Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de Java - Declarar e construir uma matriz de 10 int, pedir ao usuário para informar os valores dos elementos, mostrar a média dos valores informados e a quantidade de valores acima da médiaQuantidade de visualizações: 13997 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java console ou GUI que declara e constrói uma matriz de 10 inteiros. Em seguida peça ao usuário para informar os 10 valores e armazene-os na matriz. Finalmente obtenha a média aritmética dos valores informados e mostre quantos valores estão acima da média. Seu programa deverá exibir a seguinte saída (no caso de uma aplicação Console): Informe o 1º valor: 4 Informe o 2º valor: 12 Informe o 3º valor: 9 Informe o 4º valor: 6 Informe o 5º valor: 4 Informe o 6º valor: 3 Informe o 7º valor: 7 Informe o 8º valor: 2 Informe o 9º valor: 3 Informe o 10º valor: 1 A média dos valores é: 5.0 Quantidade de valores acima da média: 4 Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: package estudos; import java.util.Scanner; public class Main { public static void main(String[] args) { // vamos declarar e instancia um objeto da classe Scanner Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos declarar e construir uma matriz de 10 ints int valores[] = new int[10]; double media; // média dos valores int soma = 0; // soma dos valores lidos int quantAcimaMedia = 0; // quantidade de valores acima da média // vamos solicitar ao usuário que informe os 10 valores inteiros // e vamos armazená-los na matriz for(int i = 0; i < valores.length; i++){ System.out.print("Informe o " + (i + 1) + "º valor: "); int valor = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); valores[i] = valor; // vamos adicionar este valor à soma soma = soma + valor; } // vamos obter a média dos valores lidos media = (soma / valores.length); // agora precisamos obter a quantidade de valores acima da média for(int i = 0; i < valores.length; i++){ if(valores[i] > media){ quantAcimaMedia++; } } // vamos exibir os resultados System.out.println("A média dos valores é: " + media); System.out.println("Quantidade de valores acima da média: " + quantAcimaMedia); } } |
C# ::: Dicas & Truques ::: Sistema |
Como retornar a capacidade do HD em MB ou GB em C# usando um objeto ManagementObjectQuantidade de visualizações: 8989 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar um objeto ManagementObject para retornar o tamanho de um HD em MB ou GB usando a linguagem C#. No exemplo eu acessei o drive C, mas você pode usar qualquer um que esteja disponível na sua máquina. Veja o código C# completo para o exemplo: private void button2_Click(object sender, EventArgs e) { // não esqueça de importar // using System.Management; // vamos criar um novo objeto ManagementObject ManagementObject dispositivo = new ManagementObject("win32_logicaldisk.deviceid=\"C:\""); // vamos retornar o dispositivo dispositivo.Get(); // agora vamos retornar o tamanho do HD double tam = Convert.ToDouble(dispositivo["Size"]); // convertemos para GB tam = tam / 1024 / 1024 / 1024; // e mostramos o resultado textBox1.Text = "O HD tem capacidade de " + tam + " GB"; } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: O HD tem capacidade de 251,767574310303 GB Se você quiser o tamanho do HD em MB, basta usar: tam = tam / 1024 / 1024; Nos testes que fiz no Visual Studio 2019, não foi possível acessar o HD a partir de uma aplicação C# console, somente por meio de uma aplicação Windows Desktop. Veja a mensagem retornada: System.PlatformNotSupportedException: 'System.Management currently is only supported for Windows desktop applications.' |
Python ::: Pillow Python Imaging Library ::: Image |
Como abrir uma imagem no Pillow do Python usando a função open() do objeto ImageQuantidade de visualizações: 1644 vezes |
A função open() do objeto Image da biblioteca Pilow do Python é muito útil quando queremos abrir uma imagem para fins de edição ou exibição. Em sua forma mais simples este método exige apenas o caminho e nome da imagem e retorna um objeto PIL Image. Veja um trecho de código no qual usamos a função open() para abrir a imagem e, em seguida, usamos a função show() para exibir a imagem no visualizador de imagens padrão definido em nossa máquina: # vamos importar a biblioteca Pilow from PIL import Image # método principal def main(): # vamos abrir uma imagem imagem = Image.open("Mulher.png") # vamos exibir a imagem no visualizador padrão imagem.show("Foto a partir do Pilow") if __name__== "__main__": main() Note que o método show() do objeto Image é usado, na maioria das vezes, com o propósito de depuração de nossos códigos, já que ele cria um arquivo temporário e o envia ao visualizador padrão. Dessa forma nós podemos editar a imagem na memória e enviar para o visualizador todas as vezes que quisermos ver algum resultado. |
Python ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Datas e horas em Python - Como obter o nome do dia da semana no formato longo (segunda-feira, terça-feira, etc) usando a função strftime() do PythonQuantidade de visualizações: 8945 vezes |
Nesta dica eu mostro como podemos usar a função strftime() da linguagem Python para obter e exibir o nome do dia da semana no formato longo e em português, ou seja, segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, etc. Veja o código completo para o exemplo: from datetime import datetime import locale # função principal do programa def main(): # Configurações do usuário locale.setlocale(locale.LC_ALL, '') # Obtém um datatime da data e hora atual hoje = datetime.today() # Exibe o nome do dia da semana no formato # longo print("O dia da semana é:", hoje.strftime("%A")) if __name__== "__main__": main() Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: O dia da semana é: quinta-feira |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Dados - Listas Ligadas |
Exercícios Resolvidos de Java - Como remover no início de uma lista ligada em Java - Escreva um programa Java que cria uma lista dinamicamente encadeadaQuantidade de visualizações: 727 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que cria uma lista dinamicamente encadeada (lista singularmente encadeada) e peça para o usuário inserir 5 elementos do tipo inteiro. Em seguida faça a remoção do nó no início da lista ligada e retorne o seu valor. Sua saída deve ser parecida com: Inserindo 5 valores na lista Informe o 1.o valor: 3 Informe o 2.o valor: 8 Informe o 3.o valor: 4 Informe o 4.o valor: 7 Informe o 5.o valor: 6 Valores na lista: 3 -> 8 -> 4 -> 7 -> 6 -> null Removendo no início da lista O nó removido foi: 3 Valores na lista novamente: 8 -> 4 -> 7 -> 6 -> null Na saída podemos ver que a lista contém os valores 3, 8, 4, 7 e 6. Depois que o nó no início é removido, os elementos da lista ficam 8, 4, 7 e 6. Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: package estudos; import java.util.Scanner; // classe interna usada para representar um // nó na lista ligada class No { int valor; // valor do nó No proximo; // aponta para o novo nó // construtor cheio da classe No public No(int valor, No proximo) { this.valor = valor; this.proximo = proximo; } // construtor vazio da classe No public No() { this.valor = 0; this.proximo = null; } } public class Estudos { // vamos criar uma referência para o início da lista static No inicio = null; public static void main(String args[]){ // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos inserir 5 valores inteiros na lista ligada int valor; System.out.println("Inserindo 5 valores na lista\n"); for (int i = 0; i < 5; i++) { System.out.print("Informe o " + (i + 1) + ".o valor: "); valor = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos inserir este valor no final da lista inserirFinal(valor); } // vamos exibir os valores na lista ligada System.out.print("\nValores na lista: "); exibirLista(); // vamos remover o nó no início da lista ligada System.out.println("\nRemovendo no início da lista"); No removido = removerInicio(); System.out.println("O nó removido foi: " + removido.valor); // vamos exibir os valores na lista ligada System.out.print("\nValores na lista novamente: "); exibirLista(); } // função que permite remover o nó no início de uma lista // dinamicamente ligada em Java public static No removerInicio() { // primeiro apontamos para o início da lista No no = inicio; // a lista está vazia? if (no != null) { // o início da lista aponta para o seu próximo inicio = inicio.proximo; } // retorna o nó removido ou null no caso da lista vazia return no; } // função que permite adicionar um nó no final da // lista ligada public static void inserirFinal(int valor) { // vamos apontar para o nó inicial No atual = inicio; // criamos um novo nó No novo = criarNo(valor); // a lista ligada ainda está vazia? if (atual == null){ // inicio recebe o novo nó inicio = novo; } else { // temos um ou mais nós na lista ligada // vamos localizar o último nó while (atual.proximo != null) { atual = atual.proximo; } // encontramos o último nó. Agora vamos inserir // o novo nó depois dele atual.proximo = novo; } } // função usada para construir e retornar um novo nó public static No criarNo(int valor) { // cria o novo nó No no = new No(valor, null); // retorna o nó criado return no; } // função usada para percorrer a lista ligada e // exibir os valores contidos em seus nós public static void exibirLista() { // vamos apontar para o início da lista No temp = inicio; // a lista está vazia? if (temp == null) { System.out.println("A lista está vazia."); } else { // esse laço se repete enquanto tempo for // diferente de null while (temp != null) { // vamos mostrar o valor desse nó System.out.print(temp.valor + " -> "); // avança para o próximo nó temp = temp.proximo; } // mostra o final da lista System.out.println("null"); } } } |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Programação Orientada a Objetos |
POO - Programação Orientada a Objetos - Exercícios Resolvidos de Java - Ex. 2 - A classe Circulo (construtores, métodos, getters e setters e encapsulamento)Quantidade de visualizações: 19769 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva uma classe Circulo para representar círculos. Esta classe deverá conter os seguintes atributos e métodos: a) Uma variável privada do tipo double chamada raio que guardará o valor do raio atual do circulo. b) Métodos get() e set() públicos que permitem definir e acessar o valor da variável raio. c) Um construtor que recebe o valor do raio como argumento. d) Um método getArea() que calcula e retorna a área do círculo. e) Um método getCircunferencia() que calcula e retorna a circunferência do círculo. f) Um método aumentarRaio() que recebe um valor double e o usa como percentual para aumentar o raio do círculo. Crie uma classe contendo um método main() para testar a funcionalidade da classe Circulo. Eis um exemplo de entrada e saída: ![]() Resposta/Solução: Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: Circulo.java: package estudos; public class Circulo{ private double raio; // guarda o raio atual do círculo // construtor que recebe o valor do raio como argumento public Circulo(double raio){ this.raio = raio; } // permite obter o raio do círculo public double getRaio(){ return raio; } // permite definir o raio do círculo public void setRaio(double raio){ this.raio = raio; } // obtém a área do círculo public double getArea(){ double area = Math.PI * Math.pow(this.raio, 2); return area; } // obtém a circunferência do círculo public double getCircunferencia(){ double circunferencia = (2 * Math.PI) * this.raio; return circunferencia; } // permite aumentar o raio de acordo com uma porcentagem fornecida public void aumentarRaio(double porcentagem){ this.raio = this.raio + (porcentagem / 100.0) * this.raio; } } Veja agora o método main() que nos permite testar a funcionalidade da classe Circulo: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // vamos criar uma instância da classe Circulo Scanner entrada = new Scanner(System.in); System.out.print("Informe o raio do círculo: "); double raio = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); Circulo c = new Circulo(raio); // vamos mostrar o valor do raio atual System.out.println("Raio: " + c.getRaio()); // vamos mostrar a área System.out.println("Área: " + c.getArea() + " metros quadrados"); // vamos mostrar a circunferência System.out.println("Circunferência: " + c.getCircunferencia() + " metros"); // vamos aumentar o raio do circulo em uma determinada porcentagem System.out.print("\nInforme o percentual de aumento do raio: "); double percentual = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); c.aumentarRaio(percentual); // vamos mostrar o valor do raio atual System.out.println("Raio: " + c.getRaio()); // vamos mostrar a área System.out.println("Área: " + c.getArea() + " metros quadrados"); // vamos mostrar a circunferência System.out.println("Circunferência: " + c.getCircunferencia() + " metros"); } } |
VB.NET ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade) |
Exercícios Resolvidos de VB.NET - Uma função recursiva que conta quantas vezes um valor inteiro k ocorre em um vetor de inteirosQuantidade de visualizações: 526 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva uma função recursiva em VB.NET que conta quantas vezes um valor inteiro k ocorre em um vetor de 10 inteiros. Sua função deverá ter a seguinte assinatura: // função recursiva que recebe um valor e um vetor e retorna quantas // vezes o valor é encontrado no vetor public static int QuantRepeticoes(int indice, int valor, int[] vetor) { // sua implementação aqui } Informe o 1 valor: 2 Informe o 2 valor: 7 Informe o 3 valor: 4 Informe o 4 valor: 7 Informe o 5 valor: 1 Informe o valor a ser pesquisado no vetor: 7 O valor informado se repete 2 vezes. Veja a resolução comentada deste exercício usando VB.NET: Imports System Module Program ' função principal do programa VB.NET Sub Main(args As String()) ' vamos declarar um vetor de 10 inteiros Dim valores(4) As Integer ' vamos pedir ao usuário que informe os valores do vetor For i As Integer = 0 To valores.Length - 1 Console.Write("Informe o " & (i + 1) & " valor: ") ' efetua a leitura do valor informado para a posição atual do vetor valores(i) = Int32.Parse(Console.ReadLine()) Next ' agora vamos pedir para informar o valor a ser pesquisado Console.Write(vbCrLf & "Informe o valor a ser pesquisado no vetor: ") Dim valor As Integer = Int32.Parse(Console.ReadLine()) ' e vamos ver a quantidade de repetições Dim repeticoes As Integer = QuantRepeticoes(0, valor, valores) Console.WriteLine("O valor informado se repete " & repeticoes & " vezes.") Console.WriteLine(vbCrLf & vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...") ' pausa o programa Console.ReadKey() End Sub ' função recursiva que recebe um valor e um vetor e retorna quantas ' vezes o valor é encontrado no vetor Function QuantRepeticoes(indice As Integer, valor As Integer, vetor() As Integer) As Integer If indice = vetor.Length - 1 Then ' caso base...hora de parar a recursividade If vetor(indice) = valor Then Return 1 ' mais um repetição foi encontrada End If Else ' dispara mais uma chamada recursiva If vetor(indice) = valor Then ' houve mais uma repetição Return 1 + QuantRepeticoes(indice + 1, valor, vetor) Else Return 0 + QuantRepeticoes(indice + 1, valor, vetor) ' não repetiu End If End If Return 0 ' só para deixar o compilador satisfeito...esta linha nunca é ' executada End Function End Module |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como transformar uma string em letras minúsculas em PHP usando a função strtolower()Quantidade de visualizações: 13 vezes |
A função strtolower() do PHP pode ser usada quando queremos converter uma palavra, frase ou texto para letras minúsculas. Veja um exemplo de seu uso: <?php // vamos definir a codificação como iso-8859-1 ini_set('default_charset', "iso-8859-1"); // vamos criar uma string $frase = "PHP? Eu gosto de PHP"; echo "A frase original é: " . $frase; // agora vamos converter a frase para letras // minúsculas $frase_minusculas = strtolower($frase); echo "<br>Em letras minúsculas: " . $frase_minusculas; ?> Ao executarmos este código PHP nós teremos o seguinte resultado: A frase original é: PHP? Eu gosto de PHP Em letras minúsculas: php? eu gosto de php Ao executar este código no PHP 8, Windows 10 e codificação do arquivo em ANSI, o resultado da função strtolower() é o esperado, mas somente sem usar acentos e caracteres especiais. Veja: <?php // vamos definir a codificação como iso-8859-1 ini_set('default_charset', "iso-8859-1"); // vamos criar uma string $frase = "JAVA? NÃO! É DE PHP QUE EU GOSTO"; echo "A frase original é: " . $frase; // agora vamos converter a frase para letras // minúsculas $frase_minusculas = strtolower($frase); echo "<br>Em letras minúsculas: " . $frase_minusculas; ?> Ao executarmos o código novamente nós teremos a seguinte saída: A frase original é: JAVA? NÃO! É DE PHP QUE EU GOSTO Em letras minúsculas: java? nÃo! É de php que eu gosto Note que as letras acentuadas não foram convertidas para letras minúsculas. Isso aconteceu porque os caracteres acentuados são tratados como caracteres de múltiplos bytes, ou seja, multi-byte chars. A saída, nesse caso, e no PHP 8 (e acredito mais recentes), é usar a função mb_strtolower(). Veja: <?php // vamos definir a codificação como iso-8859-1 ini_set('default_charset', "iso-8859-1"); // vamos criar uma string $frase = "JAVA? NÃO! É DE PHP QUE EU GOSTO"; echo "A frase original é: " . $frase; // agora vamos converter a frase para letras // minúsculas $frase_minusculas = mb_strtolower($frase); echo "<br>Em letras minúsculas: " . $frase_minusculas; ?> Execute o código novamente e verá que o resultado agora está correto: A frase original é: JAVA? NÃO! É DE PHP QUE EU GOSTO Em letras minúsculas: java? não! é de php que eu gosto Agora você já sabe o primeiro passo para resolver problemas de acentuação no PHP. Bons estudos. |
Python ::: Fundamentos da Linguagem ::: Passos Iniciais |
Python para iniciantes - Como importar módulos para seus programas PythonQuantidade de visualizações: 10862 vezes |
A importação de módulos para um programa Python é feita com o uso da palavra-chave import seguida pelo(s) nomes(s) do(s) módulo. Veja um exemplo no qual importamos o módulo math:import math Caso precise importar mais de um módulo, você pode usar a palavra import mais de uma vez: import math import random ou: import math, random |
C++ ::: Dicas & Truques ::: MIDI Musical Instrument Digital Interface, Mapeamento e sequenciamento MIDI, Entrada e saída MIDI |
Como definir o tipo de instrumento (programa) em um evento MIDI e enviar a mensagem para a função midiOutShortMsg() da API Win32 do WindowsQuantidade de visualizações: 1097 vezes |
Vimos em dicas nessa seção como usar a função midiOutShortMsg() da API Win32 do Windows para tocar notas musicais no dispositivo de saída MIDI. No entanto, nos exemplos anteriores, a nota tocada foi no instrumento padrão, ou seja, Acoustic Grand Piano, e no canal 1. Nesta dica mostrarei como definir o instrumento e também falarei um pouco mais sobre como tocar as notas em canais diferentes. Vamos então, com muita atenção. Analisando a documentação MIDI, encontramos que uma mudança de programa (instrumento musical) no canal 1 é representada pelo código de status 192 (hexadecimal C0), seguido pelo código do instrumento a ser usado (um valor inteiro que vai de 0 a 127, e que deverá ser convertido em hexadecimal). Assim, é bom dar uma olhada nessa lista: Piano Timbres: 1 Acoustic Grand Piano 2 Bright Acoustic Piano 3 Electric Grand Piano 4 Honky-tonk Piano 5 Rhodes Piano 6 Chorused Piano 7 Harpsichord 8 Clavinet Chromatic Percussion: 9 Celesta 10 Glockenspiel 11 Music Box 12 Vibraphone 13 Marimba 14 Xylophone 15 Tubular Bells 16 Dulcimer Organ Timbres: 17 Hammond Organ 18 Percussive Organ 19 Rock Organ 20 Church Organ 21 Reed Organ 22 Accordion 23 Harmonica 24 Tango Accordion Guitar Timbres: 25 Acoustic Nylon Guitar 26 Acoustic Steel Guitar 27 Electric Jazz Guitar 28 Electric Clean Guitar 29 Electric Muted Guitar 30 Overdriven Guitar 31 Distortion Guitar 32 Guitar Harmonics Bass Timbres: 33 Acoustic Bass 34 Fingered Electric Bass 35 Plucked Electric Bass 36 Fretless Bass 37 Slap Bass 1 38 Slap Bass 2 39 Synth Bass 1 40 Synth Bass 2 String Timbres: 41 Violin 42 Viola 43 Cello 44 Contrabass 45 Tremolo Strings 46 Pizzicato Strings 47 Orchestral Harp 48 Timpani Ensemble Timbres: 49 String Ensemble 1 50 String Ensemble 2 51 Synth Strings 1 52 Synth Strings 2 53 Choir "Aah" 54 Choir "Ooh" 55 Synth Voice 56 Orchestral Hit Brass Timbres: 57 Trumpet 58 Trombone 59 Tuba 60 Muted Trumpet 61 French Horn 62 Brass Section 63 Synth Brass 1 64 Synth Brass 2 Reed Timbres: 65 Soprano Sax 66 Alto Sax 67 Tenor Sax 68 Baritone Sax 69 Oboe 70 English Horn 71 Bassoon 72 Clarinet Pipe Timbres: 73 Piccolo 74 Flute 75 Recorder 76 Pan Flute 77 Bottle Blow 78 Shakuhachi 79 Whistle 80 Ocarina Synth Lead: 81 Square Wave Lead 82 Sawtooth Wave Lead 83 Calliope Lead 84 Chiff Lead 85 Charang Lead 86 Voice Lead 87 Fifths Lead 88 Bass Lead Synth Pad: 89 New Age Pad 90 Warm Pad 91 Polysynth Pad 92 Choir Pad 93 Bowed Pad 94 Metallic Pad 95 Halo Pad 96 Sweep Pad Synth Effects: 97 Rain Effect 98 Soundtrack Effect 99 Crystal Effect 100 Atmosphere Effect 101 Brightness Effect 102 Goblins Effect 103 Echoes Effect 104 Sci-Fi Effect Ethnic Timbres: 105 Sitar 106 Banjo 107 Shamisen 108 Koto 109 Kalimba 110 Bagpipe 111 Fiddle 112 Shanai Sound Effects: 113 Tinkle Bell 114 Agogo 115 Steel Drums 116 Woodblock 117 Taiko Drum 118 Melodic Tom 119 Synth Drum 120 Reverse Cymbal Sound Effects: 121 Guitar Fret Noise 122 Breath Noise 123 Seashore 124 Bird Tweet 125 Telephone Ring 126 Helicopter 127 Applause 128 Gun Shot A especificação MIDI define que o canal 10 seja reservado para os kits de percussão. Os instrumentos abaixo possuem os números de notas a serem enviados neste canal. 35 Acoustic Bass Drum 36 Bass Drum 1 37 Side Stick 38 Acoustic Snare 39 Hand Clap 40 Electric Snare 41 Low Floor Tom 42 Closed High Hat 43 High Floor Tom 44 Pedal High Hat 45 Low Tom 46 Open High Hat 47 Low Mid Tom 48 High Mid Tom 49 Crash Cymbal 1 50 High Tom 51 Ride Cymbal 1 52 Chinese Cymbal 53 Ride Bell 54 Tambourine 55 Splash Cymbal 56 Cowbell 57 Crash Cymbal 2 58 Vibraslap 59 Ride Cymbal 2 60 High Bongo 61 Low Bongo 62 Mute High Conga 63 Open High Conga 64 Low Conga 65 High Timbale 66 Low Timbale 67 High Agogo 68 Low Agogo 69 Cabasa 70 Maracas 71 Short Whistle 72 Long Whistle 73 Short Guiro 74 Long Guiro 75 Claves 76 High Wood Block 77 Low Wood Block 78 Mute Cuica 79 Open Cuica 80 Mute Triangle 81 Open Triangle É uma lista bem longa e ficará a ser cargo estudá-la ou usá-la como referência. Meu interesse maior é o código C/C++. Assim, vamos ver logo como definir o instrumento no canal 1 como Overdriven Guitar. Este instrumento possui o código 30 mas, na programação, devemos diminuí-lo em 1, ficando 29, e, ao passarmos para hexadecimal teremos 1D. A mudança de programa no canal 1 é representada pelo código 192, o que em hexadecimal é C0. Pronto, agora basta construirmos o DWORD da forma que fizemos nas dicas anteriores e chamar a função midiOutShortMsg(). Veja: #include <cstdlib> #include <iostream> #include <windows.h> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]) { unsigned int erro; // guarda o erro caso algo dê errado HMIDIOUT saida; // handle para o dispositivo de saída MIDI. // vamos abrir o dispositivo de saída MIDI erro = midiOutOpen(&saida, MIDI_MAPPER, 0, 0, CALLBACK_NULL); if (erro != MMSYSERR_NOERROR) { printf("Não foi possível abrir o mapeador MIDI: %d\n", erro); } else { printf("Mapeador MIDI aberto com sucesso\n"); } // vamos definir o instrumento como Overdriven Guitar // no canal 1 midiOutShortMsg(saida, 0x00001DC0); // vamos tocar o dó central com velocidade 100 midiOutShortMsg(saida, 0x00643C90); Sleep(1000); // a nota vai durar 1 segundo // dispara a mensagem Note-off midiOutShortMsg(saida, 0x00643C80); // agora vamos fechar o dispositivo de saída MIDI midiOutClose(saida); system("PAUSE"); return EXIT_SUCCESS; } Execute esse código e ouça um nota dó sendo tocada na guitarra com uma linda distorção. Se você quiser tocar a nota nó no canal 2 ou canal 3, basta usar C1, C2, e assim por diante. Uma última observação é você ficar atento ao fato de que os códigos de Note-on e Note-off para o canal 1 é 90 e 80 (em hexadecimal). Se for no canal 2, os códigos correspondentes serão 91 e 81 (sempre em hexadecimal). |
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