E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
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C# ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres

Exercícios Resolvidos de C# - Como retornar o código ASCII associado a um caractere em C# - Ler um caractere e retornar o código ASCII correspondente

Quantidade de visualizações: 658 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C# que pede para o usuário informar um caractere (letra ou número) e mostre o código ASCII correspondente.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um caractere: A
Você informou o caractere: A
O código ASCII correspondente é: 65
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em C#:

using System;

namespace Estudos {
  class Principal {
    // função principal do programa C#
    static void Main(string[] args) {
      // vamos pedir para o usuário informar uma letra, símbolo ou pontuação
      Console.Write("Informe um caractere: ");

      // vamos ler o caractere informado
      char caractere = Console.ReadLine()[0];

      // agora vamos obter o código ASCII correspondente
      int codigo = (int)caractere;

      // e mostramos o resultado
      Console.WriteLine("Você informou o caractere: " + caractere);
      Console.WriteLine("O código ASCII correspondente é: " + codigo);
      
      Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

O Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação (do inglês American Standard Code for Information Interchange - ASCII, pronunciado [áski]) é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação e de controle, através de um sinal codificado em forma de código binário (cadeias de bits formada por vários 0 e 1), desenvolvido a partir de 1960, que representa um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, algarismos arábicos, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercício Resolvido de Java - Como testar se um ano é bissexto em Java - Um programa que lê um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não

Quantidade de visualizações: 2682 vezes
Pergunta/Tarefa:

Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos (exceto anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400). Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. O último ano bissexto foi 2012 e o próximo será 2016.

Um ano é bissexto se ele for divisível por 4 mas não por 100, ou se for divisível por 400.

Escreva um programa Java que pede ao usuário um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o ano: 2024
O ano informado é bissexto.
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);  
    
    // vamos solicitar que o usuário informe um ano
    System.out.print("Informe o ano: ");
    int ano = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // vamos verificar se o ano informado é bissexto
    if(((ano % 4 == 0) && (ano % 100 != 0)) || (ano % 400 == 0)){
      System.out.println("O ano informado é bissexto.");  
    }
    else{
      System.out.println("O ano informado não é bissexto.");  
    }
    
    System.out.println("\n");
  }
}



Java ::: Classes e Componentes ::: JTable

Java Swing - Como colorir o fundo das células de uma JTable baseado em seus valores

Quantidade de visualizações: 194 vezes
Nesta dica veremos como é possível criar uma classe personalizada que extende a classe JLabel e implementa a interface TableCellRenderer e usá-la como renderizador das células de uma JTable. Dessa forma conseguiremos aplicar uma cor diferente a cada célula dependendo do seu valor. Veja o resultado na figura abaixo:



Veja agora o código Java Swing completo para o exemplo:

package arquivodecodigos;

import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import javax.swing.table.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  public Estudos(){
    super("Exemplo de uma tabela simples");
         
    // colunas da tabela
    String[] colunas = {"Nome", "Idade", "Sexo"};
         
    // conteúdo da tabela   
    Object[][] conteudo = {
        {"Osmar J. Silva", "32", "Masculino"},
        {"Maria Clara Gomes", "19", "Feminino"},
        {"Fernando Gomes", "15", "Masculino"},
        {"Carlos Vieira", "40", "Masculino"}
    };
         
    // constrói a tabela
    JTable tabela = new JTable(conteudo, colunas);
     
    // quero colorir o fundo das células da segunda coluna
    // se o valor encontrado for menor que 20
    TableCellRenderer tcr = new Colorir();
    TableColumn column = 
        tabela.getColumnModel().getColumn(1);
    column.setCellRenderer(tcr);
  
    tabela.setPreferredScrollableViewportSize(new 
          Dimension(350, 50));
     
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new FlowLayout());
             
    JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(tabela);
    c.add(scrollPane);
         
    setSize(400, 300);
    setVisible(true);
  }
     
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}
 
class Colorir extends JLabel implements TableCellRenderer{
  public Colorir(){
    setOpaque(true);
  }
   
  @Override
  public Component getTableCellRendererComponent(
     JTable table, 
     Object value, boolean isSelected, boolean hasFocus,
        int row, int column){
     
     if(Integer.parseInt(value.toString()) < 20){
       setBackground(Color.YELLOW); 
     }
     else{
       setBackground(table.getBackground());        
     }
      
     setText(value.toString());
         
     return this;       
  }
   
  @Override
  public void validate() {}
  
  @Override
  public void revalidate() {}
  
  @Override
  protected void firePropertyChange(String propertyName,
     Object oldValue, Object newValue) {}
  
  @Override
  public void firePropertyChange(String propertyName,
     boolean oldValue, boolean newValue) {}  
}



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico

Exercícios Resolvidos de Java - Java Básico - Lendo a nota de um aluno e classificando-a com as letras A, B, C, D ou E

Quantidade de visualizações: 4231 vezes
Exercício Resolvido de Java - Java Básico - Lendo a nota de um aluno e classificando-a com as letras A, B, C, D ou E

Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que lê a nota de um aluno e a classifica de acordo com as seguintes regras:

1) Maior ou igual a 9,00 - A
2) Maior ou igual a 8,0 e menor que 9,0 - B
3) Maior ou igual a 7,0 e menor que 8,0 - C
4) Maior ou igual a 6,0 e menor que 7,0 - D
5) Menor que 6,0 - E

Sua saída deverá ser parecida com:



Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos solicitar que o usuário informe a nota do aluno
    System.out.print("Informe a nota do aluno: ");
    double nota = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    char letra = 'A'; // vai guardar a letra de classificação
    
    // a nota está dentro da faixa esperada?
    if((nota < 0) || (nota > 10)){
      System.out.println("A nota esta fora da faixa esperada.");  
    }
    else{
      if(nota < 6.0){
        letra = 'E';  
      }
      else if((nota >= 6.0) && (nota < 7.0)){
        letra = 'D';  
      }
      else if((nota >= 7.0) && (nota < 8.0)){
        letra = 'C';  
      }
      else if((nota >= 8.0) && (nota < 9.0)){
        letra = 'B';  
      }
      else{
        letra = 'A';  
      }
    }
    
    // vamos mostrar a classificação
    System.out.println("A classificação desta nota é: " + letra);
    
    System.out.println("\n");
  }
}



Java ::: Classes e Componentes ::: JComponent

Java Avançado - Como verificar se uma classe herda de JComponent

Quantidade de visualizações: 8699 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos tirar proveito dos métodos getClass(), getSuperclass() e getName() da classe Class para verificarmos se uma determinada classe herda da classe JComponent.

Embora este exemplo busque relacionar controles do Java Swing, a técnica usada pode ser aplicada em qualquer classe da linguagem Java.

Veja o código completo:

package arquivodecodigos;

import javax.swing.*;
 
public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    // verifica se JLabel herda de JComponent
    JLabel label = new JLabel("Teste");
    if(herdaJComponent(label)){
      System.out.println("JLabel herda de JComponent");
    }
    else{
      System.out.println(
        "JLabel não herda de JComponent");
    }
 
    // verifica se Timer herda de JComponent
    java.util.Timer timer = new java.util.Timer();
    if(herdaJComponent(timer)){
      System.out.println(
        "java.util.Timer herda de JComponent");
    }
    else{
      System.out.println(
        "java.util.Timer não herda de JComponent");
    }
 
    System.exit(0);
  }
 
  static boolean herdaJComponent(Object obj){
    Class cls = obj.getClass();
    Class superclass = cls.getSuperclass();
    while(superclass != null){
      String className = superclass.getName();
       
      if(className.equals("javax.swing.JComponent")){
        return true;
      }
 
      cls = superclass;
      superclass = cls.getSuperclass();
    }
 
    return false;
  }
}

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

JLabel herda de JComponent
java.util.Timer não herda de JComponent


HTML5 ::: Dicas & Truques ::: Meta Tags

HTML5 para iniciantes - Como usar a meta tag viewport para controlar o layout de suas páginas HTML

Quantidade de visualizações: 6125 vezes
Quando estamos aprendendo HTML5 e queremos desenvolver páginas web responsivas, ou design responsivo, uma das primeiras tags que temos que entender e dominar bem, é a tag viewport, incluinda com a especificação do HTML5.

Mas o que é a tag viewport? Esta meta tag foi originalmente apresentada no navegador Safari Mobile, e é usada para definir a largura e escala de apresentação do conteúdo da página HTML. Dessa forma, viewport é a área da página web na qual o conteúdo é exibido para o usuário.

Como sabemos, uma página web pode ser acessada por dispositivos variados. A tela do laptop é muito maior se comparada à tela de um smartphone ou tablet.

A meta tag viewport é adicionada na seção <head> da página HTML e pode conter os seguintes elementos:

width: É a largura do viewport virtual no dispositivo.

height: É a altura do viewport virtual do dispositivo.

initial-scale: É o nível de zoom quando a página é acessada.

maximum-scale: É o limite máximo de zoom que pode ser aplicado à página.

user-scalable: Uma flag que indica se o usuário pode ou não aplicar zoom à página. Os valores permitidos são yes ou no.

Veja, por exemplo, como definir um viewport de 980px e escala inicial de zoom de 1:

<meta name="viewport" content="width=980, initial-scale=1">

No entanto, se nossa intenção é desenvolver um design responsivo, devemos passar o valor device-width para o atributo width do viewport. Isso faz com que a largura do viewport seja igual à largura do dispositivo que está acessando a página.

Veja uma página HTML completa usando esta abordagem:

<html>
<head>
<title>Estudando HTML5</title>

<meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1">
 
</head>
<body>

<h1>Java Avançado - Como obter a largura e altura da tela 
do seu computador em pixels usando o método getScreenSize() 
da classe Toolkit do Java</h1>

<p>A classe Toolkit da linguagem Java nos fornece o 
método getScreenSize(), que retorna um objeto da 
classe Dimension contendo a largura e a altura da 
tela do nosso computador, em pixels.

Veja o código Java completo para o exemplo:</p>
 
</body>
</html>

Note que o elementos dentro do atributo content são separados por vírgulas, juntamente com seus valores individuais.


Python ::: wxPython ::: Gerenciadores de Layout do wxPython

Como usar o gerenciador de layout BoxSizer em suas aplicações wxPython

Quantidade de visualizações: 280 vezes
O gerenciador de layout BoxSizer do wxPython é o mais comum em aplicações Python usando interfaces gráficas do usuário, ou seja, aplicações GUI.

Este gerenciador de layout nos permite agrupar vários controles em uma linha ou coluna, e podemos ainda colocar um BoxSizer dentro de outro BoxSizer, o que resulta em layouts bem mais complexos.

Para definir se os controles serão colocados na vertical ou horizontal nós podemos usar os valores wx.VERTICAL ou wx.HORIZONTAL no construtor da classe BoxSizer para ajustar a orientação do layout.

Veja uma aplicação wxPython completa na qual colocamos três botões wx.Button na janela principal do programa, dispostos na horizontal:

# vamos importar o framework wxPython 
import wx

# classe que representará a janela principal da
# aplicação wxPython
class JanelaPrincipal(wx.Frame):
  # o método construtor
  def __init__(self, *args, **kw):
    # chama o construtor da classe wx.Frame
    super(JanelaPrincipal, self).__init__(*args, **kw)

    # chama a função que inicializa a GUI
    self.InicializarGUI()

  # função que inicializa a GUI do programa
  def InicializarGUI(self):
    # vamos criar um painel
    painel = wx.Panel(self)
    # definimos a cor de fundo para o painel
    painel.SetBackgroundColour(wx.WHITE)
    
    # criamos um BoxSizer
    vbox = wx.BoxSizer(wx.HORIZONTAL)

    # vamos criar três botões e adicioná-los ao BoxSizer
    btn1 = wx.Button(painel, label='Produtos', size=(90, 30)) 
    btn2 = wx.Button(painel, label='Clientes', size=(90, 30))
    btn3 = wx.Button(painel, label='Fornecedores', size=(90, 30))
    vbox.Add(btn1, flag=wx.LEFT|wx.TOP, border=10)
    vbox.Add(btn2, flag=wx.LEFT|wx.TOP, border=10)
    vbox.Add(btn3, flag=wx.LEFT|wx.TOP, border=10)

    # colocamos o sizer no painel
    painel.SetSizer(vbox)

    # definimos o tamanho da janela
    self.SetSize((450, 350))
    # definimos o título da janela
    self.SetTitle('O gerenciador de layout BoxSizer')
    # e centralizamos a janela
    self.Centre()

# função principal do programa Python
def main():
  # vamos criar a aplicação wxPython
  app = wx.App()
  janela_principal = JanelaPrincipal(None)
  janela_principal.Show()
  app.MainLoop()

if __name__ == "__main__":
  main()

Note o uso de um objeto wx.Panel para a criação de um painel no qual colocaremos o BoxSizer. Observe também o uso das flags wx.LEFT|wx.TOP para ajustarmos as bordas ao redor de cada um dos botões inseridos no gerenciador de layout.


Java ::: Classes e Componentes ::: JTextArea

Java Swing - Como evitar a barra de rolagem horizontal em um JScrollPane

Quantidade de visualizações: 136 vezes
Em algumas situações nós precisamos usar um JScrollPane para permitir as barras de rolagem em algum componente visual do Java Swing. Nesta dica eu mostro como isso pode ser feito, e mostro também como a barra de rolagem horizontal pode ser evitada. Este comportamento é o esperado quando estamos trabalhando com caixas de texto do tipo JTextArea.

Veja um trecho de código no qual usamos a constante HORIZONTAL_SCROLLBAR_NEVER de ScrollPaneConstants para indicar que a barra horizontal não deverá ser exibida:

textArea = new JTextArea(10, 20);
JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(textArea);
     
// Evitar o aparecimento da barra de rolagem horizontal
scrollPane.setHorizontalScrollBarPolicy(
ScrollPaneConstants.HORIZONTAL_SCROLLBAR_NEVER);



Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como comparar strings em Java usando o método equals() da classe String

Quantidade de visualizações: 317 vezes
Em várias ocasiões nós precisamos efetuar a comparação de textos, frases ou palavras em Java. Para isso nós podemos usar o método equals() da classe String. Esta função recebe as duas strings a serem testadas e retorna true se as duas strings forem iguais e false em caso contrário.

Veja um exemplo de seu uso:

// Este exemplo mostra como comparar duas strings
// em Java usando o método equals()

package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args) {
    // vamos declarar duas strings
    String s1 = "Gosto de Java";
    String s2 = "Gosto de java";
    
    // e agora vamos verificar se as duas são iguais
    if(s1.equals(s2)){
      System.out.println("As duas strings são iguais");
    }
    else{
      System.out.println("As duas strings são diferentes");
    }
      
    System.exit(0);
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

As duas strings são diferentes.

É importante ter em mente que o método equals() diferencia maiúsculas de minúsculas.


Delphi ::: Imagens, Gráficos e Cores ::: TCanvas (Classe TCanvas)

Computação gráfica em Delphi - Como desenhar linhas usando o método LineTo() da classe TCanvas do Delphi

Quantidade de visualizações: 16442 vezes
Podemos desenhar linhas em Delphi usando o método LineTo() da classe TCanvas. Este método desenha uma linha partindo da posição inicial da caneta (PenPos), ou seja, as coordenadas x e y iniciais, até as coordenadas finais que fornecemos ao método durante a realização do desenho.

Veja um exemplo no qual desenhamos uma linha horizontal no formulário:

procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject);
var
  areaDesenho: TCanvas;
begin
  // este trecho de código mostra como desenhar uma
  // linha horizontal no formulário

  // vamos obter o canvas do formulário
  areaDesenho := Form2.Canvas;

  // vamos mover a caneta para as coordenadas x = 30; y = 100
  areaDesenho.MoveTo(30, 100);

  // vamos desenhar uma linha no formulário partindo
  // das coordenadas anteriores até as coordenadas
  // x = 300; y = 100
  areaDesenho.LineTo(300, 100);
end;

Note que, na maioria dos casos, este código é escrito de forma mais compacta:

procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject);
begin
  // este trecho de código mostra como desenhar uma
  // linha horizontal no formulário

  // vamos obter o canvas do formulário
  with Form2.Canvas do
    begin
      // vamos mover a caneta para as coordenadas x = 30; y = 100
      MoveTo(30, 100);

      // vamos desenhar uma linha no formulário partindo
      // das coordenadas anteriores até as coordenadas
      // x = 300; y = 100
      LineTo(300, 100);
    end;
end;

É importante observar que a nova posição da caneta (propriedade PenPos) é definida ao final da chamada ao método LineTo().

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.

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