Você está aqui: C# ::: Windows Forms ::: TextBox |
|
Como retornar e exibir o texto digitado em um TextBoxQuantidade de visualizações: 13394 vezes |
|
private void button1_Click(object sender, EventArgs e) { string texto = textBox1.Text; MessageBox.Show("O texto digitado é: " + texto); } |
|
Link para compartilhar na Internet ou com seus amigos: | |
Python ::: Dicas & Truques ::: Lista (List) |
Como excluir e retornar o último item de uma lista Python usando o método pop()Quantidade de visualizações: 8607 vezes |
Nesta dica mostrarei como remover e retornar o último item de uma List do Python usando o método pop(). Veja um exemplo no qual temos uma lista com 6 inteiros. Note o resultado da lista após a chamada à função pop(). Eis o código Python completo: """ Este exemplo mostra como remover e retornar o último item de uma lista """ def main(): # cria uma lista de inteiros valores = [4, 23, 7, 1, 0, 54] # imprime a lista print(valores) # remove o último item valor = valores.pop() print("Item removido:", valor) # exibe a lista novamente print(valores) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: [4, 23, 7, 1, 0, 54] Item removido: 54 [4, 23, 7, 1, 0] É importante observar que um erro do tipo Exception has occurred: IndexError pop from empty list será exibido se chamarmos o método pop() em uma List vazia. |
Java ::: Projetos Java Completos - Códigos Fonte Completos Java ::: Projetos Java Programação Orientada a Objetos - Exemplos Java |
Sistema para Biblioteca usando Programação Orientada a Objetos em Java - Projeto completo com código fonte - Versão consoleQuantidade de visualizações: 13153 vezes |
Sistema para Gestão de Biblioteca usando Programação Orientada a Objetos em Java - Projeto completo com código fonte - Versão console Controle de Biblioteca - Sobre este projeto Java Nesta dica apresento a idéia de um Controle de Gestão de Biblioteca em Java usando Programação Orientada a Objetos. Trata-se de um programa com código fonte em duas versões console. Na primeira versão temos os dados sendo gerenciados por objetos ArrayList. Na segunda versão nós tiramos proveito dos métodos dos métodos readObject() e writeObject() e da interface Serializable para implementar a serialização de objetos em Java. Dessa forma, os dados do sistema podem ser salvos e carregados todas as vezes que o sistema for iniciado. Um Controle de Gestão de Biblioteca é um projeto ideal para dominar a programação orientada a objetos em Java, além de permitir colocar em prática várias coisas que estudamos na linguagem e não temos a oportunidade de implementar. Assim, este código, se bem estudado e bem entendido, pode render um controle de biblioteca pronto para ser vendido no mercado ou implementado em sua própria escola ou faculdade. Basta conectar as funcionalidades das classes a um banco de dados tal como o MySQL e adicionar mais alguns pequenos detalhes. O Diagrama de Classes Java Antes de falarmos mais sobre o projeto do Sistema de Biblioteca, dê uma boa olhada no seu diagrama de classes: Como a aplicação está estruturada? Como podemos ver no diagrama de classes, todo o controle do sistema é feito a partir da classe Biblioteca, que contém objetos da classe ArrayList para guardar objetos das classes Usuario, Autor, Editora, Livro, Emprestimo e Multa. O relacionamento entre os objetos das classes envolvidas está bem definido no código fonte, com comentários e menus individuais para o gerenciamento de cada parte que compõe o controle de biblioteca apresentado. Um empréstimo envolve um livro e um usuário, e pode gerar uma multa caso a devolução seja feita fora do prazo. A multa é gerada somente na devolução. Em sistemas reais, o usuário não pode fazer uma nova locação caso a multa não seja paga. Deixamos como sugestão e desafio, essa implementação no código. No entanto, já fizemos todo o restante do cálculo para você, ou seja, fizemos a diferença entre a data do empréstimo e sua devolução e geramos a multa, se houver, já com o devido valor a ser pago. Um livro está relacionado a um autor e a uma editora. Inicialmente o livro é cadastrado como disponível. Porém, esse status é alterado para indisponível quando ele está envolvido em um empréstimo, e novamente disponível quando é feita a devolução. Tudo isso é feito por meio de vários menus de opções, como mostro a seguir. As opções de menu para o gerencimento do sistema da biblioteca O menu principal foi escrito usando-se o seguinte código: // método que exibe o menu principal do sistema public void menuPrincipal(){ Scanner entrada = new Scanner(System.in); while(true){ limparTela(); System.out.println("\n:: B I B L I O T E C A ::\n"); System.out.println("Bem-vindo(a) ao sistem. Escolha a opção desejada"); System.out.println("1 - Livros"); System.out.println("2 - Autores"); System.out.println("3 - Editoras"); System.out.println("4 - Usuários"); System.out.println("5 - Empréstimos"); System.out.println("6 - Multas"); System.out.println("7 - Sair"); System.out.print("Sua opção: "); // lê a opção do usuário int opcao = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); switch(opcao){ case 1: // chama o menu de gerenciamento de livros menuGerenciarLivros(); break; case 2: // chama o menu de gerenciamento de autores menuGerenciarAutores(); break; case 3: // chama o menu de gerenciamento de editoras menuGerenciarEditoras(); break; case 4: // chama o menu de gerenciamento de usuários menuGerenciarUsuarios(); break; case 5: // chama o menu de gerenciamento de emprestimos menuGerenciarEmprestimos(); break; case 6: // chama o menu de gerenciamento de multas menuGerenciarMultas(); break; case 7: System.out.println("\nObrigado por usar o Sistema de Biblioteca\n"); System.exit(0); } } } Note que cada case do switch do menu principal chama um método que será responsável por exibir um menu individual para o gerencimento da classe correspondente. Veja, por exemplo, o menu para cadastrar um novo usuário na biblioteca: // menu para cadatrar, listar, pesquisar, excluir // e atualizar os usuários da biblioteca public int menuGerenciarUsuarios(){ Usuario temp; // serve para várias operações neste menu // serve para as pesquisas dos usuários String pesquisaUsuario; Scanner entrada = new Scanner(System.in); // mostra o menu de forma repetitiva até o usuário // usar a opção de sair while(true){ // tire caso não funcionar no seu sistema operacional limparTela(); System.out.println("\n:: G E R E N C I A R U S U Á R I O S ::\n"); System.out.println("Escolha a opção desejada"); System.out.println("1 - Novo Usuário"); System.out.println("2 - Listar Usuários"); System.out.println("3 - Pesquisar Usuário"); System.out.println("4 - Excluir Usuário"); System.out.println("5 - Atualizar Usuário"); System.out.println("6 - Voltar Menu Anterior"); System.out.print("Sua opção: "); // lê a opção do usuário int opcao = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); switch(opcao){ case 1: // vamos cadastrar um novo usuário System.out.print("\nNome: "); String nomeUsuario = entrada.nextLine(); System.out.print("Idade: "); int idadeUsuario = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); System.out.print("Sexo: "); char sexoUsuario = entrada.nextLine().charAt(0); // vamos incrementar o contador de usuários Usuario.contadorUsuarios++; // agora vamos criar um novo objeto da classe Usuario Usuario u = new Usuario(Usuario.contadorUsuarios, nomeUsuario, idadeUsuario, sexoUsuario); // e o adicionamos no ArrayList de usuários usuarios.add(u); // e finalmente mostramos uma mensagem de sucesso. System.out.println("\nO usuário foi cadastrado com sucesso"); salvarDadosArquivo(); // salva os dados no arquivo break; ... Devo usar ArrayList do Java para desenvolver o sistema? Sim, objetos da classe ArrayList são perfeitos quando precisamos representar relacionamentos um para muitos e muitos para um. É claro que poderíamos usar vetores de objetos (usando array), mas ficaríamos restritos a tamanhos fixos, enquanto o ArrayList nos permite cadastrar quantos usuários, livros, editoras, autores e empréstimos nós quisermos. Dessa forma, veja, por exemplo, o trecho de código que registra um novo empréstimo: case 1: // vamos cadastrar um novo empréstimmo // para registrar um novo empréstimo nós precisamos // de um usuário // o usuário que será relacionado a este empréstimo Usuario usuario = null; while(usuario == null){ System.out.print("\nInforme o id ou nome do usuário: "); String pesquisaUsuario = entrada.nextLine(); // chamamos o método que pesquisa o usuario usuario = pesquisarUsuario(pesquisaUsuario); if(usuario == null){ // usuario não encotrado System.out.print("\nUsuário não encontrado.\n\nDigite 1 para pesquisar novamente ou 2 para voltar ao menu anterior: "); int opcaoTemp = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); if(opcaoTemp == 2){ return 1; // saímos daqui e voltamos para o menu anterior } } } System.out.println("Usuário selecionado: " + usuario.getNome()); // fim para registrar um novo empréstimo nós // precisamos de um usuário // para registrar um novo empréstimo nós precisamos // de um livro Livro livro = null; // o livro que será relacionado // a este empréstimo while(livro == null){ System.out.print("Informe o id, título ou ISBN do livro: "); String pesquisaLivro = entrada.nextLine(); // chamamos o método que pesquisa o livro livro = pesquisarLivro(pesquisaLivro); // livro não encontrado ou indisponível if((livro == null) || (!livro.isDisponivel())){ System.out.print("\nLivro não encontrado ou indisponível.\n\nDigite 1 para pesquisar novamente ou 2 para voltar ao menu anterior: "); int opcaoTemp = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); if(opcaoTemp == 2){ return 1; // saímos daqui e voltamos para o menu anterior } } } System.out.println("Livro selecionado: " + livro.getTitulo()); // fim para cadastrar um novo empréstimo nós // precisamos de um livro try{ System.out.print("Data do Empréstimo: "); String dataEmprestimo = entrada.nextLine(); Date dataEmprestimoDate = new SimpleDateFormat("dd/MM/yyyy").parse(dataEmprestimo); System.out.print("Data de Devolução: "); String dataDevolucao = entrada.nextLine(); Date dataDevolucaoDate = new SimpleDateFormat("dd/MM/yyyy").parse(dataDevolucao); // a data de devolução é menor que a data de empréstimo? if(dataDevolucaoDate.getTime() <= dataEmprestimoDate.getTime()){ System.out.println("\nA data de devolução deve ser maior que a data de empréstimo.\n"); } else{ // vamos incrementar o contador de empréstimos Emprestimo.contadorEmprestimos++; // vamos marcar o livro escolhido como indisponível livro.setDisponivel(false); // agora vamos criar um novo objeto da classe Emprestimo Emprestimo emprestimo = new Emprestimo(usuario, livro, Emprestimo.contadorEmprestimos, dataEmprestimoDate, dataDevolucaoDate, null, false); // e o adicionamos no ArrayList de empréstimos emprestimos.add(emprestimo); // e finalmente mostramos uma mensagem de sucesso. System.out.println("\nO empréstimo foi registrado com sucesso"); salvarDadosArquivo(); // salva os dados no arquivo } } catch(ParseException e){ System.out.println("\nAs datas informadas são inválidas.\n"); } break; Note que este trecho de código é parte do case da opção Novo Empréstimo do menu Gerenciar Empréstimos. Veja como usamos uma variável estática contadorEmprestimos da classe Emprestimo para criarmos um valor inteiro auto-incremento que nos permite identificadores únicos para cada empréstimo da biblioteca. Viu que código mais lindo? Note como a Programação Orientada a Objetos em Java nos permite desenvolver idéias de forma bem parecida mesmo ao mundo real. Como posso obter este código fonte? O código fonte desta aplicação é fornecido em duas versões: 1) SBIBLIOJCNB-A - Sistema de Gestão de Biblioteca em Java com Código Fonte Versão Console - NetBeans IDE ou Eclipse. 2) SBIBLIOJCNB-B - Sistema de Gestão de Biblioteca em Java com Código Fonte Versão Console - Lê e salva os dados em arquivo usando serialização (Serializable), ou seja, os métodos readObject() e writeObject() - NetBeans IDE ou Eclpse. Para adquirir, entre em contato conosco usando o WhatsApp ou e-mail indicados na lateral do site. Podemos combinar alterações e a adição de novas funcionalidades. Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes. |
Ruby ::: Fundamentos da Linguagem ::: Passos Iniciais |
Como ler a entrada do usuário em Ruby usando a função getsQuantidade de visualizações: 11536 vezes |
Em várias ocasições nossos programas Ruby precisam interagir com o usuário, ou seja, precisamos ler informações do usuário com o propósito de efetuar algum cálculo ou tomar decisões sobre as tarefas a serem realizadas. A entrada do usuário em um programa Ruby pode ser obtida por meio do método gets. Esta função recebe a entrada do usuário a partir do teclado em formato texto (string) e a armazena em uma variável do tipo string. Veja um exemplo no qual usamos a função gets para solicitar que o usuário informe o seu nome. Em seguida imprimimos o nome informado na tela: # Este exemplo mostra como ler entrada do usuário # a partir do teclado print "Informe seu nome: " # Lê a entrada nome = gets # Remove o caractere de fim de linha nome = nome.chomp # Exibe o resultado puts "Seu nome é: #{nome}" Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: Informe seu nome: Osmar J. Silva Seu nome é: Osmar J. Silva Note o uso da função chomp para remover o caractere de fim de linha adicionando automaticamente pelo interpretador Ruby quando pressionamos a tecla Enter. |
Lisp ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Como usar o laço loop para contar de 1 até 10 em LispQuantidade de visualizações: 478 vezes |
A estrutura de repetição loop da linguagem Common Lisp é o laço mais simples fornecido pela linguagem. Este laço nos permite repetir uma ou mais instruções de código repetidamente, até que o comando return seja encontrado, o que faz com que o laço seja interrompido. Veja no trecho de código abaixo como podemos usar o laço loop da Common Lisp para contar e exibir os valores de 1 até 10: ( ; vamos declarar a variável que vamos usar let (numero) ; vamos inicializar a variável com o valor 1 (setq numero 1) ; agora iniciamos o laço (loop ; escrevemos o valor da variável (write numero) ; aumentamos o valor da variável em 1 (setq numero (+ numero 1)) ; provocamos uma quebra de linha (terpri) ; e fazemos o teste da continuidade (when (> numero 10) (return)) ) ) Ao executarmos este código Common Lisp nós teremos o seguinte resultado: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Veja que usamos a macro when para testar o ponto de parada do laço. Note ainda o uso da função terpri da Common Lisp para provocar uma quebra de linha na saída do programa. |
C++ ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
C++ para iniciantes - Como usar a instrução switch em C++Quantidade de visualizações: 10098 vezes |
A instrução switch é usada quando queremos testar várias possibilidades de fluxo de código mas não queremos usar vários else if. Desta forma, cada possibilidade é testada em um bloco case. Veja um exemplo: #include <cstdlib> #include <iostream> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]) { int valor = 4; switch(valor){ case 0: cout << "Valor e igual a 0" << endl; break; case 1: cout << "Valor e igual a 1" << endl; break; case 2: cout << "Valor é igual a 2" << endl; break; default: cout << "Nenhuma das anteriores" << endl; } system("PAUSE"); return EXIT_SUCCESS; } Veja que, se nenhuma das condições testadas em um bloco case for satisfatória, a parte default da instrução switch será executada. A variável fornecida para uma instrução switch pode ser de qualquer tipo integral, ou de um tipo criado pelo usuário mas que pode ser convertido para um tipo integral (mesmo que seja uma conversão forçada - cast). |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C++ |
Veja mais Dicas e truques de C++ |
Dicas e truques de outras linguagens |
Códigos Fonte |
Software de Gestão Financeira com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - Inclui cadastro de clientes, fornecedores e ticket de atendimento Diga adeus às planilhas do Excel e tenha 100% de controle sobre suas contas a pagar e a receber, gestão de receitas e despesas, cadastro de clientes e fornecedores com fotos e histórico de atendimentos. Código fonte completo e funcional, com instruções para instalação e configuração do banco de dados MySQL. Fácil de modificar e adicionar novas funcionalidades. Clique aqui e saiba mais |
Controle de Estoque completo com código fonte em PHP, MySQL, Bootstrap, jQuery - 100% funcional e fácil de modificar e implementar novas funcionalidades Tenha o seu próprio sistema de controle de estoque web. com cadastro de produtos, categorias, fornecedores, entradas e saídas de produtos, com relatórios por data, margem de lucro e muito mais. Código simples e fácil de modificar. Acompanha instruções para instalação e criação do banco de dados MySQL. Clique aqui e saiba mais |
Linguagens Mais Populares |
1º lugar: Java |