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Como criar uma classe C++ completa, incluindo os arquivos de definição .h e implementação .cpp

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Esta dica o guiará passo-a-passo na criação de uma classe C++, incluindo os arquivos .h e .cpp. Para isso vamos usar o Dev-C++ (acreditamos que o procedimento é parecido com outros compiladores).

Vamos começar com o arquivo de definição. Com um projeto já iniciado no Dev-C++, vá em File -> New -> Source File. Quando perguntado se deseja adicionar o arquivo ao projeto existente, clique Yes.

Salve o arquivo com o nome de "pessoa.h" e inclua nele o seguinte código:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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/*
  Código de definição: pessoa.h
*/

#ifndef PESSOA_H
#define PESSOA_H

#include <string>
using std::string;

class Pessoa{
  public:
    void setNome(string nome);
    void setIdade(int idade);
    string getNome();
    int getIdade();
  private:
    string nome;
    int idade;
};

#endif

Salve este código como pessoa.h no diretório de sua aplicação C++. Este é o arquivo de definição da classe. É nele que declaramos os membros públicos e privados, incluindo as assinaturas dos métodos da classe. Passemos agora ao arquivo de implementação. Novamente vá em File -> New -> Source File. Quando perguntado se deseja adicionar o arquivo ao projeto existente, clique Yes. Salve o novo arquivo como "pessoa.cpp" e inclua nele o seguinte conteúdo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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/*
  Código de implementação: pessoa.cpp
*/

#include "pessoa.h"

void Pessoa::setNome(string nome){
  this->nome = nome;
}

void Pessoa::setIdade(int idade){
  this->idade = idade;
}

string Pessoa::getNome(){
  return this->nome;
}

int Pessoa::getIdade(){
  return this->idade;
}

Salve este código como pessoa.cpp no diretório de sua aplicação C++. Este é o arquivo de implementação dos métodos da classe Pessoa. Veja o uso da palavra-chave this quando queremos referenciar o objeto atual da classe e, é claro, evitar ambiguidade entre o nome das variáveis da classe e os nomes dos parâmetros dos métodos.

Hora de testar. Crie o arquivo principal da aplicação (aquele que contém o método main()):

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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#include <iostream>
#include "pessoa.h"

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[])
{
  // declara um objeto da classe Pessoa
  Pessoa p;

  // informa o nome e idade da pessoa
  p.setNome("Osmar J. Silva");
  p.setIdade(27);

  // obtém o nome e idade da pessoa
  cout << "Nome: " << p.getNome() << endl;
  cout << "Idade: " << p.getIdade() << endl;

  cout << "\n" << endl;
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Funcionou tudo como planejado? Se funcionou, parabéns! Já fizemos um bom progresso na criação e uso de classes em C++.

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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Programação Orientada a Objetos

Exercício Resolvido de Java - A classe Produto (construtores, métodos, getters e setters e encapsulamento)

Quantidade de visualizações: 16820 vezes
Pergunta/Tarefa:

Crie uma classe Produto para representar um produto do mundo real. Sua classe deverá conter os seguintes atributos e métodos:

1) Um campo de dados privado do tipo String chamado nome, que representará o nome do produto.

2) Um campo de dados privado do tipo double chamado precoCusto, que guardará o preço de custo do produto.

3) Um campo de dados privado do tipo double chamado precoVenda, que guardará o preço de venda do produto.

4) Um campo de dados privado do tipo double chamado margemLucro, que guardará a margem de lucro do produto.

5) Métodos públicos get() e set() para os atributos acima. Modifique o método setPrecoVenda() para que o preço de venda não seja inferior ao preço de compra. Caso isso aconteça, exiba uma mensagem alertando o usuário.

6) Crie um método chamado calcularMargemLucro() que calculará a margem de lucro do produto.

7) Crie um método chamado getMargemLucroPorcentagem() que retornará a margem de lucro como percentual.

Para finalizar, no método main() da classe de teste, crie um novo objeto da classe Produto, peça para o usuário informar os preços de custo e de venda e exiba a margem de lucro em moeda e em percentual. Sua saída deverá ser algo parecido com o mostrado na imagem abaixo:

Informe o preço de custo: 120
Informe o preço de venda: 195
Preço de custo: 120.0
Preço de Venda: 195.0
Margem de Lucro: 75.0
Margem de Lucro Percentual (%): 62.5
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

Produto.java:

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package estudos;

public class Produto{
  private String nome; // nome do produto
  private double precoCusto; // preço de custo do produto
  private double precoVenda; // preço de venda do produto
  private double margemLucro; // margem de lucro do produto

  // obtém a margem de lucro
  public double getMargemLucro(){
    return margemLucro;
  }

  // define a margem de lucro
  public void setMargemLucro(double margemLucro){
    this.margemLucro = margemLucro;
  }

  // obtém o nome do produto
  public String getNome(){
    return nome;
  }

  // define o nome do produto
  public void setNome(String nome){
    this.nome = nome;
  }

  // obtém o preço de custo
  public double getPrecoCusto(){
    return precoCusto;
  }

  // define o preço de custo
  public void setPrecoCusto(double precoCusto){
    this.precoCusto = precoCusto;
  }

  // obtém o preço de venda
  public double getPrecoVenda(){
    return precoVenda;
  }

  // define o preço de venda
  public void setPrecoVenda(double precoVenda){
    // o preço de venda não pode ser menor que o preço de custo
    if(precoVenda < this.precoCusto){
      System.out.println("O preço de venda não pode ser inferior ao de custo");  
    }
    else{
      this.precoVenda = precoVenda;
    }
  }
  
  // calcula a margem de lucro
  public void calcularMargemLucro(){
    this.margemLucro = this.precoVenda - this.precoCusto;
  }
  
  // retorna a margem de lucro em porcentagem
  public double getMargemLucroPorcentagem(){
    return (this.margemLucro / this.precoCusto) * 100;
  }
}

Veja agora o método main() que nos permite testar a funcionalidade da classe Produto:

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package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos criar um novo objeto da classe Produto
    Produto p = new Produto();
    
    // vamos ler o preço de custo
    System.out.print("Informe o preço de custo: ");
    p.setPrecoCusto(Double.parseDouble(entrada.nextLine()));
    
    // vamos ler o preço de venda
    System.out.print("Informe o preço de venda: ");
    p.setPrecoVenda(Double.parseDouble(entrada.nextLine()));
    
    // vamos calcular a margem de lucro
    p.calcularMargemLucro();
    
    // vamos exibir os resultados
    System.out.println("Preço de custo: " + p.getPrecoCusto());
    System.out.println("Preço de Venda: " + p.getPrecoVenda());
    System.out.println("Margem de Lucro: " + p.getMargemLucro());
    System.out.println("Margem de Lucro Percentual (%): " + 
      p.getMargemLucroPorcentagem());
  }
}



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercícios Resolvidos de Java - Ler os lados de um triângulo e informar se ele é isósceles, escaleno ou equilátero

Quantidade de visualizações: 12112 vezes
Pergunta/Tarefa:

Um triângulo é uma forma geométrica (polígono) composta de três lados, sendo que cada lado é menor que a soma dos outros dois lados. Assim, para que um triângulo seja válido, é preciso que seus lados A, B e C obedeçam à seguinte regra:

A < (B + C), B < (A + C) e C < (A + B).

Escreva um programa Java que leia os três lados de um triângulo e verifique se tais valores realmente formam um triângulo. Se o teste for satisfatório, informe se o triângulo é isósceles (dois lados iguais e um diferente), escaleno (todos os lados diferentes) ou equilátero (todos os lados iguais).

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o primeiro lado do triângulo: 30
Informe o segundo lado do triângulo: 40
Informe o terceiro lado do triângulo: 60
O triângulo é escaleno
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

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package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos fazer a leitura usando a classe Scanner
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
      
    // vamos ler o primeiro lado do triângulo
    System.out.print("Informe o primeiro lado do triângulo: ");
    int ladoA = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // vamos ler o segundo lado do triângulo
    System.out.print("Informe o segundo lado do triângulo: ");
    int ladoB = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // vamos ler o terceiro lado do triângulo
    System.out.print("Informe o terceiro lado do triângulo: ");
    int ladoC = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // os lados informados formam um triângulo?
    if((ladoA < (ladoB + ladoC)) && (ladoB < (ladoA + ladoC)) 
      && (ladoC < (ladoA + ladoB))){
      // é um triângulo equilátero (todos os lados iguais)?
      if((ladoA == ladoB) && (ladoB == ladoC)){
        System.out.println("O triângulo é equilátero");  
      }
      else{
        // é isósceles (dois lados iguais e um diferente)?
        if((ladoA == ladoB) || (ladoA == ladoC) || (ladoC == ladoB)){
          System.out.println("O triângulo é isósceles");  
        }
        else{
          // é escaleno
          System.out.println("O triângulo é escaleno");
        }
      }
    }
    else{
      System.out.println("Os lados informados não formam um triângulo.");
    }
  }
}



Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como quebrar (separar) uma string em palavras usando um objeto da classe StringTokenizer do Java

Quantidade de visualizações: 12231 vezes
Nesta dica mostrarei como é possível usar um objeto da classe StringTokenizer da linguagem Java para quebrar uma frase em palavras, ou seja, separar as palavras de uma frase e acessá-las individualmente.

Note como usei o método hasMoreTokens() dentro de um laço while para verificar se ainda há partes da string a ser acessada. Caso o retorno seja verdadeiro, uma chamada à nextToken() nos retorna a palavra atual, a qual exibimos na tela.

Veja o código completo para o exemplo:

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package arquivodecodigos;

import java.util.*;
 
public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    String frase = "Gosto de programar em Java";
    System.out.println("A frase é: " + frase);
    StringTokenizer parser = new StringTokenizer(frase);
    
    System.out.println("\nSuas partes individuais:");
    while(parser.hasMoreTokens()){
      System.out.println(parser.nextToken());
    }    
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

A frase é: Gosto de programar em Java

Suas partes individuais:
Gosto
de
programar
em
Java


Angular ::: Dicas & Truques ::: Diretivas Angular

Angular para iniciantes: Como usar a diretiva ngFor do Angular para percorrer e exibir os itens de vetores e listas

Quantidade de visualizações: 5007 vezes
A diretiva ngFor do Angular é usada quando precisamos percorrer os elementos de um vetor (ou lista) de tipos primitivos ou objetos de classes. Dessa forma, para cada elemento da lista nós podemos definir o bloco HTML que determinará como o elemento individual será renderizado.

Vamos ver um exemplo bem simples? Comece criando uma nova aplicação Angular. Abra uma janela de terminal e dispare um comando Angular CLI parecido com:

c:\docs_osmar>cd c:\estudos_angular
c:\estudos_angular>ng new escola

Aqui nós estamos criando uma aplicação Angular com o nome escola. Nesse momento o CLI já criou para nós os seguintes arquivos: app.component.css, app.component.html,
app.component.spec.ts, app.component.ts, app.module.ts. Estou usando Angular 11. Dependendo da sua versão, pode ser que sua lista de arquivos seja um pouco diferente.

Antes de continuarmos, vamos deixar a aplicação executando. Então, dispare o comando abaixo para executar a aplicação no navegador:

c:\estudos_angular>cd escola
c:\estudos_angular\escola>ng serve --open

Rodou sem problemas? Agora vamos ao nosso primeiro exemplo da diretiva ngFor. Abra o arquivo app.component.ts no seu editor de código favorito e altere o seu código para a versão abaixo:

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import { Component } from '@angular/core';

@Component({
  selector: 'app-root',
  templateUrl: './app.component.html',
  styleUrls: ['./app.component.css']
})
export class AppComponent {
  linguagens: string[];

  constructor() {
    this.linguagens = ["Java", "C++", "Delphi", "PHP", "Perl"];
  }
}


Veja que temos um vetor de string contendo o nome de cinco linguagens de programação. Agora vamos usar a diretiva ngFor para receber esta lista no template HTML e exibir seus itens individuais. Para isso, abra o arquivo app.component.html e altere o seu código para:

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<h2>Minhas linguagens favoritas:</h2>

<ul *ngFor="let linguagem of linguagens">
  <li>{{ linguagem }}</li>
</ul>

Veja que coloquei a diretiva ngFor como parte de um elemento HTML <ul> e, para cada item do vetor, nós criamos um novo elemento <li>. Aqui nós usamos o elemento <ul>, mas você pode usar uma <div> ou até mesmo <tr> e <td> para exibir o item como linha de uma tabela.

Execute a aplicação no navegador e você terá o seguinte resultado:



A instrução "let linguagem of linguagens" quer dizer: pegue os elementos individuais do vetor linguagens e associe, durante a iteração, o elemento atual à variável linguagem. Depois disso só precisamos usar as tags de template {{ linguagem }} para exibir o valor de cada elemento de forma individual.

Mas a diretiva ngFor oferece alguns recursos extras. Não deixe de acompanhar as outras dicas e truques dessa seção.


Python ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como concatenar strings em Python usando o operador de adição

Quantidade de visualizações: 12998 vezes
A concatenação de textos, frases ou palavras pode ser feita em Python usando-se o operador de soma (ou adição). Veja um exemplo de como isso pode ser feito:

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# método principal  
def main():
  frase1 = "Gosto de "
  frase2 = "Python"
  frase3 = frase1 + frase2
  # mostra o resultado
  print(frase3)

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

c:\estudos_python>python estudos.py
Gosto de Python


Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de Python

Veja mais Dicas e truques de Python

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