Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO

Planilha Web - Planilhas e Calculadoras online para estudantes e profissionais de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.

Delphi ::: Classes, Controles e Componentes ::: TRegistry (Registro do Windows)

Como verificar se uma chave já existe no registro do Windows usando a função KeyExists() da classe TRegistry do Delphi

Quantidade de visualizações: 17235 vezes
Em algumas situações nós gostaríamos de verificar se uma determinada chave já existe no registro do Windows, talvez antes de criá-la, excluí-la ou tentar ler algum de seus valores.

O método KeyExists() da classe TRegistry pode ser usado para esta finalidade. Este método recebe uma string representando a chave a ser pesquisada e retorna um valor Boolean indicando a existência da chave. Veja o trecho de código abaixo:

procedure TForm3.Button5Click(Sender: TObject);
var
  reg: TRegistry;
begin
  // uses Registry

  // vamos criar uma instância da classe TRegistry
  reg := TRegistry.Create;

  // a chave raiz padrão é HKEY_CURRENT_USER mas, por via das dúvidas
  // vamos reafirmar isso
  reg.RootKey := HKEY_CURRENT_USER;

  // vamos verificar a existência de uma chave a partir da chave raiz
  if reg.KeyExists('Arquivo de Códigos') then
    begin
      ShowMessage('A chave pesquisada existe.');
    end
  else
    begin
      ShowMessage('A chave pesquisada não existe.');
    end;

  // vamos liberar o registro 
  reg.Free;
end;

Aqui nós estamos verificando a existência da chave "Arquivo de Códigos" a partir da chave raiz HKEY_CURRENT_USER.

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


Delphi ::: Dicas & Truques ::: Bilbiotecas Estáticas (obj) e Dinâmicas (DLLs)

Como criar DLLs usando Delphi? É possível criar DLLs para o Windows usando Delphi?

Quantidade de visualizações: 13236 vezes
As DLLs (Dynamic Link Libraries - Bibliotecas de Vínculo Dinâmico) são arquivos compilados bem similares aos arquivos .exe que estamos acostumados a criar em Delphi. Uma DLL contém rotinas, recursos ou ambos. Mas, não pode ser executada por si só, ou seja, se dermos duplo-clique em uma DLL nada acontecerá.

Isso acontece porque uma DLL é desenvolvida para ser usada juntamente como outros aplicativos e/ou outras DLLs. No ambiente Windows encontramos muitas DLLs. Na verdade, o Windows e sua Win32 API é uma coleção de DLLs. Se olharmos nos diretórios System ou System32 encontraremos várias delas, incluindo kernel32.dll, gdi32.dll, user32.dll, shell32.dll, comctl32.dll, entre outras.

Mas, para que servem as DLLs? É possível desenvolver aplicações Windows sem usá-las? Vamos às respostas.

As DLLs existem com o propósito de compartilhar código entre aplicações. Isso quer dizer que uma mesma DLL pode estar sendo usada por vários programas ao mesmo tempo. E isso é verdade no ambiente Windows. Todos os programas de interface gráfica escritos em Delphi, C, C++, etc e que usam os componentes gráficos do Windows estão de alguma forma fazendo uso de códigos disponíveis em DLLs do sistema. Sem o aproveitamente de tais códigos os executáveis ficariam enormes, visto que cada um teria que implementar as rotinas de desenho e diretivas de criação de janelas. Ao aproveitar as funcionalidades disponíveis nas DLLs do sistema esta tarefa se torna muito mais fácil.

Mas, além de usar DLLs de terceiros com códigos já prontos e devidamente testados, você também pode criar suas próprias DLLs. O motivo disso é que você pode querer compartilhar algumas de suas rotinas entre os vários aplicativos que você desenvolve. A maior vantagem disso é que, ao atualizar ou corrigir o código em uma DLL você estará certo de que todas as aplicações que fazem uso desta DLL automaticamente perceberão e tirarão proveito da atualização.

Entre as vantagens do uso de DLLs podemos citar:

a) Podemos compartilhar rotinas e códigos entre várias aplicativos;

b) Ao mantermos boa parte de nossos códigos em DLLs nós conseguimos economizar memória e espaço em disco;

c) Outros desenvolvedores poderão usar nossas rotinas e lógica mesmo sem ter acesso aos nossos códigos-fontes;

d) Podemos usar códigos escritos em outras linguagens em nossos programas Delphi. Isso quer dizer que uma DLL escrita em C/C++ poderá ser usada em um programa Delphi sem qualquer problema. A prova disso é que as DLLs do Windows são escritas em C/C++.

Hora de criar sua primeira DLL em Delphi. Consulte outras dicas nesta seção para aprender a fazê-lo.

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


PHP ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Quais as diferenças entre as funções fgetc(), fread() e fgets() da linguagem PHP? - Revisado

Quantidade de visualizações: 15857 vezes
As funções fgetc(), fread() e fgets() do PHP nos permitem fazer a leitura de caracteres, palavras, textos e bytes de um arquivo. No entanto, nem sempre os iniciantes nesta linguagem conseguem identificar as diferenças entre essas três funções. Nessa dica falarei sobre o que diferencia uma da outra. Em mais dicas e truques dessa seção você aprenderá como usá-las.

A função fgetc() lê um caractere por vez em um arquivo. Sua assinatura é:

string fgetc(resource $handle)

A função fgets(), por sua vez, retorna uma linha de texto de cada vez. Veja a assinatura:

string fgets(resource $handle [, int $length])

O parâmetro $length pode ser omitido, o que significa que o tamanho da linha será definindo pela ocorrência de uma quebra de linha "\n".

Já a função fread() permite ler uma determinada quantidade de bytes de um arquivo. Sua assinatura é:

string fread(resource $handle, int $length)

O parâmetro $length indica a quantidade de bytes que serão lidos, de cada vez, do arquivo.

Esta dica foi revisada para o PHP 8.


Delphi ::: Data Controls (Controles de Dados) ::: TDBGrid

Como navegar (percorrer) pelas células do TDBGrid do Delphi usando a tecla Enter

Quantidade de visualizações: 12444 vezes
Há situações nas quais queremos que os usuários de nossas aplicações Delphi sejam capazes de pressionar a tecla Enter para passar (ou saltar) pelas células dos controles DBGrid. A navegação padrão é com a tecla Tab e/ou as teclas de direção.

Nesta dica eu mostro como isso pode ser feito. Suponha que você tem um componente TDBGrid com o nome "DBGrid1". Vá ao seu evento OnKeyPress e modifique-o para o código abaixo:

procedure TForm3.DBGrid1KeyPress(Sender: TObject; var Key: Char);
begin
  // o usuário pressionou a tecla Enter?
  if Key = #13 then
    begin
      // ainda não estamos na última coluna
      if DBGrid1.Columns.Grid.SelectedIndex < DBGrid1.Columns.Count - 1 then
        // vamos passar para a próxima célula
        DBGrid1.Columns[DBGrid1.Columns.Grid.SelectedIndex + 1].Field.FocusControl
      else begin
        // vamos passar para o próximo registro da tabela
        DBGrid1.DataSource.DataSet.Next;
        DBGrid1.Columns[0].Field.FocusControl;
      end;
    end;
end;

Execute a aplicação e experimente o efeito. É claro que a navegação com a tecla Enter só funciona em uma direção (tal qual a tecla Tab). Para voltar para as células anteriores você ainda terá que acionar as teclas de direção. Note o uso do método Next da classe TDataSet para forçarmos o foco a ir para a próxima linha do TDBGrid.

Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009.


PHP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

PHP para iniciantes - Como usar o laço while em PHP

Quantidade de visualizações: 13430 vezes
O laço while é usado quando queremos que um bloco de instruções seja executado ENQUANTO uma condição for verdadeira (true). Veja um trecho de código exemplificando isso:

<?
  $valor = 1;
  
  while($valor <= 10){
    echo $valor . "<br>";
    $valor++;
  }
?>

Este trecho de código exibe os números de 1 à 10 na página. Veja agora o mesmo trecho de código, desta vez contando de 10 à 1:

<?
  $valor = 10;
  
  while($valor >= 1){
    echo $valor . "<br>";
    $valor--;
  }
?>

Lembre-se de que a condição testada em um laço while deve resultar em um valor boolean (true ou false). O trecho de código seguinte deixa isso mais claro:

<?
  $continuar = true;
  $valor = 1;
  
  while($continuar){
    echo $valor . "<br>";
    $valor++;
	
    if($valor > 10)
     $continuar = false; // pára o laço
  }
?>

Para finalizar, lembre-se de que um laço while pode nunca ser executado, ou seja, se a condição testada na primeira iteração já resultar false, o fluxo de código é transferido para a primeira instrução após o laço.


Java ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como verificar se um diretório já existe em Java usando o método exists() da classe File

Quantidade de visualizações: 178 vezes
Em algumas situações nós precisamos verificar se um determinado diretório existe antes de efetuarmos alguma tarefa, talvez gravar um novo arquivo ou listar os arquivos contidos em um diretório. Para isso nós podemos o método exists() da classe File da linguagem Java. A classe File faz parte do pacote java.io.

A função exists() da classe File retorna um valor true se o diretório existir, e false em caso contrário. Veja um exemplo de seu uso:

package arquivodecodigos;
 
import java.io.File;

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    // Este exemplo mostra como verificar a existência de um
    // diretório usando Java
    File diretorio = new File("c:\\java");
        
    // vamos checar se o diretório existe
    if(diretorio.exists()){
      System.out.println("Diretorio ja existe no sistema");
    }
    else{
      System.out.println("Diretorio ainda nao existe no sistema");
    }
  }
} 

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

O diretório já existe no sistema.


Delphi ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como declarar e inicializar uma matriz de Integer em Delphi

Quantidade de visualizações: 12436 vezes
Nesta dica eu mostrarei como declarar e inicializar uma matriz de inteiros (Integer) em Delphi. Mostrarei também como exibir o valor de cada elemento usando um laço For. Veja o código:

procedure TForm3.Button1Click(Sender: TObject);
var
  // vamos declarar uma matriz de 10 inteiros
  valores: array[1..10] of Integer;
  i: Integer;
begin
  // vamos inicializar a matriz com os números pares de 2 até 20
  for i := Low(valores) to High(valores) do
    begin
      valores[i] := i * 2;
    end;

  // vamos exibir os valores dos elementos
  for i := Low(valores) to High(valores) do
    begin
      Memo1.Lines.Add(IntToStr(valores[i]));
    end;
end;


Ao executar este código teremos o seguinte resultado:

2
4
6
8
10
12
14
16
18
20


PHP ::: Dicas & Truques ::: PDO (PHP Data Objects)

PHP MySQL - Como efetuar uma conexão PHP + MySQL usando PDO (PHP Data Objects)

Quantidade de visualizações: 13710 vezes
O acesso e manipulação de informações em uma base de dados MySQL usando PDO está se tornando muito popular nos dias atuais. Nesta dica eu mostrarei como podemos efetuar uma conexão PHP + MySQL usando o construtor da classe PDO, passando a ele os parâmetros de conexão.

Veja o código completo para o exemplo:

<html>
<head>
<title>Estudando PHP</title>
</head>
<body>

<?php
  $server = "localhost";
  $user = "root";
  $pass = "osmar1234";
  $db = "estudos";
   
  try{
    $conn = new PDO("mysql:host=$server;dbname=$db", 
       $user, $pass);
    echo "Conexão efetuada com sucesso.";
  } 
  catch(PDOException $e){
    echo 'Não foi possível conectar: ' . $e->getMessage();
  }
?>
 
</body>
</html>

Se você forneceu todos os parâmetros de conexão corretamente, execute a página PHP e você terá o seguinte resultado:

Conexão efetuada com sucesso.


LISP ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como retornar uma substring de uma string em LISP usando a função subseq()

Quantidade de visualizações: 631 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos extrair uma parte de uma palavra, frase ou texto, ou seja, vamos obter uma substring a partir de uma string. Na linguagem LISP isso pode ser feito por meio da função subseq().

Esta função aceita 3 argumentos. O primeiro argumento é a string a partir da qual a substring será extraída. O segundo argumento é o índice inicial da substring, começando sempre em 0. O terceiro argumento marca o índice final da substring (um índice a mais que o último caractere desejado). Se o terceiro argumento for omitido, todo o restante da string será incluído na substring.

Veja o código LISP completo para o exemplo no qual pedimos para o usuário informar uma frase e extraímos dessa frase os 5 primeiros caracteres:

; variáveis que vamos usar no programa
(let ((frase)(substring))
  ; Vamos pedir para o usuário informar
  ; uma frase
  (princ "Informe uma frase: ")
  ; talvez o seu compilador não precise disso
  (force-output)
  ; atribui o valor lido à variável frase
  (setq frase (read-line))
  
  ; vamos mostrar a frase informada
  ; o símbolo ~% provoca uma quebra de linha
  (format t "A frase informada foi: ~S~%" frase)
  
  ; agora vamos obter os 5 primeiros caracteres
  (setq substring (subseq frase 0 5))
  
  ; e mostramos a substring
  (format t "A substring obtida foi: ~S" substring)
)

Ao executar este código LISP nós teremos o seguinte resultado:

A frase informada foi: "Estudar LISP é bom demais"
A substring obtida foi: "Estud"


Java ::: Projetos Java Completos - Códigos Fonte Completos Java ::: Projetos Java Programação Orientada a Objetos - Exemplos Java

Sistema para Biblioteca usando Programação Orientada a Objetos em Java - Projeto completo com código fonte - Versão console

Quantidade de visualizações: 15746 vezes
Sistema para Gestão de Biblioteca usando Programação Orientada a Objetos em Java - Projeto completo com código fonte - Versão console

Controle de Biblioteca - Sobre este projeto Java



Nesta dica apresento a idéia de um Controle de Gestão de Biblioteca em Java usando Programação Orientada a Objetos. Trata-se de um programa com código fonte em duas versões console.

Na primeira versão temos os dados sendo gerenciados por objetos ArrayList. Na segunda versão nós tiramos proveito dos métodos dos métodos readObject() e writeObject() e da interface Serializable para implementar a serialização de objetos em Java. Dessa forma, os dados do sistema podem ser salvos e carregados todas as vezes que o sistema for iniciado.

Um Controle de Gestão de Biblioteca é um projeto ideal para dominar a programação orientada a objetos em Java, além de permitir colocar em prática várias coisas que estudamos na linguagem e não temos a oportunidade de implementar. Assim, este código, se bem estudado e bem entendido, pode render um controle de biblioteca pronto para ser vendido no mercado ou implementado em sua própria escola ou faculdade. Basta conectar as funcionalidades das classes a um banco de dados tal como o MySQL e adicionar mais alguns pequenos detalhes.

O Diagrama de Classes Java

Antes de falarmos mais sobre o projeto do Sistema de Biblioteca, dê uma boa olhada no seu diagrama de classes:



Como a aplicação está estruturada?

Como podemos ver no diagrama de classes, todo o controle do sistema é feito a partir da classe Biblioteca, que contém objetos da classe ArrayList para guardar objetos das classes Usuario, Autor, Editora, Livro, Emprestimo e Multa.

O relacionamento entre os objetos das classes envolvidas está bem definido no código fonte, com comentários e menus individuais para o gerenciamento de cada parte que compõe o controle de biblioteca apresentado.

Um empréstimo envolve um livro e um usuário, e pode gerar uma multa caso a devolução seja feita fora do prazo. A multa é gerada somente na devolução. Em sistemas reais, o usuário não pode fazer uma nova locação caso a multa não seja paga. Deixamos como sugestão e desafio, essa implementação no código. No entanto, já fizemos todo o restante do cálculo para você, ou seja, fizemos a diferença entre a data do empréstimo e sua devolução e geramos a multa, se houver, já com o devido valor a ser pago.

Um livro está relacionado a um autor e a uma editora. Inicialmente o livro é cadastrado como disponível. Porém, esse status é alterado para indisponível quando ele está envolvido em um empréstimo, e novamente disponível quando é feita a devolução.

Tudo isso é feito por meio de vários menus de opções, como mostro a seguir.

As opções de menu para o gerencimento do sistema da biblioteca

O menu principal foi escrito usando-se o seguinte código:

// método que exibe o menu principal do sistema
public void menuPrincipal(){
  Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
  while(true){  
    limparTela();
    System.out.println("\n:: B I B L I O T E C A ::\n");
    System.out.println("Bem-vindo(a) ao sistem. 
      Escolha a opção desejada");
    System.out.println("1 - Livros");
    System.out.println("2 - Autores");
    System.out.println("3 - Editoras");
    System.out.println("4 - Usuários");
    System.out.println("5 - Empréstimos");
    System.out.println("6 - Multas");
    System.out.println("7 - Sair");
    System.out.print("Sua opção: ");
    // lê a opção do usuário 
    int opcao = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); 
    
    switch(opcao){
      case 1:
        // chama o menu de gerenciamento de livros
        menuGerenciarLivros(); 
        break;
      
      case 2:
        // chama o menu de gerenciamento de autores
        menuGerenciarAutores(); 
        break;
      
      case 3:
        // chama o menu de gerenciamento de editoras
        menuGerenciarEditoras();
        break;
      
      case 4:
        // chama o menu de gerenciamento de usuários
        menuGerenciarUsuarios(); 
        break;
      
      case 5:
        // chama o menu de gerenciamento de emprestimos
        menuGerenciarEmprestimos();
        break;
        
      case 6:
        // chama o menu de gerenciamento de multas
        menuGerenciarMultas();
        break;
      
      case 7:
        System.out.println("\nObrigado por usar o 
          Sistema de Biblioteca\n");  
        System.exit(0);
    }
  }
}


Note que cada case do switch do menu principal chama um método que será responsável por exibir um menu individual para o gerencimento da classe correspondente.

Veja, por exemplo, o menu para cadastrar um novo usuário na biblioteca:

// menu para cadatrar, listar, pesquisar, excluir 
// e atualizar os usuários da biblioteca
public int menuGerenciarUsuarios(){ 
  Usuario temp; // serve para várias operações neste menu
  // serve para as pesquisas dos usuários
  String pesquisaUsuario;
  Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
  // mostra o menu de forma repetitiva até o usuário 
  // usar a opção de sair
  while(true){
    // tire caso não funcionar no seu sistema operacional
    limparTela();
    System.out.println("\n:: G E R E N C I A R   U S U Á R I O S ::\n");
    System.out.println("Escolha a opção desejada");
    System.out.println("1 - Novo Usuário");
    System.out.println("2 - Listar Usuários");
    System.out.println("3 - Pesquisar Usuário");
    System.out.println("4 - Excluir Usuário");
    System.out.println("5 - Atualizar Usuário");
    System.out.println("6 - Voltar Menu Anterior");
    System.out.print("Sua opção: ");
    // lê a opção do usuário
    int opcao = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); 
    
    switch(opcao){
      case 1: // vamos cadastrar um novo usuário
        System.out.print("\nNome: ");
        String nomeUsuario = entrada.nextLine();
        System.out.print("Idade: ");
        int idadeUsuario = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
        System.out.print("Sexo: ");
        char sexoUsuario = entrada.nextLine().charAt(0);
        
        // vamos incrementar o contador de usuários
        Usuario.contadorUsuarios++;
        
        // agora vamos criar um novo objeto da classe Usuario
        Usuario u = new Usuario(Usuario.contadorUsuarios,
          nomeUsuario, idadeUsuario, sexoUsuario);
        // e o adicionamos no ArrayList de usuários
        usuarios.add(u);
        
        // e finalmente mostramos uma mensagem de sucesso.
        System.out.println("\nO usuário foi cadastrado com sucesso");
        salvarDadosArquivo(); // salva os dados no arquivo
        
        break;
        ... 


Devo usar ArrayList do Java para desenvolver o sistema?

Sim, objetos da classe ArrayList são perfeitos quando precisamos representar relacionamentos um para muitos e muitos para um. É claro que poderíamos usar vetores de objetos (usando array), mas ficaríamos restritos a tamanhos fixos, enquanto o ArrayList nos permite cadastrar quantos usuários, livros, editoras, autores e empréstimos nós quisermos.

Dessa forma, veja, por exemplo, o trecho de código que registra um novo empréstimo:

case 1: // vamos cadastrar um novo empréstimmo
  // para registrar um novo empréstimo nós precisamos 
  // de um usuário
  // o usuário que será relacionado a este empréstimo
  Usuario usuario = null;
  while(usuario == null){
    System.out.print("\nInforme o id ou nome do usuário: ");
    String pesquisaUsuario = entrada.nextLine();
    // chamamos o método que pesquisa o usuario
    usuario = pesquisarUsuario(pesquisaUsuario);
    if(usuario == null){ // usuario não encotrado
      System.out.print("\nUsuário não 
       encontrado.\n\nDigite 1 para pesquisar 
       novamente ou 2 para voltar ao menu anterior: ");
      int opcaoTemp = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
      if(opcaoTemp == 2){
        return 1; // saímos daqui e voltamos para o menu anterior  
      }
    }
  }
  System.out.println("Usuário selecionado: " + usuario.getNome());
  // fim para registrar um novo empréstimo nós 
  // precisamos de um usuário
          
  // para registrar um novo empréstimo nós precisamos 
  // de um livro
  Livro livro = null; // o livro que será relacionado 
  // a este empréstimo
  while(livro == null){
    System.out.print("Informe o id, título ou ISBN do livro: ");
    String pesquisaLivro = entrada.nextLine();
    // chamamos o método que pesquisa o livro
    livro = pesquisarLivro(pesquisaLivro);
    // livro não encontrado ou indisponível
    if((livro == null) || (!livro.isDisponivel())){
      System.out.print("\nLivro não encontrado 
       ou indisponível.\n\nDigite 1 para 
       pesquisar novamente ou 2 para voltar ao 
       menu anterior: ");
      int opcaoTemp = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
      if(opcaoTemp == 2){
        return 1; // saímos daqui e voltamos para o menu anterior  
      }
    }
  }
  System.out.println("Livro selecionado: " + livro.getTitulo());
  // fim para cadastrar um novo empréstimo nós 
  // precisamos de um livro
 
  try{          
    System.out.print("Data do Empréstimo: ");
    String dataEmprestimo = entrada.nextLine();
    Date dataEmprestimoDate = 
      new SimpleDateFormat("dd/MM/yyyy").parse(dataEmprestimo);
    System.out.print("Data de Devolução: ");
    String dataDevolucao = entrada.nextLine();
    Date dataDevolucaoDate = 
      new SimpleDateFormat("dd/MM/yyyy").parse(dataDevolucao);
          
    // a data de devolução é menor que a data de empréstimo?
    if(dataDevolucaoDate.getTime() <= dataEmprestimoDate.getTime()){
      System.out.println("\nA data de devolução 
        deve ser maior que a data de empréstimo.\n");
    }
    else{
      // vamos incrementar o contador de empréstimos
      Emprestimo.contadorEmprestimos++;
        
      // vamos marcar o livro escolhido como indisponível
      livro.setDisponivel(false);
              
      // agora vamos criar um novo objeto da classe Emprestimo
      Emprestimo emprestimo = new Emprestimo(usuario,
        livro, Emprestimo.contadorEmprestimos, 
        dataEmprestimoDate, dataDevolucaoDate, 
        null, false);
      // e o adicionamos no ArrayList de empréstimos
      emprestimos.add(emprestimo);
        
      // e finalmente mostramos uma mensagem de sucesso.
      System.out.println("\nO empréstimo foi registrado com sucesso");
      salvarDadosArquivo(); // salva os dados no arquivo
    }
  }
  catch(ParseException e){
    System.out.println("\nAs datas informadas são inválidas.\n");
  }
            
  break;


Note que este trecho de código é parte do case da opção Novo Empréstimo do menu Gerenciar Empréstimos. Veja como usamos uma variável estática contadorEmprestimos da classe Emprestimo para criarmos um valor inteiro auto-incremento que nos permite identificadores únicos para cada empréstimo da biblioteca.

Viu que código mais lindo? Note como a Programação Orientada a Objetos em Java nos permite desenvolver idéias de forma bem parecida mesmo ao mundo real.

Como posso obter este código fonte?

O código fonte desta aplicação é fornecido em duas versões:

1) SBIBLIOJCNB-A - Sistema de Gestão de Biblioteca em Java com Código Fonte Versão Console - NetBeans IDE ou Eclipse.

2) SBIBLIOJCNB-B - Sistema de Gestão de Biblioteca em Java com Código Fonte Versão Console - Lê e salva os dados em arquivo usando serialização (Serializable), ou seja, os métodos readObject() e writeObject() - NetBeans IDE ou Eclpse.

Para adquirir, entre em contato conosco usando o WhatsApp ou e-mail indicados na lateral do site. Podemos combinar alterações e a adição de novas funcionalidades.

Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes.

Carregar Publicações Anteriores


Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares

Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo

Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes

Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site

Últimos Exercícios Resolvidos

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby


E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book Apenas R$ 19,90


© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 107 usuários muito felizes estudando em nosso site.