E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Resolvidos de Python - PDF com 1.200 páginas
Domine lógica de programação e a linguagem Python com o nosso E-Book 650 Dicas, Truques e Exercícios Exercícios de Python, para você estudar onde e quando quiser. Este e-book contém dicas, truques e exercícios resolvidos abrangendo os tópicos: Python básico, matemática e estatística, banco de dados, programação dinâmica, strings e caracteres, entrada e saída, estruturas condicionais, vetores e matrizes, funções, laços, recursividade, internet, arquivos e diretórios, programação orientada a objetos e muito mais.
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JavaFX ::: Pacote javafx.scene.layout (Package javafx.scene.layout) ::: HBox (Classe HBox)

Como definir o espaço interno do HBox do JavaFX usando o método setPadding()

Quantidade de visualizações: 963 vezes
Em algumas situações nós precisamos definir o espaço interno, ou seja, o padding, do gerenciador de layout HBox. Para isso nós podemos usar o método setPadding() e fornecer a ele um objeto da classe javafx.geometry.Insets. Este método é herdado da classe javafx.scene.layout.Region.

Lembre-se de que a função setPadding() define o espaço interno do VBox, ou seja, o espaço que deverá existir entre suas margens e os componentes contidos nele.

Veja um trecho de código JavaFX no qual temos um gerenciador de layout HBox e três botões:

package estudosjavafx;
 
import javafx.application.Application;
import javafx.geometry.Insets;
import javafx.scene.Scene;
import javafx.scene.control.Button;
import javafx.scene.layout.HBox;
import javafx.stage.Stage;
 
public class EstudosJavaFX extends Application {
  public static void main(String[] args){
    launch(args);
  }
 
  @Override
  public void start(Stage primaryStage){
    // vamos criar três botões
    Button btn1 = new Button("Botão 1");
    Button btn2 = new Button("Botão 2");
    Button btn3 = new Button("Botão 3");
     
    // agora criamos um laytou HBox e colocamos
    // os três botões nele
    HBox hBox = new HBox();
    hBox.getChildren().add(btn1);
    hBox.getChildren().add(btn2);
    hBox.getChildren().add(btn3);
     
    // vamos definir o espaço interno do HBox usando
    // um Inserts (top, direita, baixo, esquerda)
    hBox.setPadding(new Insets(20, 20, 20, 20));
    
    // criamos a cena e fornecemos o layout a ela
    // e definimos a largura e altura da cena
    Scene scene = new Scene(hBox, 400, 300);
     
    // adicionamos a cena ao palco principal
    primaryStage.setScene(scene);
    // e mostramos o palco
    primaryStage.show();
  }
}

Execute este código, experimente alterar os valores do objeto Insets fornecido ao método setPadding e veja os resultados obtidos.


Delphi ::: Dicas & Truques ::: Strings e Caracteres

Como converter todo o conteúdo de uma string para letras maiúsculas em Delphi usando a função AnsiUpperCase()

Quantidade de visualizações: 17274 vezes
Algumas vezes precisamos converter todo o conteúdo de uma string para letras maiúsculas. Em Delphi isso pode ser feito com o auxílio da função AnsiUpperCase(). Esta função recebe uma string e retorna outra string com todos os caracteres maiúsculos. Veja o exemplo:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  nome: string;
begin
  nome := 'Osmar';

  // vamos converter a string para letras maiúsculas
  nome := AnsiUpperCase(nome);

  // exibe o resultado
  ShowMessage(nome);
end;

Note que esta função suporta caracteres de mais de um byte e com acentuações.

Para questões de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


Java ::: Dicas & Truques ::: Imagens e Processamento de Imagens

Como carregar uma imagem em um JFrame do Java Swing - Manipulação de imagens em Java

Quantidade de visualizações: 19509 vezes
Nesta dica mostrarei como é possível combinar as classes Toolkit e MediaTracker para carregar uma imagem JPG e exibi-la na superfície da uma janela JFrame do Java Swing. Este exemplo é muito útil, pois abre o horizonte para uma infinidade de aplicações interessantes, deste visualizadores de imagens e fotos até jogos em Java.

Veja o código completo para o exemplo:

import java.awt.*;
import javax.swing.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  private Image imagem;  
 
  public Estudos() {
    super("Carregando imagens em uma JFrame");
     
    // imagem a ser exibida
    String minhaImagem = "foto1.jpg";
 
    Toolkit toolkit = Toolkit.getDefaultToolkit();
    imagem = toolkit.getImage(minhaImagem);
    MediaTracker mediaTracker = new MediaTracker(this);
    mediaTracker.addImage(imagem, 0);
     
    try{
      mediaTracker.waitForID(0);
    }
    catch(InterruptedException ie){
      System.err.println(ie);
      System.exit(1);
    }
 
    setSize(imagem.getWidth(null), imagem.getHeight(null));
 
    setVisible(true);
  }
   
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
 
  public void paint(Graphics graphics){
    graphics.drawImage(imagem, 0, 0, null);
  } 
}

Ao executar esta aplicação Java Swing nós teremos o seguinte resultado:




Java ::: Classes, Controles e Componentes ::: JSplitPane

Java Swing - Como usar a classe JSplitPane para dividir o espaço ocupado pelos componentes de suas aplicações Java Swing

Quantidade de visualizações: 10652 vezes
A classe JSplitPane é usada quando precisamos controlar o espaço ocupado por dois ou mais componentes. Objetos desta classe podem ser redimensionados, de modo a aumentar ou diminuir a área ocupada por um dos componentes. Veja a posição desta classe na hierarquia de classes Java:

java.lang.Object
  java.awt.Component
    java.awt.Container
      javax.swing.JComponent
        javax.swing.JSplitPane
Esta classe implementa as interfaces ImageObserver, MenuContainer, Serializable e Accessible.

No trecho de código abaixo você verá como é possível dividir a área ocupada por duas áreas de texto (JTextArea). Execute a aplicação e experimente aumentar ou diminuir o espaço ocupado pelos componentes:

import javax.swing.*;
import java.awt.*;
 
public class Estudos extends JFrame{
  public Estudos(){
    super("Como usar a classe JSplitPane");
 
    // primeira área de texto
    JTextArea textArea1 = new JTextArea(5, 30);
    textArea1.setText("Sou a área de texto 1.");
    JScrollPane sPane1 = new JScrollPane(textArea1);    
 
    // segunda área de texto
    JTextArea textArea2 = new JTextArea(5, 30);
    textArea2.setText("Sou a área de texto 2.");    
    JScrollPane sPane2 = new JScrollPane(textArea2);
 
    // Cria o JSplitPane
    JSplitPane splitPane = new JSplitPane(
      JSplitPane.HORIZONTAL_SPLIT, sPane1, sPane2);
 
    add(splitPane, BorderLayout.CENTER);
 
    setSize(300, 150);
    setVisible(true);    
  }
 
  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}

Ao executar esta aplicação Java Swing nós teremos o seguinte resultado:




Java ::: Java Swing - Gerenciadores de Layout ::: GridBagLayout

Como usar o gerenciador de layout GridBagLayout em suas aplicações Java Swing

Quantidade de visualizações: 12657 vezes
O gerenciador de layout GridBagLayout é um dos mais complexos e mais flexíveis. Embora possa parecer, esta classe não é uma sub-classe de GridLayout, como mostra sua posição na hierarquia de classes Java:

java.lang.Object
  java.awt.GridBagLayout

Esta classe implementa as interfaces LayoutManager, LayoutManager2 e Serializable.

A vantagem do gerenciador de layout GridBagLayout em relação ao GridLayout, é que, com o GridBagLayout nós podemos fazer com que os componentes nas linhas e colunas possam ter diferentes tamanhos e às vezes ocupar múltiplas linhas e colunas.

O trecho de código abaixo mostra a forma mais simples de se criar um GridBagLayout. Veja que os botões são arranjados de forma horizontal na janela. É claro que sem os ajustes necessários, não tiramos muito proveito do uso deste gerenciador (mas isso será visto em outras dicas dessa seção):

import javax.swing.*;
import java.awt.*;

public class Estudos extends JFrame{
  public Estudos(){
    super("Como usar a classe GridBagLayout");

    // define o layout
    setLayout(new GridBagLayout());

    // adiciona componentes à janela
    add(new JButton("Botão 1"));
    add(new JButton("Botão 2"));
    add(new JButton("Botão 3"));
    add(new JButton("Botão 4"));
    
    setSize(350, 150);
    setVisible(true);    
  }

  public static void main(String args[]){
    Estudos app = new Estudos();
    app.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
  }
}

Ao executar este código Java Swing nós teremos o seguinte resultado:




JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Algorítmos Úteis

Como testar se uma palavra (ou frase) é palíndroma em JavaScript

Quantidade de visualizações: 11826 vezes
Palíndromo é uma palavra, frase ou número que permanece igual quando lida de trás para diante. Por extensão, palíndromo é qualquer série de elementos com simetria linear, ou seja, que apresenta a mesma sequência de unidades nos dois sentidos.

Uma palavra palíndroma é aquela cuja sequência de letras é simétrica, permitindo uma leitura idêntica da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda: ovo, osso, reler, anilina.

Veja um código JavaScript que pede para o usuário informar um palavra e, em seguida, informa se a palavra é palíndroma ou não:

<!DOCTYPE html>
<head>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; 
  charset=iso-8859-1" />
<title>Estudos JavaScript</title>
</head>
<body>
  
<script type="text/javascript">
  function palin(pal){
    var palindroma = true;
    pal = pal.toUpperCase();
  
    for(var i = 0; i < (pal.length / 2); i++){
      if(pal.charAt(i) != pal.charAt(pal.length - i - 1)){
        palindroma = false;
      }
    }
	
    return palindroma;
  }
  
  // testa se uma palavra é palindroma
  var palavra = window.prompt("Informe a palavra", 
    "palavra");
  if(palin(palavra)){
    alert("Esta palavra é palindroma");
  }
  else{
    alert("Esta palavra NÃO é palindroma"); 
  }
</script>
   
</body>
</html>



Delphi ::: Dicas & Truques ::: Arquivos e Diretórios

Como excluir diretórios em Delphi usando a função RemoveDir()

Quantidade de visualizações: 15638 vezes
Em algumas situações nossas aplicações Delphi precisam remover diretórios. Isso pode ser feito com o auxílio da função RemoveDir() da unit SysUtils. Esta função recebe uma string representando o diretório a ser excluído e retorna um valor true se o diretório foi excluído com sucesso e false em caso contrário. Para que o diretório seja excluído com sucesso ele deverá estar vazio.

Veja um trecho de código no qual usamos a função RemoveDir() para remover um diretório:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
  diretorio: String;
begin
  // vamos excluir o diretório abaixo
  diretorio := 'C:\estudos_delphi\arquivo';

  if RemoveDir(diretorio) then
    ShowMessage('Diretório excluído com sucesso.')
  else
    ShowMessage('Não foi possível excluir o diretório.');
end;

Ao executar este código Delphi nós teremos o seguinte resultado:

Diretório excluído com sucesso.

Para fins de compatibilidade, esta dica foi escrita usando Delphi 2009.


JavaScript ::: Dicas & Truques ::: Arrays e Matrix (Vetores e Matrizes)

Como retornar o índice da primeira ocorrência de um elemento em um array do JavaScript usando a função indexOf()

Quantidade de visualizações: 2532 vezes
Em algumas ocasiões nós precisamos obter e retornar o índice da primeira ocorrência de um determinado elemento em um array JavaScript. Para isso podemos usar a funções indexOf(). Se o elemento não puder ser encontrado, o valor -1 é retornado.

Veja um exemplo de seu uso:

<script type="text/javascript">
  var valores = new Array(1, 2, 3, 2, 2, 4, 5);
  // vamos obter o índice da primeira ocorrência
  // do elemento com o valor 2
  var indice = valores.indexOf(2);
  window.alert("Elemento encontrado no índice: " 
    + indice);
</script>

Execute o código e veja que o elemento foi encontrado no índice 1, ou seja, na segunda posição do array, já que os índices de vetor e matriz em JavaScript começam a partir de 0.

Experimente pesquisar o valor 50 e verá que o valor retornado é -1, indicando que o elemento não foi encontrado.


Ruby ::: Dicas & Truques ::: Programação Orientada a Objetos

Como usar métodos e variáveis de classes em Ruby - Programação Orientada a Objetos em Ruby

Quantidade de visualizações: 8167 vezes
Variáveis e métodos de classe, ao contrário de variáveis e métodos de instâncias, pertencem às classes e não às suas instâncias. Desta forma, uma variável ou método de classe é compartilhado por todos os objetos criados a partir de tal classe.

Para que você entenda melhor, o exemplo abaixo mostra uma classe que contém uma variável e um método de classe. Execute o código e veja como o valor de @@quant_clientes é incrementado todas as vezes que um novo objeto da classe Cliente é criado:

# vamos criar a classe Cliente
class Cliente
  # variável de classe
  @@quant_clientes = 0;  
 
  def initialize
    @@quant_clientes = @@quant_clientes + 1
  end

  # método de classe
  def Cliente.obter_quant_clientes
    @@quant_clientes
  end
end

# vamos criar três objetos da classe Cliente
cliente1 = Cliente.new
cliente2 = Cliente.new
cliente3 = Cliente.new

# vamos obter a quantidade de clientes criados
quant = Cliente.obter_quant_clientes

# exibe o resultado
puts "Há " + quant.to_s + " clientes criados"

Ao executar este código Ruby nós teremos o seguinte resultado:

Há 3 clientes criados


Python ::: Dicas & Truques ::: Lista (List)

Como excluir e retornar o último item de uma lista Python usando o método pop()

Quantidade de visualizações: 9074 vezes
Nesta dica mostrarei como remover e retornar o último item de uma List do Python usando o método pop(). Veja um exemplo no qual temos uma lista com 6 inteiros. Note o resultado da lista após a chamada à função pop().

Eis o código Python completo:

"""
  Este exemplo mostra como remover e retornar
  o último item de uma lista
"""

def main():
  # cria uma lista de inteiros
  valores = [4, 23, 7, 1, 0, 54]
  
  # imprime a lista
  print(valores)

  # remove o último item
  valor = valores.pop()
  print("Item removido:", valor)

  # exibe a lista novamente
  print(valores)
    
if __name__== "__main__":
  main()

Ao executar este código Python nós teremos o seguinte resultado:

[4, 23, 7, 1, 0, 54]
Item removido: 54
[4, 23, 7, 1, 0]

É importante observar que um erro do tipo

Exception has occurred: IndexError
pop from empty list

será exibido se chamarmos o método pop() em uma List vazia.

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