Delphi ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como usar a função ReverseString() do Delphi para inverter o texto de uma palavra ou frase em Delphi - Invertendo o conteúdo de uma string usando Delphi

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Em algumas situações precisamos inverter o conteúdo de uma string, ou seja, alterar a ordem de seus caracteres de forma que a string fique de trás para frente.

Em Delphi isso pode ser feito com o auxílio da função ReverseString(). Esta função recebe uma string e devolve outra string invertida. Veja um exemplo:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  nome: string; // declara uma variável do tipo string
begin
  nome := 'Osmar J. Silva';

  // vamos inverter o conteúdo da string
  nome := ReverseString(nome);

  // vamos exibir o resultado
  ShowMessage(nome);
end;

Não se esqueça de adicionar a unit StrUtils na cláusula uses de seu formulário.

Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade)

Exercícios Resolvidos de Java - Como calcular a potência de um número usando recursividade em Java - Funções recursivas em Java

Quantidade de visualizações: 4812 vezes
Pergunta/Tarefa:

A potenciação ou exponenciação é a operação de elevar um número ou expressão a uma dada potência. Escreva um método Java recursivo que recebe uma base e um expoente e eleva a base ao expoente.

Seu método deverá possuir a seguinte assinatura:

public static int potencia(int base, int expoente){
  // sua implementação aqui
}
Como melhoria na resolução, você pode tratar o caso no qual o expoente é igual a 0 (na resolução abaixo deixei esta possibilidade em aberto).

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe a base: 5
Informe o expoente: 3
A base 5 elevada ao exponente 3 é 125
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // cria um novo objeto da classe Scanner
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // solicita a base
    System.out.print("Informe a base: ");
    // lê a base
    int base = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    // solicita o expoente
    System.out.print("Informe o expoente: ");
    // lê o expoente
    int expoente = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // mostra o resultado
    System.out.print("A base " + base + " elevada ao exponente " +
      expoente + " é " + potencia(base, expoente));
    System.out.println("\n");
  }
  
  // método recursivo que eleva uma base a um determinado expoente
  public static int potencia(int base, int expoente){
    // a recursivida deve parar quando o expoente for igual a 1
    if(expoente == 1){
      return base;
    }
    else{
      // efetua uma nova chamada recursiva fornecendo o expoente - 1
      return base * potencia(base, expoente - 1);
    }
  }
}



C# ::: Coleções (Collections) ::: List<T>

Como inserir um novo elemento em uma posição N de uma List<T> do C# usando a função Insert()

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Em algumas situações gostaríamos de inserir um novo elemento em uma determinada posição de uma List<T>, ou seja, queremos ser capazes de inserir o novo elemento em qualquer posição, e não somente no final da lista. Para isso podemos usar o método Insert(). Veja sua assinatura:

public void Insert(
  int index,
  T item
)
Veja que só precisamos fornecer o índice no qual o elemento será inserido e o elemento em si. Veja um exemplo:

static void Main(string[] args){
  // vamos criar um objeto da classe List<T>
  List<int> valores = new List<int>();

  // vamos inserir quatro valores na lista
  valores.Add(5);
  valores.Add(2);
  valores.Add(6);
  valores.Add(9);

  // vamos usar o laço foreach para percorrer os elementos na lista
  Console.WriteLine("Elementos na lista:");
  foreach(int v in valores){
    Console.WriteLine(v);    
  }

  // vamos inserir um novo elemento no índice 2
  valores.Insert(2, 20);

  // vamos usar o laço foreach para percorrer os elementos na lista novamente
  Console.WriteLine("Elementos na lista:");
  foreach(int v in valores){
    Console.WriteLine(v);    
  }

  // vamos pausar a execução
  Console.ReadKey();
}

Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado:

Elementos na lista:
5
2
6
9
Elementos na lista:
5
2
20
6
9

Este método pode lançar uma exceção do tipo ArgumentOutOfRangeException se o índice fornecido for menor que 0 ou superior à quantidade de itens na lista.


Java ::: Java Swing - Gerenciadores de Layout ::: GridBagLayout

Como usar o gerenciador de layout GridBagLayout em suas aplicações Java Swing

Quantidade de visualizações: 12631 vezes
O gerenciador de layout GridBagLayout é um dos mais complexos e mais flexíveis. Embora possa parecer, esta classe não é uma sub-classe de GridLayout, como mostra sua posição na hierarquia de classes Java:

java.lang.Object
  java.awt.GridBagLayout

Esta classe implementa as interfaces LayoutManager, LayoutManager2 e Serializable.

A vantagem do gerenciador de layout GridBagLayout em relação ao GridLayout, é que, com o GridBagLayout nós podemos fazer com que os componentes nas linhas e colunas possam ter diferentes tamanhos e às vezes ocupar múltiplas linhas e colunas.

O trecho de código abaixo mostra a forma mais simples de se criar um GridBagLayout. Veja que os botões são arranjados de forma horizontal na janela. É claro que sem os ajustes necessários, não tiramos muito proveito do uso deste gerenciador (mas isso será visto em outras dicas dessa seção):

import javax.swing.*;
import java.awt.*;

public class Estudos extends JFrame{
  public Estudos(){
    super("Como usar a classe GridBagLayout");

    // define o layout
    setLayout(new GridBagLayout());

    // adiciona componentes à janela
    add(new JButton("Botão 1"));
    add(new JButton("Botão 2"));
    add(new JButton("Botão 3"));
    add(new JButton("Botão 4"));
    
    setSize(350, 150);
    setVisible(true);    
  }

  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}

Ao executar este código Java Swing nós teremos o seguinte resultado:




C# ::: Dicas & Truques ::: Tipos de Dados

Como usar os tipos de dados byte e sbyte da linguagem C#

Quantidade de visualizações: 15310 vezes
O tipo de dados byte é usado quando queremos armazenar valores inteiros na faixa de 0 a 255, ou seja, valores inteiros apenas positivos. Veja um exemplo de declaração e definição de uma variável deste tipo:

// uma variável do tipo byte
byte valor = 45;

O tipo byte (que possui 8 bits não sinalizados) é um apelido C# para o tipo System.Byte da plataforma .NET. Note que quando inicializamos uma variável do tipo byte com um literal inteiro, este valor é convertido implicitamente de int para byte. Se o valor sendo definido for maior que a faixa permitida, o programa não compilará. Veja:

// valor fora da faixa suportada pelo tipo byte
byte valor = 290;

Ao tentarmos compilar esta linha teremos o seguinte erro:

Constant value '290' cannot be converted to a 'byte'

Quando se trata de conversões implícitas, um valor do tipo byte pode ser convertido, sem a necessidade de cast, para os tipos short, ushort, int, uint, long, ulong, float, double ou decimal. Veja:

// variável do tipo byte
byte valor = 28;

// variável do tipo float
float valor2 = valor;

O caminho oposto não é verdade, ou seja, não é possível atribuir uma variável do tipo short à uma variável do tipo byte. Veja:

// variável do tipo short
short valor = 50;

// variável do tipo byte
byte valor2 = valor;

// mensagem de erro de compilação
Cannot implicitly convert type 'short' to 'byte'. 
An explicit conversion exists (are you missing a cast?)

Esta conversão não é possível, ainda que o valor contido na variável do tipo short esteja na faixa aceitável pelo tipo byte. Neste caso, um cast (conversão explícita) se faz necessário:

// variável do tipo short
short valor = 50;

// variável do tipo byte
byte valor2 = (byte)valor;

Resumindo, nenhum outro tipo de dados em C# pode ser convertido para o tipo byte implicitamente. Se quiser fazê-lo, use uma conversão explícita (cast).

O tipo sbyte, por sua vez, pode armazenar valores inteiros na faixa de -128 até 127 e possui 8 bits sinalizados. Este tipo é um apelido C# para o tipo de dados System.SByte da plataforma .NET. Veja um exemplo de seu uso:

static void Main(string[] args){
  // variável do tipo sbyte
  sbyte valor = -45;

  // exibe o resultado
  Console.WriteLine("O valor da variável é: " + valor);

  // pausa o programa
  Console.ReadKey();
}

Note que, a exemplo de byte, o tipo sbyte também é governado por algumas regras de conversão e atribuição de valores literais. Há uma conversão implícita de sbyte para os tipos short, int, long, float, double e decimal. A conversão de qualquer outro tipo de dados para o tipo sbyte só pode ser feita por meio de cast (conversão explícita).


C# ::: Windows Forms ::: ListBox

Como inserir um item em uma determinada posição da ListBox do C# Windows Forms usando o método Insert()

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Em algumas situações nós gostaríamos de adicionar um novo item a uma ListBox do C# Windows Forms e indicar a posição (índice) na qual ela deverá ficar. Para isso podemos usar a função Insert() do objeto Items da ListBox.

O método Insert() recebe o índice no qual o elemento será inserido e o item a ser inserido. Veja um exemplo de seu uso no trecho de código a seguir:

private void button2_Click(object sender, EventArgs e)
{
  // insere um item na terceira posição
  listBox1.Items.Insert(2, "Fortaleza");
}

Se o índice fornecido para o método Insert() não estiver dentro da faixa de índices válidos para os elementos da ListBox, uma exceção do tipo ArgumentOutOfRangeException será atirada:

System.ArgumentOutOfRangeException
HResult=0x80131502
Message=InvalidArgument=Value '20' não é um valor válido para 'index'.
Parameter name: index
Source=System.Windows.Forms
StackTrace:
em System.Windows.Forms.ListBox.ObjectCollection.Insert(Int32 index, Object item)


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico

Exercícios Resolvidos de Java - Uma locadora de charretes cobra R$ 10,00 de taxa para cada 3 horas de uso destas

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Exercício Resolvido de Java - Uma locadora de charretes cobra R$ 10,00 de taxa para cada 3 horas de uso destas

Pergunta/Tarefa:

Uma locadora de charretes cobra R$ 10,00 de taxa para cada 3 horas de uso destas e R$ 5,00 para cada 1 hora abaixo destas 3 horas.

Faça um programa (algorítmo) Java que leia a quantidade de horas que a charrete foi usada, calcule e escreva o valor a ser pago pelo cliente.

Sua saída deverá ser parecida com:

Quantidade de horas que a charrete foi usada: 7
Valor total a ser pago: R$ 25,00
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

package exercicio;

import java.text.NumberFormat;
import java.util.Scanner;

public class Exercicio {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos ler a quantidade de horas que a charrete foi usada
    System.out.print("Quantidade de horas que a charrete foi usada: ");
    int horas = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // vamos calcular o valor por 3 horas exatas
    int valor = horas / 3;
    
    // valor a ser pago para cada hora abaixo de 3
    int restante = horas % 3;
    
    // finalmente calculamos o valor total a ser pago
    double valor_total = (valor * 10.0) + (restante * 5);
    
    // e exibimos o resultado
    NumberFormat formato = NumberFormat.getCurrencyInstance();
    System.out.println("Valor total a ser pago: " + formato.format(valor_total));
  }
}



JavaScript ::: JavaScript para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Como calcular a norma ou módulo de vetores nos espaços R2 e R3 usando JavaScript - Geometria Analítica e Álgebra Linear usando JavaScript

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Em Geometria Analítica e Álgebra Linear, a magnitude, norma, comprimento, tamanho ou módulo (também chamado de intensidade na Física) de um vetor é o seu comprimento, que pode ser calculado por meio da distância de seu ponto final a partir da origem, no nosso caso (0,0).

Considere o seguinte vetor no plano, ou seja, no espaço bidimensional, ou R2:

\[\vec{v} = \left(7, 6\right)\]

Aqui este vetor se inicia na origem (0, 0) e vai até as coordenadas (x = 7) e (y = 6). Veja sua plotagem no plano 2D:



Note que na imagem já temos todas as informações que precisamos, ou seja, o tamanho desse vetor é 9 (arredondado) e ele faz um ângulo de 41º (graus) com o eixo x positivo. Em linguagem mais adequada da trigonometria, podemos dizer que a medida do cateto oposto é 6, a medida do cateto adjacente é 7 e a medida da hipotenusa (que já calculei para você) é 9.

Note que já mostrei também o ângulo theta (__$\theta__$) entre a hipotenusa e o cateto adjacente, o que nos dá a inclinação da reta representada pelos pontos (0, 0) e (7, 6).

Relembrando nossas aulas de trigonometria nos tempos do colegial, temos que o quadrado da hipotenusa é a soma dos quadrados dos catetos, ou seja, o Teorema de Pitágoras:

\[a^2 = b^2 + c^2\]

Como sabemos que a potenciação é o inverso da radiciação, podemos escrever essa fórmula da seguinte maneira:

\[a = \sqrt{b^2 + c^2}\]

Passando para os valores x e y que já temos:

\[a = \sqrt{7^2 + 6^2}\]

Podemos comprovar que o resultado é 9,21 (que arredondei para 9). Não se esqueça da notação de módulo ao apresentar o resultado final:

\[\left|\vec{v}\right| = \sqrt{7^2 + 6^2}\]

E aqui está o código JavaScript que nos permite informar os valores x e y do vetor e obter o seu comprimento, tamanho ou módulo:

<html>
<head>
  <title>Estudos JavaScript</title>
</head>
 
<body>
 
<script type="text/javascript">
  // vamos declarar os valores x e y
  var x = 7;
  var y = 6;
  
  // vamos calcular a norma do vetor
  var norma = Math.sqrt(Math.pow(x, 2) + Math.pow(y, 2));
    
  // mostra o resultado
  document.writeln("A norma do vetor é: " + norma);
</script>
 
</body>
</html>

Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

A norma do vetor é: 9.219544457292887

Novamente note que arredondei o comprimento do vetor para melhor visualização no gráfico. Para calcular a norma de um vetor no espaço, ou seja, no R3, basta acrescentar o componente z no cálculo.


PHP ::: PHP + MySQL ::: MySQL Improved Extension (mysqli)

Como obter a quantidade de colunas de uma tabela - Como usar a função mysqli_field_count() para contar os campos de uma tabela - Revisado

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Em algumas situações nós precisamos obter a quantidade de campos retornados como resultado de uma consulta SQL DML SELECT a uma determinada tabela do banco de dados. Para isso nós podemos usar o atributo field_count e a função mysqli_field_count().

A função mysqli_field_count() é usada no modo procedural, enquanto field_count é usada no modo orientado a objetos. Vamos começar com mysqli_field_count(). Veja o exemplo a seguir:

<?
  // vamos efetuar a conexão com o banco
  $con = new mysqli("localhost", "root",
    "osmar1234", "estudos");
  
  // conexão efetuada com sucesso?
  if($con->connect_errno){
    echo "Não foi possível efetuar a conexão: " . 
      $mysqli->connect_error;
    exit(); // vamos sair daqui 
  }   
 
  // obtém a quantidade de colunas de uma determinada tabela
  $query = "SELECT * FROM produtos";
  $result = mysqli_query($con, $query);
  echo "Esta tabela (retornada) possui " . 
    mysqli_field_count($con) . " colunas";
  
  // vamos fechar a conexão
  mysqli_close($con);
?>

Ao executarmos este código nós teremos um resultado parecido com:

Esta tabela (retornada) possui 4 colunas

Veja agora o mesmo exemplo usando a abordagem de programação orientada a objetos:

<?
  // vamos efetuar a conexão com o banco
  $con = new mysqli("localhost", "root",
    "osmar1234", "estudos");
  
  // conexão efetuada com sucesso?
  if($con->connect_errno){
    echo "Não foi possível efetuar a conexão: " . 
      $con->connect_error;
    exit(); // vamos sair daqui 
  }   
 
  // obtém a quantidade de colunas de uma determinada tabela
  $con->query("SELECT * FROM produtos");  
  echo "Esta tabela possui " . $con->field_count .
    " colunas";
  
  // vamos fechar a conexão
  $con->close();
?>

Esta dica foi revisada e atualizada para o PHP 8.


C# ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como construir uma data e hora em C# usando o objeto DateTime e fornecendo o dia, mês, ano, horas, minutos e segundos da data e hora desejadas

Quantidade de visualizações: 12524 vezes
Esta dica mostra como construir uma data e hora em C# usando o seguinte construtor da estrutura DateTime:

DateTime(Int32, Int32, Int32, Int32, Int32, Int32)

Este construtor pede seis valores inteiros representando o ano, mês, dia, horas, minutos e segundos da data e hora que queremos construir e retorna um objeto DateTime representando a data e hora recém-construidas (note que a hora deve ser informada no formato 0-23). Veja um exemplo:

static void Main(string[] args){
  // cria um objeto DateTime para a data 10/04/2008
  // e hora 18:32:10
  DateTime data = new DateTime(2008, 4, 10, 18, 32, 10);

  // exibe o resultado
  System.Console.WriteLine(data.ToString(
    "dd/MM/yyyy - HH:mm:ss"));

  // pausa o programa
  Console.ReadKey();
}

Tome cuidade. Este método pode lançar exceções dos tipos ArgumentOutOfRangeException e ArgumentException se os valores fornecidos estiverem fora das faixas permitidas.

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