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E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
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Delphi ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como calcular juros simples e montante usando Delphi

Quantidade de visualizações: 13529 vezes
O regime de juros será simples quando o percentual de juros incidir apenas sobre o valor principal. Sobre os juros gerados a cada período não incidirão novos juros. Valor Principal ou simplesmente principal é o valor inicial emprestado ou aplicado, antes de somarmos os juros. Transformando em fórmula temos:

J = P . i . n

Onde:

J = juros
P = principal (capital)
i = taxa de juros
n = número de períodos

Imaginemos uma dívida de R$ 2.000,00 que deverá ser paga com juros de 5% a.m. pelo regime de juros simples e o prazo para o pagamento é de 2 meses. O cálculo em Delphi pode ser feito assim:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  principal, taxa, juros: double;
  meses: integer;
begin
  principal := 2000.00;
  taxa := 0.08;
  meses := 2;

  juros := principal * taxa * meses;

  ShowMessage('O total de juros a ser pago é: '
    + FloatToStr(juros));
end;

O montante da dívida pode ser obtido das seguintes formas:

a) Montante = Principal + Juros
b) Montante = Principal + (Principal x Taxa de juros x Número de períodos)

M = P . (1 + (i . n))

Veja o código:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  principal, taxa, juros, montante: double;
  meses: integer;
begin
  principal := 2000.00;
  taxa := 0.08;
  meses := 2;

  juros := principal * taxa * meses;
  montante := principal * (1 + (taxa * meses));

  ShowMessage('O total de juros a ser pago é: '
    + FloatToStr(juros));
  ShowMessage('O montante a ser pago é: '
    + FloatToStr(montante));
end;

Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


C++ ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como pesquisar uma substring em uma string C++ usando o método find() e retornar o índice do primeiro caractere

Quantidade de visualizações: 10371 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função find() da classe String do C++ para pesquisar parte de uma palavra, frase ou texto. Se a substring for encontrada, o índice do seu primeiro caractere é retornado. Caso contrário o valor npos é retornado.

Veja o código C++ completo para o exemplo:

#include <string>
#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos criar uma string
  string frase = "Gosto de Java e C++";
  cout << "A string informada foi: " << frase << endl;
  
  // agora vamos checar a existência da substring
  size_t pos = frase.find("Java");

  // a substring foi encontrada?
  if(pos == string::npos){
    cout << "A substring nao foi encontrada." << endl;
  }
  else{
    cout << "A substring foi encontrada" <<
      " no indice " << pos << endl;
  }

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS;
}

Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

A string informada foi: Gosto de Java e C++
A substring foi encontrada no indice 9


Python ::: Dicas & Truques ::: Formatação de datas, strings e números

Python para matemática - Como definir a precisão (casas decimais) na exibição de um valor de ponto-flutuante em Python

Quantidade de visualizações: 15213 vezes
Este trecho de código mostra como definir a precisão com que um número de ponto-flutuante será exibido. Atenção: Arredondamentos podem ocorrer dependendo da redução das casas decimais.

Veja o código Python completo para a dica:

def main():
  valor = 43.13985765
 
  # com dois dígitos
  print("O valor e %.2f" % valor)
 
  # com três dígitos
  print("O valor e %.3f" % valor)
 
  # com um dígito
  print("O valor e %.1f" % valor)

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

O valor é 43.14
O valor é 43.140
O valor é 43.1


C ::: Fundamentos da Linguagem ::: Métodos, Procedimentos e Funções

Como usar protótipos de função em C

Quantidade de visualizações: 12304 vezes
Um protótipo de função é uma declaração que define o nome, tipos de parâmetros e tipos de retorno de uma função. Em geral o protótipo de uma função é exigido quando a definição da função não é feita antes do código que efetua uma chamada a ela. Veja um exemplo:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

// uma função que retorna a soma de dois inteiros
// fornecidos como argumento
int somar(int a, int b){
  return (a + b);
}

int main(int argc, char *argv[]){
  // efetua uma chamada à função somar
  int res = somar(3, 5);

  // exibe o resultado
  printf("Soma: %d", res);

  puts("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Este código compila e executa normalmente, uma vez que a função somar() foi definida antes da função main(), ou seja, antes da parte do programa que possui uma chamada a ela. Veja agora esta nova versão:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[]){
  // efetua uma chamada à função somar
  int res = somar(3, 5);

  // exibe o resultado
  printf("Soma: %d", res);

  puts("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

// uma função que retorna a soma de dois inteiros
// fornecidos como argumento
int somar(int a, int b){
  return (a + b);
}

Aqui temos um problema: a função somar() é definida depois do código contendo uma chamada a ela. No Dev-C++ temos o seguinte erro de compilação:

`somar` undeclared (first use this function) 

A solução para este casos é a criação do protótipo da função. Para a função somar() isso pode ser feito da seguinte forma:

// protótipo da função somar()
int somar(int, int);

Note que não há a necessidade de especificar os nomes dos parâmetros da função, apenas seus tipos. Veja ainda que o protótipo da função é terminado com ponto-e-vírgula e sempre colocado após as instruções de #include. Veja o código completo para um exemplo usando protótipos de funções:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

// protótipo da função somar()
int somar(int, int);

int main(int argc, char *argv[]){
  // efetua uma chamada à função somar
  int res = somar(3, 5);

  // exibe o resultado
  printf("Soma: %d", res);

  puts("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

// uma função que retorna a soma de dois inteiros
// fornecidos como argumento
int somar(int a, int b){
  return (a + b);
}



Delphi ::: Classes, Controles e Componentes ::: TRegistry (Registro do Windows)

Como verificar se uma chave já existe no registro do Windows usando a função KeyExists() da classe TRegistry do Delphi

Quantidade de visualizações: 17184 vezes
Em algumas situações nós gostaríamos de verificar se uma determinada chave já existe no registro do Windows, talvez antes de criá-la, excluí-la ou tentar ler algum de seus valores.

O método KeyExists() da classe TRegistry pode ser usado para esta finalidade. Este método recebe uma string representando a chave a ser pesquisada e retorna um valor Boolean indicando a existência da chave. Veja o trecho de código abaixo:

procedure TForm3.Button5Click(Sender: TObject);
var
  reg: TRegistry;
begin
  // uses Registry

  // vamos criar uma instância da classe TRegistry
  reg := TRegistry.Create;

  // a chave raiz padrão é HKEY_CURRENT_USER mas, por via das dúvidas
  // vamos reafirmar isso
  reg.RootKey := HKEY_CURRENT_USER;

  // vamos verificar a existência de uma chave a partir da chave raiz
  if reg.KeyExists('Arquivo de Códigos') then
    begin
      ShowMessage('A chave pesquisada existe.');
    end
  else
    begin
      ShowMessage('A chave pesquisada não existe.');
    end;

  // vamos liberar o registro 
  reg.Free;
end;

Aqui nós estamos verificando a existência da chave "Arquivo de Códigos" a partir da chave raiz HKEY_CURRENT_USER.

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


C# ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado

C# Windows Forms - Como tratar eventos do mouse em suas aplicações C# Windows Forms

Quantidade de visualizações: 16618 vezes
Aplicações de interface gráfica (GUI) em C# fazem uso extensivo do mouse e qualquer classe que herde de System.Windows.Forms.Control pode receber e tratar seus eventos. Os eventos do mouse mais comuns são pressionamento (click), liberação, movimento, etc. E cada um possui suas particularidades.

Sempre que um evento do mouse ocorre, as informações sobre tal evento são fornecidas ao método de tratamento de evento por meio de um objeto da classe MouseEventArgs (alguns eventos usam EventArgs) e o delegate usado para criar os gerenciadores de eventos do mouse é MouseEventHandler. Veja, por exemplo, o tratador de evento para o evento MouseClick de um Button:

private void button1_MouseClick(object sender, MouseEventArgs e){
  MessageBox.Show("Sou um Button e acabei de ser clicado!");
}

A classe MouseEventArgs é muito útil, pois é ela que nos permite obter informações sobre qual botão foi pressionado, as coordenadas x e y do evento, se um duplo-clique ocorreu, etc.

Veja um trecho de código no qual verificamos qual botão do mouse foi pressionado durante um evento MouseUp em um formulário:

private void Form1_MouseUp(object sender, MouseEventArgs e){
  if(e.Button == MouseButtons.Left){
    MessageBox.Show("Fui clicado com o botão esquerdo!");
  }
  else if(e.Button == MouseButtons.Right){
    MessageBox.Show("Fui clicado com o botão direito!");
  }
  else if (e.Button == MouseButtons.Middle){
    MessageBox.Show("Fui clicado com o botão do meio!");
  }
  else{
    MessageBox.Show("O que está acontecendo?");
  }
}

Veja os eventos do mouse que possuem um objeto da classe EventArgs:

a) MouseEnter - Ocorre quando o cursor do mouse entra na área de um controle.

b) MouseLeave - Ocorre quando o cursor do mouse deixa a área de um controle.

c) Click - Ocorre quando clicamos na área de um controle. Note que um click do mouse envolve pressionar e liberar o botão do mouse.

Veja os eventos do mouse que possuem um objeto da classe MouseEventArgs:

a) MouseDown - Ocorre quando o botão do mouse é pressionado dentro da área de um controle.

b) MouseHover - Ocorre quando o cursor do mouse pára sobre a área de um controle (sem clique, pressionamento ou movimento).

c) MouseMove - Ocorre quando movimentamos o mouse na área de um controle.

d) MouseUp - Ocorre quando o botão do mouse é liberado sobre a área de um controle.

e) MouseClick - Ocorre quando clicamos na área de um controle. Note que um click do mouse envolve pressionar e liberar o botão do mouse.

Há algumas diferenças significativas entre os eventos Click e MouseClick. Não deixe de consultar as outras dicas desta seção para aprofundar seus conhecimentos.


PHP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Como usar a instrução switch para desviar o fluxo de execução de seus códigos PHP

Quantidade de visualizações: 14828 vezes
A instrução switch é usada quando queremos testar várias possibilidades de fluxo de código mas não queremos usar vários elseif. Desta forma, cada possibilidade é testada em um bloco case. Veja um exemplo:

<?php
  $valor = 4;
  
  switch($valor){
    case 0:
      echo "Valor é igual a 0";
      break;
    case 1:
      echo "Valor é igual a 1";
      break;
    case 2:
      echo "Valor é igual a 2";
      break;
    default:
      echo "Nenhuma das anteriores";
  }
?>

Ao executarmos este código PHP nós teremos o seguinte resultado:

Nenhuma das anteriores

Veja que, se nenhuma das condições testadas em um bloco case for satisfatória, a parte default da instrução switch será executada.


Python ::: Python para Engenharia ::: Física - Mecânica - Estática

Como calcular o centroide ou centro de gravidade de um triângulo em Python

Quantidade de visualizações: 2011 vezes
O centro de gravidade, ou centroide (centro geométrico), é o ponto no qual a massa de um triângulo se equilibra. Para ajudar a visualizar isso, imagine uma figura triangular suspensa sobre a ponta de um lápis. A figura vai se equilibrar se a ponta do lápis for posicionada em seu centro de gravidade. Encontrar o centroide pode ser necessário em vários projetos e aplicações de engenharia, e pode ser encontrado usando geometria simples.

Veja a seguinte figura:



Nesta figura nós temos os três vértices do triângulo devidamente registrados, assim como o ponto representando seu centroide. Assim, a fórmula do centroide do triângulo é:

\[x_c = \frac{x_1 + x_2 + x_3}{3}\]
\[y_c = \frac{y_1 + y_2 + y_3}{3}\]

Agora vamos ver como calcular o centro de gravidade do triângulo em Python. Para isso nós vamos pedir para o usuário informar as coordenadas dos três vértices do triângulo e, em seguida, vamos mostrar as coordenadas do ponto que representa o centroide. Veja:

# função principal do programa
def main():
  # vamos ler as coordenadas do primeiro vértice
  va_x = float(input("Informe o x do primeiro vértice: "))
  va_y = float(input("Informe o y do primeiro vértice: "))

  # vamos ler as coordenadas do segundo vértice
  vb_x = float(input("Informe o x do segundo vértice: "))
  vb_y = float(input("Informe o y do segundo vértice: "))

  # vamos ler as coordenadas do terceiro vértice
  vc_x = float(input("Informe o x do terceiro vértice: "))
  vc_y = float(input("Informe o y do terceiro vértice: "))
  
  # vamos calcular as coordenadas do centroide
  c_x = (va_x + vb_x + vc_x) / 3
  c_y = (va_y + vb_y + vc_y) / 3

  # vamos mostrar o resultado
  print("As coordenadas do centroide são: x={0}; y={1}".format(
    round(c_x, 2), round(c_y, 2))) 

if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

Informe o x do primeiro vértice: 3
Informe o y do primeiro vértice: 10
Informe o x do segundo vértice: 12
Informe o y do segundo vértice: 15
Informe o x do terceiro vértice: 14
Informe o y do terceiro vértice: 7
As coordenadas do centroide são: x=9.67; y=10.67


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico

Exercícios Resolvidos de Java - Ler um número de três dígitos, separá-lo e invertê-lo, escrevendo o número lido e sua forma inversa

Quantidade de visualizações: 16094 vezes
Exercício Resolvido de Java - Ler um número de três dígitos, separá-lo e invertê-lo, escrevendo o número lido e sua forma inversa

Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java console ou GUI que leia um número de 3 dígitos e o inverta, escrevendo o número lido e o invertido. Por exemplo, se o usuário informar o valor 753, seu programa deverá invertê-lo, resultando em 357. Seu programa deverá exibir a seguinte saída:

Informe um valor inteiro de três dígitos: 753
O valor original é: 753
O valor invertido é: 357
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

public static void main(String[] args){
  // não se esqueça de adicionar um import para a classe Scanner
  // import java.util.Scanner;

  // vamos criar um objeto da classe Scanner
  Scanner entrada = new Scanner(System.in);

  // vamos solicitar ao usuário que informe um valor inteiro
  // na faixa 100 a 999 (incluindo)
  System.out.print("Informe um valor inteiro de três dígitos: ");

  // vamos ler o valor informado
  int valor = Integer.parseInt(entrada.next());

  // vamos verificar se o valor está na faixa permitida
  if(valor < 100 || valor > 999){
    System.out.println("Valor fora da faixa permitida");
    System.exit(0);
  }

  // vamos criar uma variável temporária para manter intacto o valor lido
  int temp = valor;
  int inverso = 0; // guardará o valor invertido

  // vamos inverter o valor agora
  while(temp != 0){
    inverso = (inverso * 10) + (temp % 10);
    temp = temp / 10;
  }

  // vamos mostrar o resultado
  System.out.println("O valor original é: " + valor);
  System.out.println("O valor invertido é: " + inverso);
}



C# ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Como usar a instrução de salto incondicional goto da linguagem C#

Quantidade de visualizações: 18280 vezes
A instrução goto na linguagem C# é uma instrução de salto incondicional. Quando esta instrução é encontrada, o fluxo de execução de código salta imediatamente para a localização definida pelo goto. Embora não muito usada, esta instrução, ás vezes, tem sua utilidade.

A instrução goto exige um rótulo (label), que é um identificador C# válido seguido por dois pontos. Além disso, este rótulo deve estar dentro do mesmo método no qual a instrução goto estará contida. Isso quer dizer que não é possível usar goto para saltar de um método para outro. Veja um trecho de código no qual usamos goto para contar de 0 até 10:

using System;

namespace Estudos{
  class Program{
    static void Main(string[] args){
      int valor = 0;

      // define o rótulo para o goto
      inicio:

      // exibe os números de 0 até 10
      if (valor <= 10){
        Console.WriteLine("{0}", valor);
        valor++;
        goto inicio;
      }

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

0
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10

Pressione uma tecla para sair...

É claro que este código, ainda que seja um bom exemplo do uso de goto, pode e deve ser substituído por um laço for ou while. Lembre-se: goto é usado somente em casos nos quais nenhuma outra instrução ou construção esteja disponível.

Veja, por exemplo, como podemos usar goto para saltar entre as cláusulas case de uma instrução switch:

using System;

namespace Estudos{
  class Program{
    static void Main(string[] args) {
      for (int i = 1; i < 3; i++) {
        switch (i) {
          case 1:
            Console.WriteLine("Estou na cláusula 1.");
            goto case 3;
          case 2:
            Console.WriteLine("Estou na cláusula 2.");
            goto case 1;
          case 3:
            Console.WriteLine("Estou na cláusula 3.");
            goto default;
          default:
            Console.WriteLine("Estou na cláusula padrão.");
            break;
        }
      }

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Estou na cláusula 1.
Estou na cláusula 3.
Estou na cláusula padrão.
Estou na cláusula 2.
Estou na cláusula 1.
Estou na cláusula 3.
Estou na cláusula padrão.

Outro uso útil da instrução goto é quando precisamos sair de um laço profundamente aninhado (três ou quatro níveis já é uma tarefa complicada). Veja:

using System;

namespace Estudos{
  class Program{
    static void Main(string[] args) {
      int i = 0, j = 0, k = 0;

      for (i = 0; i < 10; i++) {
        for (j = 0; j < 10; j++) {
          for (k = 0; k < 10; k++) {
            Console.WriteLine("i, j, k: " + i + " " +
              j + " " + k);
            if (k == 3) goto parada;
          }
        }
      }

    // rótulo de parada
    parada:
      Console.WriteLine("Parei! i, j, k: " + i + " " +
        j + " " + k);

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}


Ao executar este exemplo nós teremos o seguinte resultado:

i, j, k: 0 0 0
i, j, k: 0 0 1
i, j, k: 0 0 2
i, j, k: 0 0 3
Parei! i, j, k: 0 0 3

Para finalizar, tenha em mente que goto é usado para sair de um bloco de instruções. Tentar usar esta instrução para saltar para dentro de um bloco de instruções é um erro de síntaxe e o seu código não compilará.

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