Você está aqui: Java ::: Dicas & Truques ::: Imagens e Processamento de Imagens

Como carregar uma imagem em um BufferedImage do Java usando o método read() da classe ImageIO

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O método read() da classe ImageIO possui várias assinaturas. Entre elas há uma que aceita um objeto File representando o caminho e nome da imagem a ser carregada. Este método retorna um BufferedImage e atira uma exceção IOException se a imagem não puder ser carregada.

O exemplo abaixo mostra como carregar uma imagem JPG em um BufferedImage usando ImageIO.read():

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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import java.awt.*;
import java.io.*;
import java.awt.image.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;
import javax.imageio.*;

public class Estudos extends JFrame{
  private BufferedImage imagem;
  
  public Estudos() {
    super("Estudos Java");
    
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new FlowLayout());
	
    JButton btn = new JButton("Carregar Imagem");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener(){
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          imagem = null;
          
          try{
            imagem = ImageIO.read(
              new File("imagens/fundo.jpg"));
          }
          catch(IOException exc){
            JOptionPane.showMessageDialog(null, 
              "Erro ao carregar a imagem: " + 
              exc.getMessage());
          }

          if(imagem != null)
            JOptionPane.showMessageDialog(null, 
              "Imagem carregada com sucesso.");
        }
      }
    );

    c.add(btn);
    	
    setSize(400, 300);
    setVisible(true);
  }
  
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}


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C# ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Apostila C# para iniciantes - Como calcular juros compostos e montante usando C#

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O regime de juros compostos é o mais comum no sistema financeiro e portanto, o mais útil para cálculos de problemas do dia-a-dia. Os juros gerados a cada período são incorporados ao principal para o cálculo dos juros do período seguinte.

Chamamos de capitalização o momento em que os juros são incorporados ao principal. Após três meses de capitalização, temos:

1º mês: M = P .(1 + i)
2º mês: o principal é igual ao montante do mês anterior: M = P x (1 + i) x (1 + i)
3º mês: o principal é igual ao montante do mês anterior: M = P x (1 + i) x (1 + i) x (1 + i)

Simplificando, obtemos a fórmula:

M = P . (1 + i)^n

Importante: a taxa i tem que ser expressa na mesma medida de tempo de n, ou seja, taxa de juros ao mês para n meses.

Para calcularmos apenas os juros basta diminuir o principal do montante ao final do período:

J = M - P

Vejamos um exemplo:

Considerando que uma pessoa empresta a outra a quantia de R$ 2.000,00, a juros compostos, pelo prazo de 3 meses, à taxa de 3% ao mês. Quanto deverá ser pago de juros?

Veja o código C# para a resolução:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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static void Main(string[] args){
  double principal = 2000.00;
  double taxa = 0.03;
  int meses = 3;
  
  double montante = principal * Math.Pow((1 + taxa), meses);  
  double juros = montante - principal;

  Console.WriteLine("O total de juros a ser pago é: " 
      + juros);
  Console.WriteLine("O montante a ser pago é: " 
      + montante);

  Console.WriteLine("Pressione qualquer tecla para sair...");
  // pausa o programa
  Console.ReadKey();
}

Um outra aplicação interessante é mostrar mês a mês a evolução dos juros.

Veja o código a seguir:

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static void Main(string[] args){
  double principal = 2000.00;
  double taxa = 0.03;
  int meses = 3;
  double anterior = 0.0;  

  for(int i = 1; i <= meses; i++){
    double montante = principal * Math.Pow((1 + taxa), i);
    double juros = montante - principal - anterior;
      
    anterior += juros;

    Console.WriteLine("Mês: " + i + " - Montante: " 
      + montante + " - Juros: " + juros);
  }  

  Console.WriteLine("Pressione qualquer tecla para sair...");
  // pausa o programa
  Console.ReadKey();
}



Android Java ::: android.widget ::: Toast

Como usar a classe Toast em suas aplicações Android

Quantidade de visualizações: 9736 vezes
Um objeto da classe pública Toast (do pacote android.widget) nos oferece uma forma de exibir uma pequena e rápida mensagem aos usuários de nossas aplicações Android. A mensagem exibida aparecerá como uma view flutuante sobre a tela atual da aplicação e não receberá foco. O objetivo é alertar o usuário sobre o sucesso ou fracasso de alguma atividade, aguardar alguns segundos e fazer a mensagem desaparecer.

Veja a posição desta classe na hierarquia de classes do Android SDK:

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java.lang.Object 
   android.widget.Toast 

Eis um exemplo de como usar um objeto desta classe para exibir uma breve mensagem quando o usuário clicar um botão na view:

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package arquivo.estudos;

import android.app.Activity;
import android.os.Bundle;
import android.view.View;
import android.widget.Button;
import android.widget.Toast;

public class EstudosActivity extends Activity
{
    /** Called when the activity is first created. */
    @Override
    public void onCreate(Bundle savedInstanceState)
    {
        super.onCreate(savedInstanceState);
        setContentView(R.layout.main);
        
        Button button = (Button) findViewById(R.id.btn);         
        button.setOnClickListener(new View.OnClickListener(){             
           public void onClick(View v) {                 
              Toast.makeText(EstudosActivity.this, 
        	 "Bem-vindo à minha aplicação Android", 
        	 Toast.LENGTH_SHORT).show();             
           }         
        });
    }
}

O botão usado neste exemplo foi criado em um layout XML com a seguinte declaração:

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no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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<Button 
    android:id="@+id/btn"
    android:layout_height="wrap_content"     
    android:layout_width="wrap_content"     
    android:text="Clique" />

Veja que aqui nós usamos o método estático makeText() da classe Toast para exibir a mensagem ao usuário. A constante Toast.LENGTH_SHORT faz com que a mensagem seja exibida por um curto período de tempo.


MySQL ::: Dicas & Truques ::: Chaves, Índices e Restrições de Integridade Referencial

Como excluir a chave primária de uma tabela MySQL usando o comando ALTER TABLE DROP PRIMARY KEY

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Em algumas situações, talvez com o propósito de realizar uma manutenção em um determinado banco de dados MySQL, nós precisamos remover a chave primária de uma tabela. Para isso podemos usar o comando DDL ALTER TABLE DROP PRIMARY KEY. Comece analisando a seguinte tabela "livros":

Field     Type                Null     Key    Default    Extra       
id        int(10) unsigned    NO       PRI    -          auto_increment       
titulo    varchar(45)         NO              -                   
paginas   int(10) unsigned    NO              -
Veja que o campo id é do tipo int, auto-incremento e foi marcado como chave primária da tabela. Assim, se por alguma razão quisermos remover esta chave primária, basta dispararmos o comando ALTER TABLE DROP PRIMARY KEY nesta tabela. Veja:

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ALTER TABLE livros DROP PRIMARY KEY;

Sei. O comando não funcionou como esperávamos. O MySQL nos mostrou a seguinte mensagem de erro:

Error 1075: Incorrect table definition; there can be only one auto column and it must be defined as a key.

Este erro nos informa de que uma tabela MySQL só pode ter uma coluna auto-incremento, e esta deve, obrigatoriamente, ser marcada como chave primária. Assim, precisamos remover o atributo auto-incrememento antes. Veja:

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ALTER TABLE livros MODIFY id INT NOT NULL;

Pronto. Agora que já retiramos o auto-incremento do campo, o comando ALTER TABLE DROP PRIMARY KEY já pode ser disparado novamente.

Você deverá ter um cuidado especial se o campo que você vai remover o auto-incremento e chave primária estiver sendo referenciado como chave estrangeira em outra(s) tabela(s). Analise estas situações antes. É próvável que o MySQL exiba um monte de mensagens de erro até você descobrir a causa da falha do comando ALTER TABLE DROP PRIMARY KEY.


C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como acessar os caracteres de uma string individualmente usando índices na linguagem C

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Como em C uma string é vetor (array) de caracteres, tais caracteres podem ser acessados por meio de seu índice no vetor (um valor inteiro começando em 0). Este trecho de código mostra como esta tarefa pode ser realizada:

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#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>
 
int main(int argc, char *argv[]){
  char palavra[] = "Arquivo";
 
  // vamos acessar o primeiro caractere da string
  char letra = palavra[0];
  printf("O primeiro caractere e %c\n", letra);
 
  // vamos acessar o quinto caractere da string
  letra = palavra[4];
  printf("O quinto caractere e %c\n", letra);
 
  puts("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executarmos este códigos nós teremos o seguinte resultado:

O primeiro caractere e A
O quinto caractere e i


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Adicionando três elementos ao final de um vetor em JavaScript usando o método push() do objeto Array - Como adicionar elementos ao final de um vetor usando JavaScript - Revisado

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Neste dica mostrarei como usar o método push() do objeto Array da linguagem JavaScript para adicionar três elementos ao final de um vetor. Veja o código completo, incluindo a página HTML que permite executar o exemplo:

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<html>
<head>
  <meta charset="utf-8">
  <title>Estudos JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  // vamos declarar e instanciar um vetor com 5 elementos
  var valores = new Array(1, 2, 3, 4, 5);
  document.write("Valores no vetor: " + valores + "<br>");
  
  // agora vamos adicionar mais três elementos
  valores.push(6, 7, 8);
  document.write("Valores no vetor: " + valores);
</script>

</body>
</html>

Ao abrir esta página HTML nós teremos o seguinte resultado:

Valores no vetor: 1,2,3,4,5
Valores no vetor: 1,2,3,4,5,6,7,8


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de JavaScript

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