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![]() Planilha Web - Planilhas e Calculadoras online para estudantes e profissionais de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. |
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PHP ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como criar vetores em PHP com a construção array() e usando inteiros como chavesQuantidade de visualizações: 8447 vezes |
A linguagem PHP nos permite criar vetores (arrays) e informar os valores inteiros que queremos como chaves, ou seja, não precisamos, obrigatoriamente, iniciar os índices dos elementos em 0. Veja o código a seguir: <html> <head> <title>Estudando PHP</title> </head> <body> <?php $linguagens = array(10 => 'Java', 11 => 'Python', 12 => 'C++'); echo "A linguagem escolhida foi: " . $linguagens[11]; ?> </body> </html> Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: A linguagem escolhida foi: Python |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como testar se uma string começa com uma determinada substring em JavaScript usando a função startsWith()Quantidade de visualizações: 2250 vezes |
O método startsWith() da linguagem JavaScript foi adicionado ao objeto String na revisão ECMAScript 2015, ou ES6, também chamado de ECMAScript 6. Este método é chamado diretamente em uma variável do tipo string e retorna true se a palavra, frase ou texto começar com uma substring específica e false em caso contrário. Veja um exemplo no qual verificamos se uma frase começa com a palavra "JavaScript": <script type="text/javascript"> var frase = "JavaScript é uma das melhores linguagens"; if(frase.startsWith("JavaScript")){ document.writeln("A frase começa com a palavra JavaScript"); } else{ document.writeln("A frase não começa com a palavra JavaScript"); } </script> Ao executarmos este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: A frase começa com a palavra JavaScript É importante ter em mente que a função startsWith() diferente letras maiúsculas de letras minúsculas. |
C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como escrever uma função strtolower() para transformar uma palavra inteira em letras minúsculas usando a linguagem CQuantidade de visualizações: 10025 vezes |
O C padrão não possui uma função para transformar todas as letras de uma palavra em minúsculas, embora alguns compiladores a forneça. O que temos é a função: int tolower(int c); que permite transformar um caractere em seu correspondente minúsculo. Podemos tirar vantagem disso e escrever uma função strtolower() personalizada. Veja a listagem logo abaixo: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> void strtolower(char *string){ while(*string){ *string = tolower(*string); string++; } } int main(int argc, char *argv[]) { char frase[] = "PROGRAMANDO EM C"; strtolower(frase); printf("%s\n\n", frase); system("PAUSE"); return 0; } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: programando em c Pressione qualquer tecla para continuar... |
C ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como calcular porcentagem em C - Como efetuar cálculos de porcentagem em CQuantidade de visualizações: 28935 vezes |
Cálculos de porcentagens estão presentes em boa parte das aplicações que desenvolvemos. Porém, há momentos em que a mente trava e não conseguimos lembrar com clareza como estes cálculos são feitos, principalmente em C. Esta anotação tem o objetivo de ser uma fonte de pesquisa para os momentos em que suas habilidades matemáticas insistirem em continuar ocultas. Ex: 1 - Suponhamos que um produto que custe R$ 178,00 sofra um acréscimo de 15%. Qual o valor final do produto? Veja o código em C: // Algoritmo que calcula porcentagem em C #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // variáveis usadas na resolução do problema float valor, percentual, valor_final; valor = 178.00; // valor original percentual = 15.0 / 100.0; // 15% valor_final = valor + (percentual * valor); // mostra o resultado printf("O valor final do produto é: %f", valor_final); // O resultado será 204,70 printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ex: 2 - Um produto, cujo valor original era de R$ 250,00, teve um desconto de 8%. Qual foi seu valor final? Veja o código em C: // Algoritmo que calcula porcentagem em C #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // variáveis usadas na resolução do problema float valor, percentual, valor_final; valor = 250.00; // valor original percentual = 8.0 / 100.0; // 8% valor_final = valor - (percentual * valor); // mostra o resultado printf("O valor final do produto é: %f", valor_final); // O resultado será 230,00 printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ex: 3 - Em um concurso de perguntas e respostas, um jovem acertou 72 das 90 perguntas apresentadas. Qual foi a porcentagem de acertos? E a porcentagem de erros? Veja o código em C: // Algoritmo que calcula porcentagem em C #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // variáveis usadas na resolução do problema float perguntas, acertos; perguntas = 90.0; acertos = 72.0; // mostra a porcentagem de acertos printf("Porcentagem de acertos: %f%%", ((acertos / perguntas) * 100)); // mostra a porcentagem de erros printf("\nPorcentagem de erros: %f%%", ((perguntas - acertos) / perguntas) * 100); // Os resultados serão 80% e 20% printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ex: 4 - Um aparelho de CD foi adquirido por R$ 300,00 e revendido por R$ 340,00. Qual foi a porcentagem de lucro na transação? Veja o código em C: // Algoritmo que calcula porcentagem em C #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // variáveis usadas na resolução do problema float valor_anterior, novo_valor, porcentagem_lucro; valor_anterior = 300.0; // valor anterior novo_valor = 340.0; // valor novo // calcula a porcentagem de lucro // efetua o cálculo porcentagem_lucro = ((novo_valor * 100) / valor_anterior) - 100; printf("A porcentagem de lucro foi de: %f%%", porcentagem_lucro); // O resultado será 13,33 printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } Ex: 5 - Uma loja repassa 5% do lucro a seus vendedores. Se um produto custa R$ 70,00, qual o valor em reais repassado a um determinado vendedor? Veja o código em C: // Algoritmo que calcula porcentagem em C #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // variáveis usadas na resolução do problema float valor, percentual, comissao; valor = 70.0; // valor do produto percentual = 5.0 / 100.0; // 5% // calcula a comissão comissao = percentual * valor; // mostra o resultado printf("O valor repassado ao vendedor é: %f", comissao); // O resultado será 3,5 printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como calcular juros simples e montante usando JavaScriptQuantidade de visualizações: 16882 vezes |
O regime de juros será simples quando o percentual de juros incidir apenas sobre o valor principal. Sobre os juros gerados a cada período não incidirão novos juros. Valor Principal ou simplesmente principal é o valor inicial emprestado ou aplicado, antes de somarmos os juros. Transformando em fórmula temos: J = P . i . n Onde: J = juros P = principal (capital) i = taxa de juros n = número de períodos Imaginemos uma dívida de R$ 2.000,00 que deverá ser paga com juros de 5% a.m. pelo regime de juros simples e o prazo para o pagamento é de 2 meses. O cálculo em JavaScript pode ser feito assim: <script type="text/javascript"> var principal = 2000.00; var taxa = 0.08; var meses = 2; var juros = principal * taxa * meses; document.write("O total de juros a ser pago é: " + juros); </script> O montante da dívida pode ser obtido das seguintes formas: a) Montante = Principal + Juros b) Montante = Principal + (Principal x Taxa de juros x Número de períodos) M = P . (1 + (i . n)) Veja o código: <script type="text/javascript"> var principal = 2000.00; var taxa = 0.08; var meses = 2; var juros = principal * taxa * meses; var montante = principal + juros; document.write("O total de juros a ser pago é: " + juros + "<br>"); document.write("O montante da dívida é: " + montante); </script> |
C# ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList |
Como excluir todos os elementos de uma ArrayList do C# usando o método Clear()Quantidade de visualizações: 8594 vezes |
A remoção, ou seja, a exclusão de todos os elementos de uma ArrayList do C# pode ser feita com uma chamada ao método Clear(). Veja que este método poderá lançar uma exceção NotSupportedException se a ArrayList for somente leitura ou possuir um tamanho fixo. Veja um exemplo de seu uso: using System; using System.Collections; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { // Cria o ArrayList ArrayList cidades = new ArrayList(); // Adiciona nomes de cidades cidades.Add("Goiânia"); cidades.Add("Cuiabá"); cidades.Add("Fortaleza"); cidades.Add("Curitiba"); // obtém a quantidade de elementos int quant = cidades.Count; Console.Write("A lista contém {0} itens\n", quant); // vamos remover todos os elementos cidades.Clear(); // obtém a quantidade de elementos novamente quant = cidades.Count; Console.Write("A lista contém {0} itens", quant); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: A lista contém 4 itens A lista contém 0 itens Pressione uma tecla para sair... |
Java ::: Tratamento de Erros ::: Erros de Tempo de Execução |
Como corrigir um erro ClassCastException em Java - Como tratar a exceção ClassCastException do JavaQuantidade de visualizações: 17272 vezes |
A exceção ClassCastException é um erro de tempo de execução que ocorre quando tentamos fazer um cast (coerção - conversão explícita) de uma classe para outra classe diferente desta ou que não seja uma superclasse desta. Em outras palavras, casts válidos para classes e interfaces devem seguir as regras abaixo: 1) Se NovoTipo é uma classe, a classe da expressão sendo convertida deve ser do tipo NovoTipo ou herdar de NovoTipo. 2) Se NovoTipo é uma interface, a classe da expressão sendo convertida deve implementar NovoTipo. Considere o código a seguir: public class Estudos{ public static void main(String args[]){ Object x = new Integer(0); System.out.println((String)x); } } Este código compila normalmente. Porém, ao ser executado, a seguinte mensagem de erro é exibida: Exception in thread "main" java.lang.ClassCastException: java.lang.Integer cannot be cast to java.lang.String at Estudos.main(Estudos.java:4) Esta mensagem nos informa que a classe Integer não pode sofrer um cast para String, uma vez que Integer não é e nem herda de String. Veja agora a nova versão: public class Estudos{ public static void main(String args[]){ Object x = new Integer(0); System.out.println((Integer)x); } } Veja que agora nós estamos fazendo o cast de uma referência Object para Integer. Embora Object não seja e nem herde de Integer, o sistema de tempo de execução sabe que x guarda atualmente uma referência a um Integer: Object x = new Integer(0); |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como obter o índice inicial e final de um vetor usando as funções Low() e High() da unit System do DelphiQuantidade de visualizações: 12011 vezes |
Como os índices dos vetores em Delphi, diferente de outras linguagens, nem sempre começam em 0, não podemos deduzir que Length() - 1 retornará o índice final do vetor. Desta forma, podemos usar as funções Low() e High(), ambas presentes na unit System. A função Low() retorna o índice inicial do vetor, enquanto High() retorna o índice final. Veja: procedure TForm3.Button1Click(Sender: TObject); var valores: array[11..20] of Integer; inicio, fim: Integer; begin // vamos obter o índice inicial do vetor inicio := Low(valores); // vamos obter o índice final da vetor fim := High(valores); // vamos exibir o resultado ShowMessage('O índice inicial do vetor é: ' + IntToStr(inicio)); ShowMessage('O índice final do vetor é: ' + IntToStr(fim)); ShowMessage('O tamanho do vetor é: ' + IntToStr((fim - inicio) + 1)); end; Lembre-se desta dica quando precisar percorrer os elementos de um vetor ou uma matriz usando o laço For da linguagem Delphi. |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como excluir um arquivo em Delphi usando a função DeleteFile()Quantidade de visualizações: 32406 vezes |
Em algumas situações nossas aplicações precisam excluir arquivos. Para isso o Delphi nos fornece a função DeleteFile(), presente na unit SysUtils. Esta função recebe o caminho e nome do arquivo a ser excluído e retorna true se a exclusão foi feita com sucesso e false em caso contrário. Veja um trecho de código no qual excluímos um arquivo chamado "dados.txt": procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var arquivo: string; begin // diretorio e nome do arquivo arquivo := 'C:\arquivo de codigos\dados.txt'; // vamos remover o arquivo if DeleteFile(arquivo) then ShowMessage('O arquivo foi excluído com sucesso') else ShowMessage('Não foi possível excluir o arquivo'); end; Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
C# ::: Namespace System.Drawing ::: Graphics |
Computação gráfica C# Windows Forms - Como desenhar em C# - A classe GraphicsQuantidade de visualizações: 8000 vezes |
Qualquer um que queira iniciar os estudos e desenhos de gráficos em C# usando Windows Forms deve obrigatoriamente entender um pouco de GDI e GDI+. GDI é o acrônimo de Graphics Device Interface e GDI+ é o seu sucessor em versões mais recentes do Microsoft Windows. Com a indepedência do GDI+ podemos desenhar em um formulário, na tela ou impressora sem qualquer modificação no código. O próprio GDI+ se encarrega dos detalhes da implementação de cada um destes diferentes dispositivos. O GDI+ é uma interface de programação de aplicações (API) que forma o sub-sistema do sistema operacional Microsoft Windows XP. Esta API é a responsável pela exibição de informações na tela e impressoras. O GDI+ é uma DLL Win32 chamada de gdiplus.dll que é distribuída com o Windows XP e versões mais recentes do Windows. Esta DLL está também disponível para uso em versões do Windows anteriores ao XP. A plataforma .NET encapsula as funcionalidades do GDI+ nos seguintes namespaces: System.Drawing, System.Drawing.Drawing2D, System.Drawing.Imaging, System.Drawing.Text e System.Drawing.Printing. Antes de iniciar seus desenhos em C# e Windows Forms, é importante entender o sistema de coordenadas do GDI+. Este sistema usa a medida de pixels ("picture elements"), que é a menor unidade de resolução no display de um monitor. Assim, o canto superior esquerdo de um controle GUI (um formulário, um painel, botão, etc) tem as coordenadas (0, 0), ou seja, x = 0 e y = 0. Lembre-se de que x é o eixo horizontal e y é o eixo vertical. A classe Graphics, do pacote System.Drawing, é quem fornece boa parte dos métodos que usamos para desenhar em C# e Windows Forms. Veja sua posição na hierarquia de classes da plataforma .NET: System.Object System.MarshalByRefObject System.Drawing.Graphics Veja um trecho de código no qual desenhamos uma linha horizontal no formulário a partir do clique de um botão: private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos obter o Graphics do formulário Graphics g = this.CreateGraphics(); // vamos desenhar uma linha horizontal de 300 pixels na // cor preta e espessura de 1 pixel g.DrawLine(new Pen(Color.Black, 1), new Point(20, 80), new Point(320, 80)); // vamos liberar o objeto Graphics g.Dispose(); } |
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