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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição

Exercícios Resolvidos de Java - Como calcular a tabuada de multiplicação para os números de 1 a 9 em Java

Quantidade de visualizações: 4195 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que usa o laço for para calcular e exibir a tabuada de multiplicação dos números 1 a 9.

Sua saída deve ser parecida com:

        Tabuada de Multiplicação
----------------------------------------------
       1   2   3   4   5   6   7   8   9
----------------------------------------------
1  |   1   2   3   4   5   6   7   8   9
2  |   2   4   6   8  10  12  14  16  18
3  |   3   6   9  12  15  18  21  24  27
4  |   4   8  12  16  20  24  28  32  36
5  |   5  10  15  20  25  30  35  40  45
6  |   6  12  18  24  30  36  42  48  54
7  |   7  14  21  28  35  42  49  56  63
8  |   8  16  24  32  40  48  56  64  72
9  |   9  18  27  36  45  54  63  72  81
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

package estudos;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // mostra o título da tabela
    System.out.print("        Tabuada de Multiplicação");
    System.out.println("\n----------------------------------------------");
     
    // exibe os números na parte superior
    System.out.print("    ");
    for(int i = 1; i <= 9; i++){
      System.out.print("   " + i);  
    }
     
    System.out.println("\n----------------------------------------------");
     
    // mostra o corpo da tabuada
    for(int i = 1; i <= 9; i++){
      System.out.print(i + "  |");
      for(int j = 1; j <= 9; j++){
        System.out.printf("%4d", i * j);  
      }
      System.out.println();
    }
     
    System.out.println("\n");
  }
}



QGIS ::: PyQGIS API ::: Projeto QGIS - Classe QgsProject

Como retornar o título do projeto do QGIS usando PyQGIS e a função title() da classe QgsProject

Quantidade de visualizações: 353 vezes
Em algumas situações nós precisamos obter o título do projeto atual do QGIS. Para isso nós podemos usar a função title() da classe QgsProject da PyQGIS API.

Note que o título do projeto do QGIS é definido indo no menu Projeto -> Propriedades. Na janela Propriedades nós acessamos a guia Geral e definimos no campo Título do Projeto o valor que desejamos.

Veja o código PyQGIS completo que acessa e exibe o título do projeto em uma mensagem QMessageBox.information:

# vamos obter o título do projeto do QGIS
titulo = QgsProject.instance().title()
 
# e mostramos o resultado
QMessageBox.information(None, "Aviso", "O título do projeto é: " +
  titulo)

Ao executar este código PyQGIS nós teremos um resultado parecido com:

O título do projeto é: Estudo hidrológico cliente AFG Rio Verde-GO


jQuery ::: Dicas & Truques ::: Atributos ou Propriedades HTML

jQuery para iniciantes - Como usar o método addClass() do jQuery para adicionar nomes de classes CSS aos elementos HTML

Quantidade de visualizações: 12899 vezes
Por padrão, um elemento HTML pode pertencer a uma determinada classe usando o seguinte modelo:

<p id="parag" class="destaque">Sou um parágrafo</p>


Porém, há situações em que gostaríamos que um elemento pertencesse a mais de uma classe ao mesmo tempo. Com o jQuery isso é facilmente conseguido. Basta usarmos o método addClass(). Este método nos permite adicionar uma ou mais classes a um determinado elemento ou um grupo de elementos HTML. Tenha em mente que este método não substitui a classe atual do elemento. Em vez disso, o elemento passa a pertencer a mais de uma classe.

Veja um trecho de código em que adicionamos mais um nome de classe ao parágrafo acima:

<script type="text/javascript">
<!--
  function adicionarClasse(){
    $('#parag').addClass("destaque2");
  }
//-->
</script>

Agora o parágrafo com o id "parag" pertence às classes destaque e destaque2. Isso permite uma combinação bem interessante de estilos CSS. Se precisar adicionar mais de um nome de classe ao mesmo tempo, basta separá-las com um espaço. Veja:

<script type="text/javascript">
<!--
  function adicionarClasse(){
    $('#parag').addClass("destaque2 destaque3");
  }
//-->
</script>

O retorno deste método é um objeto jQuery que poderá ser usado para fins de encadeamento de chamadas de métodos.


Delphi ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como obter uma substring no final de uma string usando a função AnsiRightStr() do Delphi

Quantidade de visualizações: 13376 vezes
Em algumas situações precisamos obter uma substring no final de uma string. Em Delphi isso pode ser feito por meio da função AnsiRightStr(). Esta função requer a string a partir da qual a substring será obtida e a quantidade de caracteres que comporâo a substring. O retorno será uma nova string contendo a substring obtida. Veja o exemplo:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  frase, substring: string;
begin
  frase := 'Programar em Delphi é muito bom';

  // vamos obter a substring "bom"
  substring := AnsiRightStr(frase, 3);

  // vamos exibir o resultado
  ShowMessage('Resultado: ' + substring);
end;

Não se esqueça de adicionar a unit StrUtils no uses do seu formulário.

Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como calcular Fatorial em JavaScript usando recursão - Como calcular Fatorial usando recursividade - Aprenda a calcular Fatorial usando JavaScript

Quantidade de visualizações: 17371 vezes
Embora existam várias formas de efetuar o cálculo de Fatorial, a forma mais comum é usando recursividade, ou seja, dividir a resolução do problema em partes menores e juntá-las no final.

Neste dica eu mostro como calcular Fatorial em JavaScript usando recursividade. Veja o código completo:

<html>
<head>
<title>Estudando JavaScript</title>
 
<script type="text/javascript">
  function fatorial(num){
    if(num > 1)
      return num * arguments.callee(num - 1);
    else 
      return 1;
  }
</script>
 
</head>
<body>
 
<script type="text/javascript">
  document.write("O fatorial de 5 é: " + fatorial(5));
</script>
 
</body>
</html>

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

O fatorial de 5 é: 120


C ::: Dicas & Truques ::: Ponteiros, Referências e Memória

Apostila C para iniciantes - Como usar ponteiros na linguagem C

Quantidade de visualizações: 32496 vezes
Antes de pensarmos em ponteiros, é importante nos lembrarmos de alguns aspectos referentes à variáveis. Dependendo do seu conhecimento de programação, você deve saber que variáveis possuem nomes que as identificam durante a execução do programa. Você deve saber também que uma variável armazena um valor (que pode ser fixo, no caso de uma constante, ou pode mudar durante a execução de seus códigos).

O que poucos programadores se lembram é que uma variável possui um endereço, e que o nome da variável não é nada mais que um apelido para a localização deste endereço. Desta forma, um ponteiro não é nada mais que um tipo especial de variável que armazena o endereço de outra. Veja um exemplo:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  // variável do tipo int
  int valor = 10;

  // ponteiro para uma variável do tipo int
  int *p = &valor;

  // exibe o valor da variável "valor", apontada
  // pelo ponteiro p
  printf("%d", *p);

  printf("\n\n");

  system("PAUSE");
  return 0;
}

Neste código nós temos a declaração e definição de duas variáveis:

int valor = 10;
int *p = &valor;

A primeira variável é uma variável do tipo int e a segunda é um ponteiro para uma variável do tipo int. Veja que devemos sempre usar "*" antes do nome de um ponteiro em sua declaração. O símbolo "&" serve para indicar que estamos acessando o endereço de uma variável e não o seu conteúdo. O resultado destas duas linhas é que agora temos um ponteiro que nos permite acessar e manipular a variável valor.

Observe a linha:

printf("%d", *p);

Aqui nós estamos acessando o valor da variável apontada por p. Veja o uso do símbolo "*" para acessar o valor da variável. Isso é chamado de desreferenciamento de ponteiros. Pareceu complicado? Veja uma linha de código que altera indiretamente o valor da variável valor para 30:

*p = 30;

Ponteiros são ferramentas muito importantes na programação em C. No entanto, é preciso ter muito cuidado ao lidar com eles. A primeira coisa a ter em mente é que um ponteiro não está apontando para nenhum lugar até que atribuimos a ele o endereço de uma outra variável. E é aí que mora o perigo. Um programa entra em colapso absoluto se tentarmos acessar um ponteiro que aponta para um local de memória que já foi liberado novamente ao sistema. No caso menos grave, estaremos tentando acessar locais de memória inválidos ou reservados a outros programas ou tarefas do sistema operacional. Isso me lembra os velhos tempos da tela azul de morte.


Java ::: Tratamento de Erros ::: Erros de Tempo de Execução

Java para iniciantes - Como tratar o erro OutOfMemoryError no Java

Quantidade de visualizações: 12160 vezes
O erro OutOfMemoryError é apresentado quando a Java Virtual Machine (JVM) não consegue alocar um objeto por falta de memória e o Garbagge Collector não liberou mais memória ainda. Este é um erro que não deve ser apanhado em um bloco try...catch, ou seja, se não há memória para alocar novos objetos, é fácil entender que não haverá memória para tal procedimento. O melhor a fazer é deixar o programa terminar e verificar a causa do problema.

Veja a posição da classe OutOfMemoryError na hierarquia de classes da plataforma Java:

java.lang.Object
  java.lang.Throwable
    java.lang.Error
      java.lang.VirtualMachineError
        java.lang.OutOfMemoryError


Esta classe implementa a interface Serializable.

Uma das causas mais comuns para o erro OutOfMemoryError é a instanciação exagerada de objetos, principalmente em laços (loops). Uma forma de aumentar a memória RAM a ser usada é definindo opções na linha de comando para o java.exe. Algumas destas opções são -Xss64k -Xoss300k -Xms4m e -Xmx10m.


Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como quebrar (separar) uma string em palavras usando um objeto da classe StringTokenizer do Java

Quantidade de visualizações: 83 vezes
Nesta dica mostrarei como é possível usar um objeto da classe StringTokenizer da linguagem Java para quebrar uma frase em palavras, ou seja, separar as palavras de uma frase e acessá-las individualmente.

Note como usei o método hasMoreTokens() dentro de um laço while para verificar se ainda há partes da string a ser acessada. Caso o retorno seja verdadeiro, uma chamada à nextToken() nos retorna a palavra atual, a qual exibimos na tela.

Veja o código completo para o exemplo:

package arquivodecodigos;

import java.util.*;
 
public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    String frase = "Gosto de programar em Java";
    System.out.println("A frase é: " + frase);
    StringTokenizer parser = new StringTokenizer(frase);
    
    System.out.println("\nSuas partes individuais:");
    while(parser.hasMoreTokens()){
      System.out.println(parser.nextToken());
    }    
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

A frase é: Gosto de programar em Java

Suas partes individuais:
Gosto
de
programar
em
Java


AutoCAD ::: Dicas & Truques ::: Configurações da Área de Desenho

Como definir os limites da área de desenho do AutoCAD usando o comando LIMITS

Quantidade de visualizações: 1098 vezes
Quando estamos criando um novo desenho no AutoCAD, muitas vezes usando os arquivos de template acad.dwt (medidas imperiais) ou acadiso.dwt (medidas métricas), nos deparamos com uma área de desenho gigantesca, com medidas enormes.

Assim, é sempre uma boa idéia delimitarmos a área de desenho, e isso é feito por meio do comando LIMITS. Este comando, quando acionado, nos pede duas coordenadas: Lower Left e Upper Right. Veja a figura:



Dessa forma, Lower Left define os limites para o canto esquerdo inferior e Upper Right define os limites para o canto superior direito. Quando acionamos o comando LIMITS (ligado: ON), não conseguimos sair desses limites, o que pode ser uma comodidade, pois podemos nos concentrar em pequenos porções de um desenho de grandes proporções.

Vamos então aprender a usar o comando LIMITS do AutoCAD? Comece criando um novo desenho (usando ou não os templates mencionados acima) e digite os comandos a seguir:

LIMITS [Enter]
Specify lower left corner or [ON/OFF] <0.0000,0.0000>: 0,0
Specify upper right corner <420.0000,297.0000>: 100,80

Tenha a certeza de inserir as coordenadas separadas por vírgulas e acionar a opção ON para ativar os limites. No final, digite o comando ZOOM ALL para aproximar a área de desenho dentro dos limites recém-definidos.

Agora, sempre que digitarmos coordenadas fora desses limites, o AutoCAD nos avisará que os valores são inválidos e os rejeitará. Para desligar os limites, basta chamar LIMITS novamente e informar o valor OFF.


Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Java para iniciantes - Como usar o laço do-while da linguagem Java

Quantidade de visualizações: 53001 vezes
O laço do-while é uma variação do laço while. A diferença é que, no laço do-while a condição de continuidade é testada após a execução do bloco de códigos desejado. Isso nos faz crer que este laço é executado no mínimo uma vez. Veja sua sintáxe:

do{
  // bloco de instruções
}while(condição);

Se a condição testada for verdadeira, o laço continua sua execução. Do contrário a execução do programa segue a partir do ponto onde o laço se encontra. Veja um exemplo:

import javax.swing.JOptionPane;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args) {
    int valor;
    int soma = 0;

    // Lê continuamente até o usuário informar 0
    do{
      // efetua a próxima leitura
      String str = JOptionPane.showInputDialog(null,
        "Informe um valor inteiro:\n(ou 0 para sair)",
         "Estudos", JOptionPane.QUESTION_MESSAGE);

      valor = Integer.parseInt(str);

      soma += valor;
    }while(valor != 0);

    JOptionPane.showMessageDialog(null, "A soma é: " + soma,
       "Estudos", JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE);
  }
}

Use o laço do-while quando você tiver instruções dentro do laço que precisem ser executadas no mínimo uma vez.

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