E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
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C++ ::: Dicas & Truques ::: Input e Output (Entrada e Saída)

Como exibir a saída em um programa C++ usando o objeto cout

Quantidade de visualizações: 836 vezes
O objeto cout, presente no arquivo de cabeçalho iostream, é usado quando precisamos exibir a saída em nossos programas C++. Por ser um objeto da classe ostream, o objeto cout nos oferece muitos métodos, funções e propriedades que permitem um melhor controle sobre a formatação de saída.

Como o objeto cout é associada com o fluxo padrão de saída em um programação C++, as informações a serem exibidas na tela são fornecidas a ele por meio do operador de inserção (<<).

Veja um trecho de código no qual usamos o objeto cout para exibir o valor da constante matemática PI:

#include <string>
#include <iostream>
#include <math.h>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  // vamos obter o valor da constante PI
  double pi = M_PI;

  // vamos usar o objeto cout para exibir o resultado
  cout << "O valor de PI é: " << pi << endl;

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS; 
}

Ao executarmos este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

O valor de PI é: 3.14159

Vamos ver mais um exemplo? Eis um código C++ que usa o objeto cin para ler dois valor informados pelo usuário e depois usa o objeto cout para exibir a soma dos dois valores:

#include <string>
#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[]){
  int a, b, soma;	
	
  // vamos ler dois valores
  cout << "Informe o primeiro valor: ";
  cin >> a;
  cout << "Informe o segundo valor: ";
  cin >> b;
 
  // vamos somar os dois valores
  soma = a + b;
  
  // e agora mostramos o resultado
  cout << "A soma dos valores é: " << soma << endl;

  system("PAUSE"); // pausa o programa
  return EXIT_SUCCESS; 
}

Ao executar este código C++ nós teremos o seguinte resultado:

Informe o primeiro valor: 8
Informe o segundo valor: 5
A soma dos valores é: 13


C# ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Matemática e Estatística

Exercícios Resolvidos de C# - Como calcular juros simples em C# - Um programa C# que lê o valor principal, o tempo

Quantidade de visualizações: 715 vezes
Pergunta/Tarefa:

Saber como escrever um programa C# que recebe o valor principal, o tempo e a taxa de juros e retorna os juros simples a serem pagos ou recebidos é uma habilidade que todo programador deve aprender em algum ponto de sua carreira.

Sendo assim, escreva um algoritmo em C# que pede para o usuário informar um valor a ser pago ou recebido, o tempo em dias, meses ou anos e a taxa de juros (sem dividi-la por 100) e retorne os juros simples a serem pagos ou recebidos. Note que, se você quiser mostrar o valor total a ser pago ou recebido, basta somar os juros ao valor principal.

Antes, porém, veja a fórmula do cálculo de juros simples:

\[\text{Juros} = \frac{\text{C} \times \text{i} \times \text{t}}{100}\]

Onde:

C é o valor a ser pago ou a ser recebido;
i é a taxa de juros (sem dividir por 100);
t é o tempo em dias, meses, anos, etc.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o valor principal: 600
Taxa de juros: 12
Informe o tempo: 5
Juros a serem pagos ou recebidos: 360.0
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C#:

using System;

namespace Estudos {
  class Principal {
    // função principal do programa C#
    static void Main(string[] args) {
      // vamos ler o valor principal
      Console.Write("Informe o valor principal: ");
      double principal = Double.Parse(Console.ReadLine());

      // agora vamos ler a taxa de juros
      Console.Write("Taxa de juros: ");
      double taxa = Double.Parse(Console.ReadLine());

      // finalmente o tempo em dias, meses, anos, etc
      Console.Write("Informe o tempo: ");
      int tempo = Int32.Parse(Console.ReadLine());

      // vamos calcular os juros
      double juros = (principal * taxa * tempo) / 100;

      // e mostramos o resultado
      Console.WriteLine("Juros a serem pagos ou recebidos: " + juros);
      
      Console.WriteLine("\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}



Java ::: Reflection (introspecção) e RTI (Runtime Type Information) ::: Passos Iniciais

Saiba o que é Reflexão (Reflection) em Java - Como usar Reflexão (Reflection) na linguagem Java - Revisado

Quantidade de visualizações: 18461 vezes
Reflection (ou Reflexão), também conhecida como RTI (Runtime Type Information) em algumas linguagens, é um mecanismo para descobrir dados a respeito de um programa em tempo de execução. Reflection em Java nos permite descobrir informações sobre atributos ou membros (campos), métodos e construtores de classes. Podemos também operar nos campos e métodos que descobrimos.

A Reflection permite o que é normalmente chamada de programação dinâmica em Java.

A Reflection em Java é conseguida usando a Java Reflection API. Esta API consiste de classes nos pacotes java.lang e java.lang.reflect.

Antes de prosseguirmos, veja um exemplo de como podemos listar todos os métodos públicos da classe Object:

package arquivodecodigos;

import java.lang.reflect.*;
 
public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    // vamos carregar a classe Object
    try{
      Class c = Class.forName("java.lang.Object");
 
      // obtém os nomes dos métodos
      Method[] metodos = c.getMethods(); 
 
      // exibe o nome de cada método
      for(int i = 0; i < metodos.length; i++){
        System.out.println(metodos[i].getName()); 
      }
    }
    catch(ClassNotFoundException e){
      System.out.println(e.getMessage()); 
    }
 
    System.exit(0);
  }
} 

Ao executarmos este código nós teremos o seguinte resultado:

wait
wait
wait
equals
toString
hashCode
getClass
notify
notifyAll

Eis uma lista das coisas que podemos fazer com a Java Reflection API:

1) Determinar a classe de um objeto;
2) Obter informações sobre os modificadores, campos (atributos), métodos, construtores e superclasses de uma classe;
3) Descobrir quais constantes e declarações de métodos pertencem a uma interface;
4) Criar uma instância de uma classe cujo nome não sabemos até o tempo de execução;
5) Obter e definir o valor do campo de um objeto;
6) Invocar um método em um objeto;
7) Criar um novo array, cujo tamanho e tipo de dados só saberemos em tempo de execução.

A Java Reflection API é geralmente usada para criar ferramentas de desenvolvimento tais como debuggers, class browsers e construtores de GUI. Geralmente, neste tipo de ferramentas, precisamos interagir como classes, objetos, métodos e campos, e não sabemos quais em tempo de compilação. Assim, a aplicação deve, dinamicamente, encontrar e acessar estes itens.

Esta dica foi revisada e testada no Java 8.


C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: C Básico

Exercícios Resolvidos de C - Como somar o primeiro e o último dígito de um número inteiro informado pelo usuário em C

Quantidade de visualizações: 783 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa C que pede para o usuário informar um número inteiro e mostre a soma do primeiro dígito com o último dígito. Atenção: você deve usar apenas os operadores matemáticos e a função log10().

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um número inteiro: 48763
A soma do primeiro e do último dígito é: 7
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <locale.h>
#include <math.h>

int main(int argc, char *argv[]){
  setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português

  int numero, quant, primeiro_digito, ultimo_digito, soma;

  // vamos pedir para o usuário informar um número inteiro
  printf("Informe um número inteiro: ");
  scanf("%d", &numero);
    
  // vamos obter a quantidade (-1) de dígitos no número informado
  quant = (int)log10(numero);
  primeiro_digito = (int)(numero / pow(10, quant));
  ultimo_digito = numero % 10;
  	
  // soma o primeiro e o último dígito
  soma = primeiro_digito + ultimo_digito;
	
  // mostra o resultado
  printf("A soma do primeiro e do último dígito é: %d", soma);
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");	
  return 0;
}



GoLang ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como retornar o tamanho de uma string em Golang usando os métodos len() e RuneCountInString()

Quantidade de visualizações: 968 vezes
Em algumas situações nós precisamos obter e retornar o tamanho de uma string, ou seja, a quantidade de caracteres em uma palavra, frase ou texto. Para isso nós podemos duas funções na linguagem Go: len() e RuneCountInString().

O método len() retorna a quantidade de bytes contidos em uma string. Note, porém, que esta função não é recomendada quando estamos lidando com caracteres do conjunto utf8, que requerem dois bytes. Dessa forma, se estivermos certos de que a string não possui acentos ou caracteres especiais, então o método len() é o mais adequado.

Veja um trecho de código Golang no qual pedimos para o usuário informar uma palavra ou frase e em seguida nós informamos a quantidade de caracteres contidos nela:

// pacote principal
package main

// vamos importar os módulos necessários
import (
  "bufio"
  "fmt"
  "os"
  "strings"
)
  
// esta é a função principal do programa
func main() {
  // variáveis que vamos usar na resolução do problema
  var frase string
  var tamanho int
  
  // vamos pedir para o usuário informar uma
  // palavra ou frase
  fmt.Print("Informe uma palavra ou frase: ")
  var entrada = bufio.NewReader(os.Stdin)
  frase, _ = entrada.ReadString('\n')  
  frase = strings.TrimSpace(frase)	
	
  // vamos obter o tamanho da string
  tamanho = len(frase)
  
  // e mostramos o resultado
  fmt.Printf("A palavra ou frase contém %d caracteres",
    tamanho)
}

Ao executarmos este código Go nós teremos o seguinte resultado:

Informe uma palavra ou frase: Gosto de Python
A palavra ou frase contém 15 caracteres

Se contarmos a quantidade de caracteres na string informada, realmente veremos que o código retornou o resultado esperado. O problema acontece quando informamos uma palavra ou frase com acentos ou caracteres especiais. Experimente e veja que a função len() começa a retornar uma contagem estranha.

Quando nossas strings possuem caracteres especiais ou com acentos, a função a ser usada é RuneCountInString(). Veja:

// pacote principal
package main

// vamos importar os módulos necessários
import (
  "bufio"
  "fmt"
  "os"
  "unicode/utf8"
  "strings"
)
  
// esta é a função principal do programa
func main() {
  // variáveis que vamos usar na resolução do problema
  var frase string
  var tamanho int
  
  // vamos pedir para o usuário informar uma
  // palavra ou frase
  fmt.Print("Informe uma palavra ou frase: ")
  var entrada = bufio.NewReader(os.Stdin)
  frase, _ = entrada.ReadString('\n')  
  frase = strings.TrimSpace(frase)	
	
  // vamos obter o tamanho da string
  tamanho = utf8.RuneCountInString(frase)
  
  // e mostramos o resultado
  fmt.Printf("A palavra ou frase contém %d caracteres",
    tamanho)
}

Ao executarmos este novo código nós teremos o resultado:

Informe uma palavra ou frase: Código
A palavra ou frase contém 6 caracteres


Delphi ::: Data Controls (Controles de Dados) ::: TDBGrid

Como adicionar um botão ellipsis (...) nas células de uma determinada coluna do TDBGrid do Delphi e tratar seu evento OnEditButtonClick

Quantidade de visualizações: 12219 vezes
Em algumas situações gostaríamos de exibir um botão do tipo ellipsis (...) nas células de uma determinada coluna do TDBGrid. Este botão é exibido à direita da célula de edição do DBGrid e seu evento OnEditButtonClick pode ser disparado por meio da combinação Ctrl+Enter ou um click do mouse.

Um dos usos mais frequentes do botão ellipsis é quando queremos chamar um formulário de pesquisa ou mais detalhes sobre o conteúdo atual da célula que está sendo editada.

Siga os passos abaixo para adicionar um botão ellipsis (...) nas células de uma determinada coluna do TDBGrid:

a) Selecione a coluna desejada na lista Columns;

b) Defina o valor cbsEllipsis para sua propriedade ButtonStyle;

c) Escreva um gerenciador de eventos para o evento OnEditButtonClick do DBGrid. Veja no trecho de código a seguir como clicar no botão e exibir o conteúdo da célula (note que coloquei o botão ellipsis em uma coluna cujos células exibiam o valor do campo id de uma tabela livros):

procedure TForm3.DBGrid1EditButtonClick(Sender: TObject);
begin
  ShowMessage('O valor da célula que contém o botão é: ' +
    DBGrid1.SelectedField.AsString);
end;

Ao executar este código bastará entrar na célula e colocá-la em modo de edição. Automaticamente o botão ellipsis (...) será exibido. Clique no mesmo e verá uma mensagem parecida com:

"O valor da célula que contém o botão é: 5."

Caso queira que o botão ellipsis seja visível nas células o tempo todo, basta alterar o valor da opção dgAlwaysShowEditor para True. Esta opção é parte da propriedade Options do DBGrid.

Esta dica foi escrita e testada no Delphi 2009.


C ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como testar se uma matriz é uma matriz identidade usando C

Quantidade de visualizações: 1884 vezes
Seja M uma matriz quadrada de ordem n. A matriz M é chamada de Matriz Identidade de ordem n (indicada por In) quando os elementos da diagonal principal são todos iguais a 1 e os elementos restantes são iguais a zero.

Para melhor entendimento, veja a imagem de uma matriz identidade de ordem 3, ou seja, três linhas e três colunas:



Veja um código C completo no qual nós declaramos uma matriz quadrada de ordem 3, pedimos para o usuário informar os valores de seus elementos e no final informamos se a matriz é uma matriz identidade ou não:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <locale.h>

int main(int argc, char *argv[]){
  setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português

  int n = 3; // ordem da matriz quadrada
  int matriz[n][n]; // matriz quadrada
  int i, j, linha, coluna;
  int identidade = 1;

  // vamos pedir para o usuário informar os elementos da matriz
  for (i = 0; i < n; i++){
    for (j = 0; j < n; j++) {
      printf("Elemento na linha %d e coluna %d: ", (i + 1), (j + 1));
      scanf("%d", &matriz[i][j]);
    }
  }
    
  // agora verificamos se a matriz é uma matriz identidade
  for(linha = 0; linha < n; linha++){
    for(coluna = 0; coluna < n; coluna++){
      if(matriz[linha][coluna] != 1 && matriz[coluna][linha] != 0){
    	identidade = 0;
    	break;
      }
    }
  }
    
  // agora mostramos a matriz lida
  printf("\n");
  for (i = 0; i < n; i++) {
    for (j = 0; j < n; j++) {
      printf("%d ", matriz[i][j]);
    }
    printf("\n");
  }

  if (identidade){
    printf("\nA matriz informada é uma matriz identidade.");
  }
  else{
    printf("\nA matriz informada não é uma matriz identidade.");
  }
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");	
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

Elemento na linha 1 e coluna 1: 1
Elemento na linha 1 e coluna 2: 0
Elemento na linha 1 e coluna 3: 0
Elemento na linha 2 e coluna 1: 0
Elemento na linha 2 e coluna 2: 1
Elemento na linha 2 e coluna 3: 0
Elemento na linha 3 e coluna 1: 0
Elemento na linha 3 e coluna 2: 0
Elemento na linha 3 e coluna 3: 1

1 0 0 
0 1 0 
0 0 1 

A matriz informada é uma matriz identidade.



Delphi ::: Imagens, Gráficos e Cores ::: TCanvas (Classe TCanvas)

Computação gráfica em Delphi - Como desenhar linhas usando o método LineTo() da classe TCanvas do Delphi

Quantidade de visualizações: 16453 vezes
Podemos desenhar linhas em Delphi usando o método LineTo() da classe TCanvas. Este método desenha uma linha partindo da posição inicial da caneta (PenPos), ou seja, as coordenadas x e y iniciais, até as coordenadas finais que fornecemos ao método durante a realização do desenho.

Veja um exemplo no qual desenhamos uma linha horizontal no formulário:

procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject);
var
  areaDesenho: TCanvas;
begin
  // este trecho de código mostra como desenhar uma
  // linha horizontal no formulário

  // vamos obter o canvas do formulário
  areaDesenho := Form2.Canvas;

  // vamos mover a caneta para as coordenadas x = 30; y = 100
  areaDesenho.MoveTo(30, 100);

  // vamos desenhar uma linha no formulário partindo
  // das coordenadas anteriores até as coordenadas
  // x = 300; y = 100
  areaDesenho.LineTo(300, 100);
end;

Note que, na maioria dos casos, este código é escrito de forma mais compacta:

procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject);
begin
  // este trecho de código mostra como desenhar uma
  // linha horizontal no formulário

  // vamos obter o canvas do formulário
  with Form2.Canvas do
    begin
      // vamos mover a caneta para as coordenadas x = 30; y = 100
      MoveTo(30, 100);

      // vamos desenhar uma linha no formulário partindo
      // das coordenadas anteriores até as coordenadas
      // x = 300; y = 100
      LineTo(300, 100);
    end;
end;

É importante observar que a nova posição da caneta (propriedade PenPos) é definida ao final da chamada ao método LineTo().

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


C ::: C para Engenharia ::: Física - Mecânica

Como calcular Velocidade Vetorial Média usando a linguagem C - C para Engenharia - Física - Mecânica - Cinemática

Quantidade de visualizações: 3021 vezes
Como calcular Velocidade Vetorial Média usando a linguagem C

Na Física, mais especificamente na Mecânica e Cinemática, nós estamos o tempo todo interessados em medir a "rapidez" com que uma partícula se move de um ponto para outro ponto. Por partícula podemos entender qualquer móvel: um carro, um avião, uma bola, uma pessoa, etc.

No caso de um movimento bidimensional ou tridimensional nós devemos considerar a grandeza velocidade média como vetores e usar a notação vetorial. Em outras dicas do site você encontrará cálculos envolvendo vetores e até mesmo calculadoras com as operações vetoriais mais comuns.

Dessa forma, a fórmula para obtenção da Velocidade Vetorial Média é:

\[\vec{v}_\text{méd} = \frac{\Delta \vec{r}}{\Delta t} \]

Onde __$\Delta \vec{r}__$ é a variação da posição da partícula e __$\Delta t__$ é a variação do tempo entre os dois deslocamentos cuja velocidade vetorial média querermos medir.

Antes de vermos o código C, dê uma boa olhada na imagem a seguir:



Nosso objetivo será calcular a velocidade vetorial média da partícula saindo da posição __$\vec{r}_1__$ = 10__$\hat{\imath}__$ + 7__$\hat{\jmath}__$ m (10, 7), no instante t1 = 2s, e indo para a posição __$\vec{r}_2__$ = 12__$\hat{\imath}__$ + 2__$\hat{\jmath}__$ m (12, 2) em t2 = 7s. Note que o trajeto da partícula foi marcado de verde na imagem.

E agora, finalmente, vamos ao código C que lê os valores das coordenadas x e y dos dois vetores de posições (inicial e final), o tempo de deslocamento inicial e final e mostra o vetor velocidade média:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
    
int main(int argc, char *argv[]){
  // coordenadas dos dois vetores de posições
  float x1, y1, x2, y2;
  // guarda o vetor delta r (variação do deslocamento)
  float delta_r_x, delta_r_y;
  // guarda o tempo inicial, tempo final e variacao (em segundos)
  float tempo_inicial, tempo_final, delta_t;
  // guarda as coordenadas do vetor velocidade
  float vetor_vm_x, vetor_vm_y; 
        
  // x e y do primeiro vetor
  printf("Coordenada x do primeiro vetor: ");
  scanf("%f", &x1);
  printf("Coordenada y do primeiro vetor: ");
  scanf("%f", &y1);
      
  // x e y do segundo vetor
  printf("Coordenada x do segundo vetor: ");
  scanf("%f", &x2);
  printf("Coordenada y do segundo vetor: ");
  scanf("%f", &y2);   
      
  // vamos ler o tempo inicial e tempo final    
  printf("Tempo inicial em segundos: ");
  scanf("%f", &tempo_inicial);
  printf("Tempo final em segundos: ");
  scanf("%f", &tempo_final);
	    
  // vamos calcular o vetor delta r
  delta_r_x = x2 - x1;
  delta_r_y = y2 - y1;
  
  // vamos calcular o delta t (variação do tempo)
  delta_t = tempo_final - tempo_inicial;
      
  // finalmente calculamos o vetor velocidade média
  vetor_vm_x = delta_r_x / delta_t;    
  vetor_vm_y = delta_r_y / delta_t; 
	    
  // mostramos o resultado
  printf("O Vetor Velocidade Média é: (%.2f, %.2f)m/s",
   vetor_vm_x, vetor_vm_y);
   
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

Coordenada x do primeiro vetor: 10
Coordenada y do primeiro vetor: 7
Coordenada x do segundo vetor: 12
Coordenada y do segundo vetor: 2
Tempo inicial em segundos: 2
Tempo final em segundos: 7
O Vetor Velocidade Média é: (0.40, -1.00)m/s

Pressione qualquer tecla para continuar. . .

Note que aqui nós estamos usando vetores do R2, mas o processo é o mesmo para vetores do R3.


Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle

Exercícios Resolvidos de Python - Um programa que lê a altura e o sexo de uma pessoa e informa seu peso ideal

Quantidade de visualizações: 4156 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Python que recebe a altura (como float) e o sexo (como uma string) de uma pessoa e que calcule e mostre o seu peso ideal. A fórmula a ser utilizada é:

Homens: (72.7 x altura) - 58;
Mulheres: (62.1 x altura) - 44.7

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe sua altura (ex: 1.74): 1.65
Informe o sexo (M ou F): M

Seu peso ideal é: 61.955
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Python console:

# método principal
def main():
  # vamos solicitar a altura e o sexo da pessoa
  altura = float(input("Informe sua altura (ex: 1.74): "))
  sexo = input("Informe o sexo (M ou F): ")
    
  # vamos testar o sexo da pessoa
  if(sexo == "M") or (sexo == "m"): # masculino
    peso_ideal = (72.7 * altura) - 58  
  else: # feminino
    peso_ideal = (62.1 * altura) - 44.7  

  # vamos mostrar o resultado
  print("Seu peso ideal é: {0}".format(peso_ideal))
  
if __name__== "__main__":
  main()


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