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![]() Planilha Web - Planilhas e Calculadoras online para estudantes e profissionais de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. |
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JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Cookies |
Como verificar se cookies estão habilitados no navegador do usuário usando JavaScriptQuantidade de visualizações: 159 vezes |
Em algumas situações nós gostaríamos de checar se os cookies estão habilitados no browser do usuário antes de gravarmos alguma informação. Nesta dica eu mostro como isso pode ser feito. Note que tudo que precisamos fazer é criar um cookie temporário e tentar acessá-lo em seguida. Veja o código completo para o exemplo (incluindo a página HTML): <!doctype html> <html> <head> <title>Estudos JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // vamos criar um cookie temporário var cookieTemp = (new Date()).getTime() + ''; // colocamos o cookie como parte do documento document.cookie = "cookieTemp=" + cookieTemp + "; path=/"; // o cookie existe? if (document.cookie.indexOf(cookieTemp, 0) < 0){ window.alert("Os cookies não estão habilitados no seu navegador"); } else{ window.alert("Os cookies estão habilitados no seu navegador"); } </script> </body> </html> Ao executar este código teremos o seguinte resultado: Os cookies estão habilitados no seu navegador. |
Python ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas |
Como calcular o cosseno de um ângulo em Python usando a função cos() do módulo Math - Calculadora de cosseno em PythonQuantidade de visualizações: 2640 vezes |
Como calcular o cosseno de um ângulo em Python usando a função cos() do módulo Math - Calculadora de cosseno em Python Em geral, quando falamos de cosseno, estamos falando do triângulo retângulo de Pitágoras (Teorema de Pitágoras). A verdade é que podemos usar a função cosseno disponível nas linguagens de programação para calcular o cosseno de qualquer número, mesmo nossas aplicações não tendo nenhuma relação com trigonometria. No entanto, é sempre importante entender o que é a função cosseno. Veja a seguinte imagem: ![]() Veja que temos um triângulo retângulo com as medidas já calculadas para a hipotenusa e os dois catetos, assim como os ângulos entre eles. Assim, o cosseno é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa, ou seja, o cateto adjascente dividido pela hipotenusa. Veja a fórmula: \[\text{Cosseno} = \frac{\text{Cateto adjascente}}{\text{Hipotenusa}} \] Então, se dividirmos 30 por 36.056 (na figura eu arredondei) nós teremos 0.8320, que é a razão entre o cateto adjascente e a hipotenusa (em radianos). Agora, experimente calcular o arco-cosseno de 0.8320. O resultado será 0.5881 (em radianos). Convertendo 0.5881 radianos para graus, nós obtemos 33.69º, que é exatamente o ângulo em graus entre o cateto adjascente e a hipotenusa na figura acima. Pronto! Agora que já sabemos o que é cosseno na trigonometria, vamos entender mais sobre a função cos() da linguagem Python. Esta função, que faz parte do módulo Math, recebe um valor numérico float e retorna um valor float, ou seja, também numérico) entre -1 até 1 (ambos inclusos). Veja: # vamos importar o módulo Math import math as math def main(): # vamos calcular o cosseno de três números print("Cosseno de 0 = %f" % math.cos(0)) print("Cosseno de 1 = %f" % math.cos(1)) print("Cosseno de 2 = %f" % math.cos(2)) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Cosseno de 0 = 1.000000 Cosseno de 1 = 0.540302 Cosseno de 2 = -0.416147 Note que calculamos os cossenos dos valores 0, 1 e 2. Observe como os resultados conferem com a curva da função cosseno mostrada abaixo: ![]() |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Um programa Java console ou GUI que exiba um número aleatório inteiro entre 0 e 10 (incluindo)Quantidade de visualizações: 12905 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java console ou GUI que exiba um número aleatório inteiro entre 0 e 10 (incluindo). Em seguida escreva um nova versão que exiba um número aleatório entre 10 e 20 (incluindo): Resposta/Solução: Veja a resolução e explicação para o código Java que exibe um número aleatório entre 0 e 10 (incluindo o 0 e 10): O método random() da classe Math retorna um número aleatório maior que ou igual a 0,0 e menor que 1,0. Assim, se o número gerado for: 0.46095278727662825 e o multiplicarmos por 10, teremos 4.609527872766282. Se aplicarmos uma conversão para inteiro teremos 4. Assim, para garantir que o número 10 também poderá ser sorteado, basta multiplicarmos Math.random() por 11. Veja: public static void main(String[] args){ // vamos gerar um número aleatório entre 0 e 10 int numero = (int)(Math.random() * 11); // vamos exibir o número aleatório gerado System.out.println("O número gerado foi: " + numero); } Para sortear um número aleatório entre 10 e 20, só precisamos somar 10 ao número gerado. Veja: public static void main(String[] args){ // vamos gerar um número aleatório entre 10 e 20 int numero = 10 + (int)(Math.random() * 11); // vamos exibir o número aleatório gerado System.out.println("O número gerado foi: " + numero); } |
R ::: Dicas de Estudo e Anotações ::: Variáveis e Constantes |
Regras para a escolha de nomes de variáveis na linguagem RQuantidade de visualizações: 1774 vezes |
A linguagem R, assim como quase todas as linguagens de programação, impõe algumas regras sobre os nomes que podemos escolher para nossos identificadores (variáveis, funções, nomes de classes, etc). Em R, nomes de variáveis devem seguir as seguintes regras: 1) Variáveis podem ter nomes curtos, tais como x, y, z, ou nomes mais descritivos, tais idade, valor_boleto, velocidade_total, etc. 2) Nomes de variáveis em R devem sempre começar com uma letra (ou o ponto) e pode ser uma combinação de letras, números, ponto (.) e underline (_). Se o nome da variável começar com um ponto (.), ele não poderá ser seguido por um número. 3) O nome de uma variável não pode começar com um número ou o caractere de underline (_). 4) Nomes de variáveis em R são case-sensitive, ou seja, há diferenciação de maiúsculas e minúsculas. Dessa forma, nome, Nome e NOME são três variáveis diferentes. 5) As palavras reservadas da linguagem (if, NULL, TRUE, FALSE, etc) não podem ser usados como nomes de variáveis, funções, nomes de classes e objetos. Veja a seguir exemplos de declaração e uso de variáveis em R: > x <- 10 [ENTER] > nome <- "Osmar" [ENTER] > pago <- TRUE [ENTER] > y <- x + 15 [ENTER] > x [ENTER] [1] 10 > nome [ENTER] [1] "Osmar" > y [ENTER] [1] 25 > pago [ENTER] [1] TRUE > |
Python ::: wxPython ::: Eventos e Tratadores de Eventos |
Como tratar o evento wx.EVT_MOVE em suas aplicações wxPython - Interfaces gráficas no PythonQuantidade de visualizações: 305 vezes |
Em algumas situações nós precisamos reagir ao evento wx.EVT_MOVE em nossas aplicações wxPython. Este evento é gerado todas as vezes que movemos uma janela para uma nova posição. Veja o código completo para uma aplicação wxPython na qual interceptamos e tratamos o evento wx.EVT_MOVE na janela principal do programa. Note o uso da função e.GetPosition() para recuperarmos as coordenadas x e y do evento e mostrarmos o resultado em controles wx.StaticText. # vamos importar o framework wxPython import wx # classe que representará a janela principal da # aplicação wxPython class JanelaPrincipal(wx.Frame): # o método construtor def __init__(self, *args, **kw): # chama o construtor da classe wx.Frame super(JanelaPrincipal, self).__init__(*args, **kw) # chama a função que inicializa a GUI self.InicializarGUI() # método usado para gerenciar o evento Move def OnMove(self, e): # obtemos a posição do evento e guardamos nas variáveis x e y x, y = e.GetPosition() # mostramos os valores nas labels self.st1.SetLabel(str(x)) self.st2.SetLabel(str(y)) # função que inicializa a GUI do programa def InicializarGUI(self): # criamos dois controles StaticText com os labels já definindos wx.StaticText(self, label='x:', pos=(10,10)) wx.StaticText(self, label='y:', pos=(10,30)) # criamos mais dois controles StaticText para escrevermos neles self.st1 = wx.StaticText(self, label='', pos=(30, 10)) self.st2 = wx.StaticText(self, label='', pos=(30, 30)) # fazemos um binding o evento wx.EVT_MOVE para a # função OnMove que criamos self.Bind(wx.EVT_MOVE, self.OnMove) # definimos o tamanho da janela self.SetSize((450, 350)) # define a cor de fundo da janela (Windows 10) self.SetBackgroundColour((150, 250, 100, 255)) # definimos o título da janela self.SetTitle('O evento Move') # e centralizamos a janela self.Centre() # função principal do programa Python def main(): # vamos criar a aplicação wxPython app = wx.App() janela_principal = JanelaPrincipal(None) janela_principal.Show() app.MainLoop() if __name__ == "__main__": main() |
Java ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como classificar um array em ordem crescente usando o método sort() da classe Arrays do JavaQuantidade de visualizações: 26902 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar o método sort() da classe Arrays da linguagens Java para ordenar um vetor de inteiros em ordem crescente. A assinatura do método sort() que usaremos é aquela que recebe apenas um argumento, ou seja, o array a ser ordenado. Note que a implementação de ordenação usada pelo método sort() é a ordenação quicksort, considerada uma das mais rápidas nos dias atuais. Veja o código completo para o exemplo: package estudos; import java.util.*; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // vamos declarar e construir um vetor de 5 inteiros int[] valores = new int[5]; // inicializa os elementos do array valores[0] = 23; valores[1] = 65; valores[2] = 2; valores[3] = 87; valores[4] = 34; // exibe os valores dos elementos do array // usando o laço for melhorado System.out.println("Elementos na ordem original:"); for(int valor : valores){ System.out.print(valor + " "); } // ordena os valores em ordem crescente Arrays.sort(valores); // exibe os valores dos elementos do array // usando o laço for melhorado System.out.println("\n\nElementos classificados em ordem crescente:"); for(int valor : valores){ System.out.print(valor + " "); } System.out.println("\n\n"); System.exit(0); } } Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado: Elementos na ordem original: 23 65 2 87 34 Elementos classificados em ordem crescente: 2 23 34 65 87 |
Java ::: Dicas & Truques ::: Sistema |
Como efetuar captura de tela (screenshot) em seus programas Java usando o método createScreenCapture() da classe RobotQuantidade de visualizações: 15180 vezes |
Nesta dica eu vou mostrar como é possível usar o método createScreenCapture() da classe Robot, do pacote java.awt, para tirar um print screen, ou seja, capturar uma determinada região da tela do seu computador. Note que, ao tirar o print da região que queremos, nós salvamos a imagem em um determinado diretório. Veja o código completo para o exemplo: package arquivodecodigos; import java.awt.AWTException; import java.awt.Rectangle; import java.awt.Robot; import java.awt.image.BufferedImage; import java.io.File; import java.io.IOException; import javax.imageio.ImageIO; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ try{ Robot robot = new Robot(); // Captura a tela na àrea definida pelo retângulo BufferedImage bi = robot.createScreenCapture(new Rectangle(0, 0, 300, 250)); // Salva a imagem ImageIO.write(bi, "jpg", new File("C:\\estudos_java\\captura_tela.jpg")); } catch(AWTException e){ e.printStackTrace(); } catch(IOException e){ e.printStackTrace(); } } } Execute este código e verá uma imagem JPG ser gravada no endereço "C:\\estudos_java\\captura_tela.jpg". |
Portugol ::: Dicas & Truques ::: Cadeias e Caracteres |
Como acessar os caracteres individuais de uma palavra ou frase em Portugol usando a função obter_caracter() da biblioteca TextoQuantidade de visualizações: 636 vezes |
Em algumas situações nós precisamos acessar os caracteres individuais de uma palavra ou frase no Portugol Studio ou Portugol Web Studio. Para isso nós podemos usar a função obter_caracter() da biblioteca Texto. Esta função pede, como primeiro argumento, a palavra ou frase a partir da qual o caractere será extraído e, como segundo argumento, o índice do caractere (sempre começando em 0 para o primeiro caractere). Veja um programa Portugol completo no qual obtemos o primeiro caractere de uma palavra: programa { // vamos importar a biblioteca Texto inclua biblioteca Texto --> tx funcao inicio() { cadeia palavra = "PORTUGOL" caracter letra = tx.obter_caracter(palavra, 0) escreva("A letra retornada é: ", letra) } } Ao executar este código Portugol nós teremos o seguinte resultado: A letra retornada é: P Veja agora como podemos usar o laço PARA para percorrer e exibir todos os caracteres individuais da palavra ou frase: programa { // vamos importar a biblioteca Texto inclua biblioteca Texto --> tx funcao inicio() { cadeia palavra = "PORTUGOL" para (inteiro i = 0; i <= tx.numero_caracteres(palavra) - 1; i++) { caracter letra = tx.obter_caracter(palavra, i) escreva("A letra é: ", letra, "\n") } } } Ao executar o código novamente nós teremos o seguinte resultado: A letra é: P A letra é: O A letra é: R A letra é: T A letra é: U A letra é: G A letra é: O A letra é: L |
Python ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como resolver uma equação do segundo grau em Python - Como calcular Bhaskara em PythonQuantidade de visualizações: 2640 vezes |
Como resolver uma equação do 2º grau usando Python Nesta dica mostrarei como encontrar as raízes de uma equação quadrática, ou seja, uma equação do 2º usando a linguagem Python. Definimos como equação do 2º grau ou equações quadráticas qualquer equação do tipo ax² + bx + c = 0 em que a, b e c são números reais e a ≠ 0. Ela recebe esse nome porque, no primeiro membro da igualdade, há um polinômio de grau dois com uma única incógnita. Note que, dos coeficientes a, b e c, somente o a é diferente de zero, pois, caso ele fosse igual a zero, o termo ax² seria igual a zero, logo a equação se tornaria uma equação do primeiro grau: bx + c = 0. Independentemente da ordem da equação, o coeficiente a sempre acompanha o termo x², o coeficiente b sempre acompanha o termo x, e o coeficiente c é sempre o termo independente. Como resolver uma equação do 2º grau Conhecemos como soluções ou raízes da equação ax² + bx + c = 0 os valores de x que fazem com que essa equação seja verdadeira. Uma equação do 2º grau pode ter no máximo dois números reais que sejam raízes dela. Para resolver equações do 2º grau completas, existem dois métodos mais comuns: a) Fórmula de Bhaskara; b) Soma e produto. O primeiro método é bastante mecânico, o que faz com que muitos o prefiram. Já para utilizar o segundo, é necessário o conhecimento de múltiplos e divisores. Além disso, quando as soluções da equação são números quebrados, soma e produto não é uma alternativa boa. Como resolver uma equação do 2º grau usando Bhaskara Como nosso código Python vai resolver a equação quadrática usando a Fórmula de Bhaskara, o primeiro passo é encontrar o determinante. Veja: \[\Delta =b^2-4ac\] Nem sempre a equação possui solução real. O valor do determinante é que nos indica isso, existindo três possibilidades: a) Se determinante > 0, então a equação possui duas soluções reais. b) Se determinante = 0, então a equação possui uma única solução real. c) Se determinante < 0, então a equação não possui solução real. Encontrado o determinante, só precisamos substituir os valores, incluindo o determinante, na Fórmula de Bhaskara: \[x = \dfrac{- b\pm\sqrt{b^2- 4ac}}{2a}\] Vamos agora ao código Python. Nossa aplicação vai pedir para o usuário informar os valores dos três coeficientes a, b e c e, em seguida, vai apresentar as raizes da equação: # importamos a bibliteca Math import math def main(): # vamos pedir para o usuário informar os valores dos coeficientes a = float(input("Valor do coeficiente a: ")) b = float(input("Valor do coeficiente b: ")) c = float(input("Valor do coeficiente c: ")) # vamos calcular o discriminante discriminante = (b * b) - (4 * a * c) # a equação possui duas soluções reais? if(discriminante > 0): raiz1 = (-b + math.sqrt(discriminante)) / (2 * a) raiz2 = (-b - math.sqrt(discriminante)) / (2 * a) print("Existem duas raizes: x1 = {0} e x2 = {1}".format(raiz1, raiz2)) # a equação possui uma única solução real? elif(discriminante == 0): raiz1 = raiz2 = -b / (2 * a) print("Existem duas raizes iguais: x1 = {0} e x2 = {1}".format(raiz1, raiz2)) # a equação não possui solução real? elif(discriminante < 0): raiz1 = raiz2 = -b / (2 * a) imaginaria = math.sqrt(-discriminante) / (2 * a) print("Existem duas raízes complexas: x1 = {0} + {1} e x2 = {2} - {3}".format( raiz1, imaginaria, raiz2, imaginaria)) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: Valor do coeficiente a: 1 Valor do coeficiente b: 2 Valor do coeficiente c: -3 Existem duas raizes: x1 = 1.0 e x2 = -3.0 |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como obter uma substring no início de uma string usando a função AnsiLeftStr() do DelphiQuantidade de visualizações: 12849 vezes |
Em algumas situações precisamos obter uma substring no início de uma string. Em Delphi isso pode ser feito por meio da função AnsiLeftStr(). Esta função requer a string a partir da qual a substring será obtida e a quantidade de caracteres que comporâo a substring. O retorno será uma nova string contendo a substring obtida. Veja o exemplo:procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var frase, substring: string; begin frase := 'Programar em Delphi é muito bom'; // vamos obter a substring "Programar" substring := AnsiLeftStr(frase, 9); // vamos exibir o resultado ShowMessage('Resultado: ' + substring); end; Não se esqueça de adicionar a unit StrUtils no uses do seu formulário. Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
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