E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
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VB.NET ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres

Exercícios Resolvidos de VB.NET - Como retornar o código ASCII associado a um caractere em VB.NET - Ler um caractere e retornar o código ASCII correspondente

Quantidade de visualizações: 585 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa VB.NET que pede para o usuário informar um caractere (letra ou número) e mostre o código ASCII correspondente.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um caractere: A
Você informou o caractere: A
O código ASCII correspondente é: 65
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em VB.NET:

Imports System

Module Program
  ' função principal do programa VB.NET
  Sub Main(args As String())
    ' vamos pedir para o usuário informar uma letra, símbolo ou pontuação
    Console.Write("Informe um caractere: ")

    ' vamos ler o caractere informado
    Dim caractere As Char = Console.ReadLine()(0)

    ' agora vamos obter o código ASCII correspondente
    Dim codigo As Integer = Asc(caractere)

    ' e mostramos o resultado
    Console.WriteLine("Você informou o caractere: " & caractere)
    Console.WriteLine("O código ASCII correspondente é: " & codigo)

    Console.WriteLine(vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...")
    ' pausa o programa
    Console.ReadKey()
  End Sub
End Module

O Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação (do inglês American Standard Code for Information Interchange - ASCII, pronunciado [áski]) é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação e de controle, através de um sinal codificado em forma de código binário (cadeias de bits formada por vários 0 e 1), desenvolvido a partir de 1960, que representa um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, algarismos arábicos, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos.


C# ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como exibir a data e hora atual no formato longo em C# usando o sinalizador {0:F} da função Format() da classe String

Quantidade de visualizações: 10 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos tirar proveito do método Format() da classe String da linguagem C# e do sinalizador {0:F} para mostrar a data e hora atual no formato completo, ou seja, na forma "quarta-feira, 16 de março de 2022 10:13:42".

Veja o exemplo a seguir:

using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      // vamos obter a data e hora atuais
      DateTime dataHora = DateTime.Now;

      // mostramos a data e hora no formato longo
      System.Console.WriteLine("Hoje é: {0:F}", dataHora);

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

Hoje é: quarta-feira, 16 de março de 2022 10:17:29

Note que aqui eu coloquei o especificador de formatação direto na saída do programa. Podemos usá-lo também em uma variável. Veja:

using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      // vamos obter a data e hora atuais
      DateTime dataHora = DateTime.Now;

      // guardamos a data e hora em uma variável
      string dataHoraStr = String.Format("{0:F}", dataHora);

      // mostramos o resultado
      System.Console.WriteLine("Hoje é: " + dataHoraStr);

      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}



JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Miscelâneas

Como adicionar um método isPar() ao objeto Number do JavaScript que indicará se um número é par ou impar

Quantidade de visualizações: 7543 vezes
Nesta dica mostrarei como é possível adicionar uma função isPar() ao objeto Number da linguagem JavaScript por meio do objeto prototype. Nossa função aceitará um valor numérico e retornará true se o valor for par, e false em caso contrário.

Veja o código completo para o exemplo:

<html>
<head>
  <title>Estudos JavaScript</title>
</head>
 
<body>

<script type="text/javascript">
  // vamos adicionar uma nova função ao objeto Number
  Number.prototype.isPar = function(){
    // retorna true se o número for par
    return (this % 2 == 0);
  }

  // agora vamos testar a nova função isPar()
  var numero = 13; // declara um valor numérico

  // vamos verificar se o número é par ou ímpar
  if(numero.isPar()){
    document.write("O número informado é par.");
  }
  else{
    document.write("O número informado NÃO é par.");
  }
</script>

</body>
</html>

Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado:

O número informado NÃO é par.


Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Métodos, Procedimentos e Funções

Exercício Resolvido de Java - Um método Java chamado calcular(int a, int b) que recebe duas variáveis do tipo int e multiplica um valor pelo outro. Em seguida

Quantidade de visualizações: 828 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um método Java chamado calcular(int a, int b) que recebe duas variáveis do tipo int e multiplica um valor pelo outro. Em seguida o método deverá dividir o resultado, ou seja, o produto, por 2, e, finalmente, retornar o resto de uma divisão inteira desse resultado pelo número 7.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe o primeiro valor inteiro: 18
Informe o segundo valor inteiro: 19
O resultado é: 3
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

package estudos;
 
import java.util.Scanner;

public class Estudos{
  public static void main(String args[]){
    // vamos usar a classe Scanner para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos pedir para o usuário informar dois números inteiros
    System.out.print("Informe o primeiro valor inteiro: ");
    int a = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    System.out.print("Informe o segundo valor inteiro: ");
    int b = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // vamos obter o resultado de uma chamada à função calcular()
    int resultado = calcular(a, b);
    System.out.println("O resultado é: " + resultado);
  }
  
  public static int calcular(int a, int b){
    // primeiro multiplicamos as duas variáveis
    int produto = a * b;
    // agora dividimos o produto por 2
    int temp = produto / 2;
    // agora obtemos o módulo do resultado por 7
    int resultado = temp % 7;
    // e retornamos o valor calculado
    return resultado;
  }
}



Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList

Como inserir um item em uma determinada posição da ArrayList do Java usando o método add()

Quantidade de visualizações: 14939 vezes
Nesta dica mostrarei como é possível usar o método add() da classe ArrayList do Java para inserir um elemento em uma determinada posição, ou seja, em um determinado índice da lista. Para isso nós só precisamos usar a assinatura do método add() que aceita também o índice no qual o novo elemento será inserido. Veja:

public void add(int index, E element)

Você deve ter em mente, claro, que este método pode disparar uma exceção do tipo IndexOutOfBoundsException se o índice informado estiver fora da faixa permitida.

Veja agora o código Java completo para o exemplo:

package estudos;

import java.util.ArrayList;

public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // cria uma ArrayList que conterá strings
    ArrayList<String> pessoas = new ArrayList<>();
    
    // adiciona itens na lista
    pessoas.add("Alberto");
    pessoas.add("Victor");
    pessoas.add("João");
    	
    // adiciona um item na posição 2, depois de Victor    
    pessoas.add(2, "Ricardo");
   
    // exibe os itens da lista	
    for(int i = 0; i < pessoas.size(); i++){
      System.out.println(pessoas.get(i));
    }  

    System.exit(0);
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

Alberto
Victor
Ricardo
João


C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Struct (Estruturas, Registros)

Exercício Resolvido de C - Programa de cálculo de médias de alunos. Escrever um programa C que cadastre o nome, a matrícula e duas notas de vários alunos

Quantidade de visualizações: 3054 vezes
Pergunta/Tarefa:

Programa de cálculo de médias de alunos. Escrever um programa C que cadastre o nome, a matrícula e duas notas de vários alunos. Em seguida imprima a matrícula, o nome e a média de cada um deles.

Seu código deverá, obrigatoriamente, usar a estrutura abaixo para a representação de cada aluno:

// estrutura Aluno
typedef struct{
  int matricula;
  char nome[100];
  float nota1;
  float nota2;
} Aluno;
Sua saída deverá ser parecida com:

LEITURA DOS ALUNOS:

Matrícula do Aluno 1: 123
Nome do Aluno 1: OSMAR J SILVA
Nota 1 do Aluno 1: 8,5
Nota 2 do Aluno 1: 9,3
Matrícula do Aluno 2: 432
Nome do Aluno 2: FABIANA CASTRO
Nota 1 do Aluno 2: 9
Nota 2 do Aluno 2: 8,2

DADOS DOS ALUNOS:

DADOS DO ALUNO 1: 
Matrícula: 123
Nome: OSMAR J SILVA
Nota 1: 8,50
Nota 2: 9,30
Média: 8,90

DADOS DO ALUNO 2:
Matrícula: 432
Nome: FABIANA CASTRO
Nota 1: 9,00
Nota 2: 8,20
Média: 8,60
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando C:

Código para alunos.c:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <locale.h>

// estrutura Aluno
typedef struct{
  int matricula;
  char nome[100];
  float nota1;
  float nota2;
} Aluno;

// define a quantidade de alunos que serão lidos
#define QUANT_ALUNOS 2

int main(int argc, char *argv[]) {
  int i; // controle do laço
  Aluno alunos[QUANT_ALUNOS]; // vetor de alunos
	
  setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português
	
  printf("LEITURA DOS ALUNOS:\n\n");
	
  for(i = 0; i < QUANT_ALUNOS; i++){
    // vamos ler a matrícula do aluno
    printf("Matrícula do Aluno %d: ", (i + 1));
    scanf("%d", &alunos[i].matricula);
    fflush(stdin); // para o scanf não sair pulando o gets
    // agora o nome do aluno
    printf("Nome do Aluno %d: ", (i + 1));
    gets(alunos[i].nome);
    // vamos ler a primeira nota
    printf("Nota 1 do Aluno %d: ", (i + 1));
    scanf("%f", &alunos[i].nota1);
    // vamos ler a segunda nota
    printf("Nota 2 do Aluno %d: ", (i + 1));
    scanf("%f", &alunos[i].nota2);
  }

  // agora vamos mostrar os alunos lidos, com suas notas
  // e suas médias aritméticas
  printf("\nDADOS DOS ALUNOS:\n");
	
  for(i = 0; i < QUANT_ALUNOS; i++){
    printf("\nDADOS DO ALUNO %d:\n ", (i + 1));
    printf("Matrícula: %d\n", alunos[i].matricula);
    printf("Nome: %s\n", alunos[i].nome);
    printf("Nota 1: %.2f\n", alunos[i].nota1);
    printf("Nota 2: %0.2f\n", alunos[i].nota2);
    printf("Média: %.2f\n", (alunos[i].nota1 + alunos[i].nota2) / 2);
  }
	
  printf("\n\n");
  system("pause");
  return 0;
}



C ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como ler o conteúdo de um arquivo uma linha de cada vez usando a função fgets() da linguagem C

Quantidade de visualizações: 28985 vezes
A função fgets(), disponível no header cstdio ou stdio.h, é usada para ler caracteres de um arquivo e armazená-los em um vetor de caracteres. Esta função recebe três argumentos. Veja:

char *fgets(char *buffer, int num, FILE *file);
buffer é um ponteiro para o vetor que receberá o conteúdo lido. num é o número de caracteres que será lido (veja que o conteúdo será lido até alcançar este número, ou um caractere de quebra de linha for encontrado, ou o marcador de fim de arquivo EOF for encontrado, o que vier primeiro). file é um ponteiro para o arquivo que foi aberto.

No exemplo abaixo usamos um laço while() para ler o conteúdo até que o final de arquivo EOF seja encontrado. Desta forma, como sabemos que cada linha no arquivo termina com um marcador de fim de linha, fica fácil ler cada linha. É claro que se a linha sendo lida for maior que o tamanho do buffer, o efeito não será conseguido. Observe ainda que cada linha lida contém o caractere de fim de linha anexado a ela:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
 
const int TAM_BUFFER = 255; // quantidade de caracteres 
  // a serem lidos no buffer de cada vez
 
int main(int argc, char *argv[])
{
  FILE *arquivo = fopen("c:\\testes.txt", "r");
  char buffer[TAM_BUFFER];
 
  // testa se o arquivo foi aberto com sucesso
  if(arquivo != NULL){
    // vamos usar um laço para ler o conteúdo do arquivo
    // e armazenar no buffer
    while(fgets(buffer, TAM_BUFFER, arquivo)){
      printf("%s\n", buffer);
    }
 
    fclose(arquivo); // libera o ponteiro para o arquivo
  }
  else{
    printf("Nao foi possivel abrir o arquivo.");
  } 

  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}



Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Python Básico

Exercícios Resolvidos de Python - Como somar o primeiro e o último dígito de um número inteiro informado pelo usuário em Python

Quantidade de visualizações: 940 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Python que pede para o usuário informar um número inteiro e mostre a soma do primeiro dígito com o último dígito. Atenção: você deve usar apenas os operadores matemáticos e a função log10().

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um número inteiro: 48763
A soma do primeiro e do último dígito é: 7
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Python:

# vamos importar o módulo Math
import math

# método principal
def main():
  # vamos pedir para o usuário informar um número inteiro
  numero = int(input("Informe um número inteiro: "))
    
  # vamos obter a quantidade (-1) de dígitos no número informado
  quant = int(math.log10(numero))
  primeiro_digito = (int)(numero / pow(10, quant))
  ultimo_digito = numero % 10
  	
  # soma o primeiro e o último dígito
  soma = primeiro_digito + ultimo_digito
	
  # mostra o resultado
  print("A soma do primeiro e do último dígito é: {0}".format(soma))
  
if __name__== "__main__":
  main()



AngularJS ::: Angular / AngularJS + JavaScript ::: Controllers AngularJS

Como adicionar funções (ou métodos) ao seu controller AngularJS

Quantidade de visualizações: 2059 vezes
Nesta dica mostrarei como adicionar comportamento ao seu controller AngularJS, ou seja, adicionar funções ou métodos para acessar e/ou modificar as variáveis contidas no escopo.

Para este exemplo criaremos um controller chamado "VolumeTV". Este controller terá uma variável chamada "volume" e dois botões para aumentar ou diminuir o volume. Note que, tanto a variável quanto as duas funções são colocadas no $scope para facilitar o acesso destes a partir da view.

Veja o exemplo completo, sem usar AngularJS CLI nem TypeScript, somente JavaScript e HTML:

<!DOCTYPE html>
<head>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1" />

<title>Cadastro de Alunos AngularJS</title>

<script src="https://ajax.googleapis.com/ajax/libs/angularjs/1.7.9/angular.min.js">
</script>

</head>
<body>

<script type="text/javascript">
  // vamos criar uma nova aplicação
  var app = angular.module('MinhaApp', []);
     
  // vamos criar o controller VolumeTV	 
  app.controller('VolumeTV', function ($scope){
    // define o volume inicial
    $scope.volume = 5;
	
    // função para aumentar o volume
    $scope.aumentarVolume = function(){
       $scope.volume++;
    };
	
    // função para diminuir o volume
    $scope.diminuirVolume = function(){
       $scope.volume--;
    };      
  });
</script>

<div ng-app="MinhaApp" ng-controller="VolumeTV">
  <h1>Volume atual: {{volume}}</h1>
  <button ng-click="aumentarVolume()">Aumentar Volume</button>
  <button ng-click="diminuirVolume()">Diminuir Volume</button>
</div>

</body>
</html>



Java ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas

Como testar se um ponto está dentro de um círculo em Java - Desenvolvimento de Games com Java

Quantidade de visualizações: 944 vezes
Quando estamos trabalhando com computação gráfica, geometria e trigonometria ou desenvolvimento de jogos em Java, é comum precisarmos verificar se um determinado ponto (uma coordenada x, y) está contido dentro de um círculo.

Para melhor entendimento, veja a imagem a seguir:



Veja que temos um círculo com raio igual a 115 e com centro nas coordenadas (x = 205; y = 166). Temos também dois pontos. O ponto vermelho está nas coordenadas (x = 140; y = 90) e o ponto azul está nas coordenadas (x = 330; y = 500.

Como podemos ver na imagem, o ponto vermelho está dentro do círculo, enquanto o ponto azul está fora. E nosso intenção nesta dica é escrever o código Java que permite fazer essa verificação. Tenha em mente que está técnica é muito útil para o teste de colisões no desenvolvimento de games.

Veja o código completo para o exemplo:

package estudos;

// vamos declarar a classe Circulo
class Circulo{
  double xc;
  double yc;
  double raio;
  
  public Circulo(double xc, double yc, double raio){
    this.xc = xc; // x do centro
    this.yc = yc; // y do centro
    this.raio = raio; // raio do círculo
  }
}
  
// agora vamos declarar a classe Ponto
class Ponto{
  double x;
  double y;
  
  public Ponto(double x, double y){
    this.x = x; // coordenada x
    this.y = y; // coordenada y	
  }
}

// classe principal da aplicação
public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    // vamos criar um objeto Circulo
    Circulo c = new Circulo(205, 166, 115);
    // vamos criar um objeto Ponto
    Ponto p = new Ponto(140, 90);
  
    // vamos verificar se o ponto está dentro do
    // círculo
    double dx = p.x - c.xc;
    double dy = p.y - c.yc;
    if((Math.pow(dx, 2) + Math.pow(dy, 2)) < Math.pow(c.raio, 2)){
      System.out.println("O ponto está dentro do círculo");  
    }
    else{
      System.out.println("O ponto NÃO está dentro do círculo");  
    }
  }
}

Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado:

O ponto está dentro do círculo.

Experimente com círculos de raios e coordenadas centrais diferentes e também com pontos em várias coordenadas e veja como os resultados são interessantes.

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