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E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
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Java ::: Coleções (Collections) ::: Queue

Como criar uma fila em Java usando a interface Queue

Quantidade de visualizações: 1181 vezes
Uma fila é uma estrutura de dados do tipo FIFO (First-in, First-out), ou seja, o primeiro elemento a entrar é o primeiro a sair. Podemos pensar em uma estrutura de dados do tipo fila como uma fila real de um banco ou supermercado.

A linguagem Java não fornece uma classe pronta chamada Queue. Em vez disse nós temos uma interface Queue e suas implementações concretas, a saber, as classes java.util.LinkedList e java.util.PriorityQueue. É claro que existem outras implementações, mas estas duas são as que usamos com mais frequencia.

Como nesta dica a nossa intenção é representar uma fila comum, nós vamos descartar a classe PriorityQueue (fila de prioridade) e nos ater à implementação de Queue fornecida pela classe LinkedList.

Vamos começar com um exemplo bem simples. Veja um trecho de código no qual enfileiramos 5 valores inteiros em uma fila e os desenfileiramos em seguida:

package estudos;

import java.util.LinkedList;
import java.util.Queue;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // vamos criar uma fila de inteiros e adicionar 5 inteiros
    Queue<Integer> fila = new LinkedList<>();
    fila.add(76);
    fila.add(80);
    fila.add(11);
    fila.add(32);
    fila.add(45);
    
    // agora vamos desenfileirar todos os elementos
    System.out.println("Ordem de remoção dos elementos da fila:");
    while(!fila.isEmpty()){
      System.out.print(fila.poll() + "  ");
    }
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Ordem de remoção dos elementos da fila:
76 80 11 32 45


Java ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como calcular o ponto médio entre dois pontos no plano usando Java - Geometria com Java

Quantidade de visualizações: 3257 vezes
Nesta dica mostrarei como é possível usar um trecho de código Java para obter o ponto médio entre dois pontos quaisquer no plano, ou seja, no R2. Em mais dicas dessa seção você aprenderá como isso pode ser feito no R3 (espaço)

Comece analisando a figura abaixo, na qual temos dois pontos A e B, com suas coordenadas correspondentes, e o ponto médio M:



Assim, dados dois pontos A = (2, 9) e B = (10, 2) no plano cartesiano R2, as coordenadas x e y do ponto médio são calculadas por meio da seguinte fórmula:

\[x = \frac{x_1 + x_2}{2}\]
\[y = \frac{y_1 + y_2}{2}\]

Colocando na fórmula os valores que já temos:

\[x = \frac{2 + 10}{2} = \frac{12}{2} = 6 \]
\[y = \frac{9 + 2}{2} = \frac{11}{2} = 5.5 \]

Assim, as coordenadas do ponto médio será (x = 6, y = 5.5).

E agora veja o código Java completo para calcular as coordenadas do ponto médio a partir de dois pontos no plano cartesiano (plano 2D ou R2):

package arquivodecodigos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // x e y do primeiro ponto
    System.out.print("Coordenada x do primeiro ponto: ");
    float x1 = Float.parseFloat(entrada.nextLine());
    System.out.print("Coordenada y do primeiro ponto: ");
    float y1 = Float.parseFloat(entrada.nextLine());
    
    // x e y do segundo ponto
    System.out.print("Coordenada x do segundo ponto: ");
    float x2 = Float.parseFloat(entrada.nextLine());
    System.out.print("Coordenada y do segundo ponto: ");
    float y2 = Float.parseFloat(entrada.nextLine());
    
    // vamos calcular as coordenadas x e y do ponto médio    
    float x = (x1 + x2) / 2;
    float y = (y1 + y2) / 2;
    
    // vamos mostrar o resultado
    System.out.println("As coordenadas do ponto médio são: (x = " +
      x + ", y = " + y + ")");
  }
}

Ao executarmos este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Coordenada x do primeiro ponto: 2
Coordenada y do primeiro ponto: 9
Coordenada x do segundo ponto: 10
Coordenada y do segundo ponto: 2
As coordenadas do ponto médio são: (x = 6.0, y = 5.5)


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade)

Exercícios Resolvidos de Java - Uma função recursiva que conta quantas vezes um valor inteiro k ocorre em um vetor de inteiros

Quantidade de visualizações: 1940 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um método recursivo que conta quantas vezes um valor inteiro k ocorre em um vetor de 10 inteiros. Seu método deverá ter a seguinte assinatura:

public static int quantRepeticoes(int indice, int valor, int[] vetor){
  // sua implementação aqui
}
Sua aplicação deverá solicitar ao usuário os valores do vetor e o valor a ser pesquisado. Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o 1 valor: 2
Informe o 2 valor: 7
Informe o 3 valor: 4
Informe o 4 valor: 7
Informe o 5 valor: 1

Informe o valor a ser pesquisado no vetor: 7
O valor informado se repete 2 vezes.
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

package exercicio;

import java.util.Scanner;

public class Exercicio {
  public static void main(String[] args) {
    // cria um novo objeto da classe Scanner
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos declarar um vetor de 10 inteiros
    int valores[] = new int[5];
    
    // vamos pedir ao usuário que informe os valores do vetor
    for(int i = 0; i < valores.length; i++){
      System.out.print("Informe o " + (i + 1) + " valor: ");
      // efetua a leitura do valor informado para a posição atual do vetor
      valores[i] = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    }
    
    // agora vamos pedir para informar o valor a ser pesquisado
    System.out.print("\nInforme o valor a ser pesquisado no vetor: ");
    int valor = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // e vamos ver a quantidade de repetições
    int repeticoes = quantRepeticoes(0, valor, valores);
    System.out.print("O valor informado se repete " + repeticoes + " vezes.");
    
    System.out.println("\n");
  }
  
  // método recursivo que recebe um valor
  public static int quantRepeticoes(int indice, int valor, int[] vetor){
    if(indice == vetor.length - 1){ // caso base...hora de parar a recursividade
      if(vetor[indice] == valor){
        return 1; // mais um repetição foi encontrada
      }
    }
    else{ // dispara mais uma chamada recursiva
      if(vetor[indice] == valor){ // houve mais uma repetição
        return 1 + quantRepeticoes(indice + 1, valor, vetor);
      }
      else{
        return 0 + quantRepeticoes(indice + 1, valor, vetor); // não repetiu
      }
    }
    
    return 0; // só para deixar o compilador satisfeito...esta linha nunca é executada
  }
}



JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como remover o primeiro elemento de um array em JavaScript - Como usar a função shift() do objeto Array do JavaScript

Quantidade de visualizações: 8787 vezes
Neste dica mostrarei como usar o método shift() do objeto Array da linguagem JavaScript para remover e retornar o primeiro elemento de um vetor. A ação de remover o primeiro elemento, ou seja, o elemento do topo do vetor é muito usada na construção da estrutura de dados pilha.

Veja o código completo, incluindo a página HTML que permite executar o exemplo:

<html>
<head>
  <meta charset="utf-8">
  <title>Estudos JavaScript</title>
</head>
<body>

<script language="javascript">
  // vamos declarar e instanciar um vetor com 5 elementos
  var valores = new Array(1, 2, 3, 4, 5);
  document.write("Valores no vetor: " + valores + "<br>");
  
  // vamos remover o primeiro elemento
  var primeiro = valores.shift();
  document.write("Removendo o primeiro elemento: " +
     primeiro + "<br>");
  document.write("Valores no vetor: " + valores);
</script>

</body>
</html>

Ao abrir esta página HTML nós teremos o seguinte resultado:

Valores no vetor: 1,2,3,4,5
Removendo o primeiro elemento: 1
Valores no vetor: 2,3,4,5


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado

Como obter o código da tecla pressionada em um elemento HTML usando o evento onkeypress do JavaScript

Quantidade de visualizações: 334 vezes
Nesta dica eu mostrarei como é possível usar o evento onkeypress do HTML + JavaScript para obter o código da tecla pressionada pelo usuário. Note que usei a propriedade keyCode do objeto event para capturar o código da tecla.

Veja o código JavaScript completo, incluindo a página HTML:

<html>
<head>
<title>Estudando JavaScript</title>
</head>
<body>
 
<p>Experimente pressionar qualquer tecla e uma 
mensagem mostrará o código da tecla pressionada.</p>
 
<script type="text/javascript">
  function tecla(){
    window.alert("O código da tecla pressionada foi: "
      + event.keyCode);
  }
   
  document.body.onkeypress = tecla;
</script>
 
</body>
</html>

Abra esta página no seu navegador e experimente pressionar uma tecla. Se você presssionar, por exemplo, a tecla "a", teremos a seguinte mensagem:

O código da tecla pressionada foi: 97


C# ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de C# - Como verificar quantas vezes um valor é encontrado em um vetor - Como usar vetores e matrizes em C#

Quantidade de visualizações: 424 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C# que declara, constrói e inicializa um vetor de 10 inteiros. Em seguida peça para que o usuário informe um valor a ser pesquisado. Faça uma varredura no vetor e informe quantas vezes o valor pesquisado é encontrado:

// declara, constrói e inicializa um vetor de 10 inteiros
int[] valores = {4, 21, 9, 8, 12, 21, 4, 4, 1, 10};
Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um valor: 4
O valor foi encontrado: 3 vezes

Informe um valor: 8
O valor foi encontrado: 1 vezes

Informe um valor: 3
O valor foi encontrado: 0 vezes
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C#:

using System;

namespace Estudos {
  class Principal {
    // função principal do programa C#
    static void Main(string[] args) {
      // declara, constrói e inicializa um vetor de 10 inteiros
      int[] valores = { 4, 21, 9, 8, 12, 21, 4, 4, 1, 10 };

      // vamos ler um valor inteiro
      Console.Write("Informe um valor: ");
      int pesquisa = Int32.Parse(Console.ReadLine());

      // vamos verificar quantas vezes o valor informado está
      // contido no vetor
      int repeticoes = 0;
      for (int i = 0; i < valores.Length; i++) {
        if (valores[i] == pesquisa) {
          repeticoes++; // encontrou? vamos contar esta ocorrência
        }
      }

      // vamos mostrar o resultado
      Console.WriteLine("O valor foi encontrado: " +
        repeticoes + " vezes");
      
      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}



Dart ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercício Resolvido de Dart - Como testar se um ano é bissexto em Dart - Um programa que lê um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não

Quantidade de visualizações: 1068 vezes
Pergunta/Tarefa:

Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos (exceto anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400). Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. O último ano bissexto foi 2012 e o próximo será 2016.

Um ano é bissexto se ele for divisível por 4 mas não por 100, ou se for divisível por 400.

Escreva um programa Dart que pede ao usuário um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o ano: 2024
O ano informado é bissexto.
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Dart:

// Vamos importar a biblioteca dart:io
import "dart:io";

void main(){
  // vamos solicitar que o usuário informe um ano
  stdout.write("Informe o ano: ");
  int ano = int.parse(stdin.readLineSync());  
  
  // vamos verificar se o ano informado é bissexto
  if(((ano % 4 == 0) && (ano % 100 != 0)) || (ano % 400 == 0)){
    print("O ano informado é bissexto.");  
  }
  else{
    print("O ano informado não é bissexto.");  
  }
}



C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de C - Como retornar o primeiro elemento de um vetor em C

Quantidade de visualizações: 393 vezes
Pergunta/Tarefa:

Dado o vetor:

[9, 5, 3, 2, 4, 8]

Escreva um programa C que mostra como acessar e retornar o primeiro elemento de um vetor (array) em C.

Sua saída deverá ser parecida com:

O primeiro elemento do array é: 9 
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

// função principal do programa
int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos criar um array de inteiros
  int valores[] = {9, 5, 3, 2, 4, 8};
    
  // agora vamos retornar o primeiro elemento do vetor
  int primeiro = valores[0];
    
  // e mostramos o resultado
  printf("O primeiro elemento do array é: %d", primeiro);
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}



C++ ::: Win32 API (Windows API) ::: Arquivos e Diretórios

Como renomear arquivos e diretórios em C++ usando a função MoveFile() da API do Windows

Quantidade de visualizações: 8819 vezes
A função MoveFile() da API do Windows pode ser usada quando precisamos renomear um arquivo ou diretório. Veja seu protótipo:

BOOL WINAPI MoveFile(
  LPCTSTR lpExistingFileName,
  LPCTSTR lpNewFileName
);


Note que só precisamos fornecer o nome atual e o novo nome do arquivo ou diretório que queremos renomear. Se houver algum erro ao renomear o arquivo ou diretório, a função MoveFile() retornará o valor 0 (zero). Se a operação for efetuada com sucesso, um valor diferente de 0 (zero) será retornado. É sempre uma boa idéia usar a função GetLastError() para retornar o código do erro em caso de falha.

Veja um trecho de código no qual renomeamos um arquivo:

#include <cstdlib>
#include <iostream>
#include <windows.h>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // nome atual do arquivo
  CHAR nome_atual[] = "C:\\testes.txt";
  // novo nome do arquivo
  CHAR nome_novo[] = "C:\\novo.txt";
  
  // vamos renomear o arquivo
  if(MoveFile(nome_atual, nome_novo)){
    cout << "Arquivo renomeado com sucesso." << endl;                      
  }
  else{
    cout << "Erro ao renomear o arquivo: " << 
      GetLastError() << endl;     
  }
  
  system("PAUSE");
  return EXIT_SUCCESS;
}

Aqui nós estamos alterando o nome do arquivo testes.txt para novo.txt. Os possíveis erros nesta operação são:

a) ERROR_FILE_NOT_FOUND - Ocorre quando o arquivo fornecido como primeiro argumento para a função MoveFile() não existe. O código para este erro é 2 e a mensagem em português é "O sistema não pode encontrar o arquivo especificado (The system cannot find the file specified)".

b) ERROR_ALREADY_EXISTS - Ocorre quando o arquivo fornecido como segundo argumento para a função MoveFile() já existe. O código para este erro é 183 e a mensagem em português é "Não é possível criar um arquivo já existente (Cannot create a file when that file already exists)".

Veja agora um trecho de código no qual renomeamos um diretório:

#include <cstdlib>
#include <iostream>
#include <windows.h>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // nome atual do diretório
  CHAR nome_atual[] = "C:\\imagens";
  // novo nome do diretório
  CHAR nome_novo[] = "C:\\imagens2";
  
  // vamos renomear o diretório
  if(MoveFile(nome_atual, nome_novo)){
    cout << "Diretório renomeado com sucesso." << endl;                      
  }
  else{
    cout << "Erro ao renomear o diretório: " << 
      GetLastError() << endl;     
  }
  
  system("PAUSE");
  return EXIT_SUCCESS;
}



Java ::: Classes e Componentes ::: JTextArea

Java Swing - Como evitar a barra de rolagem horizontal em um JScrollPane

Quantidade de visualizações: 161 vezes
Em algumas situações nós precisamos usar um JScrollPane para permitir as barras de rolagem em algum componente visual do Java Swing. Nesta dica eu mostro como isso pode ser feito, e mostro também como a barra de rolagem horizontal pode ser evitada. Este comportamento é o esperado quando estamos trabalhando com caixas de texto do tipo JTextArea.

Veja um trecho de código no qual usamos a constante HORIZONTAL_SCROLLBAR_NEVER de ScrollPaneConstants para indicar que a barra horizontal não deverá ser exibida:

textArea = new JTextArea(10, 20);
JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(textArea);
     
// Evitar o aparecimento da barra de rolagem horizontal
scrollPane.setHorizontalScrollBarPolicy(
ScrollPaneConstants.HORIZONTAL_SCROLLBAR_NEVER);


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