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Você está aqui: PostgreSQL ::: Dicas & Truques ::: Comandos DDL (Data Definition Language - Linguagem de Definição de Dados)

Como criar uma base de dados no PostgreSQL usando o comando DDL CREATE DATABASE

Quantidade de visualizações: 4359 vezes
Quando queremos criar uma nova base de dados no PostgreSQL, é comum usarmos o pgAdmin ou a ferramenta de linha de comando createdb. No entanto, há situações nas quais precisamos criar uma nova base de dados usando instruções SQL. Para isso podemos usar o comando DDL CREATE DATABASE. Veja sua sintáxe para o PostgreSQL:

CREATE DATABASE name
    [ [ WITH ] [ OWNER [=] user_name ]
           [ TEMPLATE [=] template ]
           [ ENCODING [=] encoding ]
           [ LC_COLLATE [=] lc_collate ]
           [ LC_CTYPE [=] lc_ctype ]
           [ TABLESPACE [=] tablespace_name ]
           [ CONNECTION LIMIT [=] connlimit ] ]
Note que o único parâmetro exigido é o nome da base de dados. Todos os demais parâmetros são opcionais. Assim, se quisermos criar uma base de dados chamada "estudos", só precisamos disparar o seguinte comando:

CREATE DATABASE estudos;

Este comando pode ser disparado via linha de comando SQL Shell (psql), na janela de Query do pgAdmin ou a partir de uma linguagem de programação. Se uma mensagem parecida com:

Query returned successfully with no result in 7674 ms.

for exibida, é sinal de que a base de dados foi criada com sucesso.

Quando tentamos criar uma base de dados com um nome já existente, o PostgreSQL abortará a operação e exibirá a seguinte mensagem de erro:

ERRO:  banco de dados "estudos" já existe

********** Error **********

ERRO: banco de dados "estudos" já existe
SQL state: 42P04
É importante observar que, quando informamos apenas o nome da base de dados para o comando CREATE DATABASE, as demais opções serão herdadas a partir do template padrão (template1) e das configurações padrões do servidor para a máquina na qual foi instalado. Assim, se verificarmos, no pgAdmin, a base de dados que criamos, encontraremos as seguintes configurações:

OWNER = postgres

ENCODING = 'UTF8'
TABLESPACE = pg_default
LC_COLLATE = 'Portuguese_Brazil.1252'
LC_CTYPE = 'Portuguese_Brazil.1252'
CONNECTION LIMIT = -1;

Em outras dicas desta seção você verá como personalizar cada um destes parâmetros no comando CREATE DATABASE.

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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Métodos, Procedimentos e Funções

Métodos - Exercícios Resolvidos de Java - Ex. 3 - Um método estático que recebe um número inteiro e retorna true se ele for par e false em caso contrário

Quantidade de visualizações: 2924 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um método Java que recebe um número inteiro e retorna true se o número for par e false em caso contrário. Este método deverá ter a seguinte assinatura:

public static boolean isPar(int n){
  // sua implementação aqui
}
Este método deverá, obrigatoriamente, estar na classe principal (aquela que contém o método main()). Peça ao usuário para fornecer um número inteiro e use o método desenvolvido para testar se o valor é par ou impar.

Sua saída deverá ser parecida com:



Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos solicitar que o usuário informe um número inteiro
    System.out.print("Informe um número inteiro: ");
    int numero = Integer.parseInt(entrada.nextLine());

    // vamos verificar se o número informado e par
    if(isPar(numero)){
      System.out.println("O número informado é par");
    }
    else{
      System.out.println("O número informado é ímpar");  
    }
    
    System.out.println("\n");
  }
  
  // um método estático que recebe um número inteiro e retorna true se ele par
  // e false em caso contrário
  public static boolean isPar(int n){
    // o número é par?
    if(n % 2 == 0){
      return true;  
    }
    else{
      return false; // é ímpar  
    }
  }
}



C# ::: Windows Forms ::: ListBox

Como adicionar itens a uma ListBox do C# Windows Forms via código usando o método Add()

Quantidade de visualizações: 25554 vezes
Nesta dica eu mostrarei como podemos adicionar novos itens a um controle ListBox do C# Windows Forms em tempo de execução, ou seja, quando a aplicação já estiver sendo executada. Para isso nós podemos usar o método Add() do objeto ObjectCollection da classe ListBox.

Veja um trecho de código no qual inserimos quatro nomes de cidades em uma ListBox. Os itens são adicionamos no evento Click de um botão:

private void button1_Click(object sender, EventArgs e) {
  listBox1.Items.Add("Goiânia");
  listBox1.Items.Add("São Paulo");
  listBox1.Items.Add("Rio de Janeiro");
  listBox1.Items.Add("Curitiba");
}



Delphi ::: Dicas & Truques ::: Bilbiotecas Estáticas (obj) e Dinâmicas (DLLs)

Apostila Delphi para iniciantes - Como criar sua primeira DLL usando Delphi

Quantidade de visualizações: 18443 vezes
Em dicas anteriores você aprendeu o que é um DLL e sua importância para a programação no ambiente Windows. Nesta dica mostrarei como criar uma DLL bem simples e usá-la a partir de um programa Delphi. Para isso siga atentamente os passos abaixo:

1) Vá em File -> New -> Other;

2) Selecione Delphi Projects e escolha DLL Wizard;

3) Neste momento o DLL Wizard criará o esqueleto do código fonte da DLL. Note que o código desta unit é bem parecido com aquele da unit de uma aplicação. A diferença principal é o uso da palavra-chave library em vez de program:

library Project2;

{ Important note about DLL memory management: ShareMem must be the
  first unit in your library's USES clause AND your project's (select
  Project-View Source) USES clause if your DLL exports any procedures or
  functions that pass strings as parameters or function results. This
  applies to all strings passed to and from your DLL--even those that
  are nested in records and classes. ShareMem is the interface unit to
  the BORLNDMM.DLL shared memory manager, which must be deployed along
  with your DLL. To avoid using BORLNDMM.DLL, pass string information
  using PChar or ShortString parameters. }

uses
  SysUtils,
  Classes;

{$R *.res}

begin
end.

Salve esta unit como MinhaDLL.dproj em um diretório de sua preferência. Em seguida vamos criar uma rotina que receberá dois valores inteiros e retornará sua soma. Veja a modificação no código:

library MinhaDLL;

function Somar(a, b: Integer): Integer; stdcall;
begin
  Result := a + b; // retorna a soma
end;

{ vamos exportar (export) a função Somar }
exports
  Somar;

begin
end.

Nossa DLL está pronta. Agora vá no menu Project -> Build MinhaDLL (ou pressione Shift+F9). Se tudo correu bem você terá um arquivo chamado MinhaDLL.dll no diretório no qual você salvou o projeto. O próximo passo é aprender a carregar esta DLL a partir de seus programas Delphi. Veja mais dicas nesta seção para aprender como isso é feito.

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Programação Orientada a Objetos

Exercício Resolvido de Java - A classe Produto (construtores, métodos, getters e setters e encapsulamento)

Quantidade de visualizações: 16785 vezes
Pergunta/Tarefa:

Crie uma classe Produto para representar um produto do mundo real. Sua classe deverá conter os seguintes atributos e métodos:

1) Um campo de dados privado do tipo String chamado nome, que representará o nome do produto.

2) Um campo de dados privado do tipo double chamado precoCusto, que guardará o preço de custo do produto.

3) Um campo de dados privado do tipo double chamado precoVenda, que guardará o preço de venda do produto.

4) Um campo de dados privado do tipo double chamado margemLucro, que guardará a margem de lucro do produto.

5) Métodos públicos get() e set() para os atributos acima. Modifique o método setPrecoVenda() para que o preço de venda não seja inferior ao preço de compra. Caso isso aconteça, exiba uma mensagem alertando o usuário.

6) Crie um método chamado calcularMargemLucro() que calculará a margem de lucro do produto.

7) Crie um método chamado getMargemLucroPorcentagem() que retornará a margem de lucro como percentual.

Para finalizar, no método main() da classe de teste, crie um novo objeto da classe Produto, peça para o usuário informar os preços de custo e de venda e exiba a margem de lucro em moeda e em percentual. Sua saída deverá ser algo parecido com o mostrado na imagem abaixo:

Informe o preço de custo: 120
Informe o preço de venda: 195
Preço de custo: 120.0
Preço de Venda: 195.0
Margem de Lucro: 75.0
Margem de Lucro Percentual (%): 62.5
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

Produto.java:

package estudos;

public class Produto{
  private String nome; // nome do produto
  private double precoCusto; // preço de custo do produto
  private double precoVenda; // preço de venda do produto
  private double margemLucro; // margem de lucro do produto

  // obtém a margem de lucro
  public double getMargemLucro(){
    return margemLucro;
  }

  // define a margem de lucro
  public void setMargemLucro(double margemLucro){
    this.margemLucro = margemLucro;
  }

  // obtém o nome do produto
  public String getNome(){
    return nome;
  }

  // define o nome do produto
  public void setNome(String nome){
    this.nome = nome;
  }

  // obtém o preço de custo
  public double getPrecoCusto(){
    return precoCusto;
  }

  // define o preço de custo
  public void setPrecoCusto(double precoCusto){
    this.precoCusto = precoCusto;
  }

  // obtém o preço de venda
  public double getPrecoVenda(){
    return precoVenda;
  }

  // define o preço de venda
  public void setPrecoVenda(double precoVenda){
    // o preço de venda não pode ser menor que o preço de custo
    if(precoVenda < this.precoCusto){
      System.out.println("O preço de venda não pode ser inferior ao de custo");  
    }
    else{
      this.precoVenda = precoVenda;
    }
  }
  
  // calcula a margem de lucro
  public void calcularMargemLucro(){
    this.margemLucro = this.precoVenda - this.precoCusto;
  }
  
  // retorna a margem de lucro em porcentagem
  public double getMargemLucroPorcentagem(){
    return (this.margemLucro / this.precoCusto) * 100;
  }
}

Veja agora o método main() que nos permite testar a funcionalidade da classe Produto:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos criar um novo objeto da classe Produto
    Produto p = new Produto();
    
    // vamos ler o preço de custo
    System.out.print("Informe o preço de custo: ");
    p.setPrecoCusto(Double.parseDouble(entrada.nextLine()));
    
    // vamos ler o preço de venda
    System.out.print("Informe o preço de venda: ");
    p.setPrecoVenda(Double.parseDouble(entrada.nextLine()));
    
    // vamos calcular a margem de lucro
    p.calcularMargemLucro();
    
    // vamos exibir os resultados
    System.out.println("Preço de custo: " + p.getPrecoCusto());
    System.out.println("Preço de Venda: " + p.getPrecoVenda());
    System.out.println("Margem de Lucro: " + p.getMargemLucro());
    System.out.println("Margem de Lucro Percentual (%): " + 
      p.getMargemLucroPorcentagem());
  }
}



Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList

Java para iniciantes - Como embaralhar os elementos de uma ArrayList usando o método shuffle() da classe Collections

Quantidade de visualizações: 13150 vezes
Nesta dica mostrarei como usar o método estático shuffle() da classe Collections da linguagem Java para misturar, ou seja, embaralhar os elementos de um objeto da classe ArrayList.

Veja o código completo:

package arquivodecodigos;

import java.util.ArrayList;
import java.util.Collections;
 
public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // cria uma ArrayList que conterá strings
    ArrayList<String> nomes = new ArrayList<String>();
     
    // adiciona itens na lista
    nomes.add("Carlos");
    nomes.add("Maria");
    nomes.add("Fernanda");
    nomes.add("Osmar");    
     
    // exibe os elementos da ArrayList
    System.out.println("Ordem original:\n");
    for(int i = 0; i < nomes.size(); i++){
      System.out.println(nomes.get(i));    
    }  
 
    // Vamos embaralhar os itens da ArrayList
    Collections.shuffle(nomes); 
 
    // exibe os elementos da ArrayList
    System.out.println("\nElementos embaralhados:\n");
    for(int i = 0; i < nomes.size(); i++){
      System.out.println(nomes.get(i));
    }
 
    System.exit(0);
  }
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Ordem original:

Carlos
Maria
Fernanda
Osmar

Elementos embaralhados:

Carlos
Fernanda
Osmar
Maria


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Java

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