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![]() Planilha Web - Planilhas e Calculadoras online para estudantes e profissionais de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. |
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MySQL ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como adicionar dias a uma data usando a função ADDDATE() do MySQLQuantidade de visualizações: 16016 vezes |
A função ADDDATE() é usada para adicionar dias a uma data. Veja um exemplo de seu uso:SELECT ADDDATE(vencimento, 30) FROM tabela_estudos Aqui o valor do campo vencimento será acrescido de 30 dias. É possível também fornecer um número negativo de dias. Neste caso a data será decrementada pelo número de dias fornecidos. Veja: SELECT ADDDATE(vencimento, -5) FROM tabela_estudos Se quiser, você pode ainda usar esta função para adicionar não somente dias, mas também meses, anos, semanas, etc. Veja um exemplo no qual adicionamos três meses a uma determinada data: SELECT ADDDATE(vencimento, INTERVAL 3 MONTH) FROM tabela_estudos |
Java ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como renomear um arquivo em Java usando a função renameTo() da classe FileQuantidade de visualizações: 216 vezes |
Nesta dica eu mostro como podemos tirar proveito do método renameTo() da classe File do Java para renomear arquivos. Lembre-se de que a classe File está no pacote java.io. Além disso, não coloquei try...catch no exemplo. Faça isso caso você deseje usar este código em aplicações reais. Veja o código completo: package arquivodecodigos; import java.io.File; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // arquivo com o nome antigo File arquivo1 = new File("c:\\java\\Conectar.java"); // arquivo com o novo nome File arquivo2 = new File("c:\\java\\Conectar2.java"); boolean ok = arquivo1.renameTo(arquivo2); if(ok){ System.out.println("Arquivo renomeado com sucesso."); } else{ System.out.println("Nao foi possivel renomear o arquivo."); } } } Se o arquivo puder se renomeado com sucesso você verá a mensagem: Arquivo renomeado com sucesso. |
VB.NET ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle |
Como usar o laço While em VB.NETQuantidade de visualizações: 11421 vezes |
Um instrução de repetição (também chamada de laço ou loop) permite que um bloco de códigos seja executado repetidamente até que uma condição seja satisfeita. O laço While é usado quando queremos testar uma condição e, executar um bloco de código repetidamente enquanto esta condição for verdadeira. Lembre-se de que, se a condição já for falsa, o laço nunca será executado. Veja um exemplo de laço While que nos permite exibir os números de 0 a 10: Dim numero As Integer = 0 While numero <= 10 Console.WriteLine(numero) numero += 1 End While Veja uma nova versão deste código, desta vez contando de 10 a 0: Dim numero As Integer = 10 While numero >= 0 Console.WriteLine(numero) numero -= 1 End While Aqui nós estamos novamente avaliando uma condição, ou seja, se o resultado da condição for True, a execução do laço continua. Se for False, o laço para. Veja um exemplo no qual a condição booleana está bem explícita: Dim pode As Boolean = True Dim valor As Integer = 1 While pode Console.WriteLine(valor) valor += 1 If valor > 20 Then pode = False End If End While |
JavaScript ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: JavaScript Básico |
Exercício Resolvido de JavaScript - Como somar dois números em JavaScript - O operador de adição da linguagem JavaScriptQuantidade de visualizações: 1878 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa JavaScript para somar dois números, ou seja, dois valores numéricos inteiros. O usuário deverá informar os dois valores. Para efetuar a leitura dos números você pode usar a função window.prompt() e, para exibir o resultado, use a função window.alert(). Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro número: 7 Informe o segundo número: 3 A soma dos números é: 10 Veja a resolução comentada deste exercício em JavaScript: <!doctype html> <html> <head> <title>Exercícios de JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // vamos ler dois números do usuário var num1 = Number.parseInt(window.prompt( "Informe o primeiro número:")); var num2 = Number.parseInt(window.prompt( "Informe o segundo número:")); // agora vamos somar os dois números var soma = num1 + num2; // e mostramos o resultado window.alert("A soma dos números é: " + soma); </script> </body> </html> |
C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como escrever uma função is_numeric() em C que verifica se uma string contém apenas dígitos de 0 a 9Quantidade de visualizações: 10136 vezes |
Em algumas situações precisamos verificar se uma string contém apenas dígitos de 0 a 9, ou seja, é um valor numérico inteiro válido. Para isso podemos usar a função personalizada em C que mostro nesta dica. Veja que o segredo é passar todos os caracteres individualmente para a função isdigit(). Veja o código:#include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <string.h> #include <ctype.h> // função personalizada que permite verificar se uma // string contém apenas dígitos de 0 a 9 int is_numeric(const char *str){ int res = 1; // passou no teste // vamos percorrer todos os caracteres da string // e testar se cada um é um dígito. Se não // for nós marcamos res como 0 e retornamos while(*str){ if(!isdigit(*str)){ res = 0; break; } // vamos passar para o próximo caractere str++; } return res; } int main(int argc, char *argv[]){ char valor[20]; // vamos guardar o valor digitado aqui // vamos ler o valor informado pelo usuário printf("Digite qualquer coisa e tecle ENTER: "); gets(valor); // vamos verificar se o usuário informou uma string // que contém apenas dígitos de 0 a 9 if(is_numeric(valor)) printf("Voce informou uma string numerica"); else printf("Voce NAO informou uma string numerica"); puts("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } E, antes que perguntem como é possível verificar se a string contém um valor fracionário válido, a seguinte alteração pode ser feita: int is_numeric(const char *str){ int res = 1; // passou no teste // vamos percorrer todos os caracteres da string // e testar se cada um é um dígito ou uma vírgula. Se não // for nós marcamos res como 0 e retornamos while(*str){ if((!isdigit(*str)) and (*str != ',')){ res = 0; break; } // vamos passar para o próximo caractere str++; } return res; } |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição |
Exercícios Resolvidos de Java - Como calcular a tabuada de multiplicação para os números de 1 a 9 em JavaQuantidade de visualizações: 4171 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que usa o laço for para calcular e exibir a tabuada de multiplicação dos números 1 a 9. Sua saída deve ser parecida com: Tabuada de Multiplicação ---------------------------------------------- 1 2 3 4 5 6 7 8 9 ---------------------------------------------- 1 | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 2 | 2 4 6 8 10 12 14 16 18 3 | 3 6 9 12 15 18 21 24 27 4 | 4 8 12 16 20 24 28 32 36 5 | 5 10 15 20 25 30 35 40 45 6 | 6 12 18 24 30 36 42 48 54 7 | 7 14 21 28 35 42 49 56 63 8 | 8 16 24 32 40 48 56 64 72 9 | 9 18 27 36 45 54 63 72 81 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: package estudos; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // mostra o título da tabela System.out.print(" Tabuada de Multiplicação"); System.out.println("\n----------------------------------------------"); // exibe os números na parte superior System.out.print(" "); for(int i = 1; i <= 9; i++){ System.out.print(" " + i); } System.out.println("\n----------------------------------------------"); // mostra o corpo da tabuada for(int i = 1; i <= 9; i++){ System.out.print(i + " |"); for(int j = 1; j <= 9; j++){ System.out.printf("%4d", i * j); } System.out.println(); } System.out.println("\n"); } } |
QGIS ::: PyQGIS API ::: Shapefiles, Camadas Vetoriais, Dados Vetoriais |
Como carregar um shapefile no QGIS usando o objeto QgsVectorLayer da PyQGIS APIQuantidade de visualizações: 495 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos usar o objeto QgsVectorLayer da PyQGIS API para carregar um arquivo shapefile no QGIS e adicioná-lo como uma nova camada. O primeiro passo é fornecer a localização do arquivo shapefile (.shp), o nome para a nova camada e um data provider, que nesse caso é ogr. Depois de obtido o objeto QgsVector nós efetuamos uma chamada à função isValid() para verificar se a camada é válida. Esse procedimento deve ser sempre usado, pois assegura que os dados são válidos antes de continuar com a execução do código. Para finalizar nós usamos a função addMapLayer() do objeto QgsProject para adicionar a nova camada à coleção de camadas e a exibimos no mapa. Veja o código PyQGIS completo para o exemplo: # vamos criar um novo objeto QgsVectorLayer com o local # do nosso shapefile camada = QgsVectorLayer("C:\\dados\\GO_Municipios_2022.shp", "Municípios Estado de Goiás", "ogr") # vamos testar se a camada é válida if not camada.isValid(): print("Não foi possível carregar a camada %s" % camada.name()) else: # vamos adicionar a camada à relação de camadas QgsProject.instance().addMapLayer(camada) Ao executarmos esse código PyQGIS no QGIS nós temos como resultado um mapa do Estado de Goiás com os seus 246 municípios. |
Python ::: Pygame ::: Animação, Animações, Técnicas de Animação |
Como criar um relógio analógico no Pygame - Código completo com variáveis e comentários em portuguêsQuantidade de visualizações: 1385 vezes |
Nesta dica mostrarei um código para a criação de um relógio analógico completo em Python, com comentários detalhados e fácil de entender. Veja a imagem:![]() Por simplicidade, eu mantive a mesma cor para todos os elementos da animação e deixei somente o básico mesmo, para que você possa se concentrar nas partes mais importantes. Neste código você aprenderá como definir o tamanho, título e cor de fundo para uma janela do Pygame do Python. Aprenderá também como definir a quantidade de frames por segundo para a animação, assim como controlar os disparos do timer pygame.time.Clock(). Por fim, o código mostra como calcular o ângulo dos ponteiros das horas, minutos e segundos e efetuar o desenho das retas saindo do centro do círculo. Você sabia, por exemplo, que o ângulo de 45 graus corresponde exatamente à hora 1:30hs? Em vários exemplos de relógios analógicos na internet, o ponteiro das horas fica preso à uma determinada hora, aguardando o ponteiro dos segundos completar um giro completo. No código que apresento aqui, eu obtive a hora atual como um decimal, o que faz com que o ponteiro das horas mostre a posição real da hora, como um relógio analógico do mundo real. Para estudantes de matemática, engenharia e física, este código é uma boa aplicação da técnica de se converter coordenadas polares para coordenadas cartesianas. Eis o código completo para o relógio analógico. Boa diversão. # vamos importar as bibliotecas necessárias import pygame, sys from pygame.locals import * import math from datetime import datetime # função que faz a correção dos ângulos def corrigir_angulo(angulo): return abs(angulo % 360) # inicializa a biblioteca pygame.init() # quantidade de frames por segundo FPS = 30 # construímos o timer timer = pygame.time.Clock() # obtém a superfície do jogo e define o tamanho da tela janela = pygame.display.set_mode((600, 400)) # vamos definir o título da janela do jogo pygame.display.set_caption('Relógio Analógico no Pygame') # vamos definir alguns parâmetros fonte = pygame.font.Font(None, 36) VERMELHO = (200, 0, 0) BRANCO = (255, 255, 255) raio = 150 x_inicial = 300 y_inicial = 200 distancia_aro = 20 # e aqui nós entramos no loop do game while True: # vamos pintar a tela toda de branco janela.fill(BRANCO) # monitoramos os eventos for evento in pygame.event.get(): # se o evento foi um pedido para sair if evento.type == QUIT: # fechamos a tela do jogo pygame.quit() # e saimos do programa sys.exit() # vamos desenhar um circulo não preenchido (maior) pygame.draw.circle(janela, VERMELHO, (x_inicial, y_inicial), raio, 2) # vamos desenhar um circulo não preenchido (menor) pygame.draw.circle(janela, VERMELHO, (x_inicial + 1, y_inicial + 1), 5, 0) # vamos desenhar os números do relório (1-12) for n in range(1, 13): # calcula o ângulo dessa hora angulo = math.radians((n * (360 / 12)) - 90) # agora convertemos o ângulo e o raio para coordenadas cartesianas if len(str(n)) > 1: x = math.cos(angulo) * (raio - distancia_aro) - 18 else: x = math.cos(angulo) * (raio - distancia_aro) - 10 y = math.sin(angulo) * (raio - distancia_aro) - 10 texto_numero = fonte.render(str(n), True, VERMELHO) janela.blit(texto_numero, (x_inicial + x, y_inicial + y)) # vamos obter as horas, minutos e segundos atuais hoje = datetime.today() horas = hoje.hour % 12 minutos = hoje.minute segundos = hoje.second # ajustamos as horas para tratar a hora decimal (com frações de horas) horas = horas + (minutos * (1 / 60)) + (segundos * (1 / 3600)) # desenha o ponteiro das horas angulo_horas = corrigir_angulo(horas * (360 / 12) - 90) angulo_horas = math.radians(angulo_horas) hora_x = math.cos(angulo_horas) * (raio - 60) hora_y = math.sin(angulo_horas) * (raio - 60) coord_finais = (x_inicial + hora_x, y_inicial + hora_y) pygame.draw.line(janela, VERMELHO, (x_inicial, y_inicial), coord_finais, 4) # desenha o ponteiro dos minutos angulo_minutos = corrigir_angulo(minutos * (360 / 60) - 90) angulo_minutos = math.radians(angulo_minutos) minutos_x = math.cos(angulo_minutos) * (raio - 40) minutos_y = math.sin(angulo_minutos) * (raio - 40) coord_finais = (x_inicial + minutos_x, y_inicial + minutos_y) pygame.draw.line(janela, VERMELHO, (x_inicial, y_inicial), coord_finais, 3) # desenha o ponteiro dos segundos angulo_segundos = corrigir_angulo(segundos * (360 / 60) - 90) angulo_segundos = math.radians(angulo_segundos) segundos_x = math.cos(angulo_segundos) * (raio - 30) segundos_y = math.sin(angulo_segundos) * (raio - 30) coord_finais = (x_inicial + segundos_x, y_inicial + segundos_y) pygame.draw.line(janela, VERMELHO, (x_inicial, y_inicial), coord_finais, 1) # redesenha a tela continuamente pygame.display.update() # aciona o disparo do timer timer.tick(FPS) |
PHP ::: Sistemas Completos com Código Fonte ::: Projetos PHP com Código Fonte - Códigos Fonte PHP |
Como criar um Cadastro de Usuários em PHP e MySQL - Cadastrar, Listar, Editar, Exluir e Pesquisar - Código fonte completoQuantidade de visualizações: 7721 vezes |
Sobre este projeto PHP e MySQL Quando se está dando os primeiros passos em PHP e banco de dados, principalmente no MySQL, é sempre uma boa idéia desenvolver aplicações do mundo real para ver como as coisas realmente funcionam. É muito difícil aprender uma linguagem de programação ou um banco de dados sem visualizar situações nas quais esse conhecimento pode ser aplicado. Veja na figura abaixo o projeto que desenvolvemos para você nesta dica: ![]() O que vou aprender neste código fonte? Escrevemos uma aplicação PHP e MySQL bem simples, sem muita formatação e sem firulas de programador exibido, apenas com o propósito de ensiná-lo(a) como gravar, listar, editar, excluir e pesquisar dados em uma tabela MySQL a partir de uma aplicação PHP. Como você pode ver na imagem acima, o cadastro é muito simples: nome, e-mail, idade e sexo. Porém, não se deixe levar pela simplicidade, pois este é o conhecimento básico para se desenvolver programas PHP e MySQL mais avançados. Isso quer dizer que, uma vez dominado as técnicas ensinadas aqui, você será capaz de criar sistemas para folha de pagamento em PHP, gestão financeira, contas a pagar e a receber, gestão de documentos em PHP, muita coisa mesmo. Por meio de um código simples e bem documentado, você verá como disparar os comandos SQL INSERT, DELETE, UPDATE e SELECT a partir de seus códigos PHP. Mostramos também como escrever uma função tratar_entrada() para que os dados vindos de formulários POST ou GET sejam devidamente tratados antes de entrar na sua aplicação. Isso garante maior segurança e também evita que usuários mal intencionados fiquem tentando injetar código nas suas aplicações usando SQL Injection. Por fim, você também aprenderá como escrever páginas PHP separadas para representar o topo da aplicação, o menu do lado e o rodapé, de forma que você não precise atualizar todas estas partes sempre que decidir mudar a cor ou o layout da aplicação. Como posso obter este código fonte? Para adquirir este código fonte, me chama no WhatsApp ou no e-mail indicando na lateral do site. Se necessário podemos combinar e faço a instalação na sua máquina ou no seu domínio. Podemos também combinar as alterações ou a adição de novas funcionalidades. Não se esqueça: Uma boa forma de estudar o código é fazendo pequenas alterações e rodando para ver os resultados. Outra opção é começar um projeto PHP do zero e ir adicionando trechos do código fonte para melhor entendimento de suas partes. |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como exibir a data e hora atual em JavaScript usando o objeto DateQuantidade de visualizações: 8358 vezes |
O objeto Date da linguagem JavaScript pode ser usado quando queremos retornar ou exibir a data e hora atual. Nesta dica eu mostro como criar um objeto Date e em seguida mostrar os resultados na página. Veja o código HTML completo para o exemplo: <!doctype html> <html> <head> <title>Datas em JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // vamos obter a data e hora atual var data = Date(); // e mostramos o resultado document.write("Data e hora atual: " + data); </script> </body> </html> Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: Data e hora atual: Sat Feb 04 2023 15:08:32 GMT-0300 (Horário Padrão de Brasília) |
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