E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
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Python ::: Pandas Python Library (Biblioteca Python Pandas) ::: DataFrame

Como retornar a quantidade de linhas em um DataFrame do Pandas usando a função len() e a propriedade index

Quantidade de visualizações: 2109 vezes
Podemos tirar proveito da função len() do Python e da propriedade index do DataFrame do Pandas para contarmos as linhas do DataFrame. Lembre-se de que a propriedade index representa os rótulos das linhas.

Veja o código completo para o exemplo:

# importamos a biblioteca Pandas
import pandas as pd
  
def main():
  # vamos carregar os dados do arquivo .csv
  df = pd.read_csv("C:\\estudos_python\\carros.csv",
   delimiter=";")
  
  # vamos mostrar o DataFrame resultante
  print("Os dados do DataFrame são:\n")
  print(df)
 
  # agora vamos retornar a quantidade de linhas no DataFrame
  quant_linhas = len(df.index)

  # e mostramos o resultado
  print("\nO DataFrame contém {0} linhas".format(quant_linhas))
 
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

Os dados do DataFrame são:

        Marca   Modelo     Ano    Valor Vendido
0        Fiat   Sienna  2010.0  23500.0       S
1  Volkswagen     Polo     NaN  31453.0       N
2  Volkswagen      NaN  2001.0  19200.0       S
3        Fiat    Palio  1995.0   7500.0       S
4       Honda    Civic     NaN  42000.0       S
5     Renault  Sandero  2010.0  52000.0       N
6        Ford    Focus  2009.0  42700.0       N

O DataFrame contém 7 linhas



C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: C Básico

Exercício Resolvido de C - Ler três números inteiros e indicar se eles estão em ordem crescente ou decrescente

Quantidade de visualizações: 1204 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C que pede para o usuário informar três números inteiros e informa se eles estão em ordem crescente ou decrescente. Se os números estiverem em ordem crescente, escreva "Ordem Crescente". Se estiverem em ordem decrescente, escreva "Ordem Decrescente". Do contrário escreva "Sem ordem definida".

Sua saída deverá ser parecida com:

Primeiro número: 4
Segundo número: 8
Terceiro número: 11
Ordem Crescente
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em C:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <locale.h>

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  // variáveis usadas na resolução do exercício
  int a, b, c;
	
  setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português
  
  // vamos pedir para o usuário informar três números
  printf("Primeiro número: ");
  scanf("%d", &a);
  printf("Segundo número: ");
  scanf("%d", &b);
  printf("Terceiro número: ");
  scanf("%d", &c);
    
  // os números estão em ordem crescente?
  if (a < b && b < c){
    printf("Ordem Crescente");
  }
  // os números estão em ordem decrescente?
  else if (a > b && b > c){
    printf("Ordem Decrescente");
  }
  // sem ordem definida
  else{
    printf("Sem ordem definida");
  } 
	
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");	
  return 0;
}



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres

Exercícios Resolvidos de Java - O caractere ausente. Escreva um método Java que receba uma string não vazia e um inteiro positivo.

Quantidade de visualizações: 977 vezes
Pergunta/Tarefa:

O desafio do caractere faltante.

Escreva um programa Java contendo um método que receberá uma palavra, frase ou texto e um inteiro positivo. Este método deverá retornar a palavra, frase ou texto com o caractere removido no índice especificado pelo inteiro fornecido como segundo argumento para o método.

Certifique-se de que a string passada para o método não esteja vazia e de que o valor inteiro no segundo argumento não esteja fora da faixa permitida, ou seja, não seja menor que 0 nem maior que o comprimento da string - 1.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe uma palavra, frase ou texto: JAVASCRIPT
Informe um número inteiro: 4
O resultado é: JAVACRIPT
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos pedir para o usuário informar uma palavra, frase ou texto
    System.out.print("Informe uma palavra, frase ou texto: ");
    String str = entrada.nextLine().trim();
    // agora vamos pedir para o usuário informar um número inteiro
    System.out.print("Informe um número inteiro: ");
    int indice = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // os dados são válidos?
    if(str.isEmpty()){
      System.out.println("\nA string informada está vazia\n");
    }
    else if(indice < 0 || indice > str.length() - 1){
      System.out.println("\nO índice não está na faiza permitida\n");
    }
    else{
      String resultado = caractereFaltante(str, indice);
      System.out.println("O resultado é: " + resultado);
    }
  }
  
  public static String caractereFaltante(String str, int indice){
    // primeiro nós obtemos uma substring que vai do primeiro
    // índice até o indice informado pelo usuário, sem incluí-lo
    String inicio = str.substring(0, indice);
    
    // agora obtemos o restante da string a partir do índice informado
    // pelo usuário, sem incluí-lo, é claro
    String fim = str.substring(indice + 1, str.length());
    
    return inicio + fim;
  }
}



Flutter ::: Material Library - Biblioteca Material ::: TextField

Como clicar em um botão, obter o texto digitado em um TextField do Flutter e exibí-lo em uma AlertDialog

Quantidade de visualizações: 2796 vezes
Nesta dica mostrarei como clicar em um botão, obter o texto que o usuário digitou em um TextField e exibí-lo em uma caixa de mensagem AlertDialog. Para isso vamos tirar proveito da classe TextEditingController, que nos fornece um controller que pode ser associado a uma caixa de texto.

Quando o usuário clicar no botão, nós chamamos o método setState() para atualizar uma variável com o texto do controller e em seguida exibimos uma mensagem AlertDialog com o texto digitado. Veja o exemplo completo:

import 'package:flutter/material.dart';

// método principal do Dart, que inicia a aplicação
void main() {
  runApp(MeuApp());
}

class MeuApp extends StatelessWidget {
  // Este  widget é a raiz da aplicação Flutter
  @override
  Widget build(BuildContext context) {
    return MaterialApp(
      title: 'Controle TextField',
      theme: ThemeData(
        primarySwatch: Colors.blue,
      ),
      home: TelaInicial(),
    );
  }
}

// Vamos construir a view e retornar para a raiz da aplicação
class TelaInicial extends StatefulWidget {
  TelaInicial({Key key}) : super(key: key);

  @override
  _TelaInicialState createState() => _TelaInicialState();
}

class _TelaInicialState extends State<TelaInicial> {
  String nomeUsuario; // vai guarda o nome digitado no TextField
  // controler para o TextField
  TextEditingController nomeController = TextEditingController();

  // método que nos permite obter o conteúdo digitado no TextField
  void obterTexto() {
    setState(() {
      // transferimos para a variável nomeUsuario o conteúdo
      // do texto do controller do TextField
      nomeUsuario = nomeController.text;
    });

    // agora vamos mostrar o texto digitado em uma mensagem
    // AlertDialog
    showDialog<void>(context: context,
      barrierDismissible: false, builder: (BuildContext context) {
        return new AlertDialog(
          title: new Text("Texto Digitado"),
          content: new SingleChildScrollView(
            child: new ListBody(
              children: [
                new Text("O texto digitado foi: $nomeUsuario"),
              ],
            ),
          ),
          actions: [
            new FlatButton(
              child: new Text('OK'),
              onPressed: () {
                Navigator.of(context).pop();
              },
            ),
          ],
        );
      },
    );
  }

  @override
  Widget build(BuildContext context) {
    // vamos criar uma caixa de texto chamada nomeTxt
    final nomeTxt = TextField(
      controller: nomeController,
      decoration: InputDecoration(
          border: OutlineInputBorder(
              borderRadius: BorderRadius.circular(10.0)),
          hintText: 'Digite seu nome'
      ),
    );

    final btnNome = ElevatedButton(
      onPressed: obterTexto,
      child: Text('Clique Aqui'),
    );

    return Scaffold(
      appBar: AppBar(
        title: Text("O Widget TextField"),
      ),
      body: Center(
        child: Container(
          child: Padding(
            padding: const EdgeInsets.all(20.0),
            child: Column(
              children: <Widget>[
                // a caixa de texto TextField vai aqui
                nomeTxt,
                // o botão vai aqui
                btnNome,
              ],
            ),
          ),
        ),
      ),
    );
  }
}



Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como retornar o tamanho de uma string em Ruby usando o método length da classe String

Quantidade de visualizações: 9389 vezes
Em várias situações nós precisamos obter o tamanho, ou seja, o comprimento ou quantidade de caracteres de uma palavra, frase ou texto em Ruby. Para isso nós podemos usar a função length da classe String.

Esta função é chamada em um objeto String e retorna o seu tamanho com um inteiro.

Veja um exemplo completo de seu uso:

# declara e inicializa uma variável string
nome = "Osmar J Silva"
 
# obtém a quantidade de caracteres na string
quant = nome.length
 
# exibe o resultado
puts("A string contém " + quant.to_s + " caracteres")

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

A string contém 13 caracteres


Ruby ::: Fundamentos da Linguagem ::: Passos Iniciais

Como retornar a versão do Ruby instalada na sua máquina usando ruby -v ou a constante RUBY_DESCRIPTION

Quantidade de visualizações: 9424 vezes
Se você quiser saber a versão do Ruby instalada em seu computador, ou a versão do interpretador sendo usado no momento, basta abrir uma janela de comando e disparar o comando:

ruby -v

Você terá um resultado parecido com o seguinte:

ruby 2.7.4p191 (2021-07-07 revision a21a3b7d23) [x64-mingw32]

Se você estiver na tela do Interactive Ruby, você pode simplesmente digitar RUBY_DESCRIPTION e pressionar Enter. O resultado será o mesmo exibido em uma janela de comando usando ruby -v.

Podemos também usar a constante RUBY_DESCRIPTION dentro de um script Ruby. Veja:

# Este exemplo mostra como obter a versão do Ruby
# usando a constante RUBY_DESCRIPTION
 
# guarda a versão em uma variável
versao = RUBY_DESCRIPTION

# mostra na tela
puts "A versão do Ruby é: #{versao}"

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

A versão do Ruby é: ruby 2.7.4p191 (2021-07-07 revision a21a3b7d23) [x64-mingw32]


C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como concatenar strings em C usando a função strcat() - Aprenda a programar na linguagem C

Quantidade de visualizações: 42398 vezes
Concatenar strings é a operação de anexar uma string a outra. Em C, isso é feito com o auxílio da função strcat(), disponível no header string.h. Esta função recebe a string de destino, a string de origem, anexa a string de destino no final da string de origem e retorna um ponteiro para o resultado final. Veja um exemplo no qual usamos esta função para concatenar três strings:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  char frase1[100] = "Gosto";
  strcat(frase1, " muito de ");
  strcat(frase1, " programar em C");

  // exibe o resultado
  printf("%s\n\n", frase1);

  system("PAUSE");
  return 0;
}


Veja que a string de destino deve ser declarada com um tamanho suficiente para acomodar as strings que serão anexadas a ela. Veja agora um exemplo que usa o ponteiro retornado pela função strcat() para inicializar um ponteiro do tipo char:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  // declara e inicializa duas strings
  char frase1[100] = "Gosto muito de ";
  char frase2[15] = "programar em C";
  char *res = strcat(frase1, frase2);

  // exibe o resultado
  printf("%s\n\n", res);

  system("PAUSE");
  return 0;
}



VB.NET ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: VB.NET Básico

Exercício Resolvido de VB.NET - Como ler um número inteiro e imprimir seu sucessor e seu antecessor em VB.NET

Quantidade de visualizações: 743 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa VB.NET para ler um número inteiro e imprimir seu sucessor e seu antecessor. O usuário poderá informar um valor positivo ou negativo.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um número inteiro: 16
O número informado foi: 16
O antecessor é 15
O sucessor é: 17
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VB.NET:

Imports System

Module Program
  Sub Main(args As String())
    ' vamos pedir ao usuário que informe um número inteiro
    Console.Write("Informe um número inteiro: ")
    Dim numero As Integer = Integer.Parse(Console.ReadLine())

    ' vamos calcular o sucessor do número informado
    Dim sucessor As Integer = numero + 1

    ' vamos calcular o antecessor do número informado
    Dim antecessor As Integer = numero - 1

    ' e agora mostramos os resultados
    Console.WriteLine("O número informado foi: {0}", numero)
    Console.WriteLine("O antecessor é {0}", antecessor)
    Console.WriteLine("O sucessor é: {0}", sucessor)

    Console.WriteLine(vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...")
    ' pausa o programa
    Console.ReadKey()
  End Sub
End Module



Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList

Como retornar o índice da última ocorrência de um elemento em uma ArrayList do Java usando a função lastIndexOf()

Quantidade de visualizações: 9401 vezes
Em algumas situações nós gostaríamos de pesquisar um valor em um ArrayList e retornar o índice de sua última aparição, para o caso desse elemento estar contido mais de uma vez na coleção. Para isso nós podemos usar o método lastIndexOf().

Se o elemento pesquisado não estiver na ArrayList, o valor -1 será retornado.

Veja o código completo para o exemplo:

package estudos;

import java.util.ArrayList;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // cria uma ArrayList que conterá strings
    ArrayList<String> nomes = new ArrayList<String>();
    
    // adiciona itens na lista
    nomes.add("Carlos");
    nomes.add("Maria");
    nomes.add("Fernanda");
    nomes.add("Osmar");
    nomes.add("Maria");    
	
    // obtém o índice da última ocorrência do
    // nome "Maria"
    int indice = nomes.lastIndexOf("Maria");

    System.out.println("O último índice do nome pesquisado é: " 
      + indice); 

    System.exit(0);
  }
}

Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado:

O último índice do nome pesquisado é: 4


AngularJS ::: Angular / AngularJS + JavaScript ::: Controllers AngularJS

Como adicionar funções (ou métodos) ao seu controller AngularJS

Quantidade de visualizações: 2059 vezes
Nesta dica mostrarei como adicionar comportamento ao seu controller AngularJS, ou seja, adicionar funções ou métodos para acessar e/ou modificar as variáveis contidas no escopo.

Para este exemplo criaremos um controller chamado "VolumeTV". Este controller terá uma variável chamada "volume" e dois botões para aumentar ou diminuir o volume. Note que, tanto a variável quanto as duas funções são colocadas no $scope para facilitar o acesso destes a partir da view.

Veja o exemplo completo, sem usar AngularJS CLI nem TypeScript, somente JavaScript e HTML:

<!DOCTYPE html>
<head>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1" />

<title>Cadastro de Alunos AngularJS</title>

<script src="https://ajax.googleapis.com/ajax/libs/angularjs/1.7.9/angular.min.js">
</script>

</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  // vamos criar uma nova aplicação
  var app = angular.module('MinhaApp', []);
     
  // vamos criar o controller VolumeTV	 
  app.controller('VolumeTV', function ($scope){
    // define o volume inicial
    $scope.volume = 5;
	
    // função para aumentar o volume
    $scope.aumentarVolume = function(){
       $scope.volume++;
    };
	
    // função para diminuir o volume
    $scope.diminuirVolume = function(){
       $scope.volume--;
    };      
  });
</script>

<div ng-app="MinhaApp" ng-controller="VolumeTV">
  <h1>Volume atual: {{volume}}</h1>
  <button ng-click="aumentarVolume()">Aumentar Volume</button>
  <button ng-click="diminuirVolume()">Diminuir Volume</button>
</div>

</body>
</html>


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