Ofereço ajuda em Java, C/C++, Python, C#, LISP, AutoLisp, AutoCAD
Ofereço ajuda em PHP, Python, C#, JavaScript, Laravel, Google Ads e SEO

Planilha Web - Planilhas e Calculadoras online para estudantes e profissionais de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.

Java ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como criar diretórios em Java usando o método mkdir() da classe File

Quantidade de visualizações: 242 vezes
Em algumas ocasiões nossos programas precisam criar diretórios. Na linguagem Java isso pode ser feito com o auxílio do método mkdir() da classe File, do pacote java.io.

Este método não recebe nenhum parâmetro e atua em cima de uma instância da classe File. Além disso, ele retorna um boolean indicando o sucesso ou não da operação.

Veja o código completo para um exemplo:

package arquivodecodigos;

// precisamos importar o pacote java.io
import java.io.*;
 
public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // nome e caminho do diretório que será criado
    File diretorio = new File("c:\\estudos_java\\imagens");
         
    // o diretório foi criado com sucesso?
    if(diretorio.mkdir()){
      System.out.println("Diretório criado com sucesso");
    }
    else{
      System.out.println("Nao foi possível criar o diretório");
    }
  }
}

Se o diretório puder ser criado, você verá uma mensagem:

Diretório criado com sucesso

Observe que este método pode disparar uma exceção do tipo SecurityException se você não tiver permissão para criar diretórios nos locais especificados.


Python ::: Python Turtle ::: Formulários e Janelas

Como definir o título da janela do Python Turtle usando a função title()

Quantidade de visualizações: 1392 vezes
A função title() do Turtle é muito útil quando queremos definir o título da nossa aplicação Python Turtle. Tudo que temos a fazer é efetuar uma chamada a essa função fornecendo o título que queremos que seja exibido na barra de títulos.

Veja o código Python Turtle para o exemplo:

# vamos importar o módulo Turtle 
import turtle

# método principal
def main():
  # vamos criar a tela gráfica
  tela = turtle.Screen()
  
  # vamos definir o título da janela
  tela.title("Meu programa Python Turtle")

  # vamos definir o tamanho da janela
  tela.setup(600, 450)

  # entramos no loop de eventos
  tela.mainloop()

if __name__== "__main__":
  main()

Note que não é possível usar a função title() para retornar o título da janela. Caso você queira fazer isso, é melhor usar uma variável para guardar o título da janela e manipulá-la durante a execução do programa.


Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como comparar strings em Java usando o método equals() da classe String

Quantidade de visualizações: 370 vezes
Em várias ocasiões nós precisamos efetuar a comparação de textos, frases ou palavras em Java. Para isso nós podemos usar o método equals() da classe String. Esta função recebe as duas strings a serem testadas e retorna true se as duas strings forem iguais e false em caso contrário.

Veja um exemplo de seu uso:

// Este exemplo mostra como comparar duas strings
// em Java usando o método equals()

package arquivodecodigos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args) {
    // vamos declarar duas strings
    String s1 = "Gosto de Java";
    String s2 = "Gosto de java";
    
    // e agora vamos verificar se as duas são iguais
    if(s1.equals(s2)){
      System.out.println("As duas strings são iguais");
    }
    else{
      System.out.println("As duas strings são diferentes");
    }
      
    System.exit(0);
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

As duas strings são diferentes.

É importante ter em mente que o método equals() diferencia maiúsculas de minúsculas.


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como chamar uma função de callback para os elementos individuais de um array usando a função forEach() - Vetores e matrizes em JavaScript

Quantidade de visualizações: 1956 vezes
O método forEach(), adicionado à linguagem JavaScript por meio do ECMAScript 5 (JavaScript 5, ECMAScript 2009, ES5) é usado quando queremos acessar os elementos de um vetor individualmente e chamar, para cada um deles, uma função de callback personalizada.

Veja no trecho de código abaixo como usar a função forEach() para obter a soma de todos os elementos maiores ou iguais a 20:

<script type="text/javascript">
  function obterSoma(valor, indice, vetor){
    if(valor >= 20){
      soma = soma + valor;
    }
  }  

  var valores = new Array(21, 5, 30, 7, 12, 3);
  // vamos obter a soma dos valores maiores ou iguais a 20
  var soma = 0;
  // percorremos os elementos do vetor individualmente
  valores.forEach(obterSoma);  
  window.alert("A soma é: " + soma);
</script>

Uma função passada para o método forEach() pode conter os seguintes argumentos (nessa mesma ordem):

a) O valor do item;
b) O índice do item (opcional);
c) O vetor a partir do qual o método forEach() está sendo chamado (opcional).

Veja mais um código no qual obtemos a soma dos elementos cujos valores sejam maiores que seu antecessor (com exceção do primeiro elemento):

<script type="text/javascript">
  function obterSoma(valor, indice, vetor){
    if(indice == 0){
      soma = soma + valor;
    }
    else{
      if(valor > vetor[indice - 1]){
        soma = soma + valor;  
      } 
    }
  }  

  var valores = new Array(8, 5, 30, 7, 12, 3);
  // vamos dos elementos cujos valores sejam   
  // maiores que seu antecessor (com exceção do
  // primeiro elemento)
  var soma = 0;
  // percorremos os elementos do vetor individualmente
  valores.forEach(obterSoma);  
  window.alert("A soma é: " + soma);
</script>

O resultado será 50, pois obtemos a soma dos valores 8, 30 e 12.


Java ::: Dicas & Truques ::: Formulários e Janelas

Como definir um ícone para a janela do aplicativo Java Swing usando o método setIconImage() da classe JFrame

Quantidade de visualizações: 16768 vezes
Este exemplo mostra como definir um ícone para uma janela JFrame do Java Swing. Antes de testar o código, certifique-se de ter uma imagem chamada icon.gif no diretório de execução do aplicativo (ou no local que você especificar).

Veja o código completo para o exemplo:

import java.awt.*;
import javax.swing.*;

public class Estudos extends JFrame{
  public Estudos() {
    super("A classe JFrame");
    
    // Define o ícone para a janela    
    ImageIcon icone = new ImageIcon("icon.gif");
    setIconImage(icone.getImage());
   
    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
  
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}



Python ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como converter graus em radianos em Python - Trigonometria em Python

Quantidade de visualizações: 3176 vezes
Quando estamos trabalhando com trigonometria na linguagem Python, é importante ficarmos atentos ao fato de que todos os métodos e funções trigonométricas em Python recebem seus argumentos em radianos, em vez de graus.

Nesta dica veremos como converter graus em radianos (sem a chatice de ficar relembrando regra de três). Veja a fórmula abaixo:

\[Radianos = Graus \times \frac{\pi}{180}\]

Agora veja como esta fórmula pode ser escrita em código Python:

import math

# função principal do programa
def main():
  # valor em graus
  graus = 30
  # obtém o valor em radianos
  radianos = graus * (math.pi / 180)
  # mostra o resultado
  print(graus, "graus convertidos para",
    "radianos é", radianos)
 
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executarmos este código Python nós teremos o seguinte resultado:

30 graus convertidos para radianos é 0.5235987755982988

Por fim, saiba que a linguagem Python nos oferece o método math.radians() que nos permite converter ângulos em graus para radianos. Meu propósito nesta dica foi mostrar a você como o cálculo de conversão pode ser escrito em Python. Em outras dicas dessa seção abordaremos o método math.radians().


C++ ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: C++ Básico

Exercício Resolvido de C++ - Ler três números inteiros e indicar se eles estão em ordem crescente ou decrescente

Quantidade de visualizações: 833 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C++ que pede para o usuário informar três números inteiros e informa se eles estão em ordem crescente ou decrescente. Se os números estiverem em ordem crescente, escreva "Ordem Crescente". Se estiverem em ordem decrescente, escreva "Ordem Decrescente". Do contrário escreva "Sem ordem definida".

Sua saída deverá ser parecida com:

Primeiro número: 4
Segundo número: 8
Terceiro número: 11
Ordem Crescente
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em C++:

#include <string>
#include <iostream>

using namespace std;

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  // variáveis usadas na resolução do exercício
  int a, b, c;

  // vamos pedir para o usuário informar três números
  cout << "Primeiro número: ";
  cin >> a;
  cout << "Segundo número: ";
  cin >> b;
  cout << "Terceiro número: ";
  cin >> c;
    
  // os números estão em ordem crescente?
  if (a < b && b < c){
    cout << "Ordem Crescente" << endl;
  }
  // os números estão em ordem decrescente?
  else if (a > b && b > c){
    cout << "Ordem Decrescente" << endl;
  }
  // sem ordem definida
  else{
    cout << "Sem ordem definida" << endl;
  } 
	
  cout << "\n\n";
  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS; 
}



JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como remover elementos duplicados de um array em JavaScript usando as funções filter() e indexOf() do objeto Array

Quantidade de visualizações: 5062 vezes
Em várias ocasições temos códigos JavaScript envolvendo arrays (vetores, matrizes) e gostaríamos de eliminar os valores duplicados, ou seja, retornar um novo vetor sem elementos repetidos. Para isso podemos usar os métodos filter() e indexOf().

Como pode ser visto em dicas nesta mesma seção, o método filter() é usado para retornar apenas os elementos do vetor que se encaixem em uma determinada condição. O método indexOf(), por sua vez, retorna o índice da primeira ocorrência do elemento no vetor. Assim, a combinação desses dois métodos é perfeita para esta situação, ainda que você consiga fazer de outras formas.

Veja o trecho de código a seguir:

<script type="text/javascript">
  function removerDuplicados(valor, indice, vetor){
    // o índice desse elemento é o primeiro encontrado
    // no vetor?
    if(indice == vetor.indexOf(valor)){
      return true;
    }

    return false;
  }  

  var valores = new Array(6, 6, 1, 7, 3, 7, 1, 7, 4, 3, 5);
  // vamos obter um vetor sem repetições
  var novoVetor = valores.filter(removerDuplicados);
  // vamos mostrar o resultado
  window.alert(novoVetor);
</script>

Execute este código e veja que apenas os valores únicos serão retornados. Note agora como o mesmo código pode ser escrito de forma mais reduzida:

<script type="text/javascript">
  var valores = new Array(8, 8, 1, 7, 3, 7, 1, 7, 8, 3, 5);
  // vamos obter um vetor sem repetições
  var novoVetor = valores.filter(function(val, ind, vet){
    return vet.indexOf(val) == ind;
  });
  // vamos mostrar o resultado
  window.alert(novoVetor);
</script>



PHP ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Datas e horas em PHP - Como obter o timestamp do primeiro dia do mês e ano informados

Quantidade de visualizações: 118 vezes
Nesta dica eu mostrarei como é possível obter o timestamp do primeiro dia de um determinado mês e ano.

O "Unix timestamp" contém o número de segundos entre a "Unix Epoch" (1 de janeiro de 1970, às 00:00:00 GMT) e o tempo decorrido desde então.

Veja o código PHP completo para o exemplo:

<html>
<head>
<title>Estudando PHP</title>
</head>
<body>
 
<?php
  $mes = 1; // 1 = janeiro;
  $ano = 2021;
  $primeiro_dia = mktime(0, 0, 0, $mes, 1, $ano);
  echo "O timestamp do primeiro dia do mês e ano 
    informado é: " . $primeiro_dia;
?>
 
</body>
</html>

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado

O timestamp do primeiro dia do mês e ano informado é: 1609455600


Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como retornar o tamanho de uma string em Ruby usando a função size

Quantidade de visualizações: 8461 vezes
Em várias situações nós precisamos obter e retornar a quantidade de caracteres em uma palavra, frase ou texto em Ruby. Para isso nós podemos usar a função size, que retorna um inteiro contendo a quantidade de caracteres na string.

Veja um exemplo de seu uso:

# vamos declarar uma string
frase = "Gosto de PHP"

# vamos mostrar a string
puts "A frase é: " + frase

# vamos obter a quantidade de caracteres 
# na string
tamanho = frase.size

# exibe o resultado
puts "A frase contém " + tamanho.to_s +
  " caracteres"

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

A frase é: Gosto de PHP
A frase contém 12 caracteres

Carregar Publicações Anteriores


Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares

Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo

Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes

Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site

Últimos Exercícios Resolvidos

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby


E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book Apenas R$ 32,90


© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 45 usuários muito felizes estudando em nosso site.