![]() |
|||||
![]() Planilha Web - Planilhas e Calculadoras online para estudantes e profissionais de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. |
|||||
|
PHP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados |
Como usar o tipo de dados object da linguagem PHPQuantidade de visualizações: 7874 vezes |
O PHP, especialmente a partir da versão 5.0, suporta a programação orientada a objetos (OOP). A programação OOP promove um design modular limpo, simplifica a depuração e manutenção e facilita a reutilização de códigos. As classes são os pontos cruciais de um design orientado a objetos. Uma classe é uma definição de uma estrutura que contém propriedades (variáveis) e métodos (funções). Classes são definidas com a palavra-chave class: class Pessoa{ public $nome = ''; function nome($novo_nome = NULL){ if(!is_null($novo_nome)){ $this->nome = $novo_nome; } return $this->nome; } } Uma vez que uma classe é definida, qualquer número de objetos podem ser construídos a partir dela por meio do uso da palavra-chave new, e as propriedades e métodos do objeto podem ser acessadas com a construção ->. Veja: $pessoa = new Pessoa; $pessoa->nome('Osmar J. Silva'); printf("Olá, %s<br>", $pessoa->nome); Se quisermos saber se uma variável é do tipo object, podemos usar a função is_object(). Veja: <? class Pessoa{ public $nome = ''; function nome($novo_nome = NULL){ if(!is_null($novo_nome)){ $this->nome = $novo_nome; } return $this->nome; } } $pessoa = new Pessoa; if(is_object($pessoa)){ echo 'A variável $pessoa é do tipo object.'; } ?> Ao executarmos este código PHP nós teremos o seguinte resultado: A variável $pessoa é do tipo object. |
C# ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercício Resolvido de C# - Como testar se um ano é bissexto em C# - Um programa que lê um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou nãoQuantidade de visualizações: 479 vezes |
Pergunta/Tarefa: Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando ele com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos (exceto anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400). Isto é feito com o objetivo de manter o calendário anual ajustado com a translação da Terra e com os eventos sazonais relacionados às estações do ano. O último ano bissexto foi 2012 e o próximo será 2016. Um ano é bissexto se ele for divisível por 4 mas não por 100, ou se for divisível por 400. Escreva um programa C# que pede ao usuário um ano com quatro dígitos e informa se ele é bissexto ou não. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o ano: 2024 O ano informado é bissexto. Veja a resolução comentada deste exercício usando C# console: using System; namespace Estudos { class Principal { // função principal do programa C# static void Main(string[] args) { // vamos solicitar que o usuário informe um ano Console.Write("Informe o ano: "); int ano = Int32.Parse(Console.ReadLine()); // vamos verificar se o ano informado é bissexto if (((ano % 4 == 0) && (ano % 100 != 0)) || (ano % 400 == 0)){ Console.WriteLine("O ano informado é bissexto."); } else { Console.WriteLine("O ano informado não é bissexto."); } Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } |
C++ ::: STL (Standard Template Library) ::: Vector C++ |
Como retornar uma referência ao primeiro elemento de um vector C++ usando a função front()Quantidade de visualizações: 6708 vezes |
O primeiro elemento em um contêiner STL vector do C++ pode ser acessado por meio da função front(). Como esta função é sobrecarregada, temos duas opções:reference front(); const_reference front() const; #include <iostream> #include <vector> using namespace std; int main(int argc, char *argv[]){ // um vector vazio que conterá inteiros vector<int> valores; // vamos inserir três elementos valores.push_back(54); valores.push_back(13); valores.push_back(87); // vamos obter o valor do primeiro elemento do vector // Note que front() pode ser usada dos dois lados // de uma operação de atribuição int valor = valores.front(); cout << "Primeiro elemento: " << valor << endl; // vamos alterar o valor do primeiro elemento valores.front() = 102; // vamos testar o resultado cout << "Primeiro elemento: " << valores.front() << endl; system("PAUSE"); // pausa o programa return EXIT_SUCCESS; } Note que aqui nós usamos: int valor = valores.front(); int& valor = valores.front(); valor = 102; Observe agora o seguinte trecho de código: int valor = valores.front(); // o primeiro elemento é 54 valores.front() = 20; cout << "Primeiro elemento: " << valor << endl; Aqui nós acessamos o valor do primeiro elemento, guardarmos-o na variável valor e atribuímos o valor 20 à valores.front(). Porém, ao imprimirmos a variável valor o seu conteúdo ainda é 54. De fato, o que gostaríamos é que uma alteração em valores.front() afetasse também a variável valor. Assim: int& valor = valores.front(); // o primeiro elemento é 54 valores.front() = 20; cout << "Primeiro elemento: " << valor << endl; const int& valor = valores.front(); // o primeiro elemento é 54 valores.front() = 20; valor = 300; // esta linha não compila cout << "Primeiro elemento: " << valor << endl; Agora o efeito que queríamos é alcançado. Alterações em valores.front() afetam a variável valor, mas, não podemos alterar valor diretamente, já que esta variável é uma referência constante agora. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Programação Orientada a Objetos em Java - Java OOP - Como chamar o construtor de uma superclasse a partir da classe derivadaQuantidade de visualizações: 19293 vezes |
Em algumas situações, é necessário efetuar uma chamada ao construtor de uma superclasse a partir da sub-classe, ou classe derivada. Principalmente quando temos que inicializar dados privados pertencentes à superclasse. Imaginemos o seguinte cenário: uma classe Pessoa cujo construtor recebe o nome e idade da pessoa. Temos então uma classe Aluno que herda de pessoa e cujo construtor recebe nome, idade e matrícula. Desta forma, temos aqui uma boa oportunidade para efetuarmos uma chamada ao construtor da superclasse a partir da classe derivada. Comece criando a classe Pessoa (Pessoa.java): public class Pessoa{ public String nome; public int idade; // construtor da classe public Pessoa(String nome, int idade){ this.nome = nome; this.idade = idade; } } Compile Pessoa.java. Agora vamos criar um classe Aluno (Aluno.java) que herda da classe Pessoa: public class Aluno extends Pessoa{ public String matricula; // construtor public Aluno(String nome, int idade, String matricula){ // chama o construtor da superclasse super(nome, idade); this.matricula = matricula; } } Compile Aluno.java e escreva o programa abaixo, que demonstra como a chamada ao construtor da superclasse é feita a partir da subclasse, ou classe derivada: public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // cria um objeto da classe Aluno Aluno aluno = new Aluno("Osmar J. Silva", 36, "AC434-23"); // Exibe o resultado System.out.println("Nome: " + aluno.nome + "\n" + "Idade: " + aluno.idade + "\n" + "Matrícula: " + aluno.matricula); } } Execute este código e observe alguns detalhes interessantes. O mais importante é a forma de chamar o construtor da superclasse: // chama o construtor da superclasse super(nome, idade); Veja como recebemos três variáveis no construtor da classe Aluno e passamos duas delas para o construtor da superclasse. |
C# ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList |
Como passar uma ArrayList para um método C#Quantidade de visualizações: 9420 vezes |
Em algumas situações nós precisamos fornecer uma ArrayList para um método C# e manipulá-la a partir deste método. Nesta dica eu mostro como isso pode ser feito. Veja que, dentro do método Main da aplicação nós criamos um novo objeto da classe ArrayList e inserimos 5 números inteiros nela. Em seguida nós efetuamos uma chamada ao método exibirArrayList() passando a lista como referência, ou seja, qualquer alteração que fizermos na ArrayList dentro do método afetará também o objeto criado fora do método. Veja o código completo para o exemplo: using System; using System.Collections; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { // Cria o ArrayList ArrayList lista = new ArrayList(); // Adiciona 5 inteiros lista.Add(30); lista.Add(2); lista.Add(98); lista.Add(1); lista.Add(7); // passa o ArrayList para um método que exibirá // seus valores exibirArrayList(lista); Console.WriteLine("\n\nPressione qualquer tecla para sair..."); // pausa o programa Console.ReadKey(); } // método que receberá e exibirá o conteúdo do ArrayList static void exibirArrayList(ArrayList mLista) { foreach (int valor in mLista) { Console.Write("{0} ", valor); } } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: 30 2 98 1 7 |
Python ::: Dicas & Truques ::: Lista (List) |
Como pesquisar um item em uma list e removê-lo usando a função remove() do PythonQuantidade de visualizações: 8784 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível usar a função remove() do tipo de dados list para pesquisar um item em uma lista e removê-lo. Observe que, se o item a ser removido não for encontrado, um erro do tipo ValueError será exibido. Veja o código completo para o exemplo: # função principal do programa def main(): # cria uma lista de inteiros valores = [2, 5, 12, 2, 3, 32, 18] # exibe a lista print(valores) try: valor = int(input("Informe o valor a ser removido: ")) valores.remove(valor) except ValueError: print("O valor pesquisado nao foi encontrado") else: print("O valor foi removido com sucesso") # exibe a lista print(valores) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: [2, 5, 12, 2, 3, 32, 18] Informe o valor a ser removido: 2 O valor foi removido com sucesso [5, 12, 2, 3, 32, 18] Observe que a função remove() da list remove apenas o primeiro item encontrado, ou seja, se a lista possuir mais de um valor igual, apenas o primeiro será removido. |
C# ::: Windows Forms ::: Formulários e Janelas |
Como definir a cor de fundo de um formulário C# Windows Forms usando a propriedade BackColorQuantidade de visualizações: 9385 vezes |
A cor de fundo de um formulário Windows Forms pode ser definida em tempo de design ou execução usando-se a propriedade BackColor. Em tempo de design só precisamos clicar no formulário, acionar a janela de propriedades e escolher a cor de fundo desejada. Em tempo de execução, a cor de fundo pode ser definida com um código parecido com: private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos definir a cor de fundo para o formulário this.BackColor = Color.LightSalmon; } É possível obter o valor da propriedade BackColor do formulário da seguinte forma: private void button1_Click(object sender, EventArgs e){ // vamos obter o valor da propriedade BackColor Color corFundo = this.BackColor; // vamos mostrar o resultado MessageBox.Show("A cor de fundo é: " + corFundo.Name); } |
C ::: Dicas & Truques ::: Ponteiros, Referências e Memória |
Como alocar memória dinâmica usando a função calloc() da linguagem CQuantidade de visualizações: 18855 vezes |
A função calloc() é bem parecida com a função malloc() e também é usada em C para alocarmos um bloco de memória. A diferença é que calloc() recebe a quantidade de elementos e o número de bytes do elemento e retorna um ponteiro do tipo void (genérico) para o início do bloco de memória obtido. Veja sua assinatura:void *calloc(size_t n, size_t size); Se a memória não puder se alocada, um ponteiro nulo (NULL) será retornado. É importante se lembrar de alguns conceitos antes de usar esta função. Suponhamos que você queira alocar memória para um único inteiro. Você poderia ter algo assim: // aloca memória para um int ponteiro = calloc(1, 4); Embora este código esteja correto, não é um boa idéia assumir que um inteiro terá sempre 4 bytes. Desta forma, é melhor usar o operador sizeof() para obter a quantidade de bytes em um inteiro em uma determinada arquitetura. Veja: // aloca memória para um int ponteiro = calloc(1, sizeof(int)); Eis o código completo para um aplicativo C que mostra como alocar memória para um inteiro e depois atribuir e obter o valor armazenado no bloco de memória alocado: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { // ponteiro para uma variável do tipo inteiro int *ponteiro; // aloca memória para um int ponteiro = calloc(1, sizeof(int)); // testa se a memória foi alocada com sucesso if(ponteiro) printf("Memoria alocada com sucesso.\n"); else printf("Nao foi possivel alocar a memoria.\n"); // atribui valor à memória alocada *ponteiro = 45; // obtém o valor atribuído printf("Valor: %d\n\n", *ponteiro); // libera a memória free(ponteiro); system("PAUSE"); return 0; } Uma aplicação interessante da função calloc() é quando precisamos construir uma matriz dinâmica. Veja como isso é feito no código abaixo: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { int i; // quantidade de elementos na matriz int quant = 10; // ponteiro para o bloco de memória int *ponteiro; // aloca memória para uma matriz de inteiros ponteiro = calloc(quant, sizeof(int)); // testa se a memória foi alocada com sucesso if(ponteiro) printf("Memoria alocada com sucesso.\n"); else{ printf("Nao foi possivel alocar a memoria.\n"); exit(1); } // atribui valores aos elementos do array for(i = 0; i < quant; i++){ ponteiro[i] = i * 2; } // exibe os valores for(i = 0; i < quant; i++){ printf("%d ", ponteiro[i]); } // libera a memória free(ponteiro); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TListBox |
Como adicionar itens em uma ListBox do Delphi usando a função Add()Quantidade de visualizações: 14367 vezes |
Itens em uma TListBox podem ser adicionados usando-se o método Add() da propriedade Items, um objeto da classe TString. Este método aceita uma string representando o novo ítem e retorna um inteiro cujo valor é o índice do novo ítem. Veja o seguinte trecho de código:procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var item: String; begin // vamos adicionar um item vindo de uma variável item := 'Sou o primeiro item'; ListBox1.Items.Add(item); // vamos adicionar outro item...desta vez um literal ListBox1.Items.Add('Sou o segundo item'); end; Note que neste exemplo não fizemos uso do valor inteiro retornado pelo método Add(). Caso isso seja necessário, podemos usar código parecido com: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var item: String; indice: Integer; begin // vamos adicionar um item vindo de uma variável // e obter o seu índice item := 'Sou o primeiro item'; indice := ListBox1.Items.Add(item); ShowMessage('O novo ítem foi inserido no índice: ' + IntToStr(indice)); end; É importante notar que, em uma TListBox não ordenada, ou seja, o valor de sua propriedade Sorted é false, o método Add() sempre adicionará o novo item no final da lista. Em uma lista ordenada, o item é inserido em uma posição determinada pela ordenação alfabética dos demais itens. Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade) |
Exercício Resolvido de C - Um método recursivo que conta de 0 até 10Quantidade de visualizações: 927 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um método recursivo que conta e exibe os valores de 0 até 10. Seu método deverá possuir a seguinte assinatura: void contar_recursivamente(int n){ // sua implementação aqui } Sua saída deverá ser parecida com: 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Veja a resolução comentada deste exercício usando C console: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> // método recursivo que conta de 0 até 10; void contar_recursivamente(int n){ // vamos exibir o número atual printf("%d ", n); // devemos prosseguir com a recursividade? if(n < 10){ // incrementa o valor de n n++; contar_recursivamente(n); // e faz uma nova chamada recursiva } } // método principal do programa int main(int argc, char *argv[]){ // efetua uma chamada ao método recursivo fornecendo o primeiro valor contar_recursivamente(0); printf("\n\n"); system("pause"); return 0; } |
Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes |
Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site |
Python - Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python - Jogo completo em Python com código comentado |
Últimos Exercícios Resolvidos |
E-Books em PDF |
||||
|
||||
|
||||
Linguagens Mais Populares |
||||
1º lugar: Java |