E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book Apenas R$ 19,90
Java ::: Dicas & Truques ::: Mouse e Teclado

Como verificar se Num Lock está ativado no seu teclado usando o método getLockingKeyState() da classe Toolkit da linguagem Java

Quantidade de visualizações: 8532 vezes
Nesta dica mostrarei como é possível verificar se Num Lock está ativado no seu teclado. Para isso nós podemos usar o método getLockingKeyState() da classe Toolkit, do pacote java.awt.

Veja o exemplo completo:

package arquivodecodigos;

import java.awt.Toolkit;
import java.awt.event.*;
 
public class Estudos{
  public static void main(String[] args){
    Toolkit tk = Toolkit.getDefaultToolkit();    
     
    if(tk.getLockingKeyState(KeyEvent.VK_NUM_LOCK)){
      System.out.println("Num Lock está ativado");
    }  
    else{
      System.out.println("Num Lock não está ativado");    
    } 

    System.exit(0);
  }
}

Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado:

Num Lock não está ativado


wxWidgets ::: Dicas de Estudo e Anotações ::: Passos Iniciais

Como baixar, compilar a biblioteca e criar um projeto C++ wxWidgets usando o Visual Studio 2017

Quantidade de visualizações: 2415 vezes
O wxWidgets (conhecido anteriormente como wxWindows) é um toolkit para a criação de interfaces gráficas de usuário (UI) multiplataforma. É lançado sob uma licença livre, a wxWindows Library Licence.

Lançada em 1992 por Julian Smart, que continua como desenvolvedor, a biblioteca wxWidgets permite que um programa seja compilado e executado em diversas plataformas de computação, com poucas ou nenhuma modificação. Ela suporta sistemas como: Microsoft Windows, Apple Inc. Mac OS, Linux/Unix (para X11).

A biblioteca é implementada em C++, mas outras implementações estão disponíveis para várias das linguagens de programação mais comuns, entre elas: Python, Smalltalk, Perl e Java.

Fazendo o dowload do código fonte do wxWidgets

Agora que você já sabe o que é o wxWidgets, chegou a hora da notícia triste. Compilar e usar esta biblioteca em nossos programas C++ é um pesadelo, principalmente no Windows. Por isso, resolvi compartilhar com todos as minha experiência, já que o entendimento de todos os passos envolvidos me consumiu alguns finais de semana.

O primeiro passo é baixar o código fonte (source code) do wxWidgets. Para isso aponte o seu navegador para https://www.wxwidgets.org. Para esta dica eu usei a versão 3.1.3 no Visual Studio 2017. Acredito que outras versões, tanto do wxWidgets quanto do Visual Studio C++ tenham procedimentos parecidos.

Vá até a área de downloads e localize o instalador Windows Installer 1.3.1, com o tamanho de 53Mb. Lembre-se que estamos baixando o código fonte da biblioteca, e não os binários já prontos.

Finalizado o download, faça a instalação em um diretório sem espaços. Uma boa sugestão é "C:\wxWidgets-3.1.3"

Compilando o wxWidgets usando o Visual Studio 2017

Chegou a hora da compilação. Se você ainda não o fez, abra o VS 2017, vá no menu Abrir -> Pasta/Solução e navegue até o diretório C:\wxWidgets-3.1.3\build\msw. Neste diretório você encontrará projetos para as mais diferentes versões do Visual Studio. Como estamos usando o VS 2017, o projeto a ser aberto é wx_vc15.sln. Escolhe logo este arquivo e clique Abrir.

Para o processo de compilação nós temos quatro opções: Debug (static), DLL Debug, DLL Release e Release (static). O Debug deixa o executável maior, porque inclui verificações de faixas e outras informações importantes para o desenvolvimento. As versões com DLL são escolhas boas, pois deixa o executável menor e agiliza o processo de compilação. O alvo da CPU pode ser Win32 ou x64, dependendo do seu desejo. Para esta dica eu usei Win32.

Agora vamos compilar para estas quatro opções. Escolha a primeira (Debug), defina a CPU alvo e use a opção Compilar Solução. Pode ir buscar um cafezinho porque o processo é um pouco demorado. Faça isso com as outras três opções de compilação.

Correu tudo bem? Nada de erros? Vamos continuar então.

Criando o seu primeiro projeto wxWidgets para testar sua compilação

Em geral, quando terminamos de compilar o wxWidgets, a primeira coisa que fazemos é abrir uma das samples (amostras) que acompanham a biblioteca, tais como a "minimal", no diretório "C:\wxWidgets-3.1.3\samples\minimal". Se você fizer isso agora, verá que esta aplicação (minimal_vc15.sln) é compilada e executada com sucesso. O problema é quando queremos construir nossa aplicação a partir deste template. O simples fato de renomearmos o projeto ou movê-lo desse diretório já trará uma dor de cabeça danada.

Então vamos criar nosso próprio projeto. Feche e abra o VS 2017 novamente. Em seguida vá até o menu Arquivo -> Novo -> Projeto -> Projeto Vazio. Dê um nome e um local para este projeto, sempre sem espaços e caracteres especiais.

No Gerenciador de Soluções, clique com o botão auxiliar no nó Arquivos de Origem (Source Code) e escolha Adicionar -> Novo Item. Na janela que se abrirá, escolha Arquivo do C++ (.cpp), dê o nome "Main.cpp" e clique Adicionar.

Agora copie o código abaixo (retirado do manual do wxWidgets) e cole no arquivo Main.cpp:

// wxWidgets "Hello World" Program
// For compilers that support precompilation, 
// includes "wx/wx.h".
#include <wx/wxprec.h>
#ifndef WX_PRECOMP
    #include <wx/wx.h>
#endif

class MyApp : public wxApp
{
  public:
    virtual bool OnInit();
};

class MyFrame : public wxFrame
{
  public:
    MyFrame();

  private:
    void OnHello(wxCommandEvent& event);
    void OnExit(wxCommandEvent& event);
    void OnAbout(wxCommandEvent& event);
};

enum
{
  ID_Hello = 1
};

wxIMPLEMENT_APP(MyApp);

bool MyApp::OnInit()
{
  MyFrame *frame = new MyFrame();
  frame->Show(true);
  return true;
}

MyFrame::MyFrame()
  : wxFrame(NULL, wxID_ANY, "Hello World")
{
  wxMenu *menuFile = new wxMenu;
  menuFile->Append(ID_Hello, "&Hello...\tCtrl-H",
    "Help string shown in status bar for this menu item");
  menuFile->AppendSeparator();
  menuFile->Append(wxID_EXIT);
  wxMenu *menuHelp = new wxMenu;
  menuHelp->Append(wxID_ABOUT);
  wxMenuBar *menuBar = new wxMenuBar;
  menuBar->Append(menuFile, "&File");
  menuBar->Append(menuHelp, "&Help");
  SetMenuBar(menuBar);
  CreateStatusBar();
  SetStatusText("Welcome to wxWidgets!");
  Bind(wxEVT_MENU, &MyFrame::OnHello, this, ID_Hello);
  Bind(wxEVT_MENU, &MyFrame::OnAbout, this, wxID_ABOUT);
  Bind(wxEVT_MENU, &MyFrame::OnExit, this, wxID_EXIT);
}

void MyFrame::OnExit(wxCommandEvent& event)
{
  Close(true);
}

void MyFrame::OnAbout(wxCommandEvent& event)
{
  wxMessageBox("This is a wxWidgets Hello World example",
    "About Hello World", wxOK | wxICON_INFORMATION);
}

void MyFrame::OnHello(wxCommandEvent& event)
{
  wxLogMessage("Hello world from wxWidgets!");
}


Assim que você colar esse código, você já verá um monte de erros, várias partes do código sublinhadas de vermelho. Não se desespere que nós vamos corrigir isso agora.

Clique com o botão direito no nó do seu projeto e escolha a opção Propriedades. Nessa janela, localize a opção Configuração e selecione Todas as configurações. Plataforma fica à sua escolha, Win32 (x86) ou x64. Na dúvida deixe Win32.

Agora vá em C/C++, na aba Geral e localize Diretórios de Inclusão Adicionais. Clique e escolha a opção Editar. Adicione uma nova entrada para o diretório "C:\wxWidgets-3.1.3\include" (sem as aspas). Clique a opção Aplicar. Agora, ainda na opção C/C++, escolha Pré-processador, clique Editar e vamos acrescentar o valor WXUSINGDLL. Clique Aplicar novamente e vamos agora até o Veiculador (Linker). Localize Diretórios de Bibliotecas Adicionais e adicione a entrada "C:\wxWidgets-3.1.3\lib\vc_dll". Clique Aplicar.

Agora mude a configuração para Release. Em seguida vá na seção C/C++, localize a opção Diretórios de Inclusão Adicionais e acrescente a entrada "C:\wxWidgets-3.1.3\lib\vc_dll\mswu" (sem aspas). Vá agora no Veiculador (Linker), opção Entrada e informe o valores wxbase31u.lib e wxmsw31u_core.lib para Dependências Adicionais, cada um em uma linha.

Vamos repetir a mesma coisa para a configuração Debug. Dessa vez os valores para Dependências Adicionais na opção Entrada do Veiculador serão wxbase31ud.lib e wxmsw31ud_core.lib (cada um em uma linha). Para finalizar, vá em C/C++ e adicione "C:\wxWidgets-3.1.3\lib\vc_dll\mswud" como uma nova entrada para Diretórios de Inclusão Adicionais.

Chegou o grande momento

Se você seguiu todos os passos atentamente, já está pronto para compilar seu projeto. Dispare a opção Compilar e cruze os dedos. É bem provável que você já veja de cara o erro abaixo:

Erro LNK2019 símbolo externo indefinido _main referenciado na função "int __cdecl invoke_main(void)" (?invoke_main@@YAHXZ) estudos C:\estudos_wxwidgets\estudos\estudos\estudos\MSVCRTD.lib(exe_main.obj) 1

Se isso acontecer, vá de novo até as propriedades do projeto, selecione Todas as Configurações, localize a opção Veiculador (Linker) e depois Sistema. Em SubSystem, troque o valor Console (/SUBSYSTEM:CONSOLE) por Windows (/SUBSYSTEM:WINDOWS). Tente compilar novamente.

É provável que você encontre mais um erro, e esperamos que será o último.

O programa não pode ser iniciado porque está faltando wxmsw313u_core_vc_custom.dll no seu computador. Tente reinstalá-lo para resolver esse problema.

O programa não pode ser iniciado porque está faltando wxbase313u_vc_custom.dll no seu computador. Tente reinstalá-lo para resolver esse problema.

Isso aconteceu porque você deve estar compilando em Debug DLL ou Release DLL (o que não é uma má idéia). Para resolver, vá até "C:\wxWidgets-3.1.3\lib\vc_dll" e copie essas duas DLLs para o diretório do seu executável (que deve estar dentro da pasta Debug ou Release) ou para o diretório Windows. A opção de colocar junto ao seu executável é melhor, pois evita o risco de erros caso você tiver versões diferentes do wxWidgets no seu sistema.

Abraços e vida longa ao C/C++.


PHP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Tipos de Dados

PHP do básico ao profissional - Como usar o tipo de dados integer do PHP

Quantidade de visualizações: 9072 vezes
Integers (inteiros) são números inteiros, tais como 1, 12, 50, etc. A faixa de valores aceitáveis varia de acordo com os detalhes da plataforma na qual o PHP está sendo executado. Mas, geralmente, a faixa vai de -2.147.483.648 até +2.147.483.647. Especificamente, esta faixa é equivalente à faixa do tipo de dados long de seu compilador C. Infelizmente, o C padrão não define qual faixa o tipo long deve ter. Assim, em alguns sistemas poderemos ter uma faixa de inteiros diferente do afirmado acima.

Literais integer podem ser escritos em decimal, octal ou hexadecimal. Valores decimais são representados por uma sequencia de dígitos não precedidos de zeros. A sequencia pode começar com um sinal de positivo (+) ou negativo (-). Se não houver sinal, assume-se que o valor é positivo. Exemplos de inteiros decimal incluem:

1998
-641
+33

Números octais consistem de um 0 (zero) e uma sequencia de dígitos de 0 à 7. Assim como os números decimais, números octais podem ser prefixados com um sinal de positivo ou negativo. Veja alguns exemplos de números octais e seus equivalentes decimais:

0755   // decimal 493
+010   // decimal 8

Valores hexadecimais começam com 0x, seguido por uma sequencia de dígitos (0-9) ou letras (A-F). As letras podem estar em maiúsculas ou minúsculas mas geralmente são escritas em maiúsculas. Números hexadecimais também podem incluir um sinal de positivo ou negativo. Veja alguns exemplos:

0xFF     // decimal 255
0x10     // decimal 16
-0xDAD1  // decimal -56017

Se tentarmos armazenar um número inteiro que é grande demais para ser armazenado como inteiro, ou que não seja um número inteiro, ele será automaticamente convertido em um número de ponto-flutuante (contendo casas decimais).

Podemos testar se uma variável é do tipo integer usando as funções is_int() ou is_integer(). Veja:

<?
  $valor = 10;

  if(is_int($valor)){
    echo 'A variável $valor é do tipo integer';
  }
?>



Java ::: Classes e Componentes ::: JTextField

Java Swing - Como definir a cor do texto de um JTextField usando o método setForeground()

Quantidade de visualizações: 10652 vezes
Nesta dica eu mostro como podemos usar o método setForeground() da classe JTextField para definir a cor de seu texto. Note que esta função pede um objeto da classe Color, por isso, neste exemplo, forneci o valor Color.BLUE.

Veja o código Java Swing completo:

 
import java.awt.*;
import java.awt.event.*;
import javax.swing.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  JTextField texto;  
 
  public Estudos() {
    super("Estudos Swing");
     
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new FlowLayout(FlowLayout.LEFT));
 
    // Cria um botão
    JButton btn = new JButton("Definir cor do texto");
    btn.addActionListener(
      new ActionListener(){
        public void actionPerformed(ActionEvent e){
          // vamos definir a cor do texto como azul
          texto.setForeground(Color.BLUE); 
        }
      }
    );
     
    // Cria o JTextField
    texto = new JTextField(10);     
 
    // Adiciona o botão à janela
    c.add(btn);
    // Adiciona o JTextField à janela
    c.add(texto);  
 
    setSize(350, 250);
    setVisible(true);
  }
   
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}



Java ::: Classes e Componentes ::: JTable

Java Swing Avançado - Como exibir imagens nas células de uma JTable em suas aplicações Java Swing

Quantidade de visualizações: 15179 vezes
Nesta dica mostrarei como criar uma classe personalizada que estende a classe JLabel e implementa a interface TableCellRenderer. O objetivo é fornecer esta JLabel ao método setCellRenderer() de uma das colunas da JTable e exibir uma imagem ou foto ao lado do conteúdo da célula.

Veja o resultado da figura abaixo:



E aqui está o código Java Swing completo para o exemplo:

package arquivodecodigos;

import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import javax.swing.table.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  public Estudos(){
    super("Exemplo de uma tabela simples");
         
    // colunas da tabela
    String[] colunas = {"Nome", "Idade", "Sexo"};
         
    // conteúdo da tabela   
    Object[][] conteudo = {
        {"Osmar J. Silva", "32", "Masculino"},
        {"Maria Clara Gomes", "19", "Feminino"},
        {"Fernando Gomes", "15", "Masculino"},
        {"Carlos Vieira", "40", "Masculino"}
    };
         
    // constrói a tabela
    JTable tabela = new JTable(conteudo, colunas);
     
    // quero exibir imagens ao lado do texto da primeira coluna
    TableCellRenderer tcr = new Imagem();
    TableColumn column = tabela.getColumnModel().getColumn(0);
    column.setCellRenderer(tcr);
  
    tabela.setPreferredScrollableViewportSize(new Dimension(350, 50));
     
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new FlowLayout());
             
    JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(tabela);
    c.add(scrollPane);
         
    setSize(400, 300);
    setVisible(true);
  }
     
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}
 
class Imagem extends JLabel implements TableCellRenderer{
  public Imagem(){
    setOpaque(true);
  }
   
  public Component getTableCellRendererComponent(JTable table, 
     Object value, boolean isSelected, boolean hasFocus, int row, 
     int column){
     
     Icon imagem = new ImageIcon("C:\\estudos_java\\icon.gif");
     // certifique-se da existencia da imagem "icon.gif" antes de executar
     
     if(isSelected)
       setBackground(table.getSelectionBackground());
     else
       setBackground(table.getBackground());        
      
     setIcon(imagem);
     setText(value.toString());
         
     return this;       
  }
   
  public void validate() {}
  public void revalidate() {}
  protected void firePropertyChange(String propertyName, 
    Object oldValue, Object newValue) {}
  public void firePropertyChange(String propertyName, 
    boolean oldValue, boolean newValue) {}  
}



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Strings e Caracteres

Exercícios Resolvidos de Java - Como retornar o código ASCII associado a um caractere em Java - Ler um caractere e retornar o código ASCII correspondente

Quantidade de visualizações: 599 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um programa Java que pede para o usuário informar um caractere (letra ou número) e mostre o código ASCII correspondente.

Sua saída deverá ser parecida com:

Informe um caractere: A
Você informou o caractere: A
O código ASCII correspondente é: 65
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício em Java:

package estudos;

import java.util.Scanner;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // para ler a entrada do usuário
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // vamos pedir para o usuário informar uma letra, símbolo ou pontuação
    System.out.print("Informe um caractere: ");
    
    // vamos ler o caractere informado
    char caractere = entrada.nextLine().charAt(0);
    
    // agora vamos obter o código ASCII correspondente
    int codigo = (int)caractere;
    
    // e mostramos o resultado
    System.out.println("Você informou o caractere: " + caractere);
    System.out.println("O código ASCII correspondente é: " + codigo);
  }
}

O Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação (do inglês American Standard Code for Information Interchange - ASCII, pronunciado [áski]) é um sistema de representação de letras, algarismos e sinais de pontuação e de controle, através de um sinal codificado em forma de código binário (cadeias de bits formada por vários 0 e 1), desenvolvido a partir de 1960, que representa um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, algarismos arábicos, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando 7 bits para representar todos os seus símbolos.


C ::: Dicas & Truques ::: Ordenação e Pesquisa (Busca)

Ordenação e pesquisa em C - Como ordenar um vetor de inteiros usando a ordenação Insertion Sort (Ordenação por Inserção)

Quantidade de visualizações: 3080 vezes
A ordenação Insertion Sort, ou Ordenação por Inserção, possui uma complexidade de tempo de execução igual à ordenação Bubble Sort (Ordenação da Bolha), ou seja, O(n2). Embora mais rápido que o Bubble Sort, e ser um algorítmo de ordenação quadrática, a ordenação Insertion Sort é bastante eficiente para problemas com pequenas entradas, sendo o mais eficiente entre os algoritmos desta ordem de classificação, porém, nunca recomendada para um grande conjunto de dados.

A forma mais comum para o entendimento da ordenação Insertion Sort é compará-la com forma pela qual algumas pessoas organizam um baralho num jogo de cartas. Imagine que você está jogando as cartas. Você está com as cartas na mão e elas estão ordenadas. Você recebe uma nova carta e deve colocá-la na posição correta da sua mão de cartas, de forma que as cartas obedeçam à ordenação.

A cada nova carta adicionada à sua mão de cartas, a nova carta pode ser menor que algumas das cartas que você já tem na mão ou maior, e assim, você começa a comparar a nova carta com todas as cartas na sua mão até encontrar sua posição correta. Você insere a nova carta na posição correta, e, novamente, a sua mão é composta de cartas totalmente ordenadas. Então, você recebe outra carta e repete o mesmo procedimento. Então outra carta, e outra, e assim em diante, até não receber mais cartas.

Esta é a ideia por trás da ordenação por inserção. Percorra as posições do vetor (array), começando com o índice 1 (um). Cada nova posição é como a nova carta que você recebeu, e você precisa inseri-la no lugar correto no sub-vetor ordenado à esquerda daquela posição.

Vamos ver a implementação na linguagem C agora? Observe o seguinte código, no qual temos um vetor de inteiros com os elementos {4, 6, 2, 8, 1, 9, 3, 0, 11}:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
 
// função que permite ordenar um vetor de inteiros
// usando a ordenação Insertion Sort
void insertionSort(int vetor[], int tam){
  int i, temp, j;
  
  // este laço varre os elementos a partir do segundo
  // elemento, ou seja, o índice 1
  for(i = 1; i < tam; i++){
    // guardamos o elemento atual em temp
    temp = vetor[i];
		
    for(j = i; ((j > 0) && (vetor[j - 1] > temp)); j--){ 
      vetor[j] = vetor[j - 1]; // houve uma troca
    }
    
    vetor[j] = temp; // colocamos temp em seu devido lugar
  }
}  
 
int main(int argc, char *argv[]){
  int valores[] = {4, 6, 2, 8, 1, 9, 3, 0, 11};
  int i, tamanho = 9;
 
  // imprime a matriz sem a ordenação
  puts("Sem ordenação:\n");
  for(i = 0; i < 9; i++){
    printf("%d ", valores[i]);
  }
 
  // vamos ordenar a matriz
  insertionSort(valores, tamanho);
 
  // imprime a matriz ordenada
  puts("\n\nOrdenada usando Insertion Sort:\n");
  for(i = 0; i < 9; i++){
    printf("%d ", valores[i]);
  }   
  
  printf("\n\n");
  system("PAUSE");
  return 0;
}

Ao executar este código C nós teremos o seguinte resultado:

Sem ordenação:

4 6 2 8 1 9 3 0 11

Ordenada usando Insertion Sort:

0 1 2 3 4 6 8 9 11


Java ::: Dicas & Truques ::: Matemática e Estatística

Como calcular porcentagem em Java - Como efetuar cálculos de porcentagem em Java

Quantidade de visualizações: 55315 vezes
Cálculos de porcentagens estão presentes em boa parte das aplicações que desenvolvemos. Porém, há momentos em que a mente trava e não conseguimos lembrar com clareza como estes cálculos são feitos, principalmente em Java.

Esta anotação tem o objetivo de ser uma fonte de pesquisa para os momentos em que suas habilidades matemáticas insistirem em continuar ocultas.

Ex: 1 - Suponhamos que um produto que custe R$ 178,00 sofra um acréscimo de 15%. Qual o valor final do produto? Veja o código em Java:

// Algoritmo que calcula porcentagem em Java
package estudos;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // variáveis usadas na resolução do problema
    double valor, percentual, valor_final;

    valor = 178.00; // valor original
    percentual = 15.0 / 100.0; // 15%
    valor_final = valor + (percentual * valor);

    // mostra o resultado
    System.out.println("O valor final do produto é: " + valor_final);

    // O resultado será 204,70
  }
}

Ex: 2 - Um produto, cujo valor original era de R$ 250,00, teve um desconto de 8%. Qual foi seu valor final? Veja o código em Java:

// Algoritmo que calcula porcentagem em Java
package estudos;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // variáveis usadas na resolução do problema
    double valor, percentual, valor_final;

    valor = 250.00; // valor original
    percentual = 8.0 / 100.0; // 8%
    valor_final = valor - (percentual * valor);

    // mostra o resultado
    System.out.println("O valor final do produto é: " + valor_final);
  
    // O resultado será 230,00
  }
}

Ex: 3 - Em um concurso de perguntas e respostas, um jovem acertou 72 das 90 perguntas apresentadas. Qual foi a porcentagem de acertos? E a porcentagem de erros? Veja o código em Java:

// Algoritmo que calcula porcentagem em Java
package estudos;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // variáveis usadas na resolução do problema
    double perguntas, acertos;

    perguntas = 90.0;
    acertos = 72.0;

    // mostra a porcentagem de acertos
    System.out.print("Porcentagem de acertos: ");
    System.out.println(((acertos / perguntas) * 100) + "%");

    // mostra a porcentagem de erros
    System.out.print("Porcentagem de erros: ");
    System.out.println((((perguntas - acertos) / perguntas) * 100) + "%");

    // Os resultados serão 80% e 20%
  }
}

Ex: 4 - Um aparelho de CD foi adquirido por R$ 300,00 e revendido por R$ 340,00. Qual foi a porcentagem de lucro na transação? Veja o código em Java:

// Algoritmo que calcula porcentagem em Java
package estudos;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // variáveis usadas na resolução do problema
    double valor_anterior, novo_valor, porcentagem_lucro;

    valor_anterior = 300.0; // valor anterior
    novo_valor = 340.0; // valor novo

    // calcula a porcentagem de lucro
    // efetua o cálculo
    porcentagem_lucro = ((novo_valor * 100) / valor_anterior) - 100;

    System.out.println("A porcentagem de lucro foi de: " +
      porcentagem_lucro + "%");

    // O resultado será 13,33
  }
}

Ex: 5 - Uma loja repassa 5% do lucro a seus vendedores. Se um produto custa R$ 70,00, qual o valor em reais repassado a um determinado vendedor? Veja o código em Java:

// Algoritmo que calcula porcentagem em Java
package estudos;

public class Estudos {
  public static void main(String[] args) {
    // variáveis usadas na resolução do problema
    double valor, percentual, comissao;

    valor = 70.0; // valor do produto
    percentual = 5.0 / 100.0; // 5%

    // calcula a comissão
    comissao = percentual * valor;

    // mostra o resultado
    System.out.println("O valor repassado ao vendedor é: " + comissao);

    // O resultado será 3,5
  }
}



Delphi ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como calcular o cateto oposto dadas as medidas da hipotenusa e do cateto adjascente em Delphi

Quantidade de visualizações: 2848 vezes
Todos estamos acostumados com o Teorema de Pitágoras, que diz que "o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos". Baseado nessa informação, fica fácil retornar a medida do cateto oposto quando temos as medidas da hipotenusa e do cateto adjascente. Isso, claro, via programação em linguagem Delphi.

Comece observando a imagem a seguir:



Veja que, nessa imagem, eu já coloquei os comprimentos da hipotenusa, do cateto oposto e do cateto adjascente. Para facilitar a conferência dos cálculos, eu coloquei também os ângulos theta (que alguns livros chamam de alfa) e beta já devidamente calculados. A medida da hipotenusa é, sem arredondamentos, 36.056 metros.

Então, sabendo que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos (Teorema de Pitógoras):

\[c^2 = a^2 + b^2\]

Tudo que temos que fazer é mudar a fórmula para:

\[a^2 = c^2 - b^2\]

Veja que agora o quadrado do cateto oposto é igual ao quadrado da hipotenusa menos o quadrado do cateto adjascente. Não se esqueça de que a hipotenusa é o maior lado do triângulo retângulo.

Veja agora como esse cálculo é feito em linguagem Delphi:

procedure TForm2.Button1Click(Sender: TObject);
var
  a, b, c: Real;
begin
  c := 36.056; // medida da hipotenusa
  b := 30; // medida do cateto adjascente

  // agora vamos calcular o comprimento da cateto oposto
  a := sqrt(sqr(c) - sqr(b));

  // e mostramos o resultado
  Edit1.Text := 'A medida do cateto oposto é: ' +
    FloatToStr(a);
end;

Veja que o cálculo é feito a partir do evento Click de um botão Button1 e o resultado é apresentado na propriedade Text de uma caixa de texto Edit1.

Ao executar este código Delphi nós teremos o seguinte resultado:

A medida do cateto oposto é: 20,0008783807112

Como podemos ver, o resultado retornado com o código Delphi confere com os valores da imagem apresentada.


C# ::: Windows Forms ::: ListBox

Como excluir todos os itens de uma ListBox do C# Windows Forms usando a função Clear()

Quantidade de visualizações: 564 vezes
Em algumas situações nós precisamos limpar uma ListBox do C# Windows Forms, ou seja, excluir todos os seus itens de uma só vez em tempo de execução, enquanto o programa estiver rodando.

Esta tarefa pode ser realizada por meio de uma chamada ao método Clear() do objeto ObjectCollection da ListBox.

Veja um trecho de código no qual clicamos em um botão e removemos todos os itens da ListBox:

private void button2_Click(object sender, EventArgs e)
{
  // remove todos os itens da ListBox
  listBox1.Items.Clear();
}


Carregar Publicações Anteriores


Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares

Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo

Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes

Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site

Últimos Exercícios Resolvidos

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 36 usuários muito felizes estudando em nosso site.