Java ::: Fundamentos da Linguagem ::: Comentários |
Java para iniciantes - Como inserir comentários em seus códigos JavaQuantidade de visualizações: 13449 vezes |
Comentários em Java, assim como em outras linguagens, são ignorados pelo compilador. Em Java, podemos usar dois estilos de comentários: 1) Comentário de uma única linha: // obtém o resultado do cálculo int res = 4 + 5; // aqui também pode 2) Comentários de múltiplas linhas: /* Este exemplo mostra como verificar se um número é par ou ímpar. */ |
C# ::: Dicas & Truques ::: Data e Hora |
Datas e horas em C# - Como obter o valor numérico do dia da semana para uma determinada data usando C#Quantidade de visualizações: 34 vezes |
A propriedade DayOfWeek da classe DateTime da linguagem C# retorna um valor numérico que corresponde ao dia da semana. Assim, se o dia for domingo, o retorno será 0. Se for segunda-feira, o resultado será 1, e assim por diante. Veja o código completo para o exemplo: using System; namespace Estudos{ class Program{ static void Main(string[] args) { // domingo = 0, segunda = 1, etc DateTime agora = DateTime.Now; int dia_semana = (int)agora.DayOfWeek; Console.WriteLine("O valor numérico do dia da semana é: {0:D}", dia_semana); Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair..."); Console.ReadKey(); } } } Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: O valor numérico do dia da semana é: 2 |
Dart ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Estruturas de Controle |
Exercícios Resolvidos de Dart - Ler os lados de um triângulo e informar se ele é isósceles, escaleno ou equiláteroQuantidade de visualizações: 1212 vezes |
Pergunta/Tarefa: Um triângulo é uma forma geométrica (polígono) composta de três lados, sendo que cada lado é menor que a soma dos outros dois lados. Assim, para que um triângulo seja válido, é preciso que seus lados A, B e C obedeçam à seguinte regra: A < (B + C), B < (A + C) e C < (A + B). Escreva um programa Dart que leia os três lados de um triângulo e verifique se tais valores realmente formam um triângulo. Se o teste for satisfatório, informe se o triângulo é isósceles (dois lados iguais e um diferente), escaleno (todos os lados diferentes) ou equilátero (todos os lados iguais). Sua saída deverá ser parecida com: Informe o primeiro lado do triângulo: 30 Informe o segundo lado do triângulo: 40 Informe o terceiro lado do triângulo: 60 O triângulo é escaleno Veja a resolução comentada deste exercício usando Dart: // Vamos importar a biblioteca dart:io import 'dart:io'; void main(){ // vamos ler o primeiro lado do triângulo stdout.write("Informe o primeiro lado do triângulo: "); int lado_a = int.parse(stdin.readLineSync()); // vamos ler o segundo lado do triângulo stdout.write("Informe o segundo lado do triângulo: "); int lado_b = int.parse(stdin.readLineSync()); // vamos ler o terceiro lado do triângulo stdout.write("Informe o terceiro lado do triângulo: "); int lado_c = int.parse(stdin.readLineSync()); // os lados informados formam um triângulo? if((lado_a < (lado_b + lado_c)) && (lado_b < (lado_a + lado_c)) && (lado_c < (lado_a + lado_b))){ // é um triângulo equilátero (todos os lados iguais)? if((lado_a == lado_b) && (lado_b == lado_c)){ stdout.write("\nO triângulo é equilátero\n"); } else{ // é isósceles (dois lados iguais e um diferente)? if((lado_a == lado_b) || (lado_a == lado_c) || (lado_c == lado_b)){ stdout.write("\nO triângulo é isósceles\n"); } else{ // é escaleno stdout.write("\nO triângulo é escaleno\n"); } } } else{ stdout.write("\nOs lados informados não formam um triângulo.\n"); } } |
Python ::: Python para Engenharia ::: Geometria Analítica e Álgebra Linear |
Como converter Coordenadas Polares para Coordenadas Cartesianas usando Python - Python para EngenhariaQuantidade de visualizações: 5766 vezes |
Nesta nossa série de Python para Geometria Analítica e Álgebra Linear, mostrarei um código 100% funcional para fazer a conversão entre coordenadas polares e coordenadas cartesianas. Esta operação é muito frequente em computação gráfica e é parte integrante das disciplinas dos cursos de Engenharia (com maior ênfase na Engenharia Civil). Na matemática, principalmente em Geometria e Trigonometria, o Sistema de Coordenadas Polares é um sistema de coordenadas em duas dimensões no qual cada ponto no plano é determinado por sua distância a partir de um ponto de referência conhecido como raio (r) e um ângulo a partir de uma direção de referência. Este ângulo é normalmente chamado de theta (__$\theta__$). Assim, um ponto em Coordenadas Polares é conhecido por sua posição (r, __$\theta__$). Já o sistema de Coordenadas no Plano Cartesiano, ou Espaço Cartesiano, é um sistema que define cada ponto em um plano associando-o, unicamente, a um conjuntos de pontos numéricos. Dessa forma, no plano cartesiano, um ponto é representado pelas coordenadas (x, y), com o x indicando o eixo horizontal (eixo das abscissas) e o y indicando o eixo vertical (eixo das ordenadas). Quando saímos do plano (espaço 2D ou R2) para o espaço (espaço 3D ou R3), temos a inclusão do eixo z (que indica profundidade). Antes de prosseguirmos, veja uma imagem demonstrando os dois sistemas de coordenadas: ![]() A fórmula para conversão de Coordenadas Polares para Coordenadas Cartesianas é: x = raio × coseno(__$\theta__$) y = raio × seno(__$\theta__$) E aqui está o código Python completo que recebe as coordenadas polares (r, __$\theta__$) e retorna as coordenadas cartesianas (x, y): # importamos a biblioteca NumPy import math as math def main(): # vamos ler o raio e o ângulo raio = float(input("Informe o raio: ")) theta = float(input("Informe o theta: ")) graus = input("Theta em graus (1) ou radianos (2): ") # o theta está em graus? if graus == "1": theta = theta * (math.pi / 180.0) # fazemos a conversão para coordenadas cartesianas x = raio * math.cos(theta) y = raio * math.sin(theta) # exibimos o resultado print('As Coordenadas Cartesianas são: (x = %0.2f, y = %0.2f)' %(x, y)) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código nós teremos o seguinte resultado: Informe o raio: 1 Informe o theta: 1.57 Theta em graus (1) ou radianos (2): 2 As Coordenadas Cartesianas são: (x = 0.00, y = 1.00) |
Python ::: PyQt GUI Toolkit ::: QMainWindow |
Como criar a janela principal de uma aplicação Python PyQt usando a classe QMainWindowQuantidade de visualizações: 1502 vezes |
Em geral toda aplicação GUI, ou seja, uma aplicação de interface visual, rodando no Window, Linux, MAC, etc, possui uma janela principal. No PyQt tal janela é criada como uma instância da classe QMainWindow. Veja a posição desta classe na hierarquia de classes do PyQt: QObject, QPaintDevice QWidget QMainWindow Uma janela QMainWindow possui o seu próprio layout, no qual podemos adicionar uma barra de ferramentas QToolBar, um QDockWidget (que serve para controles que "grudam" em lados diferentes da tela), uma barra de menus QMenuBar e uma barra de status QStatusBar. O layout oferecido pela classe QMainWindow possui uma área central que pode ser ocupada por qualquer tipo de controle visual. É nessa área central que podemos colocar outros tipos de gerenciadores de layouts, que servirão como containers para os componentes visuais da aplicação. Veja uma aplicação PyQt completa na qual temos uma janela principal QMainWindow e um botão QPushButton. Observe como tiramos proveito da programação orientada em Python para criar uma classe JanelaPrincipal que herda de QMainWindow: # vamos importar os módulos necessários import sys from PyQt6.QtCore import * from PyQt6.QtGui import * from PyQt6.QtWidgets import * # vamos criar uma classe que herda de QMainWindow class JanelaPrincipal(QMainWindow): # construtor da classe def __init__(self): super().__init__() # definimos o título da janela self.setWindowTitle("Cadastro de Produtos") # vamos criar um botão QPushButton botao = QPushButton("Novo Produto") # definimos este botão como o controle central # da janela principal self.setCentralWidget(botao) if __name__== "__main__": # cria a aplicação app = QApplication(sys.argv) # cria a janela principal e a coloca visível janela_principal = JanelaPrincipal() janela_principal.show() # executa a aplicação app.exec() |
PHP ::: Fundamentos da Linguagem ::: Métodos, Procedimentos e Funções |
Apostila de PHP - Como criar suas próprias funções em PHPQuantidade de visualizações: 31174 vezes |
Uma função é um bloco de código que executa uma determinada tarefa, possivelmente baseado em um conjuntos de valores fornecidos, ou parâmetros, e possivelmente retornando um único valor. Funções permitem a melhora na leitura do código e correção de bugs, visto que blocos de códigos bem testados podem ser reutilizados inúmeras vezes em seus programas. Antes de continuarmos é bom estar ciente dos diferentes nomes que as linguagens de programação adotam quando o assunto é função. Em Java, funções são chamadas de métodos. Em Delphi, temos funções (function) e procedimentos (procedure). Se uma função em Delphi retorna um valor, ela é chamada de function. Se nenhum valor é retornado, ela é chamada de procedure. Em PHP o nome é função (function) mesmo, não importando se valores são retornados ou não. Veja um exemplo onde criamos uma função que apenas escreve na página: <? // define a função function escrever(){ echo "Observe este texto"; } // chama a função escrever(); ?> Podemos estender este exemplo e fornecer à função o texto que deverá ser escrito. Veja: <? // define a função function escrever($texto){ echo $texto; } // chama a função escrever("Observe este texto"); ?> Veja que agora a função possui parâmetros, neste caso a variável local $texto. Assim, ao efetuarmos a chamada nós podemos fornecer um valor (um argumento) a esta função. Vamos progredir escrevendo uma função que soma dois valores: <? // define a função function somar($valor1, $valor2){ echo "A soma é: " . ($valor1 + $valor2); } // chama a função somar(3, 5); ?> Para finalizar, vamos escrever uma função que retorna um valor. Veja: <? // define a função function somar($valor1, $valor2){ return ($valor1 + $valor2); } // chama a função $soma = somar(3, 5); echo "O resultado é: " . $soma; ?> Observe o uso da palavra-chave return para definirmos o valor que será retornado pela função. |
Ruby ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Exercício Resolvido de Ruby - Como percorrer os elementos de um array em Ruby usando a função eachQuantidade de visualizações: 617 vezes |
Pergunta/Tarefa: Dado o seguinte array de int: # vamos criar um array com 5 elementos valores = [8, 3, 10, 4, 7] Sua saída deverá ser parecida com: 8 3 10 4 7 Veja a resolução comentada deste exercício usando Ruby: # vamos criar um array com 5 elementos valores = [8, 3, 10, 4, 7] # vamos usar a função each para percorrer # os itens do array e exibir seus valores valores.each { | valor | print valor.to_s + " " } Veja agora essa mesma resolução usando uma pequena variação, dessa vez usando each...do: # vamos criar um array com 5 elementos valores = [8, 3, 10, 4, 7] # vamos usar a função each para percorrer # os itens do array e exibir seus valores valores.each do | valor | print valor.to_s + " " end |
Delphi ::: VCL - Visual Component Library ::: TListBox |
Como retornar a quantidade de itens em uma TListBox do Delphi usando a propriedade Items.CountQuantidade de visualizações: 13157 vezes |
Em algumas situações nós precisamos obter a quantidade de itens em uma TListBox. Isso pode ser feito por meio da propriedade Count do objeto Items, uma instância da classe TStrings. Esta propriedade contém um valor inteiro que representa a quantidade de elementos na ListBox. Veja:procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var quant: Integer; begin // vamos adicionar dois itens na TListBox ListBox1.Items.Add('Item 1'); ListBox1.Items.Add('Item 2'); // vamos obter a quantidade de itens quant := ListBox1.Items.Count; // exibe o resultado ShowMessage('Quantidade de elementos: ' + IntToStr(quant)); end; É possível também obter a quantidade de itens em uma TListBox acessando a propriedade Count da classe TCustomListBox. Esta propriedade é herdada pela classe TListBox. Veja: quant := ListBox1.Count; Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
AutoLISP ::: Dicas & Truques ::: Linha, Linhas, Comando LINE |
Como desenhar uma linha no AutoCAD usando AutoLISP - Dois pontos geométricos e o comando LINEQuantidade de visualizações: 609 vezes |
Nesta dica mostrarei como desenhar linhas no AutoCAD usando AutoLISP e o comando LINE. Para isso nós vamos definir dois pontos geométricos p e q. Para deixar o código simples eu defini os pontos (coordenadas x, y, z) usando listas. Posteriormente você poderá pedir para o usuário clicar na área de desenho (GA) e obter as coordenadas usando a função getpoint() da AutoLISP. Veja o código AutoLISP completo para o exemplo: ; Este programa é usado para desenhar uma ; linha a partir de dois pontos definidos no ; código. Opcionalmente você poderá pedir ; para o usuário informar as coordenadas dos ; dois pontos usando a função getpoint() (defun desenhar-linha() ; vamos definir as coordenadas do ; primeiro ponto (setq p (list 300 250 0)) ; vamos definir as coordenadas do ; segundo ponto (setq q (list 1900 650 0)) ; Agora chamamos o comando LINE passando os ; dois pontos geométricos (command "LINE" p q "") ) Dica: Para carregar seu código AutoLISP no AutoCAD, digite (LOAD "C:\\codigos_autolisp\\desenho.lsp"), com duas barras invertidas na separação dos diretórios e nome do arquivo, na janela de comandos e depois chame a função desejada digitando (DESENHAR-LINHA), por exemplo. Opcionalmente você pode ir até o menu Manage e escolher a opção Load Application. Em seguida selecione o arquivo desejado e clique o botão Load. |
C# ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como testar se uma string C# começa com uma determinada substring usando o método StartsWith() da classe StringQuantidade de visualizações: 11694 vezes |
Em algumas situações nós precisamos verificar se uma palavra, texto ou frase começa com uma determinada substring. Em C# isso pode ser feito por meio da função StartsWith() da classe String. Este método retorna true se a string começar com a substring informada e false em caso contrário. Veja um código C# completo no qual testamos se uma string começa com a substring "Gosto": using System; namespace Estudos { class Program { static void Main(string[] args) { string texto = "Gosto de programar em C#"; if (texto.StartsWith("Gosto")) { Console.WriteLine("O texto começa com \"Gosto\""); } else { Console.WriteLine("O texto NÃO começa com \"Gosto\""); } Console.WriteLine(); } } } Ao executar este código C# nós teremos o seguinte resultado: O texto começa com "Gosto" |
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