Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO

Planilha Web - Planilhas e Calculadoras online para estudantes e profissionais de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.

C# ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como renomear ou mover arquivos em C# usando a função Move() da classe File

Quantidade de visualizações: 16608 vezes
O método Move() da classe File é útil quando precisamos renomear ou mover arquivos. Este método recebe os caminhos e nomes antigo e novo do arquivo a ser renomeado ou movido de diretório. Veja um trecho de código no qual mostramos como renomear um arquivo texto (sem movê-lo para um diretório diferente):

static void Main(string[] args){
  // não esqueça
  // using System.IO;
  
  // caminho e nome atual do arquivo
  string antigo = "C:\\estudos_csharp\\arquivo.txt";
  
  // caminho e novo nome do arquivo
  string novo = "C:\\estudos_csharp\\arquivo2.txt";

  // vamos renomear o arquivo
  File.Move(antigo, novo);
  Console.WriteLine("Arquivo renomeado com sucesso.");

  Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
  Console.ReadKey();
}



Python ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como substituir partes de uma palavra, frase ou texto em Python usando a função replace() do objeto String

Quantidade de visualizações: 1899 vezes
Em várias ocasiões nós precisamos efetuar a substituição de substrings em uma string. Para isso nós podemos usar o método replace() da linguagem Python. Esta função possui a seguinte assinatura:

string.replace(oldvalue, newvalue, count)

onde oldvalue é trecho da string a ser substituído, newvalue é o valor que substituirá o valor antigo e count é a quantidade de substituições. Na ausência do terceiro argumento, TODAS as ocorrências da substring pesquisada serão substituídas.

Veja um exemplo no qual substituímos todas as ocorrências de "Java" por "Python" em uma frase:

def main():
  # frase original
  original = "Gosto de Java porque Java é fácil"
  print("Frase original:", original)

  # vamos substituir "Java" por "Python"
  nova_frase = original.replace("Java", "Python")
  print("Após a substituição:", nova_frase)

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executarmos este código Python nós teremos o seguinte resultado:

Frase original: Gosto de Java porque Java é fácil
Após a substituição: Gosto de Python porque Python é fácil


VB.NET ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres

Exercícios Resolvidos de VB.NET - Como retornar o código ASCII associado a um caractere em VB.NET - Ler um caractere e retornar o código ASCII correspondente

Quantidade de visualizações: 604 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa VB.NET que pede para o usuário informar um caractere (letra ou número) e mostre o código ASCII correspondente.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um caractere: A
Você informou o caractere: A
O código ASCII correspondente é: 65
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em VB.NET:

Imports System

Module Program
  ' função principal do programa VB.NET
  Sub Main(args As String())
    ' vamos pedir para o usuário informar uma letra, símbolo ou pontuação
    Console.Write("Informe um caractere: ")

    ' vamos ler o caractere informado
    Dim caractere As Char = Console.ReadLine()(0)

    ' agora vamos obter o código ASCII correspondente
    Dim codigo As Integer = Asc(caractere)

    ' e mostramos o resultado
    Console.WriteLine("Você informou o caractere: " & caractere)
    Console.WriteLine("O código ASCII correspondente é: " & codigo)

    Console.WriteLine(vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...")
    ' pausa o programa
    Console.ReadKey()
  End Sub
End Module

O Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação (do inglês American Standard Code for Information Interchange - ASCII, pronunciado [áski]) é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação e de controle, através de um sinal codificado em forma de código binário (cadeias de bits formada por vários 0 e 1), desenvolvido a partir de 1960, que representa um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, algarismos arábicos, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos.


C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de C - Declarar um vetor de 10 elementos e usar o laço for para solicitar ao usuário que informe os valores dos elementos do vetor

Quantidade de visualizações: 14386 vezes
Exercício Resolvido de C - Declarar um vetor de 10 elementos e usar o laço for para solicitar ao usuário que informe os valores dos elementos do vetor

Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C que declara um vetor (array) de 10 elementos do tipo int. Em seguida use um laço for para solicitar ao usuário que informe 10 valores inteiros e armazene tais valores nos elementos do vetor:

Dica: Use a função scanf() para obter a entrada do usuário.

Resposta/Solução:

Veja abaixo a resolução completa para esta tarefa:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  // vamos declarar um vetor de 10 inteiros
  int valores[10];
  int i;

  // agora vamos solicitar ao usuário que informe os 10 valores para
  // os elementos do vetor. O mais recomendável neste caso é usar um
  // laço for que repetirá 10 vezes e, a cada repetição, solicitaremos
  // um valor
  for(i = 0; i < 10; i++){
    printf("Informe o valor %d: ", (i + 1));
    scanf("%d", &valores[i]);
  }

  // para finalizar vamos exibir os valores informados pelo usuário e
  // presentes nos elementos do vetor
  printf("\nOs valores informados foram:\n");

  for(i = 0; i < 10; i++){
    printf("O valor %d foi: %d\n", (i + 1), valores[i]);
  }
  
  system("PAUSE");	
  return 0;
}



C ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Apostila de C para iniciantes - Como criar um laço for infinito na linguagem C

Quantidade de visualizações: 10303 vezes
A linguagem C nos permite criar laços for infinitos. Para isso, só precisamos omitir as partes de inicialização, teste e incremento/decremento. Veja um exemplo:

 
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  int i = 1;

  for(;;){
    printf("%d  ", i);
    i++;

    if(i > 10)
      break; // sai do laço
  }

  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Veja que só usamos for(;;). Tenha o cuidado de fornecer uma forma de parar o laço. Do contrário seu programa executará até travar.


C ::: Dicas & Truques ::: Ponteiros, Referências e Memória

Como alocar memória dinâmica usando a função calloc() da linguagem C

Quantidade de visualizações: 18886 vezes
A função calloc() é bem parecida com a função malloc() e também é usada em C para alocarmos um bloco de memória. A diferença é que calloc() recebe a quantidade de elementos e o número de bytes do elemento e retorna um ponteiro do tipo void (genérico) para o início do bloco de memória obtido. Veja sua assinatura:

void *calloc(size_t n, size_t size);


Se a memória não puder se alocada, um ponteiro nulo (NULL) será retornado.

É importante se lembrar de alguns conceitos antes de usar esta função. Suponhamos que você queira alocar memória para um único inteiro. Você poderia ter algo assim:

// aloca memória para um int
ponteiro = calloc(1, 4);


Embora este código esteja correto, não é um boa idéia assumir que um inteiro terá sempre 4 bytes. Desta forma, é melhor usar o operador sizeof() para obter a quantidade de bytes em um inteiro em uma determinada arquitetura. Veja:

// aloca memória para um int
ponteiro = calloc(1, sizeof(int));

Eis o código completo para um aplicativo C que mostra como alocar memória para um inteiro e depois atribuir e obter o valor armazenado no bloco de memória alocado:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  // ponteiro para uma variável do tipo inteiro
  int *ponteiro;

  // aloca memória para um int
  ponteiro = calloc(1, sizeof(int));

  // testa se a memória foi alocada com sucesso
  if(ponteiro)
    printf("Memoria alocada com sucesso.\n");
  else
    printf("Nao foi possivel alocar a memoria.\n");

  // atribui valor à memória alocada
  *ponteiro = 45;

  // obtém o valor atribuído
  printf("Valor: %d\n\n", *ponteiro);

  // libera a memória
  free(ponteiro);

  system("PAUSE");
  return 0;
}

Uma aplicação interessante da função calloc() é quando precisamos construir uma matriz dinâmica. Veja como isso é feito no código abaixo:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  int i;

  // quantidade de elementos na matriz
  int quant = 10;

  // ponteiro para o bloco de memória
  int *ponteiro;

  // aloca memória para uma matriz de inteiros
  ponteiro = calloc(quant, sizeof(int));

  // testa se a memória foi alocada com sucesso
  if(ponteiro)
    printf("Memoria alocada com sucesso.\n");
  else{
    printf("Nao foi possivel alocar a memoria.\n");
    exit(1);
  }

  // atribui valores aos elementos do array
  for(i = 0; i < quant; i++){
    ponteiro[i] = i * 2;
  }

  // exibe os valores
  for(i = 0; i < quant; i++){
    printf("%d  ", ponteiro[i]);
  }

  // libera a memória
  free(ponteiro);

  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}



C ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como calcular raiz quadrada em C usando a função sqrt()

Quantidade de visualizações: 6874 vezes
A raiz quadrada de um número pode ser obtida em C por meio da função sqrt(). Esta função recebe um valor double, ou seja, qualquer tipo que possa ser convertido em double e retorna um valor double. Veja o exemplo:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <math.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  int numero = 9;

  printf("A raiz quadrada de %d é %f", numero,
    sqrt(numero));

  printf("\n\n");
  system("pause");
  return 0;
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

A raiz quadrada de 9 é 3.

É importante observar que não é possível obter a raiz quadrada de um número negativo. Caso seu código tente fazer isso, o resultado poderá ser imprevisível.


Portugol ::: Dicas & Truques ::: Cadeias e Caracteres

Como converter uma palavra, frase ou texto para letras maiúsculas usando a função caixa_alta() da biblioteca Texto do Portugol

Quantidade de visualizações: 271 vezes
Em algumas situações nós precisamos converter uma letra, palavra, frase ou texto em letras maiúsculas. Na linguagem Portugol isso pode ser feito usando-se a função caixa_alta() da biblioteca Texto.

Veja um código Portugol completo no qual pedimos para o usuário informar o seu nome e mostramos o resultado convertido para letras maiúsculas:

programa {
  // vamos incluir a biblioteca Texto
  inclua biblioteca Texto --> texto
  
  funcao inicio() {
    // vamos declarar uma variável para guardar o nome de uma pessoa
    cadeia nome, nome_maiusculo

    // vamos pedir para o usuário informar o seu nome
    escreva("Informe o seu nome: ")
    leia(nome)

    // vamos converter o nome para letras maiúsculas
    nome_maiusculo = texto.caixa_alta(nome)

    // vamos mostrar o resultado
    escreva("O seu nome em letras maiúsculas é: " + nome_maiusculo)
  }
}

Ao executar este código Portugol nós teremos o seguinte resultado:

Informe o seu nome: Marcelo de Souza Gomes
O seu nome em letras maiúsculas é: MARCELO DE SOUZA GOMES


C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como contar as ocorrências de um determinado caractere em uma string usando a função strpbrk() da linguagem C

Quantidade de visualizações: 16500 vezes
Podemos facilmente obter quantas vezes um determinado caractere aparece em uma palavra, frase ou texto. Para isso, só precisamos usar a função strpbrk() da linguagem C, que retorna um ponteiro para a primeira ocorrência do caractere que estamos pesquisando. A partir daí só precisamos utilizar um laço para atingir a funcionalidade desejada. Lembre-se de que, se o caractere não for encontrado, um ponteiro nulo NULL será retornado:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
 
int main(int argc, char *argv[])
{
  char texto[] = "Gosto muito de C e C++";
  char letra[] = "o";
  char *pos_atual;
  int quant = 0;
 
  pos_atual = strpbrk(texto, letra);
  while(pos_atual != NULL){
    quant++;
    pos_atual = strpbrk(pos_atual + 1, letra);
  }
 
  printf("A letra \"%s\" foi encontrada %d vezes\n", 
    letra, quant);
 
  system("pause");
  return 0;
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

A letra "o" foi encontrada 3 vezes
Pressione qualquer tecla para continuar...


Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como inverter uma string em Ruby usando as funções reverse e reverse!

Quantidade de visualizações: 10084 vezes
Esta dica mostra como podemos inverter uma string em Ruby, ou seja, reverter a ordem de seus caracteres. Para isso nós temos dois métodos: reverse e reverse!. O método reverse retorna uma nova string enquanto reverse! reverte o conteúdo da string original. Veja o trecho de código:

# declara e inicializa uma variável string
frase = "Osmar J. Silva"

# inverte a string sem afetar o original
invertida = frase.reverse

# exibe o resultado
puts "Original: " + frase
puts "Invertida: " + invertida

# inverte afetando o original
frase.reverse!

# exibe o resultado
puts "Original: " + frase

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

Original: Osmar J. Silva
Invertida: avliS .J ramsO
Original: avliS .J ramsO

Carregar Publicações Anteriores


Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares

Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo

Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes

Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site

Últimos Exercícios Resolvidos

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby


E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book Apenas R$ 19,90


© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 56 usuários muito felizes estudando em nosso site.