E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
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JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Set (Conjunto)

Como usar objetos Set em seus códigos JavaScript

Quantidade de visualizações: 1226 vezes
Os objetos Set, introduzidos no JavaScript na revisão ECMAScript 2015, também chamada de ES6 e ECMAScript 6, trazem para a linguagem a noção de conjuntos.

Um conjunto é uma coleção de valores únicos, ou seja, cada valor pode aparecer somente uma vez. Dessa forma, objetos Set do JavaScript obedecem esta regra e podem armazenar todos os tipos de dados, desde os tipos primitivos númericos até objetos de classes definidas pelo usuário.

Nesta dica veremos como adicionar elementos a um Set e depois percorrer o seu conteúdo e exibir todos os seus valores. Veja o código a seguir:

<!doctype html>
<html>
<head>
  <title>O método setInterval() do JavaScript</title>
</head>
  
<body>

<script type="text/javascript">
  // vamos criar um novo conjunto
  var linguagens = new Set();
  
  // vamos adicioar 4 linguagens
  linguagens.add("Java");
  linguagens.add("PHP");
  linguagens.add("C++");
  linguagens.add("Python");
  
  // vamos percorrer os elementos do conjunto
  for(var linguagem of linguagens){
    document.writeln(linguagem + "<br>");
  }
</script>
  
</body>
</html>

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Java
PHP
C++
Python

Em mais dicas dessa seção você aprenderá mais sobre os métodos e propriedades do objeto Set da linguagem JavaScript.


C ::: Dicas & Truques ::: Ponteiros, Referências e Memória

Como alocar memória dinâmica usando a função calloc() da linguagem C

Quantidade de visualizações: 18842 vezes
A função calloc() é bem parecida com a função malloc() e também é usada em C para alocarmos um bloco de memória. A diferença é que calloc() recebe a quantidade de elementos e o número de bytes do elemento e retorna um ponteiro do tipo void (genérico) para o início do bloco de memória obtido. Veja sua assinatura:

void *calloc(size_t n, size_t size);


Se a memória não puder se alocada, um ponteiro nulo (NULL) será retornado.

É importante se lembrar de alguns conceitos antes de usar esta função. Suponhamos que você queira alocar memória para um único inteiro. Você poderia ter algo assim:

// aloca memória para um int
ponteiro = calloc(1, 4);


Embora este código esteja correto, não é um boa idéia assumir que um inteiro terá sempre 4 bytes. Desta forma, é melhor usar o operador sizeof() para obter a quantidade de bytes em um inteiro em uma determinada arquitetura. Veja:

// aloca memória para um int
ponteiro = calloc(1, sizeof(int));

Eis o código completo para um aplicativo C que mostra como alocar memória para um inteiro e depois atribuir e obter o valor armazenado no bloco de memória alocado:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  // ponteiro para uma variável do tipo inteiro
  int *ponteiro;

  // aloca memória para um int
  ponteiro = calloc(1, sizeof(int));

  // testa se a memória foi alocada com sucesso
  if(ponteiro)
    printf("Memoria alocada com sucesso.\n");
  else
    printf("Nao foi possivel alocar a memoria.\n");

  // atribui valor à memória alocada
  *ponteiro = 45;

  // obtém o valor atribuído
  printf("Valor: %d\n\n", *ponteiro);

  // libera a memória
  free(ponteiro);

  system("PAUSE");
  return 0;
}

Uma aplicação interessante da função calloc() é quando precisamos construir uma matriz dinâmica. Veja como isso é feito no código abaixo:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  int i;

  // quantidade de elementos na matriz
  int quant = 10;

  // ponteiro para o bloco de memória
  int *ponteiro;

  // aloca memória para uma matriz de inteiros
  ponteiro = calloc(quant, sizeof(int));

  // testa se a memória foi alocada com sucesso
  if(ponteiro)
    printf("Memoria alocada com sucesso.\n");
  else{
    printf("Nao foi possivel alocar a memoria.\n");
    exit(1);
  }

  // atribui valores aos elementos do array
  for(i = 0; i < quant; i++){
    ponteiro[i] = i * 2;
  }

  // exibe os valores
  for(i = 0; i < quant; i++){
    printf("%d  ", ponteiro[i]);
  }

  // libera a memória
  free(ponteiro);

  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}



Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: NumPy Python Library

Exercício Resolvido de Python NumPy - Como somar duas matrizes usando a biblioteca NumPy do Python

Quantidade de visualizações: 1249 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Python que usa a biblioteca NumPy para efetuar a soma de duas matrizes de mesma ordem, ou seja, mesmo número de linhas e colunas. Seu código deverá somar o primeiro elemento da matriz A com o primeiro elemento da matriz B, e assim por diante.

Sua saída deverá ser parecida com:

A primeira matriz é:
[[4 1 3]
 [9 2 5]]
A segunda matriz é:
[[ 3 10  2]
 [ 1 13  4]]
A matriz soma é:
[[ 7 11  5]
 [10 15  9]]
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em Python:

# vamos importar a biblioteca NumPy
import numpy as np

# função principal do programa
def main():
  # vamos criar a primeira matriz
  a = np.array([[4, 1, 3],
                [9, 2, 5]])

  # vamos criar a segunda matriz
  b = np.array([[3, 10, 2],
                [1, 13, 4]])

  # vamos somar as duas matrizes
  c = a + b
  
  # e agora mostramos o resultado
  print("A primeira matriz é:\n{0}".format(a))
  print("A segunda matriz é:\n{0}".format(b))
  print("A matriz soma é:\n{0}".format(c))

if __name__== "__main__":
  main()



Delphi ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como calcular MDC em Delphi

Quantidade de visualizações: 12301 vezes
Como calcular o MDC (Máximo Divisor Comum) em Delphi

Atualmente a definição de Máximo Divisor Comum (MDC) pode ser assim formalizada:

Sejam a, b e c números inteiros não nulos, dizemos que c é um divisor comum de a e b se c divide a (escrevemos c|a) e c divide b (c|b). Chamaremos D(a,b) o conjunto de todos os divisores comum de a e b.

O trecho de código abaixo mostra como calcular o MDC de dois números informados:

// função personalizada que permite calcular o MDC de dois
// valores inteiros
function MDC(a, b: Integer): Integer;
var
  resto: Integer;
begin
  while b <> 0 do
    begin
      resto := a mod b;
      a := b;
      b := resto;
    end;

  Result := a;
end;

procedure TForm3.Button1Click(Sender: TObject);
var
  x, y: Integer;
begin
  x := StrToInt(Dialogs.InputBox('MDC',
    'Informe o primeiro valor:', ''));
  y := StrToInt(Dialogs.InputBox('MDC',
    'Informe o segundo valor:', ''));

  // vamos mostrar o resultado
  ShowMessage('O Máximo Divisor Comum de ' + IntToStr(x) +
    ' e ' + IntToStr(y) + ' é ' + IntToStr(MDC(x, y)));
end;

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


C# ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado

C# Windows Forms - Como verificar o estado da tecla Num Lock em suas aplicações C# Windows Forms

Quantidade de visualizações: 8309 vezes
Em algumas situações nós precisamos verificar o estado da tecla Num Lock (que ativa ou desativa o teclado numérico), ou seja, precisamos saber se ela está ou não ativada. Em C# isso pode ser feito de duas formas:

1) A forma mais simples, oferecida no .NET Framework a partir da versão 2.0;
2) Usando código não gerenciado (unmanaged code) e acessar a API do Windows (Win32 API).

Vamos começar com a forma mais fácil, disponível no .NET Framework a partir da versão 2.0:

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos verificar se a tecla Num Lock está ativada
  if(Control.IsKeyLocked(Keys.NumLock)){
    MessageBox.Show("A tecla Num Lock está ativada");
  }
  else{
    MessageBox.Show("A tecla Num Lock NÃO está ativada");
  }
}

Aqui nós usamos o método IsKeyLocked() da classe Control e fornecemos como argumento a constante NumLock, da enumeração Keys.

A segunda forma consiste em usar código não gerenciado (unmanaged code) e acessar a API do Windows (Win32 API). Para isso devemos seguir os seguintes passos:

a) Adicionar

using System.Runtime.InteropServices;

na seção de importações.

b) Adicionar o código abaixo no corpo da classe, como um método:

// Função com código não gerenciado que obtém o estado de uma
// determinada tecla

[DllImport("user32.dll", CharSet = CharSet.Auto, ExactSpelling = true, 
CallingConvention = CallingConvention.Winapi)]

public static extern short GetKeyState(int keyCode); 

c) Adicione o código abaixo no evento Click de um botão:

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){
  // vamos obter o estado da tecla Num Lock como um boolean
  bool NumLock = (((ushort)GetKeyState(0x90)) & 0xffff) != 0;

  // vamos verificar se a tecla Num Lock está ativada
  if(NumLock){
    MessageBox.Show("A tecla Num Lock está ativada");
  }
  else{
    MessageBox.Show("A tecla Num Lock NÃO está ativada");
  }
}



Revit Python Shell ::: Dicas & Truques ::: Selection, Seleção

Como pedir para o usuário selecionar somente um elemento no Revit usando a função PickObject() do objeto Selection do Revit Python Shell

Quantidade de visualizações: 337 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função PickObject() do objeto Selection do Revit Python Shell para pedir para o usuário selecionar somente um elemento na área de desenho do Revit. Note que o objeto Selection é obtido a partir do objeto uidoc, carregado automaticamente pelo Revit Python Shell.

Depois que o usuário seleciona o elemento, nós usamos a função doc.GetElement() para receber a referência ao elemento e convertê-la para um elemento real. Então, para finalizar, nós acessamos a propriedade Id do elemento e a exibimos na tela.

Veja o código Revit Python Shell completo para o exemplo:

# faz o import necessário
from Autodesk.Revit.UI.Selection import ObjectType

# precisamos ocultar a janela do Revit Python Shell
__window__.Hide()
 
# agora fazemos uma chamada à função PickObject() do objeto Selection e retornamos
# uma Reference
selecionado = uidoc.Selection.PickObject(ObjectType.Element, "Selecione um elemento")
 
# depois que o usuário fizer a seleção nós mostramos a janela do
# Revit Python Shell novamente
__window__.Show()
__window__.Topmost = True
 
# obtemos o elemento a partir de sua referência usando a função
# GetElement() do objeto Document
elemento = doc.GetElement(selecionado)
 
# e mostramos o resultado
print("O id do elemento selecionado é: {0}".format(elemento.Id))

Ao executar este código Revit Python Shell nós teremos o seguinte resultado:

O id do elemento selecionado é: 359410

Veja como usei as funções __window__.Hide(), __window__.Show() e __window__.Topmost = True para ocultar a janela do Revit Python Shell e exibí-la novamente depois que o usuário fizer a seleção do elemento. Sem essas funções essa operação não pode ser realizada.


Java ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado

Java Avançado - Como verificar se a tecla Caps Lock está ativada usando o método getLockingKeyState() da classe Toolkit do Java

Quantidade de visualizações: 11419 vezes
Nesta dica mostrarei como é possível usar o método getLockingKeyState() da classe Toolkit da linguagem Java para verificar se a tecla Caps Lock estão ou não ativada no seu computador. Note o valor KeyEvent.VK_CAPS_LOCK sendo passado para o método.

Veja o código completo para o exemplo:

package arquivodecodigos;

import java.awt.Toolkit;
import java.awt.event.*;
 
public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    Toolkit tk = Toolkit.getDefaultToolkit();    
     
    if(tk.getLockingKeyState(KeyEvent.VK_CAPS_LOCK))
      System.out.println("A tecla Caps Lock está ativada");  
    else
      System.out.println("A tecla Caps Lock não está ativada");    
 
    System.exit(0);
  }
}

Ao executarmos este código você verá uma mensagem parecida com:

A tecla Caps Lock está ativada


Android Java ::: android.widget ::: Button

Como detectar um clique em um botão do Android usando o evento onClick no XML de layout

Quantidade de visualizações: 2303 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos detectar um clique em um botão usando o evento onClick diretamente no arquivo XML de layout. No entanto, para usar este artifício, algumas regras devem ser seguidas:

a) O método chamado pelo clique do botão deverá ser public e retornar void;
b) O único parâmetro do método deverá conter apenas um objeto da classe View, representando a view na qual o evento onclick ocorreu.

Veja um exemplo completo no qual detectamos o clique no botão e exibimos uma mensagem AlertDialog contendo apenas um botão OK. Comece analisando o XML de layout (o nome do botão foi definido no arquivo strings.xml):

<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<LinearLayout xmlns:android="
  http://schemas.android.com/apk/res/android"
  android:orientation="vertical"
  android:layout_width="fill_parent"
  android:layout_height="fill_parent">
  tools:context=".MainActivity">

  <Button xmlns:android="
    http://schemas.android.com/apk/res/android"
    android:id="@+id/button_send"
    android:layout_width="wrap_content"
    android:layout_height="wrap_content"
    android:text="@string/btn_enviar"
    android:onClick="enviarMensagem"
    />

</LinearLayout>

Veja agora o código Java no MainActivity.java:

package com.example.estudosandroid;

import androidx.appcompat.app.AppCompatActivity;
import android.content.DialogInterface;
import android.os.Bundle;
import android.view.View;
import android.app.AlertDialog;

public class MainActivity extends AppCompatActivity {
  @Override
  protected void onCreate(Bundle savedInstanceState) {
    super.onCreate(savedInstanceState);
    setContentView(R.layout.activity_main);
  }

  // método público que será chamado ao clicarmos no botão
  public void enviarMensagem(View view) {
    AlertDialog dialogo = new 
      AlertDialog.Builder(MainActivity.this).create();
    dialogo.setTitle("Aviso");
    dialogo.setMessage("Esta é uma mensagem de aviso");
    dialogo.setButton(AlertDialog.BUTTON_NEUTRAL, "OK",
      new DialogInterface.OnClickListener() {
        public void onClick(DialogInterface dialog, 
          int which){
          dialog.dismiss(); // fecha o AlertDialog
        }
      }
    );

    dialogo.show();
  }
}



PHP ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como inverter o conteúdo de uma string usando a função strrev() do PHP

Quantidade de visualizações: 87 vezes
Em algumas situações nós precisamos inverter, ou seja, mostrar de forma contrária o conteúdo de uma palavra, frase ou texto. Para isso podemos usar a função strrev() da linguagem PHP. Ela recebe uma string e a devolve invertida.

Veja o código completo para o seu uso:

<html>
<head>
  <title>Estudos PHP</title>
</head>
 
<body>

<?php  
  $frase = "Gosto de PHP";
  echo $frase . "<br>";
  echo strrev($frase);
?>  

</body>
</html>

Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado:

Gosto de PHP
PHP ed otsoG


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Exercícios Resolvidos de Java - Como testar se um valor está contido em um array em Java

Quantidade de visualizações: 11335 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java GUI ou console que declara, constrói e inicializa um vetor (array unidimensional) de 5 inteiros. Em seguida peça ao usuário para informar um valor inteiro e informe se o valor lido está contido no vetor. A declaração, construção e inicialização do vetor pode ser feita da seguinte forma:

// declara, constrói e inicializa um vetor de 5 inteiros
int valores[] = {4, 21, 8, 120, 1};
Dica: Na resolução abaixo eu usei um objeto JOptionPane para ler o valor a ser pesquisado. Se preferir, use um objeto da classe Scanner para leitura.

Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

package estudos;

import javax.swing.JOptionPane;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // declara, constrói e inicializa um vetor de 5 inteiros
    int valores[] = {4, 21, 8, 120, 1};
        
    // vamos ler um valor inteiro
    int pesquisa = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("Valor:"));
        
    // vamos verificar se o valor informado está contido no vetor
    boolean encontrado = false;
    for(int i = 0; i < valores.length; i++){
      if(valores[i] == pesquisa){
        encontrado = true;
        break;
      }
    }
        
    if(encontrado){
       JOptionPane.showMessageDialog(null, "O valor está no vetor");
    }
    else{
       JOptionPane.showMessageDialog(null, "O valor não está no vetor");
    }
  }
}


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