Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Python Básico |
Exercícios Resolvidos de Python - Como calcular o peso de uma pessoa na Lua usando PythonQuantidade de visualizações: 705 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Python que leia o peso de uma pessoa na Terra e retorne o seu peso na Lua. Lembre-se da seguinte fórmula: \[\text{Peso na Lua} = \frac{\text{Peso na Terra}}{9,81} \times 1,622 \] Aqui nós estamos definindo a força da gravidade na Terra como 9,81 m/s2 e a força da gravidade na Lua como 1,622 m/s2. Se você quiser calcular o peso de uma pessoa em Marte, por exemplo, basta trocar a força da gravidade na Lua pela força da gravidade em Marte. Sua saída deverá ser parecida com: Peso na terra (kg): 70 O peso da pessoa na Lua é: 11.57 kg Veja a resolução comentada deste exercício usando Python: # função principal do programa def main(): # vamos ler o peso da pessoa na Terra peso_terra = float(input("Peso na terra (kg): ")) # vamos calcular o peso da pessoa na Lua peso_lua = (peso_terra / 9.81) * 1.622 # arredonda para duas casas decimais peso_lua = round(peso_lua, 2) # vamos mostrar o resultado print("O peso da pessoa na Lua é: {0} kg".format(peso_lua)) if __name__== "__main__": main() |
Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Comentários |
Java para iniciantes - Como inserir comentários em seus códigos JavaQuantidade de visualizações: 13427 vezes |
Comentários em Java, assim como em outras linguagens, são ignorados pelo compilador. Em Java, podemos usar dois estilos de comentários: 1) Comentário de uma única linha: // obtém o resultado do cálculo int res = 4 + 5; // aqui também pode 2) Comentários de múltiplas linhas: /* Este exemplo mostra como verificar se um número é par ou ímpar. */ |
Java ::: Java Swing - Gerenciadores de Layout ::: GridBagLayout |
Como criar uma tela de login usando o gerenciador de layout GridBagLayout do Java SwingQuantidade de visualizações: 35736 vezes |
Temos que aceitar o fato de que o uso de uma IDE visual facilita muito o trabalho de criação de interfaces gráficas (GUI). Contudo, é muito bom poder escrever telas via código mesmo. E o gerenciador de layout GridBagLayout possibilita a criação de layouts realmente avançados. O trecho de código abaixo mostra como criar uma tela de login usando este gerenciador. Guarde este código. Ele poder ser útil na criação de outros formulários: package arquivodecodigos; import javax.swing.*; import javax.swing.border.*; import java.awt.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos(){ super("Tela de login usando GridBagLayout"); // define o layout setLayout(new GridBagLayout()); // define uma borda para aumentar o espaço // entre as bordas da janela e o gerenciador // de layout ((JComponent)getContentPane()).setBorder( new EmptyBorder(5, 8, 8, 8)); // cria o GridBagConstraints GridBagConstraints gbc = new GridBagConstraints(); // controla o espaço entre os componentes // e as linhas do GridBagLayout. // aqui nós definimos 3 pixels para os // lados de cima, esquerda, inferior e direita gbc.insets = new Insets(3, 3, 3, 3); // adiciona componentes à janela // esta primeira JLabel ocupará duas células // na primeira linha gbc.gridy = 0; // linha gbc.gridx = 0; // coluna gbc.gridwidth = 2; // duas células na linha // alinha o label à esquerda gbc.anchor = GridBagConstraints.WEST; JLabel infoLabel = new JLabel("Dados do Usuário:"); // vamos aumentar a fonte da JLabel infoLabel.setFont(new Font("SansSerif", Font.BOLD, 14)); // vamos adicionar um espaço extra na parte // inferior da JLabel infoLabel.setBorder( new EmptyBorder(0, 0, 5, 0)); add(infoLabel, gbc); gbc.gridy = 1; // linha gbc.gridx = 0; // coluna gbc.gridwidth = 1; // cria a label do usuário JLabel usuarioLabel = new JLabel("Usuário:"); add(usuarioLabel, gbc); gbc.gridy = 1; // linha gbc.gridx = 1; // coluna // cria a JTextField do usuário JTextField usuarioTxt = new JTextField(13); add(usuarioTxt, gbc); gbc.gridy = 2; // linha gbc.gridx = 0; // coluna // cria a label da senha JLabel usuarioSenha = new JLabel("Senha:"); add(usuarioSenha, gbc); gbc.gridy = 2; // linha gbc.gridx = 1; // coluna // cria a JPasswordField da senha JPasswordField senhaTxt = new JPasswordField(13); add(senhaTxt, gbc); gbc.gridy = 3; // linha gbc.gridx = 1; // coluna gbc.gridwidth = 2; // duas células na linha // alinha os botões à direita gbc.anchor = GridBagConstraints.EAST; JPanel botoesPanel = new JPanel(); botoesPanel.add(new JButton("Cancelar")); botoesPanel.add(new JButton("OK")); add(botoesPanel, gbc); pack(); // ajusta o tamanho da janela ao // dos componentes setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Ao executar este código Java Swing nós teremos o seguinte resultado: ![]() |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como converter uma string para letras maiúsculas em Ruby usando as funções upcase e upcase!Quantidade de visualizações: 7091 vezes |
Esta dica mostra como converter todos os caracteres de uma string para letras maiúsculas em Ruby. Para isso usaremos a função upcase(). Veja que podemos usar tanto upcase quanto upcase!. A primeira retorna uma nova string, enquanto a segunda opera na string original. Veja o exemplo: # declara e inicializa uma variável string frase = "Gosto muito de Ruby" puts "A frase original é: " + frase # vamos transformar a string toda para # letras maiúsculas. Veja que aqui não estamos # operando na string original frase2 = frase.upcase # exibe o resultado puts "Em letras maiúsculas: " + frase2 Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: A frase original é: Gosto muito de Ruby Em letras maiúsculas: GOSTO MUITO DE RUBY |
C# ::: Fundamentos da Linguagem ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
C# para iniciantes - Como escrever um método que possui parâmetros (e que recebe argumentos) usando a linguagem C#Quantidade de visualizações: 11487 vezes |
Parâmetros permitem que personalizemos a forma que o conjunto de instruções em um método será executado. Em C# os parâmetros de um método são separados por vírgulas e seguem a forma usual de declaração de variáveis, ou seja, o tipo de dados seguido pelo nome da variável. Veja um exemplo de método com parâmetros:// um método que recebe dois argumentos // e não retorna nenhum valor static void escrever(String texto, int quant){ for(int i = 0; i < quant; i++){ Console.WriteLine(texto); } } static void Main(string[] args) { // efetua uma chamada ao método informando o texto e // a quantidade de vezes que ele será exibido na tela escrever("http://www.arquivodecodigos.net", 4); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } O método escrever() possui dois parâmetros: texto e quant. Note que usamos o inteiro quant como limite para um laço for, que exibe na tela o valor da variável texto a cada iteração. Observe também a forma como este método é chamado a partir do método Main() da aplicação (fornecemos dois argumentos: o texto e a quantidade de vezes que este será exibido). Por último lembre-se de que as variáveis contidas nos parâmetros dos métodos estão disponíveis para acesso somente dentro do corpo do método, ou seja, entre as chaves { e }. |
C# ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: C# Básico |
Exercício Resolvido de C# - Como ler um número inteiro e imprimir seu sucessor e seu antecessor em C#Quantidade de visualizações: 1063 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C# para ler um número inteiro e imprimir seu sucessor e seu antecessor. O usuário poderá informar um valor positivo ou negativo. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um número inteiro: 16 O número informado foi: 16 O antecessor é 15 O sucessor é: 17 Veja a resolução comentada deste exercício usando C#: using System; namespace Estudos { class Principal { static void Main(string[] args) { // vamos pedir ao usuário que informe um número inteiro Console.Write("Informe um número inteiro: "); int numero = Int32.Parse(Console.ReadLine()); // vamos calcular o sucessor do número informado int sucessor = numero + 1; // vamos calcular o antecessor do número informado int antecessor = numero - 1; // e agora mostramos os resultados Console.WriteLine("O número informado foi: {0}", numero); Console.WriteLine("O antecessor é {0}", antecessor); Console.WriteLine("O sucessor é: {0}", sucessor); Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } |
C# ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como construir uma data e hora em C# usando o objeto DateTime e fornecendo o dia, mês, ano, horas, minutos e segundos da data e hora desejadasQuantidade de visualizações: 12509 vezes |
Esta dica mostra como construir uma data e hora em C# usando o seguinte construtor da estrutura DateTime:DateTime(Int32, Int32, Int32, Int32, Int32, Int32) Este construtor pede seis valores inteiros representando o ano, mês, dia, horas, minutos e segundos da data e hora que queremos construir e retorna um objeto DateTime representando a data e hora recém-construidas (note que a hora deve ser informada no formato 0-23). Veja um exemplo: static void Main(string[] args){ // cria um objeto DateTime para a data 10/04/2008 // e hora 18:32:10 DateTime data = new DateTime(2008, 4, 10, 18, 32, 10); // exibe o resultado System.Console.WriteLine(data.ToString( "dd/MM/yyyy - HH:mm:ss")); // pausa o programa Console.ReadKey(); } Tome cuidade. Este método pode lançar exceções dos tipos ArgumentOutOfRangeException e ArgumentException se os valores fornecidos estiverem fora das faixas permitidas. |
Excel ::: Fórmulas do Excel ::: Matemática e Estatística |
Como gerar números aleatórios inteiros entre 1 e 10 no Excel usando as funções ALEATÓRIO() e INT()Quantidade de visualizações: 134 vezes |
A função ALEATÓRIO() do Excel pode ser usada quando queremos gerar um número randômico, ou seja, um número aleatório entre 0 e 1. Nesse caso o número gerado é um número real aleatório que inclue o 0 mas não inclui o 1. No entanto, podemos usar um truque aritmético para gerar números aleatórios entre uma determinada faixa, por exemplo, de 1 até 10 (incluindo o 1 e o 10 na amostra). Para gerar um número randômico inteiro na faixa de 1 até 10 combinando as funções ALEATÓRIO e INT, digite o conteúdo a seguir em uma célula ou na barra de fórmulas do Excel: =INT(ALEATÓRIO()*(11-1)+1) Pressione Enter ou Tab e você terá um resultado parecido com: 7 É importante observar que, sempre que chamamos a função ALEATÓRIO(), todas as células que estão usando a fórmula serão atualizadas. Para evitar isso, com o cursor na janela de fórmulas, pressione F9. Isso fará com que a fórmula seja convertida em valor final e este valor seja atribuído à célula desejada. |
GNU Octave ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular o coeficiente angular de uma reta em GNU Octave dados dois pontos no plano cartesianoQuantidade de visualizações: 1517 vezes |
O Coeficiente Angular de uma reta é a variação, na vertical, ou seja, no eixo y, pela variação horizontal, no eixo x. Sim, isso mesmo. O coeficiente angular de uma reta tem tudo a ver com a derivada, que nada mais é que a taxa de variação de y em relação a x. Vamos começar analisando o seguinte gráfico, no qual temos dois pontos distintos no plano cartesiano: ![]() Veja que o segmento de reta AB passa pelos pontos A (x=3, y=6) e B (x=9, y=10). Dessa forma, a fórmula para obtenção do coeficiente angular m dessa reta é: \[\ \text{m} = \frac{y_2 - y_1}{x_2 - x_1} = \frac{\Delta y}{\Delta x} = tg \theta \] Note que __$\Delta y__$ e __$\Delta x__$ são as variações dos valores no eixo das abscissas e no eixo das ordenadas. No triângulo retângulo que desenhei acima, a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto oposto e a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto adjascente. Veja agora o trecho de código na linguagem GNU Octave (script GNU Octave) que solicita as coordenadas x e y dos dois pontos, efetua o cálculo e mostra o coeficiente angular m da reta que passa pelos dois pontos: # x e y do primeiro ponto x1 = input("Coordenada x do primeiro ponto: ") y1 = input("Coordenada y do primeiro ponto: ") # x e y do segundo ponto x2 = input("Coordenada x do segundo ponto: ") y2 = input("Coordenada y do segundo ponto: ") # agora vamos calcular o coeficiente angular m = (y2 - y1) / (x2 - x1) # mostramos o resultado fprintf("O coeficiente angular é: %f\n\n", m) Ao executar este código em linguagem GNU Octave nós teremos o seguinte resultado: Coordenada x do primeiro ponto: 3 x1 = 3 Coordenada y do primeiro ponto: 6 y1 = 6 Coordenada x do segundo ponto: 9 x2 = 9 Coordenada y do segundo ponto: 10 y2 = 10 m = 0.6667 O coeficiente angular é: 0.666667 Veja agora como podemos calcular o coeficiente angular da reta que passa pelos dois pontos usando o Teorema de Pitágoras. Note que agora nós estamos tirando proveito da tangente do ângulo Theta (__$\theta__$), também chamado de ângulo Alfa ou Alpha (__$\alpha__$): # x e y do primeiro ponto x1 = input("Coordenada x do primeiro ponto: ") y1 = input("Coordenada y do primeiro ponto: ") # x e y do segundo ponto x2 = input("Coordenada x do segundo ponto: ") y2 = input("Coordenada y do segundo ponto: ") # vamos obter o comprimento do cateto oposto cateto_oposto = y2 - y1 # e agora o cateto adjascente cateto_adjascente = x2 - x1 # vamos obter o ângulo tetha, ou seja, a inclinação da hipetunesa # (em radianos, não se esqueça) tetha = atan2(cateto_oposto, cateto_adjascente) # e finalmente usamos a tangente desse ângulo para calcular # o coeficiente angular tangente = tan(tetha) # mostramos o resultado fprintf("O coeficiente angular é: %f\n\n", tangente) Ao executar este código você verá que o resultado é o mesmo. No entanto, fique atento às propriedades do coeficiente angular da reta: 1) O coeficiente angular é positivo quando a reta for crescente, ou seja, m > 0; 2) O coeficiente angular é negativo quando a reta for decrescente, ou seja, m < 0; 3) Se a reta estiver na horizontal, ou seja, paralela ao eixo x, seu coeficiente angular é zero (0). 4) Se a reta estiver na vertical, ou seja, paralela ao eixo y, o coeficiente angular não existe. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Rotinas de Conversão |
Como converter um tipo string para um tipo decimal em C# usando o método Parse() da classe DecimalQuantidade de visualizações: 12662 vezes |
Este exemplo mostra como converter uma string em um valor do tipo decimal. Para isso nós vamos usar o método Parse() da classe Decimal da linguagem C#. No entanto, é preciso termos cuidado, pois este método pode lançar três tipos de exceções: ArgumentNullException, FormatException e OverflowException. Veja o trecho de código a seguir: using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { string valor_string = "530,54"; // experimente com os valores "23,5", "arquivo" e // "659" // tenta efetuar a conversão de string para decimal try { decimal valor_decimal = decimal.Parse(valor_string); // exibe o resultado Console.WriteLine("Valor convertido com sucesso: " + valor_decimal); } catch (FormatException e) { // exibe a informações sobre a exceção // Input string was not in a correct format. Console.WriteLine(e.Message); } Console.WriteLine("\n\nPressione qualquer tecla para sair..."); // pausa o programa Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: Valor convertido com sucesso: 530,54 Se tentarmos atribuir um valor string a um tipo decimal, sem efetuar a conversão, teremos o seguinte erro de compilação: Cannot implicitly convert type string to decimal |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares |
Java - Como construir uma data em Java usando o método set() da classe Calendar - Apostila Java Básico JavaScript - JavaScript Avançado - Como escrever uma função JavaScript que aceita um número variável de argumentos GNU Octave - Como calcular a derivada de uma função usando a função diff() do GNU Octave - Regra do Tombo (ou Regra da Potência) |
Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo |
Python - Como criar arrays (vetores e matrizes) usando o objeto ndarray da biblioteca Numpy do Python |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes |
Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site |
Python - Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python - Jogo completo em Python com código comentado |
Últimos Exercícios Resolvidos |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
1º lugar: Java |