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Como detectar o pressionamento de uma tecla no Pygame do Python usando o evento pygame.KEYDOWNQuantidade de visualizações: 1405 vezes |
Podemos testar se uma tecla foi pressionada na janela de desenho do Pygame verificando se o evento.type é igual a pygame.KEYDOWN. Este evento é disparado sempre que uma tecla é pressionada (sem necessariamente ser solta). Para detectar quando a tecla foi liberada, devemos usar o evento pygame.KEYUP. Na aplicação a seguir nós criamos uma janela de jogo no Pygame, definimos o seu tamanho, o título, a cor de fundo e, no loop de eventos, nós detectamos o pressionamento de uma tecla e enviamos uma mensagem para a janela de comandos. Veja o código Pygame completo: # vamos importar as bibliotecas necessárias import pygame, sys from pygame.locals import * # inicializa a biblioteca pygame.init() # obtém a superfície do jogo e define o tamanho da tela DISPLAYSURF = pygame.display.set_mode((600, 450)) # vamos definir o título da janela do jogo pygame.display.set_caption("Meu Jogo de Cartas") # vamos definir a cor de fundo para a tela do jogo do Pyagem BRANCO = (255, 255, 255) DISPLAYSURF.fill(BRANCO) # e definimos a cor para a superfície da janela # e aqui nós entramos no loop do game while True: # monitoramos os eventos for evento in pygame.event.get(): # se o evento foi um pedido para sair if evento.type == QUIT: # fechamos a tela do jogo pygame.quit() # e saimos do programa sys.exit() # vamos verificar se o evento pygame.KEYDOWN foi disparado if evento.type == pygame.KEYDOWN: print("Uma tela foi pressionada na janela de desenho") # redesenha a tela continuamente pygame.display.update() Ao executar a aplicação Pygame nós teremos o seguinte resultado (mostrado na janela de comando): Uma tela foi pressionada na janela de desenho |
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