![]() |
|
||||
![]() Planilha Web - Planilhas e Calculadoras online para estudantes e profissionais de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. |
|||||
Java ::: Projetos Java Completos - Códigos Fonte Completos Java ::: Projetos Java Programação Orientada a Objetos - Exemplos Java |
Simulação de Sistema Bancário usando Programação Orientada a Objetos em Java - Projeto completo com código fonte - Versão consoleQuantidade de visualizações: 17921 vezes |
Sobre este projeto Java Durante estes anos que tenho trabalhado como freelancer, mais da metade das requisições dos meus clientes foram ajuda para desenvolver idéias de programação orientada a objetos em Java para projeto de faculdades e universidades. Com isso percebi que boa parte dos alunos e iniciantes em programação orientada a objetos já entendem toda a teoria. O que lhes falta é prática, ou seja, aplicar estes conhecimentos em aplicações do mundo real. Pensando nisso, apresento a você um projeto muito interessante e que, se bem entendido e praticado, o ajudará a desenvolver qualquer tipo de aplicação, seja comercial ou para solucionar problemas cotidianos. O projeto Java apresentado nesta dica é uma simulação completa de um Sistema Bancário, tudo com código fonte em Java, comentado, com variáveis em português, em um nível médio de programação, para facilitar o entendimento de todos. Nesta simulação nós temos a criação de classes Java, construtores, encapsulamento de dados, agregação e composição, métodos com retorno e sem retorno, variáveis estáticas, variáveis públicas e privadas, e relacionamento entre objetos (um para um, um para muitos, muitos para um) usando ArrayList. Sim, o projeto faz uso extensivo de ArrayList, o que o torna muito rico para o aprendizado e fixação dos conhecimentos da linguagem Java e suas classes principais. O Diagrama de Classes Java Antes de falarmos mais sobre o projeto, dê uma boa olhada no seu diagrama de classes: ![]() Como a aplicação está estruturada? Como podemos ver no diagrama de classes, nós temos uma classe Sistema que contém zero ou vários objetos da classe Banco (relacionamento um para muitos). A classe Banco, por sua vez, possui uma ArrayList de objetos da classe Agência, ou seja, mais um relacionamento um para muitos, já que cada agência pertence a um único banco. Cada agência pode possuir zero ou mais contas, e cada conta possui um ArrayList de objetos da classe Transação, o que nos permite registrar todas as operações nas contas e emitir o extrato bancário, com os débitos, créditos e transferências entre contas. Tudo isso é feito por meio de vários menus de opções, como podemos ver na imagem a seguir: ![]() Devo usar ArrayList do Java para desenvolver o sistema? Sim, objetos da classe ArrayList são perfeitos quando precisamos representar relacionamentos um para muitos e muitos para um. É claro que poderíamos usar vetores de objetos (usando array), mas ficaríamos restritos a tamanhos fixos, enquanto o ArrayList nos permite cadastrar quantos bancos, pessoas, agências e contas quisermos. Dessa forma, veja, por exemplo, o trecho de código que cria um novo banco: switch(opcao){ case 1: // vamos cadastrar um novo banco System.out.print("\nNúmero do Banco: "); String numeroBanco = entrada.nextLine(); System.out.print("Nome do Banco: "); String nomeBanco = entrada.nextLine(); // vamos incrementar o contador de bancos Banco.contadorBancos++; // agora vamos criar um novo objeto da classe Banco Banco b = new Banco(Banco.contadorBancos, nomeBanco, numeroBanco); // e o adicionamos no ArrayList de bancos bancos.add(b); // e finalmente mostramos uma mensagem de sucesso. System.out.println("\nO banco criado com sucesso"); break; Note que este trecho de código é parte do case da opção Novo Banco do menu Gerenciar Bancos. Veja como usamos uma variável estática contadorBancos da classe Banco para criarmos um valor inteiro auto-incremento que nos permite identificadores únicos para cada banco. Veja agora mais um trecho de código muito interessante. Trata-se case 3: // vamos pesquisar uma conta System.out.print("\nId, número ou nome cliente da conta: "); pesquisaConta = entrada.nextLine(); // chamamos o método que pesquisa a conta temp = pesquisarConta(agenciaAtual, pesquisaConta); if(temp == null){ // conta não encotrada System.out.println("\nConta não encontrada na agência."); } else{ // mostra a conta encontrada System.out.println("\nId da conta bancária: " + temp.getId()); System.out.println("Número da conta: " + temp.getNumero()); System.out.println("Cliente: " + temp.getCliente().getNome()); System.out.println("Agência: " + agenciaAtual.getNumero() + " - " + agenciaAtual.getCidade()); System.out.println("Banco: " + bancoAtual.getNumero() + " - " + bancoAtual.getNome()); System.out.println("Saldo atual: " + temp.getSaldo()); System.out.println("Limite atual: " + temp.getLimite()); } break; Viu que código mais lindo? Note como a Programação Orientada a Objetos em Java nos permite desenvolver idéias de forma bem parecida mesmo ao mundo real. O fechamento com chave de ouro O produto final da aplicação Java deverá ser um extrato bancário mostrando os dados da conta escolhida, o histórico de transações com data, tipo da transação e valor, e o saldo atual da conta, com ou sem limite. Veja na imagem abaixo a formatação apresentada (mesmo em modo texto): ![]() Como posso obter este código fonte? Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo: 1) SBJCNB-A - Sistema Bancário em Java com Código Fonte Versão Console - NetBeans IDE - Faça o Download. 2) SBJCNB-B - Sistema Bancário em Java com Código Fonte Versão Console - Lê e salva os dados em arquivo usando serialização (Serializable), ou seja, os métodos readObject() e writeObject() - NetBeans IDE - Faça o Download. Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes. |
C++ ::: Fundamentos da Linguagem ::: Passos Iniciais |
Apostila C++ para iniciantes - Como usar a macro EXIT_SUCCESS em C++Quantidade de visualizações: 9646 vezes |
A macro EXIT_SUCCESS, disponível na biblioteca cstdlib da linguagem C++, pode ser usada como argumento para a função exit() para sinalizar que o programa finalizou sua execução sem erros. Os dois trechos de código abaixo são semelhantes: 1) Usando EXIT_SUCCESS para sinalizar que o programa foi finalizado com sucesso: #include <cstdlib> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]) { // programa foi finalizado com sucesso return EXIT_SUCCESS; } 2) Usando o valor 0 para sinalizar que o programa foi finalizado com sucesso: #include <cstdlib> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]) { // programa foi finalizado com sucesso return 0; } |
C# ::: Windows Forms ::: Formulários e Janelas |
C# Windows Forms - Como obter a quantidade de controles em um formulário usando a propriedade Controls.CountQuantidade de visualizações: 8406 vezes |
Em algumas situações nós precisamos saber quantos controles existem atualmente em um formulário Windows Forms. Isso pode ser feito com uma chamada à propriedade Count da classe ControlCollection. Um objeto da classe ControlCollection é retornado quando acessamos a propriedade Controls de um formulário (e presente também em outros controles que podem conter controles filhos). Veja um trecho de código no qual obtemos a quantidade de controles em um formulário ao clicarmos em um botão: private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos obter a quantidade de controles no formulário int quantControles = this.Controls.Count; // vamos exibir o resultado MessageBox.Show("O formulário contém " + quantControles + " controles."); } Note que a coleção ControlCollection retorna apenas os controles visuais no formulário, ou seja, componentes tais como Timer, DirectoryEntry, etc, não são incluídos. |
MySQL ::: Dicas & Truques ::: Chaves, Índices e Restrições de Integridade Referencial |
Como criar chaves primárias compostas em uma tabela do MySQLQuantidade de visualizações: 1708 vezes |
Sabemos que o uso do atributo PRIMARY KEY (PK) permite marcar um campo de uma tabela MySQL como chave primária. Assim, este campo não poderá ter valores repetidos nem conter o valor NULL. Há, no entanto, situações nas quais precisamos marcar mais de um campo como chave primária, ou seja, a chave primária é composta de dois ou mais campos. Estas situações surgem nos cenários em que temos relacionamentos N x N (muitos para muitos) e uma tabela associativa que represente o relacionamento. Um exemplo disso é a relação autor-livro: um autor pode escrever vários livros e um livro pode ser escrito por mais um autor (vários autores em conjunto). Mas, o mesmo autor não pode aparecer no mesmo livro mais de uma vez. Vamos representar isso passo-a-passo. Comece criando a tabela autores. Veja o comando CREATE TABLE completo para esta tarefa: CREATE TABLE autores( id INTEGER UNSIGNED NOT NULL AUTO_INCREMENT, nome VARCHAR(45) NOT NULL, email VARCHAR(45) NOT NULL, PRIMARY KEY(id) ) ENGINE = InnoDB; Este comando CREATE TABLE vai gerar a seguinte estrutura: Field Type Null Key Default Extra id int(10) unsigned NO PRI - auto_increment nome varchar(45) NO - email varchar(45) NO - Vamos agora criar a tabela livros. Veja o comando CREATE TABLE completo: CREATE TABLE livros( id INTEGER UNSIGNED NOT NULL AUTO_INCREMENT, titulo VARCHAR(45) NOT NULL, paginas INTEGER UNSIGNED NOT NULL, PRIMARY KEY (id) ) ENGINE = InnoDB; Este comando CREATE TABLE vai gerar a seguinte estrutura: Field Type Null Key Default Extra id int(10) unsigned NO PRI - auto_increment titulo varchar(45) NO - paginas int(10) unsigned NO - CREATE TABLE autores_livros( id_autor int(10) unsigned NOT NULL, id_livro int(10) unsigned NOT NULL, PRIMARY KEY(id_autor,id_livro), KEY FK_autores_livros_2(id_livro), CONSTRAINT FK_autores_livros_2 FOREIGN KEY(id_livro) REFERENCES livros(id), CONSTRAINT FK_autores_livros_1 FOREIGN KEY(id_autor) REFERENCES autores(id) ) ENGINE=InnoDB Este comando CREATE TABLE vai gerar a seguinte estrutura: Field Type Null Key Default Extra id_autor int(10) unsigned NO PRI - - id_livro int(10) unsigned NO PRI - - Agora experimente inserir dados nas tabelas autores e livros. Em seguida faça o relaciomento na tabela autores_livros. Tente repetir o id do autor para o mesmo livro. Imediatamente o MySQL recusará a inserção com a mensagem de erro: Error 1062: Duplicate entry '2-2' for key 1 E, como usamos chaves estrangeiras na tabela autores_livros, ao tentarmos excluir um livro já relacionado com um autor, teremos a seguinte mensagem de erro: Cannot delete or update a parent row: a foreign key constraint fails (`estudos/autores_livros`, CONSTRAINT `FK_autores_livros_2` FOREIGN KEY (`id_livro`) REFERENCES `livros` (`id`)) Veja mais dicas nesta seção para aprender mais sobre chaves estrangeiras e restrições de integridade referencial. |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Programação Orientada a Objetos em PHP - Como criar e usar variáveis estáticas em PHPQuantidade de visualizações: 10196 vezes |
Como já vimos em outras dicas desta seção, uma classe possui propriedades (variáveis) e métodos. Dessa forma, cada instância (cópia ou objeto) desta classe possui suas próprias cópias das variáveis declaradas na classe. Veja a seguinte declaração de uma classe Produto: <? // classe Produto com duas variáveis privadas e seus // correspondentes métodos mutatórios e acessórios class Produto{ private $nome; private $preco; public function setNome($nome){ $this->nome = $nome; } public function getNome(){ return $this->nome; } public function setPreco($preco){ $this->preco = $preco; } public function getPreco(){ return $this->preco; } } ?> Aqui cada instância da classe Produto terá suas próprias variáveis $nome e $preco. Há, porém, situações nas quais gostaríamos que uma determinada variável pertencesse à classe e não à cada instância individual. Um bom exemplo disso seria uma variável que registra a quantidade de instâncias que temos de uma classe ou a técnica de se atribuir um identificador único a cada instância da classe. Variáveis estáticas em PHP podem ser criadas por meio do uso da palavra-chave static. É comum tais variáveis serem declaradas com o modificador public, o que as torna acessíveis fora da classe na qual estas estão declaradas. Veja um exemplo: <? // classe Produto com duas variáveis privadas e seus // correspondentes métodos mutatórios e acessórios class Produto{ private $nome; private $preco; // uma variável estática que permite contar as instâncias // desta classe public static $contador = 0; // construtor da classe Produto function __construct(){ // vamos incrementar o contador aqui self::$contador++; } } // vamos criar duas instâncias da classe Produto $p1 = new Produto(); $p2 = new Produto(); // vamos obter o valor do contador de instâncias echo "Até este momento já criamos " . Produto::$contador . " instâncias da classe Produto"; ?> Este código possui alguns pontos interessantes e merece uma análise bem detalhada. Perceba que, dentro da classe, uma variável estática é acessada usando-se self e não $this, como fazemos com as variáveis de instâncias. Outra observação interessante é em relação ao acesso da variável estática fora da classe. Aqui nós usamos o nome da classe seguida por um par de dois pontos "::" e não por meio de referências às suas instâncias individuais. Finalmente observe o construtor da classe. A cada instância construída nós acessamos a variável estática e incrementamos seu valor em 1. É importante observar que variáveis estáticas não podem ser acessadas por meio de referências às instâncias da classe usando o operador "->". Assim, o trecho de código abaixo: // vamos tentar alterar o valor da variável estática por meio // de uma referência a uma das instâncias da classe Produto $p1->contador = 5; não provoca erros mas, também não traz o resultado esperado. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Programação Orientada a Objetos em Java - Java OOP - Como chamar o construtor de uma superclasse a partir da classe derivadaQuantidade de visualizações: 19317 vezes |
Em algumas situações, é necessário efetuar uma chamada ao construtor de uma superclasse a partir da sub-classe, ou classe derivada. Principalmente quando temos que inicializar dados privados pertencentes à superclasse. Imaginemos o seguinte cenário: uma classe Pessoa cujo construtor recebe o nome e idade da pessoa. Temos então uma classe Aluno que herda de pessoa e cujo construtor recebe nome, idade e matrícula. Desta forma, temos aqui uma boa oportunidade para efetuarmos uma chamada ao construtor da superclasse a partir da classe derivada. Comece criando a classe Pessoa (Pessoa.java): public class Pessoa{ public String nome; public int idade; // construtor da classe public Pessoa(String nome, int idade){ this.nome = nome; this.idade = idade; } } Compile Pessoa.java. Agora vamos criar um classe Aluno (Aluno.java) que herda da classe Pessoa: public class Aluno extends Pessoa{ public String matricula; // construtor public Aluno(String nome, int idade, String matricula){ // chama o construtor da superclasse super(nome, idade); this.matricula = matricula; } } Compile Aluno.java e escreva o programa abaixo, que demonstra como a chamada ao construtor da superclasse é feita a partir da subclasse, ou classe derivada: public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // cria um objeto da classe Aluno Aluno aluno = new Aluno("Osmar J. Silva", 36, "AC434-23"); // Exibe o resultado System.out.println("Nome: " + aluno.nome + "\n" + "Idade: " + aluno.idade + "\n" + "Matrícula: " + aluno.matricula); } } Execute este código e observe alguns detalhes interessantes. O mais importante é a forma de chamar o construtor da superclasse: // chama o construtor da superclasse super(nome, idade); Veja como recebemos três variáveis no construtor da classe Aluno e passamos duas delas para o construtor da superclasse. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Escreva um programa Java que leia duas notas obtidas por um aluno na disciplina de Algoritmos e Programação de Computadores, o número de aulas ministradasQuantidade de visualizações: 18949 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que leia duas notas obtidas por um aluno na disciplina de Algoritmos e Programação de Computadores, o número de aulas ministradas e o número de aulas assistidas por este aluno nesta disciplina. Calcule e mostre a média final deste aluno e diga se ele foi aprovado ou reprovado. Considere que para um aluno ser aprovado ele deve obter média final igual ou maior a 6,0 e ter no mínimo 75% de frequência. Importante: Seu código Java deverá validar os dados de entrada para que as notas não sejam menores que zero nem maiores que 10. Além disso, o número de aulas assistidas não pode ser maior que o número de aulas ministradas. Seu programa Java deverá exibir uma saída parecida com: Informe a primeira nota: 9 Informe a segunda nota: 7 Quantidade de aulas ministradas: 20 Quantidade de aulas assistidas: 17 Aluno aprovado com média 8.0 e frequencia 85.0% Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler as duas notas do aluno System.out.print("Informe a primeira nota: "); double n1 = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe a segunda nota: "); double n2 = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // vamos ler a quantidade de aulas ministradas System.out.print("Quantidade de aulas ministradas: "); int aulas_ministradas = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // agora a quantidade de aulas assistidas pelo aluno System.out.print("Quantidade de aulas assistidas: "); int aulas_assistidas = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // agora temos que validar as informações inseridas if((n1 < 0) || (n1 > 10)){ System.out.println("\nA nota n1 é inválida"); } else if((n2 < 0) || (n2 > 10)){ System.out.println("\nA nota n2 é inválida"); } else if(aulas_assistidas > aulas_ministradas){ System.out.println("Aulas assistidas maior que aulas ministradas"); } else{ // vamos calcular a média do aluno double media = (n1 + n2) / 2; // vamos calcular a frequencia double frequencia = (aulas_assistidas / (double)aulas_ministradas) * 100; // vamos testar a aprovação do aluno agora if((media >= 6.0) && (frequencia >= 75)){ System.out.println("Aluno aprovado com média " + media + " e frequencia " + frequencia + "%"); } else{ System.out.println("Aluno reprovado com média " + media + " e frequencia " + frequencia + "%"); } } } } |
C# ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como renomear um diretório em C# usando o método MoveTo() da classe DirectoryInfoQuantidade de visualizações: 9779 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função MoveTo() da classe DirectoryInfo para renomear um diretório na linguagem C#. Note que, na verdade, o que o método MoveTo() faz é mover todo o conteúdo de um diretório (incluindo seu conteúdo) para um novo diretório, o que dá o mesmo resultado que simplesmente renomear o diretório antigo. Veja um exemplo completo de seu uso: using System; using System.IO; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { // vamos criar uma instância da classe DirectoryInfo DirectoryInfo dir = new DirectoryInfo(@"C:\estudos_csharp\teste"); try { // vamos chamar o método MoveTo() para renomear o diretório dir.MoveTo(@"C:\estudos_csharp\teste_2"); Console.WriteLine("Diretório renomeado com sucesso."); } catch (Exception e) { Console.WriteLine("Não foi possível renomear o diretório: {0}", e.ToString()); } finally { } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: Diretório renomeado com sucesso. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como transformar em letras maiúsculas as iniciais de cada palavra em uma string JavaQuantidade de visualizações: 265 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos combinar os métodos da classe String e da classe StringBuffer para converter em letras maiúsculas as iniciais de cada palavra de uma frase ou texto. Para isso nós vamos usar os métodos charAt(), length(), toUpperCase() e setCharAt(). Veja o código completo para o exemplo: package estudos; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // vamos criar uma string contendo a nossa frase String frase = "Programar em java é bom demais"; System.out.println("A frase original é: " + frase); // vamos converter a frase em letras minúsculas frase = frase.toLowerCase(); // agora criamos um StringBuffer contendo a frase anterior StringBuffer frase2 = new StringBuffer(frase); // um laço que percorra todos os caracteres da frase for(int i = 0; i < frase2.length(); i++){ Character letra = frase2.charAt(i); if(i == 0){ letra = Character.toUpperCase(letra); frase2.setCharAt(i, letra); } else if((i > 0) && (frase2.charAt(i - 1) == ' ')){ letra = Character.toUpperCase(letra); frase2.setCharAt(i, letra); } } // retornamos para a string frase = frase2.toString(); // e exibimos o resultado System.out.println("Resultado: " + frase); System.exit(0); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: A frase original é: Programar em java é bom demais Resultado: Programar Em Java É Bom Demais |
Rust ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercício Resolvido de Rust - Como testar se um ano é bissexto em Rust - Um programa que lê um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou nãoQuantidade de visualizações: 476 vezes |
Pergunta/Tarefa: Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos (exceto anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400). Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. O último ano bissexto foi 2012 e o próximo será 2016. Um ano é bissexto se ele for divisível por 4 mas não por 100, ou se for divisível por 400. Escreva um programa Rust que pede ao usuário um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o ano: 2024 O ano informado é bissexto. Veja a resolução comentada deste exercício usando Rust: use std::io; use std::io::Write; // esta é a função principal do programa Rust fn main() { // variáveis usadas na resolução do problema let ano:i32; let mut ano_str = String::new(); // vamos solicitar que o usuário informe um ano print!("Informe o ano: "); std::io::stdout().flush().unwrap(); io::stdin().read_line(&mut ano_str).expect("String inválida"); ano = ano_str.trim().parse().expect("Valor inválido"); // vamos verificar se o ano informado é bissexto if ((ano % 4 == 0) && (ano % 100 != 0)) || (ano % 400 == 0) { println!("O ano informado é bissexto."); } else{ println!("O ano informado não é bissexto."); } } |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares |
Java - Como comparar strings em Java usando os métodos compareTo() e compareToIgnoreCase() da classe String Delphi - Como obter e exibir todos os itens selecionados em uma TListBox do Delphi de seleção múltipla |
Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo |
Revit Python Shell - Como pedir para o usuário selecionar somente um elemento no Revit usando a função PickObject() do objeto Selection do Revit Python Shell |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes |
Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site |
Python - Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python - Jogo completo em Python com código comentado |
Últimos Exercícios Resolvidos |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
1º lugar: Java |