C ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular o coeficiente angular de uma reta em C dados dois pontos no plano cartesianoQuantidade de visualizações: 3515 vezes |
O Coeficiente Angular de uma reta é a variação, na vertical, ou seja, no eixo y, pela variação horizontal, no eixo x. Sim, isso mesmo. O coeficiente angular de uma reta tem tudo a ver com a derivada, que nada mais é que a taxa de variação de y em relação a x. Vamos começar analisando o seguinte gráfico, no qual temos dois pontos distintos no plano cartesiano: ![]() Veja que o segmento de reta AB passa pelos pontos A (x=3, y=6) e B (x=9, y=10). Dessa forma, a fórmula para obtenção do coeficiente angular m dessa reta é: \[\ \text{m} = \frac{y_2 - y_1}{x_2 - x_1} = \frac{\Delta y}{\Delta x} = tg \theta \] Note que __$\Delta y__$ e __$\Delta x__$ são as variações dos valores no eixo das abscissas e no eixo das ordenadas. No triângulo retângulo que desenhei acima, a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto oposto e a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto adjascente. Veja agora o trecho de código na linguagem C que solicita as coordenadas x e y dos dois pontos, efetua o cálculo e mostra o coeficiente angular m da reta que passa pelos dois pontos: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]){ // coordenadas dos dois pontos float x1, y1, x2, y2; // guarda o coeficiente angular float m; // x e y do primeiro ponto printf("Coordenada x do primeiro ponto: "); scanf("%f", &x1); printf("Coordenada y do primeiro ponto: "); scanf("%f", &y1); // x e y do segundo ponto printf("Coordenada x do segundo ponto: "); scanf("%f", &x2); printf("Coordenada y do segundo ponto: "); scanf("%f", &y2); // vamos calcular o coeficiente angular m = (y2 - y1) / (x2 - x1); // mostramos o resultado printf("O coeficiente angular é: %f", m); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado: Coordenada x do primeiro ponto: 3 Coordenada y do primeiro ponto: 6 Coordenada x do segundo ponto: 9 Coordenada y do segundo ponto: 10 O coeficiente angular é: 0.666667 Pressione qualquer tecla para continuar... Veja agora como podemos calcular o coeficiente angular da reta que passa pelos dois pontos usando o Teorema de Pitágoras. Note que agora nós estamos tirando proveito da tangente do ângulo Theta (__$\theta__$), também chamado de ângulo Alfa ou Alpha (__$\alpha__$): #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]){ // coordenadas dos dois pontos float x1, y1, x2, y2; // guarda os comprimentos dos catetos oposto e adjascente float cateto_oposto, cateto_adjascente; // guarda o ângulo tetha (em radianos) e a tangente float tetha, tangente; // x e y do primeiro ponto printf("Coordenada x do primeiro ponto: "); scanf("%f", &x1); printf("Coordenada y do primeiro ponto: "); scanf("%f", &y1); // x e y do segundo ponto printf("Coordenada x do segundo ponto: "); scanf("%f", &x2); printf("Coordenada y do segundo ponto: "); scanf("%f", &y2); // vamos obter o comprimento do cateto oposto cateto_oposto = y2 - y1; // e agora o cateto adjascente cateto_adjascente = x2 - x1; // vamos obter o ângulo tetha, ou seja, a inclinação da hipetunesa // (em radianos, não se esqueça) tetha = atan2(cateto_oposto, cateto_adjascente); // e finalmente usamos a tangente desse ângulo para calcular // o coeficiente angular tangente = tan(tetha); // mostramos o resultado printf("O coeficiente angular é: %f", tangente); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código você verá que o resultado é o mesmo. No entanto, fique atento às propriedades do coeficiente angular da reta: 1) O coeficiente angular é positivo quando a reta for crescente, ou seja, m > 0; 2) O coeficiente angular é negativo quando a reta for decrescente, ou seja, m < 0; 3) Se a reta estiver na horizontal, ou seja, paralela ao eixo x, seu coeficiente angular é zero (0). 4) Se a reta estiver na vertical, ou seja, paralela ao eixo y, o coeficiente angular não existe. |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como retornar o tamanho de uma string em JavaScript usando a propriedade length do objeto StringQuantidade de visualizações: 210 vezes |
Em várias situações nós precisamos obter a quantidade de caracteres, ou seja, o tamanho de uma palavra, frase ou texto em JavaScript. Para isso nós podemos usar a propriedade length do objeto String. A propriedade length do objeto String da linguagem JavaScript nos retorna um valor inteiro representando a quantidade de caracteres na string, incluindo espaços em branco e pontuações. Veja o código JavaScript completo para o exemplo: <!doctype html> <html> <head> <title>Estudos JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // vamos declarar uma nova string var frase = "JavaScript é bom demais"; // agora vamos obter o tamanho da string var tam = frase.length; // e mostramos o resultado window.alert("Esta string possui " + tam + " caracteres."); </script> </body> </html> Ao abrir esta página HTML no navegador nós teremos uma mensagem window.alert() com o seguinte conteúdo: Esta string possui 23 caracteres. |
Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Tutorial de Java - Como usar a instrução condicional if e if...else do JavaQuantidade de visualizações: 54074 vezes |
Instruções if e if...else permitem executar trechos de códigos baseado em condições. Veja um exemplo:public class Estudos{ public static void main(String args[]){ int valor = 5; if(valor > 3) System.out.println("Valor maior que 3"); } } Neste programa, a instrução System.out.println("Valor maior que 3"); será executada somente se o teste (valor > 3) for verdadeiro. Observe que a expressão de teste deverá sempre ser do tipo boolean (true ou false). Neste exemplo temos apenas uma instrução a ser executada. Isso dispensa o uso das chaves ao redor do bloco de códigos. Se o bloco contiver mais de uma instrução, as chaves são necessárias. Veja: public class Estudos{ public static void main(String args[]){ int valor = 5; if(valor > 3){ System.out.println("Valor maior que 3"); System.out.println("O valor é: " + valor); } } } A instrução if...else (se...senão) é usada quando queremos fornecer um caminho alternativo ao código. Veja: public class Estudos{ public static void main(String args[]){ int valor = 1; if(valor > 3) System.out.println("Valor maior que 3"); else System.out.println("Valor menor que 3"); } } Você pode ainda usar if...else if...else (se...senão se...senão). Veja: public class Estudos{ public static void main(String args[]){ int valor = 3; if(valor > 3) System.out.println("Valor maior que 3"); else if(valor < 3) System.out.println("Valor menor que 3"); else System.out.println("Valor é igual a 3"); } } |
C# ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
C# para iniciantes - Programação orientada a objetos em C#: Classes, objetos, métodos e variáveis de instânciaQuantidade de visualizações: 30682 vezes |
A melhor forma de entender a programação orientada a objetos é começar com uma analogia simples. Suponha que você queira dirigir um carro e fazê-lo ir mais rápido pressionado o acelerador. O que deve acontecer antes que você seja capaz de fazer isso? Bem, antes que você possa dirigir um carro, alguém tem que projetá-lo. Um carro geralmente começa com desenhos feitos pelos engenheiros responsáveis por tal tarefa, tal qual a planta de uma casa. Tais desenhos incluem o projeto de um acelerador que possibilita ao carro ir mais rápido. O pedal do acelerador "oculta" os mecanismos complexos responsáveis por fazer o carro ir mais rápido, da mesma forma que o pedal de freio "oculta" os mecanismos que fazem o carro ir mais devagar e o volante "oculta" os mecanismos que fazem com que o carro possa virar para a direita ou esquerda. Isso permite que pessoas com pequeno ou nenhum conhecimento de motores possam facilmente dirigir um carro. Infelizmente, não é possível dirigir o projeto de um carro. Antes que possamos dirigí-lo, o carro deve ser construído a partir do projeto que o descreve. Um carro já finalizado tem um pedal de aceleração de verdade, que faz com que o carro vá mais rápido. Ainda assim, é preciso que o motorista pressione o pedal. O carro não acelerará por conta própria. Agora vamos usar nosso exemplo do carro para introduzir alguns conceitos de programação importantes à programação orientada a objetos. A execução de uma determinada tarefa em um programa exige um método. O método descreve os mecanismos que, na verdade, executam a tarefa. O método oculta tais mecanismos do usuário, da mesma forma que o pedal de aceleração de um carro oculta do motorista os mecanismos complexos que fazem com que um carro vá mais rápido. Em C#, começamos criando uma unidade de programa chamada classe para abrigar um método, da mesma forma que o projeto de um carro abriga o design do pedal de acelerador. Em uma classe fornecemos um ou mais métodos que são projetados para executar as tarefas da classe. Por exemplo, a classe que representa uma conta bancária poderia conter muitos métodos, incluindo um método para depositar dinheiro na conta, outro para retirar dinheiro, um terceiro para verificar o saldo, e assim por diante. Da mesma forma que não podemos dirigir o projeto de um carro, nós não podemos "dirigir" uma classe. Da mesma forma que alguém teve que construir um carro a partir de seu projeto antes que pudessémos dirigí-lo, devemos construir um objeto de uma classe antes de conseguirmos executar as tarefas descritas nela. Quando dirigimos um carro, o pressionamento do acelerador envia uma mensagem ao carro informando-o da tarefa a ser executada (neste caso informando-o de que queremos ir mais rápido). Da mesma forma, enviamos mensagens aos objetos de uma classe. Cada mensagem é uma chamada de método e informa ao objeto qual ou quais tarefas devem ser executadas. Até aqui nós usamos a analogia do carro para introduzir classes, objetos e métodos. Já é hora de saber que um carro possui atributos (propriedades) tais como cor, o número de portas, a quantidade de gasolina em seu tanque, a velocidade atual, etc. Tais atributos são representados como parte do projeto do carro. Quando o estamos dirigindo, estes atributos estão sempre associados ao carro que estamos usando, e cada carro construído a partir do projeto sofrerá variações nos valores destes atributos em um determinado momento. Da mesma forma, um objeto tem atributos associados a ele quando o usamos em um programa. Estes atributos são definidos na classe a partir da qual o objeto é instanciado (criado) e são chamados de variáveis de instância da classe. Veremos agora como definir uma classe em C# e usar um objeto desta classe em um programa. Se estiver usando o Visual C# 2005 ou 2008, a forma mais comum de adicionar uma classe ao seu projeto é clicando com o botão direito no namespace do projeto (o primeiro filho do solution explorer) e escolhendo a opção Add -> Class. Em seguida dê o nome "Cliente.cs" para a classe e clique o botão Add. Imediatamente o código inicial para a classe será exibido, contendo o namespace e alguns using padrões. Agora faça sua classe Cliente parecida com o código abaixo (não altere nada em relação ao namespace): class Cliente{ private String nome; // Um método que permite definir um valor // para a variável privada nome public void setNome(String nome){ this.nome = nome; } // Um método que permite obter o valor // da variável privada nome public String getNome(){ return this.nome; } } Agora vamos aprender a usar esta classe a partir da classe principal do programa (aquela que contém o método Main). Veja: static void Main(string[] args){ // Cria uma instância da classe Cliente Cliente c = new Cliente(); // Define um nome para o cliente c.setNome("Osmar J. Silva"); // Obtém o nome do cliente string nome = c.getNome(); Console.WriteLine(nome); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } |
Python ::: Pandas Python Library (Biblioteca Python Pandas) ::: DataFrame |
Como usar o objeto DataFrame da biblioteca Pandas do PythonQuantidade de visualizações: 1896 vezes |
A biblioteca Pandas do Python é uma das preferidas para o estudo e desenvolvimento de soluções envolvendo Big Data, Data Science, Data Mining, Machine Learning, Inteligência Artificial, etc. E o objeto DataFrame é uma das partes mais importantes dessa biblioteca. Um objeto DataFrame é uma estrutura de dados bidimensional, ou seja, uma tabela contendo linhas e colunas. Nesse formato tabular, que pode ter seu tamanho redimensionado, as informações contidas no objeto DataFrame podem ser atualizadas de acordo com as necessidades do nosso código. Além disso, linhas e colunas podem ser adicionadas ou excluídas em tempo de execução. A forma mais comum de criarmos um DataFrame é usando o seu construtor. Veja: # importamos a biblioteca Pandas import pandas as pd def main(): # conteúdo do DataFrame produtos = [['Notebook AB43', 43], ['Tela LED', 87], ['Bateria 16 Volts', 120]] # vamos construir o DataFrame df = pd.DataFrame(produtos, columns=['Produto', 'Estoque']) # vamos mostrar o conteúdo do DataFrame print(df) if __name__== "__main__": main() Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Produto Estoque 0 Notebook AB43 43 1 Tela LED 87 2 Bateria 16 Volts 120 Aqui nós usamos uma list contendo três lists, ou seja, uma matrix de três linhas e duas colunas. Veja como obter o mesmo resultado usando um dicionário: # importamos a biblioteca Pandas import pandas as pd def main(): # conteúdo do DataFrame produtos = {'Produto':['Notebook AB43', 'Tela LED', 'Bateria 16 Volts'], 'Estoque':[43, 87, 120]} # vamos construir o DataFrame df = pd.DataFrame(produtos) # vamos mostrar o conteúdo do DataFrame print(df) if __name__== "__main__": main() Execute este código e verá que o DataFrame resultante é o mesmo do código anterior. |
Python ::: Python para Engenharia ::: Engenharia Civil - Concreto, Concreto Armado e Concretos Especiais |
Como calcular a armadura mínima de tração de uma viga de concreto armado usando Python - Python para Engenharia CivilQuantidade de visualizações: 141 vezes |
De acordo com a ABNT NBR 6118 (Projeto de estruturas de concreto armado), a armadura de tração, em elementos estruturais armados ou protendidos deve ser determinada pelo dimensionamento da seção a um determinado momento fletor mínimo, respeitada a taxa mínima absoluta ρmin de 0,15%. Dessa forma, a área de aço mínima levando em consideração a taxa mínima absoluta ρmin de 0,15% de armadura longitudinal para as vigas de concreto armado usando concreto com FCK até 30 Mpa é calculada pela seguinte fórmula: \[A_\text{s,min} = \frac{0,15}{100} \cdot A_\text{c}\] Onde: As,min é a área da armadura mínima de aço em cm2; Ac é a área de concreto em cm2, ou seja, a largura bw da viga multiplicada por sua altura h (ambas em cm). Veja agora o código Python completo que lê a largura, a altura da viga, o FCK do concreto (no código eu tratei FCK até 50 Mpa) e mostra a área mínima da armadura de aço e sugestões das barras a serem usadas: # vamos importar o módulo Math import math # função usada para calcular e retornar a quantidade # de barras de aço de acordo com a área de aço (considerando # aço CA-50) def quant_barras(area_aco): # barras de 6.3mm (o mínimo aceitável pela NBR 6118) quantidade_6_3 = math.ceil(area_aco / 0.31) quantidade_8 = math.ceil(area_aco / 0.5) # barras de 8mm quantidade_10 = math.ceil(area_aco / 0.785) # barras de 10mm quantidade_12_5 = math.ceil(area_aco / 1.22) # barras de 12.5mm # mostra as sugestões de quantidade de barras if (quantidade_6_3) > 1: print("{0} barras de 6.3 mm".format(quantidade_6_3)) if (quantidade_8) > 1: print("{0} barras de 8 mm".format(quantidade_8)) if (quantidade_10) > 1: print("{0} barras de 10 mm".format(quantidade_10)) if (quantidade_12_5) > 1: print("{0} barras de 12.5 mm".format(quantidade_12_5)) # função principal do programa Python def main(): # vamos pedir para o usuário informar a altura da viga altura = float(input("Informe a altura h da viga em cm: ")) # vamos pedir para o usuário informar a largura da viga largura = float(input("Informe a largura bw da viga em cm: ")) # vamos pedir para o usuário informar o FCK do concreto fck = float(input("Informe o FCK do concreto em Mpa: ")) # vamos calcular o pmin de acordo com o FCK informado if (fck <= 30): pmin = 0.15 elif (fck == 35): pmin = 0.164 elif (fck == 40): pmin = 0.179 elif (fck == 45): pmin = 0.194 else: pmin = 0.208 # já temos o pmin, vamos calcular a área mínima de aço area_concreto = largura * altura as_min = (pmin / 100.0) * area_concreto # vamos mostrar os resultados print("\nA área da armadura mínima longitudinal é: {0} cm2".format( round(as_min, 5))) # mostra as sugestões de barras print("\nSugestões de barras:\n-------------------------") quant_barras(as_min) if __name__ == "__main__": main() Ao executarmos este código Python nós teremos o seguinte resultado: Informe a altura h da viga em cm: 50 Informe a largura bw da viga em cm: 20 Informe o FCK do concreto em Mpa: 30 A área da armadura mínima é: 1.5 cm2 Sugestões de barras: ------------------------- 5 barras de 6.3 mm 3 barras de 8 mm 2 barras de 10 mm 2 barras de 12.5 mm |
C# ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como calcular MDC em C#Quantidade de visualizações: 14291 vezes |
Atualmente a definição de Máximo Divisor Comum (MDC) pode ser assim formalizada: Sejam a, b e c números inteiros não nulos, dizemos que c é um divisor comum de a e b se c divide a (escrevemos c|a) e c divide b (c|b). Chamaremos D(a,b) o conjunto de todos os divisores comum de a e b. O trecho de código abaixo mostra como calcular o MDC de dois números informados: static void Main(string[] args){ Console.WriteLine("Este programa permite calcular o MDC\n"); Console.Write("Informe o primeiro número: "); int x = int.Parse(Console.ReadLine()); Console.Write("Informe o primeiro número: "); int y = int.Parse(Console.ReadLine()); Console.WriteLine("\nO Máximo Divisor Comum de " + x + " e " + y + " é " + MDC(x, y)); Console.WriteLine("\nPressione qualquer tecla para sair..."); // pausa o programa Console.ReadKey(); } public static int MDC(int a, int b){ int resto; while(b != 0){ resto = a % b; a = b; b = resto; } return a; } |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como remover os espaços no final de uma string em JavaScript usando uma função trim_final() personalizadaQuantidade de visualizações: 146 vezes |
Há muitos anos eu precisava remover espaços no final de uma string em JavaScript e percebi que o objeto String, na época, não oferecia a função trim(). Não me restou opção a não ser sentar e escrever o código na mão mesmo. Hoje em dia não precisamos mais dele, mas fica aí para que você entenda a lógica empregada na resolução do problema. Veja a página HTML completa com o exemplo: <!doctype html> <html> <head> <title>Strings em JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // função personalizada que remove os espaços // no final de uma string function trim_final(string){ // primeiro definimos o código do espaço var espaco = String.fromCharCode(32); // obtemos o tamanho da string var tamanho = string.length; // e criamos uma string temporária var temp = ""; // a string está vazia? if(tamanho < 0){ return ""; } // uma variável temporária para percorrermos // a string de trás para frente var temp2 = tamanho - 1; while(temp2 > -1){ if(string.charAt(temp2) == espaco){ // não faz nada } else{ temp = string.substring(0, temp2 + 1); break; } // decrementamos a variável temp2 temp2--; } return temp; } // vamos testar a função trim_final() var frase = "Gosto muito de JavaScript "; document.write("Com espaços no final: " + frase + "#" + "<br>"); // vamos remover os espaços no final da string frase = trim_final(frase); document.write("Sem espaços no final: " + frase + "#" + "<br>"); </script> </body> </html> Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: Com espaços no final: Gosto muito de JavaScript # Sem espaços no final: Gosto muito de JavaScript# |
C ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Como usar o laço while em C - Linguagem C para iniciantes em programaçãoQuantidade de visualizações: 33501 vezes |
O laço while é usado quando queremos que um bloco de instruções seja executado ENQUANTO uma condição for verdadeira (true). Veja um trecho de código exemplificando isso:int valor = 1; while(valor <= 10){ printf("%d ", valor); valor++; } Este trecho de código exibe os números de 1 à 10 na página. Veja agora o mesmo trecho de código, desta vez contando de 10 à 1: int valor = 10; while(valor >= 1){ printf("%d ", valor); valor--; } Lembre-se de que a condição testada em um laço while deve resultar em um valor boolean (true ou false). O trecho de código seguinte deixa isso mais claro: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { int continuar = 1; // 1 é true em C int valor = 1; while(continuar){ printf("%d ", valor); valor++; if(valor > 10) continuar = 0; // 0 é false em C } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Para finalizar, lembre-se de que um laço while pode nunca ser executado, ou seja, se a condição testada na primeira iteração já resultar false, o fluxo de código é transferido para a primeira instrução após o laço. |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como renomear um arquivo em Delphi usando a função RenameFile()Quantidade de visualizações: 21922 vezes |
Em algumas situações nossas aplicações precisam renomear arquivos. Em Delphi isso pode ser feito com o auxílio da função RenameFile(), presente na unit SysUtils. Esta função requer o caminho e nome do arquivo a ser renomeado e o novo nome e caminho. O retorno será true se a operação for realizada com sucesso e false em caso contrário. Veja o exemplo:procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var arquivo_original, novo_arquivo: string; begin // diretorio e nome do arquivo original arquivo_original := 'C:\arquivo de codigos\dados.txt'; // diretorio e nome do novo arquivo novo_arquivo := 'C:\arquivo de codigos\dados2.txt'; // vamos renomear o arquivo if RenameFile(arquivo_original, novo_arquivo) then ShowMessage('O arquivo foi renomeado com sucesso') else ShowMessage('Não foi possível renomear o arquivo'); end; Observe que não é possível renomear um arquivo de forma que seu caminho possua drives diferentes. Para estes casos é recomendável que você copie o arquivo para o drive desejado e exclua o arquivo anterior. Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
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