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Java ::: Pacote java.awt.event ::: KeyEvent

Java Swing - Como detectar as teclas Insert ou Delete usando o método getKeyCode() da classe KeyEvent do Java

Quantidade de visualizações: 3311 vezes
Em algumas situações nós precisamos detectar o pressionamento das teclas Insert ou Delete. Para isso podemos usar o método getKeyCode() da classe KeyEvent e testar se o código equivale a uma das constantes KeyEvent.VK_INSERT (Ins) ou KeyEvent.VK_DELETE (Del).

Veja um trecho de código no qual testamos se alguma destas duas teclas foi pressionada:

package estudos;

import java.awt.Container;
import java.awt.FlowLayout;
import java.awt.event.KeyEvent;
import java.awt.event.KeyListener;
import javax.swing.JFrame;
import javax.swing.JOptionPane;

public class Janela extends JFrame implements KeyListener{
  public Janela(){
    super("Eventos do Teclado");
    Container c = getContentPane();
    FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT);
    c.setLayout(layout);
    
    // vamos adicionar o objeto listener 
    addKeyListener(this);

    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
    
  @Override
  public void keyPressed(KeyEvent e){
    // a tecla Insert foi pressionada?
    if(e.getKeyCode() == KeyEvent.VK_INSERT){
      JOptionPane.showMessageDialog(null, "A tecla Insert foi pressionada");
    }
    // a tecla Enter Delete pressionada?
    else if(e.getKeyCode() == KeyEvent.VK_DELETE){
      JOptionPane.showMessageDialog(null, "A tecla Delete foi pressionada");
    }
    else{
      JOptionPane.showMessageDialog(null, "Outra tecla foi pressionada");  
    }
  }
    
  @Override
  public void keyReleased(KeyEvent e){
    // sem implementação
  }

  @Override
  public void keyTyped(KeyEvent e){
    // sem implementação
  }   
  
  public static void main(String args[]){
    Janela j = new Janela();
    j.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}

É importante observar que as teclas Insert e Delete podem ser detectadas somente nos eventos keyPressed e keyReleased.


PHP ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como construir uma data usando a função mktime() do PHP

Quantidade de visualizações: 141 vezes
A forma mais comum de se construir uma data e hora no PHP é por meio da função mktime(). Esta função recebe as horas e a data na sequência horas, minutos, segundos, mês, dia, ano e retorna um timestamp Unix, que é a quantidade de segundos desde 31/12/1969 - 21:00:00 (fuso horário brasileiro).

Veja um trecho de código que constrói a data 13/05/2020 à meia-noite:

<html>
<head>
  <title>Estudos PHP</title>
</head>
 
<body>

<?php
  // construir a data 13/05/2020
  // se quiser fornecer as horas o formato é: 
  // hora, minuto, segundo
 
  $timestamp = mktime(0, 0, 0, 05, 13, 2020);
  echo "A data é: " . date('d/m/Y', $timestamp);
?>
 
</body>
</html>

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

A data é: 13/05/2020


C# ::: Dicas & Truques ::: Sistema

Como obter a quantidade de processadores na máquina atual usando a propriedade ProcessorCount da classe Environment do C#

Quantidade de visualizações: 9783 vezes
Nesta dica eu mostrarei como é possível usar a propriedade ProcessorCount da classe Environment para obter e retornar um inteiro contendo a quantidade de processadores na máquina atual.

Veja o código C# completo para o exemplo:

using System;

namespace Estudos{
  class Program{
    static void Main(string[] args) {
      int proc = Environment.ProcessorCount;
      Console.WriteLine("Esta máquina possui: " + proc +
        " processador(s).");

      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Esta máquina possui: 4 processador(s).


Java ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como calcular o cateto adjascente dadas as medidas da hipotenusa e do cateto oposto em Java

Quantidade de visualizações: 1473 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos tirar proveito do Teorema de Pitágoras para obter a medida do cateto adjascente quando temos as medidas da hipotenusa e do cateto oposto. Este teorema diz que "o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos", o que torna a nossa tarefa, na linguagem Java, muito fácil.

Comece observando a imagem a seguir:



Veja que, nessa imagem, eu já coloquei os comprimentos da hipotenusa, do cateto oposto e do cateto adjascente. Para facilitar a conferência dos cálculos, eu coloquei também os ângulos theta (que alguns livros chamam de alfa) e beta já devidamente calculados. A medida da hipotenusa é, sem arredondamentos, 36.056 metros.

Então, sabendo que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos (Teorema de Pitógoras):

\[c^2 = a^2 + b^2\]

Tudo que temos que fazer é mudar a fórmula para:

\[b^2 = c^2 - a^2\]

Veja que agora o quadrado do cateto adjascente é igual ao quadrado da hipotenusa menos o quadrado do cateto oposto. Não se esqueça de que a hipotenusa é o maior lado do triângulo retângulo.

Veja agora como esse cálculo é feito em linguagem Java:

package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    double c = 36.056; // medida da hipotenusa
    double a = 20; // medida do cateto oposto
  
    // agora vamos calcular a medida da cateto adjascente
    double b = Math.sqrt(Math.pow(c, 2) - Math.pow(a, 2));
 
    // e mostramos o resultado
    System.out.println("A medida do cateto adjascente é: " +
      b);
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

A medida do cateto adjascente é: 30.00058559428465

Como podemos ver, o resultado retornado com o código Java confere com os valores da imagem apresentada.


LISP ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercícios Resolvidos de LISP - Um programa que lê duas notas, calcula a média aritmética e exibe uma mensagem de reprovado, exame ou aprovado

Quantidade de visualizações: 531 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa LISP ou Common Lisp que leia duas notas (como double ou float), calcule e mostre a média aritmética e uma mensagem de acordo com as seguintes regras:

1) Se a média for inferior a 4,0 escreva "Reprovado";
2) Se a média for igual ou superior a 4,0 e inferior a 7,0 escreva "Exame";
3) Se a média for igual ou superior a 7,0 escreva "Aprovado".

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe a primeira nota: 8
Informe a segunda nota: 7.4
A média obtida foi: 7.7
Aprovado
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Common Lisp (a padronização da linguagem LISP):

; Algoritmo LISP para calcular a média de um aluno

; variáveis que vamos usar no programa
(let ((n1)(n2)(media))
  ; vamos solicitar as duas notas do aluno
  (princ "Informe a primeira nota: ")
  (force-output)
  (setq n1 (read))
  (princ "Informe a segunda nota: ")
  (force-output)
  (setq n2 (read))

  ; vamos calcular a média aritmética
  (setq media (/ (+ n1 n2) 2))
  (format t "A média obtida foi ~F" media)

  ; vamos verificar se o aluno foi reprovado, está de exame ou aprovado
  (cond 
    ((< media 4.0) ; reprovado
      (format t "~%Reprovado"))
    ((and (>= media 4.0)(< media 7.0)) ; exame
      (format t "~%Exame"))  
    (t (format t "~%Aprovado"))
  )  
)



Ruby ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como adicionar itens ao final de um array em Ruby usando o operador <<

Quantidade de visualizações: 6619 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar o operador << da linguagem Ruby para adicionar novos elementos no final de um array.

Veja o código completo para o exemplo:

# vamos criar um array de nomes
nomes = []

# Lê entrada até que o valor -1 seja
# fornecido
loop do
  print "Digite um nome (-1 para sair): "
  nome = gets.chomp
  
  # vamos adicionar este nome no final do
  # array
  if nome != "-1"
    nomes << nome # adiciona o nome ao array
  end
  
  # vamos sair do laço se o valor for "-1"
  if nome == "-1"
    break
  end
end

# Exibe todos os valores do array
puts "\nOs nomes fornecidos foram:"
nomes.each do | nome |
  puts nome
end

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

Digite um nome (-1 para sair): FERNANDA
Digite um nome (-1 para sair): LAURA
Digite um nome (-1 para sair): ISADORA
Digite um nome (-1 para sair): CINTIA
Digite um nome (-1 para sair): -1

Os nomes fornecidos foram:
FERNANDA
LAURA
ISADORA
CINTIA


jQuery ::: Dicas & Truques ::: Manipulação e Conteúdo Dinâmico

Como adicionar conteúdo ao início de um elemento HTML usando a função prepend() do jQuery

Quantidade de visualizações: 602 vezes
O método prepend() permite adicionar conteúdo ao início de um elemento HTML. Este conteúdo pode ser um seletor, um elemento HTML, uma string HTML ou um objeto jQuery.

Veja um trecho de código no qual adicionamos uma linha de texto no início de um parágrafo:

<script type="text/javascript">
<!--
  function adicionarConteudo(){
    var texto = "Mais uma linha.<br>";
    $("#parag").prepend(texto);
  }
//-->
</script>

O método prepend() opera em todos os elementos HTML retornados sob uma determinação condição. O retorno do método é um objeto jQuery que pode ser usado para fins de encadeamento de chamadas de métodos.


C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: STL Vector C++

Exercícios Resolvidos de C++ - Escreva um programa C++ que retorna os elementos em um vector que são estritamente menores que seus vizinhos adjacentes da esquerda e da direita

Quantidade de visualizações: 252 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C++ que retorna os elementos em um vector que são estritamente menores que seus vizinhos adjacentes da esquerda e da direita. Seu código deverá pedir para o usuário informar 10 valores inteiros, guardá-los em um vector e então calcular e exibir o resultado.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o 1.o valor: 8
Informe o 2.o valor: 4
Informe o 3.o valor: 9
Informe o 4.o valor: 3
Informe o 5.o valor: 1
Informe o 6.o valor: 6
Informe o 7.o valor: 2
Informe o 8.o valor: 7
Informe o 9.o valor: 3
Informe o 10.o valor: 8

Conteúdo do vector: 8  4  9  3  1  6  2  7  3  8

Os elementos menores que seus vizinhos adjascentes são:

4  1  2  3
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C++:

// vamos fazer os includes ncessários
#include <algorithm>
#include <iostream>
#include <vector>

using namespace std;

// função para encontrar os elementos no vector que são menores
// que seus vizinhos adjacentes
vector<int> verificar(vector<int> valores) {
  // vamos inicializar um vector vazio para guardar os elementos
  // que passarem na condição
  vector<int> temp;
    
  // vamos percorrer o vector recebido como argumento
  for(int i = 1; i < valores.size() - 1; i++) {
    // o elemento atual é menor que o elemento anterior e posterior a ele?
    if(valores[i] < valores[i - 1] && valores[i] < valores[i + 1]) {
      // vamos adicionar no vector temporário
      temp.push_back(valores[i]);
    }
  }
    
  // retornamos o vector temporário
  return temp;
}
 
// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]) {
  // vamos criar o vector que guardará os valores informados
  // pelo usuário
  vector<int> numeros;
  int valor;

  // vamos ler 10 números inteiros
  for (int i = 0; i < 10; i++) {
    cout << "Informe o " << (i + 1) << ".o valor: ";
    cin >> valor;
    numeros.push_back(valor);
  }

  // vamos mostrar o conteúdo do vector original
  cout << "\nConteúdo do vector: ";
  for (int n: numeros) {
    cout << n << "  ";
  }
 
  // agora vamos testar os números que são menores que seus
  // vizinhos adjascentes
  vector<int> resultado = verificar(numeros);
  cout << "\n\nOs elementos menores que seus vizinhos adjascentes são:\n\n";   
  for (int n: resultado) {
    cout << n << "  ";
  }
 
  cout << "\n\n";
  return EXIT_SUCCESS;
}



VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercício Resolvido de VisuAlg - Um algoritmo em VisuAlg que testa se um triângulo é equilátero, isósceles ou escaleno

Quantidade de visualizações: 1199 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um algoritmo que lê três valores para os lados de um triângulo. O algoritmo deve verificar se o triângulo é equilátero (todos os lados iguais), isósceles (dois lados iguais) ou escaleno (todos os lados diferentes).

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o lado 1 do triângulo: 6
Informe o lado 2 do triângulo: 8
Informe o lado 3 do triângulo: 2
O triângulo é escaleno
Resposta/Solução:

Veja a resolução deste algoritmo em VisuAlg:

Algoritmo "Testa se um triângulo é equilátero, escaleno ou isósceles"

Var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  lado1, lado2, lado3: real

Inicio
  // vamos ler os lados do triângulo
  escreva("Informe o lado 1 do triângulo: ")
  leia(lado1)
  escreva("Informe o lado 2 do triângulo: ")
  leia(lado2)
  escreva("Informe o lado 3 do triângulo: ")
  leia(lado3)

  // vamos testar se o triângulo é equilátero
  // os três lados iguais
  se (lado1 = lado2) e (lado2 = lado3) entao
    escreval("O triângulo é equilátaro.")
  senao
    // vamos testar se o triângulo é escaleno
    // os três lados diferentes
    se (lado1 <> lado2) e (lado1 <> lado3) e (lado2 <> lado3) entao
      escreval("O triângulo é escaleno")
    senao
      // vamos testar se o triângulo é isósceles
      // dois lados iguais e um diferente
      se (lado1 = lado2) ou (lado1 = lado3) ou (lado2 = lado3) entao
        escreval("O triângulo é isósceles")
      fimse
    fimse
  fimse
Fimalgoritmo



C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica

Como calcular a massa de um corpo dada sua energia cinética e sua velocidade usando a linguagem C

Quantidade de visualizações: 2666 vezes
Na Física, a energia cinética em um objeto é a energia que ele possui devido ao seu movimento. Isso é definido como o trabalho necessário para acelerar um corpo de massa em repouso para que este adquira velocidade. Tendo ganho essa energia durante a aceleração, o corpo mantém essa energia cinética a menos que a sua velocidade mude. A mesma quantidade de trabalho é produzida por um corpo desacelerando da sua velocidade atual para um estado de repouso.

Os carros de uma montanha-russa atingem sua energia cinética máxima quando estão no fundo de sua trajetória. Quando eles começam a subir, a energia cinética começa a ser convertida em energia potencial gravitacional, mas, se forem assumidos atritos insignificantes e outros fatores de atraso, a quantidade total de energia no sistema permanece constante.

A fórmula para obtenção da massa de um corpo, quando temos a sua energia cinética e a sua velocidade é:

\[ \text{m} = \frac{\text{2} \cdot E_c}{v^2} \]

Onde:

m ? massa do corpo (em kg).

Ec ? energia cinética (em joule, J).

v ? velocidade do corpo (em m/s).

Vamos ver um exemplo agora? Observe o seguinte enunciado:

1) Uma bola de golfe está viajando a uma velocidade de 50m/s, e possui energia cinética de 75J. Qual é a sua massa?

Note que o exercício nos dá a velocidade já em m/s, evitando a necessidade da conversão de km/h para m/s. Temos também a energia cinética já em sua medida apropriada. Assim, só precisamos jogar na fórmula. Veja o código C completo para este cálculo:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <math.h> 
     
int main(int argc, char *argv[]){
  // velocidade (em m/s)
  float velocidade = 50; // em m/s
  // energia cinética
  float energia_cinetica = 75; // em joule
  
  // e então calculamos a massa do corpo
  float massa = (2 * energia_cinetica) / pow(velocidade, 2);
  
  // mostramos o resultado
  printf("A massa do corpo é: %fkg", massa);
			  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

A massa do corpo é: 0.060000kg (ou 0.060000 x 1000 = 60 gramas).

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