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![]() Planilha Web - Planilhas e Calculadoras online para estudantes e profissionais de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. |
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PHP ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Datas e horas em PHP - Como obter o último dia útil para um determinado mês e anoQuantidade de visualizações: 2 vezes |
Nesta dica veremos como é possível combinar as funções cal_days_in_month(), mktime() e date() para obter o último dia útil de um determinado mês e ano. Se você tiver uma base de dados de feriados municipais, estaduais e federais, você poderá implementar esta funcionalidade facilmente. Veja o código PHP completo para o exemplo: <html> <head> <title>Estudando PHP</title> </head> <body> <?php $mes = 1; // mês começa em 1 $ano = 2021; // vamos obter a quantidade de dias no mês $dias = cal_days_in_month(CAL_GREGORIAN, $mes, $ano); $ultimo = mktime(0, 0, 0, $mes, $dias, $ano); $dia = date("j", $ultimo); $dia_semana = date("w", $ultimo); // domingo = 0; // sábado = 6; // verifica sábado e domingo if($dia_semana == 0){ $dia = $dia - 2; // voltamos para sexta-feira } if($dia_semana == 6){ $dia--; // voltamos para sexta-feira } $ultimo = mktime(0, 0, 0, $mes, $dia, $ano); echo "O último dia útil para o mês informado é: " . date("d/m/Y", $ultimo); ?> </body> </html> Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado: O último dia útil para o mês informado é: 29/01/2021 |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como criar vetores em PHP com a construção array() e usando inteiros como chavesQuantidade de visualizações: 8452 vezes |
A linguagem PHP nos permite criar vetores (arrays) e informar os valores inteiros que queremos como chaves, ou seja, não precisamos, obrigatoriamente, iniciar os índices dos elementos em 0. Veja o código a seguir: <html> <head> <title>Estudando PHP</title> </head> <body> <?php $linguagens = array(10 => 'Java', 11 => 'Python', 12 => 'C++'); echo "A linguagem escolhida foi: " . $linguagens[11]; ?> </body> </html> Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: A linguagem escolhida foi: Python |
Angular ::: Dicas & Truques ::: Diretivas Angular |
Angular para iniciantes: Como usar a diretiva ngFor do Angular para percorrer e exibir os itens de vetores e listasQuantidade de visualizações: 5443 vezes |
A diretiva ngFor do Angular é usada quando precisamos percorrer os elementos de um vetor (ou lista) de tipos primitivos ou objetos de classes. Dessa forma, para cada elemento da lista nós podemos definir o bloco HTML que determinará como o elemento individual será renderizado. Vamos ver um exemplo bem simples? Comece criando uma nova aplicação Angular. Abra uma janela de terminal e dispare um comando Angular CLI parecido com: c:\docs_osmar>cd c:\estudos_angular c:\estudos_angular>ng new escola Aqui nós estamos criando uma aplicação Angular com o nome escola. Nesse momento o CLI já criou para nós os seguintes arquivos: app.component.css, app.component.html, app.component.spec.ts, app.component.ts, app.module.ts. Estou usando Angular 11. Dependendo da sua versão, pode ser que sua lista de arquivos seja um pouco diferente. Antes de continuarmos, vamos deixar a aplicação executando. Então, dispare o comando abaixo para executar a aplicação no navegador: c:\estudos_angular>cd escola c:\estudos_angular\escola>ng serve --open Rodou sem problemas? Agora vamos ao nosso primeiro exemplo da diretiva ngFor. Abra o arquivo app.component.ts no seu editor de código favorito e altere o seu código para a versão abaixo: import { Component } from '@angular/core'; @Component({ selector: 'app-root', templateUrl: './app.component.html', styleUrls: ['./app.component.css'] }) export class AppComponent { linguagens: string[]; constructor() { this.linguagens = ["Java", "C++", "Delphi", "PHP", "Perl"]; } } Veja que temos um vetor de string contendo o nome de cinco linguagens de programação. Agora vamos usar a diretiva ngFor para receber esta lista no template HTML e exibir seus itens individuais. Para isso, abra o arquivo app.component.html e altere o seu código para: <h2>Minhas linguagens favoritas:</h2> <ul *ngFor="let linguagem of linguagens"> <li>{{ linguagem }}</li> </ul> Veja que coloquei a diretiva ngFor como parte de um elemento HTML <ul> e, para cada item do vetor, nós criamos um novo elemento <li>. Aqui nós usamos o elemento <ul>, mas você pode usar uma <div> ou até mesmo <tr> e <td> para exibir o item como linha de uma tabela. Execute a aplicação no navegador e você terá o seguinte resultado: ![]() A instrução "let linguagem of linguagens" quer dizer: pegue os elementos individuais do vetor linguagens e associe, durante a iteração, o elemento atual à variável linguagem. Depois disso só precisamos usar as tags de template {{ linguagem }} para exibir o valor de cada elemento de forma individual. Mas a diretiva ngFor oferece alguns recursos extras. Não deixe de acompanhar as outras dicas e truques dessa seção. |
AutoCAD Civil 3D .NET C# ::: Dicas & Truques ::: Alinhamento - Alignment |
Como pedir para o usuário selecionar um alinhamento no Civil 3D usando a função GetEntity() do AutoCAD Civil 3D .NET C# APIQuantidade de visualizações: 859 vezes |
Em várias situações nós precisamos pedir para o usuário selecionar um alinhamento e, após a seleção, obter o id do alinhamento selecionado para efetuarmos alguma operação nele. Para isso nós podemos usar a função GetEntity() do objeto Editor da AutoCAD Civil 3D .NET C# API. O primeiro passo é criar um objeto PromptEntityOptions passando a mensagem para o usuário selecionar o alinhamento. Se o usuário selecionar outro objeto que não seja um alinhamento, a mensagem definida em SetRejectMessage é exibida. Note o uso de AddAllowedClass para permitir a seleção apenas de objetos da classe Alignment ou derivadas dela. Depois de solicitar a seleção, nós obtemos um objeto ObjectId, que é retornado pela função GetEntity(). Veja o código AutoCAD Civil 3D .NET C# completo para o exemplo: using System; using Autodesk.AutoCAD.Runtime; using Autodesk.Civil.ApplicationServices; using Autodesk.AutoCAD.DatabaseServices; using Autodesk.AutoCAD.ApplicationServices; using Autodesk.AutoCAD.EditorInput; using Autodesk.Civil.DatabaseServices; namespace Estudos { public class Class1 : IExtensionApplication { [CommandMethod("Alinhamento")] public void Alinhamento() { // vamos obter uma referência ao documento atual do Civil 3D CivilDocument doc = CivilApplication.ActiveDocument; // obtemos o editor Editor editor = Application.DocumentManager.MdiActiveDocument.Editor; // vamos iniciar um nova transação using (Transaction ts = Application.DocumentManager.MdiActiveDocument. Database.TransactionManager.StartTransaction()) { try { // vamos pedir para o usuário selecionar o alinhamento PromptEntityOptions opt = new PromptEntityOptions( "\nSelecione um alinhamento"); opt.SetRejectMessage("\nO objeto precisa ser um alinhamento.\n"); opt.AddAllowedClass(typeof(Alignment), false); // vamos obter o id do alinhamento selecionado ObjectId id_alinhamento = editor.GetEntity(opt).ObjectId; editor.WriteMessage("\nO id do alinhamento selecionado é: " + id_alinhamento + '\n'); } catch (System.Exception e) { // vamos tratar o erro editor.WriteMessage("Erro: {0}", e.Message); } } } public void Initialize() { // pode deixar em branco } public void Terminate() { // pode deixar em branco } } } Ao executar este código AutoCAD Civil 3D .NET C# nós teremos o seguinte resultado: O id do alinhamento selecionado é: (1455527762496) |
C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Exercício Resolvido de C++ - Escreva uma função C++ que recebe três números inteiros e retorna o menor delesQuantidade de visualizações: 556 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C++ que contenha uma função, método ou procedimento que recebe três números inteiros e retorne o menor deles como um inteiro. Seu método não deve produzir nenhuma saída, apenas retornar o menor número entre os três argumentos fornecidos. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro número: 8 Informe o segundo número: 10 Informe o terceiro número: 7 O menor número é: 7 Veja a resolução comentada deste exercício em C++: #include <iostream> #include <algorithm> using namespace std; // função que recebe três números e retorna o menor deles int menor(int a, int b, int c){ return min(min(a, b), c); } // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ int n1, n2, n3, menor_numero; // vamos pedir para o usuário informar três // números inteiros cout << "Informe o primeiro número: "; cin >> n1; cout << "Informe o segundo número: "; cin >> n2; cout << "Informe o terceiro número: "; cin >> n3; // agora vamos calcular o menor número menor_numero = menor(n1, n2, n3); // e mostramos o resultado cout << "O menor numero é: " << menor_numero << endl; cout << "\n" << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } |
Java ::: Pacote java.lang ::: String |
Como usar o método trim() da classe String do Java para remover os espaços no início e final de uma string - RevisadoQuantidade de visualizações: 6278 vezes |
Em algumas situações precisamos remover todos os espaços antes e depois de uma string. Para isso podemos usar o método trim() da classe String da linguagem Java. Veja sua assinatura:public String trim() Se a string possuir quaisquer caracteres '\u0020' (o código Unicode para o caractere de espaço), estes serão removidos tanto no ínicio quanto no final e uma nova string será criada e retornada. Se a string não possuir nenhum espaço no início ou final, a string original é retornada. Veja um trecho de código no qual usamos o método trim() da classe String para remover os espaços no início e final de uma string: package arquivodecodigos; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // uma string contendo espaços no início e no final String frase = " Possuo espaços no ínicio e no final "; // vamos exibir a string com os espaços System.out.println("Com espaços: " + frase + "."); // vamos remover os espaços no início e no final String semEspacos = frase.trim(); // exibimos a string sem os espaços no início e no final System.out.println("Sem espaços: " + semEspacos + "."); } } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Com espaços: Possuo espaços no ínicio e no final . Sem espaços: Possuo espaços no ínicio e no final. Esta dica foi revisada e testada no Java 8. |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular o coeficiente angular de uma reta em JavaScript dados dois pontos no plano cartesianoQuantidade de visualizações: 1914 vezes |
O Coeficiente Angular de uma reta é a variação, na vertical, ou seja, no eixo y, pela variação horizontal, no eixo x. Sim, isso mesmo. O coeficiente angular de uma reta tem tudo a ver com a derivada, que nada mais é que a taxa de variação de y em relação a x. Vamos começar analisando o seguinte gráfico, no qual temos dois pontos distintos no plano cartesiano: ![]() Veja que o segmento de reta AB passa pelos pontos A (x=3, y=6) e B (x=9, y=10). Dessa forma, a fórmula para obtenção do coeficiente angular m dessa reta é: \[\ \text{m} = \frac{y_2 - y_1}{x_2 - x_1} = \frac{\Delta y}{\Delta x} = tg \theta \] Note que __$\Delta y__$ e __$\Delta x__$ são as variações dos valores no eixo das abscissas e no eixo das ordenadas. No triângulo retângulo que desenhei acima, a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto oposto e a variação __$\Delta y__$ se refere ao comprimento do cateto adjascente. Veja agora o trecho de código na linguagem JavaScript que solicita as coordenadas x e y dos dois pontos, efetua o cálculo e mostra o coeficiente angular m da reta que passa pelos dois pontos: <html> <head> <title>Estudos JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // x e y do primeiro ponto var x1 = 3; var y1 = 6; // x e y do segundo ponto var x2 = 9; var y2 = 10; var m = (y2 - y1) / (x2 - x1); // mostramos o resultado document.writeln("O coeficiente angular é: " + m); </script> </body> </html> Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: O coeficiente angular é: 0.6666666666666666 Veja agora como podemos calcular o coeficiente angular da reta que passa pelos dois pontos usando o Teorema de Pitágoras. Note que agora nós estamos tirando proveito da tangente do ângulo Theta (__$\theta__$), também chamado de ângulo Alfa ou Alpha (__$\alpha__$): <html> <head> <title>Estudos JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // x e y do primeiro ponto var x1 = 3; var y1 = 6; // x e y do segundo ponto var x2 = 9; var y2 = 10; // vamos obter o comprimento do cateto oposto var cateto_oposto = y2 - y1; // e agora o cateto adjascente var cateto_adjascente = x2 - x1; // vamos obter o ângulo tetha, ou seja, a inclinação da hipetunesa // (em radianos, não se esqueça) var tetha = Math.atan2(cateto_oposto, cateto_adjascente); // e finalmente usamos a tangente desse ângulo para calcular // o coeficiente angular var tangente = Math.tan(tetha); // mostramos o resultado document.writeln("O coeficiente angular é: " + tangente); </script> </body> </html> Ao executar este código você verá que o resultado é o mesmo. No entanto, fique atento às propriedades do coeficiente angular da reta: 1) O coeficiente angular é positivo quando a reta for crescente, ou seja, m > 0; 2) O coeficiente angular é negativo quando a reta for decrescente, ou seja, m < 0; 3) Se a reta estiver na horizontal, ou seja, paralela ao eixo x, seu coeficiente angular é zero (0). 4) Se a reta estiver na vertical, ou seja, paralela ao eixo y, o coeficiente angular não existe. |
C ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como abrir ou criar arquivos em C usando a função fopen()Quantidade de visualizações: 66699 vezes |
Há muitas situações nas quais precisamos ler ou gravar dados em arquivos a partir de nossos programas C. O primeiro passo para esta tarefa é aprender a usar a função fopen(). Esta função é a responsável por conectar um ponteiro de arquivos ao arquivo que queremos manipular. Veja sua assinatura:FILE *fopen(const char *nome, const char *modo); O parâmetro nome é uma string que indica o nome do arquivo a ser aberto ou criado. O parâmetro modo indica se o arquivo será aberto para leitura, escrita ou ambos. Antes de continuarmos, veja um trecho de código que tenta abrir um arquivo chamado "testes.txt" localizado no diretório "c:\": #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { FILE *arquivo = fopen("c:\\testes.txt", "r"); // testa se o arquivo foi aberto com sucesso if(arquivo != NULL) printf("Arquivo foi aberto com sucesso."); else printf("Nao foi possivel abrir o arquivo."); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Veja que a primeira linha declara um ponteiro para a estrutura FILE e atribui a este ponteiro o resultado de uma chamada à função fopen(). Se o arquivo for aberto com sucesso, poderemos manipulá-lo a partir do ponteiro *arquivo. Do contrário, o valor NULL será retornado. A linguagem C padrão permite a definição dos seguintes modos de abertura de arquivos: a - abre um arquivo para inserção. Se o arquivo não existir, o sistema operacional tentará criá-lo. r - abre um arquivo existente para leitura. w - abre um arquivo para escrita. Se o arquivo não existir, o sistema operacional tentará criá-lo. Se o arquivo existir, todo o seu conteúdo será substituído pelo novo conteúdo. r+ - abre um arquivo existente para leitura e gravação. w+ - abre um arquivo para leitura e escrita. Se o arquivo não existir, o sistema operacional tentará criá-lo. Se o arquivo existir, todo o seu conteúdo será substituído pelo novo conteúdo. a+ - abre um arquivo para inserção e leitura. Se o arquivo não existir, o sistema operacional tentará criá-lo. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Como somar o primeiro e o último dígito de um número inteiro informado pelo usuário em JavaQuantidade de visualizações: 943 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que pede para o usuário informar um número inteiro e mostre a soma do primeiro dígito com o último dígito. Atenção: você deve usar apenas os operadores matemáticos e a função log10(). Sua saída deverá ser parecida com: Informe um número inteiro: 48763 A soma do primeiro e do último dígito é: 7 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // vamos usar a classe Scanner para a leitura dos dados Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos pedir para o usuário informar um número inteiro System.out.print("Informe um número inteiro: "); int numero = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos obter a quantidade (-1) de dígitos no número informado int quant = (int)Math.log10(numero); int primeiro_digito = (int)(numero / Math.pow(10, quant)); int ultimo_digito = numero % 10; // soma o primeiro e o último dígito int soma = primeiro_digito + ultimo_digito; // mostra o resultado System.out.println("A soma do primeiro e do último dígito é: " + soma); } } |
Python ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como calcular a equação reduzida da reta em Python dados dois pontos pertencentes à retaQuantidade de visualizações: 3395 vezes |
Nesta dica de Python veremos como calcular a equação reduzida da reta quando temos dois pontos pertencentes à esta reta. Não, nessa dica não vamos calcular a equação geral da reta, apenas a equação reduzida. Em outras dicas do site você encontra como como isso pode ser feito. Para relembrar: a equação reduzida da reta é y = mx + n, em que x e y são, respectivamente, a variável independente e a variável dependente; m é o coeficiente angular, e n é o coeficiente linear. Além disso, m e n são números reais. Com a equação reduzida da reta, é possível calcular quais são os pontos que pertencem a essa reta e quais não pertencem. Vamos começar então analisando a seguinte figura, na qual temos dois pontos que pertencem à uma reta: ![]() Note que a reta da figura passa pelos pontos A(5, 5) e B(9, 2). Então, uma vez que já temos os dois pontos, já podemos calcular a equação reduzida da reta. Veja o código Python completo para esta tarefa: # método principal def main(): # vamos ler as coordenadas do primeiro ponto x1 = float(input("Coordenada x do primeiro ponto: ")) y1 = float(input("Coordenada y do primeiro ponto: ")) # vamos ler as coordenadas do segundo ponto x2 = float(input("Coordenada x do segundo ponto: ")) y2 = float(input("Coordenada y do segundo ponto: ")) sinal = "+" # vamos calcular o coeficiente angular da reta m = (y2 - y1) / (x2 - x1) # vamos calcular o coeficiente linear n = y1 - (m * x1) # coeficiente linear menor que zero? O sinal será negativo if (n < 0): sinal = "-" n = n * -1 # mostra a equação reduzida da reta print("Equação reduzida: y = %.2fx %s %.2f" % (m, sinal, n)) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Coordenada x do primeiro ponto: 5 Coordenada y do primeiro ponto: 5 Coordenada x do segundo ponto: 9 Coordenada y do segundo ponto: 2 Equação reduzida: y = -0,75x + 8,75 Para testarmos se nossa equação reduzida da reta está realmente correta, considere o valor 3 para o eixo x da imagem acima. Ao efetuarmos o cálculo: >> y = (-0.75 * 3) + 8.75 y = 6.5000 temos o valor 6.5 para o eixo y, o que faz com que o novo ponto caia exatamente em cima da reta considerada na imagem. |
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