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Acessando elementos individuais em um Vector usando get()

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O método get() pode ser usado para acessarmos os elementos individuais de um Vector. Tudo que precisamos fazer é informar o índice do elemento a ser acessado. O retorno é uma referência ao elemento acessado. Veja um exemplo de seu uso:
import java.util.*;

public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    // Cria o Vector
    Vector<String> nomes = new Vector<String>();

    // adiciona itens ao Vector
    nomes.addElement("Osmar");
    nomes.addElement("Marcos");
    nomes.addElement("Ingrid");

    // acessa o terceiro elemento
    String nome = nomes.get(2);
    System.out.println("O valor do elemento " +
      "acessado e: " + nome);  
  } 
}


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JavaFX ::: Pacote javafx.scene.layout (Package javafx.scene.layout) ::: HBox (Classe HBox)

Como definir o espaço interno do HBox do JavaFX usando o método setPadding()

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Em algumas situações nós precisamos definir o espaço interno, ou seja, o padding, do gerenciador de layout HBox. Para isso nós podemos usar o método setPadding() e fornecer a ele um objeto da classe javafx.geometry.Insets. Este método é herdado da classe javafx.scene.layout.Region.

Lembre-se de que a função setPadding() define o espaço interno do VBox, ou seja, o espaço que deverá existir entre suas margens e os componentes contidos nele.

Veja um trecho de código JavaFX no qual temos um gerenciador de layout HBox e três botões:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package estudosjavafx;
 
import javafx.application.Application;
import javafx.geometry.Insets;
import javafx.scene.Scene;
import javafx.scene.control.Button;
import javafx.scene.layout.HBox;
import javafx.stage.Stage;
 
public class EstudosJavaFX extends Application {
  public static void main(String[] args){
    launch(args);
  }
 
  @Override
  public void start(Stage primaryStage){
    // vamos criar três botões
    Button btn1 = new Button("Botão 1");
    Button btn2 = new Button("Botão 2");
    Button btn3 = new Button("Botão 3");
     
    // agora criamos um laytou HBox e colocamos
    // os três botões nele
    HBox hBox = new HBox();
    hBox.getChildren().add(btn1);
    hBox.getChildren().add(btn2);
    hBox.getChildren().add(btn3);
     
    // vamos definir o espaço interno do HBox usando
    // um Inserts (top, direita, baixo, esquerda)
    hBox.setPadding(new Insets(20, 20, 20, 20));
    
    // criamos a cena e fornecemos o layout a ela
    // e definimos a largura e altura da cena
    Scene scene = new Scene(hBox, 400, 300);
     
    // adicionamos a cena ao palco principal
    primaryStage.setScene(scene);
    // e mostramos o palco
    primaryStage.show();
  }
}

Execute este código, experimente alterar os valores do objeto Insets fornecido ao método setPadding e veja os resultados obtidos.


VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: VisuAlg Básico

Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Como calcular salário líquido em VisuAlg - Calculando o salário líquido de um professor

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Pergunta/Tarefa:

Escreva um algoritmo VisuAlg que calcule o salário líquido de um professor. Seu programa deverá solicitar que o usuário informe o valor da hora aula (como real), o número de horas trabalhadas no mês (como inteiro) e o percentual de desconto do INSS (como real). Em seguida mostre o salário líquido.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o valor da hora aula: 28
Informe o número de horas trabalhadas no mês: 12
Informe o percentual de desconto do INSS: 8
Salário Bruto: R$ 336,00
Total de Descontos: R$ 26,88
Salário Líquido: R$ 309,12
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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Algoritmo "Cálculo de Salário Bruto e Líquido em VisuAlg"

Var
  // variáveis usadas para resolver o problema
  valor_hora_aula: real
  horas_trabalhadas: inteiro
  percentual_desconto_inss: real
  salario_bruto: real
  salario_liquido: real
  total_desconto: real

Inicio
  // vamos ler o valor do hora aula
  escreva("Informe o valor da hora aula: ")
  leia(valor_hora_aula)

  // vamos ler o número de horas trabalhadas no mês
  escreva("Informe o número de horas trabalhadas no mês: ")
  leia(horas_trabalhadas)

  // vamos ler o percentual de desconto do INSS
  escreva("Informe o percentual de desconto do INSS: ")
  leia(percentual_desconto_inss)

  // vamos calcular o salário bruto
  salario_bruto <- valor_hora_aula * horas_trabalhadas

  // agora calculamos o total do desconto
  total_desconto <- (percentual_desconto_inss / 100) * salario_bruto

  // finalmente calculamos o salário líquido
  salario_liquido <- salario_bruto - total_desconto

  // mostramos o resultado
  escreval("Salário Bruto: R$ ", salario_bruto:2:2)
  escreval("Total de Descontos: R$ ", total_desconto:2:2)
  escreval("Salário Líquido: R$ ", salario_liquido:2:2)

Fimalgoritmo



Lisp ::: LISP para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear

Como converter Coordenadas Polares para Coordenadas Cartesianas em LISP - LISP para Engenharia

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Nesta nossa série de LISP e AutoLISP para Geometria Analítica e Álgebra Linear, mostrarei um código 100% funcional para fazer a conversão entre coordenadas polares e coordenadas cartesianas. Esta operação é muito frequente em computação gráfica e é parte integrante das disciplinas dos cursos de Engenharia (com maior ênfase na Engenharia Civil).

Na matemática, principalmente em Geometria e Trigonometria, o Sistema de Coordenadas Polares é um sistema de coordenadas em duas dimensões no qual cada ponto no plano é determinado por sua distância a partir de um ponto de referência conhecido como raio (r) e um ângulo a partir de uma direção de referência. Este ângulo é normalmente chamado de theta (__$\theta__$). Assim, um ponto em Coordenadas Polares é conhecido por sua posição (r, __$\theta__$).

Já o sistema de Coordenadas no Plano Cartesiano, ou Espaço Cartesiano, é um sistema que define cada ponto em um plano associando-o, unicamente, a um conjuntos de pontos numéricos.

Dessa forma, no plano cartesiano, um ponto é representado pelas coordenadas (x, y), com o x indicando o eixo horizontal (eixo das abscissas) e o y indicando o eixo vertical (eixo das ordenadas). Quando saímos do plano (espaço 2D ou R2) para o espaço (espaço 3D ou R3), temos a inclusão do eixo z (que indica profundidade).

Antes de prosseguirmos, veja uma imagem demonstrando os dois sistemas de coordenadas:



A fórmula para conversão de Coordenadas Polares para Coordenadas Cartesianas é:

x = raio × coseno(__$\theta__$)
y = raio × seno(__$\theta__$)

E aqui está o código LISP completo que recebe as coordenadas polares (r, __$\theta__$) e retorna as coordenadas cartesianas (x, y):

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; programa LISP que converte Coordenadas Polares
; em Coordenadas Cartesianas
(let((raio)(theta)(graus)(x)(y))
  ; vamos ler o raio e o ângulo
  (princ "Informe o raio: ")
  (force-output)
  (setq raio (read))
  (princ "Informe o theta: ")
  (force-output)
  (setq theta (read))
  (princ "Theta em graus (1) ou radianos (2): ")
  (force-output)
  (setq graus (read))
  
  ; o theta está em graus?
  (if(eq graus 1)
    (setq theta (* theta (/ pi 180.0)))    
  )
  
  ; fazemos a conversão para coordenadas cartesianas 
  (setq x (* raio (cos theta)))
  (setq y (* raio (sin theta)))
  
  ; exibimos o resultado
  (format t "As Coordenadas Cartesianas são: (x = ~F, y = ~F)"
    x y)
)

Ao executar este código LISP nós teremos o seguinte resultado:

Informe o raio: 1
Informe o theta: 1.57
Theta em graus (1) ou radianos (2): 2
As Coordenadas Cartesianas são: (x = 0,00, y = 1,00)


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como construir uma determinada data e hora usando o construtor do objeto Date do JavaScript

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Em algumas situações precisamos construir um objeto Date representando uma determinada data e hora. Para isso podemos usar o construtor deste objeto. Veja a sintáxe:

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new Date(year, month[, date[, h[, m[, s[, ms]]]]]);

Veja que temos que fornecer os argumemtos na ordem ano, mês, dia, horas, minutos, segundos e milisegundos. Apenas os argumentos para os parâmetros ano e mês são obrigatórios. Veja, por exemplo, como podemos construir a data 01/08/2010:

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<html>
<head>
<title>Estudos JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  // vamos construir a data 01/08/2010
  var data = new Date(2010, 7);

  // vamos exibir o resultado
  document.write("A data é: " + data); 
</script>

</body>
</html>

Este trecho de código exibirá o seguinte resultado:

A data é: Sun Aug 1 00:00:00 UTC-0300 2010.

É importante ficar atento à faixa de valores permitida para cada um dos parâmetros:

year - Exigido. Aqui devemos fornecer o ano completo, por exemplo, 1997 (e não 97).

month - Exigido. Devemos fornecer o mês como um inteiro na faixa de 0 a 11 (janeiro é 0 enquanto dezembro é 11).

date - Opcional. Aqui devemos fornecer o dia como um inteiro na faixa de 1 a 31.

hours - Opcional. Devemos fornecer as horas como um inteiro na faixa de 0 a 23.

minutes - Opcional. Devemos fornecer os minutos como um inteiro na faixa de 0 a 59.

seconds - Opcional. Devemos fornecer os segundos como um inteiro na faixa de 0 a 59.

ms - Opcional. Um inteiro na faixa de 0 a 999.

Veja agora um trecho de código no qual construímos a data 14/05/2010 às 17:50:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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<script type="text/javascript">
  // vamos construir a data 14/05/2010 às 17:50
  var data = new Date(2010, 4, 14, 17, 50);

  // vamos exibir o resultado
  document.write("A data é: " + data); 
</script>

Este código exibirá o seguinte resultado:

A data é: Fri May 14 17:50:00 UTC-0300 2010.

Esta dica foi escrita e testada no Internet Explorer 8 e Firefox 3.6.


Delphi ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Delphi para matemática - Como arredondar valores de ponto-flutuante para cima usando a função Ceil()

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A função Ceil(), presente na unit Math, é útil quando queremos arrendondar valores de ponto-flutuante (valores com casas decimais) para cima, ou seja, para o menor inteiro maior ou igual ao valor fornecido. Veja um exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject);
var
  valor: Real;
  resultado: Integer;
begin
  // uses Math

  valor := 8.3;

  // vamos arredondar o valor para cima
  // o resultado será 9
  resultado := Ceil(valor);

  // exibe o resultado
  ShowMessage('O valor arredondado para cima é: ' +
    IntToStr(resultado));
end;

Note que os valores 8.0001, 8.3, 8.1, 8.99, etc, serão todos arredondados para 9. No entanto, 8.0 é arredondado para 8.

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Delphi

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