E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição

Exercícios Resolvidos de Java - Como calcular a tabuada de multiplicação para os números de 1 a 9 em Java

Quantidade de visualizações: 4159 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que usa o laço for para calcular e exibir a tabuada de multiplicação dos números 1 a 9.

Sua saída deve ser parecida com:

        Tabuada de Multiplicação
----------------------------------------------
       1   2   3   4   5   6   7   8   9
----------------------------------------------
1  |   1   2   3   4   5   6   7   8   9
2  |   2   4   6   8  10  12  14  16  18
3  |   3   6   9  12  15  18  21  24  27
4  |   4   8  12  16  20  24  28  32  36
5  |   5  10  15  20  25  30  35  40  45
6  |   6  12  18  24  30  36  42  48  54
7  |   7  14  21  28  35  42  49  56  63
8  |   8  16  24  32  40  48  56  64  72
9  |   9  18  27  36  45  54  63  72  81
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

package estudos;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // mostra o título da tabela
    System.out.print("        Tabuada de Multiplicação");
    System.out.println("\n----------------------------------------------");
     
    // exibe os números na parte superior
    System.out.print("    ");
    for(int i = 1; i <= 9; i++){
      System.out.print("   " + i);  
    }
     
    System.out.println("\n----------------------------------------------");
     
    // mostra o corpo da tabuada
    for(int i = 1; i <= 9; i++){
      System.out.print(i + "  |");
      for(int j = 1; j <= 9; j++){
        System.out.printf("%4d", i * j);  
      }
      System.out.println();
    }
     
    System.out.println("\n");
  }
}



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico

Exercícios Resolvidos de Java - Escreva um programa Java que pede para o usuário informar o salário de uma pessoa, o valor de um empréstimo e a quantidade de prestações

Quantidade de visualizações: 12351 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que pede para o usuário informar o salário de uma pessoa, o valor de um empréstimo e a quantidade de prestações.

Se o valor da prestação for maior que 20% do salário seu código deverá mostrar a mensagem "Empréstimo não pode ser concedido". Se o empréstimo puder ser concedido escreva "Empréstimo pode ser concedido".

Sua saída deve ser parecida com:

Informe o salário: 1350
Informe o valor do empréstimo: 6000
Informe a quantidade de parcelas: 12
O valor das parcelas do empréstimo é: 500.0
Empréstimo não pode ser concedido
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // variáveis usadas na resolução do problema
    double salario, emprestimo, valor_parcela;
    int quant_prestacoes;

    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);  
    
    // vamos ler os dados
    System.out.print("Informe o salário: ");
    salario = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.print("Informe o valor do empréstimo: ");
    emprestimo = Double.parseDouble(entrada.nextLine());
    System.out.print("Informe a quantidade de parcelas: ");
    quant_prestacoes = Integer.parseInt(entrada.nextLine());
    
    // vamos calcular e mostrar o valor da parcela do empréstimo
    valor_parcela = emprestimo / quant_prestacoes;
    System.out.println("O valor das parcelas do empréstimo é: " +
      valor_parcela);
    
    // o empréstimo pode ser concedido?
    if (valor_parcela > (salario * (20.0 / 100.0))) {
      System.out.println("Empréstimo não pode ser concedido");
    }
    else{
      System.out.println("Empréstimo pode ser concedido");
    }
    
    System.out.println("\n");
  }
}



C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como testar se uma string é null ou vazia em C# usando a função IsNullOrEmpty() da classe String

Quantidade de visualizações: 23609 vezes
Em algumas situações nós queremos verificar se uma variável do tipo string está null ou vazia (não contém nem mesmo o caractere de espaço ou quebra de linha). Para isso nós podemos usar o método IsNullOrEmpty() da classe String da linguagem C#.

Veja um trecho de código no qual temos uma string nula e uma string vazia. Observe os resultados retornados pela função:

using System;

namespace Estudos {
  class Program {
    static void Main(string[] args) {
      string palavra1 = null;
      string palavra2 = "";

      if (String.IsNullOrEmpty(palavra1)) {
        Console.WriteLine("palavra1 é null ou vazia");
      }

      if (String.IsNullOrEmpty(palavra2)) {
        Console.WriteLine("palavra2 é null ou vazia");
      }
      
      Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
      Console.ReadKey();
    }
  }
}

Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado:

palavra1 é null ou vazia
palavra2 é null ou vazia


C ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como testar se um arquivo existe usando a linguagem C

Quantidade de visualizações: 14310 vezes
Muitas vezes precisamos saber se um determinado arquivo existe antes de efetuarmos alguma operação. O trecho de código abaixo mostra como você pode implementar uma função file_exists() em C que pode ser usada em seus programas. O segredo aqui é tentar abrir o arquivo passado como argumento para a função. Se o arquivo for aberto com sucesso, sabemos que ele existe e a função retorna o valor 1 (true), do contrário retorna 0 (false):

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

/*
  Implementação de uma função file_exists() em C. Se
  o arquivo existir o valor 1 (true) será retornado. Caso
  contrário a função retornará 0 (false).
*/
int file_exists(const char *filename)
{
  FILE *arquivo;

  if(arquivo = fopen(filename, "r"))
  {
    fclose(arquivo);
    return 1;
  }
  return 0;
}

int main(int argc, char *argv[])
{
  // testa se o arquivo existe
  if(file_exists("c:\\testes.txt")){
    printf("O arquivo existe no local especificado.\n");
  }
  else
    printf("O arquivo NAO existe no local especificado.\n");

  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}



Java ::: Design Patterns (Padrões de Projeto) ::: Singleton Pattern

Padrões de projeto para iniciantes - Como usar o padrão de projeto Singleton em suas aplicações Java

Quantidade de visualizações: 12042 vezes
O padrão de projeto Singleton (ou Singleton Pattern) é um dos padrões de projeto mais conhecidos e implementado extensivamente nas linguagens que suportam programação orientada a objetos, tais como Java e C#. Nesta dica eu mostrarei como implementá-lo.

Uma das situações nas quais usamos o padrão Singleton é quando queremos que somente uma instância de uma determinada classe seja criada e que esta esteja disponível para todas as demais classes do sistema. Um exemplo disso é uma classe responsável por registrar logs do sistema, uma classe responsável por obter conexões com o banco de dados, ou ainda uma classe que concentra dados de configuração da aplicação.

Assim, a chave do padrão Singleton é um método estático, geralmente chamado de getInstance(), que retorna uma nova instância da classe se esta ainda não foi instanciada. Se a classe já tiver sido instanciada, o método getInstance() retorna a instância já existente.

Vamos ver um exemplo deste padrão em Java. Observe o código a seguir:

Código para Logger.java:

package estudos;

// Uma classe Singleton responsável por gravar
// logs no sistema
public class Logger {
    // variável estática e privada que guarda a instância
    // atual da classe
    private static Logger instancia = null;

    // Método estático que retorna uma instância já existente, ou
    // cria uma nova instância
    public static Logger getInstance() {
        if (instancia == null) {
            instancia = new Logger();
        }
        return instancia;
    }

    // Construtor privado para evitar que instâncias sejam
    // criadas usando new
    private Logger() {
        // não precisamos fazer nada aqui
    }

    // método usado para registrar logs
    public void registrarLog(String dados) {
        System.out.println("Vou registrar o log: " + dados);
    }
}

Veja agora como podemos chamar o método getInstance(), obter um objeto da classe Logger e "registrar um log":

Código para Main.java:

package estudos;

public class Main {
  public static void main(String[] args) {
    // vamos registrar um novo log usando a classe Singleton
    Logger.getInstance().registrarLog("Novo usuário cadastrado.");
  }
}

Ao executar esta aplicação teremos a seguinte saída:

Vou registrar o log: Novo usuário cadastrado.


VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora

Como retornar o mês da data atual em VB.NET usando a propriedade Month da classe DateTime

Quantidade de visualizações: 8704 vezes
A propriedade Month da classe DateTime do VB.NET é usada quando queremos retornar o mês de uma determinada data como um número inteiro, ou seja, esta propriedade retorna um valor inteiro na faixa de 1 até 12.

Veja o código VB.NET completo para o exemplo:

Imports System

Module Program
  Sub Main(args As String())
    ' Este exemplo mostra como extrair o mês da data
    ' atual. Lembre-se de que o mês começa em 1 (janeiro)

    Dim agora As DateTime = DateTime.Now

    'obtém o mês.
    Dim mes As Integer = agora.Month
    Console.WriteLine("O mês para esta data é: " & mes)

    Console.WriteLine(vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...")
    ' pausa o programa
    Console.ReadKey()
  End Sub
End Module

Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado:

O mês para esta data é: 7


PHP ::: PHP + XML ::: SimpleXML

Como usar a função simplexml_load_file() do PHP para carregar um arquivo XML e convertê-lo em um objeto SimpleXMLElement

Quantidade de visualizações: 5013 vezes
A função simplexml_load_file() pode ser usada quando queremos carregar um arquivo XML e convertê-lo em um objeto da classe SimpleXMLElement. Veja a assinatura desta função:

SimpleXMLElement simplexml_load_file(string $filename [, 
  string $class_name = "SimpleXMLElement" [, int $options = 0 
  [, string $ns = "" [, bool $is_prefix = false]]]])


Este método possui alguns parâmetros que são opcionais. O único parâmetro exigido é o nome e/ou caminho do arquivo XML a ser carregado.

Código para clientes.xml:

<?xml version="1.0" encoding="iso-8859-1"?>
<cadastro>
  <cliente id="14" ativo="true">
     <nome>Osmar J. Silva</nome>
     <email>osmar@arquivodecodigos.com.br</email>
  </cliente>
  <cliente id="75" ativo="false">
     <nome>Cintia Gomes Arantes</nome>
     <email>cintia@arquivodecodigos.com.br</email>
  </cliente>
</cadastro>


Veja agora como carregar o conteúdo deste arquivo e convertê-lo em um objeto SimpleXMLElement:

<?
  $xml = simplexml_load_file("clientes.xml");
  print_r($xml);
?>

Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado:

SimpleXMLElement Object ( [cliente] => Array ( 
  [0] => SimpleXMLElement Object ( [@attributes] => Array ( 
  [id] => 14 [ativo] => true ) [nome] => Osmar J. Silva 
  [email] => osmar@arquivodecodigos.net ) [1] => 
  SimpleXMLElement Object ( [@attributes] => Array ( 
  [id] => 75 [ativo] => false ) [nome] => Cintia Gomes Arantes 
  [email] => cintia@arquivodecodigos.net ) ) )


Neste documento XML nós temos dois clientes, ou seja, temos um objeto SimpleXMLElement que contém um array de outros dois objetos SimpleXMLElement (um para cada cliente). Para verificarmos se isso é realmente verdade, veja o trecho de código abaixo:

<?
  // carrega o arquivo XML e o converte em um objeto SimpleXMLElement
  $xml = simplexml_load_file("clientes.xml");
  
  // vamos mostrar os dados do primeiro cliente
  echo "Nome: " . $xml->cliente[0]->nome . "<br>";
  echo "E-Mail: " . $xml->cliente[0]->email;
?>

Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado:

Nome: Osmar J. Silva
E-Mail: osmar@arquivodecodigos.com.br



R ::: Dicas de Estudo e Anotações ::: Variáveis e Constantes

Regras para a escolha de nomes de variáveis na linguagem R

Quantidade de visualizações: 1728 vezes
A linguagem R, assim como quase todas as linguagens de programação, impõe algumas regras sobre os nomes que podemos escolher para nossos identificadores (variáveis, funções, nomes de classes, etc).

Em R, nomes de variáveis devem seguir as seguintes regras:

1) Variáveis podem ter nomes curtos, tais como x, y, z, ou nomes mais descritivos, tais idade, valor_boleto, velocidade_total, etc.

2) Nomes de variáveis em R devem sempre começar com uma letra (ou o ponto) e pode ser uma combinação de letras, números, ponto (.) e underline (_). Se o nome da variável começar com um ponto (.), ele não poderá ser seguido por um número.

3) O nome de uma variável não pode começar com um número ou o caractere de underline (_).

4) Nomes de variáveis em R são case-sensitive, ou seja, há diferenciação de maiúsculas e minúsculas. Dessa forma, nome, Nome e NOME são três variáveis diferentes.

5) As palavras reservadas da linguagem (if, NULL, TRUE, FALSE, etc) não podem ser usados como nomes de variáveis, funções, nomes de classes e objetos.

Veja a seguir exemplos de declaração e uso de variáveis em R:

> x <- 10 [ENTER]
> nome <- "Osmar" [ENTER]
> pago <- TRUE [ENTER]
> y <- x + 15 [ENTER]
> x [ENTER]
[1] 10
> nome [ENTER]
[1] "Osmar"
> y [ENTER]
[1] 25
> pago [ENTER]
[1] TRUE
> 



PHP ::: PHP + MySQL ::: MySQL (mysql)

Como criar um arquivo de conexão PHP + MySQL e incluí-lo nas demais páginas PHP do seu projeto - Atualizado - Somente PHP 5.6 e anteriores

Quantidade de visualizações: 13350 vezes
É sempre uma boa idéia centralizar todos os parâmetros da conexão PHP + MySQL em apenas um arquivo e usar require() para incluí-lo nas demais páginas da aplicação. Se fizermos isso, não precisaremos efetuar alterações em todas as páginas caso o nome de usuário ou senha da conexão seja alterada.

1 - Comece criando o arquivo PHP que contém os parâmetros de conexão. Uma boa idéia é usar um método que retorne uma conexão com o banco de dados. Veja o código para conexao.php:

<?
  function obter_conexao_php_mysql(){
    // Parâmetros de conexão
    $server = "localhost";
    $usuario = "root";
    $senha = "osmar1234";
    $base = "estudos";
      
    // Tenta efetuar a conexão
    $conexao = mysql_connect($server, $usuario, $senha);
 
    // Testa se a conexão foi efetuada com sucesso
    if(!$conexao)
      die('Falha ao conectar: ' . mysql_error());
   
    // conexão efetuada com sucesso. Podemos definir qual
    // base de dados será usada
    $db_selected = mysql_select_db($base, $conexao);
     
    // testa se a base foi selecionada com sucesso.
    if(!$db_selected)
      die("Falha ao selecionar o banco: " . mysql_error());
       
    return $conexao;
  }
   
  function fechar_conexao_php_mysql($conn){
    mysql_close($conn);
  }
?>

Agora este arquivo de conexão pode ser importado para as demais página da seguinte forma:

<?
  require("conexao.php");
   
  // obtém a conexão com o banco MySQL
  $conexao = obter_conexao_php_mysql();
   
  /*
    Outros códigos de manipulação dos dados
    no banco de dados vão aqui
  */
   
  // fecha a conexão
  fechar_conexao_php_mysql($conexao);
?>

Atenção usuários Windows + XAMPP: Se você estiver recebendo a mensagem abaixo, certifique-se de que a linha

extension=php_mysql.dll

Está descomentada no seu PHP.ini.

Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function mysql_connect() in conexao.php:10 Stack trace: #0 conexao.php(32): obter_conexao_php_mysql() #1 {main} thrown in conexao.php on line 10

Se você estiver usando uma versão do PHP superior a 5.6, este erro também ocorrerá e você terá que voltar sua aplicação para um PHP mais anterior ou mudar seus códigos de conexão para PDO ou MySQL Improved Extension (mysqli).


Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Comentários

Java para iniciantes - Como inserir comentários em seus códigos Java

Quantidade de visualizações: 13449 vezes
Comentários em Java, assim como em outras linguagens, são ignorados pelo compilador. Em Java, podemos usar dois estilos de comentários:

1) Comentário de uma única linha:

// obtém o resultado do cálculo
int res = 4 + 5; // aqui também pode

2) Comentários de múltiplas linhas:

/*
 Este exemplo mostra como verificar se
 um número é par ou ímpar.  
*/


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