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AutoCAD Civil 3D .NET C# ::: Dicas & Truques ::: Alinhamento - Alignment |
Como retornar a quantidade de estacas de um alinhamento do Civil 3D usando a função GetStationSet() da classe Alignment da AutoCAD Civil 3D .NET APIQuantidade de visualizações: 663 vezes |
Nesta dica vou mostrar como podemos obter a quantidade de estacas em um alinhamento do Civil 3D usando a função GetStationSet() da classe Alignment da AutoCAD Civil 3D .NET API. Para este exemplo eu usei um alinhamento com o nome "EIXO DA RODOVIA". O primeiro passo é obter uma referência ao documento atual do AutoCAD Civil 3D usando CivilApplication.ActiveDocument. En seguida nós pesquisamos um alinhamento usando uma função personalizada GetAlignmentByName(), que recebe o documento atual e o nome do alinhamento que queremos pesquisar. O retorno desta função é um objeto da classe Alignment. Agora que já temos o alinhamento, nós usamos a função GetStationSet() para retornar um vetor de objetos Station, que significa estaca no Civil 3D. Note que passei como parâmetro o valor StationTypes.Major e usei alinhamento.StationIndexIncrement como o intervalo entre as estacas. Uma vez que já temos o vetor de objetos Station, ou seja, um vetor contendo todas as estacas do alinhamento, só precisamos obter a quantidade de itens usando a propriedade Length. Veja o código AutoCAD Civil 3D .NET C# completo para o exemplo: using System; using Autodesk.AutoCAD.Runtime; using Autodesk.Civil.ApplicationServices; using Autodesk.AutoCAD.DatabaseServices; using Autodesk.AutoCAD.ApplicationServices; using Autodesk.AutoCAD.EditorInput; using Autodesk.Civil.DatabaseServices; namespace Estudos { public class Class1 : IExtensionApplication { [CommandMethod("Alinhamento")] public void Alinhamento() { // vamos obter uma referência ao documento atual do Civil 3D CivilDocument doc = CivilApplication.ActiveDocument; // obtemos o editor Editor editor = Application.DocumentManager.MdiActiveDocument.Editor; // vamos pesquisar o alinhamento chamado "EIXO DA RODOVIA" string nome = "EIXO DA RODOVIA"; // vamos iniciar um nova transação using (Transaction ts = Application.DocumentManager.MdiActiveDocument. Database.TransactionManager.StartTransaction()) { try { // efetuamos uma chamada ao método GetAlignmentByName() passando // o documento atual do AutoCAD Civil 3D e o nome do alinhamento // que queremos encontrar Alignment alinhamento = GetAlignmentByName(doc, nome); // ops, o alinhamento não foi encontrado if (alinhamento == null) { editor.WriteMessage("\nO alinhamento não foi encontrado."); } else { // encontramos o alinhamento. Vamos mostrar a quantidade de estacas // que ele possui Station[] estacas = alinhamento.GetStationSet(StationTypes.Major, alinhamento.StationIndexIncrement); int quant_estacas = estacas.Length; // e mostramos o resultado editor.WriteMessage("\nO alinhamento possui " + quant_estacas + " estacas.\n"); } } catch (System.Exception e) { // vamos tratar o erro editor.WriteMessage("Erro: {0}", e.Message); } } } // função C# que retorna um alinhamento por nome, ou null em // caso de não encontrar o alinhamento desejado public Alignment GetAlignmentByName(CivilDocument doc, string nome) { // vamos declarar um objeto da classe Alignment Alignment alinhamento = null; // agora vamos obter os ids de todos os alinhamentos ObjectIdCollection alinhamentos = doc.GetAlignmentIds(); // vamos percorrer todos os ids de alinhamentos retornados foreach (ObjectId idAlinhamento in alinhamentos) { alinhamento = idAlinhamento.GetObject(OpenMode.ForRead) as Alignment; // encontramos o alinhamento if (alinhamento.Name.Equals(nome)) { return alinhamento; } } // retorna null se o alinhamento não for encontrado return null; } public void Initialize() { // pode deixar em branco } public void Terminate() { // pode deixar em branco } } } Ao executar este código AutoCAD Civil 3D C# .NET nós teremos o seguinte resultado: O alinhamento possui 152 estacas. |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercícios Resolvidos de C - Desafio do número ausente. Dado um vetor de números naturais 1..n, encontre o valor ausenteQuantidade de visualizações: 687 vezes |
Pergunta/Tarefa: Dado o vetor: int valores[] = {1, 8, 7, 2, 6, 5, 3}; Encontre o elemento ausente na sequência de valores do vetor, sabendo que o primeiro valor é 1 e o último elemento é 8. Perceba que o vetor não precisa estar ordenado. Além disso, o entrevistador se certificará de que os valores serão sempre positivos e não haverá valores repetidos. Sua saída deverá ser parecida com: O número ausente é: 4 Dica: Use a fórmula n * (n + 1) / 2 para facilitar a resolução do exercício. Veja a resolução comentada deste exercício usando C: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> // função principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // vamos declarar um vetor de inteiros faltando // um valor na sequência (não necessariamente ordenada) // Note a ausência do número 4 int valores[] = {1, 8, 7, 2, 6, 5, 3}; int i, soma_n, ausente, soma_elementos; int quant = 8; // tamanho do vetor + 1 setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português // o primeiro passo é obter a soma de 1..n elementos // natuais usando a fórmula n*(n+1)/2 soma_n = (quant * (quant + 1)) / 2; // agora vamos somar os elementos do vetor soma_elementos = 0; for(i = 0; i < 7; i++){ soma_elementos = soma_elementos + valores[i]; } // agora calculamos o valor ausente ausente = soma_n - soma_elementos; // vamos mostrar o resultado printf("O número ausente é: %d", ausente); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como remover espaços no início e final de uma string usando as funções strip e strip! da linguagem RubyQuantidade de visualizações: 10665 vezes |
As funções strip e strip! são úteis quando precisamos remover espaços no início e final de uma string. A função strip retorna uma nova string, enquanto strip! opera na string original. Veja o exemplo:# declara e inicializa uma variável string frase = " Tenho espaços no início e final. " # vamos remover os espaços no início e final da # string. # sem alterar a string original frase2 = frase.strip puts frase2 # alterando a string original frase.strip! puts frase Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: Tenho espaços no início e final. Tenho espaços no início e final. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Tipos de Dados |
C# para iniciantes - Como usar o tipo decimal da linguagem C#Quantidade de visualizações: 16863 vezes |
O tipo decimal (um apelido para o tipo System.Decimal do .NET) é um tipo numérico com precisão de 128 bits, o que o torna apropriado para cálculos enormes e de grande precisão, tais como cálculos financeiros. A faixa aproximada deste tipo é: (mais ou menos)1.0 x 10e−28 até (mais ou menos)7.9 x 10e28 com precisão de 28 ou 29 dígitos significantes. Em C# 2.0, o tipo decimal ocupa 12 bytes, como pode ser observado no trecho de código abaixo: Console.WriteLine("O tipo decimal ocupa " + sizeof(decimal) + " bytes"); É preciso ter muito cuidado ao atribuir um literal de ponto-flutuante à uma variável do tipo decimal. Veja: decimal valor = 34.50; Este trecho de código não compila. Veja o erro reportado: Literal of type double cannot be implicitly converted to type 'decimal'; use an 'M' suffix to create a literal of this type Esta mensagem nos diz que não é possível converter implicitamente um tipo double para um tipo decimal. Para solucionar isso, basta usar a letra "M" ou "m" após o valor literal. Veja: decimal valor = 34.50m; Para finalizar, se estivermos atribuindo um literal inteiro à uma variável do tipo decimal, o uso do "M" ou "m" é dispensado. O trecho de código abaixo compila sem quaisquer problemas: decimal valor = 34; |
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade) |
Exercício Resolvido de Python - Um método recursivo que conta de 0 até 10Quantidade de visualizações: 1356 vezes |
Exercícios Resolvidos de Python - Um método recursivo que conta de 0 até 10 Pergunta/Tarefa: Escreva um método recursivo que conta e exibe os valores de 0 até 10. Seu método deverá possuir a seguinte assinatura: def contar_recursivamente(n): # sua implementação aqui Sua saída deverá ser parecida com: 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Veja a resolução comentada deste exercício usando Python: # método recursivo que conta de 0 até 10 def contar_recursivamente(n): # vamos exibir o número atual print(n, " ", end =" ") # devemos prosseguir com a recursividade? if n < 10: # incrementa o valor de n n = n + 1 contar_recursivamente(n) # e faz uma nova chamada recursiva # método principal def main(): # efetua uma chamada ao método recursivo fornecendo o primeiro valor contar_recursivamente(0) if __name__== "__main__": main() |
VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como concatenar strings em VB.NET usando o método Concat() da classe StringQuantidade de visualizações: 11805 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos concatenar strings em VB.NET por meio do método Concat() da classe String do .NET Framework. Este método recebe uma ou mais strings e retorna um novo objeto da classe String. Veja um exemplo de seu uso: Imports System Module Program Sub Main(args As String()) ' declara uma variável do tipo String Dim frase, nome, cidade As String nome = "Osmar" cidade = "Goiânia" frase = "Meu nome é " frase = String.Concat(frase, nome) frase = String.Concat(frase, " e eu moro em ", cidade) ' e mostramos o resultado Console.WriteLine(frase) Console.WriteLine(vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...") ' pausa o programa Console.ReadKey() End Sub End Module Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado: Meu nome é Osmar e eu moro em Goiânia |
Java ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística |
Como resolver uma equação do segundo grau em Java - Como calcular Bhaskara em JavaQuantidade de visualizações: 3110 vezes |
Nesta dica mostrarei como encontrar as raízes de uma equação quadrática, ou seja, uma equação do 2º usando a linguagem Java. Definimos como equação do 2º grau ou equações quadráticas qualquer equação do tipo ax² + bx + c = 0 em que a, b e c são números reais e a ≠ 0. Ela recebe esse nome porque, no primeiro membro da igualdade, há um polinômio de grau dois com uma única incógnita. Note que, dos coeficientes a, b e c, somente o a é diferente de zero, pois, caso ele fosse igual a zero, o termo ax² seria igual a zero, logo a equação se tornaria uma equação do primeiro grau: bx + c = 0. Independentemente da ordem da equação, o coeficiente a sempre acompanha o termo x², o coeficiente b sempre acompanha o termo x, e o coeficiente c é sempre o termo independente. Como resolver uma equação do 2º grau Conhecemos como soluções ou raízes da equação ax² + bx + c = 0 os valores de x que fazem com que essa equação seja verdadeira. Uma equação do 2º grau pode ter no máximo dois números reais que sejam raízes dela. Para resolver equações do 2º grau completas, existem dois métodos mais comuns: a) Fórmula de Bhaskara; b) Soma e produto. O primeiro método é bastante mecânico, o que faz com que muitos o prefiram. Já para utilizar o segundo, é necessário o conhecimento de múltiplos e divisores. Além disso, quando as soluções da equação são números quebrados, soma e produto não é uma alternativa boa. Como resolver uma equação do 2º grau usando Bhaskara Como nosso código Java vai resolver a equação quadrática usando a Fórmula de Bhaskara, o primeiro passo é encontrar o determinante. Veja: \[\Delta =b^2-4ac\] Nem sempre a equação possui solução real. O valor do determinante é que nos indica isso, existindo três possibilidades: a) Se determinante > 0, então a equação possui duas soluções reais. b) Se determinante = 0, então a equação possui uma única solução real. c) Se determinante < 0, então a equação não possui solução real. Encontrado o determinante, só precisamos substituir os valores, incluindo o determinante, na Fórmula de Bhaskara: \[x = \dfrac{- b\pm\sqrt{b^2- 4ac}}{2a}\] Vamos agora ao código Java. Nossa aplicação vai pedir para o usuário informar os valores dos três coeficientes a, b e c e, em seguida, vai apresentar as raizes da equação: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // para efetuar a leitura do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // os coeficientes double a, b, c; // as duas raizes, a imaginaria e o discriminante double raiz1, raiz2, imaginaria, discriminante; // vamos pedir para o usuário informar os valores dos coeficientes System.out.print("Valor do coeficiente a: "); a = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); System.out.print("Valor do coeficiente b: "); b = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); System.out.print("Valor do coeficiente c: "); c = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); // vamos calcular o discriminante discriminante = (b * b) - (4 * a * c); // a equação possui duas soluções reais? if(discriminante > 0){ raiz1 = (-b + Math.sqrt(discriminante)) / (2 * a); raiz2 = (-b - Math.sqrt(discriminante)) / (2 * a); System.out.println("Existem duas raizes: x1 = " + raiz1 + " e x2 = " + raiz2); } // a equação possui uma única solução real? else if(discriminante == 0){ raiz1 = raiz2 = -b / (2 * a); System.out.println("Existem duas raizes iguais: x1 = " + raiz1 + " e x2 = " + raiz2); } // a equação não possui solução real? else if(discriminante < 0){ raiz1 = raiz2 = -b / (2 * a); imaginaria = Math.sqrt(-discriminante) / (2 * a); System.out.println("Existem duas raízes complexas: x1 = " + raiz1 + " + " + imaginaria + " e x2 = " + raiz2 + " - " + imaginaria); } } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Valor do coeficiente a: 1 Valor do coeficiente b: 2 Valor do coeficiente c: -3 Existem duas raizes: x1 = 1.0 e x2 = -3.0 |
C# ::: Windows Forms ::: TextBox |
Como contar as palavras em um TextBox de múltiplas linhas do C# Windows FormsQuantidade de visualizações: 14039 vezes |
Em algumas situações nós precisamos retornar a quantidade de palavras digitadas em um campo TextBox de múltiplas linhas do C# Windows Forms. O trecho de código abaixo mostra como isso pode ser feito. Note como usei os métodos da classe String para alcançar o objetivo. Veja o código C# completo disparado a partir do clique de um botão Button: /* Este exemplo mostra como obter a quantidade de palavras em um TextBox. Veja que usamos a técnica de contar as palavras contidas em um array após retirar as quebras de linhas e espaços duplicados na string. */ private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // Obtém o texto da caixa de texto string texto = textBox1.Text.Trim(); // Remove as quebras de linhas substituindo-as por // espaços texto = texto.Replace(Environment.NewLine, " "); // remove os espaços em excesso while(texto.IndexOf(" ") >= 0){ texto = texto.Replace(" ", " "); } // Obtém um array de palavras string[] palavras = texto.Split(" "); // Obtém a quantidade de palavras int quant = palavras.Length; // Exibe o resultado MessageBox.Show("O TextBox contém " + quant + " palavras."); } |
PHP ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como testar se um diretório existe em PHP usando a função file_exists()Quantidade de visualizações: 19047 vezes |
Em algumas situações nós precisamos verificar se um determinado diretório existe no sistema antes de efetuarmos alguma operação. Para isso nós podemos usar a função file_exists(). Esta função retorna um valor true se o diretório existir e false em caso contrário. Veja um código PHP completo demonstrando o seu uso: <?php $diretorio = "arquivo/imagens"; if(file_exists($diretorio)){ echo "O diretório já existe."; } else{ echo "O diretório não existe ainda."; } ?> |
jQuery ::: Dicas & Truques ::: Manipulação e Conteúdo Dinâmico |
Como usar o método appendTo() do jQuery para adicionar todo o conteúdo de um elemento ao final de outro elemento HTMLQuantidade de visualizações: 561 vezes |
O método appendTo() é usado quando queremos adicionar todo o conteúdo dos elementos retornados sob uma determinada condição a outro ou outros elementos HTML. Veja um trecho de código no qual adicionamos o conteúdo de um parágrafo ao final de um elemento DIV: <script type="text/javascript"> <!-- function adicionarConteudo(){ var texto = "<br>Mais uma linha."; $("#parag").appendTo("#div_1"); } //--> </script> O método appendTo() opera em todos os elementos HTML retornados sob uma determinação condição. O retorno do método é um objeto jQuery que pode ser usado para fins de encadeamento de chamadas de métodos. |
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