Você está aqui: Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TListBox |
Como selecionar um item de uma ListBox do Delphi em tempo de execução usando a propriedade ItemIndexQuantidade de visualizações: 15176 vezes |
É possível selecionar, em tempo de execução, um dos itens de uma ListBox. Para isso, só precisamos definir um valor para a propriedade ItemIndex. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- procedure TForm1.Button2Click(Sender: TObject); begin // vamos selecionar o segundo item na ListBox ListBox1.ItemIndex := 1; // o índice do primeiro item é 0 // note que este código não funciona para ListBoxes de // seleção múltipla end; Note que este código não se aplica às ListBoxes de seleção múltipla. Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
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Java ::: Java para Engenharia ::: Unidades de Medida |
Como converter Quilograma-Força para Newton em Java - Java para FísicaQuantidade de visualizações: 199 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos efetuar a conversão de Quilograma-Força para Newton usando Java. Este cálculo é comum quando estamos tentando resolver problemas de Física usando programação. Antes de continuarmos, vamos revisar estas duas unidades de medida. O Quilograma-Força (kgf) é a unidade de medida de uma força que faz um objeto com uma massa de 1 kg acelerar em um metro por segundo ao quadrado (1 m/s2). O Newton é a unidade utilizada para medir força no Sistema Internacional de Unidades (SI). Agora vamos à fórmula para transformar Quilograma-Força em Newton. Veja: \[\text{Quilograma-Força} = \text{Quilograma-Força} \cdot 9,8 \] Note que só precisamos multiplicar Quilograma-Força por 9,8 para obtermos o resultado em Newton. Vamos ver um exemplo? Veja um código Java completo que pede para o usuário informar um valor em Quilograma-Força e o converte para Newton: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // variáveis usadas na resolução do problema double kgf, newton; // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler o valor em Quilograma-Força System.out.print("Informe o valor em kgf: "); kgf = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // agora vamos fazer a conversão para Newton newton = kgf * 9.80665; // e mostramos o resultado System.out.println("O resultado é: " + newton + " N"); } } Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado: Informe o valor em kgf: 50 O resultado é: 490.3325 N |
HTML5 ::: HTML5 + JavaScript ::: Canvas |
Programação gráfica para iniciantes - Como desenhar círculos com ou sem preenchimento usando o método arc() do objeto Canvas do HTML5Quantidade de visualizações: 5851 vezes |
Podemos usar o método arc() do objeto Canvas do HTML5 para desenhar círculos com ou sem prenchimento. Veja nos exemplos abaixo como isso pode ser feito. Primeiro um círculo sem preenchimento:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <!doctype html> <html> <head> <title>O objeto Canvas do HTML5</title> </head> <body> <Canvas id="canvas1" width="500" height="350"></Canvas> <script type="text/javascript"> // obtemos uma referência ao elemento Canvas var canvas = document.getElementById("canvas1"); // obtemos o contexto de desenho var contexto = canvas.getContext("2d"); // vamos desenhar um círculo sem preenchimento com raio de 80 contexto.beginPath(); // início um novo caminho // o círculo começa no x = 100, y = 100, começa no ângulo 0 // e vai até o ângulo 360 (as medidas são em radianos, não em graus) contexto.arc(100, 100, 80, 0, 2 * Math.PI, false); contexto.lineWidth = 2; // largura da linha contexto.strokeStyle = '#990000'; // cor da linha contexto.stroke(); // realiza o desenho </script> </body> </html> Ao abrir esta página HTML nós teremos o seguinte resultado: E agora um círculo preenchido: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <!doctype html> <html> <head> <title>O objeto Canvas do HTML5</title> </head> <body> <Canvas id="canvas1" width="500" height="350"></Canvas> <script type="text/javascript"> // obtemos uma referência ao elemento Canvas var canvas = document.getElementById("canvas1"); // obtemos o contexto de desenho var contexto = canvas.getContext("2d"); // vamos desenhar um círculo sem preenchimento com raio de 80 contexto.beginPath(); // início um novo caminho // o círculo começa no x = 100, y = 100, começa no ângulo 0 // e vai até o ângulo 360 (as medidas são em radianos, não em graus) contexto.arc(100, 100, 80, 0, 2 * Math.PI, false); // vamos preencher o círculo contexto.fillStyle = "#CCCCCC"; // cor do preenchimento contexto.fill(); // preenche de fato contexto.lineWidth = 2; // largura da linha contexto.strokeStyle = '#990000'; // cor da linha contexto.stroke(); // realiza o desenho </script> </body> </html> Ao abrir esta página HTML nós teremos o seguinte resultado: |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Hashes (Arrays Associativas) |
Como criar um hash em Ruby - Criação e uso de arrays associativos na linguagem RubyQuantidade de visualizações: 8986 vezes |
Os hashes (também chamados de arrays associativas, mapas ou dicionários) são parecidos com arrays no sentido em que são coleções indexadas de referências a objetos. Contudo, enquanto podemos indexar arrays usando inteiros, hashes podem ser indexados usando-se qualquer tipo de dados: strings, expressões regulares, inteiros, e assim por diante. Quando guardamos um valor em um hash, estamos na verdade guardando dois objetos: o índice (geralmente chamado de chave) e o valor. Os valores em um hash Ruby podem ser de qualquer tipo. Hashes em Ruby podem ser criados de duas formas: usando a notação literal ou criando-se um objeto da classe Hash. Veja como criamos um hash usando notação literal: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # cria um hash de estados e capitais capitais = {'Goiás' => 'Goiânia', 'Mato Grosso' => 'Cuiabá', 'Paraná' => 'Curitiba'} # exibe a capital correspondente ao estado de Mato Grosso puts capitais['Mato Grosso'] Veja como usamos os nomes dos estados como chaves e os nomes das capitais como valores para cada um dos elementos do hash. Veja agora como criar este mesmo hash por meio da criação de um objeto da classe Hash: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- # cria um hash de estados e capitais capitais = Hash.new capitais['Goiás'] = 'Goiânia' capitais['Mato Grosso'] = 'Cuiabá' capitais['Paraná'] = 'Curitiba' # exibe a capital correspondente ao estado de Mato Grosso puts capitais['Mato Grosso'] |
C ::: Fundamentos da Linguagem ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Como usar protótipos de função em CQuantidade de visualizações: 11846 vezes |
Um protótipo de função é uma declaração que define o nome, tipos de parâmetros e tipos de retorno de uma função. Em geral o protótipo de uma função é exigido quando a definição da função não é feita antes do código que efetua uma chamada a ela. Veja um exemplo:---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // uma função que retorna a soma de dois inteiros // fornecidos como argumento int somar(int a, int b){ return (a + b); } int main(int argc, char *argv[]){ // efetua uma chamada à função somar int res = somar(3, 5); // exibe o resultado printf("Soma: %d", res); puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Este código compila e executa normalmente, uma vez que a função somar() foi definida antes da função main(), ou seja, antes da parte do programa que possui uma chamada a ela. Veja agora esta nova versão: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]){ // efetua uma chamada à função somar int res = somar(3, 5); // exibe o resultado printf("Soma: %d", res); puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } // uma função que retorna a soma de dois inteiros // fornecidos como argumento int somar(int a, int b){ return (a + b); } Aqui temos um problema: a função somar() é definida depois do código contendo uma chamada a ela. No Dev-C++ temos o seguinte erro de compilação: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- `somar` undeclared (first use this function) A solução para este casos é a criação do protótipo da função. Para a função somar() isso pode ser feito da seguinte forma: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- // protótipo da função somar() int somar(int, int); Note que não há a necessidade de especificar os nomes dos parâmetros da função, apenas seus tipos. Veja ainda que o protótipo da função é terminado com ponto-e-vírgula e sempre colocado após as instruções de #include. Veja o código completo para um exemplo usando protótipos de funções: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // protótipo da função somar() int somar(int, int); int main(int argc, char *argv[]){ // efetua uma chamada à função somar int res = somar(3, 5); // exibe o resultado printf("Soma: %d", res); puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } // uma função que retorna a soma de dois inteiros // fornecidos como argumento int somar(int a, int b){ return (a + b); } |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como adicionar zeros (ou outro caractere) no início de uma string usando o método padStart() da linguagem JavaScriptQuantidade de visualizações: 2595 vezes |
Como adicionar zeros (ou outro caractere) no início de uma string usando o método padStart() da linguagem JavaScript O método padStart(), adicionado ao objeto String no ES2017 (ECMAScript 8) é usado quando queremos preencher o início de uma string com zeros ou qualquer outro caractere até alcançarmos um comprimento determinado. Veja, por exemplo, como adicionar zeros na frente de uma string para alcançar o tamanho de cinco caracteres: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <script type="text/javascript"> var valor = 17; // vamos mostrar o valor com o tamanho de cinco caracteres document.write("O valor é: " + valor.toString().padStart(5, "0")); </script> Ao executar o exemplo você verá o valor "00017" ser exibido. Porém, como o método padStart() foi adicionado no ES2017, pode ser que você encontre navegadores que ainda não o suportem. Assim, é sempre uma idéia testar a sua existência. Veja: ---------------------------------------------------------------------- Se precisar de ajuda com o código abaixo, pode me chamar no WhatsApp +55 (62) 98553-6711 (Osmar) ---------------------------------------------------------------------- <script type="text/javascript"> if(String.prototype.padStart){ window.alert("Seu browser já suporta a função padStart()."); } else{ window.alert("Seu browser NÃO suporta a função padStart()."); } </script> Se o navegador não oferecer suporte a este método, você poderá usar um Polyfill, de terceiros ou uma solução que você mesmo poderá desenvolver. |
Desafios, Exercícios e Algoritmos Resolvidos de JavaScript |
Veja mais Dicas e truques de JavaScript |
Dicas e truques de outras linguagens |
Java - Como adicionar conteúdo a um arquivo texto existente em Java usando BufferedWriter e FileWriter |
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