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Java ::: Dicas & Truques ::: Internacionalização e Localização (Internationalization, i18n, Localization, l10n)

Como usar os construtores da classe Locale em seus programas Java

Quantidade de visualizações: 9755 vezes
A classe Locale, na versão 1.6 do Java, apresenta 3 construtores. Aprender a usá-los corretamente trará muito mais flexibilidade aos seus códigos.

Veja o primeiro construtor:

Locale(String language)


Este construtor requer como argumento um código de língua válido, ou seja, um dos códigos de duas letras minúsculas definidos pelo ISO-639. Assim, "pt" é para o português, "en" para o inglês, e assim por diante. Veja:

import java.util.*;
import java.text.*;

public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    // criamos um locale para o Brasil
    Locale localeBR = new Locale("pt");
    
    // vamos obter a data e hora atual
    Calendar agora = Calendar.getInstance();

    // vamos formatar de acordo com o formato de
    // data longa no português brasileiro
    DateFormat df = DateFormat.getDateInstance(
      DateFormat.FULL, localeBR);

    // vamos exibir o resultado
    System.out.println(df.format(agora.getTime())); 
  } 
}

Veja o segundo construtor:

Locale(String language, String country)


Este construtor requer a língua (language) e o país (country). O argumento country deve ser um código de país válido, ou seja, um dos códigos de duas letras maiúsculas definidos pelo ISO-3166. Assim, "BR" é para o Brasil, "PT" para Portugal, "US" para United States, e assim por diante. Este construtor que aceita o código da língua e o código do país é o mais frequentemente usado, uma vez que Brasil e Portugal possuem o mesmo código de língua, mas códigos de paises diferentes. Além disso, há países cujas regiões falam línguas diferentes, por exemplo, o Canadá. Veja um exemplo:

import java.util.*;
import java.text.*;

public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    // criamos um locale para o Brasil
    Locale localeBR = new Locale("pt", "BR");
    
    // vamos obter a data e hora atual
    Calendar agora = Calendar.getInstance();

    // vamos formatar de acordo com o formato de
    // data longa no português brasileiro
    DateFormat df = DateFormat.getDateInstance(
      DateFormat.FULL, localeBR);

    // vamos exibir o resultado
    System.out.println(df.format(agora.getTime())); 
  } 
}

Vejamos agora o terceiro construtor:

Locale(String language, String country, String variant)


Este construtor requer a língua, o país e a variante de localização. O argumento variante é um código específico relacionado ao fornecedor do sistema ou browser. Por exemplo: WIN para Windows, MAC para Macintosh, etc. Este último construtor não é usado comumente, razão pela qual o exemplo de seu uso fica pendente até a próxima revisão desta dica.


PHP ::: Dicas & Truques ::: PDO (PHP Data Objects)

PHP MySQL - Como efetuar uma conexão PHP + MySQL usando PDO (PHP Data Objects)

Quantidade de visualizações: 13701 vezes
O acesso e manipulação de informações em uma base de dados MySQL usando PDO está se tornando muito popular nos dias atuais. Nesta dica eu mostrarei como podemos efetuar uma conexão PHP + MySQL usando o construtor da classe PDO, passando a ele os parâmetros de conexão.

Veja o código completo para o exemplo:

<html>
<head>
<title>Estudando PHP</title>
</head>
<body>

<?php
  $server = "localhost";
  $user = "root";
  $pass = "osmar1234";
  $db = "estudos";
   
  try{
    $conn = new PDO("mysql:host=$server;dbname=$db", 
       $user, $pass);
    echo "Conexão efetuada com sucesso.";
  } 
  catch(PDOException $e){
    echo 'Não foi possível conectar: ' . $e->getMessage();
  }
?>
 
</body>
</html>

Se você forneceu todos os parâmetros de conexão corretamente, execute a página PHP e você terá o seguinte resultado:

Conexão efetuada com sucesso.


C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como transformar uma string em um array de caracteres em C# usando o método ToCharArray()

Quantidade de visualizações: 13876 vezes
O método ToCharArray() da classe String da linguagem C# permite retornar um array de char contendo todos os caracteres presente na string original. Podemos tirar proveito disso para manipular os caracteres individuais de uma palavra, frase ou texto.

Veja um código C# completo no qual demonstramos o seu uso:

using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      string frase = "Gosto de C#";
      Console.WriteLine("String original: " + frase);

      // obtém um array de caracteres a partir da string
      char[] letras = frase.ToCharArray();

      // exibe os caracteres no array
      for (int i = 0; i < letras.Length; i++) {
        Console.WriteLine(letras[i]);
      }

      Console.WriteLine("Pressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

String original: Gosto de C#
G
o
s
t
o

d
e

C
#


VisuAlg ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: VisuAlg Básico

Exercícios Resolvidos de VisuAlg - Escreva um programa VisuAlg que pergunte a velocidade de um carro. Caso ultrapasse 80km/h, exiba uma mensagem dizendo que

Quantidade de visualizações: 225 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa VisuAlg que pergunte a velocidade de um carro. Caso ultrapasse 80km/h, exiba uma mensagem dizendo que o usuário foi multado. Nesse caso, exiba o valor da multa, cobrando R$ 5,00 por cada quilômetro acima da velocidade permitida.

Sua saída deve ser parecida com:

Velocidade do carro: 85
Você foi multado.
A multa a ser paga é: 25.0

Velocidade do carro: 75
Você não foi multado

Velocidade do carro: 110
Você foi multado.
A multa a ser paga é: 150.0
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando VisuAlg:

algoritmo "Calcular a velocidade de um carro em VisuAlg"

var
  // variáveis usadas na resolução do problema
  velocidade, multa: real

// função principal do programa
inicio
  // vamos pedir para o usuário informar a velocidade
  // do carro
  escreva("Informe a velocidade do carro: ")
  leia(velocidade)

  // vamos verificar se o usuário foi multado
  se (velocidade > 80) entao
    escreval("Você foi multado.")
    // vamos calcular a multa
    multa <- (velocidade - 80) * 5.0
    escreval("A multa a ser paga é: ", multa)
  senao
    escreval("Você não foi multado")
  fimse

  escreval()

fimalgoritmo



PHP ::: Dicas & Truques ::: Variáveis e Constantes

Como testar se uma variável ou constante é do tipo integer - Como usar as funções is_int() e is_integer() do PHP

Quantidade de visualizações: 9654 vezes
Em algumas situações precisamos verificar se uma determinada ou constante é do tipo integer, ou seja, possui um valor inteiro, sem casas decimais. Isso pode ser feito por meio das funções is_int() e is_integer(). Elas retornam um valor true se o arguemento for um inteiro e false em caso contrário.

Veja um exemplo completo de como usá-las:

<?php
/*
  Em algumas situações podemos querer saber se
  o tipo de uma variável é integer, ou seja,
  contém um valor inteiro (sem casas decimais).
 
  Este teste pode ser feito com o auxílio da
  função is_int() ou is_integer(). Esta função 
  retorna um valor true ou false dependendendo do 
  tipo de variável sendo testada.    
  */ 
 
  $valor = 10;
 
  if(is_int($valor)){
    echo 'A variável $valor é do tipo integer';
  }
?>

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

A variável $valor é do tipo integer

Esta dica foi revisada, atualizada e testada com o PHP 8.


Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Python Básico

Exercício Resolvido de Python - Como calcular o restante de um salário após o pagamento de duas contas com juros

Quantidade de visualizações: 1444 vezes
Pergunta/Tarefa:

Cintia acaba de receber seu salário mas precisa pagar duas contas atrasadas. Por causa do atraso, ela deverá pagar multa de 2% sobre cada conta. Faça um programa que leia o valor do salário e das duas contas e que calcule e mostre quanto restará do salário de Cintia.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o salário: 1350
Valor da primeira conta: 140
Valor da segunda conta: 300

Total das contas sem juros: 440.0
Total dos juros: 8.8
Total das contas com juros: 448.8
Sobra do salário: 901.2
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Python:

# método principal
def main():
  # vamos pedir que o usuário informe o valor do salário e das duas contas
  salario = float(input("Informe o salário: "))
  conta1 = float(input("Valor da primeira conta: "))
  conta2 = float(input("Valor da segunda conta: "))
    
  # total a ser pago nas duas contas sem os juros
  total_contas = conta1 + conta2
  # calcula os juros
  total_juros = total_contas * 0.02
  # total a ser pago com juros
  total_contas_com_juros = total_contas + total_juros
  # sobra do salário
  sobra_salario = salario - total_contas_com_juros
    
  # mostra os resultados
  print("\nTotal das contas sem juros: {0}".format(total_contas))
  print("Total dos juros: {0}".format(total_juros))
  print("Total das contas com juros: {0}".format(total_contas_com_juros))
  print("Sobra do salário: {0}".format(sobra_salario))
  
if __name__== "__main__":
  main()



C# ::: Windows Forms ::: DataGridView

Como retornar a célula atual em um DataGridView do C# Windows Forms como um objeto da classe DataGridViewCell

Quantidade de visualizações: 13039 vezes
A célula atual de um DataGridView pode ser obtida por meio da propriedade CurrentCell. Esta propriedade retorna um objeto da classe DataGridViewCell. Por meio de propriedades e métodos desta classe podemos obter os índices da coluna e da linha às quais a célula pertence, seu valor, estilo, etc.

Veja um trecho de código no qual obtemos o valor da célula atual de um DataGridView:

private void button3_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos obter a célula atual (que possui o foco)
  DataGridViewCell celulaAtual = dataGridView1.CurrentCell;

  // vamos exibir o valor da célula atual
  string valor = celulaAtual.Value.ToString();
  MessageBox.Show("O valor da célula atual é: "
    + valor);
}

Se não houver célula atual no DataGridView, o retorno da propriedade CurrentCell será null.


Python ::: Pandas Python Library (Biblioteca Python Pandas) ::: DataFrame

Como acessar uma linha específica em um DataFrame do Pandas da linguagem Python usando o método iloc()

Quantidade de visualizações: 11291 vezes
Em várias situações nós precisamos investigar o conteúdo de uma determinada linha, ou seja, um registro específico contido em um DataFrame do Pandas. Para isso podemos usar o método iloc() do objeto DataFrame.

Este método recebe um valor inteiro representando o índice da linha a ser retornada. É possível também fornecer uma list contendo vários índices, e até mesmo intervalos, mas isso é assunto para outras dicas. O retorno do método é uma Series ou um DataFrame, dependendo dos parâmetros usados.

Vamos ver um exemplo? Analise o código a seguir:

# importamos a biblioteca Pandas
import pandas as pd
 
def main():
  # vamos carregar os dados do arquivo .csv
  dados = pd.read_csv("emprestimos.csv",
   delimiter=";")
 
  # vamos mostrar o DataFrame resultante
  print(dados)

  # agora vamos mostrar o conteúdo da terceira linha
  linha = dados.iloc[2]
 
  # mostramos o conteúdo da terceira linha
  print("\nConteúdo da terceira linha:\n")
  print(linha)

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

    id         nome  idade sexo  renda  valor  parc  pont ap
0    1    HELENA508     39    F   6500   8000     6    87  S
1    2   JESSICA631     65    F   3000    500    48     2  N
2    3    FELIPE768     39    M  10200  20000    24    40  S
3    4    AMANDA515     90    F    800   1500    30    87  N
4    5     LAURA312     61    F   1800  15000    50     8  N
5    6    CARLOS291     84    M    970  11000     6    59  N
6    7    CARLOS859     64    F    970    500    12     1  N

Conteúdo da terceira linha:

id               3
nome     FELIPE768
idade           39
sexo             M
renda        10200
valor        20000
parc            24
pont            40
ap               S
Name: 2, dtype: object


Veja que o conteúdo da linha é exibido na vertical. Se quisermos exibí-lo na horizontal, basta passarmos o índice da linha como uma list. Veja:

# agora vamos mostrar o conteúdo da terceira linha
linha = dados.iloc[[2]]

Agora o resultado será:

Conteúdo da terceira linha:

   id       nome  idade sexo  renda  valor  parc  pont ap
2   3  FELIPE768     39    M  10200  20000    24    40  S


Para testarmos se o retorno do método iloc() foi mesmo uma Series, basta usarmos a função type() do Python:

# vamos checar o retorno do método iloc()
linha = dados.iloc[[2]]
print("Tipo do retorno:", type(linha))

Este código exibirá um resultado parecido com:

Tipo do retorno: <class 'pandas.core.frame.DataFrame'>


Delphi ::: Dicas & Truques ::: Bilbiotecas Estáticas (obj) e Dinâmicas (DLLs)

Como criar DLLs usando Delphi? É possível criar DLLs para o Windows usando Delphi?

Quantidade de visualizações: 13198 vezes
As DLLs (Dynamic Link Libraries - Bibliotecas de Vínculo Dinâmico) são arquivos compilados bem similares aos arquivos .exe que estamos acostumados a criar em Delphi. Uma DLL contém rotinas, recursos ou ambos. Mas, não pode ser executada por si só, ou seja, se dermos duplo-clique em uma DLL nada acontecerá.

Isso acontece porque uma DLL é desenvolvida para ser usada juntamente como outros aplicativos e/ou outras DLLs. No ambiente Windows encontramos muitas DLLs. Na verdade, o Windows e sua Win32 API é uma coleção de DLLs. Se olharmos nos diretórios System ou System32 encontraremos várias delas, incluindo kernel32.dll, gdi32.dll, user32.dll, shell32.dll, comctl32.dll, entre outras.

Mas, para que servem as DLLs? É possível desenvolver aplicações Windows sem usá-las? Vamos às respostas.

As DLLs existem com o propósito de compartilhar código entre aplicações. Isso quer dizer que uma mesma DLL pode estar sendo usada por vários programas ao mesmo tempo. E isso é verdade no ambiente Windows. Todos os programas de interface gráfica escritos em Delphi, C, C++, etc e que usam os componentes gráficos do Windows estão de alguma forma fazendo uso de códigos disponíveis em DLLs do sistema. Sem o aproveitamente de tais códigos os executáveis ficariam enormes, visto que cada um teria que implementar as rotinas de desenho e diretivas de criação de janelas. Ao aproveitar as funcionalidades disponíveis nas DLLs do sistema esta tarefa se torna muito mais fácil.

Mas, além de usar DLLs de terceiros com códigos já prontos e devidamente testados, você também pode criar suas próprias DLLs. O motivo disso é que você pode querer compartilhar algumas de suas rotinas entre os vários aplicativos que você desenvolve. A maior vantagem disso é que, ao atualizar ou corrigir o código em uma DLL você estará certo de que todas as aplicações que fazem uso desta DLL automaticamente perceberão e tirarão proveito da atualização.

Entre as vantagens do uso de DLLs podemos citar:

a) Podemos compartilhar rotinas e códigos entre várias aplicativos;

b) Ao mantermos boa parte de nossos códigos em DLLs nós conseguimos economizar memória e espaço em disco;

c) Outros desenvolvedores poderão usar nossas rotinas e lógica mesmo sem ter acesso aos nossos códigos-fontes;

d) Podemos usar códigos escritos em outras linguagens em nossos programas Delphi. Isso quer dizer que uma DLL escrita em C/C++ poderá ser usada em um programa Delphi sem qualquer problema. A prova disso é que as DLLs do Windows são escritas em C/C++.

Hora de criar sua primeira DLL em Delphi. Consulte outras dicas nesta seção para aprender a fazê-lo.

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica

Como calcular a velocidade da queda livre de um corpo dado o intervalo de tempo (e a aceleração da gravidade) em C

Quantidade de visualizações: 2626 vezes
A Queda Livre é um Movimento Uniformemente Variado, na qual um objeto em queda livre tem a sua velocidade aumentada a taxas constantes. Abandonado em alturas próximas da terra, a velocidade com que um corpo cai aumenta a uma taxa de aproximadamente 9,8m/s. Isso é o mesmo que dizer que a aceleração da gravidade terrestre é de 9,8m/s2, o que aumenta a velocidade do objeto em 35,28km/h a cada segundo.

Assim, a fórmula da velocidade de um objeto em queda livre é:

\[ \text{v} = \text{g} \cdot \text{t} \]

Onde:

v ? velocidade de queda (m/s)

g ? aceleração da gravidade (m/s2)

t ? intervalo de tempo (s)

Vamos ver um exemplo? Veja o seguinte enunciado:

1) Um corpo é abandonado a uma altura qualquer no tempo 0s e está em queda livre. Calcule a sua velocidade no tempo 15s.

Como sabemos que o intervalo de tempo é 15s, só precisamos jogar na fórmula. Veja o código C completo para o cálculo:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
     
int main(int argc, char *argv[]){
  // gravidade terrestre em m/s2
  float gravidade = 9.80665;
  // intervalo de tempo da queda livre (em segundos)
  float tempo = 15.00; // em segundos
  // velocidade da queda nesse intervalo
  float velocidade = gravidade * tempo;
  
  // mostramos o resultado
  printf("A velocidade da queda livre é: %fm/s",
    velocidade);
    
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

A velocidade da queda livre é: 147.099747m/s

Se quisermos saber a velocidade em km/h, basta multiplicar o resultado por 3.6, o que dará 529.56km/h.

Vamos tornar o experimento mais interessante? Veja uma modificação no código C que mostra a velocidade da queda nos 10 primeiros segundos, de forma individual:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
     
int main(int argc, char *argv[]){
  int i; // variável de controle do laço
  // gravidade terrestre em m/s2
  float gravidade = 9.80665;
  // intervalo de tempo da queda livre (em segundos)
  int tempo;
  // velocidade da queda nesse intervalo
  float velocidade;
  
  // um laço for que repete 10 vezes
  for(i = 1; i <= 10; i++){
    tempo = i; // inicialmente será um segundo
    velocidade = gravidade * tempo;
    printf("A velocidade no tempo %d: %fm/s\n",
      tempo, velocidade);
  }
    
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

A velocidade no tempo 1: 9.806650m/s
A velocidade no tempo 2: 19.613300m/s
A velocidade no tempo 3: 29.419950m/s
A velocidade no tempo 4: 39.226601m/s
A velocidade no tempo 5: 49.033249m/s
A velocidade no tempo 6: 58.839901m/s
A velocidade no tempo 7: 68.646553m/s
A velocidade no tempo 8: 78.453201m/s
A velocidade no tempo 9: 88.259850m/s
A velocidade no tempo 10: 98.066498m/s

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