Portugol ::: Dicas & Truques ::: Laços de Repetição

Como somar os dígitos de um número em Portugol usando o laço ENQUANTO - Solução para número inteiro de qualquer tamanho

Quantidade de visualizações: 435 vezes
Em algumas situações nós precisamos obter e retornar a soma dos dígitos de um número inteiro positivo. Em nosso site você encontra alguns exemplos de como isso pode ser feito.

No entanto, ao contrário das outras dicas, aqui eu mostro como somar os dígitos de um número informado pelo usuário sem fixar o seu tamanho, ou seja, não há limites para a quantidade de dígitos.

Veja o código Portugol completo para o exemplo:

// Como somar os dígitos de um número em Portugol
programa {
  funcao inicio() {
    inteiro numero, soma

    // inicia a soma como zero
    soma = 0

    // vamos pedir um número inteiro positivo
    escreva("Informe um número inteiro positivo: ")
    // lê o número informado
    leia(numero)

    // enquanto o número for diferente de 0
    enquanto (numero != 0) {
      // adiciona à soma o resultado da divisão do número por 10
      soma = soma + (numero % 10)
      // agora dividimos os número por 10 (divisão inteira) e continuamos
      numero = inteiro(numero / 10)
    }

    // e mostramos o resultado
    escreva("A soma dos dígitos é: ", soma)
  }
}

Ao executar este código Portugol Web Studio nós teremos o seguinte resultado:

Informe um número inteiro positivo: 1273
A soma dos dígitos é: 13


PHP ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Vetores e Matrizes em PHP - Como sortear um ou mais elementos de um vetor em PHP

Quantidade de visualizações: 14807 vezes
Nesta dica mostrarei como usar a função array_rand() da linguagem PHP para sortear elementos de um vetor (array). Coloque o código abaixo na sua página e atualize-a várias vezes para ver o resultado:

<html>
<head>
<title>Estudando PHP</title>
</head>
<body>
 
<?php
  $pessoas = array();  
  $pessoas[0] = "Carlos";
  $pessoas[1] = "Juliana";
  $pessoas[2] = "Igor";
  $pessoas[3] = "Marcelo";
 
  // sorteia um elemento
  $sorteado = array_rand($pessoas, 1);
  echo "O sorteado foi: " . $pessoas[$sorteado] . 
    "<br><br>";
 
  // sorteia dois elementos
  $sorteados = array_rand($pessoas, 2);
  echo "Os sorteados foram: <br>";
  for($i = 0; $i < count($sorteados); $i++){
    echo $pessoas[$sorteados[$i]] . "<br>";
  }
?>

</body>
</html>

Ao executar este código nós teremos um resultado parecido com:

O sorteado foi: Carlos

Os sorteados foram:
Carlos
Igor


PHP ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como calcular o cateto oposto dadas as medidas da hipotenusa e do cateto adjascente em PHP

Quantidade de visualizações: 1399 vezes
Todos estamos acostumados com o Teorema de Pitágoras, que diz que "o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos". Baseado nessa informação, fica fácil retornar a medida do cateto oposto quando temos as medidas da hipotenusa e do cateto adjascente. Isso, claro, via programação em linguagem PHP.

Comece observando a imagem a seguir:



Veja que, nessa imagem, eu já coloquei os comprimentos da hipotenusa, do cateto oposto e do cateto adjascente. Para facilitar a conferência dos cálculos, eu coloquei também os ângulos theta (que alguns livros chamam de alfa) e beta já devidamente calculados. A medida da hipotenusa é, sem arredondamentos, 36.056 metros.

Então, sabendo que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos (Teorema de Pitógoras):

\[c^2 = a^2 + b^2\]

Tudo que temos que fazer é mudar a fórmula para:

\[a^2 = c^2 - b^2\]

Veja que agora o quadrado do cateto oposto é igual ao quadrado da hipotenusa menos o quadrado do cateto adjascente. Não se esqueça de que a hipotenusa é o maior lado do triângulo retângulo.

Veja agora como esse cálculo é feito em linguagem PHP:

<?php
  $c = 36.056; // medida da hipotenusa
  $b = 30; // medida do cateto adjascente
  
  // agora vamos calcular o comprimento da cateto oposto
  $a = sqrt(pow($c, 2) - pow($b, 2));
 
  // e mostramos o resultado
  echo "A medida do cateto oposto é: " . $a;
?>

Ao executar este código PHP nós teremos o seguinte resultado:

A medida do cateto oposto é: 20.000878380711

Como podemos ver, o resultado retornado com o código PHP confere com os valores da imagem apresentada.


Python ::: Matplotlib Python Library (Biblioteca Python Matplotlib) ::: Geração e Plotagem de Gráficos usando Matplotlib

Como gerar o gráfico da função seno usando a biblioteca Matplotlib do Python

Quantidade de visualizações: 2706 vezes
Sabemos, como lembrança das nossas aulas de Trigonometria no segundo grau, que a função seno é a razão entre o cateto oposto e a hipotenusa de um triângulo retângulo, ou seja, trata-se de uma razão trigonométrica que retorna valores na faixa de -1 até 1 (ambos inclusos).

Nesta dica mostrarei como podemos usar as capacidades de geração de gráficos da biblioteca Matplotlib da linguagem Python, combinadas com as funções arange() e sin() da biblioteca NumPy para gerar o gráfico da função seno.

Antes de vermos o código, observe o resultado gerado na imagem a seguir:



Veja agora o código Python completo para a geração do gráfico:

# importamos a biblioteca NumPy
import numpy as np
#importamos a biblioteca Matplotlib
import matplotlib.pyplot as plt
 
def main():
  # definimos o título para a área de plotagem
  plt.title('Gráfico da Função Seno')
 
  # vamos exibir o grid da área de plotagem
  plt.grid(True)
 
  # vamos definir os valores da coordenada x
  # os valores gerados serão de 0 até 12 (não incluído)
  eixo_x = np.arange(0, 12, 0.1)

  # os valores da coordenada y serão o seno de
  # cada valor correspondente no eixo x
  eixo_y = np.sin(eixo_x)
 
  # vamos plotar a função seno agora
  plt.plot(eixo_x, eixo_y)
 
  # finalmente exibimos o resultado
  plt.show()
 
if __name__== "__main__":
  main()



Python ::: Dicas & Truques ::: Trigonometria - Funções Trigonométricas

Como converter graus em radianos em Python - Trigonometria em Python

Quantidade de visualizações: 3137 vezes
Quando estamos trabalhando com trigonometria na linguagem Python, é importante ficarmos atentos ao fato de que todos os métodos e funções trigonométricas em Python recebem seus argumentos em radianos, em vez de graus.

Nesta dica veremos como converter graus em radianos (sem a chatice de ficar relembrando regra de três). Veja a fórmula abaixo:

\[Radianos = Graus \times \frac{\pi}{180}\]

Agora veja como esta fórmula pode ser escrita em código Python:

import math

# função principal do programa
def main():
  # valor em graus
  graus = 30
  # obtém o valor em radianos
  radianos = graus * (math.pi / 180)
  # mostra o resultado
  print(graus, "graus convertidos para",
    "radianos é", radianos)
 
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executarmos este código Python nós teremos o seguinte resultado:

30 graus convertidos para radianos é 0.5235987755982988

Por fim, saiba que a linguagem Python nos oferece o método math.radians() que nos permite converter ângulos em graus para radianos. Meu propósito nesta dica foi mostrar a você como o cálculo de conversão pode ser escrito em Python. Em outras dicas dessa seção abordaremos o método math.radians().


Java ::: Classes e Componentes ::: JTable

Java Swing - Como colorir o fundo das células de uma JTable baseado em seus valores

Quantidade de visualizações: 192 vezes
Nesta dica veremos como é possível criar uma classe personalizada que extende a classe JLabel e implementa a interface TableCellRenderer e usá-la como renderizador das células de uma JTable. Dessa forma conseguiremos aplicar uma cor diferente a cada célula dependendo do seu valor. Veja o resultado na figura abaixo:



Veja agora o código Java Swing completo para o exemplo:

package arquivodecodigos;

import javax.swing.*;
import java.awt.*;
import javax.swing.table.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  public Estudos(){
    super("Exemplo de uma tabela simples");
         
    // colunas da tabela
    String[] colunas = {"Nome", "Idade", "Sexo"};
         
    // conteúdo da tabela   
    Object[][] conteudo = {
        {"Osmar J. Silva", "32", "Masculino"},
        {"Maria Clara Gomes", "19", "Feminino"},
        {"Fernando Gomes", "15", "Masculino"},
        {"Carlos Vieira", "40", "Masculino"}
    };
         
    // constrói a tabela
    JTable tabela = new JTable(conteudo, colunas);
     
    // quero colorir o fundo das células da segunda coluna
    // se o valor encontrado for menor que 20
    TableCellRenderer tcr = new Colorir();
    TableColumn column = 
        tabela.getColumnModel().getColumn(1);
    column.setCellRenderer(tcr);
  
    tabela.setPreferredScrollableViewportSize(new 
          Dimension(350, 50));
     
    Container c = getContentPane();
    c.setLayout(new FlowLayout());
             
    JScrollPane scrollPane = new JScrollPane(tabela);
    c.add(scrollPane);
         
    setSize(400, 300);
    setVisible(true);
  }
     
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}
 
class Colorir extends JLabel implements TableCellRenderer{
  public Colorir(){
    setOpaque(true);
  }
   
  @Override
  public Component getTableCellRendererComponent(
     JTable table, 
     Object value, boolean isSelected, boolean hasFocus,
        int row, int column){
     
     if(Integer.parseInt(value.toString()) < 20){
       setBackground(Color.YELLOW); 
     }
     else{
       setBackground(table.getBackground());        
     }
      
     setText(value.toString());
         
     return this;       
  }
   
  @Override
  public void validate() {}
  
  @Override
  public void revalidate() {}
  
  @Override
  protected void firePropertyChange(String propertyName,
     Object oldValue, Object newValue) {}
  
  @Override
  public void firePropertyChange(String propertyName,
     boolean oldValue, boolean newValue) {}  
}



C# ::: Fundamentos da Linguagem ::: Estruturas de Controle

Como usar if e if..else em C# - A estrutura condicional if do C#

Quantidade de visualizações: 21986 vezes
A instrução condicional if (se) é usada quando queremos testar uma condição e, baseado nesta, executar alguma ação. Veja:

static void Main(string[] args){
  int valor = 20;

  // testa se o valor é maior que 10
  if(valor > 10){
    Console.WriteLine("O valor é maior que 10");
  }

  Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
  Console.ReadKey();
}

Execute o código e veja que o texto "O valor é maior que 10" é exibido somente se o valor da variável valor for maior que 10. Note que neste teste temos somente uma instrução. Neste caso as chaves { e } podem ser omitidas:

if(valor > 10)
  Console.WriteLine("O valor é maior que 10");

No entanto, quando duas ou mais instrução forem executadas, as chaves { e } são obrigatórias. Note também que o resultado do teste de uma instrução condicional if deve ser sempre true ou false.

A instrução if..else (se..ou então) é útil quando queremos executar uma ação se uma condição for satisfeita e outra ação caso contrário. Veja:

static void Main(string[] args){
  int valor = 5;

  // testa se o valor é maior que 10
  if(valor > 10){
    Console.WriteLine("O valor é maior que 10");
  }
  else{
    Console.WriteLine("O valor é menor ou igual a 10");
  }

  Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
  Console.ReadKey();
}

Há ainda os casos em que temos que testar várias condições. Observe:

static void Main(string[] args){
  int valor = 8;

  // testa se o valor é maior que 10
  if(valor > 10){
    Console.WriteLine("O valor é maior que 10");
  }
  // testa se o valor é menor que 10
  else if(valor < 10){
    Console.WriteLine("O valor é menor que 10");
  }
  // o valor é igual a 10
  else{
    Console.WriteLine("O valor é igual a 10");
  }

  Console.WriteLine("\n\nPressione uma tecla para sair...");
  Console.ReadKey();
}



Revit C# ::: Dicas & Truques ::: Selection, Seleção

Como pedir para o usuário selecionar vários elementos no Revit usando a função PickObjects() do objeto Selection da Revit C# API

Quantidade de visualizações: 450 vezes
Nesta dica mostrarei como podemos usar a função PickObjects() do objeto Selection da Revit C# API para pedir ao usuário que selecione vários elementos na área de desenho do Revit e então efetuar alguma operação envolvendo todos eles, de uma só vez.

Veja que o objeto Selection é retornado a partir de um UIDocument, que é obtido a partir de uma chamada this.ActiveUIDocument. Então nós chamamos a função PickObjects(), fornecendo o parâmetro ObjectType.Element e guardamos as referências retornadas como um objeto IList.

O passo seguinte é acessar a propriedade Count da IList para mostrar a quantidade de objetos selecionados. Note que é preciso clicar o botão Concluir (fica entre o botão Cancelar e a caixa de seleção Múltiplo) para indicar que o usuário concluiu a seleção e nosso código poder prosseguir.

Veja o código Revit C# completo para o exemplo:

using System;
using Autodesk.Revit.UI;
using Autodesk.Revit.DB;
using Autodesk.Revit.UI.Selection;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;

namespace Estudos {
  [Autodesk.Revit.Attributes.Transaction(Autodesk.Revit.Attributes.
    TransactionMode.Manual)]
  [Autodesk.Revit.DB.Macros.AddInId("ED8EC6C4-9489-48F7-B04E-B45B5D1BEB12")]
  public partial class ThisApplication {
    private void Module_Startup(object sender, EventArgs e) {
      // vamos obter uma referência ao UIDocument ativo
      UIDocument uidoc = this.ActiveUIDocument;
      
      // agora mostramos uma mensagem para o usuário selecionar um
      // elemento
      TaskDialog.Show("Aviso", "Selecione um ou mais elementos");
      
      // obtemos uma referência ao objeto Selection do
      // UIDocument ativo
      Selection selecao = uidoc.Selection;
    
      // e finalmente esperamos que o usuário selecione um ou
      // mais elementos e os guardamos em uma lista
      IList<Reference> selecionados = selecao.PickObjects(ObjectType.Element);
    
      // agora mostramos a quantidade de elementos selecionados
      TaskDialog.Show("Aviso", "Você selecionou " + selecionados.Count +
        " elementos.");
    }

    private void Module_Shutdown(object sender, EventArgs e) {
      // para fazer alguma limpeza de memória ou algo assim
    }

    #region Revit Macros generated code
    private void InternalStartup() {
      this.Startup += new System.EventHandler(Module_Startup);
      this.Shutdown += new System.EventHandler(Module_Shutdown);
    }
    #endregion
  }
}

Execute a macro, selecione um ou mais elementos, clique o botão Concluir e você verá uma janela TaskDialog com a seguinte mensagem:

Você selecionou 5 elementos.


C ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como concatenar strings em C usando a função strcat() - Aprenda a programar na linguagem C

Quantidade de visualizações: 42397 vezes
Concatenar strings é a operação de anexar uma string a outra. Em C, isso é feito com o auxílio da função strcat(), disponível no header string.h. Esta função recebe a string de destino, a string de origem, anexa a string de destino no final da string de origem e retorna um ponteiro para o resultado final. Veja um exemplo no qual usamos esta função para concatenar três strings:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  char frase1[100] = "Gosto";
  strcat(frase1, " muito de ");
  strcat(frase1, " programar em C");

  // exibe o resultado
  printf("%s\n\n", frase1);

  system("PAUSE");
  return 0;
}


Veja que a string de destino deve ser declarada com um tamanho suficiente para acomodar as strings que serão anexadas a ela. Veja agora um exemplo que usa o ponteiro retornado pela função strcat() para inicializar um ponteiro do tipo char:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(int argc, char *argv[])
{
  // declara e inicializa duas strings
  char frase1[100] = "Gosto muito de ";
  char frase2[15] = "programar em C";
  char *res = strcat(frase1, frase2);

  // exibe o resultado
  printf("%s\n\n", res);

  system("PAUSE");
  return 0;
}



Java ::: Desafios e Lista de Exercícios Resolvidos ::: Recursão (Recursividade)

Exercícios Resolvidos de Java - Um método recursivo que recebe uma String e retorna a quantidade de letras maiúsculas encontradas

Quantidade de visualizações: 5966 vezes
Pergunta/Tarefa:

Escreva um método recursivo que recebe uma palavra ou frase e retorna a quantidade de caracteres (letras) maiúsculos. Seu método deverá possuir a seguinte assinatura:

public static int contarMaiusculas(String frase){
  // sua implementação aqui
}
Veja que o método deverá funcionar para qualquer tamanho de string. Teste também com strings que contenham somente letras maiúsculas ou somente letras minúsculas.

Sua saída deverá ser parecida com:

Digite uma palavra ou frase: Arquivo de Códigos
A palavra ou frase contém 2 letras maiúsculas
Resposta/Solução:

Veja a resolução comentada deste exercício usando Java console:

Observação importante: Este código criará uma cadeia de chamadas recursivas. Cada chamada ao método contarMaiusculas() receberá uma cópia menor da palavra ou frase fornecida. Quando a última chamada recursiva do método receber uma string vazia, a cadeia começa a retornar. Note que os valores acumulados nas várias chamadas ao método vão sendo acumulados na variável quantidade.

package exercicio;

import java.util.Scanner;

public class Exercicio {
  public static void main(String[] args) {
    // cria um novo objeto da classe Scanner
    Scanner entrada = new Scanner(System.in);
    
    // solicita uma palavra ou frase ao usuário
    System.out.print("Digite uma palavra ou frase: ");
    // lê a palavra ou frase
    String frase = entrada.nextLine();
    
    int quantMaiusculas = contarMaiusculas(frase);
    System.out.println("A palavra ou frase contém " + quantMaiusculas +
      " letras maiúsculas");
  }
  
  // método recursivo que recebe uma palavra ou frase e retorna
  // a quantidade de letras maiúsculas
  public static int contarMaiusculas(String frase){
    /* Este código criará uma cadeia de chamadas recursivas. Cada
     * chamada ao método contarMaiusculas() receberá uma cópia menor
     * da palavra ou frase fornecida. Quando a última chamada recursiva do
     * método receber uma string vazia, a cadeia começa a retornar. Note
     * que os valores acumulados nas várias chamadas ao método vão sendo
     * acumulados na variável quantidade
    */ 
    int quantidade = 0;
    
    // o tamanho da string é maior que 0?
    if(frase.length() > 0){
      if(Character.isUpperCase(frase.charAt(0))){
        quantidade = 1 + contarMaiusculas(frase.substring(1));      
      }
      else{
        quantidade = contarMaiusculas(frase.substring(1));    
      }
    }
   
    return quantidade;
  }
}


Carregar Publicações Anteriores


Nossas 20 dicas & truques de programação mais populares

Você também poderá gostar das dicas e truques de programação abaixo

Nossas 20 dicas & truques de programação mais recentes

Últimos Projetos e Códigos Fonte Liberados Para Apoiadores do Site

Últimos Exercícios Resolvidos

E-Books em PDF

E-Book 350 Exercícios Resolvidos de Java - PDF com 500 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Java com o nosso E-Book 350 Exercícios Exercícios de Java, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Java básico, matemática e estatística, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book
E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser.

Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
Ver Conteúdo do E-book

Linguagens Mais Populares

1º lugar: Java
2º lugar: Python
3º lugar: C#
4º lugar: PHP
5º lugar: C
6º lugar: Delphi
7º lugar: JavaScript
8º lugar: C++
9º lugar: VB.NET
10º lugar: Ruby



© 2025 Arquivo de Códigos - Todos os direitos reservados
Neste momento há 28 usuários muito felizes estudando em nosso site.