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VB.NET ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres |
Exercícios Resolvidos de VB.NET - Como retornar o código ASCII associado a um caractere em VB.NET - Ler um caractere e retornar o código ASCII correspondenteQuantidade de visualizações: 585 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa VB.NET que pede para o usuário informar um caractere (letra ou número) e mostre o código ASCII correspondente. Sua saída deverá ser parecida com: Informe um caractere: A Você informou o caractere: A O código ASCII correspondente é: 65 Veja a resolução comentada deste exercício em VB.NET: Imports System Module Program ' função principal do programa VB.NET Sub Main(args As String()) ' vamos pedir para o usuário informar uma letra, símbolo ou pontuação Console.Write("Informe um caractere: ") ' vamos ler o caractere informado Dim caractere As Char = Console.ReadLine()(0) ' agora vamos obter o código ASCII correspondente Dim codigo As Integer = Asc(caractere) ' e mostramos o resultado Console.WriteLine("Você informou o caractere: " & caractere) Console.WriteLine("O código ASCII correspondente é: " & codigo) Console.WriteLine(vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...") ' pausa o programa Console.ReadKey() End Sub End Module O Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação (do inglês American Standard Code for Information Interchange - ASCII, pronunciado [áski]) é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação e de controle, através de um sinal codificado em forma de código binário (cadeias de bits formada por vários 0 e 1), desenvolvido a partir de 1960, que representa um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, algarismos arábicos, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como exibir a data e hora atual no formato longo em C# usando o sinalizador {0:F} da função Format() da classe StringQuantidade de visualizações: 10 vezes |
Nesta dica mostrarei como podemos tirar proveito do método Format() da classe String da linguagem C# e do sinalizador {0:F} para mostrar a data e hora atual no formato completo, ou seja, na forma "quarta-feira, 16 de março de 2022 10:13:42". Veja o exemplo a seguir: using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { // vamos obter a data e hora atuais DateTime dataHora = DateTime.Now; // mostramos a data e hora no formato longo System.Console.WriteLine("Hoje é: {0:F}", dataHora); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: Hoje é: quarta-feira, 16 de março de 2022 10:17:29 Note que aqui eu coloquei o especificador de formatação direto na saída do programa. Podemos usá-lo também em uma variável. Veja: using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { // vamos obter a data e hora atuais DateTime dataHora = DateTime.Now; // guardamos a data e hora em uma variável string dataHoraStr = String.Format("{0:F}", dataHora); // mostramos o resultado System.Console.WriteLine("Hoje é: " + dataHoraStr); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Miscelâneas |
Como adicionar um método isPar() ao objeto Number do JavaScript que indicará se um número é par ou imparQuantidade de visualizações: 7543 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível adicionar uma função isPar() ao objeto Number da linguagem JavaScript por meio do objeto prototype. Nossa função aceitará um valor numérico e retornará true se o valor for par, e false em caso contrário. Veja o código completo para o exemplo: <html> <head> <title>Estudos JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> // vamos adicionar uma nova função ao objeto Number Number.prototype.isPar = function(){ // retorna true se o número for par return (this % 2 == 0); } // agora vamos testar a nova função isPar() var numero = 13; // declara um valor numérico // vamos verificar se o número é par ou ímpar if(numero.isPar()){ document.write("O número informado é par."); } else{ document.write("O número informado NÃO é par."); } </script> </body> </html> Ao executar este código JavaScript nós teremos o seguinte resultado: O número informado NÃO é par. |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Exercício Resolvido de Java - Um método Java chamado calcular(int a, int b) que recebe duas variáveis do tipo int e multiplica um valor pelo outro. Em seguidaQuantidade de visualizações: 828 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um método Java chamado calcular(int a, int b) que recebe duas variáveis do tipo int e multiplica um valor pelo outro. Em seguida o método deverá dividir o resultado, ou seja, o produto, por 2, e, finalmente, retornar o resto de uma divisão inteira desse resultado pelo número 7. Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro valor inteiro: 18 Informe o segundo valor inteiro: 19 O resultado é: 3 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos{ public static void main(String args[]){ // vamos usar a classe Scanner para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos pedir para o usuário informar dois números inteiros System.out.print("Informe o primeiro valor inteiro: "); int a = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe o segundo valor inteiro: "); int b = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos obter o resultado de uma chamada à função calcular() int resultado = calcular(a, b); System.out.println("O resultado é: " + resultado); } public static int calcular(int a, int b){ // primeiro multiplicamos as duas variáveis int produto = a * b; // agora dividimos o produto por 2 int temp = produto / 2; // agora obtemos o módulo do resultado por 7 int resultado = temp % 7; // e retornamos o valor calculado return resultado; } } |
Java ::: Coleções (Collections) ::: ArrayList |
Como inserir um item em uma determinada posição da ArrayList do Java usando o método add()Quantidade de visualizações: 14939 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível usar o método add() da classe ArrayList do Java para inserir um elemento em uma determinada posição, ou seja, em um determinado índice da lista. Para isso nós só precisamos usar a assinatura do método add() que aceita também o índice no qual o novo elemento será inserido. Veja:public void add(int index, E element) Você deve ter em mente, claro, que este método pode disparar uma exceção do tipo IndexOutOfBoundsException se o índice informado estiver fora da faixa permitida. Veja agora o código Java completo para o exemplo: package estudos; import java.util.ArrayList; public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // cria uma ArrayList que conterá strings ArrayList<String> pessoas = new ArrayList<>(); // adiciona itens na lista pessoas.add("Alberto"); pessoas.add("Victor"); pessoas.add("João"); // adiciona um item na posição 2, depois de Victor pessoas.add(2, "Ricardo"); // exibe os itens da lista for(int i = 0; i < pessoas.size(); i++){ System.out.println(pessoas.get(i)); } System.exit(0); } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: Alberto Victor Ricardo João |
C ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Struct (Estruturas, Registros) |
Exercício Resolvido de C - Programa de cálculo de médias de alunos. Escrever um programa C que cadastre o nome, a matrícula e duas notas de vários alunosQuantidade de visualizações: 3054 vezes |
Pergunta/Tarefa: Programa de cálculo de médias de alunos. Escrever um programa C que cadastre o nome, a matrícula e duas notas de vários alunos. Em seguida imprima a matrícula, o nome e a média de cada um deles. Seu código deverá, obrigatoriamente, usar a estrutura abaixo para a representação de cada aluno: // estrutura Aluno typedef struct{ int matricula; char nome[100]; float nota1; float nota2; } Aluno; LEITURA DOS ALUNOS: Matrícula do Aluno 1: 123 Nome do Aluno 1: OSMAR J SILVA Nota 1 do Aluno 1: 8,5 Nota 2 do Aluno 1: 9,3 Matrícula do Aluno 2: 432 Nome do Aluno 2: FABIANA CASTRO Nota 1 do Aluno 2: 9 Nota 2 do Aluno 2: 8,2 DADOS DOS ALUNOS: DADOS DO ALUNO 1: Matrícula: 123 Nome: OSMAR J SILVA Nota 1: 8,50 Nota 2: 9,30 Média: 8,90 DADOS DO ALUNO 2: Matrícula: 432 Nome: FABIANA CASTRO Nota 1: 9,00 Nota 2: 8,20 Média: 8,60 Veja a resolução comentada deste exercício usando C: Código para alunos.c: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #include <locale.h> // estrutura Aluno typedef struct{ int matricula; char nome[100]; float nota1; float nota2; } Aluno; // define a quantidade de alunos que serão lidos #define QUANT_ALUNOS 2 int main(int argc, char *argv[]) { int i; // controle do laço Aluno alunos[QUANT_ALUNOS]; // vetor de alunos setlocale(LC_ALL,""); // para acentos do português printf("LEITURA DOS ALUNOS:\n\n"); for(i = 0; i < QUANT_ALUNOS; i++){ // vamos ler a matrícula do aluno printf("Matrícula do Aluno %d: ", (i + 1)); scanf("%d", &alunos[i].matricula); fflush(stdin); // para o scanf não sair pulando o gets // agora o nome do aluno printf("Nome do Aluno %d: ", (i + 1)); gets(alunos[i].nome); // vamos ler a primeira nota printf("Nota 1 do Aluno %d: ", (i + 1)); scanf("%f", &alunos[i].nota1); // vamos ler a segunda nota printf("Nota 2 do Aluno %d: ", (i + 1)); scanf("%f", &alunos[i].nota2); } // agora vamos mostrar os alunos lidos, com suas notas // e suas médias aritméticas printf("\nDADOS DOS ALUNOS:\n"); for(i = 0; i < QUANT_ALUNOS; i++){ printf("\nDADOS DO ALUNO %d:\n ", (i + 1)); printf("Matrícula: %d\n", alunos[i].matricula); printf("Nome: %s\n", alunos[i].nome); printf("Nota 1: %.2f\n", alunos[i].nota1); printf("Nota 2: %0.2f\n", alunos[i].nota2); printf("Média: %.2f\n", (alunos[i].nota1 + alunos[i].nota2) / 2); } printf("\n\n"); system("pause"); return 0; } |
C ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como ler o conteúdo de um arquivo uma linha de cada vez usando a função fgets() da linguagem CQuantidade de visualizações: 28985 vezes |
A função fgets(), disponível no header cstdio ou stdio.h, é usada para ler caracteres de um arquivo e armazená-los em um vetor de caracteres. Esta função recebe três argumentos. Veja:char *fgets(char *buffer, int num, FILE *file); No exemplo abaixo usamos um laço while() para ler o conteúdo até que o final de arquivo EOF seja encontrado. Desta forma, como sabemos que cada linha no arquivo termina com um marcador de fim de linha, fica fácil ler cada linha. É claro que se a linha sendo lida for maior que o tamanho do buffer, o efeito não será conseguido. Observe ainda que cada linha lida contém o caractere de fim de linha anexado a ela: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> const int TAM_BUFFER = 255; // quantidade de caracteres // a serem lidos no buffer de cada vez int main(int argc, char *argv[]) { FILE *arquivo = fopen("c:\\testes.txt", "r"); char buffer[TAM_BUFFER]; // testa se o arquivo foi aberto com sucesso if(arquivo != NULL){ // vamos usar um laço para ler o conteúdo do arquivo // e armazenar no buffer while(fgets(buffer, TAM_BUFFER, arquivo)){ printf("%s\n", buffer); } fclose(arquivo); // libera o ponteiro para o arquivo } else{ printf("Nao foi possivel abrir o arquivo."); } printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
Python ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Python Básico |
Exercícios Resolvidos de Python - Como somar o primeiro e o último dígito de um número inteiro informado pelo usuário em PythonQuantidade de visualizações: 940 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Python que pede para o usuário informar um número inteiro e mostre a soma do primeiro dígito com o último dígito. Atenção: você deve usar apenas os operadores matemáticos e a função log10(). Sua saída deverá ser parecida com: Informe um número inteiro: 48763 A soma do primeiro e do último dígito é: 7 Veja a resolução comentada deste exercício usando Python: # vamos importar o módulo Math import math # método principal def main(): # vamos pedir para o usuário informar um número inteiro numero = int(input("Informe um número inteiro: ")) # vamos obter a quantidade (-1) de dígitos no número informado quant = int(math.log10(numero)) primeiro_digito = (int)(numero / pow(10, quant)) ultimo_digito = numero % 10 # soma o primeiro e o último dígito soma = primeiro_digito + ultimo_digito # mostra o resultado print("A soma do primeiro e do último dígito é: {0}".format(soma)) if __name__== "__main__": main() |
AngularJS ::: Angular / AngularJS + JavaScript ::: Controllers AngularJS |
Como adicionar funções (ou métodos) ao seu controller AngularJSQuantidade de visualizações: 2059 vezes |
Nesta dica mostrarei como adicionar comportamento ao seu controller AngularJS, ou seja, adicionar funções ou métodos para acessar e/ou modificar as variáveis contidas no escopo. Para este exemplo criaremos um controller chamado "VolumeTV". Este controller terá uma variável chamada "volume" e dois botões para aumentar ou diminuir o volume. Note que, tanto a variável quanto as duas funções são colocadas no $scope para facilitar o acesso destes a partir da view. Veja o exemplo completo, sem usar AngularJS CLI nem TypeScript, somente JavaScript e HTML: <!DOCTYPE html> <head> <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1" /> <title>Cadastro de Alunos AngularJS</title> <script src="https://ajax.googleapis.com/ajax/libs/angularjs/1.7.9/angular.min.js"> </script> </head> <body> <script type="text/javascript"> // vamos criar uma nova aplicação var app = angular.module('MinhaApp', []); // vamos criar o controller VolumeTV app.controller('VolumeTV', function ($scope){ // define o volume inicial $scope.volume = 5; // função para aumentar o volume $scope.aumentarVolume = function(){ $scope.volume++; }; // função para diminuir o volume $scope.diminuirVolume = function(){ $scope.volume--; }; }); </script> <div ng-app="MinhaApp" ng-controller="VolumeTV"> <h1>Volume atual: {{volume}}</h1> <button ng-click="aumentarVolume()">Aumentar Volume</button> <button ng-click="diminuirVolume()">Diminuir Volume</button> </div> </body> </html> |
Java ::: Dicas & Truques ::: Geometria, Trigonometria e Figuras Geométricas |
Como testar se um ponto está dentro de um círculo em Java - Desenvolvimento de Games com JavaQuantidade de visualizações: 944 vezes |
Quando estamos trabalhando com computação gráfica, geometria e trigonometria ou desenvolvimento de jogos em Java, é comum precisarmos verificar se um determinado ponto (uma coordenada x, y) está contido dentro de um círculo. Para melhor entendimento, veja a imagem a seguir: ![]() Veja que temos um círculo com raio igual a 115 e com centro nas coordenadas (x = 205; y = 166). Temos também dois pontos. O ponto vermelho está nas coordenadas (x = 140; y = 90) e o ponto azul está nas coordenadas (x = 330; y = 500. Como podemos ver na imagem, o ponto vermelho está dentro do círculo, enquanto o ponto azul está fora. E nosso intenção nesta dica é escrever o código Java que permite fazer essa verificação. Tenha em mente que está técnica é muito útil para o teste de colisões no desenvolvimento de games. Veja o código completo para o exemplo: package estudos; // vamos declarar a classe Circulo class Circulo{ double xc; double yc; double raio; public Circulo(double xc, double yc, double raio){ this.xc = xc; // x do centro this.yc = yc; // y do centro this.raio = raio; // raio do círculo } } // agora vamos declarar a classe Ponto class Ponto{ double x; double y; public Ponto(double x, double y){ this.x = x; // coordenada x this.y = y; // coordenada y } } // classe principal da aplicação public class Estudos{ public static void main(String[] args){ // vamos criar um objeto Circulo Circulo c = new Circulo(205, 166, 115); // vamos criar um objeto Ponto Ponto p = new Ponto(140, 90); // vamos verificar se o ponto está dentro do // círculo double dx = p.x - c.xc; double dy = p.y - c.yc; if((Math.pow(dx, 2) + Math.pow(dy, 2)) < Math.pow(c.raio, 2)){ System.out.println("O ponto está dentro do círculo"); } else{ System.out.println("O ponto NÃO está dentro do círculo"); } } } Ao executar este código Java nós teremos o seguinte resultado: O ponto está dentro do círculo. Experimente com círculos de raios e coordenadas centrais diferentes e também com pontos em várias coordenadas e veja como os resultados são interessantes. |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares |
JavaScript - Como somar dias a uma data em JavaScript usando uma função personalizada adicionar_dias() que retorna um objeto Date C# - Como adicionar ou subtrair dias de uma data em C# usando o método AddDays() da estrutura DateTime C++ - Programação Orientada a Objetos em C++ - Como criar e usar métodos estáticos em suas classes C++ |
Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo |
JavaScript - Como acessar as mídias do usuário em JavaScript usando a função getUserMedia() da interface MediaDevices |
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Python - Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python - Jogo completo em Python com código comentado |
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