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Java ::: Projetos Java Completos - Códigos Fonte Completos Java ::: Projetos Java Programação Orientada a Objetos - Exemplos Java

Simulação de Sistema Bancário usando Programação Orientada a Objetos em Java - Projeto completo com código fonte - Versão console

Quantidade de visualizações: 17921 vezes
Sobre este projeto Java

Durante estes anos que tenho trabalhado como freelancer, mais da metade das requisições dos meus clientes foram ajuda para desenvolver idéias de programação orientada a objetos em Java para projeto de faculdades e universidades.

Com isso percebi que boa parte dos alunos e iniciantes em programação orientada a objetos já entendem toda a teoria. O que lhes falta é prática, ou seja, aplicar estes conhecimentos em aplicações do mundo real.

Pensando nisso, apresento a você um projeto muito interessante e que, se bem entendido e praticado, o ajudará a desenvolver qualquer tipo de aplicação, seja comercial ou para solucionar problemas cotidianos.

O projeto Java apresentado nesta dica é uma simulação completa de um Sistema Bancário, tudo com código fonte em Java, comentado, com variáveis em português, em um nível médio de programação, para facilitar o entendimento de todos.

Nesta simulação nós temos a criação de classes Java, construtores, encapsulamento de dados, agregação e composição, métodos com retorno e sem retorno, variáveis estáticas, variáveis públicas e privadas, e relacionamento entre objetos (um para um, um para muitos, muitos para um) usando ArrayList. Sim, o projeto faz uso extensivo de ArrayList, o que o torna muito rico para o aprendizado e fixação dos conhecimentos da linguagem Java e suas classes principais.

O Diagrama de Classes Java

Antes de falarmos mais sobre o projeto, dê uma boa olhada no seu diagrama de classes:



Como a aplicação está estruturada?

Como podemos ver no diagrama de classes, nós temos uma classe Sistema que contém zero ou vários objetos da classe Banco (relacionamento um para muitos). A classe Banco, por sua vez, possui uma ArrayList de objetos da classe Agência, ou seja, mais um relacionamento um para muitos, já que cada agência pertence a um único banco.

Cada agência pode possuir zero ou mais contas, e cada conta possui um ArrayList de objetos da classe Transação, o que nos permite registrar todas as operações nas contas e emitir o extrato bancário, com os débitos, créditos e transferências entre contas.

Tudo isso é feito por meio de vários menus de opções, como podemos ver na imagem a seguir:



Devo usar ArrayList do Java para desenvolver o sistema?

Sim, objetos da classe ArrayList são perfeitos quando precisamos representar relacionamentos um para muitos e muitos para um. É claro que poderíamos usar vetores de objetos (usando array), mas ficaríamos restritos a tamanhos fixos, enquanto o ArrayList nos permite cadastrar quantos bancos, pessoas, agências e contas quisermos.

Dessa forma, veja, por exemplo, o trecho de código que cria um novo banco:

switch(opcao){
  case 1: // vamos cadastrar um novo banco
    System.out.print("\nNúmero do Banco: ");
    String numeroBanco = entrada.nextLine();
    System.out.print("Nome do Banco: ");
    String nomeBanco = entrada.nextLine();
        
    // vamos incrementar o contador de bancos
    Banco.contadorBancos++;
        
    // agora vamos criar um novo objeto da classe Banco
    Banco b = new Banco(Banco.contadorBancos, nomeBanco,
      numeroBanco);
    // e o adicionamos no ArrayList de bancos
    bancos.add(b);
        
    // e finalmente mostramos uma mensagem de sucesso.
    System.out.println("\nO banco criado com sucesso");
        
    break;


Note que este trecho de código é parte do case da opção Novo Banco do menu Gerenciar Bancos. Veja como usamos uma variável estática contadorBancos da classe Banco para criarmos um valor inteiro auto-incremento que nos permite identificadores únicos para cada banco.

Veja agora mais um trecho de código muito interessante. Trata-se

case 3: // vamos pesquisar uma conta
  System.out.print("\nId, número ou nome cliente da conta: ");
  pesquisaConta = entrada.nextLine();
  // chamamos o método que pesquisa a conta
  temp = pesquisarConta(agenciaAtual, pesquisaConta);
  if(temp == null){ // conta não encotrada
    System.out.println("\nConta não encontrada na agência.");  
  }
  else{
    // mostra a conta encontrada
    System.out.println("\nId da conta bancária: " +
      temp.getId());
    System.out.println("Número da conta: " +
      temp.getNumero());
    System.out.println("Cliente: " + 
      temp.getCliente().getNome());
    System.out.println("Agência: " + agenciaAtual.getNumero() +
      " - " + agenciaAtual.getCidade());
    System.out.println("Banco: " + 
      bancoAtual.getNumero() + " - " + bancoAtual.getNome());
    System.out.println("Saldo atual: " + temp.getSaldo());
    System.out.println("Limite atual: " + temp.getLimite());
  }
        
  break;


Viu que código mais lindo? Note como a Programação Orientada a Objetos em Java nos permite desenvolver idéias de forma bem parecida mesmo ao mundo real.

O fechamento com chave de ouro

O produto final da aplicação Java deverá ser um extrato bancário mostrando os dados da conta escolhida, o histórico de transações com data, tipo da transação e valor, e o saldo atual da conta, com ou sem limite. Veja na imagem abaixo a formatação apresentada (mesmo em modo texto):



Como posso obter este código fonte?

Os links para você baixar todas as versões deste projeto estão abaixo:

1) SBJCNB-A - Sistema Bancário em Java com Código Fonte Versão Console - NetBeans IDE - Faça o Download.

2) SBJCNB-B - Sistema Bancário em Java com Código Fonte Versão Console - Lê e salva os dados em arquivo usando serialização (Serializable), ou seja, os métodos readObject() e writeObject() - NetBeans IDE - Faça o Download.

Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto Java do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes.


C++ ::: Fundamentos da Linguagem ::: Passos Iniciais

Apostila C++ para iniciantes - Como usar a macro EXIT_SUCCESS em C++

Quantidade de visualizações: 9646 vezes
A macro EXIT_SUCCESS, disponível na biblioteca cstdlib da linguagem C++, pode ser usada como argumento para a função exit() para sinalizar que o programa finalizou sua execução sem erros.

Os dois trechos de código abaixo são semelhantes:

1) Usando EXIT_SUCCESS para sinalizar que o programa foi finalizado com sucesso:

#include <cstdlib>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[])
{
  // programa foi finalizado com sucesso
  return EXIT_SUCCESS;
}

2) Usando o valor 0 para sinalizar que o programa foi finalizado com sucesso:

#include <cstdlib>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[])
{
  // programa foi finalizado com sucesso
  return 0;
}



C# ::: Windows Forms ::: Formulários e Janelas

C# Windows Forms - Como obter a quantidade de controles em um formulário usando a propriedade Controls.Count

Quantidade de visualizações: 8406 vezes
Em algumas situações nós precisamos saber quantos controles existem atualmente em um formulário Windows Forms. Isso pode ser feito com uma chamada à propriedade Count da classe ControlCollection. Um objeto da classe ControlCollection é retornado quando acessamos a propriedade Controls de um formulário (e presente também em outros controles que podem conter controles filhos).

Veja um trecho de código no qual obtemos a quantidade de controles em um formulário ao clicarmos em um botão:

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos obter a quantidade de controles no formulário
  int quantControles = this.Controls.Count;

  // vamos exibir o resultado
  MessageBox.Show("O formulário contém " + quantControles + 
    " controles.");
}

Note que a coleção ControlCollection retorna apenas os controles visuais no formulário, ou seja, componentes tais como Timer, DirectoryEntry, etc, não são incluídos.


MySQL ::: Dicas & Truques ::: Chaves, Índices e Restrições de Integridade Referencial

Como criar chaves primárias compostas em uma tabela do MySQL

Quantidade de visualizações: 1708 vezes
Sabemos que o uso do atributo PRIMARY KEY (PK) permite marcar um campo de uma tabela MySQL como chave primária. Assim, este campo não poderá ter valores repetidos nem conter o valor NULL.

Há, no entanto, situações nas quais precisamos marcar mais de um campo como chave primária, ou seja, a chave primária é composta de dois ou mais campos. Estas situações surgem nos cenários em que temos relacionamentos N x N (muitos para muitos) e uma tabela associativa que represente o relacionamento.

Um exemplo disso é a relação autor-livro: um autor pode escrever vários livros e um livro pode ser escrito por mais um autor (vários autores em conjunto). Mas, o mesmo autor não pode aparecer no mesmo livro mais de uma vez. Vamos representar isso passo-a-passo.

Comece criando a tabela autores. Veja o comando CREATE TABLE completo para esta tarefa:

CREATE TABLE autores(
  id INTEGER UNSIGNED NOT NULL AUTO_INCREMENT,
  nome VARCHAR(45) NOT NULL,
  email VARCHAR(45) NOT NULL,
  PRIMARY KEY(id)
)
ENGINE = InnoDB;


Este comando CREATE TABLE vai gerar a seguinte estrutura:

Field    Type               Null   Key    Default   Extra     
id       int(10) unsigned   NO     PRI    -         auto_increment
nome     varchar(45)        NO            -
email    varchar(45)        NO            -
Note que defini o engine como InnoDB, uma vez que este tipo de armazenamento permite o uso de restrições de chaves estrangeiras, diferente do armazenamento MyISAM.

Vamos agora criar a tabela livros. Veja o comando CREATE TABLE completo:

CREATE TABLE livros(
  id INTEGER UNSIGNED NOT NULL AUTO_INCREMENT,
  titulo VARCHAR(45) NOT NULL,
  paginas INTEGER UNSIGNED NOT NULL,
  PRIMARY KEY (id)
)
ENGINE = InnoDB;

Este comando CREATE TABLE vai gerar a seguinte estrutura:

Field     Type                Null    Key   Default    Extra
id        int(10) unsigned    NO      PRI   -          auto_increment
titulo    varchar(45)         NO            -
paginas   int(10) unsigned    NO            -
Pronto. Agora já podemos criar a tabela de ligação ou associativa que fará a ponte entre o autor e o livro que ele escreveu. Veja o comando CREATE TABLE que cria a tabela autores_livros:

CREATE TABLE autores_livros(
  id_autor int(10) unsigned NOT NULL,
  id_livro int(10) unsigned NOT NULL,
  PRIMARY KEY(id_autor,id_livro),
  KEY FK_autores_livros_2(id_livro),
  CONSTRAINT FK_autores_livros_2 FOREIGN KEY(id_livro) REFERENCES livros(id),
  CONSTRAINT FK_autores_livros_1 FOREIGN KEY(id_autor) REFERENCES autores(id)
) ENGINE=InnoDB

Este comando CREATE TABLE vai gerar a seguinte estrutura:

Field      Type               Null   Key    Default     Extra        
id_autor   int(10) unsigned   NO     PRI    -           -
id_livro   int(10) unsigned   NO     PRI    -           -
Note que nesta tabela eu criei as chaves estrangeiras (FOREIGN KEY) e apliquei as restrições de integridade referencial, ou seja, não será possível excluir um autor ou livro se seus ids estiverem registrados na tabela autores_livros.

Agora experimente inserir dados nas tabelas autores e livros. Em seguida faça o relaciomento na tabela autores_livros. Tente repetir o id do autor para o mesmo livro. Imediatamente o MySQL recusará a inserção com a mensagem de erro:

Error 1062: Duplicate entry '2-2' for key 1

E, como usamos chaves estrangeiras na tabela autores_livros, ao tentarmos excluir um livro já relacionado com um autor, teremos a seguinte mensagem de erro:

Cannot delete or update a parent row: a foreign key constraint fails (`estudos/autores_livros`, CONSTRAINT `FK_autores_livros_2` FOREIGN KEY (`id_livro`) REFERENCES `livros` (`id`))

Veja mais dicas nesta seção para aprender mais sobre chaves estrangeiras e restrições de integridade referencial.


PHP ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos em PHP - Como criar e usar variáveis estáticas em PHP

Quantidade de visualizações: 10196 vezes
Como já vimos em outras dicas desta seção, uma classe possui propriedades (variáveis) e métodos. Dessa forma, cada instância (cópia ou objeto) desta classe possui suas próprias cópias das variáveis declaradas na classe.

Veja a seguinte declaração de uma classe Produto:

<?
  // classe Produto com duas variáveis privadas e seus
  // correspondentes métodos mutatórios e acessórios
  class Produto{
    private $nome;
    private $preco;

    public function setNome($nome){
      $this->nome = $nome;
    }

    public function getNome(){
      return $this->nome;
    }

    public function setPreco($preco){
      $this->preco = $preco;
    }

    public function getPreco(){
      return $this->preco;
    }
  }
?>

Aqui cada instância da classe Produto terá suas próprias variáveis $nome e $preco.

Há, porém, situações nas quais gostaríamos que uma determinada variável pertencesse à classe e não à cada instância individual. Um bom exemplo disso seria uma variável que registra a quantidade de instâncias que temos de uma classe ou a técnica de se atribuir um identificador único a cada instância da classe.

Variáveis estáticas em PHP podem ser criadas por meio do uso da palavra-chave static. É comum tais variáveis serem declaradas com o modificador public, o que as torna acessíveis fora da classe na qual estas estão declaradas. Veja um exemplo:

<?
  // classe Produto com duas variáveis privadas e seus
  // correspondentes métodos mutatórios e acessórios
  class Produto{
    private $nome;
    private $preco;
    
 
    // uma variável estática que permite contar as instâncias
    // desta classe
    public static $contador = 0;

    // construtor da classe Produto
    function __construct(){
      // vamos incrementar o contador aqui
      self::$contador++;
    }
  }

  // vamos criar duas instâncias da classe Produto
  $p1 = new Produto();
  $p2 = new Produto();

  // vamos obter o valor do contador de instâncias
  echo "Até este momento já criamos " . Produto::$contador .
    " instâncias da classe Produto"; 
?>

Este código possui alguns pontos interessantes e merece uma análise bem detalhada. Perceba que, dentro da classe, uma variável estática é acessada usando-se self e não $this, como fazemos com as variáveis de instâncias. Outra observação interessante é em relação ao acesso da variável estática fora da classe. Aqui nós usamos o nome da classe seguida por um par de dois pontos "::" e não por meio de referências às suas instâncias individuais. Finalmente observe o construtor da classe. A cada instância construída nós acessamos a variável estática e incrementamos seu valor em 1.

É importante observar que variáveis estáticas não podem ser acessadas por meio de referências às instâncias da classe usando o operador "->". Assim, o trecho de código abaixo:

// vamos tentar alterar o valor da variável estática por meio
// de uma referência a uma das instâncias da classe Produto
$p1->contador = 5;

não provoca erros mas, também não traz o resultado esperado.


Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Programação Orientada a Objetos em Java - Java OOP - Como chamar o construtor de uma superclasse a partir da classe derivada

Quantidade de visualizações: 19317 vezes
Em algumas situações, é necessário efetuar uma chamada ao construtor de uma superclasse a partir da sub-classe, ou classe derivada. Principalmente quando temos que inicializar dados privados pertencentes à superclasse. Imaginemos o seguinte cenário: uma classe Pessoa cujo construtor recebe o nome e idade da pessoa. Temos então uma classe Aluno que herda de pessoa e cujo construtor recebe nome, idade e matrícula. Desta forma, temos aqui uma boa oportunidade para efetuarmos uma chamada ao construtor da superclasse a partir da classe derivada.

Comece criando a classe Pessoa (Pessoa.java):

public class Pessoa{ 
  public String nome;    
  public int idade;

  // construtor da classe
  public Pessoa(String nome, int idade){
    this.nome = nome;
    this.idade = idade;
  }
}

Compile Pessoa.java. Agora vamos criar um classe Aluno (Aluno.java) que herda da classe Pessoa:

public class Aluno extends Pessoa{ 
  public String matricula;

  // construtor
  public Aluno(String nome, int idade,
               String matricula){
    // chama o construtor da superclasse
    super(nome, idade);
    this.matricula = matricula;
  }  
}

Compile Aluno.java e escreva o programa abaixo, que demonstra como a chamada ao construtor da superclasse é feita a partir da subclasse, ou classe derivada:

public class Estudos{ 
  public static void main(String args[]){ 
    // cria um objeto da classe Aluno
    Aluno aluno = new Aluno("Osmar J. Silva", 
      36, "AC434-23");
  
    // Exibe o resultado
    System.out.println("Nome: " + aluno.nome + "\n" +
      "Idade: " + aluno.idade + "\n" +
      "Matrícula: " + aluno.matricula);
  } 
}

Execute este código e observe alguns detalhes interessantes. O mais importante é a forma de chamar o construtor da superclasse:

// chama o construtor da superclasse
super(nome, idade);

Veja como recebemos três variáveis no construtor da classe Aluno e passamos duas delas para o construtor da superclasse.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico

Exercícios Resolvidos de Java - Escreva um programa Java que leia duas notas obtidas por um aluno na disciplina de Algoritmos e Programação de Computadores, o número de aulas ministradas

Quantidade de visualizações: 18949 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que leia duas notas obtidas por um aluno na disciplina de Algoritmos e Programação de Computadores, o número de aulas ministradas e o número de aulas assistidas por este aluno nesta disciplina. Calcule e mostre a média final deste aluno e diga se ele foi aprovado ou reprovado. Considere que para um aluno ser aprovado ele deve obter média final igual ou maior a 6,0 e ter no mínimo 75% de frequência.

Importante: Seu código Java deverá validar os dados de entrada para que as notas não sejam menores que zero nem maiores que 10. Além disso, o número de aulas assistidas não pode ser maior que o número de aulas ministradas.

Seu programa Java deverá exibir uma saída parecida com:

Informe a primeira nota: 9
Informe a segunda nota: 7
Quantidade de aulas ministradas: 20
Quantidade de aulas assistidas: 17
Aluno aprovado com média 8.0 e frequencia 85.0%
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos ler as duas notas do aluno
    System.out.print("Informe a primeira nota: ");
    double n1 = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.print("Informe a segunda nota: ");
    double n2 = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    
    // vamos ler a quantidade de aulas ministradas
    System.out.print("Quantidade de aulas ministradas: ");
    int aulas_ministradas = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // agora a quantidade de aulas assistidas pelo aluno
    System.out.print("Quantidade de aulas assistidas: ");
    int aulas_assistidas = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // agora temos que validar as informações inseridas
    if((n1 < 0) || (n1 > 10)){
      System.out.println("\nA nota n1 é inválida");
    }
    else if((n2 < 0) || (n2 > 10)){
      System.out.println("\nA nota n2 é inválida");
    }
    else if(aulas_assistidas > aulas_ministradas){
      System.out.println("Aulas assistidas maior que aulas ministradas");
    }
    else{
      // vamos calcular a média do aluno
      double media = (n1 + n2) / 2;
      // vamos calcular a frequencia
      double frequencia = (aulas_assistidas / (double)aulas_ministradas) * 100;
      
      // vamos testar a aprovação do aluno agora
      if((media >= 6.0) && (frequencia >= 75)){
        System.out.println("Aluno aprovado com média " + media +
          " e frequencia " + frequencia + "%");
      }
      else{
        System.out.println("Aluno reprovado com média " + media +
          " e frequencia " + frequencia + "%");
      }
    }
  }
}



C# ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como renomear um diretório em C# usando o método MoveTo() da classe DirectoryInfo

Quantidade de visualizações: 9779 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função MoveTo() da classe DirectoryInfo para renomear um diretório na linguagem C#. Note que, na verdade, o que o método MoveTo() faz é mover todo o conteúdo de um diretório (incluindo seu conteúdo) para um novo diretório, o que dá o mesmo resultado que simplesmente renomear o diretório antigo.

Veja um exemplo completo de seu uso:

using System;
using System.IO;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      // vamos criar uma instância da classe DirectoryInfo
      DirectoryInfo dir = new DirectoryInfo(@"C:\estudos_csharp\teste");
      try {
        // vamos chamar o método MoveTo() para renomear o diretório
        dir.MoveTo(@"C:\estudos_csharp\teste_2");
        Console.WriteLine("Diretório renomeado com sucesso.");
      }
      catch (Exception e) {
        Console.WriteLine("Não foi possível renomear o diretório: {0}", e.ToString());
      }
      finally { }

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

Diretório renomeado com sucesso.


Java ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como transformar em letras maiúsculas as iniciais de cada palavra em uma string Java

Quantidade de visualizações: 265 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos combinar os métodos da classe String e da classe StringBuffer para converter em letras maiúsculas as iniciais de cada palavra de uma frase ou texto. Para isso nós vamos usar os métodos charAt(), length(), toUpperCase() e setCharAt().

Veja o código completo para o exemplo:

package estudos;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // vamos criar uma string contendo a nossa frase
    String frase = "Programar em java é bom demais";
    System.out.println("A frase original é: " + frase);
    
    // vamos converter a frase em letras minúsculas
    frase = frase.toLowerCase();
    
    // agora criamos um StringBuffer contendo a frase anterior 
    StringBuffer frase2 = new StringBuffer(frase);
    
    // um laço que percorra todos os caracteres da frase
    for(int i = 0; i < frase2.length(); i++){
      Character letra = frase2.charAt(i);
      if(i == 0){
        letra = Character.toUpperCase(letra);
        frase2.setCharAt(i, letra);
      }
      else if((i > 0) && (frase2.charAt(i - 1) == ' ')){
        letra = Character.toUpperCase(letra);
        frase2.setCharAt(i, letra);
      }
    }
    
    // retornamos para a string    
    frase = frase2.toString(); 
    // e exibimos o resultado
    System.out.println("Resultado: " + frase);
    
    System.exit(0);
  }
} 

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

A frase original é: Programar em java é bom demais
Resultado: Programar Em Java É Bom Demais


Rust ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercício Resolvido de Rust - Como testar se um ano é bissexto em Rust - Um programa que lê um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não

Quantidade de visualizações: 476 vezes
Pergunta/Tarefa:

Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos (exceto anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400). Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. O último ano bissexto foi 2012 e o próximo será 2016.

Um ano é bissexto se ele for divisível por 4 mas não por 100, ou se for divisível por 400.

Escreva um programa Rust que pede ao usuário um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o ano: 2024
O ano informado é bissexto.
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Rust:

use std::io;
use std::io::Write;

// esta é a função principal do programa Rust
fn main() {
  // variáveis usadas na resolução do problema   
  let ano:i32;
  let mut ano_str = String::new();  
  
  // vamos solicitar que o usuário informe um ano
  print!("Informe o ano: ");
  std::io::stdout().flush().unwrap();
  io::stdin().read_line(&mut ano_str).expect("String inválida");
  ano = ano_str.trim().parse().expect("Valor inválido");

  // vamos verificar se o ano informado é bissexto
  if ((ano % 4 == 0) && (ano % 100 != 0)) || (ano % 400 == 0) {
    println!("O ano informado é bissexto.");  
  }
  else{
    println!("O ano informado não é bissexto.");  
  }	
}


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