Você está aqui: Python ::: Tkinter GUI Toolkit ::: Button |
Como criar botões em suas aplicações Tkinter Python usando um objeto da classe ButtonQuantidade de visualizações: 1885 vezes |
|
O controle Button da biblioteca Tkinter é usado quando queremos criar botões para nossas aplicações Python. Tais botões podem exibir texto ou imagem para retratar o propósito do botão. Além disso, podemos conectar uma função ou método a um botão Button para que alguma ação seja executada quando o botão for clicado. Veja um trecho de código Tkinter Python no qual criamos e exibimos um botão Button: ----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------
# vamos importar o módulo Tkinter
from tkinter import *
# método principal
def main():
# cria a janela principal da aplicação
janela_principal = Tk()
# define as dimensões da janela
janela_principal.geometry('300x250')
# vamos criar um botão usando a classe Button
btn = Button(janela_principal, text='Fechar', bd='2',
command = janela_principal.destroy)
# ajusta o botão para o topo da janela
btn.pack(side='top')
# entramos no loop de eventos
janela_principal.mainloop()
if __name__== "__main__":
main()
Ao executar este código Python nós teremos uma janela com um botão centralizado na parte superior. O botão possui o texto "Fechar", uma borda de 2 pixels e fecha a janela da aplicação ao ser clicado. Note, no entanto, que o visual do botão lembra muito as versões iniciais do Windows, ou seja, o visual não é tão agradável ao que temos agora. Para contornar, basta importarmos o módulo tkinter.ttk. Veja a nova versão do código: ----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
----------------------------------------------------------------------
# vamos importar o módulo Tkinter
from tkinter import *
from tkinter.ttk import *
# método principal
def main():
# cria a janela principal da aplicação
janela_principal = Tk()
# define as dimensões da janela
janela_principal.geometry('300x250')
# vamos criar um botão usando a classe Button
btn = Button(janela_principal, text='Fechar',
command = janela_principal.destroy)
# ajusta o botão para o topo da janela
janela_principal.pack(side='top')
# entramos no loop de eventos
janela_principal.mainloop()
if __name__== "__main__":
main()
Veja que agora o visual do botão está de acordo com as configurações visuais do tema adotado pelo usuário. Observe que não precisamos nem mesmo indicar a borda do botão. |
|
|
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python |
Veja mais Dicas e truques de Python |
|
Como criar um relógio analógico no Pygame - Código completo com variáveis e comentários em português |
Dicas e truques de outras linguagens |
|
C++ - Como criar uma classe C++ completa, incluindo os arquivos de definição .h e implementação .cpp |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
|
1º lugar: Java |







