma JTable baseado em seus valoresQuantidade de visualizações: 194 vezes |
Nesta dica veremos como é possível criar uma classe personalizada que extende a classe JLabel e implementa a interface TableCellRenderer e usá-la como renderizador das células de uma JTable. Dessa forma conseguiremos aplicar uma cor diferente a cada célula dependendo do seu valor. Veja o resultado na figura abaixo:![]() Veja agora o código Java Swing completo para o exemplo: package arquivodecodigos; import javax.swing.*; import java.awt.*; import javax.swing.table.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos(){ super("Exemplo de uma tabela simples"); // colunas da tabela String[] colunas = {"Nome", "Idade", "Sexo"}; // conteúdo da tabela Object[][] conteudo = { {"Osmar J. Silva", "32", "Masculino"}, {"Maria Clara Gomes", "19", "Feminino"}, {"Fernando Gomes", "15", "Masculino"}, {"Carlos Vieira", "40", "Masculino"} }; // constrói a tabela JTable tabela = new JTable(conteudo, colunas); // quero colorir o fundo das células da segunda coluna // se o valor encontrado for menor que 20 TableCellRenderer tcr = new Colorir(); TableColumn column = tabela.getColumnModel().getColumn(1); column.setCellRenderer(tcr); tabela.setPreferredScrollableViewportSize(new Dimension(350, 50)); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new FlowLayout()); JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(tabela); c.add(scrollPane); setSize(400, 300); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } class Colorir extends JLabel implements TableCellRenderer{ public Colorir(){ setOpaque(true); } @Override public Component getTableCellRendererComponent( JTable table, Object value, boolean isSelected, boolean hasFocus, int row, int column){ if(Integer.parseInt(value.toString()) < 20){ setBackground(Color.YELLOW); } else{ setBackground(table.getBackground()); } setText(value.toString()); return this; } @Override public void validate() {} @Override public void revalidate() {} @Override protected void firePropertyChange(String propertyName, Object oldValue, Object newValue) {} @Override public void firePropertyChange(String propertyName, boolean oldValue, boolean newValue) {} } |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Java Básico - Lendo a nota de um aluno e classificando-a com as letras A, B, C, D ou EQuantidade de visualizações: 4231 vezes |
Exercício Resolvido de Java - Java Básico - Lendo a nota de um aluno e classificando-a com as letras A, B, C, D ou E Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que lê a nota de um aluno e a classifica de acordo com as seguintes regras: 1) Maior ou igual a 9,00 - A 2) Maior ou igual a 8,0 e menor que 9,0 - B 3) Maior ou igual a 7,0 e menor que 8,0 - C 4) Maior ou igual a 6,0 e menor que 7,0 - D 5) Menor que 6,0 - E Sua saída deverá ser parecida com: ![]() Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos solicitar que o usuário informe a nota do aluno System.out.print("Informe a nota do aluno: "); double nota = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); char letra = 'A'; // vai guardar a letra de classificação // a nota está dentro da faixa esperada? if((nota < 0) || (nota > 10)){ System.out.println("A nota esta fora da faixa esperada."); } else{ if(nota < 6.0){ letra = 'E'; } else if((nota >= 6.0) && (nota < 7.0)){ letra = 'D'; } else if((nota >= 7.0) && (nota < 8.0)){ letra = 'C'; } else if((nota >= 8.0) && (nota < 9.0)){ letra = 'B'; } else{ letra = 'A'; } } // vamos mostrar a classificação System.out.println("A classificação desta nota é: " + letra); System.out.println("\n"); } } |
Java ::: Classes e Componentes ::: JComponent |
Java Avançado - Como verificar se uma classe herda de JComponentQuantidade de visualizações: 8699 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos tirar proveito dos métodos getClass(), getSuperclass() e getName() da classe Class para verificarmos se uma determinada classe herda da classe JComponent. Embora este exemplo busque relacionar controles do Java Swing, a técnica usada pode ser aplicada em qualquer classe da linguagem Java. Veja o código completo: package arquivodecodigos; import javax.swing.*; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // verifica se JLabel herda de JComponent JLabel label = new JLabel("Teste"); if(herdaJComponent(label)){ System.out.println("JLabel herda de JComponent"); } else{ System.out.println( "JLabel não herda de JComponent"); } // verifica se Timer herda de JComponent java.util.Timer timer = new java.util.Timer(); if(herdaJComponent(timer)){ System.out.println( "java.util.Timer herda de JComponent"); } else{ System.out.println( "java.util.Timer não herda de JComponent"); } System.exit(0); } static boolean herdaJComponent(Object obj){ Class cls = obj.getClass(); Class superclass = cls.getSuperclass(); while(superclass != null){ String className = superclass.getName(); if(className.equals("javax.swing.JComponent")){ return true; } cls = superclass; superclass = cls.getSuperclass(); } return false; } } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: JLabel herda de JComponent java.util.Timer não herda de JComponent |
HTML5 ::: Dicas & Truques ::: Meta Tags |
HTML5 para iniciantes - Como usar a meta tag viewport para controlar o layout de suas páginas HTMLQuantidade de visualizações: 6125 vezes |
Quando estamos aprendendo HTML5 e queremos desenvolver páginas web responsivas, ou design responsivo, uma das primeiras tags que temos que entender e dominar bem, é a tag viewport, incluinda com a especificação do HTML5. Mas o que é a tag viewport? Esta meta tag foi originalmente apresentada no navegador Safari Mobile, e é usada para definir a largura e escala de apresentação do conteúdo da página HTML. Dessa forma, viewport é a área da página web na qual o conteúdo é exibido para o usuário. Como sabemos, uma página web pode ser acessada por dispositivos variados. A tela do laptop é muito maior se comparada à tela de um smartphone ou tablet. A meta tag viewport é adicionada na seção <head> da página HTML e pode conter os seguintes elementos: width: É a largura do viewport virtual no dispositivo. height: É a altura do viewport virtual do dispositivo. initial-scale: É o nível de zoom quando a página é acessada. maximum-scale: É o limite máximo de zoom que pode ser aplicado à página. user-scalable: Uma flag que indica se o usuário pode ou não aplicar zoom à página. Os valores permitidos são yes ou no. Veja, por exemplo, como definir um viewport de 980px e escala inicial de zoom de 1: <meta name="viewport" content="width=980, initial-scale=1"> No entanto, se nossa intenção é desenvolver um design responsivo, devemos passar o valor device-width para o atributo width do viewport. Isso faz com que a largura do viewport seja igual à largura do dispositivo que está acessando a página. Veja uma página HTML completa usando esta abordagem: <html> <head> <title>Estudando HTML5</title> <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1"> </head> <body> <h1>Java Avançado - Como obter a largura e altura da tela do seu computador em pixels usando o método getScreenSize() da classe Toolkit do Java</h1> <p>A classe Toolkit da linguagem Java nos fornece o método getScreenSize(), que retorna um objeto da classe Dimension contendo a largura e a altura da tela do nosso computador, em pixels. Veja o código Java completo para o exemplo:</p> </body> </html> Note que o elementos dentro do atributo content são separados por vírgulas, juntamente com seus valores individuais. |
Python ::: wxPython ::: Gerenciadores de Layout do wxPython |
Como usar o gerenciador de layout BoxSizer em suas aplicações wxPythonQuantidade de visualizações: 280 vezes |
O gerenciador de layout BoxSizer do wxPython é o mais comum em aplicações Python usando interfaces gráficas do usuário, ou seja, aplicações GUI. Este gerenciador de layout nos permite agrupar vários controles em uma linha ou coluna, e podemos ainda colocar um BoxSizer dentro de outro BoxSizer, o que resulta em layouts bem mais complexos. Para definir se os controles serão colocados na vertical ou horizontal nós podemos usar os valores wx.VERTICAL ou wx.HORIZONTAL no construtor da classe BoxSizer para ajustar a orientação do layout. Veja uma aplicação wxPython completa na qual colocamos três botões wx.Button na janela principal do programa, dispostos na horizontal: # vamos importar o framework wxPython import wx # classe que representará a janela principal da # aplicação wxPython class JanelaPrincipal(wx.Frame): # o método construtor def __init__(self, *args, **kw): # chama o construtor da classe wx.Frame super(JanelaPrincipal, self).__init__(*args, **kw) # chama a função que inicializa a GUI self.InicializarGUI() # função que inicializa a GUI do programa def InicializarGUI(self): # vamos criar um painel painel = wx.Panel(self) # definimos a cor de fundo para o painel painel.SetBackgroundColour(wx.WHITE) # criamos um BoxSizer vbox = wx.BoxSizer(wx.HORIZONTAL) # vamos criar três botões e adicioná-los ao BoxSizer btn1 = wx.Button(painel, label='Produtos', size=(90, 30)) btn2 = wx.Button(painel, label='Clientes', size=(90, 30)) btn3 = wx.Button(painel, label='Fornecedores', size=(90, 30)) vbox.Add(btn1, flag=wx.LEFT|wx.TOP, border=10) vbox.Add(btn2, flag=wx.LEFT|wx.TOP, border=10) vbox.Add(btn3, flag=wx.LEFT|wx.TOP, border=10) # colocamos o sizer no painel painel.SetSizer(vbox) # definimos o tamanho da janela self.SetSize((450, 350)) # definimos o título da janela self.SetTitle('O gerenciador de layout BoxSizer') # e centralizamos a janela self.Centre() # função principal do programa Python def main(): # vamos criar a aplicação wxPython app = wx.App() janela_principal = JanelaPrincipal(None) janela_principal.Show() app.MainLoop() if __name__ == "__main__": main() Note o uso de um objeto wx.Panel para a criação de um painel no qual colocaremos o BoxSizer. Observe também o uso das flags wx.LEFT|wx.TOP para ajustarmos as bordas ao redor de cada um dos botões inseridos no gerenciador de layout. |
Java ::: Classes e Componentes ::: JTextArea |
Java Swing - Como evitar a barra de rolagem horizontal em um JScrollPaneQuantidade de visualizações: 136 vezes |
Em algumas situações nós precisamos usar um JScrollPane para permitir as barras de rolagem em algum componente visual do Java Swing. Nesta dica eu mostro como isso pode ser feito, e mostro também como a barra de rolagem horizontal pode ser evitada. Este comportamento é o esperado quando estamos trabalhando com caixas de texto do tipo JTextArea. Veja um trecho de código no qual usamos a constante HORIZONTAL_SCROLLBAR_NEVER de ScrollPaneConstants para indicar que a barra horizontal não deverá ser exibida: textArea = new JTextArea(10, 20); JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(textArea); // Evitar o aparecimento da barra de rolagem horizontal scrollPane.setHorizontalScrollBarPolicy( ScrollPaneConstants.HORIZONTAL_SCROLLBAR_NEVER); |
Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como comparar strings em Java usando o método equals() da classe StringQuantidade de visualizações: 317 vezes |
Em várias ocasiões nós precisamos efetuar a comparação de textos, frases ou palavras em Java. Para isso nós podemos usar o método equals() da classe String. Esta função recebe as duas strings a serem testadas e retorna true se as duas strings forem iguais e false em caso contrário. Veja um exemplo de seu uso: // Este exemplo mostra como comparar duas strings // em Java usando o método equals() package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String[] args) { // vamos declarar duas strings String s1 = "Gosto de Java"; String s2 = "Gosto de java"; // e agora vamos verificar se as duas são iguais if(s1.equals(s2)){ System.out.println("As duas strings são iguais"); } else{ System.out.println("As duas strings são diferentes"); } System.exit(0); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: As duas strings são diferentes. É importante ter em mente que o método equals() diferencia maiúsculas de minúsculas. |
Delphi ::: Imagens, Gráficos e Cores ::: TCanvas (Classe TCanvas) |
Computação gráfica em Delphi - Como desenhar linhas usando o método LineTo() da classe TCanvas do DelphiQuantidade de visualizações: 16442 vezes |
Podemos desenhar linhas em Delphi usando o método LineTo() da classe TCanvas. Este método desenha uma linha partindo da posição inicial da caneta (PenPos), ou seja, as coordenadas x e y iniciais, até as coordenadas finais que fornecemos ao método durante a realização do desenho. Veja um exemplo no qual desenhamos uma linha horizontal no formulário: procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject); var areaDesenho: TCanvas; begin // este trecho de código mostra como desenhar uma // linha horizontal no formulário // vamos obter o canvas do formulário areaDesenho := Form2.Canvas; // vamos mover a caneta para as coordenadas x = 30; y = 100 areaDesenho.MoveTo(30, 100); // vamos desenhar uma linha no formulário partindo // das coordenadas anteriores até as coordenadas // x = 300; y = 100 areaDesenho.LineTo(300, 100); end; Note que, na maioria dos casos, este código é escrito de forma mais compacta: procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject); begin // este trecho de código mostra como desenhar uma // linha horizontal no formulário // vamos obter o canvas do formulário with Form2.Canvas do begin // vamos mover a caneta para as coordenadas x = 30; y = 100 MoveTo(30, 100); // vamos desenhar uma linha no formulário partindo // das coordenadas anteriores até as coordenadas // x = 300; y = 100 LineTo(300, 100); end; end; É importante observar que a nova posição da caneta (propriedade PenPos) é definida ao final da chamada ao método LineTo(). Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares |
Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo |
JavaScript - Como testar se uma string contém uma determinada substring em JavaScript usando a função includes() AutoCAD VBA - Como criar uma linha no AutoCAD usando Autocad VBA e a função AddLine() do objeto ModelSpace |
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Python - Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python - Jogo completo em Python com código comentado |
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