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Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Laços de Repetição |
Exercícios Resolvidos de Java - Como calcular a tabuada de multiplicação para os números de 1 a 9 em JavaQuantidade de visualizações: 4159 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que usa o laço for para calcular e exibir a tabuada de multiplicação dos números 1 a 9. Sua saída deve ser parecida com: Tabuada de Multiplicação ---------------------------------------------- 1 2 3 4 5 6 7 8 9 ---------------------------------------------- 1 | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 2 | 2 4 6 8 10 12 14 16 18 3 | 3 6 9 12 15 18 21 24 27 4 | 4 8 12 16 20 24 28 32 36 5 | 5 10 15 20 25 30 35 40 45 6 | 6 12 18 24 30 36 42 48 54 7 | 7 14 21 28 35 42 49 56 63 8 | 8 16 24 32 40 48 56 64 72 9 | 9 18 27 36 45 54 63 72 81 Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console: package estudos; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // mostra o título da tabela System.out.print(" Tabuada de Multiplicação"); System.out.println("\n----------------------------------------------"); // exibe os números na parte superior System.out.print(" "); for(int i = 1; i <= 9; i++){ System.out.print(" " + i); } System.out.println("\n----------------------------------------------"); // mostra o corpo da tabuada for(int i = 1; i <= 9; i++){ System.out.print(i + " |"); for(int j = 1; j <= 9; j++){ System.out.printf("%4d", i * j); } System.out.println(); } System.out.println("\n"); } } |
Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Java Básico |
Exercícios Resolvidos de Java - Escreva um programa Java que pede para o usuário informar o salário de uma pessoa, o valor de um empréstimo e a quantidade de prestaçõesQuantidade de visualizações: 12351 vezes |
Pergunta/Tarefa: Escreva um programa Java que pede para o usuário informar o salário de uma pessoa, o valor de um empréstimo e a quantidade de prestações. Se o valor da prestação for maior que 20% do salário seu código deverá mostrar a mensagem "Empréstimo não pode ser concedido". Se o empréstimo puder ser concedido escreva "Empréstimo pode ser concedido". Sua saída deve ser parecida com: Informe o salário: 1350 Informe o valor do empréstimo: 6000 Informe a quantidade de parcelas: 12 O valor das parcelas do empréstimo é: 500.0 Empréstimo não pode ser concedido Veja a resolução comentada deste exercício usando Java: package estudos; import java.util.Scanner; public class Estudos { public static void main(String[] args) { // variáveis usadas na resolução do problema double salario, emprestimo, valor_parcela; int quant_prestacoes; // para ler a entrada do usuário Scanner entrada = new Scanner(System.in); // vamos ler os dados System.out.print("Informe o salário: "); salario = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe o valor do empréstimo: "); emprestimo = Double.parseDouble(entrada.nextLine()); System.out.print("Informe a quantidade de parcelas: "); quant_prestacoes = Integer.parseInt(entrada.nextLine()); // vamos calcular e mostrar o valor da parcela do empréstimo valor_parcela = emprestimo / quant_prestacoes; System.out.println("O valor das parcelas do empréstimo é: " + valor_parcela); // o empréstimo pode ser concedido? if (valor_parcela > (salario * (20.0 / 100.0))) { System.out.println("Empréstimo não pode ser concedido"); } else{ System.out.println("Empréstimo pode ser concedido"); } System.out.println("\n"); } } |
C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como testar se uma string é null ou vazia em C# usando a função IsNullOrEmpty() da classe StringQuantidade de visualizações: 23609 vezes |
Em algumas situações nós queremos verificar se uma variável do tipo string está null ou vazia (não contém nem mesmo o caractere de espaço ou quebra de linha). Para isso nós podemos usar o método IsNullOrEmpty() da classe String da linguagem C#. Veja um trecho de código no qual temos uma string nula e uma string vazia. Observe os resultados retornados pela função: using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { string palavra1 = null; string palavra2 = ""; if (String.IsNullOrEmpty(palavra1)) { Console.WriteLine("palavra1 é null ou vazia"); } if (String.IsNullOrEmpty(palavra2)) { Console.WriteLine("palavra2 é null ou vazia"); } Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: palavra1 é null ou vazia palavra2 é null ou vazia |
C ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como testar se um arquivo existe usando a linguagem CQuantidade de visualizações: 14310 vezes |
Muitas vezes precisamos saber se um determinado arquivo existe antes de efetuarmos alguma operação. O trecho de código abaixo mostra como você pode implementar uma função file_exists() em C que pode ser usada em seus programas. O segredo aqui é tentar abrir o arquivo passado como argumento para a função. Se o arquivo for aberto com sucesso, sabemos que ele existe e a função retorna o valor 1 (true), do contrário retorna 0 (false):#include <stdio.h> #include <stdlib.h> /* Implementação de uma função file_exists() em C. Se o arquivo existir o valor 1 (true) será retornado. Caso contrário a função retornará 0 (false). */ int file_exists(const char *filename) { FILE *arquivo; if(arquivo = fopen(filename, "r")) { fclose(arquivo); return 1; } return 0; } int main(int argc, char *argv[]) { // testa se o arquivo existe if(file_exists("c:\\testes.txt")){ printf("O arquivo existe no local especificado.\n"); } else printf("O arquivo NAO existe no local especificado.\n"); printf("\n\n"); system("PAUSE"); return 0; } |
Java ::: Design Patterns (Padrões de Projeto) ::: Singleton Pattern |
Padrões de projeto para iniciantes - Como usar o padrão de projeto Singleton em suas aplicações JavaQuantidade de visualizações: 12042 vezes |
O padrão de projeto Singleton (ou Singleton Pattern) é um dos padrões de projeto mais conhecidos e implementado extensivamente nas linguagens que suportam programação orientada a objetos, tais como Java e C#. Nesta dica eu mostrarei como implementá-lo. Uma das situações nas quais usamos o padrão Singleton é quando queremos que somente uma instância de uma determinada classe seja criada e que esta esteja disponível para todas as demais classes do sistema. Um exemplo disso é uma classe responsável por registrar logs do sistema, uma classe responsável por obter conexões com o banco de dados, ou ainda uma classe que concentra dados de configuração da aplicação. Assim, a chave do padrão Singleton é um método estático, geralmente chamado de getInstance(), que retorna uma nova instância da classe se esta ainda não foi instanciada. Se a classe já tiver sido instanciada, o método getInstance() retorna a instância já existente. Vamos ver um exemplo deste padrão em Java. Observe o código a seguir: Código para Logger.java: package estudos; // Uma classe Singleton responsável por gravar // logs no sistema public class Logger { // variável estática e privada que guarda a instância // atual da classe private static Logger instancia = null; // Método estático que retorna uma instância já existente, ou // cria uma nova instância public static Logger getInstance() { if (instancia == null) { instancia = new Logger(); } return instancia; } // Construtor privado para evitar que instâncias sejam // criadas usando new private Logger() { // não precisamos fazer nada aqui } // método usado para registrar logs public void registrarLog(String dados) { System.out.println("Vou registrar o log: " + dados); } } Veja agora como podemos chamar o método getInstance(), obter um objeto da classe Logger e "registrar um log": Código para Main.java: package estudos; public class Main { public static void main(String[] args) { // vamos registrar um novo log usando a classe Singleton Logger.getInstance().registrarLog("Novo usuário cadastrado."); } } Ao executar esta aplicação teremos a seguinte saída: Vou registrar o log: Novo usuário cadastrado. |
VB.NET ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Como retornar o mês da data atual em VB.NET usando a propriedade Month da classe DateTimeQuantidade de visualizações: 8704 vezes |
A propriedade Month da classe DateTime do VB.NET é usada quando queremos retornar o mês de uma determinada data como um número inteiro, ou seja, esta propriedade retorna um valor inteiro na faixa de 1 até 12. Veja o código VB.NET completo para o exemplo: Imports System Module Program Sub Main(args As String()) ' Este exemplo mostra como extrair o mês da data ' atual. Lembre-se de que o mês começa em 1 (janeiro) Dim agora As DateTime = DateTime.Now 'obtém o mês. Dim mes As Integer = agora.Month Console.WriteLine("O mês para esta data é: " & mes) Console.WriteLine(vbCrLf & "Pressione qualquer tecla para sair...") ' pausa o programa Console.ReadKey() End Sub End Module Ao executar este código VB.NET nós teremos o seguinte resultado: O mês para esta data é: 7 |
PHP ::: PHP + XML ::: SimpleXML |
Como usar a função simplexml_load_file() do PHP para carregar um arquivo XML e convertê-lo em um objeto SimpleXMLElementQuantidade de visualizações: 5013 vezes |
A função simplexml_load_file() pode ser usada quando queremos carregar um arquivo XML e convertê-lo em um objeto da classe SimpleXMLElement. Veja a assinatura desta função:SimpleXMLElement simplexml_load_file(string $filename [, string $class_name = "SimpleXMLElement" [, int $options = 0 [, string $ns = "" [, bool $is_prefix = false]]]]) Este método possui alguns parâmetros que são opcionais. O único parâmetro exigido é o nome e/ou caminho do arquivo XML a ser carregado. Código para clientes.xml: <?xml version="1.0" encoding="iso-8859-1"?> <cadastro> <cliente id="14" ativo="true"> <nome>Osmar J. Silva</nome> <email>osmar@arquivodecodigos.com.br</email> </cliente> <cliente id="75" ativo="false"> <nome>Cintia Gomes Arantes</nome> <email>cintia@arquivodecodigos.com.br</email> </cliente> </cadastro> Veja agora como carregar o conteúdo deste arquivo e convertê-lo em um objeto SimpleXMLElement: <? $xml = simplexml_load_file("clientes.xml"); print_r($xml); ?> Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado: SimpleXMLElement Object ( [cliente] => Array ( [0] => SimpleXMLElement Object ( [@attributes] => Array ( [id] => 14 [ativo] => true ) [nome] => Osmar J. Silva [email] => osmar@arquivodecodigos.net ) [1] => SimpleXMLElement Object ( [@attributes] => Array ( [id] => 75 [ativo] => false ) [nome] => Cintia Gomes Arantes [email] => cintia@arquivodecodigos.net ) ) ) Neste documento XML nós temos dois clientes, ou seja, temos um objeto SimpleXMLElement que contém um array de outros dois objetos SimpleXMLElement (um para cada cliente). Para verificarmos se isso é realmente verdade, veja o trecho de código abaixo: <? // carrega o arquivo XML e o converte em um objeto SimpleXMLElement $xml = simplexml_load_file("clientes.xml"); // vamos mostrar os dados do primeiro cliente echo "Nome: " . $xml->cliente[0]->nome . "<br>"; echo "E-Mail: " . $xml->cliente[0]->email; ?> Ao executarmos este código teremos o seguinte resultado: Nome: Osmar J. Silva E-Mail: osmar@arquivodecodigos.com.br |
R ::: Dicas de Estudo e Anotações ::: Variáveis e Constantes |
Regras para a escolha de nomes de variáveis na linguagem RQuantidade de visualizações: 1728 vezes |
A linguagem R, assim como quase todas as linguagens de programação, impõe algumas regras sobre os nomes que podemos escolher para nossos identificadores (variáveis, funções, nomes de classes, etc). Em R, nomes de variáveis devem seguir as seguintes regras: 1) Variáveis podem ter nomes curtos, tais como x, y, z, ou nomes mais descritivos, tais idade, valor_boleto, velocidade_total, etc. 2) Nomes de variáveis em R devem sempre começar com uma letra (ou o ponto) e pode ser uma combinação de letras, números, ponto (.) e underline (_). Se o nome da variável começar com um ponto (.), ele não poderá ser seguido por um número. 3) O nome de uma variável não pode começar com um número ou o caractere de underline (_). 4) Nomes de variáveis em R são case-sensitive, ou seja, há diferenciação de maiúsculas e minúsculas. Dessa forma, nome, Nome e NOME são três variáveis diferentes. 5) As palavras reservadas da linguagem (if, NULL, TRUE, FALSE, etc) não podem ser usados como nomes de variáveis, funções, nomes de classes e objetos. Veja a seguir exemplos de declaração e uso de variáveis em R: > x <- 10 [ENTER] > nome <- "Osmar" [ENTER] > pago <- TRUE [ENTER] > y <- x + 15 [ENTER] > x [ENTER] [1] 10 > nome [ENTER] [1] "Osmar" > y [ENTER] [1] 25 > pago [ENTER] [1] TRUE > |
PHP ::: PHP + MySQL ::: MySQL (mysql) |
Como criar um arquivo de conexão PHP + MySQL e incluí-lo nas demais páginas PHP do seu projeto - Atualizado - Somente PHP 5.6 e anterioresQuantidade de visualizações: 13350 vezes |
É sempre uma boa idéia centralizar todos os parâmetros da conexão PHP + MySQL em apenas um arquivo e usar require() para incluí-lo nas demais páginas da aplicação. Se fizermos isso, não precisaremos efetuar alterações em todas as páginas caso o nome de usuário ou senha da conexão seja alterada. 1 - Comece criando o arquivo PHP que contém os parâmetros de conexão. Uma boa idéia é usar um método que retorne uma conexão com o banco de dados. Veja o código para conexao.php: <? function obter_conexao_php_mysql(){ // Parâmetros de conexão $server = "localhost"; $usuario = "root"; $senha = "osmar1234"; $base = "estudos"; // Tenta efetuar a conexão $conexao = mysql_connect($server, $usuario, $senha); // Testa se a conexão foi efetuada com sucesso if(!$conexao) die('Falha ao conectar: ' . mysql_error()); // conexão efetuada com sucesso. Podemos definir qual // base de dados será usada $db_selected = mysql_select_db($base, $conexao); // testa se a base foi selecionada com sucesso. if(!$db_selected) die("Falha ao selecionar o banco: " . mysql_error()); return $conexao; } function fechar_conexao_php_mysql($conn){ mysql_close($conn); } ?> Agora este arquivo de conexão pode ser importado para as demais página da seguinte forma: <? require("conexao.php"); // obtém a conexão com o banco MySQL $conexao = obter_conexao_php_mysql(); /* Outros códigos de manipulação dos dados no banco de dados vão aqui */ // fecha a conexão fechar_conexao_php_mysql($conexao); ?> Atenção usuários Windows + XAMPP: Se você estiver recebendo a mensagem abaixo, certifique-se de que a linha extension=php_mysql.dll Está descomentada no seu PHP.ini. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function mysql_connect() in conexao.php:10 Stack trace: #0 conexao.php(32): obter_conexao_php_mysql() #1 {main} thrown in conexao.php on line 10 Se você estiver usando uma versão do PHP superior a 5.6, este erro também ocorrerá e você terá que voltar sua aplicação para um PHP mais anterior ou mudar seus códigos de conexão para PDO ou MySQL Improved Extension (mysqli). |
Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Comentários |
Java para iniciantes - Como inserir comentários em seus códigos JavaQuantidade de visualizações: 13449 vezes |
Comentários em Java, assim como em outras linguagens, são ignorados pelo compilador. Em Java, podemos usar dois estilos de comentários: 1) Comentário de uma única linha: // obtém o resultado do cálculo int res = 4 + 5; // aqui também pode 2) Comentários de múltiplas linhas: /* Este exemplo mostra como verificar se um número é par ou ímpar. */ |
Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares |
C# - Como adicionar ou subtrair meses de uma data em C# usando o método AddMonths() da estrutura DateTime C# - C# Windows Forms para iniciantes - Como limpar todo o conteúdo de um controle TextBox via código C++ Builder - Como habilitar ou desabilitar um TEdit usando a função EnableWindow() da API do Windows usando C++ Builder |
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AutoCAD Civil 3D - Como criar pontos COGO no AutoCAD Civil 3D Delphi - Como obter a quantidade de dias para um determinado ano usando a função DaysInAYear() do Delphi Python - Como calcular o cateto oposto dadas as medidas da hipotenusa e do cateto adjascente em Python |
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Python - Como criar o jogo Pedra, Papel, Tesoura em Python - Jogo completo em Python com código comentado |
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