Você está aqui: C# ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como pesquisar um valor em um array C# usando o método Find() e um Predicate

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Nesta dica veremos como usar o método Find() da classe Array e um método Predicate para pesquisar um item em um vetor de string na linguagem C#. Note que a função Predicate é fornecida como segundo argumento para o método Find().

Veja o código completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      // cria e inicializa um array de strings
      string[] cidades = {"Goiânia", "São Paulo",
        "Rio de Janeiro", "Curitiba"};

      // pesquisa o valor "Goiânia"
      string item = Array.Find(cidades, pesquisar);
      Console.WriteLine(item != null ? "Item encontrado" :
        "Item não encontrado.");

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }

    // método auxiliar que serve como Predicate para localizar
    // o valor desejado
    private static bool pesquisar(String cid) {
      return (cid.Equals("Goiânia") ? true : false);
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

Item encontrado

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Java ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado

Como retornar as coordenadas do mouse durante um evento mouseClicked em uma janela JFrame do Java Swing

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Nesta dica eu mostro como podemos obter as coordenadas do mouse no momento que o usuário clica em uma janela JFrame de nossas aplicações Java Swing. Note que exibimos as coordenadas x e y do mouse na barra de títulos da janela JFrame.

Saber como retornar as coordenadas do mouse durante um evento é uma das técnicas úteis para o desenvolvimento de jogos e aplicativos gráficos em Java.

Veja o código completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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package arquivodecodigos;

/*
  Este exemplo mostra como obter as coordenadas
  do mouse durante um evento.
*/
 
import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  public Estudos() {
    super("Eventos do Mouse e Teclado");
    Container c = getContentPane();
    FlowLayout layout = new FlowLayout(FlowLayout.LEFT);
    c.setLayout(layout);
     
    this.addMouseListener(
      new MouseAdapter(){
        @Override
        public void mouseClicked(MouseEvent e){
          setTitle("X = " + e.getX() + "; Y = " + e.getY());
        }
      }
    );    
 
    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
   
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}



Python ::: Fundamentos da Linguagem ::: Variáveis e Constantes

Como usar a função type() da linguagem Python para descobrir o tipo de dados de uma variável

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Em algumas situações nós gostaríamos de verificar o tipo de uma variável, ou seja, o tipo do valor que ele contém no momento, antes de efetuar algum cálculo ou procedimento.

Em Python isso pode ser feito por meio da função type(), que nos retorna uma string indicando o tipo de dados sendo armazenado no momento. Note que, em Python, uma mesma variável pode assumir tipos diferentes durante a execução do programa.

Veja o código completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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def main():
  var = "Osmar J. Silva"
  print("O tipo da variavel var é:", type(var)) 
 
  var = 45
  print("Agora o tipo da variavel var é:", type(var))
 
  var = 45.30
  print("E agora o tipo da variavel var é:", type(var))   
 
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

O tipo da variavel var é: <class 'str'>
Agora o tipo da variavel var é: <class 'int'>
E agora o tipo da variavel var é: <class 'float'>


Fórmulas da Física ::: Mecânica ::: Fórmulas de Cinemática

Fórmula da Velocidade - Como calcular a velocidade quando temos a distância percorrida e o tempo gasto

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Nesta dica mostrarei a fórmula básica para o cálculo da velocidade dados a distância e o tempo. Esta situação é comum quando, em uma conversa, alguém diz que percorreu uma determinada distância em um determinado tempo e quer saber a velocidade com a qual este percurso foi feito.

Note que não estamos falando de velocidade média, que possui uma fórmula bem semelhante, mas adiciona alguns detalhes.

Assim, a fórmula simples para o cálculo da velocidade dados a distância e o tempo é:

\[v = \frac{d}{t} \]

Onde:

v é a velocidade em metros por segundo (m/s);
d é a distância percorrida em metros (m);
t é o tempo em segundos (s);

Embora metros e segundos sejam as medidas mais adequadas para a resolução deste tipo de problema (por serem as unidades padrões do SI - Sistema Internacional de Medidas), você pode usar quilômetros em vez de metros, desde que o tempo seja medido em horas, com a velocidade em Km/h (quilômetros por hora).

Vamos ver um exemplo?

1) Joana saiu de Goiânia com destino a uma fazenda de amigos, localizada a 180km de distância. Para este percurso ela gastou 3h. Qual foi a velocidade empregada do percurso?

Resolução:

Vamos começar anotando que a distância está em quilômetros e o tempo em horas. Como as informações são compatíveis, não há a necessidade de se converter para metros e segundos. Dessa forma, só precisamos jogar os valores na fórmula. Veja:

\[v = \frac{d}{t} \]
\[v = \frac{180}{3} \]
\[v = 60 \]

Ou seja, a velocidade (que pode ser vista como velocidade média neste problema) é de 60km/h.


Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Como usar o modificador de acesso private em Java - Apostila Java para iniciantes - Programação Orientada a Objetos em Java

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Um método ou variável declarada com o modificador de acesso private (privado) pode ser acessado somente por uma instância da classe que declara o método ou variável. Veja um exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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// Classe Cliente
class Cliente{
  private String nome = "Osmar";
}

// Classe de teste
public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    Cliente cliente = new Cliente();
    System.out.println(cliente.nome);

    System.exit(0);
  }
}

Ao tentarmos compilar este código teremos a seguinte mensagem de erro:

Estudos.java:10: nome has private access in Cliente
  System.out.println(cliente.nome);


O erro já era esperado, pois sabemos que a classe Estudos não tem acesso aos membros privados da classe Cliente. Experimente alterar o modificador private por public e veja o resultado:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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public String nome = "Osmar";

É importante observar que, se duas instâncias de uma classe forem criadas, uma terá acesso aos dados privados da outra, ou seja, o modificador private define quais classes (não instâncias) podem acessar determinado recurso.

Além disso, saiba que classes de nível superior (Top-level) não podem ser declaradas como private. Elas podem ser no máximo de acesso de pacote (nenhum modificador). A mesma regra se aplica a interfaces. No entanto, classes e interfaces internas podem ser declaradas com o modificador private.

Para finalizar, lembre-se de que sub-classes não possuem acesso à membros privados da superclasse.


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como elevar uma base a um determinado expoente usando o método pow() do objeto Math do JavaScript

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Em algumas situações nós precisamos efetuar cálculos de potenciação em JavaScript, ou seja, elevar um número (uma base) a um determinado expoente e obter sua potência. Veja a figura a seguir:



Veja que aqui o valor 5 foi elevado ao cubo, ou seja, ao expoente 3 e obtemos como resultado sua potência: 125.

A linguagem JavaScript nos fornece o método pow(), como parte do objeto Math, que recebe como argumentos a base e o expoente e nos retorna a potência. Veja um exemplo de seu uso no código abaixo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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<!doctype html>
<html>
<head>
 <title>Estudos JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  var base = 4;
  var expoente = 5;
  var potencia = Math.pow(4, 5);
  document.write("A base " + base + " elevada ao expoente "
    + expoente + " é igual à potência " + potencia);
</script>

</body>
</html>

Ao executarmos este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

A base 4 elevada ao expoente 5 é igual a potencia 1024


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de JavaScript

Veja mais Dicas e truques de JavaScript

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