Revit Python Shell ::: Dicas & Truques ::: Selection, Seleção |
Como pedir para o usuário selecionar somente um elemento no Revit usando a função PickObject() do objeto Selection do Revit Python ShellQuantidade de visualizações: 319 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função PickObject() do objeto Selection do Revit Python Shell para pedir para o usuário selecionar somente um elemento na área de desenho do Revit. Note que o objeto Selection é obtido a partir do objeto uidoc, carregado automaticamente pelo Revit Python Shell. Depois que o usuário seleciona o elemento, nós usamos a função doc.GetElement() para receber a referência ao elemento e convertê-la para um elemento real. Então, para finalizar, nós acessamos a propriedade Id do elemento e a exibimos na tela. Veja o código Revit Python Shell completo para o exemplo: # faz o import necessário from Autodesk.Revit.UI.Selection import ObjectType # precisamos ocultar a janela do Revit Python Shell __window__.Hide() # agora fazemos uma chamada à função PickObject() do objeto Selection e retornamos # uma Reference selecionado = uidoc.Selection.PickObject(ObjectType.Element, "Selecione um elemento") # depois que o usuário fizer a seleção nós mostramos a janela do # Revit Python Shell novamente __window__.Show() __window__.Topmost = True # obtemos o elemento a partir de sua referência usando a função # GetElement() do objeto Document elemento = doc.GetElement(selecionado) # e mostramos o resultado print("O id do elemento selecionado é: {0}".format(elemento.Id)) Ao executar este código Revit Python Shell nós teremos o seguinte resultado: O id do elemento selecionado é: 359410 Veja como usei as funções __window__.Hide(), __window__.Show() e __window__.Topmost = True para ocultar a janela do Revit Python Shell e exibí-la novamente depois que o usuário fizer a seleção do elemento. Sem essas funções essa operação não pode ser realizada. |
Python ::: PyQt GUI Toolkit ::: QMainWindow |
Como centralizar uma janela QMainWindow do PyQtQuantidade de visualizações: 255 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos centralizar a janela principal de nossa aplicação PyQt. Note que esta janela principal, na maioria das vezes, é representada por uma instância da classe QMainWindow. Veja o código completo para o exemplo, já atualizado para o PyQt6: # vamos importar os módulos necessários import sys from PyQt6.QtCore import * from PyQt6.QtGui import * from PyQt6.QtWidgets import * # vamos criar uma classe que herda de QMainWindow class JanelaPrincipal(QMainWindow): # construtor da classe def __init__(self): super().__init__() # definimos o título da janela self.setWindowTitle("Cadastro de Produtos") # vamos definir as dimensões da janela self.resize(600, 420) # vamos obter a geometria do frame da nossa janela geometria_frame = self.frameGeometry() # acessamos a geometria da monitor e obtemos seu centro ponto_central = self.screen().availableGeometry().center() # movemos o retângulo obtido anteriormente para o centro da tela geometria_frame.moveCenter(ponto_central) # e finalmente movemos nossa janela para este ponto self.move(geometria_frame.topLeft()) if __name__== "__main__": # cria a aplicação app = QApplication(sys.argv) # cria a janela principal e a coloca visível janela_principal = JanelaPrincipal() janela_principal.show() # executa a aplicação app.exec() |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Miscelâneas |
JavaScript para iniciantes - Como usar o método escape() para codificar uma frase em JavaScriptQuantidade de visualizações: 12694 vezes |
A função escape() da linguagem JavaScript é usada quando precisamos codificar uma palavra, frase ou texto, ou seja, uma string. Em geral nós a usamos para codificar caracteres especiais em uma string, com a exceção dos caracteres e símbolos "* @ - _ + . /". Veja um exemplo completo: <html> <head> <title>Estudando JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> var frase = "Programar em JavaScript é muito bom"; document.write("Original: " + frase + "<br>"); document.write("Codificada: " + escape(frase)); </script> </body> </html> Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Original: Programar em JavaScript é muito bom Codificada: Programar%20em%20JavaScript %20%E9%20muito%20bom Lembre-se de que o objetivo da função escape() é tornar uma string portável, ou seja, que pode ser transmitida pela rede para qualquer computador que suportar os caracteres ASCII. Nota: A função escape() foi marcada como desatualizada (deprecated) a partir do JavaScript 1.5. Em vez dela nós devemos usar as funções encodeURI() ou encodeURIComponent(). |
Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Modificadores |
Regras importantes sobre o uso de modificadores na linguagem JavaQuantidade de visualizações: 7617 vezes |
1) Uma declaração de método ou variável pode conter somente um destes modificadores de acesso: public, protected ou private. Na ausência de um destes, o acesso será de pacote. 2) Classes não podem ser declaradas abstract e final simultâneamente. 3) Métodos abstratos não podem ser declarados private, static, final, native, strictfp ou synchronized. 4) Métodos não podem ser declarados native e strictfp ao mesmo tempo. 5) Métodos abstract e native não possuem corpo. Ex: abstract void inserir(); native void obterDados(); 6) Uma classe que contenha métodos abstratos deve ser declarada como abstrata. 7) Membros final não podem ser volatile. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como usar o método replace() da classe String do Java para substituir palavras em uma frase ou texto - RevisadoQuantidade de visualizações: 391 vezes |
Nesta dica mostrarei como substituir substrings em uma string, ou seja, substituir uma palavra (ou parte de uma palavra) em uma frase ou texto. Para isso podemos usar o método replace() da classe String da linguagem Java. Note que o método replace() da classe String retorna uma nova string com todas as ocorrências substituídas. Veja o exemplo: package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ String frase = "Programar em Java é bom."; System.out.println(frase); // substitui todas as ocorrências de "Java" por "C#" String frase2 = frase.replace("Java", "C#"); System.out.println(frase2); System.exit(0); } } Ao executar este exemplo nós teremos o seguinte resultado: Programar em Java é bom. Programar em C# é bom. Esta dica foi revisada e testada no Java 8. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Livros, E-books, Apostilas e Cursos |
E-Book 350 _Exercícios Resolvidos_ de Java - PDF com 500 páginasQuantidade de visualizações: 5972 vezes |
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Java ::: Pacote java.awt.event ::: KeyEvent |
Java Swing - Como obter o código da tecla pressionada usando o método getKeyCode() da classe KeyEvent do JavaQuantidade de visualizações: 4435 vezes |
O método getKeyCode() da classe KeyEvent é usado quando queremos obter o código da tecla pressionada durante um evento KEY_PRESSED ou KEY_RELEASED. Para o evento KEY_TYPED, o keyCode é VK_UNDEFINED. Veja um trecho de código no qual usamos o método getKeyCode() para obter e informar o código da tecla pressionada durante um evento keyPressed: package estudos; import java.awt.Container; import java.awt.FlowLayout; import java.awt.event.KeyEvent; import java.awt.event.KeyListener; import javax.swing.JFrame; import javax.swing.JOptionPane; public class Janela extends JFrame implements KeyListener{ public Janela(){ super("Eventos do Teclado"); Container c = getContentPane(); FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT); c.setLayout(layout); // vamos adicionar o objeto listener addKeyListener(this); setSize(350, 250); setVisible(true); } @Override public void keyPressed(KeyEvent e){ // vamos obter o código da tecla pressionada int codigo = e.getKeyCode(); JOptionPane.showMessageDialog(null, "O código da tecla pressionada é: " + codigo); } @Override public void keyReleased(KeyEvent e){ // sem implementação } @Override public void keyTyped(KeyEvent e){ // sem implementação } public static void main(String args[]){ Janela j = new Janela(); j.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Ao executar este código e pressionarmos uma tecla nós teremos o seguinte resultado: O código da tecla pressionada é: 65 É importante observar que o código da tecla pode ser obtido somente nos eventos keyPressed e keyReleased. Para o evento keyTyped o retorno do método getKeyCode() é VK_UNDEFINED. |
JavaScript ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: JavaScript Básico |
Exercício Resolvido de JavaScript - Como somar dois números em JavaScript - O operador de adição da linguagem JavaScriptQuantidade de visualizações: 1765 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa JavaScript para somar dois números, ou seja, dois valores numéricos inteiros. O usuário deverá informar os dois valores. Para efetuar a leitura dos números você pode usar a função window.prompt() e, para exibir o resultado, use a função window.alert(). Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro número: 7 Informe o segundo número: 3 A soma dos números é: 10 Veja a resolução comentada deste exercício em JavaScript: <!doctype html> <html> <head> <title>Exercícios de JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // vamos ler dois números do usuário var num1 = Number.parseInt(window.prompt( "Informe o primeiro número:")); var num2 = Number.parseInt(window.prompt( "Informe o segundo número:")); // agora vamos somar os dois números var soma = num1 + num2; // e mostramos o resultado window.alert("A soma dos números é: " + soma); </script> </body> </html> |
Java ::: Dicas & Truques ::: Imagens e Processamento de Imagens |
Manipulação de imagens em Java - Como carregar imagens JPG (JPEG), GIF ou PNG usando o método getImage() da classe ToolkitQuantidade de visualizações: 23844 vezes |
O método getImage() da classe Toolkit retorna um objeto da classe Image que obtém informações de imagem (pixels) a partir do caminho informado. Veja que este método não verifica se a imagem informada para o método existe ou se foi carregada com sucesso. Veja mais dicas nesta seção para aprender a realizar tais tarefas. O código abaixo mostra como chamar o método getImage() para carregar uma imagem ao clicar em um botão: package arquivodecodigos; import java.awt.*; import java.awt.event.*; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ private Image imagem = null; public Estudos() { super("Estudos Java"); Container c = getContentPane(); c.setLayout(new FlowLayout()); JButton btn = new JButton("Carregar Imagem"); btn.addActionListener( new ActionListener(){ @Override public void actionPerformed(ActionEvent e){ // imagem a ser carregada String minhaImagem = "C:\\estudos_java\\lago.jpg"; // Obtém o Toolkit padrão Toolkit toolkit = Toolkit.getDefaultToolkit(); imagem = toolkit.getImage(minhaImagem); JOptionPane.showMessageDialog(null, "A imagem foi carregada. Agora é só manipulá-la."); } } ); c.add(btn); setSize(400, 300); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: A imagem foi carregada. Agora é só manipulá-la. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como escrever em um arquivo usando Java - Como escrever em um arquivo usando as classes BufferedWriter e FileWriter do JavaQuantidade de visualizações: 95 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar a linguagem Java para escrever em um arquivo texto. Para isso nós vamos usar as classes BufferedWriter e FileWriter. Veja o trecho de código completo para o exemplo: package arquivodecodigos; import java.io.BufferedWriter; import java.io.FileWriter; import java.io.IOException; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ try { BufferedWriter out = new BufferedWriter(new FileWriter("C:\\estudos_java\\conteudo.txt")); out.write("Esta é a primeira linha de texto\r\n"); out.write("Esta é a segunda linha de texto"); out.close(); } catch(IOException e){ System.out.println("Houve um erro: " + e.getMessage()); } System.out.println("Acabei de escrever no arquivo"); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Acabei de escrever no arquivo. Tenha cuidado. Se o arquivo já existir, o método write() da classe BufferedWriter vai sobrescrever o seu conteúdo. Por isso, é sempre uma boa idéia fazer uma verificação antes. |
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