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E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
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MySQL ::: Dicas & Truques ::: Chaves, Índices e Restrições de Integridade Referencial

Como adicionar uma chave primária a uma tabela MySQL usando o comando ALTER TABLE ADD PRIMARY KEY

Quantidade de visualizações: 8158 vezes
Em algumas situações poderá ocorrer a necessidade, talvez por motivos de manutenção na base de dados, de criar uma chave primária para uma tabela MySQL já existente. Isso pode ser feito com o auxílio do comando DDL ALTER TABLE ADD PRIMARY KEY.

Comece criando uma tabela livros sem chave primária. Veja o comando CREATE TABLE:

CREATE TABLE livros(
  id int(11) unsigned NOT NULL,
  titulo varchar(45) NOT NULL,
  paginas int(10) unsigned NOT NULL
)ENGINE=InnoDB;

Se dispararmos um comando DESCRIBE livros veremos a seguinte estrutura:

Field     Type               Null     Key    Default   Extra    
id        int(11) unsigned   NO       -      -         -      
titulo    varchar(45)        NO       -      -         -      
paginas   int(10) unsigned   NO       -      -         -
Como podemos ver, a tabela livros realmente não possui uma chave primária. Sendo assim, vamos usar o comando ALTER TABLE ADD PRIMARY KEY para adicionar uma chave primária ao campo id. Veja:

ALTER TABLE livros ADD PRIMARY KEY(id);

Dispare o comando DESCRIBE livros novamente e veja o resultado. Agora o campo id está marcado como chave primária:

Field     Type               Null     Key    Default   Extra    
id        int(11) unsigned   NO       PRI    -         -      
titulo    varchar(45)        NO       -      -         -      
paginas   int(10) unsigned   NO       -      -         -



C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: C Básico

Exercício Resolvido de C - Ler um número inteiro na faixa 0-999 e mostrar a soma de seus dígitos - C Básico

Quantidade de visualizações: 3085 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C que leia um inteiro na faixa 0-999 e mostre a soma de seus dígitos. Por exemplo, se o valor for 523, a soma de seus dígitos será 5 + 2 + 3 = 10. Lembre-se que você deverá usar apenas os operadores matemáticos e o operador de módulo (%). Seu programa deverá exibir a seguinte saída:

Informe um valor inteiro (0-999): 523
A soma dos dígitos é: 10
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C console:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
 
int main(int argc, char *argv[])
{
  // vamos solicitar ao usuário que informe um valor inteiro
  // na faixa 0 a 999 (incluindo)
  printf("Informe um valor inteiro (0-999): ");
 
  // vamos ler o valor informado
  int valor;
  scanf("%d", &valor);
 
  // vamos verificar se o valor está na faixa permitida
  if(valor < 0 || valor > 999){
    puts("Valor fora da faixa permitida");
  }
  else{
    // vamos obter o terceiro dígito
    int terceiro = valor % 10;
    // obtém os digitos restantes
    valor = valor / 10;
 
    // vamos obter o segundo dígito
    int segundo = valor % 10;
    // obtém os digitos restantes
    valor = valor / 10;
 
    // vamos obter o primeiro dígito
    int primeiro = valor % 10;
    // obtém os digitos restantes
    valor = valor / 10;
 
    // vamos obter a soma dos dígitos
    int soma = terceiro + segundo + primeiro;
 
    // vamos mostrar o resultado
    printf("A soma dos dígitos é: %d", soma);
  }   
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}



Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercício Resolvido de Python - Escreva um programa Python que leia os elementos de um vetor A de dez elementos inteiros e construa outro vetor B

Quantidade de visualizações: 405 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Python que leia os elementos de um vetor A de dez elementos inteiros e construa outro vetor B com seus elementos distribuídos da seguinte forma:

Vetor A = [8, 5, 4, 1, 2, 3, 4, 6, 9, 7]
Vetor B = [24, 10, 12, 2, 6, 6, 12, 12, 27, 14]

Note que os elementos do vetor B seguem um padrão. Se o elemento do vetor A estiver em uma posição par, então o elemento do vetor B será o triplo do elemento do vetor A. Caso contrário o elemento do vetor B será o dobro do elemento do vetor A.

Neste exercício a primeira posição/índice dos vetores é assumida como sendo zero. Em algumas linguagens de programação o primeiro índice é um e não zero.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o valor do 1.o elemento: 8
Informe o valor do 2.o elemento: 5
Informe o valor do 3.o elemento: 4
Informe o valor do 4.o elemento: 1
Informe o valor do 5.o elemento: 2
Informe o valor do 6.o elemento: 3
Informe o valor do 7.o elemento: 4
Informe o valor do 8.o elemento: 6
Informe o valor do 9.o elemento: 9
Informe o valor do 10.o elemento: 7

Elementos do vetor A:

8,  5,  4,  1,  2,  3,  4,  6,  9,  7  

Elementos do vetor B:

24,  10,  12,  2,  6,  6,  12,  12,  27,  14
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em Python:

# função principal do programa
def main():
  # vamos declarar e construir dois vetores de 10 inteiros
  vetor_a = [0 for x in range(10)]
  vetor_b = [0 for x in range(10)]

  # agora vamos pedir para o usuário informar os valores
  # dos elementos do vetor A
  for i in range(len(vetor_a)):
    vetor_a[i] = int(input("Valor do %d.o elemento: " % ((i + 1))))
    
  # vamos construir o vetor B
  for i in range(len(vetor_b)):
    # o índice atual é par?
    if i % 2 == 0:
      vetor_b[i] = vetor_a[i] * 3
    else:
      vetor_b[i] = vetor_a[i] * 2
      
  # vamos mostrar os elementos do vetor A
  print("\nElementos do vetor A:\n")
  for i in range(len(vetor_a)):
    print("%d,  " % vetor_a[i], end=' ')

  # vamos mostrar os elementos do vetor B
  print("\n\nElementos do vetor B:\n")
  for i in range(len(vetor_b)):
    print("%d,  " % vetor_b[i], end=' ')

if __name__== "__main__":
  main()



Python ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como converter graus em radianos em Python - Trigonometria em Python

Quantidade de visualizações: 3156 vezes
Quando estamos trabalhando com trigonometria na linguagem Python, é importante ficarmos atentos ao fato de que todos os métodos e funções trigonométricas em Python recebem seus argumentos em radianos, em vez de graus.

Nesta dica veremos como converter graus em radianos (sem a chatice de ficar relembrando regra de três). Veja a fórmula abaixo:

\[Radianos = Graus \times \frac{\pi}{180}\]

Agora veja como esta fórmula pode ser escrita em código Python:

import math

# função principal do programa
def main():
  # valor em graus
  graus = 30
  # obtém o valor em radianos
  radianos = graus * (math.pi / 180)
  # mostra o resultado
  print(graus, "graus convertidos para",
    "radianos é", radianos)
 
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executarmos este código Python nós teremos o seguinte resultado:

30 graus convertidos para radianos é 0.5235987755982988

Por fim, saiba que a linguagem Python nos oferece o método math.radians() que nos permite converter ângulos em graus para radianos. Meu propósito nesta dica foi mostrar a você como o cálculo de conversão pode ser escrito em Python. Em outras dicas dessa seção abordaremos o método math.radians().


PHP ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Arquivos e diretórios em PHP - Como montar uma árvore de arquivos e diretórios recursivamente

Quantidade de visualizações: 16408 vezes
Este exemplo mostra como listar todo o conteúdo de um diretório recursivamente em forma de árvore. Note que usei um objeto da classe RecursiveDirectoryIterator da linguagem PHP para facilitar nosso trabalho.

Veja o código completo para o exemplo:

<html>
<head>
<title>Estudando PHP</title>
</head>
<body>
 
<?php
  // nome e local do diretório
  $dir = $_SERVER["DOCUMENT_ROOT"] . "/escola/app";
 
  // função recursiva que lista o diretório atual
  function montarArvore($it){ 
    echo '<ul>';
    for(; $it->valid(); $it->next()){ 
      if($it->isDir() && !$it->isDot()) { 
        printf('<li>%s</li>', $it->current()); 
        
        if($it->hasChildren()) { 
          $filho = $it->getChildren(); 
          echo '<ul>' . montarArvore($filho) . '</ul>'; 
        } 
      } 
      elseif($it->isFile()) { 
        echo '<li>'. $it->current() . '</li>'; 
      } 
    } 
   
    echo '</ul>'; 
  } 
 
  // faz a primeira chamada à função recursiva
  montarArvore(new RecursiveDirectoryIterator($dir));
?>

</body>
</html>



C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição

Exercício Resolvido de C++ - Escreva um programa em C++ para ler dois números inteiros M e N e, a seguir, imprimir os números pares

Quantidade de visualizações: 652 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa em C++ para ler dois números inteiros M e N e, a seguir, imprimir os números pares existentes no intervalo [M, N] e imprimir a multiplicação desses números (os pares). Observe que os valores M e N devem ser fornecidos pelo usuário.

Nota: por se tratar de intervalo fechado [M, N], os números M e N devem ser incluídos na amostra. Além disso, seu código deve assegurar que M seja menor que N.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o valor de M: 3
Informe o valor de N: 9
Números pares no intervalo [M, N]: 4, 6, 8,
Multiplicação dos números pares no intervalo [M, N]: 192
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em C++:

#include <string>
#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // variáveis usadas na resolução do problema
  int m, n, i, multiplicacao = 1;
  
  // vamos pedir para o usuário informar os valores de M e N
  cout << "Informe o valor de M: ";
  cin >> m;
  cout << "Informe o valor de N: ";
  cin >> n;
  
  // M é menor que N?
  if(m >= n){
    cout << "M deve ser menor que N";
  }
  else{
    // mostra os números pares no intervalo
    cout << "Números pares no intervalo [M, N]: ";
    for(i = m; i <= n; i++){
      if(i % 2 == 0){
	cout << i << ", ";
	// aproveitamos para calcular a multiplicação dos números
	// pares no intervalo informado
	multiplicacao = multiplicacao * i;
      } 
    }
		
    // mostramos a multiplicação
    cout << "\nMultiplicação dos números pares no intervalo [M, N]: " <<
      multiplicacao << endl;
  }
  
  cout << "\n\n";
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS; 
}



Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList

Como testar se um valor está contido em uma ArrayList do Java usando a função contains()

Quantidade de visualizações: 19623 vezes
Em algumas situações nós queremos verificar se um determinado valor está contido em um dos elementos da ArrayList. Para isso nós podemos usar o método contains(), que retorna true se o valor existir e false em caso contrário.

Veja um exemplo de seu uso:

package estudos_java;

import java.util.ArrayList;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // cria uma ArrayList que conterá inteiros
    ArrayList<Integer> valores = new ArrayList<>();
    
    // adiciona itens na lista
    valores.add(34);
    valores.add(12);
    valores.add(8);
    valores.add(23);
    	
    // Verifica se um determinado 
    if(valores.contains(12)){
      System.out.println("O valor foi encontrado.");
    }
    else{
      System.out.println("O valor não foi encontrado.");
    } 

    System.exit(0);
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

O valor pesquisado foi encontrado.


C# ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Como criar sua primeira classe em C# - Programação Orientada a Objetos em C#

Quantidade de visualizações: 34889 vezes
O estudo da programação orientada a objeto em C# passa obrigatoriamente pela criação de sua primeira classe. E esta não é uma tarefa fácil para os iniciantes. Esta dica o guiará passo-a-passo pelas caminhos iniciais.

Esta dica assume que você já sabe criar uma aplicação console ou Windows Forms no Visual C# 2005 ou 2008. Sendo assim, crie uma nova aplicação console e vamos criar o esqueleto da classe. Em Visual C# 2005 ou 2008, a forma mais comum de adicionar uma classe ao seu projeto é clicando com o botão direito no namespace do projeto (o primeiro filho do solution explorer) e escolhendo a opção Add -> Class. Em seguida dê o nome "Pessoa.cs" para a classe e clique o botão Add. Imediatamente o código inicial para a classe será exibido, contendo o namespace e alguns using padrões. Agora faça sua classe Pessoa parecida com o código abaixo (não altere nada em relação ao namespace):

class Pessoa{
  // varíáveis privadas para o nome
  // e idade da pessoa
  private string nome;
  private int idade;

  // método que permite definir o nome
  // da pessoa
  public void setNome(string nome){
    this.nome = nome;
  }

  // método que permite definir a idade
  // da pessoa
  public void setIdade(int idade){
    this.idade = idade;
  }

  // método que permite obter o nome
  // da pessoa
  public string getNome(){
    return this.nome;
  }

  // método que permite obter a idade
  // da pessoa
  public int getIdade(){
    return this.idade;
  }
}

Hora de testar a classe. Volte à classe principal da aplicação (aquela que contém o método Main) e faça as seguintes alterações:

static void Main(string[] args){
  // Cria uma instância da classe Pessoa
  Pessoa p = new Pessoa();

  // Define um nome e idade para a pessoa
  p.setNome("Osmar J. Silva");
  p.setIdade(37);

  // Obtém o nome e idade da pessoa
  string nome = p.getNome();
  int idade = p.getIdade();
  Console.WriteLine("Nome: " + nome + " - Idade: " +
    idade);

  Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
  Console.ReadKey();
}

Funcionou? Agora tente refazer todo o processo, desta vez usando Windows Forms.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de Java - Como testar se um valor está contido em um array em Java

Quantidade de visualizações: 11348 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java GUI ou console que declara, constrói e inicializa um vetor (array unidimensional) de 5 inteiros. Em seguida peça ao usuário para informar um valor inteiro e informe se o valor lido está contido no vetor. A declaração, construção e inicialização do vetor pode ser feita da seguinte forma:

// declara, constrói e inicializa um vetor de 5 inteiros
int valores[] = {4, 21, 8, 120, 1};
Dica: Na resolução abaixo eu usei um objeto JOptionPane para ler o valor a ser pesquisado. Se preferir, use um objeto da classe Scanner para leitura.

Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

package estudos;

import javax.swing.JOptionPane;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // declara, constrói e inicializa um vetor de 5 inteiros
    int valores[] = {4, 21, 8, 120, 1};
        
    // vamos ler um valor inteiro
    int pesquisa = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Valor:"));
        
    // vamos verificar se o valor informado está contido no vetor
    boolean encontrado = false;
    for(int i = 0; i < valores.length; i++){
      if(valores[i] == pesquisa){
        encontrado = true;
        break;
      }
    }
        
    if(encontrado){
       JOptionPane.showMessageDialog(null, "O valor está no vetor");
    }
    else{
       JOptionPane.showMessageDialog(null, "O valor não está no vetor");
    }
  }
}



C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de C - Escreva um programa C para mover todos os zeros para o final do vetor, sem alterar a ordem dos elementos já presentes no array

Quantidade de visualizações: 883 vezes
Pergunta/Tarefa:

Dado o seguinte vetor de inteiros:

// vamos declarar e construir um vetor de 8 inteiros
int valores[] = {0, 3, 0, 5, 7, 4, 0, 9};
Escreva um programa C para mover todos os zeros para o final do vetor, ou seja, para a direita, sem alterar a ordem dos elementos diferentes de zero já presentes no array e sem criar um vetor adicional ou temporário.

Sua saída deverá ser parecida com:

Vetor na ordem original:

0   3   0   5   7   4   0   9   

Vetor com os zeros deslocados para o final:

3   5   7   4   9   0   0   0
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <locale.h>
  
int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos declarar e construir um vetor de 8 inteiros
  int valores[] = {0, 3, 0, 5, 7, 4, 0, 9};
  int i; // para o controle do laço
  int j; // variável auxiliar
  int temp; // variável temporária
  
  setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português
		
  // vamos mostrar o vetor na ordem original
  printf("Vetor na ordem original:\n");
  for(i = 0; i < 8; i++){
    printf("%d   ", valores[i]);
  }
    
  // vamos inicializar j como 0 para que ele aponte para
  // o primeiro elemento do vetor
  j = 0;
    
  // agora o laço for percorre todos os elementos do vetor,
  // incrementanto a variável i e deixando o j em 0
  for(i = 0; i < 8; i++){
    // encontramos um valor que não é 0
    if(valores[i] != 0){
      // fazemos a troca entre os elementos nos índices
      // i e j
      temp = valores[i];
      valores[i] = valores[j];
      valores[j] = temp;
      // e avançamos o j para o elemento seguinte
      j++;
    }
  }
    
  // agora mostramos o resultado
  printf("\n\nVetor com os zeros deslocados para o final:\n");
  for(i = 0; i < 8; i++){
    printf("%d   ", valores[i]);
  }
    
  printf("\n\n");
  system("pause");
  return 0;
}

Não se esqueça: A resolução do exercício deve ser feita sem a criação de um vetor, array ou lista adicional, e os elementos diferentes de zero devem permanecer na mesma ordem que eles estavam antes.

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