C++ ::: Win32 API (Windows API) ::: Arquivos e Diretórios

Como renomear arquivos e diretórios em C++ usando a função MoveFile() da API do Windows

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A função MoveFile() da API do Windows pode ser usada quando precisamos renomear um arquivo ou diretório. Veja seu protótipo:

BOOL WINAPI MoveFile(
  LPCTSTR lpExistingFileName,
  LPCTSTR lpNewFileName
);


Note que só precisamos fornecer o nome atual e o novo nome do arquivo ou diretório que queremos renomear. Se houver algum erro ao renomear o arquivo ou diretório, a função MoveFile() retornará o valor 0 (zero). Se a operação for efetuada com sucesso, um valor diferente de 0 (zero) será retornado. É sempre uma boa idéia usar a função GetLastError() para retornar o código do erro em caso de falha.

Veja um trecho de código no qual renomeamos um arquivo:

#include <cstdlib>
#include <iostream>
#include <windows.h>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // nome atual do arquivo
  CHAR nome_atual[] = "C:\\testes.txt";
  // novo nome do arquivo
  CHAR nome_novo[] = "C:\\novo.txt";
  
  // vamos renomear o arquivo
  if(MoveFile(nome_atual, nome_novo)){
    cout << "Arquivo renomeado com sucesso." << endl;                      
  }
  else{
    cout << "Erro ao renomear o arquivo: " << 
      GetLastError() << endl;     
  }
  
  system("PAUSE");
  return EXIT_SUCCESS;
}

Aqui nós estamos alterando o nome do arquivo testes.txt para novo.txt. Os possíveis erros nesta operação são:

a) ERROR_FILE_NOT_FOUND - Ocorre quando o arquivo fornecido como primeiro argumento para a função MoveFile() não existe. O código para este erro é 2 e a mensagem em português é "O sistema não pode encontrar o arquivo especificado (The system cannot find the file specified)".

b) ERROR_ALREADY_EXISTS - Ocorre quando o arquivo fornecido como segundo argumento para a função MoveFile() já existe. O código para este erro é 183 e a mensagem em português é "Não é possível criar um arquivo já existente (Cannot create a file when that file already exists)".

Veja agora um trecho de código no qual renomeamos um diretório:

#include <cstdlib>
#include <iostream>
#include <windows.h>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // nome atual do diretório
  CHAR nome_atual[] = "C:\\imagens";
  // novo nome do diretório
  CHAR nome_novo[] = "C:\\imagens2";
  
  // vamos renomear o diretório
  if(MoveFile(nome_atual, nome_novo)){
    cout << "Diretório renomeado com sucesso." << endl;                      
  }
  else{
    cout << "Erro ao renomear o diretório: " << 
      GetLastError() << endl;     
  }
  
  system("PAUSE");
  return EXIT_SUCCESS;
}



Python ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como formatar a data e hora atual em Python usando a função strftime() da classe datetime

Quantidade de visualizações: 10191 vezes
Nesta dica eu vou mostrar como é possível usar o método strftime() da classe datetime para formatar e mostrar a data e hora atual no Python.

Veja o código completo para o exemplo:

from datetime import datetime
import locale

def main():
  # Configurações do usuário
  locale.setlocale(locale.LC_ALL, '')
 
  # Obtém um datetime da data e hora atual
  hoje = datetime.today()
 
  # Exibe a data atual formatada
  data = hoje.strftime("Hoje é %A, %d de %B de %Y")
  print(data)
 
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Hoje é segunda-feira, 08 de março de 2019


Python ::: NumPy Python Library (Biblioteca Python NumPy) ::: Passos Iniciais

Machine Learning para iniciantes - Como usar a biblioteca NumPy em seus programas Python

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Criada em 2005 por Travis Oliphant, a biblioteca NumPy é uma biblioteca Python que, embora escrita parcialmente em código Python, possui trechos de código C ou C++, principalmente as partes que requerem processamento ou computação mais veloz.

Estudiosos, entusiastas e desenvolvedores de soluções envolvendo Data Science, Deep Learning, Machine Learning e Inteligência Artificial (IA) em geral, encontram nessa biblioteca muitas funções úteis para a criação e manipulação de vetores e matrizes, além de funções para trabalhar no domínio de algebra linear e transformação fourier.

A biblioteca NumPy (Numerical Python) é um projeto open source e pode ser usada livremente em qualquer programa Python. Uma das razões para a sua adoção é a substituição das listas Python pelos vetores e matrizes NumPy, já que estes últimos são 50 vezes mais rápidas que as listas Python, que muitas vezes fazem o papel de arrays.

Minha instalação do Python já possui a biblioteca NumPy?

A melhor forma de descobrir se a NumPy já está disponível para os seus códigos Python é rodando o seguinte trecho de código:

# importamos a bibliteca NumPy
import numpy as np
 
def main():
  # construimos um vetor de cinco elementos
  vetor = np.array([20, 3, 87, 4, 120])
  # imprimimos seu conteúdo
  print(vetor)

if __name__== "__main__":
  main()

Se você vir o resultado abaixo:

[ 20   3  87   4 120]

então sua instalação do Python já contém a biblioteca NumPy e você está pronto(a) para experimentar as demais dicas e truques dessa seção.

Porém, se você ainda não tiver a NumPy, a seguinte mensagem de erro será exibida:

Exception has occurred: ModuleNotFoundError
No module named 'numpy'
  File "C:\estudos_python\estudos.py", line 2, in <module>
    import numpy as np

Não se desespere. Basta abrir uma janela de prompt e disparar o comando abaixo:

pip install numpy

Aguarde alguns minutos para que o Pip baixe e instale a biblioteca. Em seguida tente executar o código acima novamente.

Agora é só aproveitar tudo que a biblioteca NumPy tem a nos oferecer.


Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Python Básico

Exercício Resolvido de Python - Como ler um número inteiro e imprimir seu sucessor e seu antecessor em Python

Quantidade de visualizações: 1509 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Python para ler um número inteiro e imprimir seu sucessor e seu antecessor. O usuário poderá informar um valor positivo ou negativo.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um número inteiro: 16
O número informado foi: 16
O antecessor é 15
O sucessor é: 17
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Python:

# função principal do programa
def main():
  # vamos pedir para o usuário informar um número inteiro
  numero = int(input("Informe um número inteiro: "))
    
  # vamos calcular o sucessor do número informado
  sucessor = numero + 1
    
  # vamos calcular o antecessor do número informado
  antecessor = numero - 1
    
  # e agora mostramos os resultados
  print("O número informado foi: {0}".format(numero))
  print("O antecessor é {0}".format(antecessor))
  print("O sucessor é: {0}".format(sucessor))
  
if __name__== "__main__":
  main()



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercício Resolvido de Java - Como testar se um ano é bissexto em Java - Um programa que lê um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não

Quantidade de visualizações: 2642 vezes
Pergunta/Tarefa:

Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos (exceto anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400). Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. O último ano bissexto foi 2012 e o próximo será 2016.

Um ano é bissexto se ele for divisível por 4 mas não por 100, ou se for divisível por 400.

Escreva um programa Java que pede ao usuário um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o ano: 2024
O ano informado é bissexto.
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);  
    
    // vamos solicitar que o usuário informe um ano
    System.out.print("Informe o ano: ");
    int ano = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // vamos verificar se o ano informado é bissexto
    if(((ano % 4 == 0) && (ano % 100 != 0)) || (ano % 400 == 0)){
      System.out.println("O ano informado é bissexto.");  
    }
    else{
      System.out.println("O ano informado não é bissexto.");  
    }
    
    System.out.println("\n");
  }
}



C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como percorrer os caracteres de uma string C usando um laço for

Quantidade de visualizações: 17542 vezes
Como em C uma string é um vetor de caracteres, tais caracteres podem ser acessados por meio de seu índice no vetor (um valor inteiro começando em 0). Este trecho de código mostra como você pode usar o laço for para acessar cada caractere individualmente e exibí-lo na tela do programa:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>

int main(int argc, char *argv[]){
  char palavra[] = "Arquivo";

  // vamos percorrer os caracteres usando um laço for
  int i;
  for(i = 0; i < strlen(palavra); i++){
    printf("Caractere na posicao %d = %c\n", i, palavra[i]);
  }

  puts("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

Caractere na posicao 0 = A
Caractere na posicao 1 = r
Caractere na posicao 2 = q
Caractere na posicao 3 = u
Caractere na posicao 4 = i
Caractere na posicao 5 = v
Caractere na posicao 6 = o


Delphi ::: Dicas & Truques ::: MIDI Musical Instrument Digital Interface, Mapeamento e sequenciamento MIDI, Entrada e saída MIDI

Como retornar uma lista dos dispositivos de saída MIDI no sistema usando Delphi

Quantidade de visualizações: 11269 vezes
Em algumas ocasiões nós precisamos obter uma lista dos dispositivos de saída MIDI no sistema, talvez com o propósito de selecionar um determinado dispositivo em uma ListBox ou ComboBox. O trecho de código abaixo mostra como isso pode ser feito.

O primeiro passo é declarar uma variável do tipo TMidiOutCaps. Este registro está declarado na unit MMSystem.pas e é uma tradução da estrutura MIDIOUTCAPS da API do Windows. Entre outros tipos de dados, esta estrutura possui um membro szPname que retorna o nome do dispositivo. Na unit MMSystem.pas este membro está declarado como array[0..MAXPNAMELEN-1] of AnsiChar, ou seja, uma matriz de AnsiChar que será preenchida pela API do Windows e terá seu final marcado com o caractere null (NULL terminated string). Note a conversão deste valor para o tipo String no momento de inserí-lo no ComboBox. Em versões anteriores do Delphi (estou escrevendo este código no Delphi 2009) podíamos usar a função StrPas() para esta finalidade.

O passo seguinte é obter a quantidade de dispositivos de saída MIDI. Isso é feito com uma chamada à função midiOutGetNumDevs da API do Windows. Uma vez obtida a quantidade de dispositivos nós usamos um laço for e, no corpo deste laço, usamos o valor da variável de controle i para efetuar uma chamada à função midiOutGetDevCaps(), também da API do Windows:

midiOutGetDevCaps(i, @MidiOutCaps, sizeof(TMidiOutCaps));

Esta função recebe o identificador do dispositivo (um valor inteiro começando em 0 e indo até a quantidade de dispositivos - 1), um ponteiro para um registro MidiOutCaps e o tamanho em bytes do registro. Se a função for executada com sucesso, o registro MidiOutCaps será preenchido com várias informações úteis, tais como o nome do dispositivo, o ID do fabricante, o ID do produto, versão do driver, tipo do dispositivo MIDI, número de vozes suportadas, número máximo de notas que podem ser tocadas simultaneamente, etc.

Para finalizar, nós acessamos o campo szPname do registro MidiOutCaps e o adicionamos no ComboBox. Veja o código completo a seguir:

procedure TForm1.Button2Click(Sender: TObject);
var
  i: Integer;
  MidiOutCaps: TMidiOutCaps; // este registro (record) está definido em MMSystem.pas
  erro: Word;
begin
  // uses MMSystem

  ComboBox2.Clear;
  // midiOutGetNumDevs retorna a quantidade de dispositivos de saída MIDI no sistema
  for i := 0 to midiOutGetNumDevs - 1 do
  begin
    // vamos obter o dispositivo identificado pela variável i (uDeviceID)
    erro := midiOutGetDevCaps(i, @MidiOutCaps, sizeof(TMidiOutCaps));
    if erro <> MMSYSERR_NOERROR then
       raise Exception.Create('Não foi possível obter a lista de dispositivos ' +
         'de saída MIDI');

    // vamos adicionar o nome do dispositivo no ComboBox
    ComboBox2.Items.Add(StrPas(MidiOutCaps.szPname));
  end;
end;

Ao executar este código o ComboBox será preenchido com valores semelhantes à:

Microsoft GS Wavetable SW Synth
MPU-401

Nas demais dicas relacionadas a este assunto você deverá sempre indicar o dispositivo de saída MIDI. Geralmente você poderá fornecer os valores 0 ou 1 para as funções MIDI que pedem o ID do dispositivo de saída.

Para fins de compatibilidade esta dica ou anotação foi escrita usando Delphi 2009.


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular o coeficiente angular de uma reta em JavaScript dados dois pontos no plano cartesiano

Quantidade de visualizações: 1857 vezes
O Coeficiente Angular de uma reta é a variação, na vertical, ou seja, no eixo y, pela variação horizontal, no eixo x. Sim, isso mesmo. O coeficiente angular de uma reta tem tudo a ver com a derivada, que nada mais é que a taxa de variação de y em relação a x.

Vamos começar analisando o seguinte gráfico, no qual temos dois pontos distintos no plano cartesiano:



Veja que o segmento de reta AB passa pelos pontos A (x=3, y=6) e B (x=9, y=10). Dessa forma, a fórmula para obtenção do coeficiente angular m dessa reta é:

\[\ \text{m} = \frac{y_2 - y_1}{x_2 - x_1} = \frac{\Delta y}{\Delta x} = tg \theta \]

Note que __$\Delta y__$ e __$\Delta x__$ são as variações dos valores no eixo das abscissas e no eixo das ordenadas. No triângulo retângulo que desenhei acima, a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto oposto e a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto adjascente.

Veja agora o trecho de código na linguagem JavaScript que solicita as coordenadas x e y dos dois pontos, efetua o cálculo e mostra o coeficiente angular m da reta que passa pelos dois pontos:

<html>
<head>
  <title>Estudos JavaScript</title>
</head>
 
<body>

<script type="text/javascript">
  // x e y do primeiro ponto
  var x1 = 3;
  var y1 = 6;
    
  // x e y do segundo ponto
  var x2 = 9;
  var y2 = 10;   
     
  var m = (y2 - y1) / (x2 - x1);
     
  // mostramos o resultado
  document.writeln("O coeficiente angular é: " + m);
</script>

</body>
</html>

Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

O coeficiente angular é: 0.6666666666666666

Veja agora como podemos calcular o coeficiente angular da reta que passa pelos dois pontos usando o Teorema de Pitágoras. Note que agora nós estamos tirando proveito da tangente do ângulo Theta (__$\theta__$), também chamado de ângulo Alfa ou Alpha (__$\alpha__$):

<html>
<head>
  <title>Estudos JavaScript</title>
</head>
 
<body>

<script type="text/javascript">
  // x e y do primeiro ponto
  var x1 = 3;
  var y1 = 6;
    
  // x e y do segundo ponto
  var x2 = 9;
  var y2 = 10;   
     
  // vamos obter o comprimento do cateto oposto
  var cateto_oposto = y2 - y1;
  // e agora o cateto adjascente
  var cateto_adjascente = x2 - x1;
  // vamos obter o ângulo tetha, ou seja, a inclinação da hipetunesa
  // (em radianos, não se esqueça)
  var tetha = Math.atan2(cateto_oposto, cateto_adjascente);
  // e finalmente usamos a tangente desse ângulo para calcular
  // o coeficiente angular
  var tangente = Math.tan(tetha);
     
  // mostramos o resultado
  document.writeln("O coeficiente angular é: " + tangente);
</script>

</body>
</html>

Ao executar este código você verá que o resultado é o mesmo. No entanto, fique atento às propriedades do coeficiente angular da reta:

1) O coeficiente angular é positivo quando a reta for crescente, ou seja, m > 0;

2) O coeficiente angular é negativo quando a reta for decrescente, ou seja, m < 0;

3) Se a reta estiver na horizontal, ou seja, paralela ao eixo x, seu coeficiente angular é zero (0).

4) Se a reta estiver na vertical, ou seja, paralela ao eixo y, o coeficiente angular não existe.


Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Java para iniciantes - Como pesquisar uma substring em uma string e retornar sua posição inicial

Quantidade de visualizações: 198 vezes
Nesta dica mostrarei como é possível usar o método indexOf() da classe String para obter o índice (começando em 0) da primeira ocorrência de uma substring em uma string. Se a substring não for encontrada, o retorno será -1.

Veja o código completo para o exemplo:

package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    String frase = "Programar em Java é muito bom";
    System.out.println("Frase: " + frase); 
    
    // verifica se a frase contém a palavra Java
    int res = frase.indexOf("Java");
     
    if(res > 0){
      System.out.println("A substring foi encontrada " +
        " na posicao (índice): " + res);
    }
    else{
      System.out.println("A substring nao foi encontrada");
    }
     
    System.exit(0);
  }
} 

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Frase: Programar em Java é muito bom
A substring foi encontrada na posicao (índice): 13


Java ::: Dicas & Truques ::: Threads

Como usar uma thread Java para animar o título de uma janela JFrame do Java Swing

Quantidade de visualizações: 11718 vezes
Nesta dica mostro como podemos usar uma thread para substituir um timer em uma aplicação Swing. Ao executar este código você verá que o texto da barra de títulos da aplicação pisca continuamente enquanto o aplicativo estiver sendo executado.

Veja a listagem para o exemplo:

import java.awt.*;
import javax.swing.*;

public class Estudos extends JFrame{
  public Estudos() {
    super("Uso de threads em aplicações Swing");
    
    // vamos criar a thread que fará o título da janela
    // piscar continuamente
    // vamos criar duas threads
    MinhaThread t1 = new MinhaThread(this);
    t1.start();

    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
  
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}

// classe que usaremos como thread
class MinhaThread extends Thread{
  private JFrame janela;
  private String titulo;  

  public MinhaThread(JFrame janela){
    this.janela = janela;
    this.titulo = janela.getTitle();
  }   

  public void run(){
    try{
      while(true){
        if(janela.getTitle().equals(""))
          janela.setTitle(titulo);
        else
          janela.setTitle("");

        Thread.sleep(300);
      }
    }
    catch(InterruptedException ex){
      // precisa fazer nada aqui
    }
  }
}

Um detalhe interessante é que, ao ser colocada para dormir, a thread usada no exemplo permite que as demais threads da aplicação continuem suas execuções normalmente. Isso permite que a janela seja movida, redimensionada, minimizada, etc. Lembre-se sempre de usar o método Thread.yield() caso a thread criada estiver executando alguma ação demorada. Isso evitará que a janela do programa pareça congelada.

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