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Como criar uma classe C++ completa, incluindo os arquivos de definição .h e implementação .cpp

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Esta dica o guiará passo-a-passo na criação de uma classe C++, incluindo os arquivos .h e .cpp. Para isso vamos usar o Dev-C++ (acreditamos que o procedimento é parecido com outros compiladores).

Vamos começar com o arquivo de definição. Com um projeto já iniciado no Dev-C++, vá em File -> New -> Source File. Quando perguntado se deseja adicionar o arquivo ao projeto existente, clique Yes.

Salve o arquivo com o nome de "pessoa.h" e inclua nele o seguinte código:

----------------------------------------------------------------------
Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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/*
  Código de definição: pessoa.h
*/

#ifndef PESSOA_H
#define PESSOA_H

#include <string>
using std::string;

class Pessoa{
  public:
    void setNome(string nome);
    void setIdade(int idade);
    string getNome();
    int getIdade();
  private:
    string nome;
    int idade;
};

#endif

Salve este código como pessoa.h no diretório de sua aplicação C++. Este é o arquivo de definição da classe. É nele que declaramos os membros públicos e privados, incluindo as assinaturas dos métodos da classe. Passemos agora ao arquivo de implementação. Novamente vá em File -> New -> Source File. Quando perguntado se deseja adicionar o arquivo ao projeto existente, clique Yes. Salve o novo arquivo como "pessoa.cpp" e inclua nele o seguinte conteúdo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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/*
  Código de implementação: pessoa.cpp
*/

#include "pessoa.h"

void Pessoa::setNome(string nome){
  this->nome = nome;
}

void Pessoa::setIdade(int idade){
  this->idade = idade;
}

string Pessoa::getNome(){
  return this->nome;
}

int Pessoa::getIdade(){
  return this->idade;
}

Salve este código como pessoa.cpp no diretório de sua aplicação C++. Este é o arquivo de implementação dos métodos da classe Pessoa. Veja o uso da palavra-chave this quando queremos referenciar o objeto atual da classe e, é claro, evitar ambiguidade entre o nome das variáveis da classe e os nomes dos parâmetros dos métodos.

Hora de testar. Crie o arquivo principal da aplicação (aquele que contém o método main()):

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
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#include <iostream>
#include "pessoa.h"

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[])
{
  // declara um objeto da classe Pessoa
  Pessoa p;

  // informa o nome e idade da pessoa
  p.setNome("Osmar J. Silva");
  p.setIdade(27);

  // obtém o nome e idade da pessoa
  cout << "Nome: " << p.getNome() << endl;
  cout << "Idade: " << p.getIdade() << endl;

  cout << "\n" << endl;
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Funcionou tudo como planejado? Se funcionou, parabéns! Já fizemos um bom progresso na criação e uso de classes em C++.

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C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade)

Exercício Resolvido de C++ - Um método recursivo que calcula o número de Fibonacci para um dado índice

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Pergunta/Tarefa:

Observe a série de números Fibonacci abaixo:

Série:  0  1  1  2  3  5  8  13  21  34  55  89 
Índice: 0  1  2  3  4  5  6   7   8   9  10  11 
Cada número da série é a soma dos dois números anteriores. A linha de baixo reflete o índice do número. Assim, quando falamos "O quinto número de Fibonacci", nós estamos nos referindo ao índice 4, ou seja, o valor 3.

Este algoritmo consiste em, dado um determinado índice, retornar o número de Fibonacci correspondente. Recursivamente, o cálculo pode ser feito da seguinte forma:

fib(0) = 0;
fib(1) = 1;
fib(indice) = fib(indice - 2) + fib(indice - 1); sendo o indice >= 2

Os casos nos quais os índices são 0 ou 1 são os casos bases (aqueles que indicam que a recursividade deve parar). Seu método deverá possuir a seguinte assinatura:

int fibonacci(int indice){
  // sua implementação aqui
}
Sua saída deverá ser parecida com:
Informe o índice: 6
O número de Fibonacci no índice informado é: 8

Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C++:

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#include <string>
#include <iostream>

using namespace std;

// assinatura da função recursiva
int fibonacci(int indice);

int main(int argc, char *argv[]){
  // variáveis usadas na resolução do problema
  int indice;
  
  // vamos solicitar o índice do número de Fibonacci
  cout << "Informe o índice: ";
  // lê o índice
  cin >> indice;
    
  // calcula o número de Fibonacci no índice informado
  cout << "O número de Fibonacci no índice informado é: " <<
    fibonacci(indice) << endl;
  
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS; 
}

// função recursiva que o número de Fibonacci em um determinado índice
int fibonacci(int indice){
  if(indice == 0){ // caso base; interrompe a recursividade
    return 0;
  }
  else if(indice == 1){ // caso base; interrompe a recursividade
    return 1;
  }
  else{ // efetua uma nova chamada recursiva
    return fibonacci(indice - 1) + fibonacci(indice - 2);
  }
}



C++ ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como remover parte de uma string em C++ usando a função erase()

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Em algumas situações nós precisamos remover parte de uma palavra, frase ou texto em C++. Para isso nós podemos usar a função erase().

Esta função é usada para remover parte de uma string, consequentemente diminuindo seu tamanho. Veja a sua assinatura:

string& erase(size_t pos = 0, size_t n = npos);
Veja que temos que informar a posição inicial (pos) e a quantidade de caracteres que serão removidos (npos). A string sem a substring removida é retornada ao chamador do método.

Veja o código C++ completo para o exemplo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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#include <string>
#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos criar uma string
  string frase("Gosto de MySQL");
   
  // Antes da remoção
  cout << "Antes da remocao: " << frase << endl;
	
  // vamos remover "My"
  string nova_frase = frase.erase(9, 2);
  
  // e mostramos o resultado
  cout << "Depois da remocao: " << nova_frase << endl;
	  
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

Antes da remoção: Gosto de MySQL
Depois da remoção: Gosto de SQL


C++ ::: Dicas & Truques ::: Input e Output (Entrada e Saída)

Como ler entrada do usuário em C++ usando a função global getline() da classe string

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Nesta dica mostrarei como é possível usar a função global getline() da classe string da linguagem C++ para ler a entrada do usuário.

Veja a assinatura que usaremos:

istream& getline(istream& is, string& str);


Esta função extrai os caracteres do fluxo de entrada (is) e os armazena na string fornecida como argumento (str). Veja o código completo:

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Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar
no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar)
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#include <iostream>
 
using namespace std;
 
int main(int argc, char *argv[])
{
  string nome;
  cout << "Por favor, informe o seu nome: ";
  getline(cin, nome);
  cout << "Seu nome é: " << nome << "\n\n"; 
      
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return 0;
}

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

Por favor, informe o seu nome: Osmar J. Silva
Seu nome é: Osmar J. Silva

Pressione qualquer tecla para continuar...


Vamos testar seus conhecimentos em

Dimensionamento de pilares de extremidade

Pilares são elementos verticais cujo principal esforço normal solicitante é o de compressão. Eles podem ser classificados de acordo com sua posição na estrutura.

Sobre os pilares de extremidade, assinale a alternativa correta.

A) Os pilares de extremidade se situam no canto da edificação e têm descontinuidade nas duas direções.

B) Nos pilares de extremidade, atuam forças normais e momentos que geram o esforço de flexão normal composta.

C) Todos os pilares de extremidade são classificados como esbeltos, pois seu índice de esbeltez é acima de 200.

D) Para esses pilares, não se recomenda usar o momento mínimo para determinar as solicitações atuantes.

E) Esses pilares são submetidos à compressão pura, pois não têm excentricidades iniciais.
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Vamos testar seus conhecimentos em

Dimensionamento de pilares intermediários

Uma das primeiras etapas ao desenvolver um projeto estrutural é a concepção estrutural. Nessa etapa, é necessário estimar a dimensão dos elementos estruturais e o pré-dimensionamento com base na NBR 6118/2014.

O engenheiro Thiago foi convidado para pré-dimensionar um pilar intermediário de concreto armado.

A seguir, os cuidados tomados por ele:

I. O pilar intermediário foi calculado com base na força atuante centrada.

II. No pilar intermediário, não foi calculado o momento de 2ª ordem.

III. O pilar foi calculado como pilar de canto.

Thiago procedeu corretamente em:

A) I, apenas.

B) I e II, apenas.

C) II, apenas.

D) I e III, apenas.

E) II e III, apenas.
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Vamos testar seus conhecimentos em Ética e Legislação Profissional

O exercício do direito à propriedade

A lei traz uma série de regras para o direito de construir, matéria atinente aos direitos de vizinhança, como distanciamento mínimo entre as construções, bem como conceitos de itens e elementos da arquitetura das construções, para que os vizinhos saibam o que podem ou não fazer nesse tocante. Assinale a alternativa correta sobre as regras do Código Civil que se referem ao direito de construir:

A) A inserção de janelas, terraços ou varandas é permitida somente se abrir a 1 metro do vizinho, sendo considerada janela qualquer fresta que receba luz.

B) É correto afirmar, sobre os elementos que podem compor uma construção, que muro e parede-meia são sinônimos.

C) Em relação à parede-meia, qualquer um dos confinantes pode ali inserir armários, prateleiras ou realizar obras sem o consentimento do outro, pois aos dois pertencem.

D) As janelas perpendiculares, ou cuja visão não incida sobre a linha divisória, são chamadas também de janelas indiretas, e não poderão ser abertas sem respeitar o limite mínimo de 50%.

E) As construções rurais devem respeitar o limite comum de 3 metros e, para as urbanas, a lei permite que o prédio venha até o limite divisório, mas com o cuidado de deixar a janela a, no máximo, metro e meio do prédio vizinho.
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Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica

Viscosidade dinâmica

A viscosidade cinemática de um óleo lubrificante é de 0,028m2/s, e seu peso específico relativo é de 0,85. Qual a sua viscosidade dinâmica, em Pa.s? Sabe-se que a aceleração gravitacional local é de 10m/s2.

A) 233Pa.s.

B) 85Pa.s.

C) 85000Pa.s.

D) 23,8Pa.s.

E) 2,38Pa.s.
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Vamos testar seus conhecimentos em Fenômeno de Transportes e Hidráulica

Viscosidade dinâmica

A viscosidade dinâmica é uma substância dada em função do aumento das tensões de cisalhamento aplicadas à substância. A proporção em que o fluido se deforma em função do tempo é chamada de:

A) velocidade do fluido.

B) viscosidade do fluido.

C) taxa de deformação do fluido.

D) densidade do fluido.

E) força aplicada ao fluido.
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Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de C++

Veja mais Dicas e truques de C++

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