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MySQL ::: Dicas & Truques ::: Chaves, Índices e Restrições de Integridade Referencial |
Como excluir a chave primária de uma tabela MySQL usando o comando ALTER TABLE DROP PRIMARY KEYQuantidade de visualizações: 9631 vezes |
Em algumas situações, talvez com o propósito de realizar uma manutenção em um determinado banco de dados MySQL, nós precisamos remover a chave primária de uma tabela. Para isso podemos usar o comando DDL ALTER TABLE DROP PRIMARY KEY. Comece analisando a seguinte tabela "livros":Field Type Null Key Default Extra id int(10) unsigned NO PRI - auto_increment titulo varchar(45) NO - paginas int(10) unsigned NO - ALTER TABLE livros DROP PRIMARY KEY; Sei. O comando não funcionou como esperávamos. O MySQL nos mostrou a seguinte mensagem de erro: Error 1075: Incorrect table definition; there can be only one auto column and it must be defined as a key. Este erro nos informa de que uma tabela MySQL só pode ter uma coluna auto-incremento, e esta deve, obrigatoriamente, ser marcada como chave primária. Assim, precisamos remover o atributo auto-incrememento antes. Veja: ALTER TABLE livros MODIFY id INT NOT NULL; Pronto. Agora que já retiramos o auto-incremento do campo, o comando ALTER TABLE DROP PRIMARY KEY já pode ser disparado novamente. Você deverá ter um cuidado especial se o campo que você vai remover o auto-incremento e chave primária estiver sendo referenciado como chave estrangeira em outra(s) tabela(s). Analise estas situações antes. É próvável que o MySQL exiba um monte de mensagens de erro até você descobrir a causa da falha do comando ALTER TABLE DROP PRIMARY KEY. |
C ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Apostila de C para iniciantes - Como usar a função fread() da linguagem C para ler todo o conteúdo de um arquivo de uma só vezQuantidade de visualizações: 23110 vezes |
A função fread() se torna muito útil quando precisamos ler grandes blocos ou até mesmo todo o conteúdo de um arquivo. Neste caso, o conteúdo lido é guardado em um buffer para uso posterior. Veja o protótipo desta função:size_t fread(void *ptr, size_t size, size_t count, FILE *stream); Aqui ptr é um ponteiro para o buffer que receberá o conteúdo sendo lido. A capacidade deste buffer deverá ser no mínimo o valor de size multiplicado por count. O parâmetro size é o tamanho em bytes de cada elemento sendo lido. count é o número de elementos a serem lidos e stream é um ponteiro para o arquivo cujo conteúdo será lido. Se a leitura do conteúdo for feita com sucesso, a função fread() retornará a quantidade de elementos lidos com sucesso. No exemplo abaixo estamos lendo caracteres de 1 byte cada. Analise o código cuidadosamente e verá como é fácil modificá-lo para, por exemplo, ler apenas a metade do arquivo de cada vez: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]){ // vamos abrir o arquivo para leitura no modo binário FILE *arquivo = fopen("dados.txt", "rb"); if(arquivo != NULL){ // vamos obter o tamanho do arquivo em bytes fseek(arquivo, 0, SEEK_END); long tam_arquivo = ftell(arquivo); rewind(arquivo); // vamos alocar memória para todo o conteúdo do arquivo char *buffer = (char*)malloc(sizeof(char) * tam_arquivo); // a memória foi alocada com sucesso? if(buffer != NULL){ // vamos copiar o conteúdo do arquivo para o buffer size_t resultado = fread(buffer, 1, tam_arquivo, arquivo); // vamos verificar se a operação foi feita com sucesso if(resultado == tam_arquivo){ puts("O conteudo do arquivo foi lido com sucesso\n\n"); // vamos exibí-lo na tela puts(buffer); } } fclose(arquivo); // fecha o arquivo free(buffer); // libera a memória do buffer } puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TListBox |
Como obter o índice do item selecionado em uma ListBox do Delphi usando a propriedade ItemIndex da classe TListBoxQuantidade de visualizações: 15175 vezes |
Muitas vezes precisamos saber o índice do item atualmente selecionado em uma ListBox. Para isso podemos obter o valor da propriedade ItemIndex. Esta propriedade retorna um valor inteiro correspondente ao índice do item selecionado. O primeiro item da lista possui o índice 0. Se nenhum item estiver selecionado, ItemIndex retorna -1. Veja o exemplo: procedure TForm1.Button2Click(Sender: TObject); var indice: Integer; begin // vamos obter o índice do item selecionado na ListBox indice := ListBox1.ItemIndex; // mostra o resultado ShowMessage('O índice do item selecionado é: ' + IntToStr(indice)); end; Note que esta propriedade não se aplica às ListBoxes de seleção múltipla. Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
C# ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Apostila C# para iniciantes - Como escrever um laço for infinito em C#Quantidade de visualizações: 10347 vezes |
A linguagem C# permite a criação de laços for infinitos. Para isso, só precisamos omitir as partes de inicialização, teste de condição de parada e incremento ou decremento da variável de controle. Veja um exemplo:using System; namespace Estudos{ class Program{ static void Main(string[] args) { for (; ; ) { Console.Write("Digite um número inteiro " + "(-1 para sair): "); int valor = int.Parse(Console.ReadLine()); // testa se o valor lido é -1. Se for pára // o laço if (valor == -1) break; // exibe o valor lido Console.WriteLine("Valor lido: {0}", valor); } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado: Digite um número inteiro (-1 para sair): 54 Valor lido: 54 Digite um número inteiro (-1 para sair): 23 Valor lido: 23 Digite um número inteiro (-1 para sair): 90 Valor lido: 90 Digite um número inteiro (-1 para sair): -1 Pressione uma tecla para sair... Veja como usamos a instrução break para sair do laço caso o valor lido seja -1. Observe ainda o uso do método Parse() da classe Int32 para converter a string digitada pelo usuário em um valor do tipo int. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Como criar e usar métodos estáticos em suas classes Java - Programação Orientada a Objetos em Java - Java OOPQuantidade de visualizações: 13638 vezes |
Como já vimos em outras dicas desta seção, uma classe Java possui propriedades (variáveis) e métodos (funções). Veja a seguinte declaração de uma classe Produto:package estudos; // declaração da classe Produto public class Produto { private String nome; private double preco; public String getNome() { return nome; } public void setNome(String nome) { this.nome = nome; } public double getPreco() { return preco; } public void setPreco(double preco) { this.preco = preco; } } Aqui cada instância da classe Produto terá suas próprias variáveis nome e preco e os métodos que permitem acesso e alteração destas variáveis também estão disponíveis a cada instância. Há, porém, situações nas quais gostaríamos que um determinado método estivesse atrelado à classe e não à cada instância individual. Desta forma, é possível chamar um método de uma classe sem a necessidade da criação de instâncias da mesma. O método main() presente em todas as aplicações Java é um bom exemplo deste tipo de método. Métodos estáticos em Java podem ser criados por meio do uso da palavra-chave static. É comum tais métodos serem declarados com o modificador public, o que os torna acessíveis fora da classe na qual estes foram declarados. Veja um exemplo: Código para Pessoa.java: package estudos; // classe Pessoa com duas variáveis privadas e // um método estático public class Pessoa { private String nome; private int idade; // um método estático que permite verificar a validade // de um número de CPF public static boolean isCPFValido(String cpf){ // alguns cálculos aqui return true; } } Veja agora como podemos chamar o método isCPFValido() sem a necessidade da criação de uma nova instância da classe Pessoa: Código para Main.java: package estudos; public class Main { public static void main(String[] args) { // vamos efetuar uma chamada ao método isCPFValido() sem // criar uma instância da classe Pessoa if(Pessoa.isCPFValido("12345")){ System.out.println("CPF Válido"); } else{ System.out.println("CPF Inválido"); } } } Note que o método estático isCPFValido() da classe Pessoa foi declarado assim: public static boolean isCPFValido(String cpf); Desta forma, podemos chamá-lo a partir de código externo à classe sem a necessidade de criar uma nova instância da mesma. Veja: if(Pessoa.isCPFValido("12345")){} É importante notar que métodos estáticos não possuem acesso a variáveis e métodos não estáticos da classe, tampouco ao ponteiro this (que só existe quando criamos instâncias da classe). Assim, o trecho de código abaixo: // um método estático que permite verificar a validade // de um número de CPF public static boolean isCPFValido(String cpf){ // alguns cálculos aqui // vamos acessar a variável não estática nome nome = "Osmar J. Silva"; return true; } vai gerar o seguinte erro de compilação: Uncompilable source code - non-static variable nome cannot be referenced from a static context. Se usarmos this.nome a mensagem de erro de compilação será: Uncompilable source code - non-static variable this cannot be referenced from a static context. Métodos estáticos são úteis quando precisamos criar classes que atuarão como suporte, nas quais poderemos chamar funções (métodos) auxiliares sem a necessidade de criar novas instâncias a cada vez que estas funções forem necessárias. |
Revit Python Shell ::: Dicas & Truques ::: Grupos - Groups |
Como copiar grupos no Revit usando a função Create.PlaceGroup() e o Revit Python ShellQuantidade de visualizações: 326 vezes |
O código que apresento nesta dica mostra como podemos pedir para o usuário selecionar um grupo na área de desenho do Revit e, em seguida, usando a API do Revit e o Revit Python Shell, criar uma cópia do grupo escolhido e posicioná-la em um ponto escolhido pelo usuário. Em realidade, este código é o mesmo apresentado no tutorial "Como criar seu primeiro plug-in no Revit usando a Revit C# API" da documentação oficial fornecida pela Autodesk. O que fiz foi modificar o código para usar Revit Python Shell em vez de C#, como mostrado no tutorial. O primeiro passo é importar o objeto ObjectType a partir do módulo Autodesk.Revit.UI.Selection. Em seguida nós usamos __window__.Hide() para que o foco vá para a janela do Revit. Isso é necessário para que o usuário possa selecionar um grupo usando uidoc.Selection.PickObject. Note que coloquei uma mensagem TaskDialog.Show() chamando a atenção do usuário para esta tarefa. Como a função PickObject() retorna um objeto Reference, nós precisamos fornecer essa referência para a função doc.GetElement() e assim obter o elemento real que queremos manipular. Então, o passo seguinte é pedir para o usuário indicar um ponto na tela de desenho do Revit usando a função uidoc.Selection.PickPoint(). Esta função vai nos retornar um objeto da classe XYZ da API do Revit. Depois que o usuário selecionar o grupo e o ponto, nós criamos uma nova transação usando Transaction(doc, "Copiar grupo") e a iniciamos com uma chamada à sua função Start(). Então, para concluir, basta uma chamada à doc.Create.PlaceGroup(ponto, grupo.GroupType) e verificar o resultado na tela de desenho do Revit. Veja o código Revit Python Shell completo para o exemplo: # faz o import necessário from Autodesk.Revit.UI.Selection import ObjectType # precisamos ocultar a janela do Revit Python Shell __window__.Hide() # agora fazemos uma chamada à função PickObject() do objeto Selection e retornamos # uma Reference TaskDialog.Show("Aviso", "Selecione um grupo") selecionado = uidoc.Selection.PickObject(ObjectType.Element, "Selecione um grupo") # obtemos o grupo a partir de sua referência usando a função # GetElement() do objeto Document grupo = doc.GetElement(selecionado) # vamos pedir para o usuário selecionar um ponto na área de # desenho do Revit TaskDialog.Show("Aviso", "Selecione um ponto") ponto = uidoc.Selection.PickPoint("Selecione um ponto para posicionar o grupo") # criamos uma nova transação e posicionamos a cópia do # grupo nas coordenadas indicadas pelo usuário transacao = Transaction(doc, "Copiar grupo") # iniciamos a transação transacao.Start() # copiamos o grupo selecionado pelo usuário e o colocamos no # ponto indicado doc.Create.PlaceGroup(ponto, grupo.GroupType) # fechamos a transação transacao.Commit() # e mostramos o resultado TaskDialog.Show("Aviso", "O grupo foi copiado com sucesso") # depois que o usuário fizer a seleção nós mostramos a janela do # Revit Python Shell novamente __window__.Show() __window__.Topmost = True |
C# ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: C# Básico |
Exercícios Resolvidos de C# - Como somar dois números em C# - Escreva um programa C# que leia dois números e mostre a sua somaQuantidade de visualizações: 3754 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa C# que leia dois números e mostre a sua soma. Os dois números deverão ser informados pelo usuário e você deverá efetuar a leitura como dois inteiros e mostrar a soma também como um inteiro. Os valores informados pelo usuário podem ser positivos ou negativos. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro valor: 8 Informe o segundo valor: 3 A soma dos dois valores é: 11 Veja a resolução comentada deste exercício usando C#: using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { // vamos ler o primeiro número Console.Write("Informe o primeiro valor: "); int n1 = int.Parse(Console.ReadLine()); // vamos ler o segundo número Console.Write("Informe o segundo valor: "); int n2 = int.Parse(Console.ReadLine()); // agora vamos efetuar a soma dos valores informados int soma = n1 + n2; // e mostramos o resultado Console.WriteLine("A soma dos dois valores é {0}", soma); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } |
C++ Builder ::: VCL - Visual Component Library ::: TEdit |
Como obter o tamanho do texto de um TEdit usando a função SendMessage() da API do Windows e a mensagem WM_GETTEXTLENGTH usando C++ BuilderQuantidade de visualizações: 6124 vezes |
Embora o C++ Builder já nos forneça as ferramentas necessárias para obter a quantidade de caracteres contidos em um TEdit em tempo de execução, é importante saber como realizar esta tarefa usando a API do Windows. Para isso, podemos usar a função SendMessage() em combinação com a mensagem WM_GETTEXTLENGTH. A função SendMessage() da API do Windows possui a seguinte assinatura: LRESULT SendMessage( HWND hWnd, UINT Msg, WPARAM wParam, LPARAM lParam ); Note que precisamos informar o HWND (parâmetro hWnd) para a caixa de texto e a mensagem que será enviada ao controle. Os valores para os parâmetros wParam e lParam devem ser 0 (zero). Veja: void __fastcall TForm3::Button2Click(TObject *Sender) { // vamos obter o tamanho do texto de um TEdit usando a função // SendMessage() e a mensagem WM_GETTEXTLENGTH int tam = SendMessage(Edit1->Handle, WM_GETTEXTLENGTH, 0, 0); // vamos mostrar o resultado ShowMessage("O Edit contém " + IntToStr(tam) + " caracteres."); } Ao executar este exemplo você terá um mensagem com um texto parecido com: O Edit contém 10 caracteres. |
Python ::: Python para Engenharia ::: Física - Hidrodinâmica |
Como representar a Equação da Continuidade em Python - Python para HidrodinâmicaQuantidade de visualizações: 382 vezes |
O que é a Equação da Continuidade? A Hidrodinâmica é a parte da Física que estuda os fluidos em movimento, enquanto a Equação da Continuidade, que é parte da Hidrodinâmica, determina o fluxo de um fluido através de uma área. Esta equação está muito presente quando o assunto é Dinâmica dos Fluidos ou Mecânica dos Fluidos. A Equação da Continuidade é uma consequência direta da Lei da Conservação da Massa. Por meio dessa propriedade, podemos dizer que a quantidade de massa de fluido que atravessa o tubo é a mesma na entrada e na saída. Para melhor entendimento veja a seguinte figura: ![]() Sabendo que a quantidade de água que entra na mangueira deve ser igual à mesma quantidade que sai, ao colocarmos o dedo na saída da mangueira, nós estamos estreitando a área da vazão, o que, consequentemente, aumenta a velocidade da água. Qual é a Fórmula da Equação da Continuidade? Antes de passarmos ao código Python, vamos revisar a Fórmula da Equação da Continuidade. Veja: \[ A_1 \cdot \text{v}_1 = A_2 \cdot \text{v}_2 \] Por meio dessa equação nós entramos com três valores e obtemos um quarto valor. Não se esqueça de que as velocidades são dadas em metros por segundo e as áreas são dadas em metros quadrados (de acordo com o SI - Sistema Internacional de Medidas). Tenha a certeza de efetuar as devidas conversões para não obter resultados incorretos. Vamos escrever código Python agora? A Equação da Continuidade em código Python Para exemplificar como podemos representar a Equação da Continuidade em Python, vamos resolver o seguinte problema? 1) Um fluido escoa a 2 m/s em um tubo de área transversal igual a 200 mm2. Qual é a velocidade desse fluido ao sair pelo outro lado do tubo, cuja área é de 100 mm2? a) 20 m/s b) 4 m/s c) 0,25 m/s d) 1,4 m/s e) 0,2 m/s Note que a velocidade já está em metros por segundo, mas as áreas foram dadas em milímetros quadrados. Por essa razão nós deveremos converter milímetros quadrados em metros quadrados. Veja o código Python completo para a resolução deste exercício de Equação da Continuidade: # função principal do programa def main(): # vamos solicitar os dados de entrada v1 = float(input("Velocidade de entrada (m/s): ")) a1 = float(input("Área de entrada (milímetros quadrados): ")) a2 = float(input("Área de saída (milímetros quadrados): ")) # vamos converter as áreas em milímetros quadrados # para metros quadrados a1 = a1 / 1000000 a2 = a2 / 1000000 # agora calculamos a velocidade de saída v2 = (a1 * v1) / a2 # e mostramos o resultado print("A velocidade de saída é: {0} m/s".format(v2)) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Velocidade de entrada (m/s): 2 Área de entrada (milímetros quadrados): 200 Área de saída (milímetros quadrados): 100 A velocidade de saída é: 4.0 m/s Portanto, a velocidade do fluido na saída do tubo é de 4 m/s. |
C# ::: Windows Forms ::: DataGridView |
Como retornar a quantidade de colunas em um DataGridView do C# Windows FormsQuantidade de visualizações: 10042 vezes |
A quantidade de colunas em um DataGridView pode ser obtida por meio da propriedade ColumnCount. Veja: private void button2_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos adicionar três colunas no DataGridView dataGridView1.Columns.Add("cidade", "Cidade"); dataGridView1.Columns.Add("estado", "Estado"); dataGridView1.Columns.Add("populacao", "População"); // vamos adicionar três linhas dataGridView1.Rows.Add("Goiânia", "GO", "3.453,39"); dataGridView1.Rows.Add("Cuiabá", "MT", "1.876,12"); dataGridView1.Rows.Add("Curitiba", "PR", "5.346,98"); // vamos obter a quantidade de colunas no DataGridView int quant_colunas = dataGridView1.ColumnCount; // exibe o resultado MessageBox.Show("O DataGridView contém " + quant_colunas + " colunas"); } É possível também usar a propriedade ColumnCount para definir a quantidade de colunas em um DataGridView: dataGridView1.ColumnCount = 6; Há algumas considerações importantes sobre a propriedade ColumnCount: 1) Se seu valor for definido como 0, todas as colunas do DataGridView serão removidas; 2) Se o novo valor for menor que o valor atual, as colunas excedentes serão removidas no final da coleção Columns; 3) Se o novo valor for maior que o valor atual, as novas colunas serão adicionadas no final da coleção Columns; 4) Se tentarmos alterar o valor desta propriedade após a definição da propriedade DataSource, uma exceção InvalidOperationException será lançada. |
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