Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO

Planilha Web - Planilhas e Calculadoras online para estudantes e profissionais de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.

Java ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como calcular juros simples e composto - Calculando juros simples e montante na linguagem Java

Quantidade de visualizações: 14487 vezes
O regime de juros será simples quando o percentual de juros incidir apenas sobre o valor principal. Sobre os juros gerados a cada período não incidirão novos juros. Valor Principal, ou simplesmente principal, é o valor inicial emprestado ou aplicado, antes de somarmos os juros. Transformando em fórmula temos:

J = P . i . n

Onde:

J = juros
P = principal (capital)
i = taxa de juros
n = número de períodos

Imaginemos uma dívida de R$ 2.000,00 que deverá ser paga com juros de 5% a.m. pelo regime de juros simples e o prazo para o pagamento é de 2 meses. O cálculo em Java pode ser feito assim:

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    double principal = 2000.00;
    double taxa = 0.08;
    int meses = 2;
   
    double juros = principal * taxa * meses;
   
    System.out.println("O total de juros a ser pago é: " 
      + juros);
 
    System.exit(0);
  }
}

O montante da dívida pode ser obtido das seguintes formas:

a) Montante = Principal + Juros
b) Montante = Principal + (Principal x Taxa de juros x Número de períodos)

M = P . (1 + (i . n))

Veja o código:

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    double principal = 2000.00;
    double taxa = 0.08;
    int meses = 2;
   
    double juros = principal * taxa * meses;
    double montante = principal * (1 + (taxa * meses));  
 
    System.out.println("O total de juros a ser pago é: " 
      + juros);
    System.out.println("O montante a ser pago é: " 
      + montante);
 
    System.exit(0);
  }
}



C ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como calcular porcentagem em C - Como efetuar cálculos de porcentagem em C

Quantidade de visualizações: 28941 vezes
Cálculos de porcentagens estão presentes em boa parte das aplicações que desenvolvemos. Porém, há momentos em que a mente trava e não conseguimos lembrar com clareza como estes cálculos são feitos, principalmente em C.

Esta anotação tem o objetivo de ser uma fonte de pesquisa para os momentos em que suas habilidades matemáticas insistirem em continuar ocultas.

Ex: 1 - Suponhamos que um produto que custe R$ 178,00 sofra um acréscimo de 15%. Qual o valor final do produto? Veja o código em C:

// Algoritmo que calcula porcentagem em C
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[]) {
  // variáveis usadas na resolução do problema
  float valor, percentual, valor_final;

  valor = 178.00; // valor original
  percentual = 15.0 / 100.0; // 15%
  valor_final = valor + (percentual * valor);

  // mostra o resultado
  printf("O valor final do produto é: %f", valor_final);

  // O resultado será 204,70
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ex: 2 - Um produto, cujo valor original era de R$ 250,00, teve um desconto de 8%. Qual foi seu valor final? Veja o código em C:

// Algoritmo que calcula porcentagem em C
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[]) {
  // variáveis usadas na resolução do problema
  float valor, percentual, valor_final;

  valor = 250.00; // valor original
  percentual = 8.0 / 100.0; // 8%
  valor_final = valor - (percentual * valor);

  // mostra o resultado
  printf("O valor final do produto é: %f", valor_final);
  
  // O resultado será 230,00
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ex: 3 - Em um concurso de perguntas e respostas, um jovem acertou 72 das 90 perguntas apresentadas. Qual foi a porcentagem de acertos? E a porcentagem de erros? Veja o código em C:

// Algoritmo que calcula porcentagem em C
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[]) {
  // variáveis usadas na resolução do problema
  float perguntas, acertos;

  perguntas = 90.0;
  acertos = 72.0;

  // mostra a porcentagem de acertos
  printf("Porcentagem de acertos: %f%%", ((acertos / perguntas) * 100));

  // mostra a porcentagem de erros
  printf("\nPorcentagem de erros: %f%%", ((perguntas - acertos) / perguntas) * 100);

  // Os resultados serão 80% e 20%

  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ex: 4 - Um aparelho de CD foi adquirido por R$ 300,00 e revendido por R$ 340,00. Qual foi a porcentagem de lucro na transação? Veja o código em C:

// Algoritmo que calcula porcentagem em C
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[]) {
  // variáveis usadas na resolução do problema
  float valor_anterior, novo_valor, porcentagem_lucro;

  valor_anterior = 300.0; // valor anterior
  novo_valor = 340.0; // valor novo

  // calcula a porcentagem de lucro
  // efetua o cálculo
  porcentagem_lucro = ((novo_valor * 100) / valor_anterior) - 100;

  printf("A porcentagem de lucro foi de: %f%%", porcentagem_lucro);

  // O resultado será 13,33

  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ex: 5 - Uma loja repassa 5% do lucro a seus vendedores. Se um produto custa R$ 70,00, qual o valor em reais repassado a um determinado vendedor? Veja o código em C:

// Algoritmo que calcula porcentagem em C
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[]) {
  // variáveis usadas na resolução do problema
  float valor, percentual, comissao;

  valor = 70.0; // valor do produto
  percentual = 5.0 / 100.0; // 5%

  // calcula a comissão
  comissao = percentual * valor;

  // mostra o resultado
  printf("O valor repassado ao vendedor é: %f", comissao);

  // O resultado será 3,5

  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}



C# ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres

Exercícios Resolvidos de C# - Como retornar o código ASCII associado a um caractere em C# - Ler um caractere e retornar o código ASCII correspondente

Quantidade de visualizações: 691 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C# que pede para o usuário informar um caractere (letra ou número) e mostre o código ASCII correspondente.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um caractere: A
Você informou o caractere: A
O código ASCII correspondente é: 65
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em C#:

using System;

namespace Estudos {
  class Principal {
    // função principal do programa C#
    static void Main(string[] args) {
      // vamos pedir para o usuário informar uma letra, símbolo ou pontuação
      Console.Write("Informe um caractere: ");

      // vamos ler o caractere informado
      char caractere = Console.ReadLine()[0];

      // agora vamos obter o código ASCII correspondente
      int codigo = (int)caractere;

      // e mostramos o resultado
      Console.WriteLine("Você informou o caractere: " + caractere);
      Console.WriteLine("O código ASCII correspondente é: " + codigo);
      
      Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

O Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação (do inglês American Standard Code for Information Interchange - ASCII, pronunciado [áski]) é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação e de controle, através de um sinal codificado em forma de código binário (cadeias de bits formada por vários 0 e 1), desenvolvido a partir de 1960, que representa um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, algarismos arábicos, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos.


C++ ::: Dicas & Truques ::: MIDI Musical Instrument Digital Interface, Mapeamento e sequenciamento MIDI, Entrada e saída MIDI

Programação MIDI usando C++ - Como usar um vetor de chars para construir uma mensagem MIDI e passá-lo para a função midiOutShortMsg() da API do Windows

Quantidade de visualizações: 2437 vezes
Nas dicas dessa seção nós vimos como é possível enviar uma mensagem MIDI para o dispositivo de saída por meio da função midiOutShortMsg() da API do Windows. Essa função recebe um handle para o dispositivo de saída MIDI e um valor DWORD contendo a mensagem MIDI.

Se você revisitar essas dicas, verá que na maioria delas nós informamos a mensagem MIDI diretamente no parâmetro da função (como um valor hexadecimal). Nesta dica mostrarei como é possível construir as mensagens MIDI usando seus valores individuais e, o que é melhor, usando valores decimais.

Para isso nós vamos construir um vetor de char e informar os valores que compõem a mensagem. É importante observar que a função midiOutShortMsg() exige que a mensagem MIDI seja informada na ordem de bytes "little endian" ou seja, o status MIDI é informado no byte de ordem mais baixa. Isso é conseguido com um cast do vetor para um unsigned long.

Veja o trecho de código:

// vamos criar um vetor contendo os valores que compõem a mensagem MIDI
unsigned char vetor[4];
vetor[0] = 144; // Note-on no Canal 1
vetor[1] = 40; // Nota Mi na 4ª oitava
vetor[2] = 100; // Velocidade/volume da nota
vetor[3] = 0; // Não é usado
// e aqui é que acontece a mágica. Quando fazemos o cast do
// vetor para o tipo long sem sinal, os valores são colocados em
// little endian, justamente a ordem de bytes esperada pela
// função midiOutShortMsg()
unsigned long mensagem = *(unsigned long*)vetor;
// envia a mensagem MIDI
midiOutShortMsg(saida, mensagem);

Note que não coloquei o código todo. Para completá-lo, veja outras dicas dessa seção.


Ruby ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como usar a classe Date do Ruby em seus programas

Quantidade de visualizações: 7751 vezes
A classe Date da linguagem Ruby representa datas. Ela o faz trabalhando com anos, meses, semanas e dias. Tenha em mente que, ao usar a classe Date não temos acesso a nada relacionado a horas, minutos ou segundos.

Internamente, uma data é representada como um número: ajd (Astronomical Julian Day Number). O dia da reforma do calendário (Day of Calendar Reform), sg, também é armazenado, para conversões para outros formatos de datas (há também um campo chamado "of" para a diferença de fuso horário, mas este é usado somente na subclasse DateTime).

Um novo objeto Date é criado usando-se um dos métodos de criação de objetos da classe. E tais métodos recebem nomes de acordo com o formato de data. Além disso, os argumentos fornecidos devem obedecer ao formato de data desejado, por exemplo, Date::civil() (apelido para Date::new()) com ano, mês e dia do ano, ou Date::ordinal() com ano e dia do ano. Todos estes métodos de criação de objetos da classe também aceitam o dia da reforma do calendário (Day of Calendar Reform) como um argumento opcional.

Objetos Date são imutáveis após sua criação.

Após criarmos um objeto Date, valores de data podem ser obtidos para os diferentes formatos de data suportados usando métodos de instância. Por exemplo, mon() retorna o mês civil, cwday() retorna o dia comercial da semana, e yday() retorna o dia ordinal do ano. Valores Date podem ser obtidos em qualquer formato, independente de qual formato foi usado para criar a instância do objeto.

A classe Date inclui o módulo Comparable, o que permite que objetos Date possam ser comparados e ordenados, faixas de datas possam ser criadas e assim por diante.

Veja no trecho de código abaixo como podemos criar um objeto Date representando a data atual:

# importa o módulo date
require 'date'

# obtém a data de hoje
hoje = Date.today

# exibe o resultado
puts "Hoje é " + hoje.strftime("%e/%m/%Y")



LISP ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Lisp Básico

Exercícios Resolvidos de Lisp - Como converter quilômetros em metros, centímetros e milímetros usando Lisp

Quantidade de visualizações: 1032 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa em Common Lisp para converter quilômetros em metros, centímetros e milímetros. Seu programa deverá pedir para o usuário informar a quantidade de quilômetros e exibir as conversões solicitadas.

Como sabemos, um Quilômetro = 1000 Metros, 100.000 Centímetros ou 1.000.000 Milímetros.

Seu programa deverá exibir uma saída parecida com:

Informe a distância em quilômetros: 2.5
Distância em Quilômetros: 2.5
Distância em Metros: 2500.0
Distância em Centímetros: 250000.0
Distância em Milímetros: 2500000.0
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Common Lisp:

; Variáveis usadas na resolução do problema
(let ((quilometros)(metros)(centimetros)(milimetros))
  ; vamos ler a quantidade de quilômetros
  (princ "Informe a distância em quilômetros: ")
  ; talvez o seu compilador não precise disso
  (force-output)
  ; atribui o valor lido à variável quilometros
  (setq quilometros (read))
  
  ; vamos calcular a distância em metros
  (setq metros (* quilometros 1000.0))
  ; vamos calcular a distância em centímetros
  (setq centimetros (* quilometros 100000.0))
  ; e agora a distância em milímetros
  (setq milimetros (* quilometros 1000000.0))
  
  ; E mostramos o resultado
  (format t "Distância em Quilômetros: ~F" quilometros)
  (format t "~%Distância em Metros: ~F" metros)
  (format t "~%Distância em Centímetros: ~F" centimetros)
  (format t "~%Distância em Milímetros: ~F" milimetros)
)



Ruby ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Como usar métodos e variáveis de classes em Ruby - Programação Orientada a Objetos em Ruby

Quantidade de visualizações: 8221 vezes
Variáveis e métodos de classe, ao contrário de variáveis e métodos de instâncias, pertencem às classes e não às suas instâncias. Desta forma, uma variável ou método de classe é compartilhado por todos os objetos criados a partir de tal classe.

Para que você entenda melhor, o exemplo abaixo mostra uma classe que contém uma variável e um método de classe. Execute o código e veja como o valor de @@quant_clientes é incrementado todas as vezes que um novo objeto da classe Cliente é criado:

# vamos criar a classe Cliente
class Cliente
  # variável de classe
  @@quant_clientes = 0;  
 
  def initialize
    @@quant_clientes = @@quant_clientes + 1
  end

  # método de classe
  def Cliente.obter_quant_clientes
    @@quant_clientes
  end
end

# vamos criar três objetos da classe Cliente
cliente1 = Cliente.new
cliente2 = Cliente.new
cliente3 = Cliente.new

# vamos obter a quantidade de clientes criados
quant = Cliente.obter_quant_clientes

# exibe o resultado
puts "Há " + quant.to_s + " clientes criados"

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

Há 3 clientes criados


C ::: Estruturas de Dados ::: Lista Ligada Simples

Estruturas de Dados em C - Como remover um nó no final de uma lista ligada simples em C - Listas encadeadas em C

Quantidade de visualizações: 2091 vezes
Nesta dica mostraremos como é possível excluir o nó no fim (o último nó) de uma lista encadeada simples (singly linked list) em C. Veja a função:

// função que permite remover um nó no fim
// da lista, ou seja, o último nó da lista.
// A função retorna um ponteiro para o início da lista
struct No *remover_final(struct No *inicio){
  struct No *n; // nó que será removido
  
  // nó que antecede o nó a ser removido. Isso
  // faz sentido, já que ele será o último nó
  // agora
  struct No *anterior;
  n = inicio; // aponta para o início da lista
  
  // varremos os nós da lista e paramos um nó antes do
  // nó a ser excluído
  while(n->proximo != NULL){
    anterior = n; // anterior assume o lugar de n
    n = n->proximo; // e n assume o seu próximo  
  }
  
  // anterior passa a ser o último nó agora
  anterior->proximo = NULL;
  
  // mostra o nó removido
  printf("\nNo removido: %d\n", n->valor);
  
  free(n); // libera o nó que antes era o último
  
  return inicio;
} 

Note que a função recebe um ponteiro para o início da lista e retorna também um ponteiro para o início da lista. Tenha o cuidado de verificar se a lista não está vazia antes de tentar fazer a exclusão. No exemplo eu fiz isso na função main(). Veja a listagem completa abaixo:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
 
// estrutura Nó
struct No{
  int valor;
  struct No *proximo;
};
// fim da estrutura Nó
 
// função que permite exibir os valores de
// todos os nós da lista
void exibir(struct No *n){
  if(n != NULL){
    do{
      printf("%d\n", n->valor);
      n = n->proximo;
    }while(n != NULL);
  }
  else
    printf("A lista esta vazia\n\n");
}
 
// função que permite remover um nó no fim
// da lista, ou seja, o último nó da lista.
// A função retorna um ponteiro para o início da lista
struct No *remover_final(struct No *inicio){
  struct No *n; // nó que será removido
  
  // nó que antecede o nó a ser removido. Isso
  // faz sentido, já que ele será o último nó
  // agora
  struct No *anterior;
  n = inicio; // aponta para o início da lista
  
  // varremos os nós da lista e paramos um nó antes do
  // nó a ser excluído
  while(n->proximo != NULL){
    anterior = n; // anterior assume o lugar de n
    n = n->proximo; // e n assume o seu próximo  
  }
  
  // anterior passa a ser o último nó agora
  anterior->proximo = NULL;
  
  // mostra o nó removido
  printf("\nNo removido: %d\n", n->valor);
  
  free(n); // libera o nó que antes era o último
  
  return inicio;
} 
 
// função que permite inserir nós no
// final da lista.
// veja que a função recebe o valor a ser
// armazenado em cada nó e um ponteiro para o
// início da lista. A função retorna um
// ponteiro para o início da lista
struct No *inserir_final(struct No *n, int v){
  // reserva memória para o novo nó
  struct No *novo = (struct No*)malloc(sizeof(struct No));
  novo->valor = v;
 
  // verifica se a lista está vazia
  if(n == NULL){
    // é o primeiro nó...não deve apontar para
    // lugar nenhum
    novo->proximo = NULL;
    return novo; // vamos retornar o novo nó como sendo o início da lista
  }
  else{ // não está vazia....vamos inserir o nó no final
    // o primeiro passo é chegarmos ao final da lista
    struct No *temp = n; // vamos obter uma referência ao primeiro nó
    // vamos varrer a lista até chegarmos ao último nó
    while(temp->proximo != NULL){
      temp = temp->proximo;
    }
    // na saída do laço temp aponta para o último nó da lista
   
    // novo será o último nó da lista...o campo próximo dele deve
    // apontar para NULL
    novo->proximo = NULL;
    // vamos fazer o último nó apontar para o nó recém-criado
    temp->proximo = novo;
    return n; // vamos retornar o início da lista intacto
  }
}
 
int main(int argc, char *argv[])
{
  // declara a lista
  struct No *inicio = NULL;
 
  // vamos inserir quatro valores no final
  // da lista
  inicio = inserir_final(inicio, 45);
  inicio = inserir_final(inicio, 3);
  inicio = inserir_final(inicio, 98);
  inicio = inserir_final(inicio, 47);
 
  // vamos exibir o resultado
  printf("Valores presentes na lista ligada antes da remocao:\n");
  exibir(inicio);
 
  // vamos remover o nó no fim da lista
  if(inicio != NULL){
    inicio = remover_final(inicio);
  }
  
  // vamos exibir o resultado
  printf("\nValores presentes na lista ligada apos a remocao:\n");
  exibir(inicio);
  
  system("pause");
  return 0;
}

Ao executar esse código você terá o seguinte resultado:

Valores presentes na lista ligada antes da remocao:
45
3
98
47

No removido: 47

Valores presentes na lista ligada apos a remocao:
45
3
98

Pressione qualquer tecla para continuar. . .



JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

JavaScript para matemática - Como obter o maior entre dois ou mais valores numéricos usando a função max() do JavaScript

Quantidade de visualizações: 11182 vezes
A função max() do objeto Math da linguagem JavaScript pode ser usada quando temos dois ou mais valores numéricos e gostaríamos de retornar o maior deles. Note que esta função não aceita um vetor (array) como argumento, ou seja, os valores devem ser fornecidos de forma literal ou passados como variáveis independentes.

Veja o código JavaScript completo para o exemplo:

<html>
<head>
<title>Estudando JavaScript</title>
</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  var n1 = 45;
  var n2 = 18;
  var maior = Math.max(n1, n2);
  document.write("O maior número é " + maior);
</script>
 
</body>
</html>

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

O maior número é 43

O retorno do método max() é um objeto Number representando o maior dos valores fornecidos. Se nenhum argumento for informado, o retorno será um objeto Infinity, enquanto um objeto NaN será retornado se algum dos valores fornecidos não for um valor numérico válido.


C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como substituir todos os espaços em uma string pelo caractere de underline em C# usando o método Replace() da classe String

Quantidade de visualizações: 8343 vezes
Nesta dica de C# eu trago um trecho de código que mostra como substituir todos os espaços em uma string pelo caractere de sublinhado (underline). Para a realização desta tarefa nós vamos usar o método Replace() da classe String da linguagem C#.

Veja o código completo para o exemplo:

using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      string frase = "Gosto muito de C#";
      Console.WriteLine("Frase original: " + frase);

      // substitui os espaços por underline
      frase = frase.Replace(" ", "_");
      Console.WriteLine("Depois da substituição: " + frase);

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

Frase original: Gosto muito de C#
Depois da substituição: Gosto_muito_de_C#

Carregar Publicações Anteriores


Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares

Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo

Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes

Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site

Últimos Exercícios Resolvidos

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby


E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book Apenas R$ 19,90


© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 58 usuários muito felizes estudando em nosso site.