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JavaFX ::: Pacote javafx.scene.layout (Package javafx.scene.layout) ::: HBox (Classe HBox) |
Como definir o espaço interno do HBox do JavaFX usando o método setPadding()Quantidade de visualizações: 963 vezes |
Em algumas situações nós precisamos definir o espaço interno, ou seja, o padding, do gerenciador de layout HBox. Para isso nós podemos usar o método setPadding() e fornecer a ele um objeto da classe javafx.geometry.Insets. Este método é herdado da classe javafx.scene.layout.Region. Lembre-se de que a função setPadding() define o espaço interno do VBox, ou seja, o espaço que deverá existir entre suas margens e os componentes contidos nele. Veja um trecho de código JavaFX no qual temos um gerenciador de layout HBox e três botões: package estudosjavafx; import javafx.application.Application; import javafx.geometry.Insets; import javafx.scene.Scene; import javafx.scene.control.Button; import javafx.scene.layout.HBox; import javafx.stage.Stage; public class EstudosJavaFX extends Application { public static void main(String[] args){ launch(args); } @Override public void start(Stage primaryStage){ // vamos criar três botões Button btn1 = new Button("Botão 1"); Button btn2 = new Button("Botão 2"); Button btn3 = new Button("Botão 3"); // agora criamos um laytou HBox e colocamos // os três botões nele HBox hBox = new HBox(); hBox.getChildren().add(btn1); hBox.getChildren().add(btn2); hBox.getChildren().add(btn3); // vamos definir o espaço interno do HBox usando // um Inserts (top, direita, baixo, esquerda) hBox.setPadding(new Insets(20, 20, 20, 20)); // criamos a cena e fornecemos o layout a ela // e definimos a largura e altura da cena Scene scene = new Scene(hBox, 400, 300); // adicionamos a cena ao palco principal primaryStage.setScene(scene); // e mostramos o palco primaryStage.show(); } } Execute este código, experimente alterar os valores do objeto Insets fornecido ao método setPadding e veja os resultados obtidos. |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres |
Como converter todo o conteúdo de uma string para letras maiúsculas em Delphi usando a função AnsiUpperCase()Quantidade de visualizações: 17274 vezes |
Algumas vezes precisamos converter todo o conteúdo de uma string para letras maiúsculas. Em Delphi isso pode ser feito com o auxílio da função AnsiUpperCase(). Esta função recebe uma string e retorna outra string com todos os caracteres maiúsculos. Veja o exemplo:procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var nome: string; begin nome := 'Osmar'; // vamos converter a string para letras maiúsculas nome := AnsiUpperCase(nome); // exibe o resultado ShowMessage(nome); end; Note que esta função suporta caracteres de mais de um byte e com acentuações. Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
Java ::: Dicas & Truques ::: Imagens e Processamento de Imagens |
Como carregar uma imagem em um JFrame do Java Swing - Manipulação de imagens em JavaQuantidade de visualizações: 19509 vezes |
Nesta dica mostrarei como é possível combinar as classes Toolkit e MediaTracker para carregar uma imagem JPG e exibi-la na superfície da uma janela JFrame do Java Swing. Este exemplo é muito útil, pois abre o horizonte para uma infinidade de aplicações interessantes, deste visualizadores de imagens e fotos até jogos em Java. Veja o código completo para o exemplo: import java.awt.*; import javax.swing.*; public class Estudos extends JFrame{ private Image imagem; public Estudos() { super("Carregando imagens em uma JFrame"); // imagem a ser exibida String minhaImagem = "foto1.jpg"; Toolkit toolkit = Toolkit.getDefaultToolkit(); imagem = toolkit.getImage(minhaImagem); MediaTracker mediaTracker = new MediaTracker(this); mediaTracker.addImage(imagem, 0); try{ mediaTracker.waitForID(0); } catch(InterruptedException ie){ System.err.println(ie); System.exit(1); } setSize(imagem.getWidth(null), imagem.getHeight(null)); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } public void paint(Graphics graphics){ graphics.drawImage(imagem, 0, 0, null); } } Ao executar esta aplicação Java Swing nós teremos o seguinte resultado: ![]() |
Java ::: Classes, Controles e Componentes ::: JSplitPane |
Java Swing - Como usar a classe JSplitPane para dividir o espaço ocupado pelos componentes de suas aplicações Java SwingQuantidade de visualizações: 10652 vezes |
A classe JSplitPane é usada quando precisamos controlar o espaço ocupado por dois ou mais componentes. Objetos desta classe podem ser redimensionados, de modo a aumentar ou diminuir a área ocupada por um dos componentes. Veja a posição desta classe na hierarquia de classes Java:java.lang.Object java.awt.Component java.awt.Container javax.swing.JComponent javax.swing.JSplitPane No trecho de código abaixo você verá como é possível dividir a área ocupada por duas áreas de texto (JTextArea). Execute a aplicação e experimente aumentar ou diminuir o espaço ocupado pelos componentes: import javax.swing.*; import java.awt.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos(){ super("Como usar a classe JSplitPane"); // primeira área de texto JTextArea textArea1 = new JTextArea(5, 30); textArea1.setText("Sou a área de texto 1."); JScrollPane sPane1 = new JScrollPane(textArea1); // segunda área de texto JTextArea textArea2 = new JTextArea(5, 30); textArea2.setText("Sou a área de texto 2."); JScrollPane sPane2 = new JScrollPane(textArea2); // Cria o JSplitPane JSplitPane splitPane = new JSplitPane( JSplitPane.HORIZONTAL_SPLIT, sPane1, sPane2); add(splitPane, BorderLayout.CENTER); setSize(300, 150); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Ao executar esta aplicação Java Swing nós teremos o seguinte resultado: ![]() |
Java ::: Java Swing - Gerenciadores de Layout ::: GridBagLayout |
Como usar o gerenciador de layout GridBagLayout em suas aplicações Java SwingQuantidade de visualizações: 12657 vezes |
O gerenciador de layout GridBagLayout é um dos mais complexos e mais flexíveis. Embora possa parecer, esta classe não é uma sub-classe de GridLayout, como mostra sua posição na hierarquia de classes Java:java.lang.Object java.awt.GridBagLayout Esta classe implementa as interfaces LayoutManager, LayoutManager2 e Serializable. A vantagem do gerenciador de layout GridBagLayout em relação ao GridLayout, é que, com o GridBagLayout nós podemos fazer com que os componentes nas linhas e colunas possam ter diferentes tamanhos e às vezes ocupar múltiplas linhas e colunas. O trecho de código abaixo mostra a forma mais simples de se criar um GridBagLayout. Veja que os botões são arranjados de forma horizontal na janela. É claro que sem os ajustes necessários, não tiramos muito proveito do uso deste gerenciador (mas isso será visto em outras dicas dessa seção): import javax.swing.*; import java.awt.*; public class Estudos extends JFrame{ public Estudos(){ super("Como usar a classe GridBagLayout"); // define o layout setLayout(new GridBagLayout()); // adiciona componentes à janela add(new JButton("Botão 1")); add(new JButton("Botão 2")); add(new JButton("Botão 3")); add(new JButton("Botão 4")); setSize(350, 150); setVisible(true); } public static void main(String args[]){ Estudos app = new Estudos(); app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); } } Ao executar este código Java Swing nós teremos o seguinte resultado: ![]() |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Algorítmos Úteis |
Como testar se uma palavra (ou frase) é palíndroma em JavaScriptQuantidade de visualizações: 11826 vezes |
Palíndromo é uma palavra, frase ou número que permanece igual quando lida de trás para diante. Por extensão, palíndromo é qualquer série de elementos com simetria linear, ou seja, que apresenta a mesma sequência de unidades nos dois sentidos. Uma palavra palíndroma é aquela cuja sequência de letras é simétrica, permitindo uma leitura idêntica da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda: ovo, osso, reler, anilina. Veja um código JavaScript que pede para o usuário informar um palavra e, em seguida, informa se a palavra é palíndroma ou não: <!DOCTYPE html> <head> <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1" /> <title>Estudos JavaScript</title> </head> <body> <script type="text/javascript"> function palin(pal){ var palindroma = true; pal = pal.toUpperCase(); for(var i = 0; i < (pal.length / 2); i++){ if(pal.charAt(i) != pal.charAt(pal.length - i - 1)){ palindroma = false; } } return palindroma; } // testa se uma palavra é palindroma var palavra = window.prompt("Informe a palavra", "palavra"); if(palin(palavra)){ alert("Esta palavra é palindroma"); } else{ alert("Esta palavra NÃO é palindroma"); } </script> </body> </html> |
Delphi ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios |
Como excluir diretórios em Delphi usando a função RemoveDir()Quantidade de visualizações: 15638 vezes |
Em algumas situações nossas aplicações Delphi precisam remover diretórios. Isso pode ser feito com o auxílio da função RemoveDir() da unit SysUtils. Esta função recebe uma string representando o diretório a ser excluído e retorna um valor true se o diretório foi excluído com sucesso e false em caso contrário. Para que o diretório seja excluído com sucesso ele deverá estar vazio. Veja um trecho de código no qual usamos a função RemoveDir() para remover um diretório: procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); var diretorio: String; begin // vamos excluir o diretório abaixo diretorio := 'C:\estudos_delphi\arquivo'; if RemoveDir(diretorio) then ShowMessage('Diretório excluído com sucesso.') else ShowMessage('Não foi possível excluir o diretório.'); end; Ao executar este código Delphi nós teremos o seguinte resultado: Diretório excluído com sucesso. Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009. |
JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes) |
Como retornar o índice da primeira ocorrência de um elemento em um array do JavaScript usando a função indexOf()Quantidade de visualizações: 2532 vezes |
Em algumas ocasiões nós precisamos obter e retornar o índice da primeira ocorrência de um determinado elemento em um array JavaScript. Para isso podemos usar a funções indexOf(). Se o elemento não puder ser encontrado, o valor -1 é retornado. Veja um exemplo de seu uso: <script type="text/javascript"> var valores = new Array(1, 2, 3, 2, 2, 4, 5); // vamos obter o índice da primeira ocorrência // do elemento com o valor 2 var indice = valores.indexOf(2); window.alert("Elemento encontrado no índice: " + indice); </script> Execute o código e veja que o elemento foi encontrado no índice 1, ou seja, na segunda posição do array, já que os índices de vetor e matriz em JavaScript começam a partir de 0. Experimente pesquisar o valor 50 e verá que o valor retornado é -1, indicando que o elemento não foi encontrado. |
Ruby ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos |
Como usar métodos e variáveis de classes em Ruby - Programação Orientada a Objetos em RubyQuantidade de visualizações: 8167 vezes |
Variáveis e métodos de classe, ao contrário de variáveis e métodos de instâncias, pertencem às classes e não às suas instâncias. Desta forma, uma variável ou método de classe é compartilhado por todos os objetos criados a partir de tal classe. Para que você entenda melhor, o exemplo abaixo mostra uma classe que contém uma variável e um método de classe. Execute o código e veja como o valor de @@quant_clientes é incrementado todas as vezes que um novo objeto da classe Cliente é criado: # vamos criar a classe Cliente class Cliente # variável de classe @@quant_clientes = 0; def initialize @@quant_clientes = @@quant_clientes + 1 end # método de classe def Cliente.obter_quant_clientes @@quant_clientes end end # vamos criar três objetos da classe Cliente cliente1 = Cliente.new cliente2 = Cliente.new cliente3 = Cliente.new # vamos obter a quantidade de clientes criados quant = Cliente.obter_quant_clientes # exibe o resultado puts "Há " + quant.to_s + " clientes criados" Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado: Há 3 clientes criados |
Python ::: Dicas & Truques ::: Lista (List) |
Como excluir e retornar o último item de uma lista Python usando o método pop()Quantidade de visualizações: 9074 vezes |
Nesta dica mostrarei como remover e retornar o último item de uma List do Python usando o método pop(). Veja um exemplo no qual temos uma lista com 6 inteiros. Note o resultado da lista após a chamada à função pop(). Eis o código Python completo: """ Este exemplo mostra como remover e retornar o último item de uma lista """ def main(): # cria uma lista de inteiros valores = [4, 23, 7, 1, 0, 54] # imprime a lista print(valores) # remove o último item valor = valores.pop() print("Item removido:", valor) # exibe a lista novamente print(valores) if __name__== "__main__": main() Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado: [4, 23, 7, 1, 0, 54] Item removido: 54 [4, 23, 7, 1, 0] É importante observar que um erro do tipo Exception has occurred: IndexError pop from empty list será exibido se chamarmos o método pop() em uma List vazia. |
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